SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: “As diversas facetas do consumo”
(Performance) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo
|
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem,Materialidades,Processos
de Criação e Contextos e Práticas. |
Unidade Temática: Artes Integradas Ano: 9º Período: 05/07/2021 a 17/07/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas
das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes
estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos
e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a
capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. elementos da linguagem (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão cartística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance
etc). (EF69AR08)
Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador,
designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do
sistema das artes visuais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Pesquisar e conhecer distintas matrizes
estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas
culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e
manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em ArteMobilizar recursos tecnológicos como formas de registro,
pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade.. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Informações para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas -
O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar
um por vez... -
Duração (36 minutos cada aula) -
Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem
interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) -
Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a
aula) -Todas as questões
deverão ser registradas no caderno pelos alunos AULA 01 1ª
Etapa: Apresente a Unidade Temática à turma – PERFORMANCE Peça aos alunos que abram o livro na página 85 e
executem a atividade (APRENDER COM OS SENTIDOS), seguindo passo a passo. Peça
a alguém da família que fotografe um desses movimentos que o aluno fará. Em seguida faça os questionamentos que estão no
livro: ·
Você percebeu alguma
diferença quando fechou os olhos? ·
Como foi se apoiar
em um único pé de olhos fechados? ·
Você teve alguma
dificuldade nessa atividade? ·
Após o levantamento
dessas questões e sua socialização, apresente a turma o slide sobre
PERFORMANCE (ANEXO) a aplique a Atividade
do slide.
AULA 02 Apresente o vídeo abaixo para os alunos https://www.youtube.com/watch?v=I3Ic-oN0-qw Após
trabalhar o texto com os alunos, sugiro uma leitura compartilha e discursão
do tema, após realização da atividade CONSUMISMO
E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Por José Roberto Marques - Blog Tudo aquilo que possuímos (ou, ao menos, boa parte) foi
adquirido com dinheiro. As relações de consumo que estabelecemos são assim
definidas, por meio da aquisição de produtos ou serviços em troca de um valor
financeiro. O objetivo do consumo é que as pessoas consigam resolver
as necessidades que identificaram. Compramos comida para resolver a
necessidade da fome. Compramos um carro para resolver a necessidade do
transporte em longas distâncias. No entanto, será que tudo aquilo que consumimos é mesmo
necessário? Essa pergunta é o ponto de partida para estabelecer a diferença
entre consumo e consumismo. Consumismo: entendendo o problema O consumismo é definido como um fenômeno (ou mesmo um
estilo de vida) em que as pessoas compram em grandes quantidades, ou em
frequência maior do que a necessária, itens de que muitas vezes nem sequer
necessitam – superficiais. Ao contrário do consumo, o consumismo é caracterizado por
compras cujo motivo é um significado simbólico (prazer, desejo, sucesso,
felicidade) e não a real utilidade do item adquirido. É claro que nem toda pessoa da atualidade é consumista,
mas não se pode negar que são muitas as que compram itens de que não
necessitam realmente, em quantidades excessivas. É importante
destacar que o estilo de vida consumista demanda que mais produtos sejam
confeccionados e que, consequentemente, mais matérias-primas sejam extraídas
da natureza e mais fontes de energia sejam utilizadas. O problema é que muitas dessas
matérias-primas e fontes de energia podem ser não-renováveis, comprometendo a
disponibilidade futura desses recursos no planeta. Além disso, mesmo quando
os recursos naturais são repostos, isso nem sempre é feito da maneira
adequada. Há até mesmo estudos que apontam que o padrão contemporâneo de
consumo é um dos fatores que provocam o aquecimento global. Consumir em excesso provoca catastróficas,
consequências para nossa saúde emocional, para nosso bolso e para o planeta em que vivemos – que
não consegue suportar esse padrão de consumo. Por isso, o consumo consciente é
aquele em que: ·
Verificamos se
realmente existe a necessidade de adquirir o produto; ·
Comparamos o
custo-benefício de diferentes fornecedores; ·
Priorizamos os
produtos recicláveis, reutilizáveis ou que possam ser adequadamente
descartados, com o mínimo de impactos ambientais; ·
Entendemos que
consumir significa resolver problemas e necessidades, e não “comprar
felicidade”. ATIVIDADE: 1. Como são estabelecidas as
relações de consumo? 2. Qual a diferença entre consumo
e consumismo? 3. O que acontece quando uma
pessoa resolve manter um estilo de vida consumista? 4. Com base no texto, cite pelo
menos dois exemplos que mostram o que é um consumo consciente. 5. Você aplica ou já aplicou
alguns desses pontos sobre o consumo consciente? Quais? 6. Com base no que você aprendeu,
você se considera um consumidor ou um consumista? Explique sua resposta.
AULA 03 Trabalhando algumas performances, seguindo o livro
didático páginas 88 a 92 Peça aos alunos que copiem e respondas as questões
da página 93
AULA 04 1ª Etapa Apresente o objeto de conhecimento à turma –
ELEONORA FABIÃO – PÁGINA 94 Atividade da página 94 oral 2ª Etapa
CONHECENDO ALGUMAS PERFORMANCE Oiticica,
Parangolé
Capa 11 (Incorporo a
revolta), 1967 Marina
Abramovic, performance The House
House with the Ocean View 2002 Acesso 30/06/2021 Fabião, AGORA É A SUA VEZ: } Você
se considera questionador? } Já teve o desejo de enfrentar as
desigualdades? } O que é mais questionador na obra de
Oiticica? } Por que a artista Marina Abramovic se
expôs daquela maneira ao público? } Como você reage diante da fragilidade de
alguém? } A artista Eleonora apresenta na imagem
(página 89) um cartaz “CONVERSO SOBRE QUALQUER ASSUNTO”, sobre que assunto
você conversaria com ela? } Os artistas O GrupoUM e o Opavivará
criaram um objeto apresentado na foto (página 90), você acha que é uma moeda?
Por quê? } Na página 91 apresenta um ritual, você
acha que os movimentos apresentados podem ser associados à limpeza? Por quê? } Já na página 92 mostra uma Performance do
artista chileno, Enrique Ramirez. Enrique Ramirez, Cruzar un muro, 2013, Chile Você
já teve notícias de algum movimento migratório? } Na imagem da artista Berna Reale ela usou
elementos que chamam atenção. Você acha que os elementos usados sugerem
contradições? } Quem ganha com as guerras cultivadas em
nossa sociedade? http://www.facebook.com/story.pnp?story_fbid=209853291553&id=10000editorascipione acessado em 30/06/2021 https://www.todamateria.com.br/performance-na-arte/acessado acessado em 30/06/2021 |
RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; ( x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (
x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
|
ANEXO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário