Sequência Didática 05/07 A 17/07/2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: “As diversas facetas do

 consumo” (Performance)

 

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

 

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem,Materialidades,Processos de Criação e Contextos e Práticas.

Unidade Temática: Artes Integradas             Ano:        Período: 05/07/2021 a 17/07/2021        Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. elementos da linguagem

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão cartística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance etc).

(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em ArteMobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

 AULA 01

1ª Etapa:

Apresente a Unidade Temática à turma – PERFORMANCE

Peça aos alunos que abram o livro na página 85 e executem a atividade (APRENDER COM OS SENTIDOS), seguindo passo a passo. Peça a alguém da família que fotografe um desses movimentos que o aluno fará.

Em seguida faça os questionamentos que estão no livro:

·         Você percebeu alguma diferença quando fechou os olhos?

·         Como foi se apoiar em um único pé de olhos fechados?

·         Você teve alguma dificuldade nessa atividade?

·         Após o levantamento dessas questões e sua socialização, apresente a turma o slide sobre PERFORMANCE (ANEXO) a aplique a Atividade do slide.

 

                                                                        AULA 02

 

Apresente o vídeo abaixo para os alunos

https://www.youtube.com/watch?v=I3Ic-oN0-qw

 

Após trabalhar o texto com os alunos, sugiro uma leitura compartilha e discursão do tema, após realização da atividade

CONSUMISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS.

Por José Roberto Marques - Blog

Tudo aquilo que possuímos (ou, ao menos, boa parte) foi adquirido com dinheiro. As relações de consumo que estabelecemos são assim definidas, por meio da aquisição de produtos ou serviços em troca de um valor financeiro.

O objetivo do consumo é que as pessoas consigam resolver as necessidades que identificaram. Compramos comida para resolver a necessidade da fome. Compramos um carro para resolver a necessidade do transporte em longas distâncias.

No entanto, será que tudo aquilo que consumimos é mesmo necessário? Essa pergunta é o ponto de partida para estabelecer a diferença entre consumo e consumismo.

Consumismo: entendendo o problema

O consumismo é definido como um fenômeno (ou mesmo um estilo de vida) em que as pessoas compram em grandes quantidades, ou em frequência maior do que a necessária, itens de que muitas vezes nem sequer necessitam – superficiais.

Ao contrário do consumo, o consumismo é caracterizado por compras cujo motivo é um significado simbólico (prazer, desejo, sucesso, felicidade) e não a real utilidade do item adquirido.

É claro que nem toda pessoa da atualidade é consumista, mas não se pode negar que são muitas as que compram itens de que não necessitam realmente, em quantidades excessivas.

É importante destacar que o estilo de vida consumista demanda que mais produtos sejam confeccionados e que, consequentemente, mais matérias-primas sejam extraídas da natureza e mais fontes de energia sejam utilizadas.

O problema é que muitas dessas matérias-primas e fontes de energia podem ser não-renováveis, comprometendo a disponibilidade futura desses recursos no planeta. Além disso, mesmo quando os recursos naturais são repostos, isso nem sempre é feito da maneira adequada. Há até mesmo estudos que apontam que o padrão contemporâneo de consumo é um dos fatores que provocam o aquecimento global.

 Consumir em excesso provoca catastróficas, consequências para nossa saúde emocional, para nosso bolso e para o planeta em que vivemos – que não consegue suportar esse padrão de consumo.

Por isso, o consumo consciente é aquele em que:

·         Verificamos se realmente existe a necessidade de adquirir o produto;

·         Comparamos o custo-benefício de diferentes fornecedores;

·         Priorizamos os produtos recicláveis, reutilizáveis ou que possam ser adequadamente descartados, com o mínimo de impactos ambientais;

·         Entendemos que consumir significa resolver problemas e necessidades, e não “comprar felicidade”.

ATIVIDADE:

1.    Como são estabelecidas as relações de consumo?

2.    Qual a diferença entre consumo e consumismo?

3.    O que acontece quando uma pessoa resolve manter um estilo de vida consumista?

4.    Com base no texto, cite pelo menos dois exemplos que mostram o que é um consumo consciente.

5.    Você aplica ou já aplicou alguns desses pontos sobre o consumo consciente? Quais?

6.    Com base no que você aprendeu, você se considera um consumidor ou um consumista? Explique sua resposta.

 

 

                                                                    AULA 03

 

Trabalhando algumas performances, seguindo o livro didático páginas 88 a 92

Peça aos alunos que copiem e respondas as questões da página 93

 

                                                                      AULA 04

 

1ª Etapa Apresente o objeto de conhecimento à turma – ELEONORA FABIÃO – PÁGINA 94

Atividade da página 94 oral

 

2ª Etapa CONHECENDO ALGUMAS PERFORMANCE

 

          

Oiticica, Parangolé                                               

Capa 11 (Incorporo a revolta), 1967                  Marina Abramovic, performance The House

                                                            House with the Ocean View 2002

Acesso 30/06/2021

 

 

Fabião,     

AGORA É A SUA VEZ:

 

}   Você se considera questionador?

}  Já teve o desejo de enfrentar as desigualdades?

}  O que é mais questionador na obra de Oiticica?

}  Por que a artista Marina Abramovic se expôs daquela maneira ao público?

}  Como você reage diante da fragilidade de alguém?

}  A artista Eleonora apresenta na imagem (página 89) um cartaz “CONVERSO SOBRE QUALQUER ASSUNTO”, sobre que assunto você conversaria com ela?

}  Os artistas O GrupoUM e o Opavivará criaram um objeto apresentado na foto (página 90), você acha que é uma moeda? Por quê?

}  Na página 91 apresenta um ritual, você acha que os movimentos apresentados podem ser associados à limpeza? Por quê?

}  Já na página 92 mostra uma Performance do artista chileno, Enrique Ramirez.

 

Enrique Ramirez, Cruzar un muro, 2013, Chile

Você já teve notícias de algum movimento migratório?

}  Na imagem da artista Berna Reale ela usou elementos que chamam atenção. Você acha que os elementos usados sugerem contradições?

}  Quem ganha com as guerras cultivadas em nossa sociedade?

 

http://www.facebook.com/story.pnp?story_fbid=209853291553&id=10000editorascipione  acessado em 30/06/2021

https://www.todamateria.com.br/performance-na-arte/acessado    acessado  em 30/06/2021

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   ( x ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

ANEXO:

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário