SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTES Nº 1
|
|
Tema: Vivência
e práticas educacionais no mundo tecnológico
|
Unidade Temática: Arte e tecnologia
|
Objeto de Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
|
|
Ano: 6º, 7º, 8º, 9º Período: 17 a 21/02/2020 Nº de Aulas: 2
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético.
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
· Apresentação
do aluno e diagnóstico do conhecimento prévio.
· Reconhecer
através da música elementos tecnológicos
· Apreciar
o conceito de artes visuais
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
1º Momento:
O professor se apresentará de maneira
dinâmica e pedirá ao aluno que se
apresente a turma através da produção de sua selfie, ele receberá uma imagem
de uma tela de celular lápis coloridos etc. e nele irá desenhar a sua imagem
e apresentar-se a turma com suas característica e suas expectativas para o
ano letivo que se inicia.
2º Momento:
O professor apresentará em áudio ou vídeo a
música “Pela internet” de Gilberto Gil, e fará uma montagem de imagem com a
sua selfie, e ainda poderá recorta, desenha e utilizar de sua criatividade
para compor a representação do seu entendimento da música.
3º Momento:
Apreciação e
interpretação da imagem produzida e seu impacto sobre o ponto de vista de
cada aluno.
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( X )
Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente a
produção; ( ) Informativos; ( )
Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( )
Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou
do aluno; ( ) Cartaz;
( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:
|
Anexos
MÚSICA: PELA INTERNET - GILBERTO GIL
- COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO
Música: Pela Internet
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.
Entendendo a canção:
01 – De que se trata esta canção?
Trata
da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede
para a inclusão digital.
02 – O autor nos mostra que a
tecnologia pode estar a serviço de quem?
A
serviço da tradição, sem brigar com ela, pelo contrário, promovendo-a,
acolhendo-a como um produto cultural, capaz de enriquecer as relações humanas.
03 – Que referências a “navegação”
aparecem na canção?
Porto
de um disquete, velejar, aproveitar a vazante, barco, abastecer, infomar /
infomaré (mistura de “informática” com mar / maré).
04 – Que termos retirados da
informática encontramos na canção?
Home
page, web site, disquete, gigabyte, e-mail, hot-link, micro, rede internet,
acessar, hacher.
05 – A relação entre a exclusão
socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:
a) A digital desencadeia a
socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da
informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.
b) A socioeconômica desencadeia a
digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à
tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.
c) A socioeconômica desencadeia a
digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e
subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à
inclusão.
d) A digital desencadeia a
socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e
comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.
e) A socioeconômica
desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor
acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.
06 – Observe:
Conect (unir, conectar, juntar) + cut (cortar,
dividir, decepar)
Connecticut: Nome de um importante
estado dos Estados Unidos.
Qual é o efeito do uso repetido dessa
palavra inglesa nos versos seguintes?
“Juntar via internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar.”
“Via
internet” e “Grupo de tietes” = “Rima rica” – porque envolve uma palavra
estrangeira e um neologismo.
07 – O que é oriki?
Uma
saudação da cultura yorubá, utilizada nos rituais da umbanda.
08 – Tanto no título “Pela Internet”
como no final da canção, o autor faz uma homenagem a Donga, parodiando a música
“Pelo Telefone” (1° samba brasileiro), que na sua época, teve o papel que cabe
hoje à Internet. Na paródia, o telefone é substituído pelo celular. Cite os
versos finais:
“O
chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.”
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.”
09 – No verso: “Com quantos gigabytes
se faz uma jangada”, lembra um ditado popular. Qual?
Com
quantos paus se faz uma canoa.
10 – Qual é o principal objetivo do
eu lírico?
Basicamente,
comunicar-se com o mundo, utilizando todas as ferramentas que a cibernética lhe
dispõe, para fazer uma grande viagem em volta do mundo.
11 – A partir do vocabulário de vírus
que ataca e destrói informações cria que expressões?
Macmilícia
de Milão, hacher mafioso, polícia carioca.
12 – O eu lírico usa os quatro cantos
do mundo para nos mostrar o quê?
Mostrar
até que ponto pode chegar a comunicação virtual e que ela deve ser de livre
acesso.
13 – Ao falar em “infomar” e
“infomaré” referimos a que?
Aos
mar de informações que a internet possibilita
com o acesso aos links para todos os cantos do mundo, desde Calcutá até
Helsique em questão de segundos.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTES
Nº 01
|
|
Tema: Vivência e práticas educacionais no mundo tecnológico
|
Unidade
Temática: Arte e tecnologia
|
Objeto de Conhecimento: Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações.
|
|
Ano: 6º Período: 27 a 28/02/2020 Nº de Aulas: 2
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético.
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
·
Apresentar
ao aluno vários tipos de imagens referentes ao nosso cotidiano,
·
Discutir
com o aluno a importância e finalidade de toda imagem produzida e observada
em nosso cotidiano.
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
|
1º Momento:
Na
primeira aula, você deve apresentar à classe vários tipos de imagens que
costumamos ver em nosso cotidiano, como pranchas com obras de artistas
renomados, recortes de revista, panfletos distribuídos na rua, fotos de família
etc. Se for possível, coloque todas essas imagens em um mesmo suporte, como
uma cartolina preta, por exemplo.
2º Momento:
Apresente
aos alunos todas as imagens e, em seguida, inicie uma discussão com as
seguintes perguntas:
-
Qual a diferença entre as imagens?
- O
que cada uma quer comunicar?
-
Como foi feita cada uma delas?
- Por
quem foram feitas?
-
Para que serve uma imagem?
|
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( X )
Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente a
produção; ( ) Informativos; ( )
Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou do aluno;
( ) Cartaz;
( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação;
( )Outros:
|
|
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE
Nº01
|
|
Tema: Vivência
e práticas educacionais no mundo tecnológico
|
Unidade Temática: Arte e tecnologia
|
Objeto do conhecimento: • Técnica de pintura / com giz de
cera, caneta hidrográfica, giz colorido, lápis de cor, guache, pesquisas e
criatividade entre outros.
|
|
Ano: 7º Período: 27 a 28/02/2020 Nº de Aulas: 2
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético.
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
·
Sondar
os conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas,
·
Ler e interpretar textos, conversa informal,
exposição de situações problema;
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento:
Na
primeira aula, você deve apresentar à classe vários tipos de imagens que
costumamos ver em nosso cotidiano, como pranchas com obras de artistas
renomados, recortes de revista, panfletos distribuídos na rua, fotos de
família etc. Se for possível, coloque todas essas imagens em um mesmo
suporte, como uma cartolina preta, por exemplo.
2º Momento:
Apresente
aos alunos todas as imagens e, em seguida, inicie uma discussão com as
seguintes perguntas:
• - Qual a diferença entre as imagens?
• - O que cada uma quer comunicar?
• - Como foi feita cada uma delas?
• - Por quem foram feitas?
• - Para que serve uma imagem?
3º Momento:
Os
alunos devem expor suas opiniões livremente. É importante criar um clima de
respeito entre eles. Qualquer hipótese levantada, por mais absurda que possa
parecer, não pode ser descartada. Direcione o olhar dos estudantes para
questões formais ligadas à composição e às técnicas utilizadas. Pergunte como
cada um interpreta os diversos elementos presentes nas imagens e como
dialogam uns com os outros.
4º Momento:
Depois
apresente a fonte de cada imagem e abra a discussão, levantando relações
entre como percebemos e interpretamos os estímulos visuais a nossa volta.
|
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( X )
Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente a
produção; ( ) Informativos; ( )
Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( )
Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou
do aluno; ( ) Cartaz;
( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:
|
|
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTES
|
|
Tema: Vivência
e práticas educacionais no mundo tecnológico
|
Unidade Temática: Arte e tecnologia
|
Objeto do conhecimento: revisão
da história da arte – a produção de arte de hoje e de ontem – desde a arte
rupestre
|
|
Ano: 8º , 9º Período: 27 a 28/02/2020 Nº de Aulas: 2
|
|
HABILIDADES
|
|
EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço.
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
· Analisar imagens do nosso cotidiano
· Expor opinião do que é analisado
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento:
Na
primeira aula, você deve apresentar à classe vários tipos de imagens que
costumamos ver em nosso cotidiano, como pranchas com obras de artistas
renomados, recortes de revista, panfletos distribuídos na rua, fotos de
família etc. Se for possível, coloque todas essas imagens em um mesmo
suporte, como uma cartolina preta, por exemplo.
2º Momento:
Apresente
aos alunos todas as imagens e, em seguida, inicie uma discussão com as
seguintes perguntas:
• - Qual a diferença entre as imagens?
• - O que cada uma quer comunicar?
• - Como foi feita cada uma delas?
• - Por quem foram feitas?
• - Para que serve uma imagem?
3º Momento:
Os alunos devem expor suas opiniões
livremente. É importante criar um clima de respeito entre eles. Qualquer
hipótese levantada, por mais absurda que possa parecer, não pode ser
descartada. Direcione o olhar dos estudantes para questões formais ligadas à
composição e às técnicas utilizadas. Pergunte como cada um interpreta os
diversos elementos presentes nas imagens e como dialogam uns com os outros.
4º Momento:
Depois
apresente a fonte de cada imagem e abra a discussão, levantando relações
entre como percebemos e interpretamos os estímulos visuais a nossa volta.
5º Momento:
Colagem
- O todo e a parte
Toda
imagem é composta de diversos elementos que, ao se agruparem, ganham novos
significados. Alguns deles são signos conhecidos e fechados, outros
apresentam simbologias de acordo com o meio e o receptor. Uma arma de fogo
sozinha nunca vai representar leveza e carinho, por exemplo. Mas um horizonte
de uma praia traz sempre ideias diferentes dependendo de quem vê. No entanto,
ao unir diferentes elementos, transformamos o significado de cada parte,
criando uma nova relação e uma nova mensagem.
6º Momento:
O objetivo desta etapa é tentar
re-significar os elementos presentes em diferentes imagens, recortando cada
pedaço das figuras trazidas pelos alunos (você também deve providenciar
outras fontes para aqueles que precisarem de mais formas). A ideia é que cada
aluno construa uma nova imagem relacionada à sua personalidade, aos seus
desejos e medos. O estudante poderá fazer a colagem dos elementos em um novo
suporte ou em um fundo com outra imagem. Nesta fase, apresente técnicas de
recorte com tesoura e estilete para garantir uma boa utilização das imagens.
Se possível, crie um banco de elementos visuais que podem ser separados em
pequenas caixas ou pastas para servirem de referência e de recurso gráfico.
|
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( X )
Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente a
produção; ( ) Informativos; ( )
Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( )
Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou
do aluno; ( ) Cartaz;
( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:
|
|
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - ARTES
|
|
Tema: Vivência
e práticas educacionais no mundo tecnológico
|
Unidade Temática: Arte e tecnologia
|
Objeto de Conhecimento: • Arte e sua história
|
|
Ano: 6º Período: 02 a 06/03/2020 Nº de Aulas: 2
|
|
HABILIDADES
|
|
• (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.).
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva.
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
Projetando
e ampliando
1º Momento:
O
professor deverá possibilitar a interação lúdica e corporal com a imagem
produzida, tendo um olhar diferenciado, com outra perspectiva para cada
composição.
Em uma
sala parcialmente escurecida, use um data show para que cada aluno possa
colocar sua imagem digitalizada ou fotografada e visualizar sua imagem em
outra dimensão.
2º Momento:
Os alunos podem sobrepor suas imagens e
fotografias, criando assim novas imagens que servirão de material para novas
reflexões.
3º Momento:
O professor pode tirar fotos destas
explorações ou também colocar um papel preso na parede em que esta sendo
projetada a imagem. Assim podem ser criados trabalhos em grandes dimensões,
desenhando os limites projetados.
4º Momento:
O professor pode ainda ter um pequeno acervo
de ícones e imagens em transparência para provocar intervenções e discussões
sobre a construção e a composição da imagem contemporânea.
|
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( X )
Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente a
produção; ( ) Informativos; ( )
Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( )
Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou
do aluno; ( ) Cartaz;
( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:
|
|
|
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - ARTES
|
|
Tema: Vivência
e práticas educacionais no mundo tecnológico
|
Unidade Temática: Arte e tecnologia
|
Objeto de Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
|
|
Ano: 7º Período: 02 a 206/03/2020
Nº de Aulas: 2
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas.
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
·
Arte
e sua história
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
|
Projetando e ampliando
1º Momento:
O professor deverá
possibilitar a interação lúdica e corporal com a imagem produzida, tendo um
olhar diferenciado, com outra perspectiva para cada composição.
Em uma sala
parcialmente escurecida, use um data show para que cada aluno possa colocar
sua imagem digitalizada ou fotografada e visualizar sua imagem em outra
dimensão.
2º Momento:
Os alunos podem sobrepor suas imagens e
fotografias, criando assim novas imagens que servirão de material para novas
reflexões.
3º Momento:
O professor pode tirar fotos destas
explorações ou também colocar um papel preso na parede em que esta sendo
projetada a imagem. Assim podem ser criados trabalhos em grandes dimensões,
desenhando os limites projetados.
4º Momento:
O professor pode ainda ter um pequeno acervo
de ícones e imagens em pen drive para provocar intervenções e discussões
sobre a construção e a composição da imagem contemporânea.
5º Momento:
Analisar a composição dos elementos que constituem
essa arte e interferir no que desejar, e apreciar as várias produções
artitiscas produzida na sala.
|
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( X )
Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente a
produção; ( ) Informativos; ( )
Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( )
Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou
do aluno; ( ) Cartaz;
( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:
|
|
|
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - ARTES
|
|
Tema: Vivência
e práticas educacionais no mundo tecnológico
|
Unidade Temática: Arte e tecnologia
|
Objeto de Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
|
|
Ano: 8º, 9º
Período: 02 a 06/03/2020 Nº de Aulas: 2
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas.
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
·
Estudo
da cor
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
Projetando
e ampliando
1º Momento:
O
professor deverá possibilitar a interação lúdica e corporal com a imagem
produzida, tendo um olhar diferenciado, com outra perspectiva para cada
composição.
Em uma
sala parcialmente escurecida, use um data show para que cada aluno possa
colocar sua imagem digitalizada ou fotografada e visualizar sua imagem em
outra dimensão.
2º Momento:
Os alunos podem sobrepor suas imagens e
fotografias, criando assim novas imagens que servirão de material para novas
reflexões.
3º Momento:
O professor pode tirar fotos destas
explorações ou também colocar um papel preso na parede em que esta sendo
projetada a imagem. Assim podem ser criados trabalhos em grandes dimensões, desenhando
os limites projetados.
4º Momento:
O professor pode ainda ter um pequeno acervo
de ícones e imagens em pen drive para provocar intervenções e discussões
sobre a construção e a composição da imagem contemporânea.
5º Momento:
Analisar a composição dos elementos que constituem
essa arte e interferir no que desejar, e apreciar as várias produções artísticas
produzida na sala.
6º
momento: Observar a função da cor em sua produção (observando a função social
e psicológica da cor na obra produzida).
|
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( X )
Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente a
produção; ( ) Informativos; ( )
Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( )
Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou
do aluno; ( ) Cartaz;
( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário