1ª SEQUENCIA DIDÁTICA -ARTE

                                       SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTES                                      Nº 1
Tema: Vivência e práticas educacionais no mundo tecnológico
Unidade Temática: Arte e tecnologia
Objeto de Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Ano: 6º, 7º, 8º, 9º                         Período: 17 a 21/02/2020                          Nº de Aulas: 2
HABILIDADES
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·  Apresentação do aluno e diagnóstico do conhecimento prévio.
·  Reconhecer através da música elementos tecnológicos
·  Apreciar o conceito de artes visuais



ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Momento:
 O professor se apresentará de maneira dinâmica e pedirá ao aluno que  se apresente a turma através da produção de sua selfie, ele receberá uma imagem de uma tela de celular lápis coloridos etc. e nele irá desenhar a sua imagem e apresentar-se a turma com suas característica e suas expectativas para o ano letivo que se inicia.
Momento:
 O professor apresentará em áudio ou vídeo a música “Pela internet” de Gilberto Gil, e fará uma montagem de imagem com a sua selfie, e ainda poderá recorta, desenha e utilizar de sua criatividade para compor a representação do seu entendimento da música.
Momento:
Apreciação e interpretação da imagem produzida e seu impacto sobre o ponto de vista de cada aluno.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (  X ) Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente a produção; (   ) Informativos;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou do aluno; (  ) Cartaz;
 ( ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( )Outros:                                      


Anexos
MÚSICA: PELA INTERNET - GILBERTO GIL - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO
Música: Pela Internet
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.

Entendendo a canção:
01 – De que se trata esta canção?
      Trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital.

02 – O autor nos mostra que a tecnologia pode estar a serviço de quem?
      A serviço da tradição, sem brigar com ela, pelo contrário, promovendo-a, acolhendo-a como um produto cultural, capaz de enriquecer as relações humanas.

03 – Que referências a “navegação” aparecem na canção?
      Porto de um disquete, velejar, aproveitar a vazante, barco, abastecer, infomar / infomaré (mistura de “informática” com mar / maré).

04 – Que termos retirados da informática encontramos na canção?
      Home page, web site, disquete, gigabyte, e-mail, hot-link, micro, rede internet, acessar, hacher.

05 – A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:
a) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.
b) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.
c) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à inclusão.
d) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.
e) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.

06 – Observe:
Conect (unir, conectar, juntar) + cut (cortar, dividir, decepar)
Connecticut: Nome de um importante estado dos Estados Unidos.
Qual é o efeito do uso repetido dessa palavra inglesa nos versos seguintes?
“Juntar via internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut  acessar.”
      “Via internet” e “Grupo de tietes” = “Rima rica” – porque envolve uma palavra estrangeira e um neologismo.

07 – O que é oriki?
      Uma saudação da cultura yorubá, utilizada nos rituais da umbanda.

08 – Tanto no título “Pela Internet” como no final da canção, o autor faz uma homenagem a Donga, parodiando a música “Pelo Telefone” (1° samba brasileiro), que na sua época, teve o papel que cabe hoje à Internet. Na paródia, o telefone é substituído pelo celular. Cite os versos finais:
      “O chefe da polícia carioca avisa pelo celular
       Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.”

09 – No verso: “Com quantos gigabytes se faz uma jangada”, lembra um ditado popular. Qual?
      Com quantos paus se faz uma canoa.

10 – Qual é o principal objetivo do eu lírico?
      Basicamente, comunicar-se com o mundo, utilizando todas as ferramentas que a cibernética lhe dispõe, para fazer uma grande viagem em volta do mundo.

11 – A partir do vocabulário de vírus que ataca e destrói informações cria que expressões?
      Macmilícia de Milão, hacher mafioso, polícia carioca.

12 – O eu lírico usa os quatro cantos do mundo para nos mostrar o quê?
      Mostrar até que ponto pode chegar a comunicação virtual e que ela deve ser de livre acesso.

13 – Ao falar em “infomar” e “infomaré” referimos a que?
      Aos
 mar de informações que a internet possibilita com o acesso aos links para todos os cantos do mundo, desde Calcutá até Helsique em questão de segundos.

                                SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTES                                              Nº 01
Tema: Vivência e práticas educacionais no mundo tecnológico
Unidade Temática: Arte e tecnologia
Objeto de Conhecimento: Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.
Ano: 6º                          Período: 27 a 28/02/2020                               Nº de Aulas: 2
HABILIDADES
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Apresentar ao aluno vários tipos de imagens referentes ao nosso cotidiano,
·         Discutir com o aluno a importância e finalidade de toda imagem produzida e observada em nosso cotidiano.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Momento:
Na primeira aula, você deve apresentar à classe vários tipos de imagens que costumamos ver em nosso cotidiano, como pranchas com obras de artistas renomados, recortes de revista, panfletos distribuídos na rua, fotos de família etc. Se for possível, coloque todas essas imagens em um mesmo suporte, como uma cartolina preta, por exemplo.

2º Momento:
Apresente aos alunos todas as imagens e, em seguida, inicie uma discussão com as seguintes perguntas:
- Qual a diferença entre as imagens?
- O que cada uma quer comunicar?
- Como foi feita cada uma delas?
- Por quem foram feitas?
- Para que serve uma imagem?
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (  X ) Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente a produção; (   ) Informativos;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou do aluno; (  ) Cartaz;
 ( ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; 
(   )Outros:                                      



                                SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE                                           Nº01
Tema: Vivência e práticas educacionais no mundo tecnológico
Unidade Temática: Arte e tecnologia
Objeto do conhecimento: •            Técnica de pintura / com giz de cera, caneta hidrográfica, giz colorido, lápis de cor, guache, pesquisas e criatividade entre outros.
Ano: 7º                                   Período: 27 a 28/02/2020                               Nº de Aulas: 2
HABILIDADES
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Sondar os conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas,
·          Ler e interpretar textos, conversa informal, exposição de situações problema;

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento:
Na primeira aula, você deve apresentar à classe vários tipos de imagens que costumamos ver em nosso cotidiano, como pranchas com obras de artistas renomados, recortes de revista, panfletos distribuídos na rua, fotos de família etc. Se for possível, coloque todas essas imagens em um mesmo suporte, como uma cartolina preta, por exemplo.
2º Momento:
Apresente aos alunos todas as imagens e, em seguida, inicie uma discussão com as seguintes perguntas:
          - Qual a diferença entre as imagens?
          - O que cada uma quer comunicar?
          - Como foi feita cada uma delas?
          - Por quem foram feitas?
          - Para que serve uma imagem?
3º Momento:
Os alunos devem expor suas opiniões livremente. É importante criar um clima de respeito entre eles. Qualquer hipótese levantada, por mais absurda que possa parecer, não pode ser descartada. Direcione o olhar dos estudantes para questões formais ligadas à composição e às técnicas utilizadas. Pergunte como cada um interpreta os diversos elementos presentes nas imagens e como dialogam uns com os outros.
4º Momento:
Depois apresente a fonte de cada imagem e abra a discussão, levantando relações entre como percebemos e interpretamos os estímulos visuais a nossa volta.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (  X ) Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente a produção; (   ) Informativos;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou do aluno; (  ) Cartaz;
 ( ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( )Outros:                                      


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTES
Tema: Vivência e práticas educacionais no mundo tecnológico
Unidade Temática: Arte e tecnologia
Objeto do conhecimento: revisão da história da arte – a produção de arte de hoje e de ontem – desde a arte rupestre
Ano: 8º , 9º                        Período: 27 a 28/02/2020                               Nº de Aulas: 2
HABILIDADES
EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.         
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·  Analisar imagens do nosso cotidiano
·  Expor opinião do que é analisado
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento:
Na primeira aula, você deve apresentar à classe vários tipos de imagens que costumamos ver em nosso cotidiano, como pranchas com obras de artistas renomados, recortes de revista, panfletos distribuídos na rua, fotos de família etc. Se for possível, coloque todas essas imagens em um mesmo suporte, como uma cartolina preta, por exemplo.
2º Momento:
Apresente aos alunos todas as imagens e, em seguida, inicie uma discussão com as seguintes perguntas:
          - Qual a diferença entre as imagens?
          - O que cada uma quer comunicar?
          - Como foi feita cada uma delas?
          - Por quem foram feitas?
          - Para que serve uma imagem?
3º Momento:
 Os alunos devem expor suas opiniões livremente. É importante criar um clima de respeito entre eles. Qualquer hipótese levantada, por mais absurda que possa parecer, não pode ser descartada. Direcione o olhar dos estudantes para questões formais ligadas à composição e às técnicas utilizadas. Pergunte como cada um interpreta os diversos elementos presentes nas imagens e como dialogam uns com os outros.
4º Momento:
Depois apresente a fonte de cada imagem e abra a discussão, levantando relações entre como percebemos e interpretamos os estímulos visuais a nossa volta.
5º Momento:
Colagem - O todo e a parte
Toda imagem é composta de diversos elementos que, ao se agruparem, ganham novos significados. Alguns deles são signos conhecidos e fechados, outros apresentam simbologias de acordo com o meio e o receptor. Uma arma de fogo sozinha nunca vai representar leveza e carinho, por exemplo. Mas um horizonte de uma praia traz sempre ideias diferentes dependendo de quem vê. No entanto, ao unir diferentes elementos, transformamos o significado de cada parte, criando uma nova relação e uma nova mensagem.

6º Momento:
 O objetivo desta etapa é tentar re-significar os elementos presentes em diferentes imagens, recortando cada pedaço das figuras trazidas pelos alunos (você também deve providenciar outras fontes para aqueles que precisarem de mais formas). A ideia é que cada aluno construa uma nova imagem relacionada à sua personalidade, aos seus desejos e medos. O estudante poderá fazer a colagem dos elementos em um novo suporte ou em um fundo com outra imagem. Nesta fase, apresente técnicas de recorte com tesoura e estilete para garantir uma boa utilização das imagens. Se possível, crie um banco de elementos visuais que podem ser separados em pequenas caixas ou pastas para servirem de referência e de recurso gráfico.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (  X ) Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente a produção; (   ) Informativos;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou do aluno; (  ) Cartaz;
 ( ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( )Outros:                                      


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTES
Tema: Vivência e práticas educacionais no mundo tecnológico
Unidade Temática: Arte e tecnologia
Objeto de Conhecimento: •           Arte e sua história
Ano: 6º                                  Período: 02 a 06/03/2020                               Nº de Aulas: 2
HABILIDADES
•          (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Projetando e ampliando
1º Momento:
O professor deverá possibilitar a interação lúdica e corporal com a imagem produzida, tendo um olhar diferenciado, com outra perspectiva para cada composição.
Em uma sala parcialmente escurecida, use um data show para que cada aluno possa colocar sua imagem digitalizada ou fotografada e visualizar sua imagem em outra dimensão.
2º Momento:
 Os alunos podem sobrepor suas imagens e fotografias, criando assim novas imagens que servirão de material para novas reflexões.
3º Momento:
 O professor pode tirar fotos destas explorações ou também colocar um papel preso na parede em que esta sendo projetada a imagem. Assim podem ser criados trabalhos em grandes dimensões, desenhando os limites projetados.
4º Momento:
 O professor pode ainda ter um pequeno acervo de ícones e imagens em transparência para provocar intervenções e discussões sobre a construção e a composição da imagem contemporânea.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (  X ) Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente a produção; (   ) Informativos;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou do aluno; (  ) Cartaz;
 ( ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( )Outros:                                      


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTES
Tema: Vivência e práticas educacionais no mundo tecnológico
Unidade Temática: Arte e tecnologia
Objeto de Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Ano: 7º                                   Período: 02 a 206/03/2020                              Nº de Aulas: 2
HABILIDADES
(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Arte e sua história
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
 Projetando e ampliando
Momento:
O professor deverá possibilitar a interação lúdica e corporal com a imagem produzida, tendo um olhar diferenciado, com outra perspectiva para cada composição.
Em uma sala parcialmente escurecida, use um data show para que cada aluno possa colocar sua imagem digitalizada ou fotografada e visualizar sua imagem em outra dimensão.
Momento:
 Os alunos podem sobrepor suas imagens e fotografias, criando assim novas imagens que servirão de material para novas reflexões.
Momento:
 O professor pode tirar fotos destas explorações ou também colocar um papel preso na parede em que esta sendo projetada a imagem. Assim podem ser criados trabalhos em grandes dimensões, desenhando os limites projetados.
Momento:
 O professor pode ainda ter um pequeno acervo de ícones e imagens em pen drive para provocar intervenções e discussões sobre a construção e a composição da imagem contemporânea.
Momento:
 Analisar a composição dos elementos que constituem essa arte e interferir no que desejar, e apreciar as várias produções artitiscas produzida na sala.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (  X ) Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente a produção; (   ) Informativos;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou do aluno; (  ) Cartaz;
 ( ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( )Outros:                                      


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTES
Tema: Vivência e práticas educacionais no mundo tecnológico
Unidade Temática: Arte e tecnologia
Objeto de Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Ano: 8º, 9º                             Período: 02 a 06/03/2020                               Nº de Aulas: 2
HABILIDADES
(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Estudo da cor
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Projetando e ampliando
1º Momento:
O professor deverá possibilitar a interação lúdica e corporal com a imagem produzida, tendo um olhar diferenciado, com outra perspectiva para cada composição.
Em uma sala parcialmente escurecida, use um data show para que cada aluno possa colocar sua imagem digitalizada ou fotografada e visualizar sua imagem em outra dimensão.
2º Momento:
 Os alunos podem sobrepor suas imagens e fotografias, criando assim novas imagens que servirão de material para novas reflexões.
3º Momento:
 O professor pode tirar fotos destas explorações ou também colocar um papel preso na parede em que esta sendo projetada a imagem. Assim podem ser criados trabalhos em grandes dimensões, desenhando os limites projetados.
4º Momento:
 O professor pode ainda ter um pequeno acervo de ícones e imagens em pen drive para provocar intervenções e discussões sobre a construção e a composição da imagem contemporânea.

5º Momento:
 Analisar a composição dos elementos que constituem essa arte e interferir no que desejar, e apreciar as várias produções artísticas produzida na sala.
6º momento: Observar a função da cor em sua produção (observando a função social e psicológica da cor na obra produzida).
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (  X ) Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente a produção; (   ) Informativos;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou do aluno; (  ) Cartaz;
 ( ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( )Outros:                                      



















Nenhum comentário:

Postar um comentário