4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema Intercurricular:
Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o
Novo Normal! ( Fotografia e
a Representação de Cidades Sustentáveis na Arte) Temas Contemporâneos/ Integradores: Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia |
Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas, Materialidades Elementos da linguagem, Processos
de Criação |
Unidade
Temática: Artes Visuais/Artes Integradas Ano: 9º Período: 22/04 a 10/05/2024 Aulas: 6 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os
no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se
integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.),
gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.),
cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha,
forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na
apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística
(desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem,
instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas,
repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais. (EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos
temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
5. Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. 6. Estabelecer relações entre arte, mídia,
mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de
produção e de circulação da arte na sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ª Aula 1ºMomento: Ø Levantando conhecimentos prévios. ·
Você tem o costume de fotografar? Quais
equipamentos costumam utilizar, celular ou câmeras fotográficas? ·
O que você fotografa? Pessoas, animais,
paisagens ou objetos? ·
Você tem o costume de imprimir fotos? Possui
fotos impressas em sua casa? FOTOGRAFIA O QUE É
FOTOGRAFIA? • Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há
fotografia. • engana-se quem acha que para se fotografar é
preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira
fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de
uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível
congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito
tempo. • uma fotografia boa é aquela em que se consegue
expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é
preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento
oportuno. ORIGEM
DA FOTOGRAFIA: As primeiras experiências
fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi
em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das
imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz
solar. • Em 1525, já se dominava a técnica
de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo
Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando
expostos à luz do Sol. • Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl
Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a corroborar esta descoberta em 1777, ao
demonstrar enegrecimento de sais expostos à ação da luz. • No ano de 1725, foi a vez do
cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem
durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood
(1771- 1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes. É
a primeira vez que uma imagem estável é obtida. • Pelos anos de 1820, quando o
físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas,utilizando
betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma
espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que
exposto à luz. • Assim, depois de expor a placa de metal, havia apenas que
dissolver as partes que não haviam sido expostas, ou cuja exposição foi
mínima, formando-se um jogo de contrastes. 2ºMomento: ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU De acordo com o texto, será que fotografar é apenas
apertar o botão da máquina fotográfica? Explique. 1. O
que seria uma “fotografia boa”? 2. De
acordo a origem da fotografia, ENUMERE a segunda coluna de acordo com a
primeira. (a) Alhaken
de Basora (b) Ângelo
Sala (c) Carl
Wilhelm Scheele (d) Johann
Henrich Schulze (e) Thomas
Wedgwood ( )
demonstrou o enegrecimento de sais expostos à ação da luz. ( ) sabia
que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol. ( )
percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda
trespassada pela luz solar. ( )
projetou uma imagem durável numa superfície. ( )
realizou no início do século XIX experimentos semelhantes ao do cientista
alemão Johann Henrich. 2ªAula 1ºMomento:
Daguerreótipo •
Esse tipo de foto precisava ficar exposta a, pelo menos, 8 horas em luz solar
para ser revelada. Isso foi desenvolvido pouco tempo depois por Daguerre, que
criou o “daguerreotipia” que diminuía todo esse tempo de horas para minutos
apenas. • Louis Jaques Mandé Daguerre (1789-1851),
desenvolveu este sistema. Alguns anos depois, criou o aparelho que leva seu
nome, o “daguerreótipo”, que era capaz de gravar imagens permanentes. •
Patenteou o seu projeto e depois disso foi cada vez mais utilizado. O
daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem através da lente e a
gravava sobre o vidro. •
O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou a
popularização do aparelho. Como surgiu a imagem
colorida •
Até o momento acima, as imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com
os estudos de muitas pessoas, houve a primeira imagem colorida. •
Essa primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot
utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para
produzir imagens positivas. •
William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu
inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo
desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse
projeto que se chamava Photographie. O surgimento da
Fotografia para o mercado. •
A Kodak foi a primeira empresa a fazer o que é chamado hoje de Marketing,
onde apresentou a fotografia como uma novidade para o público. As pessoas não
precisariam mais de um fotógrafo para tirar um retrato, ou, de um pintor para
retratar um quadro da família para colocar nas paredes da casa – como era
antigamente. •
George Eastman criou os rolos substituíveis (os famosos “filmes”) e a Kodak
aproveitou para promover a introdução da sua câmera da época (chamada de
“caixão”) assim vendendo todo o conjunto e a visão para o público. 2ºMomento:
A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA ANALÓGICA
•
“O filme que é colocado no compartimento da câmera vai receber a luz que
passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. Depois que
todas as poses foram usadas (os filmes geralmente vem com 24 e 36 poses), o
fotógrafo deve levar o filme para um laboratório, ou fazer a impressão em
casa (se houver os equipamentos necessários). O resultado das câmeras
analógicas demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais.
Alguns filmes podem durar meses para serem usados completamente, inclusive.” VANTAGENS
DA FOTOGRAFIA ANÁLOGICA • Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode
ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoors, sem
ficar com a imagem cheia de pixels. FOTOGRAFIA DIGITAL • Este tipo de fotografia é o mais utilizado
atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não possui uma câmera digital. COMO
FUNCIONA A FOTOGRAFIA DIGITAL •
O funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um
sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código
eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória. VANTAGENS
DA FOTOGRAFIA DIGITAL •
As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do
visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da
transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas
diretamente, pois há no mercado impressoras que imprimem imagens de cartão de
memória dispensando a intermediação do computador. 3ºMomento: Atividade sobre o que você aprendeu 1. O
que é um daguerreótipo? 2. Qual
era o único problema do daguerreótipo e por quê? 3. Escreva
V ou F para as informações abaixo. a) ( )
A primeira imagem colorida foi
apresentada em 1861 por William Talbot b) ( ) William Talbot foi reconhecido assim
que apresentou sua descoberta sobre a fotografia com cor. c) ( ) Aqui no Brasil, Fernando Pessoa
melhorou o projeto de William Talbot conseguindo desenvolver negativos das
fotografias. d) ( ) A Kodak foi a primeira empresa a fazer
o que é chamado hoje de Marketing, onde apresentou a fotografia como uma
novidade para o público. e) ( ) Na fotografia analógica, o filme que é
colocado no compartimento da câmera que vai receber a luz que passa pela
lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. 4. Responda: a) Quais
as vantagens da fotografia analógica? b) A
fotografia digital é a mais utilizada atualmente. Quais são as vantagens
desse tipo de fotografia? c) Existem
outros tipos de fotografias existentes atualmente. Escreva aqui quais são. 5. Observe
a imagem e responda as questões abaixo: 3ªAula 1ºMomento: TIPOS DE FOTOGRAFIA •
Fotografia jornalística ou documental – ilustra ou registra algum momento
histórico ou notícia. Sendo de golpes à mudanças climáticas. Este tipo de
fotografia revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles
eventos que alguns preferiam esquecer. •
Fotografia de moda – servem para destacar as roupas dos grandes estilistas e
os modelos. • Fotografia publicitária ou de objeto – é a
fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou
serviço. •
Fotografia artística – é o meio de expressão de um artista. Neste tipo de
fotografia o mais importante são as cores e as formas. •
Fotografias privadas ou pessoais – retratam momentos importantes da vida das
pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também
estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista. •
Fotografia de paisagens – é comparada à pintura de paisagens, retrata
lugares. • Fotografia de vida selvagem – retratam os animais na natureza e
despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade pelo meio
ambiente. 2ºMomento: Selfies e recursos
digitais na Fotografia •
Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a
Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais. •
Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização
dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus
recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas
qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para
registrar suas imagens e compartilhar com amigos.
Foram inventados
“álbuns digitais” onde foram criados: •
Portfólios – lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na
internet para quem quiser ver e contratar seus serviços; •
Armazenamento em Nuvens ou Drives – se você não gosta de perder espaço em seu
celular, câmera ou computador, você pode utilizar a transferência dos seus
arquivos para as nuvens ou drives; •
Álbuns fotográficos digitais – fotógrafos que utilizam plataformas digitais
para promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos. •
Vendas de Fotografias pela internet – um serviço cada vez mais utilizado é o
banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos
para quem quiser comprar sem precisar sair de casa. 3ºMomento: Atividade
sobre o que você aprendeu: 1.
Escreva na frente de cada informação
a qual tipo de álbum digital ela pertence: a)
É o banco de imagens pela internet,
onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos para quem quiser comprar sem
precisar sair de casa. _______________________________ b)
Transferência dos seus arquivos
para as nuvens ou drives. __________________________ c)
Lugares que os fotógrafos deixam
suas imagens disponíveis na internet para quem quiser ver e contratar seus
serviços._________________________ d)
Utilizam plataformas digitais para
promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos.
_____________________________________________ 2.
Escreva nos parênteses as siglas de
acordo com as informações sobre cada artista brasileiro. SS
( para Sebastião Salgado) VM (para
Vik Muniz) CM (para Cristiano
Mascaro) a)
( ) é um dos mais importantes
fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta
sistematicamente há mais de duas décadas. b)
( ) é conhecido por usar materiais
inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate. c)
( ) Inicia a carreira fotográfica
em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da revista Veja. d)
( ) Considerado atualmente um dos
mestres da fotografia documental contemporânea . e)
( ) seus trabalhos possuem temas
diversos como: Miséria, guerra, fome, etnias, desigualdade, cotidiano, lutas
sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio ambiente, fauna e flora. f)
( ) começou a desenvolver trabalhos
que faziam uso da percepção e representação de imagens usando diferentes
técnicas, a partir de materiais como o açúcar, chocolate, catchup, gel para
cabelo e lixo. 3.
Você conhece algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional? 4.
Pesquise um fotografo de sua cidade; fale sobre seu trabalho no mundo da
fotografia local. 5. De que forma
você tem acesso ao universo fotográfico? 6. Por meio de
filtros ou aplicativos é possível transformar as imagens, fazendo criações e
intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais? 7. Como você
costuma armazenar suas imagens, em álbuns físicos ou virtuais? 8. Qual conteúdo
de uma mensagem fotográfica? 9. O que a
fotografia transmite? 10. Busque nos
acervos fotográficos da família, escolhe uma foto que mais lhe chama atenção,
analise e registra a história que sua fotografia tem para contar, tire uma
foto juntos (foto/história) 4ªAula 1ºMomento: Alguns
Artistas Brasileiros Sebastião Salgado/ Vik Muniz /
Cristiano Mascaro
Sebastião
Salgado • As fotografias
documentais de Sebastião Salgado são a representatividade de realidades
distintas, marcam uma época ou momentos singulares, retratando realidades por
ele vivenciadas. • Estas imagens podem
sensibilizar o observador, aguçando sua reflexão critica, já que as mesmas
fazem abordagens de temas que afetam as pessoas de modo geral. • Considerado
atualmente um dos mestres da fotografia documental contemporânea, seus
trabalhos possuem temas diversos como: Miséria, guerra, fome, etnias,
desigualdade, cotidiano, lutas sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio
ambiente, fauna e flora. Vik
Muniz Cristiano Mascaro •
É um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua
arquitetura, que documenta sistematicamente há mais de duas décadas. Entre
seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São
Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil. Inicia a carreira
fotográfica em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da
revista Veja. •
Ele acentua as linhas e as curvas de seus objetos com jogos de luz e sombra
que por um lado trazem à tona o elemento arquitetônico de suas fotografias e,
por outro revelam uma espécie de relação cultural dos habitantes com os
espaços urbanos em que vivem e que frequentam. 2ºMomento: Atividade
sobre o que você aprendeu: Agora é a sua vez Atividades das páginas
206 e 207, do livro didático SuperAÇÃO 9º ano. 3ºMomento:
Aplicando o que você aprendeu 1.
Pesquise a vida profissional de um
fotografo de sua cidade, fale sobre seu trabalho no mundo das fotografias.
Acrescente na sua pesquisa, algumas fotografias que esse profissional
considere importante para seu trabalho. 5ªAula 1ºMomento: Ø Levantando conhecimentos prévios. Comece a aula fazendo uma breve discussão
sobre o que os alunos entendem por "cidade sustentável". Explore
conceitos como uso eficiente de recursos, energia renovável, transporte
público acessível, espaços verdes e comunidades inclusivas. SUSTENTABILIDADE
E A SAÚDE HUMANA Precisamos entender que meio ambiente é o
espaço que nos rodeia. A natureza, em si, não nos traz problemas. O problema
é como o ser humano vem alterando a natureza e, dessa forma, trazendo
consequências nocivas à saúde. As queimadas, os desmatamentos, a poluição dos
rios e oceanos, a poluição sonora, dentre outros danos, vem trazendo
verminoses, problemas respiratórios, cânceres, mortalidade infantil, entre
outras doenças. Desfrutar de uma qualidade de vida é poder contar com um
conjunto de condições que nos permitem viver plenamente em diversos aspectos:
saúde física, mental e social. A ausência de qualidade de vida traz muitos
danos à saúde, como aumento da pressão arterial, estresse, alterações
hormonais, depressão, irritabilidade, improdutividade no estudo e trabalho,
assim como dores de todos os tipos e o sentimento de infelicidade. Portanto,
a qualidade de vida só pode ser verdadeiramente alcançada se for sustentável,
pois sustentabilidade significa viver de forma a prover nossas necessidades
presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as
suas próprias necessidades. 2ºMomento: Veja a imagem e resolva a questão. 1.A imagem acima
revela boas práticas comprometidas principalmente com: a) o avanço
tecnológico. b) o combate ao
desmatamento. c) a aplicação da
reciclagem. d) a
sustentabilidade. 2. Qual é a
definição de sustentabilidade mencionada no texto? a) A capacidade
de suprir todas as necessidades presentes sem considerar o futuro. b) A capacidade
de usar recursos de forma a não comprometer as gerações futuras. c) A garantia de
que todos os recursos sejam utilizados para o benefício exclusivo dos seres
humanos. d) A utilização
de recursos ilimitados para alcançar a qualidade de vida desejada. 3. A degradação
ambiental pode afetar a saúde humana através a) do aumento da
produtividade e melhora das relações sociais. b) da redução do
estresse e fortalecimento do sistema imunológico. c) da melhora da
qualidade de vida e aumento da longevidade. d) do aumento da
pressão arterial e alterações hormonais. 4. O que é
necessário para alcançar uma qualidade de vida sustentável? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________
5. Cite 3 (três)
impactos que a degradação ambiental pode trazer para a saúde da população. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6ªAula 1ºMomento: Ø
Levantando conhecimentos
prévios: Imagine uma cidade onde o verde se entrelaça
com o cinza do concreto, onde o ar é puro e fresco, e onde as pessoas vivem
em harmonia com o meio ambiente. Esta é a visão de uma cidade sustentável, um
lugar onde os recursos são utilizados de forma responsável, a biodiversidade
é preservada e o bem-estar dos cidadãos é priorizado. As 5 principais cidades
sustentáveis do Brasil são 1.
Santana de Parnaíba – SP. ... 2.
Londrina – PR. ... 3.
João Pessoa – PB. ... 4.
Curitiba – PR. ... 5. Extrema – MG. Ø Momento mão na massa!
Com a turma dividida em grupos, solicitar que
os alunos imaginem sua cidade dos sonhos, uma cidade onde a natureza e a
urbanidade se fundem harmoniosamente. Pense em como seria essa cidade: seus
edifícios, parques, uso eficiente de recursos, energia renovável, transporte
público acessível, espaços verdes, e etc. 2ºMomento: PASSO A PASSO DA MONTAGEM DA MAQUETE: ·
Reúna
os materiais necessários, como papelão, papel, tintas, cola, tesoura, régua,
lápis, e quaisquer outros materiais que possam ser úteis na construção da
maquete. ·
Desenhe
o layout da cidade na base, indicando onde cada elemento será posicionado.
Use um lápis para fazer isso, para que possa corrigir facilmente se cometer
erros. ·
Comece
a construir os elementos da cidade, como edifícios, parques, estradas, etc.
Use papelão, conforme necessário. ·
Certifique-se
de incluir elementos sustentáveis, como parques com vegetação nativa, áreas
de energia solar nos telhados dos edifícios, etc. ·
Adicione
detalhes aos seus elementos, como janelas nos edifícios, árvores nos parques,
carros nas estradas, etc. ·
Se
desejar, você pode adicionar elementos de tecnologia à sua maquete, como
luzes LED para representar a iluminação pública ou sistemas de energia
renovável em miniatura. Lembre-se de que a criação de uma maquete
pode ser um processo criativo e divertido. Não tenha medo de experimentar e
deixar sua imaginação fluir! Ø Professor,
avalie a participação dos estudantes na escrita, a criatividade na criação da
obra artística e a capacidade de reflexão e discussão sobre o tema proposto. Segue em
arquivo anexo os moldes das cidades! Fontes: Acessadas
em 18/04/2024 Apostila:
Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan Apostila: Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin Doppus memberes- Atividades
para recorte e colagem ( Espaço Crescer) |
RECURSOS:(X
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador; (
) Jogos; (X) Textos Informativos;
( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Gabarito
da 1ª aula
1. Não. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é
o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador.
2. Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as
emoções e detalhes presentes em um momento.
3. C,B,A,D,E
Gabarito
da 2ª aula
1. O daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem
através da lente e a gravava sobre o vidro
2. O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou
a popularização do aparelho.
3. V, F, F,V,V
4. a) Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser impresso
em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoor.
b) As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente
através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da
transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente
c) Fotografia jornalística ou documental, fotografia de moda,
fotografia publicitária ou de objeto, fotografia artística, fotografias
privadas ou pessoais, fotografia de paisagens e fotografia de vida selvagem.
Gabarito
da 3ª aula
1. a) Vendas de fotografias pela internet
b) armazenamentos em nuvens ou
drives
c) portfólios
d) álbuns fotográficos digitais
2. a) CM
b) VM
c) CM
d) SS
e) SS
f) VM
Nenhum comentário:
Postar um comentário