4ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 9ºANO

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

 Tema Intercurricular:  Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!  ( Fotografia e a Representação de Cidades Sustentáveis na Arte)

Temas Contemporâneos/ Integradores:  Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas, Materialidades Elementos da linguagem, Processos de Criação

 

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas  Ano:   Período: 22/04 a 10/05/2024      Aulas: 6

HABILIDADES

 

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª Aula

1ºMomento:

 

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

·         Você tem o costume de fotografar? Quais equipamentos costumam utilizar, celular ou câmeras fotográficas?

·          O que você fotografa? Pessoas, animais, paisagens ou objetos?

·          Você tem o costume de imprimir fotos? Possui fotos impressas em sua casa?

 

FOTOGRAFIA

O QUE É FOTOGRAFIA?

• Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia.

• engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.

• uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno.

 

ORIGEM DA FOTOGRAFIA:

As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.

• Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol.

 • Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a corroborar esta descoberta em 1777, ao demonstrar enegrecimento de sais expostos à ação da luz.

• No ano de 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771- 1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.

É a primeira vez que uma imagem estável é obtida.

• Pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas,utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz. • Assim, depois de expor a placa de metal, havia apenas que dissolver as partes que não haviam sido expostas, ou cuja exposição foi mínima, formando-se um jogo de contrastes.

 

2ºMomento: ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

De acordo com o texto, será que fotografar é apenas apertar o botão da máquina fotográfica? Explique.

1.      O que seria uma “fotografia boa”?

2.      De acordo a origem da fotografia, ENUMERE a segunda coluna de acordo com a primeira.

(a)   Alhaken de Basora

(b)   Ângelo Sala

(c)   Carl Wilhelm Scheele

(d)   Johann Henrich Schulze

(e)   Thomas Wedgwood

(     )   demonstrou o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.

(     ) sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol.

(     ) percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.

(     ) projetou uma imagem durável numa superfície.

(     ) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes ao do cientista alemão Johann Henrich.

 

2ªAula

1ºMomento: Daguerreótipo

• Esse tipo de foto precisava ficar exposta a, pelo menos, 8 horas em luz solar para ser revelada. Isso foi desenvolvido pouco tempo depois por Daguerre, que criou o “daguerreotipia” que diminuía todo esse tempo de horas para minutos apenas.

 • Louis Jaques Mandé Daguerre (1789-1851), desenvolveu este sistema. Alguns anos depois, criou o aparelho que leva seu nome, o “daguerreótipo”, que era capaz de gravar imagens permanentes.

• Patenteou o seu projeto e depois disso foi cada vez mais utilizado. O daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem através da lente e a gravava sobre o vidro.

• O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou a popularização do aparelho.

 

 

Como surgiu a imagem colorida

• Até o momento acima, as imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os estudos de muitas pessoas, houve a primeira imagem colorida.

• Essa primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para produzir imagens positivas.

• William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse projeto que se chamava Photographie.

 

O surgimento da Fotografia para o mercado.

• A Kodak foi a primeira empresa a fazer o que é chamado hoje de Marketing, onde apresentou a fotografia como uma novidade para o público. As pessoas não precisariam mais de um fotógrafo para tirar um retrato, ou, de um pintor para retratar um quadro da família para colocar nas paredes da casa – como era antigamente.

• George Eastman criou os rolos substituíveis (os famosos “filmes”) e a Kodak aproveitou para promover a introdução da sua câmera da época (chamada de “caixão”) assim vendendo todo o conjunto e a visão para o público.

2ºMomento: A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA

 

FOTOGRAFIA ANALÓGICA

• “O filme que é colocado no compartimento da câmera vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. Depois que todas as poses foram usadas (os filmes geralmente vem com 24 e 36 poses), o fotógrafo deve levar o filme para um laboratório, ou fazer a impressão em casa (se houver os equipamentos necessários). O resultado das câmeras analógicas demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais. Alguns filmes podem durar meses para serem usados completamente, inclusive.” VANTAGENS DA FOTOGRAFIA ANÁLOGICA • Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoors, sem ficar com a imagem cheia de pixels.

 FOTOGRAFIA DIGITAL

 • Este tipo de fotografia é o mais utilizado atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não possui uma câmera digital. COMO FUNCIONA A FOTOGRAFIA DIGITAL

• O funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória.

VANTAGENS DA FOTOGRAFIA DIGITAL

• As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente, pois há no mercado impressoras que imprimem imagens de cartão de memória dispensando a intermediação do computador.

 

3ºMomento: Atividade sobre o que você aprendeu

 

1.      O que é um daguerreótipo?

2.      Qual era o único problema do daguerreótipo e por quê?

3.      Escreva V ou F para as informações abaixo.

a)      (     ) A primeira imagem colorida  foi apresentada em 1861 por William Talbot

b)      (     ) William Talbot foi reconhecido assim que apresentou sua descoberta sobre a fotografia com cor.

c)      (     ) Aqui no Brasil, Fernando Pessoa melhorou o  projeto de William Talbot  conseguindo desenvolver negativos das fotografias.

d)      (     ) A Kodak foi a primeira empresa a fazer o que é chamado hoje de Marketing, onde apresentou a fotografia como uma novidade para o público.

e)      (     ) Na fotografia analógica, o filme que é colocado no compartimento da câmera que vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme.

 

4.      Responda:

a)      Quais as vantagens da fotografia analógica?

b)      A fotografia digital é a mais utilizada atualmente. Quais são as vantagens desse tipo de fotografia?

c)      Existem outros tipos de fotografias existentes atualmente. Escreva aqui quais são.

5.      Observe a imagem e responda as questões abaixo:

 

                                        

3ªAula

1ºMomento:

TIPOS DE FOTOGRAFIA

• Fotografia jornalística ou documental – ilustra ou registra algum momento histórico ou notícia. Sendo de golpes à mudanças climáticas. Este tipo de fotografia revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles eventos que alguns preferiam esquecer.

• Fotografia de moda – servem para destacar as roupas dos grandes estilistas e os modelos.

 • Fotografia publicitária ou de objeto – é a fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou serviço.

• Fotografia artística – é o meio de expressão de um artista. Neste tipo de fotografia o mais importante são as cores e as formas.

• Fotografias privadas ou pessoais – retratam momentos importantes da vida das pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista.

• Fotografia de paisagens – é comparada à pintura de paisagens, retrata lugares. • Fotografia de vida selvagem – retratam os animais na natureza e despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade pelo meio ambiente.

2ºMomento:

Selfies e recursos digitais na Fotografia

 

• Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais.

• Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para registrar suas imagens e compartilhar com amigos.

                                                     

Foram inventados “álbuns digitais” onde foram criados:

• Portfólios – lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na internet para quem quiser ver e contratar seus serviços;

• Armazenamento em Nuvens ou Drives – se você não gosta de perder espaço em seu celular, câmera ou computador, você pode utilizar a transferência dos seus arquivos para as nuvens ou drives;

• Álbuns fotográficos digitais – fotógrafos que utilizam plataformas digitais para promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos.

• Vendas de Fotografias pela internet – um serviço cada vez mais utilizado é o banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos para quem quiser comprar sem precisar sair de casa.

3ºMomento:

Atividade sobre o que você aprendeu:

 

1.                  Escreva na frente de cada informação a qual tipo de álbum digital ela pertence:

a)                  É o banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos para quem quiser comprar sem precisar sair de casa. _______________________________

 

b)                 Transferência dos seus arquivos para as nuvens ou drives. __________________________

 

c)                  Lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na internet para quem quiser ver e contratar seus serviços._________________________

 

d)                 Utilizam plataformas digitais para promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos. _____________________________________________

 

2.                  Escreva nos parênteses as siglas de acordo com as informações sobre cada artista brasileiro.

SS ( para Sebastião Salgado)     VM (para Vik Muniz)     CM (para Cristiano Mascaro)

 

a) (     ) é um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta sistematicamente há mais de duas décadas.

b) (     ) é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate.

c) (     ) Inicia a carreira fotográfica em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da revista Veja.

d) (     ) Considerado atualmente um dos mestres da fotografia documental contemporânea .

e) (     ) seus trabalhos possuem temas diversos como: Miséria, guerra, fome, etnias, desigualdade, cotidiano, lutas sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio ambiente, fauna e flora.

f) (     ) começou a desenvolver trabalhos que faziam uso da percepção e representação de imagens usando diferentes técnicas, a partir de materiais como o açúcar, chocolate, catchup, gel para cabelo e lixo.

 

3. Você conhece algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional?

 

4. Pesquise um fotografo de sua cidade; fale sobre seu trabalho no mundo da fotografia local.

 

5. De que forma você tem acesso ao universo fotográfico?

 

6. Por meio de filtros ou aplicativos é possível transformar as imagens, fazendo criações e intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais?

 

7. Como você costuma armazenar suas imagens, em álbuns físicos ou virtuais?

8. Qual conteúdo de uma mensagem fotográfica?

 

9. O que a fotografia transmite?

 

10. Busque nos acervos fotográficos da família, escolhe uma foto que mais lhe chama atenção, analise e registra a história que sua fotografia tem para contar, tire uma foto juntos (foto/história)

4ªAula

1ºMomento:                                             Alguns Artistas Brasileiros

Sebastião Salgado/ Vik Muniz / Cristiano Mascaro

                                                         Sebastião Salgado

• As fotografias documentais de Sebastião Salgado são a representatividade de realidades distintas, marcam uma época ou momentos singulares, retratando realidades por ele vivenciadas.

• Estas imagens podem sensibilizar o observador, aguçando sua reflexão critica, já que as mesmas fazem abordagens de temas que afetam as pessoas de modo geral.

• Considerado atualmente um dos mestres da fotografia documental contemporânea, seus trabalhos possuem temas diversos como: Miséria, guerra, fome, etnias, desigualdade, cotidiano, lutas sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio ambiente, fauna e flora.

    

     

Vik Muniz

Cristiano Mascaro

• É um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta sistematicamente há mais de duas décadas. Entre seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil. Inicia a carreira fotográfica em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da revista Veja.

• Ele acentua as linhas e as curvas de seus objetos com jogos de luz e sombra que por um lado trazem à tona o elemento arquitetônico de suas fotografias e, por outro revelam uma espécie de relação cultural dos habitantes com os espaços urbanos em que vivem e que frequentam.

2ºMomento: Atividade sobre o que você aprendeu:

Agora é a sua vez

Atividades das páginas 206 e 207, do livro didático SuperAÇÃO 9º ano.

3ºMomento: Aplicando o que você aprendeu

 

1.      Pesquise a vida profissional de um fotografo de sua cidade, fale sobre seu trabalho no mundo das fotografias. Acrescente na sua pesquisa, algumas fotografias que esse profissional considere importante para seu trabalho.

 

5ªAula

1ºMomento:

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

Comece a aula fazendo uma breve discussão sobre o que os alunos entendem por "cidade sustentável". Explore conceitos como uso eficiente de recursos, energia renovável, transporte público acessível, espaços verdes e comunidades inclusivas.

SUSTENTABILIDADE E A SAÚDE HUMANA

 

Precisamos entender que meio ambiente é o espaço que nos rodeia. A natureza, em si, não nos traz problemas. O problema é como o ser humano vem alterando a natureza e, dessa forma, trazendo consequências nocivas à saúde. As queimadas, os desmatamentos, a poluição dos rios e oceanos, a poluição sonora, dentre outros danos, vem trazendo verminoses, problemas respiratórios, cânceres, mortalidade infantil, entre outras doenças. Desfrutar de uma qualidade de vida é poder contar com um conjunto de condições que nos permitem viver plenamente em diversos aspectos: saúde física, mental e social. A ausência de qualidade de vida traz muitos danos à saúde, como aumento da pressão arterial, estresse, alterações hormonais, depressão, irritabilidade, improdutividade no estudo e trabalho, assim como dores de todos os tipos e o sentimento de infelicidade. Portanto, a qualidade de vida só pode ser verdadeiramente alcançada se for sustentável, pois sustentabilidade significa viver de forma a prover nossas necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades.

2ºMomento: Veja a imagem e resolva a questão.

                                  

1.A imagem acima revela boas práticas comprometidas principalmente com:

a) o avanço tecnológico.       

b) o combate ao desmatamento.

c) a aplicação da reciclagem.                        

d) a sustentabilidade.

 

2. Qual é a definição de sustentabilidade mencionada no texto?

a) A capacidade de suprir todas as necessidades presentes sem considerar o futuro.

b) A capacidade de usar recursos de forma a não comprometer as gerações futuras.

c) A garantia de que todos os recursos sejam utilizados para o benefício exclusivo dos seres humanos.

d) A utilização de recursos ilimitados para alcançar a qualidade de vida desejada.

 

3. A degradação ambiental pode afetar a saúde humana através 

a) do aumento da produtividade e melhora das relações sociais.

b) da redução do estresse e fortalecimento do sistema imunológico. 

c) da melhora da qualidade de vida e aumento da longevidade.

d) do aumento da pressão arterial e alterações hormonais.

 

4. O que é necessário para alcançar uma qualidade de vida sustentável?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________



5. Cite 3 (três) impactos que a degradação ambiental pode trazer para a saúde da população.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

 

6ªAula

1ºMomento:

Ø  Levantando conhecimentos prévios:

 Imagine uma cidade onde o verde se entrelaça com o cinza do concreto, onde o ar é puro e fresco, e onde as pessoas vivem em harmonia com o meio ambiente. Esta é a visão de uma cidade sustentável, um lugar onde os recursos são utilizados de forma responsável, a biodiversidade é preservada e o bem-estar dos cidadãos é priorizado.

As 5 principais cidades sustentáveis do Brasil são

1.      Santana de Parnaíba – SP. ...

2.      Londrina – PR. ...

3.      João Pessoa – PB. ...

4.      Curitiba – PR. ...

5.      Extrema – MG.

Ø  Momento mão na massa!

                                                            

 Com a turma dividida em grupos, solicitar que os alunos imaginem sua cidade dos sonhos, uma cidade onde a natureza e a urbanidade se fundem harmoniosamente. Pense em como seria essa cidade: seus edifícios, parques, uso eficiente de recursos, energia renovável, transporte público acessível, espaços verdes, e etc.

2ºMomento: PASSO A PASSO DA MONTAGEM DA MAQUETE:

·         Reúna os materiais necessários, como papelão, papel, tintas, cola, tesoura, régua, lápis, e quaisquer outros materiais que possam ser úteis na construção da maquete.

·         Desenhe o layout da cidade na base, indicando onde cada elemento será posicionado. Use um lápis para fazer isso, para que possa corrigir facilmente se cometer erros.

·         Comece a construir os elementos da cidade, como edifícios, parques, estradas, etc. Use papelão, conforme necessário.

·         Certifique-se de incluir elementos sustentáveis, como parques com vegetação nativa, áreas de energia solar nos telhados dos edifícios, etc.

·         Adicione detalhes aos seus elementos, como janelas nos edifícios, árvores nos parques, carros nas estradas, etc.

·         Se desejar, você pode adicionar elementos de tecnologia à sua maquete, como luzes LED para representar a iluminação pública ou sistemas de energia renovável em miniatura.

Lembre-se de que a criação de uma maquete pode ser um processo criativo e divertido. Não tenha medo de experimentar e deixar sua imaginação fluir!

Ø  Professor, avalie a participação dos estudantes na escrita, a criatividade na criação da obra artística e a capacidade de reflexão e discussão sobre o tema proposto.

 

Segue em arquivo anexo os moldes das cidades!

Fontes: Acessadas em 18/04/2024

Apostila: Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan

Apostila: Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin

Doppus memberes- Atividades para recorte e colagem ( Espaço Crescer)

RECURSOS:(X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;  ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 Gabarito  da 1ª aula

1.    Não. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador.

2.    Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento.

3.    C,B,A,D,E

 

Gabarito  da 2ª aula

1.    O daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem através da lente e a gravava sobre o vidro

2.    O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou a popularização do aparelho.

3.    V, F, F,V,V

4.    a) Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoor.

b)    As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente

c)    Fotografia jornalística ou documental, fotografia de moda, fotografia publicitária ou de objeto, fotografia artística, fotografias privadas ou pessoais, fotografia de paisagens e fotografia de vida selvagem.

 

Gabarito  da 3ª aula

1.    a) Vendas de fotografias pela internet

b) armazenamentos em nuvens ou drives

c) portfólios

d) álbuns fotográficos digitais

 

2.    a) CM

b) VM

c) CM

d) SS

e) SS

f) VM

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário