5ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 9ºANO

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Consumidor consciente empreendedor eficiente ( Teatro de Rua)

Tema Contemporâneo Integrador: Multiculturalismo

Unidade Temática: Teatro          Ano: 9º             Período: 08/07 a 19/07/2024       Aulas: 06

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

Aula 1: Propostas artísticas na rua /   Páginas 96 e 97                                        (Aula trabalhada antes do recesso)

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas/Elementos da linguagem/Processos de criação

Metodologia:

Aula expositiva dialógica. Iniciar a aula enfatizando o que é teatro e mostrando as diversas formas de como pode ser feito: com as mãos, com bonecos, com objetos, com o corpo e também com as sombras. Pergunte quem já viu um espetáculo de teatro? O foco da conversa não é conceituar o que é o teatro de formas animadas, mas ampliar o campo de percepção da turma para que associe esse tipo de expressividade com a linguagem do teatro.

Habilidade:

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Apresentar o tema TEATRO a turma iniciando com as perguntas de levantamento de conhecimentos prévios;

 

 

·         Você gosta de teatro?

·         Já assistiu uma apresentação?

·         A imagem assim te lembra algo?

·         No teatro as comédias estão sempre presentes: Por que você acha que a comédia é importante nas apresentações teatrais?

 

2º Momento: Encaminhar aos alunos o texto ”Como surgiu o teatro” e fazer as explicações necessárias.

Como Surgiu o Teatro

O teatro é uma forma de arte que tem suas raízes profundamente entrelaçadas com a história da humanidade. Surgiu primordialmente como uma expressão ritualística, ligada a celebrações religiosas e festivais comunitários. As origens do teatro remontam a antigas civilizações, como os gregos antigos e os egípcios. Na Grécia, por exemplo, as primeiras manifestações teatrais ocorreram em festivais em homenagem a Dionísio, deus do vinho e do êxtase religioso.

Os gregos desenvolveram o conceito de drama, comédia e tragédia, muitas vezes apresentados em teatros ao ar livre, como o famoso Teatro de Epidauro.

Durante a Idade Média na Europa, o teatro estava frequentemente ligado à igreja e era utilizado para ensinar histórias religiosas às pessoas que não sabiam ler. As apresentações, conhecidas como "mistérios" e "milagres", eram realizadas em praças e igrejas.

O Renascimento trouxe um ressurgimento do interesse nas artes, incluindo o teatro. Na Itália, surgiram as primeiras formas de teatro moderno, como a Commedia dell'arte, caracterizada por personagens arquetípicos e improvisação.

O século XIX testemunhou o desenvolvimento do teatro moderno, com peças que exploravam questões sociais e psicológicas. Autores como Henrik Ibsen e Anton Chekhov revolucionaram o palco com dramas realistas.

teatro contemporâneo é caracterizado por uma ampla variedade de estilos e temas. Desde o teatro experimental até as grandes produções da Broadway, há uma diversidade incrível de formas de expressão teatral em todo o mundo.

Obs: Leitura das páginas 96 e 97 do livro didático (Superação) e em seguida responder as questões da página 97

 

3º Momento: Aplicar atividade referente ao texto apresentado (Como Surgiu o Teatro).

Atividades sobre o que você aprendeu:

 

1. Quais foram as primeiras manifestações teatrais e onde elas ocorreram?

2. Qual era o propósito original do teatro nas antigas civilizações como a Grécia e o Egito?

3. Como as celebrações religiosas estavam relacionadas ao desenvolvimento do teatro nas culturas antigas?

4. Como o teatro medieval estava conectado à igreja e à religião?

5. Quais foram algumas das características do teatro renascentista na Itália?

6. Como o teatro moderno difere do teatro das épocas anteriores em termos de temas e estilos?

7. Como o teatro reflete e influencia questões sociais e psicológicas em diferentes períodos históricos?

8. Qual é a importância do teatro como uma forma de arte para a sociedade contemporânea?

9. De que maneira as produções teatrais podem promover a diversidade e a inclusão?

 

 

 

Aula 2: Teatro de Rua                                                                   ( Aula trabalhada antes do recesso)

Objeto de conhecimento

Contextos e práticas/Elementos da linguagem/Processo de Criação

Metodologia:

Roda de conversa; Leitura Dirigida

Habilidade:

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

(EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral. 

 

Desenvolvimento:

1º Momento: Conhecimento prévio:

Você costuma observar os espaços públicos da sua cidade?

Você já presenciou alguma apresentação artística na rua da sua cidade?

Ø  Sugerir a realização da leitura das páginas 98 e 99 do livro didático (Superação)

2º Momento: Socialização do objeto de conhecimento. Discutir com os alunos o que eles entenderam sobre a leitura realizada.

3º Momento: Atividade do livro didático página 99.

 

 

 

Aula 3 e 4: Origens históricas do teatro de rua

Objeto de conhecimento:

Contextos e Práticas/ Elementos da Linguagem/Processo de Criação / Páginas 100 e 101

Metodologia:

·  Aula Expositiva: Introdução teórica sobre as diferentes eras do teatro, acompanhada de slides com imagens.

·  Análise Visual: Exibição e análise de imagens de artefatos e ilustrações históricas.

·  Pesquisa e Discussão: Atividade em grupo para investigar e discutir o teatro de rua.

·  Apresentação dos Alunos: Grupos apresentam suas descobertas sobre o teatro de rua.

Habilidade:

(EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral. 

 

Desenvolvimento:

·  Antiguidade:

  • Discussão sobre a origem do teatro na Grécia Antiga.
  • Exibição de uma imagem que é um detalhe de um vaso grego do século IV a.C. que retrata uma cena teatral.( do livro)
  • Destaque para a importância do teatro nas celebrações religiosas e na vida social grega.

·  Idade Média:

  • Exploração das transformações do teatro durante a Idade Média.
  • Exibição de uma ilustração que retrata uma peça de teatro medieval.
  • Discussão sobre o papel da Igreja e das feiras na preservação e transformação das tradições teatrais.

·  Renascimento:

  • Estudo da revitalização do teatro durante o Renascimento.
  • Exibição de uma imagem da commedia dell'arte em uma paisagem italiana, de Peeter van Bredael, século XVII.
  • Análise do impacto da commedia dell'arte no desenvolvimento do teatro moderno.

·  Contemporaneidade:

  • Discussão sobre a evolução do teatro até os dias atuais.
  • Reflexão sobre as diversas formas de teatro contemporâneo, incluindo teatro de rua.

1.       Atividade de Pesquisa:

    • Dividir os estudantes em grupos e pedir para que investiguem sobre o teatro de rua.
    • Sugerir fontes de pesquisa como livros, artigos e vídeos.
    • Orientar os alunos a focarem em aspectos históricos, culturais e sociais do teatro de rua.
  1. Apresentação dos Grupos:
    • Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma.
    • Debater sobre as diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos.
  2. Conclusão:
    • Recapitulação dos principais pontos discutidos na aula.
    • Reflexão final sobre a importância do teatro na sociedade ao longo da história.

Materiais necessários:

·  imagens dos artefatos e ilustrações mencionados.

·  Livros e artigos sobre a história do teatro.( Usar livro do ano passado)

Avaliação:

  • Participação nas discussões e atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação final sobre o teatro de rua.

 

Aula 4 Aprofundando no tema: Questões Sobre a Origem do Teatro de Rua

 

Ø  Responda às perguntas abaixo com base em seu conhecimento sobre a origem e a evolução do teatro de rua.

1. O que é teatro de rua e qual é sua importância na história do teatro?

2. Quais são as origens históricas do teatro de rua? Nomeie pelo menos duas civilizações antigas que contribuíram para o desenvolvimento do teatro de rua e descreva brevemente suas práticas teatrais.

3. Quais eram os espaços comuns onde as performances do teatro de rua eram realizadas em diferentes períodos históricos? Dê exemplos de locais populares para o teatro de rua em eras antigas e medievais.

4. Quais são algumas das características distintivas do teatro de rua? Como ele difere do teatro tradicional realizado em teatros fechados?

5. Como o teatro de rua evoluiu ao longo do tempo? Quais foram algumas das principais mudanças ou inovações na forma e na prática do teatro de rua ao longo da história?

6. Qual é o papel do teatro de rua na sociedade contemporânea? Como ele continua a ser relevante nos dias de hoje?

 

 

Aula 5 e 6: Elaboração e Planejamento de uma apresentação teatral

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas/ Elementos da linguagem/Processo de Criação

Metodologia:

Aula explicativa dialogada; Utilização de Recursos Visuais; Atividade Prática.

Habilidades:

(EF69AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

(EF69AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

Desenvolvimento:

1º Momento: Solicitar a divisão da turma em grupos;

2º Momento: Propor uma apresentação em grupos. Os grupos deverão pesquisar e elaborar um roteiro baseado em algum tema escolhido, aprofundando o trabalho teatral. Deverão produzir cenários, figurinos, caracterizações e trilhas sonoras para a apresentação teatral da aula seguinte.

Modelo de Teatro

                         

                        Arte da professora Susana                            Arte da professora Sirléia

Atividade do livro didático página 105 ( Texto Teatral Coletivo 1, 2,3)

Imaginem que vocês fazem parte de uma companhia de teatro de rua e farão a leitura dramática do fragmento citado do Auto da Compadecida

Aula 6: Teatro de rua

1º Momento: Apresentação dos grupos

2ºMomento: Realizar a leitura coletiva das páginas 106 a 109 com a turma e em seguida responder as questões das páginas 106,107 e109

Avaliação:

  • Participação na discussão e atividade prática
  • Criatividade e empenho na construção do roteiro
  • Clareza na apresentação do grupo

 

 

 

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