5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema
Intercurricular: Consumidor
consciente empreendedor eficiente ( Teatro de Rua) |
Tema
Contemporâneo Integrador:
Multiculturalismo |
Unidade
Temática: Teatro Ano: 9º Período: 08/07 a
19/07/2024 Aulas: 06 |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
5.
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação
artística. 4.
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação,
ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 8.
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e
colaborativo nas artes. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo
suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com
elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
Aula 1:
Propostas artísticas na rua / Páginas 96 e 97 (Aula trabalhada antes do recesso) |
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas/Elementos da
linguagem/Processos de criação |
Metodologia: Aula expositiva dialógica. Iniciar a aula
enfatizando o que é teatro e mostrando as diversas formas de como pode ser
feito: com as mãos, com bonecos, com objetos, com o corpo e também com as sombras.
Pergunte quem já viu um espetáculo de teatro? O foco da conversa não é
conceituar o que é o teatro de formas animadas, mas ampliar o campo de
percepção da turma para que associe esse tipo de expressividade com a
linguagem do teatro. |
Habilidade: (EF69AR24) Reconhecer e apreciar
artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas,
investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e
organização da atuação profissional em teatro. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Apresentar o tema
TEATRO a turma iniciando com as perguntas de levantamento de conhecimentos
prévios; ·
Você gosta de teatro? ·
Já assistiu uma
apresentação? ·
A imagem assim te
lembra algo? ·
No teatro as comédias
estão sempre presentes: Por que você acha que a comédia é importante nas
apresentações teatrais? 2º Momento: Encaminhar aos alunos
o texto ”Como surgiu o teatro” e fazer as explicações necessárias. Como Surgiu
o Teatro O teatro é uma forma de arte que tem suas
raízes profundamente entrelaçadas com a história da humanidade. Surgiu
primordialmente como uma expressão ritualística, ligada a celebrações
religiosas e festivais comunitários. As origens do teatro remontam a antigas
civilizações, como os gregos antigos e os egípcios. Na Grécia, por exemplo,
as primeiras manifestações teatrais ocorreram em festivais em homenagem a
Dionísio, deus do vinho e do êxtase religioso. Os gregos desenvolveram o conceito de drama, comédia e tragédia,
muitas vezes apresentados em teatros ao ar livre, como o famoso Teatro de
Epidauro. Durante
a Idade Média na Europa, o teatro estava frequentemente ligado à igreja e era
utilizado para ensinar histórias religiosas às pessoas que não sabiam ler. As
apresentações, conhecidas como "mistérios" e "milagres",
eram realizadas em praças e igrejas. O Renascimento trouxe um ressurgimento do interesse nas artes,
incluindo o teatro. Na Itália, surgiram as primeiras formas de teatro
moderno, como a Commedia dell'arte, caracterizada por personagens
arquetípicos e improvisação. O século XIX testemunhou o desenvolvimento do
teatro moderno, com peças que exploravam questões sociais e psicológicas.
Autores como Henrik Ibsen e Anton Chekhov revolucionaram o palco com dramas
realistas. teatro contemporâneo é caracterizado por uma
ampla variedade de estilos e temas. Desde o teatro experimental até as
grandes produções da Broadway, há uma diversidade incrível de formas de
expressão teatral em todo o mundo. Obs: Leitura das páginas 96 e 97 do livro
didático (Superação) e em seguida responder as questões da página 97 3º Momento: Aplicar atividade
referente ao texto apresentado (Como Surgiu o Teatro). Atividades sobre o que você aprendeu: 1. Quais foram as primeiras manifestações
teatrais e onde elas ocorreram? 2. Qual era o propósito original do teatro nas
antigas civilizações como a Grécia e o Egito? 3. Como as celebrações religiosas estavam
relacionadas ao desenvolvimento do teatro nas culturas antigas? 4. Como o teatro medieval estava conectado à
igreja e à religião? 5. Quais foram algumas das características do
teatro renascentista na Itália? 6. Como o teatro moderno difere do teatro das
épocas anteriores em termos de temas e estilos? 7. Como o teatro reflete e influencia questões
sociais e psicológicas em diferentes períodos históricos? 8. Qual é a importância do teatro como uma forma
de arte para a sociedade contemporânea? 9. De que maneira as produções teatrais podem
promover a diversidade e a inclusão? |
|
Aula 2: Teatro de Rua
( Aula trabalhada antes do recesso) |
Objeto de conhecimento Contextos e práticas/Elementos da
linguagem/Processo de Criação |
Metodologia: Roda de conversa; Leitura Dirigida |
Habilidade: (EF69AR24) Reconhecer e apreciar
artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas,
investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e
organização da atuação profissional em teatro. (EF69AR25) Identificar e analisar diferentes
estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar
a capacidade de apreciação da estética teatral. |
Desenvolvimento: 1º Momento: Conhecimento
prévio: Você costuma observar os espaços públicos da sua
cidade? Você já presenciou alguma apresentação artística
na rua da sua cidade? Ø Sugerir a realização da leitura das páginas 98 e
99 do livro didático (Superação) 2º Momento: Socialização do objeto
de conhecimento. Discutir com os alunos o que eles entenderam sobre a leitura
realizada. 3º Momento: Atividade do livro
didático página 99. |
Aula 3 e 4: Origens históricas do teatro de
rua |
Objeto
de conhecimento: Contextos e Práticas/ Elementos
da Linguagem/Processo de Criação / Páginas 100 e 101 |
Metodologia:
· Aula
Expositiva: Introdução teórica sobre as diferentes eras do teatro,
acompanhada de slides com imagens. · Análise
Visual: Exibição e análise de imagens de artefatos e ilustrações
históricas. · Pesquisa
e Discussão: Atividade em grupo para investigar e discutir o teatro de
rua. · Apresentação dos Alunos:
Grupos apresentam suas descobertas sobre o teatro de rua. |
Habilidade:
(EF69AR25)
Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no
tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
teatral. |
Desenvolvimento: · Antiguidade:
· Idade Média:
· Renascimento:
· Contemporaneidade:
1. Atividade de Pesquisa:
Materiais
necessários: · imagens dos artefatos e ilustrações
mencionados. · Livros e artigos sobre a
história do teatro.( Usar livro do ano passado) Avaliação:
Aula 4 Aprofundando no
tema: Questões Sobre a Origem do Teatro de Rua Ø
Responda às
perguntas abaixo com base em seu conhecimento sobre a origem e a evolução do
teatro de rua. 1. O que é teatro de rua e qual é sua
importância na história do teatro? 2. Quais são as origens históricas do teatro de
rua? Nomeie pelo menos duas civilizações antigas que contribuíram para o desenvolvimento
do teatro de rua e descreva brevemente suas práticas teatrais. 3. Quais eram os espaços comuns onde as
performances do teatro de rua eram realizadas em diferentes períodos
históricos? Dê exemplos de locais populares para o teatro de rua em eras
antigas e medievais. 4. Quais são algumas das características
distintivas do teatro de rua? Como ele difere do teatro tradicional realizado
em teatros fechados? 5. Como o teatro de rua evoluiu ao longo do
tempo? Quais foram algumas das principais mudanças ou inovações na forma e na
prática do teatro de rua ao longo da história? 6. Qual é o papel do teatro de rua na sociedade
contemporânea? Como ele continua a ser relevante nos dias de hoje? |
Aula 5
e 6: Elaboração e Planejamento
de uma apresentação teatral |
Objeto
de conhecimento: Contextos e práticas/ Elementos
da linguagem/Processo de Criação |
Metodologia:
Aula explicativa
dialogada; Utilização de Recursos Visuais; Atividade Prática. |
Habilidades:
(EF69AR27) Pesquisar e criar
formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em
diálogo com o teatro contemporâneo. (EF69AR28) Investigar e
experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do
trabalho artístico coletivo e colaborativo. |
Desenvolvimento: 1º Momento: Solicitar
a divisão da turma em grupos; 2º Momento: Propor uma apresentação em grupos. Os grupos
deverão pesquisar e elaborar um roteiro baseado em algum tema escolhido,
aprofundando o trabalho teatral. Deverão produzir cenários, figurinos,
caracterizações e trilhas sonoras para a apresentação teatral da aula
seguinte. Modelo de Teatro
Arte da professora
Susana Arte
da professora Sirléia Atividade
do livro didático página 105 ( Texto Teatral Coletivo 1, 2,3) Imaginem
que vocês fazem parte de uma companhia de teatro de rua e farão a leitura
dramática do fragmento citado do Auto da Compadecida Aula 6:
Teatro de rua 1º
Momento: Apresentação dos grupos 2ºMomento:
Realizar a leitura coletiva das páginas 106 a 109
com a turma e em seguida responder as questões das páginas 106,107 e109 Avaliação:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário