7ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 6ºANO

 

7ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular:.Leitura e escrita; Itamaraju em foco (Corpo e movimento)

Tema Contemporâneo Integrador:

Diversidade cultural, Ciência e tecnologia

Unidade Temática: Teatro, Música, Dança                Ano: 6º     Período:22/08 a 06/09/2024       Aulas: 04                     

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

Aula 1: O corpo humano como instrumento musical

Objeto de conhecimento: Notação e Registro Musical, Elementos da Linguagem, Processos de Criação

Metodologia: Observações da realidade através de vídeos.

Habilidades:

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

(EF69AR23) Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Após as atividades referentes à anatomia humana, Renascimento e Leonardo da Vinci do livro Superação Arte, volte a conversar com os estudantes sobre o uso do corpo na arte e nas manifestações artísticas. Pergunte se existe outra forma de expressar arte utilizando o corpo e relacione-a com a música e a dança. Indague se já viram, por exemplo, uma apresentação de beatbox: batidas de hip-hop que artistas fazem com a voz. Convide-os a ler, de forma compartilhada, o texto da página e faça a descrição dos elementos visuais presentes na imagem da página 110 do livro didático.

2ºMomento: Apresentação e entrevista de Fernandinho Beat Box no programa Manos e Minas da TV Cultura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xvx5dgflM8o. Acesso em: 13 jul. 2022.

3ªMomento: Após a leitura do texto da página 111, livro didático Superação Arte, se possível, peça

aos estudantes que pesquisem vídeos das músicas do grupo Barbatuques em sites ou assistam ao vídeo proposto no para ampliar. Após a pesquisa, organize os estudantes em grupos e peça a eles que tentem reproduzir um trecho de uma música do grupo evidenciado, pois trata-se uma atividade de percepção auditiva e exploração das possibilidades sonoras do corpo. É provável que os grupos não cheguem a um resultado final muito próximo do que foi apresentado. O importante é perceberem e identificarem a origem dos sons e explorarem o próprio corpo. Caso a turma não tenha acesso ao vídeo, sugira uma experiência simples unindo diferentes sons produzidos pela voz, palmas, estalos de dedos.

4ºMomento: Organizar a vivencia em um breve relato da aula sobre o que aprendeu e apresentar ao professor

Avaliação: Avalie os estudantes acerca do tema da musicalidade corporal. Note se todos entenderam a função do corpo humano, que ultrapassa a movimentação, incluindo também a musicalidade e a reprodução de sons de instrumentos. Caso algum não tenha compreendido, você

pode sugerir uma pesquisa rápida acerca da prática da musicalidade usando o corpo – sua possível origem e relatos na história e na cultura de outros povos.

 

Aula 2: Movimento na arte

Objeto de conhecimento: Elementos da Linguagem, Notação e Registro Musical, Matrizes Estéticas e Culturais

Metodologia: Atividade prática e reflexiva

Habilidades:

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Retome com a turma o que foi conversado sobre o movimento corporal e a dança como formas de expressão de emoções e sentimentos. Peça aos estudantes que citem outras manifestações artísticas que envolvam o movimento corporal, como a dança, o teatro, o circo ou a música. Em seguida, realize a leitura compartilhada do texto e descreva os elementos visuais das imagens presentes na página 114 do livro Superação Arte.

2ºMomento: Após a leitura e a observação das imagens, peça aos estudantes que realizem as atividades presentes na página 115 do livro didático. Oriente- os acerca das respostas possíveis, incentivando a observação e o debate entre eles para possíveis interpretações das imagens apresentadas. Na segunda atividade, oriente a turma quanto à pesquisa no meio digital. É possível solicitar aos estudantes que anotem as fontes de suas pesquisas.

3ªMomento: Corrigir a atividade e sanar possíveis dúvidas sobre o assunto.

 

Avaliação: Note se os estudantes compreenderam que existem diferentes formas de manifestações artísticas envolvendo o corpo – entre elas, o circo, por exemplo. Caso perceba

dificuldades de compreensão, proponha que realizem uma pesquisa sobre o circo e a expressão corporal nesse meio artístico – sua origem, que tipos de apresentações artísticas compõem o circo, entre outros questionamentos. Os estudantes poderão apresentar os resultados de suas pesquisas para o restante da turma.

 

Aula 3: Atividades sobre dança

Objeto de conhecimento: Elementos da Linguagem, Notação e Registro Musical, Matrizes Estéticas e Culturais

Metodologia: Abordagem didática-Atividades de consolidação do conhecimento

Habilidades:

(EF69AR09)Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR16)Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Converse com a turma sobre o movimento e arte, e de como a dança engloba todos os nossos movimentos.

2ºMomento: Entregar a atividade xerocada (em anexo) e pedir a turma para realizar a leitura e em seguida responder a cruzadinha. 

3ªMomento: Faça a correção da atividade.

Avaliação: Somativa

 

Aula 4: Movimentos da dança

Objeto de conhecimento: Elementos da Linguagem

Metodologia: Tarefas de assimilação de conteúdo

Habilidade:

(EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.

Desenvolvimento:

1º Momento: Retome o conteúdo com a turma sobre os movimentos da dança e pergunte se algum aluno sabe o nome de algum movimento, explique que no balé assim como em qualquer modalidade de dança cada movimento.

2ºMomento: Entregar a turma a atividade disponível em:

 https://www.tudosaladeaula.com/2023/06/atividade-de-arte-movimentos-da-danca-3ano.html

para ser realizada em sala.

3ªMomento: Fazer a correção dessa atividade usando o gabarito: 1. Ele dobra, estica, faz movimentos rápidos, firmes e leves, que vão para diversas direções. / 2D / 3. podem ser repentinos, treinados, copiados, modificados ou criados. / 4D / 5. (Rodar: figura 1), (Pular: figura 2). / 6. Pular, dobrar-se e esticar-se. (Considerar outras respostas) / 7. I, II e III. / 8D / 9. Simetria de rotação. / 10. Coração. / 11. Rotação e translação. / 12. Proporciona excelentes benefícios que contribuem para a consciência corporal, habilidades interpessoais e expressão emocional.

 

Avaliação: Somativa

 

 

Anexo:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário