7ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema Intercurricular:.Leitura
e escrita; Itamaraju em foco (Corpo e movimento) |
Tema
Contemporâneo Integrador:
Diversidade cultural, Ciência e tecnologia |
Unidade
Temática: Teatro, Música, Dança Ano: 6º Período:22/08 a 06/09/2024 Aulas: 04 |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
5.
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação
artística. 4.
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 8.
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e
colaborativo nas artes. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
Aula 1:
O corpo humano como instrumento musical |
Objeto
de conhecimento: Notação e Registro Musical, Elementos da Linguagem, Processos
de Criação |
Metodologia: Observações da realidade através
de vídeos. |
Habilidades: (EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação
musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação,
relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR20)
Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade,
timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e
plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de
composição/criação, execução e apreciação musicais. (EF69AR23)
Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas
sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos
acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando
ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Após as atividades
referentes à anatomia humana, Renascimento e Leonardo da Vinci do livro
Superação Arte, volte a conversar com os estudantes sobre o uso do corpo na
arte e nas manifestações artísticas. Pergunte se existe outra forma de
expressar arte utilizando o corpo e relacione-a com a música e a dança.
Indague se já viram, por exemplo, uma apresentação de beatbox: batidas de
hip-hop que artistas fazem com a voz. Convide-os a ler, de forma
compartilhada, o texto da página e faça a descrição dos elementos visuais
presentes na imagem da página 110 do livro didático. 2ºMomento: Apresentação e
entrevista de Fernandinho Beat Box no programa Manos e Minas da TV Cultura.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xvx5dgflM8o. Acesso em: 13
jul. 2022. 3ªMomento: Após a leitura do texto da página 111, livro didático
Superação Arte, se possível, peça aos estudantes que
pesquisem vídeos das músicas do grupo Barbatuques em sites ou assistam ao
vídeo proposto no para ampliar. Após a pesquisa, organize os estudantes em
grupos e peça a eles que tentem reproduzir um trecho de uma música do grupo
evidenciado, pois trata-se uma atividade de percepção auditiva e exploração
das possibilidades sonoras do corpo. É provável que os grupos não cheguem a
um resultado final muito próximo do que foi apresentado. O importante é perceberem
e identificarem a origem dos sons e explorarem o próprio corpo. Caso a turma
não tenha acesso ao vídeo, sugira uma experiência simples unindo diferentes sons
produzidos pela voz, palmas, estalos de dedos. 4ºMomento: Organizar a vivencia
em um breve relato da aula sobre o que aprendeu e apresentar ao professor |
Avaliação:
Avalie os estudantes acerca do tema da
musicalidade corporal. Note se todos entenderam a função do corpo humano, que
ultrapassa a movimentação, incluindo também a musicalidade e a reprodução de
sons de instrumentos. Caso algum não tenha compreendido, você pode sugerir uma
pesquisa rápida acerca da prática da musicalidade usando o corpo – sua
possível origem e relatos na história e na cultura de outros povos. |
Aula 2:
Movimento na arte |
Objeto
de conhecimento: Elementos da Linguagem, Notação e
Registro Musical, Matrizes Estéticas e Culturais |
Metodologia:
Atividade
prática e reflexiva |
Habilidades: (EF69AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR24)
Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros
de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação,
circulação e organização da atuação profissional em teatro. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Retome com a turma o
que foi conversado sobre o movimento corporal e a dança como formas de
expressão de emoções e sentimentos. Peça aos estudantes que citem outras
manifestações artísticas que envolvam o movimento corporal, como a dança, o
teatro, o circo ou a música. Em seguida, realize a leitura compartilhada do
texto e descreva os elementos visuais das imagens presentes na página 114 do
livro Superação Arte. 2ºMomento: Após a leitura e a
observação das imagens, peça aos estudantes que realizem as atividades
presentes na página 115 do livro didático. Oriente- os acerca das respostas
possíveis, incentivando a observação e o debate entre eles para possíveis
interpretações das imagens apresentadas. Na segunda atividade, oriente a
turma quanto à pesquisa no meio digital. É possível solicitar aos estudantes
que anotem as fontes de suas pesquisas. 3ªMomento: Corrigir a atividade e
sanar possíveis dúvidas sobre o assunto. |
Avaliação:
Note se os estudantes compreenderam que existem
diferentes formas de manifestações artísticas envolvendo o corpo – entre
elas, o circo, por exemplo. Caso perceba dificuldades de
compreensão, proponha que realizem uma pesquisa sobre o circo e a expressão
corporal nesse meio artístico – sua origem, que tipos de apresentações
artísticas compõem o circo, entre outros questionamentos. Os estudantes
poderão apresentar os resultados de suas pesquisas para o restante da turma. |
Aula 3:
Atividades sobre dança |
Objeto
de conhecimento: Elementos da Linguagem, Notação e
Registro Musical, Matrizes Estéticas e Culturais |
Metodologia:
Abordagem didática-Atividades de consolidação do
conhecimento |
Habilidades:
(EF69AR09)Pesquisar
e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da
dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR16)Analisar
criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em
seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às
diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética. (EF69AR24)
Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros
de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação,
circulação e organização da atuação profissional em teatro. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Converse com a turma
sobre o movimento e arte, e de como a dança engloba todos os nossos
movimentos. 2ºMomento: Entregar a atividade
xerocada (em anexo) e pedir a turma para realizar a leitura e em seguida
responder a cruzadinha. 3ªMomento: Faça a correção da
atividade. |
Avaliação:
Somativa |
Aula 4:
Movimentos da dança |
Objeto
de conhecimento: Elementos da Linguagem |
Metodologia:
Tarefas de assimilação de conteúdo |
Habilidade: (EF15AR09)
Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na
construção do movimento dançado. |
Desenvolvimento: 1º Momento: Retome o conteúdo com
a turma sobre os movimentos da dança e pergunte se algum aluno sabe o nome de
algum movimento, explique que no balé assim como em qualquer modalidade de
dança cada movimento. 2ºMomento: Entregar a turma a
atividade disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2023/06/atividade-de-arte-movimentos-da-danca-3ano.html para ser realizada em
sala. 3ªMomento: Fazer a correção dessa
atividade usando o gabarito: 1. Ele dobra, estica, faz movimentos rápidos,
firmes e leves, que vão para diversas direções. / 2D / 3. podem ser
repentinos, treinados, copiados, modificados ou criados. / 4D / 5. (Rodar:
figura 1), (Pular: figura 2). / 6. Pular, dobrar-se e esticar-se. (Considerar
outras respostas) / 7. I, II e III. / 8D / 9. Simetria de rotação. / 10.
Coração. / 11. Rotação e translação. / 12. Proporciona excelentes benefícios
que contribuem para a consciência corporal, habilidades interpessoais e
expressão emocional. |
Avaliação:
Somativa |
Anexo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário