6ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE

Tema: A Cidade e a Arte Pública                                                  

Unidade Temática: Artes Visuais

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas

Ano: 7º                         Período: 03 a 14/08                                  Nº de Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR05) Experimenta e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,pintura,colagem,quadrinhos,

Dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance etc.). Processos de criação

(EF69AR16) Explorar e analisar,criticamente,diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e

Do conhecimento musical.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,política,histórica,eco-

nômica,estética e culturais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Pesquisar e conhece distintas matrizes estéticas e culturais, especialmente aquelas manifestas na arte e

nas culturas que constituem a identidade brasileira,sua tradição e manifestações contemporâneas,ree-

laborando-as nas criações da Arte.

Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial,com suas histó-

rias e diferentes visões de mundo.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

.Boas Vindas.

 

1ª Etapa:

. Apresentar um vídeo sobre A Cidade e a Arte Pública

https://www.youtube.com/watch?v=MwllWkipae8

. Em seguida explore com os alunos A Arte e sua relação com a cidade, chame atenção deles para a arte que acontece no espaço público da cidade.( página 60)

.OBS: Resposta pessoal que poderão ser registradas no caderno pelos alunos)

Questione-os:

.As manifestações artísticas são freqüentes na cidade onde você mora?

.Você já parou para ver algum acontecimento artístico em uma praça?

2ª Etapa:

.Observe a imagem da página 60 nos mostra o músico Pedro Carneiro,ele desenvolve projetos em parceria com artistas de várias partes do mundo.

 Essa performance é um convite para que as pessoas parem por um momento e mergulhem em outro universo mesmo estando em um espaço público.

.Você já ouviu alguma música em uma praça?

.Se sentiu em outro universo ao ouvi-la?

.A experiência foi boa?

 

AULA 02

3ª Etapa:

.APRENDER COM OS SENTIDOS

.Nesta atividade você vai se concentrar para perceber os sons que os o cercam, basta segui as orientações da página 61

4ª Etapa:.

.Assim que forem construídos os cones, peça aos alunos que coloquem um cone em cada orelha.

.Explique que esses cones servirão para mantê-los atentos à audição

.Depois peça a todos que fechem os olhos,façam silêncio e escutem com atenção:(As perguntas. respostas deverá ser  registradas no caderno pelos alunos)

.Que sons estão ouvindo?  .De onde eles vêm?     .Da rua?  .Da sala?      .Que tipo de sons são estes?     

 

.Peça então que cada aluno escolha um som e imagine como seria imitá-lo.

.Para finalizar, avise que a um sinal seu,todos deverão imitar os sons que escolheram. Reforce que devem fazer os sons juntos, ao mesmo tempo,e que não é preciso gritar.

. Ao final converse com a turma e estimule uma discussão sobre o que perceberam durante a experiência. da questão proposta para o aluno, você pode perguntar também:

.Os sons ouvidos eram da cidade?

.De seres vivos ou de máquinas?

.Como ficou o som coletivo?

 

 

AULA 03

5ª Etapa:

.Começando por você:

. Verifique se os alunos frequentam espaços públicos e se participam de ações lúdicas ou artísticas na cidade em que vivem. O importante  neste momento, é que eles comecem a pensar em como os espaços públicos são ocupados pelos cidadãos e pela arte. Peça aos alunos que observem as fotos e façam a leitura das páginas 62 a 66 e em seguida responda as questões da página 62 e essas que estão disponíveis aqui:

.Qual o nome do artista sueco que fez a escultura Caixa de Fósforo em Barcelona?

.Que objeto você recriaria em grandes dimensões e instalaria perto de sua casa?

.Que efeito acredita que ele poderia causar?

.Fale um pouco sobre a escultura da artista japonesa Tomie Ohtake.

.Que nome você daria a essa obra?

.A obra da página 66 foi criada por quatro artistas,cite os nomes dos artistas.

 

 

                                                                               AULA 04

6ª Etapa:

 

.Para Ampliar o Conhecimento ouça a música (A Cidade).

https://infograficos.estadao.com.br/especiais/20-anos-manguebeat/para-entender-o-manguebeat.html

  Acessado:30/07/2020

 

.Qual a cidade que a música descreve?

.O que mais te chamou a atenção na música?

.Qual o nome do movimento musical que Chico Science e Nação Zumbi pertencia?

.O que a música retrata?

 

Livro do 7º ano online acessado em 30/07/2020 https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-ngOa9MzjSdqNMXoI

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (  ) Microscópio; (X) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros: Papel ofício(X )

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (60 a 66) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                      

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário