1ªSEQUÊNCIA DE ARTE 7ºANO

 

1ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE 2025

Tema Intercurricular:   O papel do feedback no processo da Recomposição.

Subtema: Avaliar para Recompor - Estratégias para direcionar os estudos de Arte. "Reconectando Sentimentos: As Cores das Emoções" (Luciano Martins)

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação, Sistemas de Linguagem (6ºano)

Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação, Sistemas de Linguagem (7ano)

 

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas   Ano: 6º e 7º  Período: 06/03 a 28/03/2025     Aulas: 07   

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.),fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR68BA) Dialogar sobre a criação pessoal e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliando a percepção da multiplicidade de significados atribuíveis às manifestações artísticas.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições,artistas, artesãos, curadores etc.).(6º e 7º)

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das Artes Visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artísticovisuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.(Somente o 7ºano)

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de  diferentes produções artísticas.(Somente 7ºano)

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).(somente 7ºano)

(EF67AR-AD) Identificar e analisar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre diferentes linguagens artísticas, investigando suas experiências, percepções e relações com a arte no cotidiano, para planejar estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem significativa.(6º e 7º)

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (Somente 7ºano)

(EF69AR79BA) Desenvolver processos de criação em Artes Visuais que mobilizem diálogos entre o passado e o presente.(Somente 7ºano)

(EF69AR38BA) Experimentar e aplicar diferentes técnicas de produção manual em artes visuais. (7ºano)

(EF67AR-AD) Identificar e analisar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre diferentes linguagens artísticas, investigando suas experiências, percepções e relações com a arte no cotidiano, para planejar estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem significativa.(6º e 7º)

(EF67AR-SE) Desenvolver a empatia e a expressão emocional por meio das artes, incentivando a colaboração, o respeito à diversidade e a valorização das próprias produções e das dos colegas em diferentes contextos culturais.

( 6º e )

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

              Autoconsciência – Identificar e expressar sentimentos e emoções.

                Habilidades de relacionamento – Comunicação e escuta ativa.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

ATENÇÃO PROFESSOR!!!

Estamos iniciando um ano letivo e como todo início de ano é necessário considerar a avaliação diagnóstica em busca de compreender e identificar os déficits de aprendizagem, dificuldades na leitura, escrita e interpretação. Com essa avaliação, é possível conhecer mais sobre o histórico educacional dos estudantes, com detalhes como: O que o aluno sabe; O que o aluno deveria saber, mas não sabe e as expectativas do estudante em relação aos objetos de conhecimento. Tal diagnóstico é importante para que os professores possam melhorar os processos de ensino e aprendizagem durante o período letivo para uma turma ou estudante específico. Outro fator significativo é que professores que trabalham outros componentes curriculares, exceto Língua Portuguesa, não veem a si próprios como alfabetizadores. Ou seja, estratégias e habilidades para fazer sentido a partir do texto são normalmente visto como o trabalho de professor de português. Os textos nas aulas de arte são fundamentais.

Objetivos e propósitos interpretativos para os quais os alunos se envolvem com as artes, em comparação com textos literários, são bastante diferentes e requerem diferentes práticas disciplinares e são fundamentado em diferentes epistemologias, ideias centrais, gêneros e discurso de criação de sentido práticas. 

Os textos ricos e variados, enfocam a alfabetização como uma ferramenta de aprendizagem, e instrução fornece aos alunos oportunidades significativas para desenvolver seu conteúdo artístico. Mostra aos alunos como aprender arte por meio da leitura e como aprender a alfabetizar por meio da Arte.

Ler e escrever em arte exigem que os alunos integrem uma série de conhecimentos artísticos e a formação de um vocabulário específico.

Isso é muito importante, uma vez que a compreensão da leitura está intrinsecamente ligada ao conhecimento de vocabulário. Também se relaciona com o conceito de conhecimento prévio para que mantenha o novo aprendizado; se os alunos têm uma compreensão segura do vocabulário ao ler o texto, eles acharão mais fácil sintetizar os conceitos que se relacionam com o vocabulário conforme os encontram no texto. É preciso mais do que nunca uma dedicação especial a esse momento de diagnóstico, onde os dados colhidos durante esse processo precisam ser bem específicos e detalhados. É necessário calma e priorizar a escuta de todos os alunos, para colher o máximo de informações possíveis.

Outro fator relevante nesse primeiro contato é acolher esse aluno e atender requisitos para desenvolver as Competências Socioemocionais.

As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada indivíduo de lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.

 

Informações para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1ª Aula:

1º Momento: Acolhida e Apresentações

- Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos

Professor, após a apresentação faça a dinâmica com os alunos

 

Dinâmicas:

                  O Círculo das Cores e Emoções

Material: Cartões coloridos (vermelho, azul, amarelo, verde, roxo, laranja) e uma lousa. Como fazer:

   1. Distribua um cartão colorido para cada aluno.

2. No quadro, associe cada cor a um sentimento (exemplo: vermelho = raiva, azul = tristeza, amarelo = alegria, verde

   = esperança, roxo = medo, laranja = entusiasmo).

                 3. Peça para cada aluno levantar seu cartão e contar uma situação em que sentiu aquele sentimento.

4. Anote padrões de respostas para entender o perfil emocional da turma.

 

Depois de terminada essa brincadeira, peça a turma para fazer um cartaz com as anotações e colar na sala.

 

2ºMomento:

 

                   A Caixa Surpresa das Emoções

                  Material: Caixa com papéis coloridos, cada um contendo uma pergunta sobre emoções.

                  Como fazer:

1.      Passe a caixa de mão em mão ao som de uma música.

2.      Quando a música parar, o aluno que estiver com a caixa retira um papel e responde à pergunta (exemplo: “O que

                 te deixa feliz na escola?”, “Quando você sente medo?”, “O que te motiva a estudar?”).

3.      Anote as respostas para entender o emocional da turma.

                   Essas dinâmicas promovem tanto habilidades artísticas quanto emocionais, ajudando no diagnóstico da turma de

                   forma lúdica.  O professor deve garantir que todos tenham o direito de expressar suas ideias e estimular a cooperação e a combinação entre ideias. Todas as ideias devem ser aceitas, mesmo que pareçam incoerentes

2ªAula

1º.Momento: Professor explique aos alunos o que é arte, sobre a importância do estudo de arte e em seguida faça o levantamento de conhecimento prévio e aplique a atividade

·       O que é Arte para você?

·       Você gosta de estudar sobre a Arte? Como você gostaria de estudar esse componente?

 

2º Momento: Professor apresente o texto aos alunos “A Arte na nossa vida”.

É importante orientá-los sobre a organização do caderno e utilização da folha nesse momento, como deve ser o cabeçalho, título da atividade, margens, etc. Oriente os estudantes a escreverem o trecho no caderno (reescrita de texto).

                                       

            A arte está em nossa vida, embora na maioria das vezes não nos damos conta disso. Você pode pensar que não conhece arte, que não convive com objetos artísticos, mas estamos todos muito próximos dela. Ao acordar pela manhã e olhar o relógio para saber a hora, você tem o primeiro contato do dia com a arte. O relógio, qualquer que seja o seu modelo, passou por um processo de produção que exigiu planejamento. A roupa que vestimos a caneta que utilizamos, os móveis que usamos são claro exemplo de como a arte se faz presente no nosso dia a dia.

            Por meio da arte é possível nos comunicarmos com o mundo, expressarmos nossos sentimentos e ideias. Por isso a arte pode divertir e incomodar as pessoas. Ela pode nos fazer pensar em coisa que em geral não observamos, à primeira vista, no dia a dia.

http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html

3º.Momento: Observe as imagens a seguir e responda às questões.

                     1ªimagem                                            2ªimagem                                                3ªimagem

1 – Em quais imagens estão representadas cenas ou objetos que você conhece?

 

2 – Em sua opinião, quais imagens podem ser consideradas formas de arte?

 

3 - Responda:

·       Qual o sentimento você tem quando está na aula de arte?

·       Você acha que a aula de arte te ajuda no seu dia a dia?

·       Para você o que é preciso para uma pessoa ser um artista?

·       Por que o mundo precisa de arte?

·       Como conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?

3ª Aula: O Monstro das Cores

1º Momento: O Monstro das Cores. O livro trabalha com cinco emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo e calma. Para cada uma foi designada uma cor: amarelo, azul, vermelho, preto e verde, respectivamente. Um monstrinho confuso não sabe expressar o que lhe passa. Ele conta com a ajuda de uma amiguinha para colocar ordem em todas as emoções que não consegue explicar. Nessa aula iremos trabalhar as emoções e cores.

1) Leia o livro “O monstro das cores”, de Anna Llenas.

       

 

Mas... e agora? 

Sabe dizer o que você está sentindo?  

 

2ºMomento: Agora responda:

 

3º Momento: Agora você é o artista, mão na massa – Vamos fazer um termômetro das emoções?

Segue em anexo os desenhos

O mais legal do termômetro das emoções que vamos confeccionar é que pode ser feito pelo aluno. Isso é um plus, posto que pode internalizar o significado das emoções, aprendendo a nomear o que sente com mais facilidade.

 

Material necessário:

·        Fichas das emoções para colorir (em anexo)

·        Cartolina de cor

·        Lápis de cor

·        Pregadores de madeira

·        Caneta preta

·         Fita decorativa

·        Cola bastão

Como preparar:

Primeiramente você deve fornecer os nomes das emoções a serem trabalhadas. Neste caso, optamos por fazer umas fichas retangulares, em cartolina. Com uso do rotulador escrevi cada emoção em uma ficha. A ideia é apresenta-las, uma ao lado da outra.

Pergunte ao aluno se ele pode descrever situações em que sente raiva, alegria, tristeza, calma, medo…

Depois, apresente as fichas das cinco emoções (imprime os desenhos disponíveis em anexo). Peça ao aluno que observe as expressões do monstrinho e identifique que emoção está sentindo.

Após relacionar emoção e desenho dos monstrinhos, devemos dar uma cor a cada emoção. Seria legal deixar que o aluno escolha as cores, ainda que sejam arbitrárias e não sejam aquelas que previamente podemos conceber para tal emoção.

https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro/

4ª Aula

1º Momento: Relembrando Cores

 

 

                                                     

                                                                                                

2º Momento:

 

Dê sentimentos as cores, siga o exemplo e as suas emoções:

·        Vermelho- Amor, paixão, energia, violência.

·        Azul-

·        Verde-

·        Amarelo-

·        Laranja-

·        Cinza-

·        Branco-

·        Roxo-

·        Rosa-

           Desenhe o que está sentindo e escreva o motivo:

              

Observação: Professor peça aos alunos trazerem para a próxima aula um pouquinho de: Açafrão, corante e café

5ªAula

1º Momento: MISTURANDO AS CORES

Assistir o Vídeo (Mistura de cores- Primárias, secundárias e terciárias)

Vídeo das cores: https://www.youtube.com/watch?v=qFF6IL-1o-k

2º Momento:

                          

Com esse experimento quais foram as cores encontradas?

·        Essas cores que foram encontradas pertencem a qual grupo? Escreva os nomes das cores nas bexigas e em seguida escreva as emoções que as cores transmitem.

·        São cores primárias?

·        São cores secundárias?

·        São cores terciárias?

Aprofundando no tema:

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o açafrão que cor terei?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o corante que cor terei?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o café que cor terei?

 

6ª Aula:

É importante orientá-los sobre a organização do caderno e utilização da folha nesse momento, como deve ser o cabeçalho, título da atividade, margens, etc. 

1º Momento: LUCIANO MARTINS (leitura compartilhada)

Luciano Martins (Porto Alegre5 de setembro de 1996) é um artista plástico brasileiro que se tornou muito conhecido por conta de sua pintura que lembram traços infantis, porém lúdicos.

É um dos artistas mais vendáveis da sua geração. Suas obras pintadas com tinta aquarela pra trabalho, Luciano Martins foi convidado, juntamente com suas obras, para estar à frente de muitas organizações não governamentais, como a APAE de Santos, Pomerode, ABRALE e Arte solidária.

Criador de um manifesto artístico que se baseia nos registros de sua vivência e nas coisas que ocorrem no dia a dia, o artista tenta influenciar aqueles que apreciam suas telas a construírem um olhar mais positivo sobre a vida. Com seus traços tornou-se um dos profissionais mais respeitados de sua geração[1]. Já realizou mais de 100 exposições regionais, nacionais e internacionais[2], e ainda realiza um trabalho educacional com alunos da rede pública e privada, fazendo com que as crianças também se apaixonem pela arte.

Gostava de brincar que era dono de sua própria editora e começava a criar histórias em quadrinhos[3]. No decorrer dos anos, Luciano foi crescendo e começou a trabalhar como criador de charges nos jornais do bairro onde morava. Em 1986, aos 20 anos, como não conseguiu trabalhar em outros grandes jornais, ele entrou na área da publicidade e propaganda na empresa Martins Andrade Comunicação, como estagiário e depois como diretor de arte, onde ele traduzia para o desenho as ideias dos publicitários da agência[4][2]

  • Releitura Frida Kahlo – 60cmx80cm  / Releitura Monalisa - 65cmx85cm / Minha Infância – 70cmx100cm
  • Minha Infância – 70cmx100cm
  • Gato Fatiado – 90cmx120cm
  • Além de várias outras releituras Luciano Martins é isso...dialoga com o universo infantil encantando crianças pela simplicidade de seu traço e riqueza de cores.

As cores nos causam sensações e podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até nosso humor.

Agora é a sua vez:

2º Momento: ATIVIDADE

·        Luciano gostava de brincar que era dono de sua própria editora e gostava de criar histórias em quadrinhos. Crie uma pequena história em quadrinhos a partir das 3 obras acima.

·        Em quais telas aparecem as cores secundárias? Quais emoções essas cores lhe transmite?

·        Quais as organizações que o artista Luciano Martins está a frente?

·        Quantas exposições regionais, nacionais e internacionais Luciano Martins realizou?

·        Luciano Martins realiza um trabalho educacional com alunos fazendo com que as crianças se apaixonem pela arte, você também é apaixonado pela arte?

·        Cite algumas obras de Luciano Martins

 

7ªAula

1º Momento: LUCIANO MARTINS

·        Peça aos alunos para assistir o vídeo - Exposição Mundo Lúdico de Luciano Martins [FCRS] - 2017

 

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA

 

 

2º Momento: Atividade

·        Ao assistir o vídeo o que mais lhe chamou a atenção?

·        O que ele falou sobre a vida dele? Relate em um pequeno texto como foi a carreira de Luciano Martins.

·        Você gosta de apreciar artes desse tipo?

·        Descreva quais emoções você sentiu ao ver as obras do artista Luciano Cruz.

·        Quais animais estão presentes nas obras de Luciano Martins?

·        Escolha uma das obras do artista Luciano Martins, desenhe e pinte usando as cores que você gosta. CAPRICHE!

Observação: Ao longo da aplicação da sequência, registre as observações de desempenho de cada aluno na ficha de avaliação diagnóstica disponibilizada por WhatsApp.

 

 

 

Referências acessadas em 27/03/2025

https://www.google.com/search?q=cores+atividades&tbm=isch&ved=2ahUKEwjIi-

https://www.google.com/search?q=luciano+martins+artista+plastico&rlz=1C1GCEA

https://www.google.com/search?q=cores+prim%C3%A1rias+secund%C3%A1rias+e+terci%C3%A1rias&

https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA

https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte&tbm=isch&ved=

https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte+moveis&tbm

https://www.google.com/search?q&tbm=isch&ictx=

https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro

http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html

 

 

 

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Anexo:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário