SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Unidade Temática: Estudando as formas geométricas com Tarsila
do Amaral |
Objeto do conhecimento: |
Objeto de Conhecimento: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e
da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano:
8º Período: 30/06 e 07/07/2020 Nº de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01). – Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções
artísticas. Materialidades. (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). Processos de criação. (EF69AR35) Identificar e manipular
diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
1.
(3) Pesquisar e conhecer distintas matrizes
estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas
culturas que constituem a identidade brasileira -, sua tradição e
manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte. 2.
(4) Experienciar a ludicidade, a percepção, a
expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora
dela no âmbito da Arte. 3.
(6) Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado
e consumo, compreendendo, de forma critica e problematizadora, modos de
produção e de circulação da arte na sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
3.Valorizar e
fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
OBS:
Professores para esse primeiro momento seria importante que a aula fosse ao
vivo para que o aluno sinta uma segurança maior ao assistir a aula, mas se
não conseguir faça uma gravação e passe para os alunos e explique que
qualquer duvida pergunte no meio de comunicação do grupo formado pela escola
(WhatsApp, goolgle class e meet) 1ª aula 1º momento . Boas vindas (uma música ou um vídeo para recebê-los) . Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - Duração (1 hora semanal) - Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc) - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula) 2ºmomento OBS: Professor faça um comentário breve sobre o
artista Romero Britto (anexo) e as formas geométricas que ele usa em suas
obras. . Questionar: ·
Vocês já ouviram falar
sobre a artista Tarsila do Amaral? ·
Quais são as cores que
ele utiliza para pintar? ·
Vocês conhecem algumas
de suas obras? ·
Quais as formas
geométricas encontramos nos trabalhos dela? 3ºmomento . Apresentar um vídeo, um slid para os alunos: Tarsila do Amaral https://www.youtube.com/watch?v=0vWwEQeKTEw . Após a leitura explicar o texto e questionar
aos alunos: . Explorar o tema com outras
questões, que julgar necessário. . Apresentar o slide (anexo) e fazer as devidas explicações . Pedir para resolver a atividade (anexo) e ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0vWwEQeKTEw 2ª aula 1º momento . Correção oral da atividade e momento para sanar
as dúvidas. Apresentar o conteúdo formas geométricas (TANGRAM)
A LENDA DO TANGRAM https://www.youtube.com/watch?v=fKdEYytQvm0 2ºmomento . - Quem viu o vídeo? - O que aprendeu que ainda não sabia? - O que achou interessante no vídeo? . Fazer as explicações necessárias . Averiguar se há dúvidas 3º momento Apresentar
as atividades e fazer as devidas explicações |
RECURSOS: ( )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X)
Textos Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
1ª ATIVIDADES DA 1ª AULA - Leia o texto e responda
as questões:
Biografia de
Tarsila do Amaral
Nasceu em 1 de setembro de 1886,
em Capivari, interior do Estado de São Paulo,[1] filha de José Estanislau do
Amaral Filho e de Lídia Dias de Aguiar. Tarsila era a primeira filha do
casal,
Ainda na infância Tarsila passou parte de seu tempo em São Paulo,
primeiro na casa do avô e depois sucessivamente em um colégio de freiras do bairro de Santana e no Colégio Sion. Mais tarde, julgando que
poderia oferecer à filha uma educação ainda melhor, seus pais a matricularam no
Colégio Sacré-Coeur de Barcelona, na Espanha.
Ao chegar da Europa, em 1906,
casou-se com o médico André Teixeira Pinto. O marido se opôs ao desenvolvimento
artístico, levando à separação do casal.Tarsila se separou logo após o
nascimento da filha e voltou a morar com os pais na fazenda, levando Dulce, sua
filha.
Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro
Alexandrino Borges. Mais tarde, estudou com o alemão George Fischer Elpons. Em 1920, viaja
a Paris e frequenta a Academia Julian, onde desenhava
nus e modelos vivos intensamente. Também estudou na Academia de Émile Renard.
Casou-se com Oswald de Andrade em 1926 e, no mesmo ano, realizou sua
primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris. Em 1928, Tarsila pinta
o Abaporu, cujo nome de origem indígena
significa "homem que come carne humana", obra que originou o Movimento Antropofágico, idealizado pelo
seu marido.
Tarsila do Amaral, a artista-símbolo do modernismo brasileiro, faleceu
no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973 devido a causas naturais. Foi enterrada no Cemitério da Consolação de vestido
branco, conforme seu desejo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral
1.Qual é a data de nascimento de Tarsila do Amaral?
2.Em que cidade nasceu Tarsila do Amaral?
3.Em quais cidades Tarsila do Amaral estudou?
4.Com quem casou-se Tarsila do Amaral?
5.Qual foi a pintura feita por Tarsila que virou um ícone do
Modernismo brasileiro?
6.O que foi a fase "Pau-Brasil" de Tarsila do Amaral?
7.Tarsila do Amaral deu início ao movimento que trouxe o
modernismo para o Brasil. Como foi chamado esse movimento?
8.Com quantos anos morreu e qual foi a causa da morte de Tarsila
do Amaral?
https://rachacuca.com.br/quiz/35766/tarsila-do-amaral-i/
(ACESSADO: 24/06/2020)
2ª
ATIVIDADE:
Reproduza
o tangran, pinte e recorte as figuras geométricas e crie uma história utilizando o
tangram. Ou seja, criem um pequeno texto com algumas palavras e com as figuras
geométricas como o exemplo abaixo.
Um dia uma
MULHER FILHO
Reproduza
o tangran, pinte e recorte
https://www.espacoeducar.net/2011/07/atividades-com-o-tangram.html
ACESSADO
EM: 24/06/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário