8º ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Unidade Temática: Estudando as formas geométricas com Tarsila do Amaral

Objeto do conhecimento:  

 

Objeto de Conhecimento:  Estudo do espaço,  da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                          Período: 30/06 e 07/07/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF69AR01). – Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades.

 

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). Processos de criação.

 

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.      (3) Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira -, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

2.      (4) Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

3.      (6) Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores para esse primeiro momento seria importante que a aula fosse ao vivo para que o aluno sinta uma segurança maior ao assistir a aula, mas se não conseguir faça uma gravação e passe para os alunos e explique que qualquer duvida pergunte no meio de comunicação do grupo formado pela escola (WhatsApp, goolgle class e meet)

 

1ª aula

1º momento

. Boas vindas (uma música ou um vídeo para  recebê-los)

. Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- Duração (1 hora semanal)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

 

2ºmomento

 

OBS: Professor faça um comentário breve sobre o artista Romero Britto (anexo) e as formas geométricas que ele usa em suas obras.

. Questionar:

·         Vocês já ouviram falar sobre a artista Tarsila do Amaral?

·         Quais são as cores que ele utiliza para pintar?

·         Vocês conhecem algumas de suas obras?

·         Quais as formas geométricas encontramos nos trabalhos dela?

 

3ºmomento

 

. Apresentar um vídeo,  um slid  para os alunos: Tarsila do Amaral

https://www.youtube.com/watch?v=0vWwEQeKTEw

 

. Após a leitura explicar o texto e questionar aos alunos:

. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

. Apresentar o slide (anexo) e fazer as devidas explicações

. Pedir para resolver a atividade (anexo) e ver o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=0vWwEQeKTEw

 

2ª aula

1º momento

. Correção oral da atividade e momento para sanar as dúvidas.

Apresentar o conteúdo formas geométricas (TANGRAM) A LENDA DO TANGRAM

https://www.youtube.com/watch?v=fKdEYytQvm0

 

2ºmomento

. - Quem viu o vídeo?

- O que aprendeu que ainda não sabia?

- O que achou interessante no vídeo?

. Fazer as explicações necessárias

. Averiguar se há dúvidas

 

3º momento

Apresentar as atividades e fazer as devidas explicações

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

 

 

 

1ª ATIVIDADES DA 1ª AULA - Leia o texto e responda as questões:

Biografia de Tarsila do Amaral

 

Nasceu  em 1 de setembro de 1886, em Capivari, interior do Estado de São Paulo,[1] filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lídia Dias de Aguiar. Tarsila era a primeira filha do casal,

Ainda na infância Tarsila passou parte de seu tempo em São Paulo, primeiro na casa do avô e depois sucessivamente em um colégio de freiras do bairro de Santana e no Colégio Sion. Mais tarde, julgando que poderia oferecer à filha uma educação ainda melhor, seus pais a matricularam no Colégio Sacré-Coeur de Barcelona, na Espanha.

 Ao chegar da Europa, em 1906, casou-se com o médico André Teixeira Pinto. O marido se opôs ao desenvolvimento artístico, levando à separação do casal.Tarsila se separou logo após o nascimento da filha e voltou a morar com os pais na fazenda, levando Dulce, sua filha.

Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino Borges. Mais tarde, estudou com o alemão George Fischer Elpons. Em 1920, viaja a Paris e frequenta a Academia Julian, onde desenhava nus e modelos vivos intensamente. Também estudou na Academia de Émile Renard.

Casou-se com Oswald de Andrade em 1926 e, no mesmo ano, realizou sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris. Em 1928, Tarsila pinta o Abaporu, cujo nome de origem indígena significa "homem que come carne humana", obra que originou o Movimento Antropofágico, idealizado pelo seu marido.

Tarsila do Amaral, a artista-símbolo do modernismo brasileiro, faleceu no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973 devido a causas naturais. Foi enterrada no Cemitério da Consolação de vestido branco, conforme seu desejo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral

 

1.Qual é a data de nascimento de Tarsila do Amaral?

2.Em que cidade nasceu Tarsila do Amaral?

3.Em quais cidades Tarsila do Amaral estudou?

4.Com quem casou-se Tarsila do Amaral?

5.Qual foi a pintura feita por Tarsila que virou um ícone do Modernismo brasileiro?

6.O que foi a fase "Pau-Brasil" de Tarsila do Amaral?

7.Tarsila do Amaral deu início ao movimento que trouxe o modernismo para o Brasil. Como foi chamado esse movimento?

8.Com quantos anos morreu e qual foi a causa da morte de Tarsila do Amaral?

https://rachacuca.com.br/quiz/35766/tarsila-do-amaral-i/  (ACESSADO: 24/06/2020)

 

2ª ATIVIDADE:

Reproduza o tangran, pinte e recorte as figuras geométricas e crie uma história utilizando o tangram. Ou seja, criem um pequeno texto com algumas palavras e com as figuras geométricas como o exemplo abaixo.

Um dia uma  pediu ao seu  para buscar o  e o  na sua

               MULHER                     FILHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reproduza o tangran, pinte e recorte

https://www.espacoeducar.net/2011/07/atividades-com-o-tangram.html

ACESSADO EM: 24/06/2020

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário