9º ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Unidade Temática: Artes Visuais

Tema: Geometria aliada a obras de arte

Objeto do Conhecimento: Vida e obras de Tarsila do Amaral e as formas geométricas

Ano:                          Período: 30/06 e 07/07/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF69AR01). – Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades.

 

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). Processos de criação.

 

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.      (3) Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira -, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

2.      (4) Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

3.      (6) Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores para esse primeiro momento seria importante que a aula fosse ao vivo para que o aluno sinta uma segurança maior ao assistir a aula, mas se não conseguir faça uma gravação e passe para os alunos e explique que qualquer duvida pergunte no meio de comunicação do grupo formado pela escola (WhatsApp, goolgle class e meet)

 

.

1ª aula

1º momento

. Boas vindas (uma música ou um vídeo  para recebe-los)

. Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, meet e outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (1 hora semanal)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

 

2ºmomento

 

OBS: Professor faça um comentário breve sobre a artista Tarsila do Amaral (autobiografia) e as formas geométricas que ela usa em suas obras.

. Questionar:

·         Vocês já ouviram falar sobre a artista Tarsila do Amaral?

·         Quais são as cores que ele utiliza para pintar?

·         Vocês conhecem algumas de suas obras?

·         Quais as formas geométricas encontramos nos trabalhos dele?

 

3ºmomento

 

. Apresentar um vídeo,  um slide ou um texto para os alunos: Tarsila do Amaral

https://www.youtube.com/watch?v=0vWwEQeKTEw

. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

. Apresentar o vídeo e fazer as devidas explicações

. Pedir para resolver a atividade (anexo)

 

2ª aula

1º momento

. Correção oral da atividade e momento para sanar as dúvidas.

Apresentar o conteúdo formas geométricas (TANGRAM). A LENDA DO TANGRAM

https://www.youtube.com/watch?v=fKdEYytQvm0

2ºmomento

. - Quem viu o vídeo?

- O que aprendeu que ainda não sabia?

- O que achou interessante no vídeo?

. Fazer as explicações necessárias

. Averiguar se há dúvidas

 

3º momento

Apresentar as atividade e fazer as explicações necessárias.

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

 

1ª ATIVIDADE:

1.    Qual é a data de nascimento de Tarsila do Amaral?

2.    Em que cidade nasceu Tarsila do Amaral?

3.    Em quais cidades Tarsila do Amaral estudou?

4.    Com quem casou-se Tarsila do Amaral?

5.    Qual foi a pintura feita por Tarsila que virou um ícone do Modernismo brasileiro?

6.    O que foi a fase "Pau-Brasil" de Tarsila do Amaral?

7.    Tarsila do Amaral deu início ao movimento que trouxe o modernismo para o Brasil. Como foi chamado esse movimento?

8.    Com quantos anos morreu e qual foi a causa da morte de Tarsila do Amaral?

https://rachacuca.com.br/quiz/35766/tarsila-do-amaral-i/

https://www.slideshare.net/adrianninha/tarsila-do-amaral-59016903 ACESSADOS: 24/06/2020

2ª aula

1º momento

. Correção oral da atividade e momento para sanar as dúvidas.

Apresentar o conteúdo formas geométricas (TANGRAM). A LENDA DO TANGRAM

https://www.youtube.com/watch?v=fKdEYytQvm0

2ºmomento

. - Quem viu o vídeo?

- O que aprendeu que ainda não sabia?

- O que achou interessante no vídeo?

. Fazer as explicações necessárias

. Averiguar se há dúvidas

 

Acessado em: 24/06/2020

 

https://pt.slideshare.net/NPMat/atividade-com-o-tangram-6093926

ASSIM QUE MONTAR AS PEÇAS NO SEU CADERNO TIRE FOTOS E ENVIE AO SEU PROFESSOR.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS SEM ACESSO A INTERNET

 

Cole em uma cartolina ou um papel grosso as sete peças do tangram, pinte-as e recorte-as. Em seguida monte outras figuras que você quiser. ATENÇÂO: você tem que usar as 7 peças e registrar no seu caderno. CAPRICHE

http://cre6-rjrj.blogspot.com/2013/06/ideias-com-tangram.html Acessado: 20/06/2020

 

1ª ATIVIVDADE:

https://israelakotona.blogspot.com/2016/02/tarsila-do-amaral.html ACESSADO:24/06/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário