SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Unidade Temática: Artes Visuais |
Tema: Geometria aliada a obras de arte |
Objeto do Conhecimento: Vida e obras de Tarsila do Amaral e
as formas geométricas |
|
Ano:
9º Período: 30/06 e 07/07/2020 Nº de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01). – Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com
diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções
artísticas. Materialidades. (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). Processos de criação. (EF69AR35) Identificar e manipular
diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
1.
(3) Pesquisar e conhecer distintas matrizes
estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas
culturas que constituem a identidade brasileira -, sua tradição e
manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte. 2.
(4) Experienciar a ludicidade, a percepção, a
expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora
dela no âmbito da Arte. 3.
(6) Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado
e consumo, compreendendo, de forma critica e problematizadora, modos de
produção e de circulação da arte na sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
OBS:
Professores para esse primeiro momento seria importante que a aula fosse ao
vivo para que o aluno sinta uma segurança maior ao assistir a aula, mas se
não conseguir faça uma gravação e passe para os alunos e explique que
qualquer duvida pergunte no meio de comunicação do grupo formado pela escola
(WhatsApp, goolgle class e meet) . 1ª aula 1º momento . Boas vindas (uma música ou um vídeo para recebe-los) . Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, meet e
outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (1 hora semanal) - Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc) - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula) 2ºmomento OBS: Professor faça um comentário breve sobre a
artista Tarsila do Amaral (autobiografia) e as formas geométricas que ela usa
em suas obras. . Questionar: ·
Vocês já ouviram falar
sobre a artista Tarsila do Amaral? ·
Quais são as cores que
ele utiliza para pintar? ·
Vocês conhecem algumas
de suas obras? ·
Quais as formas
geométricas encontramos nos trabalhos dele? 3ºmomento . Apresentar um vídeo, um slide ou um texto para os alunos: Tarsila
do Amaral https://www.youtube.com/watch?v=0vWwEQeKTEw . Explorar o tema com outras
questões, que julgar necessário. . Apresentar o vídeo e fazer as
devidas explicações . Pedir para resolver a atividade (anexo) 2ª aula 1º momento . Correção oral da atividade e momento para sanar
as dúvidas. Apresentar o conteúdo formas geométricas
(TANGRAM). A LENDA DO TANGRAM https://www.youtube.com/watch?v=fKdEYytQvm0 2ºmomento . - Quem viu o vídeo? - O que aprendeu que ainda não sabia? - O que achou interessante no vídeo? . Fazer as explicações necessárias . Averiguar se há dúvidas 3º momento Apresentar
as atividade e fazer as explicações necessárias. |
RECURSOS: ( )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X)
Textos Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
1.
Qual é a data de nascimento de
Tarsila do Amaral?
2.
Em que cidade nasceu Tarsila do
Amaral?
3.
Em quais cidades Tarsila do
Amaral estudou?
4.
Com quem casou-se Tarsila do
Amaral?
5.
Qual foi a pintura feita por
Tarsila que virou um ícone do Modernismo brasileiro?
6.
O que foi a fase
"Pau-Brasil" de Tarsila do Amaral?
7.
Tarsila do Amaral deu início ao
movimento que trouxe o modernismo para o Brasil. Como foi chamado esse
movimento?
8.
Com quantos anos morreu e qual
foi a causa da morte de Tarsila do Amaral?
https://rachacuca.com.br/quiz/35766/tarsila-do-amaral-i/
https://www.slideshare.net/adrianninha/tarsila-do-amaral-59016903
ACESSADOS: 24/06/2020
2ª aula
1º momento
. Correção oral da atividade e momento para sanar as
dúvidas.
Apresentar o conteúdo formas geométricas (TANGRAM). A
LENDA DO TANGRAM
https://www.youtube.com/watch?v=fKdEYytQvm0
2ºmomento
. - Quem viu o vídeo?
- O que aprendeu que ainda não sabia?
- O que achou interessante no vídeo?
. Fazer as explicações necessárias
. Averiguar se há dúvidas
Acessado em: 24/06/2020
ASSIM QUE
MONTAR AS PEÇAS NO SEU CADERNO TIRE FOTOS E ENVIE AO SEU PROFESSOR.
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS SEM ACESSO A INTERNET
http://cre6-rjrj.blogspot.com/2013/06/ideias-com-tangram.html
Acessado: 20/06/2020
1ª ATIVIVDADE:
https://israelakotona.blogspot.com/2016/02/tarsila-do-amaral.html
ACESSADO:24/06/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário