4ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:”Valores em pauta:
Aprendizagens significativas e inovadoras em sala de aula” Tema Intercurricular: Sustentabilidade no sentido mais
significativo: Amor à vida, por todas as formas de vida e para vida (A Poesia do Corpo) |
Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e
Tecnologia, Meio Ambiente Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem,
Processos de Criação. |
Unidade Temática: Teatro Ano:
6º Período: 03/05 a 13/05/2023 Aulas:
4 |
|
HABILIDADES
|
|
(EF69AR024) Reconhecer e apreciar artitas e grupos de
teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes epócas, investigando os modos
de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação
profissional em teatro. (EF69AR025)
Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no
tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
teatral. (EF69AR031)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões de vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR035)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
·
Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade.. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante. Com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo, estimulando o compromisso, tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª Aula: 1ª Momento: ·
Professor
este vídeo abaixo é o mesmo indicado no livro didático. Assista com os alunos. PANTOMIMA E MÍMICA https://www.youtube.com/watch?v=emWXzCxmNC4&feature=youtu.beAcessado em 19/04/2023 Levantando conhecimentos
Prévios: Depois de
assistir o vídeo com a turma, faça
perguntas para compará-los. Ø Além de sensações cotidianas, como o sono ou
tristeza, o que mais o corpo pode comunicar? Ø Observe a imagem do livro didático página
80. O que o corpo do mímico Miqueas Paz parece estar expressando? ·
Estimule
todos a levantar e experimentar os movimentos de mímica por exemplo. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas
perceber o que realmente o aluno entendeu. Para aprofundar no tema, peça aos
alunos para assistirem o próximo vídeo. 2ª Momento:Assista o vídeo
EXPRESSÃO CORPORAL (Dicas
e Técnicas) | Projeto Ator 140 https://www.youtube.com/watch?v=ZJnQeMn7d0k&feature=youtu.be
acessado em 27/04/2023 ·
Agora é hora de deixar os alunos se
expressarem, faça questionamentos a respeito do vídeo, escute o que eles tem
a dizer. Quais as três dicas que o ator deixa em seu vídeo sobre
Expressão Corporal? 3ª Momento: Começando por você,
página 82 do livro didático Mosaico Professor faça a leitura compartilhada e explicação
do conteúdo das página 82 Após explicação, pedir aos alunos que façam
atividade da mesma página 82. O Corpo é o ponto de
partida para tudo que fazemos. Ele é a base de nossas ações e está integrada
a todos os gestos da nossa vida. Sempre que nos relacionamos ou nos expressamos,o
fazemos com o corpo? 2ª Aula: 1ª Momento: ·
Peça
aos alunos que interpretem as imagens. Reflita sobre as questões a seguir: 1-Você já pensou nas possiblidades
de expressão do corpo? De que maneiras você acha que o seu corpo pode se
expressar? 2- O corpo faz poesia? Você já pensou em como fazer poesia com ele?
Explique como. 3- É possível fazer poesia com as mais diferentes linguagens.Com a
linguagem do corpo não é diferente, nesse sentido, como você acha que é usado
o corpo na arte? 4- A dança é uma manifestação artística baseada em movimentos
corporais. Existem vários movimentos corporais. Cite aqui alguns deles. 2ª Momento: Corpo no Teatro
·
Professor faça a Leitura
compartilhada das páginas 83 e 84 já aproveitando o momento para explanar o
conteúdo. Após realizar a atividade abaixo. (Obs: Perguntas com base no texto do livro). Como se chama o personagem criado pelo mimico
JEAN-GaspardDeburau? O que é pantomina? Quais os gestos que podem ser feitos com a expressão
corporal? Observe as imagens no texto. Você consegue imaginar
uma situação para cada uma das fotos? O que significa dizer que um espetáculo é realizado
por meio de mímicas? 3ª Momento: ·
Vamos refletir sobre a relação
entre a expressão corporal e a linguagem teatral explorando a arte da mímica. A mímica é
uma forma de expressão na qual são utilizados gestos, movimentos corporais e
mudanças de fisionomia muito expressivos sem a utilização da fala e
conseguindo expor idéias e situações.Sua história começa no teatro da antiga
Grécia e se prolonga até os dias de hoje. A mímica é utilizada como forma de
diversão e como expressão artísticas pelos mímicos. Como diversão existem diversas brincadeiras
e jogos, onde uma ou mais pessoas fazem mímica, para que os outros descubram
alguma idéia, palavra ou termo previamente escolhido. A pantomima foi criada pelos romanos. Na
época de seu surgimento, foi influenciada pela tragédia e pela comédia,
tornando-se uma apresentação dramática muito popular em Roma.Apesar de
utilizar pouco as palavras,um espetáculo desta arte pode envolver canto e música.
Porém, os mimos (mímicos),atores que representam a pantomima, utilizam-se
apenas de gestos(mímicas) para representar. Normalmente, o espetáculo era feito por apenas um
ator,que,sozinho, interpretava vários papéis. ·
Após a
explicação peça para os alunos responderem a atividade:
1-Você já viu uma apresentação
de mímica? O que achou? 1-
2-Quem
faz esse tipo de apresentação? 3-Você e seus amigos já bricaram em silêncio,apenas
gesticulando?como foi? 4-Você acha fácil ou difícil compreender uma cena
que contenha apenas gestos? Por que? 5-Após leitura e estudo, o que você entende por
mímica e pantomima? 4ª Momento: Observe
as imagens a seguir: Página 83 do livro didático-Pierrot. O Pierrot é um personagem tradicional,das comédias populares
européias,recriado muitas vezes por diferentes
artistas. 1-
Repare nos gestos de Pierrot,como o corpo do mímico
está em cada uma das imagens? 2-
Que ações ele aparece estar desempenhando? 3-
Você consegue imaginar uma situação para cada uma das
fotos? Qual? 4-
Que nome você daria para cada uma das cenas
apresentadas pelo Pierrot? 5-
Em sua opinião o que as pessoas tem que fazer para
transmitir uma mensagem utilizando apenas mímica? 3ª Aula 1ª Momento: >Faça um levantamento prévio dos conteúdos trabalhados
anteriormente >Dando continuidade a aula, peça aos alunos para pesquisarem
a definição da palavra Teatro e
fazerem a leitura. >Após a leitura apresente o texto: O que é teatro? Aplique a atividade: 2ª Momento: Um
dos elementos básico do teatro é o texto. Observe a imagem abaixo e monte seu
texto como se fosse uma cena de uma peça teatral com o tema: Sustentabilidade
e o Meio Ambiente. ·
Professor, explique para os alunos o que é
sustentabilidade e em seguida aplique a atividade (A sustentabilidade consiste em atender às necessidades das
gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras,
garantindo ao mesmo tempo um equilíbrio entre o crescimento econômico, o
respeito pelo meio ambiente e o bem-estar social.7 de abr. de 2022) Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão
os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água,
alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do
planeta poderão acabar.7 de jul. de 2017 3ª Momento: Agora é a sua vez, com papelão crie um ambiente
sustentável 4ª Aula 1ª Momento:
2ª Momento: Atividade sobre o que você aprendeu 1.
Qual
das imagens a seguir está relacionada ao tema da aula? 2. O Teatro de Bonecos pode ser definido
como: a)
um entretenimento voltado ao público infantil. b)
uma forma de animar e comunicar ideias. c)
um recurso utilizado apenas por animadores de festa. d)
uma linguagem teatral nova criada no século XXI. 3. Segundo o texto, por que o público tem
uma relação diferenciada com o boneco durante uma apresentação? 4. A pessoa responsável em dar vida ao
boneco, produzindo seus movimentos, é chamada de: a)
encenador. b)
dublador. c)
bonequeiro. d)
animador. 5. Existem registros que, nos primórdios
do teatro de bonecos, ele era utilizado para: a)
contar histórias religiosas. b)
divulgar festas e eventos. c)
narrar os fatos cotidianos. d)
entreter e animar crianças. 6.
Como foram feitos os primeiros bonecos para serem utilizados em peças teatrais? 7. O Bunraku é um Teatro profissional de
Bonecos do Japão, criado no século XVII,
para: a)
crianças. b)
jovens. c)
adultos. d)
todas as idades. 8. Como são chamados os bonecos
manipulados pelas mãos sem a utilização de
cordões? a)
Fantoches. b)
Marionetes. c)
Dedoches. d)
Mamulengos. 9. Assinale a afirmativa FALSA: a)
O teatro de bonecos também pode ser realizado por pessoas fantasiadas. b)
O teatro mamulengo é rico em situações cômicas e satíricas. c)
O teatro de bonecos é a arte de dar vida a seres inanimados. d)
O teatro de bonecos cumpre sua função artística de criticar. 10.
Explique como o teatro de bonecos é realizado pelo ator-manipulador causando
animação. 3ª Momento: ·
Com material reciclável crie um fantoche bem bonito.Segue alguns
modelos feitos de caixa de leite. GABARITO:1B / 2B / 3. Porque entram em cena bonecos no lugar de
atores, nos encantamos com as inúmeras possibilidades criativas que o homem
tem em criar bonecos das mais variadas formas e extrapolar os limites do
possível em cena. / 4C / 5A / 6. Os bonecos eram moldados com barro, dotados
de recursos artesanais e fantásticos. / 7D / 8A / 9A / 10. As mãos, os pés e a
cabeça dos bonecos são presos por cordões a uma cruzeta, onde os bonequeiros
seguram para movimentá-los. Cada fio é responsável pelos movimentos de um dos
membros da marionete Fontes: https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A 6ºano acessado em 27/04/2023 https://rceliamendonca.com/2013/02/09/arlequim-colombina-e-pierrot/acessado
em 27/04/2023 https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#search/teatro/ https://www.liveworksheets.com/mc2538836xf https://www.google.com/search?q=meio+ambiente&rlz=1C1G |
RECURSOS:( ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; ( ) Jogos; () Textos Informativos; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Atividade escrita; () Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário