4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6ºANO 2023

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:”Valores em pauta: Aprendizagens significativas e inovadoras em sala de aula”

Tema Intercurricular:  Sustentabilidade no sentido mais significativo: Amor à vida, por todas as formas de vida e para vida (A Poesia do Corpo)

Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente

 

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação.

Unidade Temática: Teatro          Ano:                  Período: 03/05 a 13/05/2023       Aulas: 4

HABILIDADES

(EF69AR024)  Reconhecer e apreciar artitas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes epócas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

(EF69AR025) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

(EF69AR031) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR035) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante. Com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo, estimulando o compromisso, tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

1ª Aula:

1ª Momento:

·         Professor este vídeo abaixo é o mesmo indicado no livro didático.

Assista  com os alunos.

PANTOMIMA E MÍMICA

https://www.youtube.com/watch?v=emWXzCxmNC4&feature=youtu.beAcessado em 19/04/2023

Levantando conhecimentos Prévios:

Depois de assistir o vídeo  com a turma, faça perguntas para compará-los.

 

Ø  Além de sensações cotidianas, como o sono ou tristeza, o que mais o corpo pode comunicar?

Ø  Observe a imagem do livro didático página 80. O que o corpo do mímico Miqueas Paz parece estar expressando?

 

·         Estimule todos a levantar e experimentar os movimentos de mímica por exemplo.  Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu. Para aprofundar no tema, peça aos alunos para assistirem o próximo vídeo.

2ª Momento:Assista o vídeo

EXPRESSÃO CORPORAL (Dicas e Técnicas) | Projeto Ator 140

https://www.youtube.com/watch?v=ZJnQeMn7d0k&feature=youtu.be acessado em 27/04/2023

·         Agora é hora de deixar os alunos se expressarem, faça questionamentos a respeito do vídeo, escute o que eles tem a dizer.

Quais as três dicas que o ator deixa em seu vídeo sobre Expressão Corporal?

3ª Momento: Começando por você, página 82 do livro didático Mosaico

Professor faça a leitura compartilhada e explicação do conteúdo das página 82

Após explicação, pedir aos alunos que façam atividade da mesma página 82.

O Corpo é o ponto de partida para tudo que fazemos. Ele é a base de nossas ações e está integrada a todos os gestos da nossa vida. Sempre que nos relacionamos ou nos expressamos,o fazemos com o corpo?

2ª Aula:

1ª Momento:

·         Peça aos alunos que interpretem as imagens.

         

Reflita sobre as questões a seguir:

1-Você já pensou nas possiblidades de expressão do corpo? De que maneiras você acha que o seu corpo pode se expressar?

2- O corpo faz poesia? Você já pensou em como fazer poesia com ele? Explique como.

3- É possível fazer poesia com as mais diferentes linguagens.Com a linguagem do corpo não é diferente, nesse sentido, como você acha que é usado o corpo na arte?

4- A dança é uma manifestação artística baseada em movimentos corporais. Existem vários movimentos corporais. Cite aqui alguns deles.

2ª Momento: Corpo no Teatro

·         Professor faça a Leitura compartilhada das páginas 83 e 84 já aproveitando o momento para explanar o conteúdo.

Após realizar a atividade abaixo. (Obs: Perguntas com base no texto do livro).

Como se chama o personagem criado pelo mimico JEAN-GaspardDeburau?

O que é pantomina?

Quais os gestos que podem ser feitos com a expressão corporal?

Observe as imagens no texto. Você consegue imaginar uma situação para cada uma das fotos?

O que significa dizer que um espetáculo é realizado por meio de mímicas?

3ª Momento:

·         Vamos refletir sobre a relação entre a expressão corporal e a linguagem teatral explorando a arte da mímica.

mímica é uma forma de expressão na qual são utilizados gestos, movimentos corporais e mudanças de fisionomia muito expressivos sem a utilização da fala e conseguindo expor idéias e situações.Sua história começa no teatro da antiga Grécia e se prolonga até os dias de hoje.

A mímica é utilizada como forma de diversão e como expressão artísticas pelos mímicos.

Como diversão existem diversas brincadeiras e jogos, onde uma ou mais pessoas fazem mímica, para que os outros descubram alguma idéia, palavra ou termo previamente escolhido.

  Fonte: www.augustogomes.com.br acessado em 27/04/2023

pantomima foi criada pelos romanos. Na época de seu surgimento, foi influenciada pela tragédia e pela comédia, tornando-se uma apresentação dramática muito popular em Roma.Apesar de utilizar pouco as palavras,um espetáculo desta arte pode envolver canto e música. Porém, os mimos (mímicos),atores que representam a pantomima, utilizam-se apenas de gestos(mímicas) para representar. Normalmente, o        espetáculo era feito por apenas um ator,que,sozinho, interpretava vários papéis.

·         Após a explicação peça para os alunos responderem a atividade:    

          1-Você já viu uma apresentação de mímica? O que achou?

1-            2-Quem faz esse tipo de apresentação?

3-Você e seus amigos já bricaram em silêncio,apenas gesticulando?como foi?

4-Você acha fácil ou difícil compreender uma cena que contenha apenas gestos? Por que?

5-Após leitura e estudo, o que você entende por mímica e pantomima?

4ª Momento: Observe as imagens a seguir: Página 83 do livro didático-Pierrot.

                          

O Pierrot é um personagem tradicional,das comédias populares européias,recriado muitas vezes

por diferentes artistas.

1-      Repare nos gestos de Pierrot,como o corpo do mímico está em cada uma das imagens?

2-      Que ações ele aparece estar desempenhando?

3-      Você consegue imaginar uma situação para cada uma das fotos? Qual?

4-      Que nome você daria para cada uma das cenas apresentadas pelo Pierrot?

5-      Em sua opinião o que as pessoas tem que fazer para transmitir uma mensagem utilizando apenas mímica?

3ª Aula

1ª Momento:                                                                                                                                                                                                                                               

>Faça um levantamento prévio dos conteúdos trabalhados anteriormente

>Dando continuidade a aula, peça aos alunos para pesquisarem a definição da palavra Teatro  e fazerem a leitura.

>Após a leitura apresente o texto: O que é teatro?

Aplique a atividade:

2ª Momento: Um dos elementos básico do teatro é o texto. Observe a imagem abaixo e monte seu texto como se fosse uma cena de uma peça teatral com o tema: Sustentabilidade e o Meio Ambiente.         

·         Professor, explique para os alunos o que é sustentabilidade e em seguida aplique a atividade

(A sustentabilidade consiste em atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras, garantindo ao mesmo tempo um equilíbrio entre o crescimento econômico, o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar social.7 de abr. de 2022)

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.7 de jul. de 2017

                                                                                                                                                                                                                                   

3ª Momento: Agora é a sua vez, com papelão crie um ambiente sustentável

 

4ª Aula

1ª Momento:

  

                                              

                                                    

2ª Momento:

Atividade sobre o que você aprendeu

1.       Qual das imagens a seguir está relacionada ao tema da aula?

 

2. O Teatro de Bonecos pode ser definido como:

a) um entretenimento voltado ao público infantil.

b) uma forma de animar e comunicar ideias.

c) um recurso utilizado apenas por animadores de festa.

d) uma linguagem teatral nova criada no século XXI.

3. Segundo o texto, por que o público tem uma relação diferenciada com o

boneco durante uma apresentação?

 

4. A pessoa responsável em dar vida ao boneco, produzindo seus movimentos,

é chamada de:

a) encenador.

b) dublador.

c) bonequeiro.

d) animador.

5. Existem registros que, nos primórdios do teatro de bonecos, ele era utilizado

para:

a) contar histórias religiosas.

b) divulgar festas e eventos.

c) narrar os fatos cotidianos.

d) entreter e animar crianças.

6. Como foram feitos os primeiros bonecos para serem utilizados em peças

teatrais?

 

7. O Bunraku é um Teatro profissional de Bonecos do Japão, criado no século

XVII, para:

a) crianças.

b) jovens.

c) adultos.

d) todas as idades.

8. Como são chamados os bonecos manipulados pelas mãos sem a utilização

de cordões?

a) Fantoches.

b) Marionetes.

c) Dedoches.

d) Mamulengos.

9. Assinale a afirmativa FALSA:

a) O teatro de bonecos também pode ser realizado por pessoas fantasiadas.

b) O teatro mamulengo é rico em situações cômicas e satíricas.

c) O teatro de bonecos é a arte de dar vida a seres inanimados.

d) O teatro de bonecos cumpre sua função artística de criticar.

10. Explique como o teatro de bonecos é realizado pelo ator-manipulador causando animação.

3ª Momento:

·         Com material reciclável crie um fantoche bem bonito.Segue alguns modelos feitos de caixa de leite.

      

  

GABARITO:1B / 2B / 3. Porque entram em cena bonecos no lugar de atores, nos encantamos com as inúmeras possibilidades criativas que o homem tem em criar bonecos das mais variadas formas e extrapolar os limites do possível em cena. / 4C / 5A / 6. Os bonecos eram moldados com barro, dotados de recursos artesanais e

fantásticos. / 7D / 8A / 9A / 10. As mãos, os pés e a cabeça dos bonecos são presos por cordões a uma cruzeta, onde os bonequeiros seguram para movimentá-los. Cada fio é responsável pelos movimentos de um dos membros da marionete

Fontes:

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A 6ºano acessado em 27/04/2023

https://rceliamendonca.com/2013/02/09/arlequim-colombina-e-pierrot/acessado em 27/04/2023

https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#search/teatro/

https://www.liveworksheets.com/mc2538836xf

https://www.google.com/search?q=meio+ambiente&rlz=1C1G

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário