6ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 9ºANO

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Consumidor consciente empreendedor eficiente (Arte Contemporânea e o Público)

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas, Matrizes Culturais e Estéticas

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas  Ano:    Período: 31/07 à 12/08/2023       Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Identificar e utilizar elementos visuais, sonoros e corporais na criação de obras contemporâneas.

(EF69AR04) Analisar e interpretar códigos e signos utilizados em produções artísticas contemporâneas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF15AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF15AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Compreender e apreciar as manifestações artísticas e culturais, identificando suas especificidades e contexto históricos e sociais.

2. Analisar e interpretar obras de arte de diferentes épocas, culturas e estilos.

3. Valorizar e respeitar a diversidade cultural e artística.

4. Analisar a produção artística e seus diferentes contextos históricos e sociais.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Conhecimento: Utilizar as linguagens das artes para expressar e interpretar temas da contemporaneidade         Pensamento científico, crítico e criativo: Analisar e interpretar obras de arte desenvolvendo o pensamento crítico e criativo. Repertório cultural: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais. Comunicação: Compreender e utilizar diferentes linguagens artísticas para comunicar-se de forma expressiva e criativa. Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia e cooperação: Trabalhar em equipe, respeitando as opiniões dos colegas. Autoconhecimento e Autocuidado: Reconhecer e expressar emoções e sentimentos ao interagir com as obras de arte. Responsabilidade e cidadania: Respeitar e valorizar a diversidade cultural presente nas obras de arte.

Curiosidade para explorar novas ideias e conceitos. Respeito às diferentes interpretações e opiniões sobre a arte.

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA


1ª Aula

ARTE COMTEMPORÂNEA E PÚBLICO

 


 

 

 

 

 

 

1º Momento:

Sugerir aos estudantes a leitura das páginas 36 e 37do livro didático “Arte contemporânea e público”, em seguida fazer o levantamento de conhecimento prévio

 

2º Momento:

Iniciar uma aula explicativa com exploração da oralidade, com as seguintes abordagens:

Ø  Introdução à Arte Contemporânea.

Ø  Apresentação sobre o que é arte contemporânea;

Ø  Reflexão sobre a pergunta: “Essa obra pode ser considerada ‘bela’ para os padrões de uma escultura clássica? Afinal, isso é arte?”

Ø  Fazer uma análise das obras observando e destacando os materiais e técnicas utilizados.

 

3º Momento:

Pedir aos estudantes que respondam a atividade sugerida pelo livro referente ao objeto apresentado, na página 37 do livro didático.

2º Aula:

1ºMomento:

 Sugerir aos estudantes a leitura do texto do livro “Beleza em diferentes épocas” nas páginas 38 e 39, no livro Superação, 9º ano.

2º Momento:

Iniciar uma aula explicativa com exploração da oralidade, com as seguintes abordagens:

Ø  Apresentação do tema “Beleza na antiguidade, renascimento e contemporaneidade”.

Ø  Pedir aos estudantes que façam comparações com as diferentes representações de beleza nas épocas apresentadas.

Ø  Quais sensações cada pintura provoca?

3º Momento:

Pedir aos estudantes que respondam a atividade sugerida pelo livro referente ao objeto apresentado, na página 39 do livro didático

3ª Aula:

1º Momento:                              

Professor, apresente o texto aos estudantes e aplique as questões.

            

 

 

 

 

A ARTE CONTEMPORÂNEA E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO ATUAL

A arte contemporânea é uma manifestação artística que reflete e dialoga com o mundo em que vivemos, trazendo à tona questões sociais, políticas, culturais e tecnológicas. Ao contrário de movimentos artísticos do passado, a arte contemporânea não se restringe a uma única técnica ou estilo, mas se caracteriza pela diversidade de formas, materiais e abordagens. Essa pluralidade permite que a arte contemporânea seja um poderoso meio de expressão e reflexão sobre a realidade atual.

· Questões Sociais e Políticas: A arte contemporânea frequentemente aborda temas como desigualdade, identidade, direitos humanos e justiça social. Artistas como Ai Weiwei, com suas críticas ao governo chinês, e Banksy, com suas obras de protesto social, exemplificam como a arte pode ser uma forma de ativismo e conscientização.

·      Tecnologia e Digitalização: Com o advento das novas tecnologias, a arte contemporânea tem explorado mídias digitais, realidade virtual, inteligência artificial e outras inovações. Artistas como Rafael Lozano-Hemmer e Jenny Holzer utilizam tecnologia para criar obras interativas que envolvem o público de maneiras inovadoras.

·      Globalização e Multiculturalismo: A arte contemporânea reflete a globalização e o intercâmbio cultural. Artistas de diferentes partes do mundo influenciam-se mutuamente, criando um diálogo global. Exposições internacionais e bienais de arte são plataformas importantes para essa troca de ideias.

·      Meio Ambiente e Sustentabilidade: A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade também é um tema recorrente na arte contemporânea. Artistas como Olafur Eliasson e Agnes Denes utilizam suas obras para chamar a atenção para questões ambientais e a relação do homem com a natureza.

2ºMomento: QUESTÕES SOBRE O TEXTO:

      1-O que caracteriza a arte contemporânea em comparação com movimentos artísticos do passado?

      2- Cite alguns temas abordados pela arte contemporânea mencionados no texto.

      3-Como a arte contemporânea aborda questões sociais e políticas? Dê exemplos de artistas citados no texto que trabalham com esses temas.

       4-Em sua opinião, qual o impacto do ativismo na arte contemporânea para a sociedade atual?

       5-De que maneiras a tecnologia influencia a arte contemporânea, segundo o texto?

       6-Quais são alguns exemplos de artistas que utilizam tecnologias inovadoras em suas obras?

       7-Como a globalização e o multiculturalismo se refletem na arte contemporânea?

       8-Qual é a importância das exposições internacionais e bienais de arte para o diálogo global entre artistas?

       9-Como a arte contemporânea aborda as questões ambientais e de sustentabilidade?

       10-Dê exemplos de artistas mencionados no texto que trabalham com temas relacionados ao meio ambiente.

       11-Escolha uma das atividades educativas propostas no texto e explique como ela pode ajudar os estudantes a compreenderem melhor a arte contemporânea.

       12-Qual das atividades sugeridas no texto você acha mais interessante? Por quê?

       13-Em sua opinião, quais são os desafios enfrentados pela arte contemporânea em um mundo em constante mudança?

        14-Pesquise sobre um artista contemporâneo não mencionado no texto e descreva como o trabalho dele(a) reflete temas atuais.

 

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

4º Aula:

1º Momento:

Realizar a leitura coletiva das páginas 40 a 43 do livro didático “Da Arte Conceitual à Arte Contemporânea”

Análise e discussão das obras na oralidade:

Ø  Apresentação inicial sobre o conceito de arte contemporânea e sua evolução histórica.

Ø  Discussão sobre as obras de Claes Oldenburg e Louise Bourgeois mencionadas nas imagens.

Ø  Reflexão sobre o impacto da arte contemporânea na sociedade.

2º Momento: Pedir aos estudantes que respondam as atividades sugeridas pelo livro referente ao objeto de conhecimento apresentado, nas páginas 41 nº 03, 42 nº 04 e 43 nº 05.

Sugestões de Atividade prática:

Ø  Proposta de uma atividade prática: cada estudante deve criar uma obra de arte inspirada nas discussões da aula, utilizando materiais disponíveis em sala.

Ø  Organize um momento em que os estudantes criem obras de arte utilizando materiais reciclados ou sustentáveis. Discuta a importância da sustentabilidade e como a arte pode contribuir para a conscientização ambiental.

Ø  Recriando a Monalisa:

Obs: Os estudantes poderão montar em grupo um cartaz da Monalisa gigante (arquivo em anexo)

Ø 

GABARITO DAS QUESTÕES DO TEXTO:

 

1- A arte contemporânea se caracteriza pela diversidade de formas, materiais e abordagens, ao contrário dos movimentos artísticos do passado que frequentemente seguiam um estilo ou técnica específica. A arte contemporânea não se restringe a uma única técnica ou estilo, mas reflete e dialoga com o mundo atual, abordando questões sociais, políticas, culturais e tecnológicas.

 

2- Alguns temas abordados pela arte contemporânea mencionados no texto incluem desigualdade, identidade, direitos humanos, justiça social, tecnologia, globalização, multiculturalismo, meio ambiente e sustentabilidade.

 

3- A arte contemporânea aborda questões sociais e políticas frequentemente utilizando a arte como forma de ativismo e conscientização. Exemplos de artistas citados no texto são Ai Weiwei, que critica o governo chinês, e Banksy, que cria obras de protesto social.

 

4- O ativismo na arte contemporânea tem um impacto significativo ao conscientizar o público sobre questões sociais e políticas, provocando reflexão e diálogo. Ele pode inspirar mudanças sociais, dar voz a grupos marginalizados e desafiar normas e preconceitos estabelecidos.

 

5- Segundo o texto, a tecnologia influencia a arte contemporânea ao permitir a exploração de mídias digitais, realidade virtual, inteligência artificial e outras inovações. Artistas utilizam tecnologia para criar obras interativas que envolvem o público de maneiras inovadoras.

 

6- Exemplos de artistas que utilizam tecnologias inovadoras em suas obras, mencionados no texto, são Rafael Lozano-Hemmer e Jenny Holzer. Eles utilizam tecnologias como realidade virtual e inteligência artificial para criar obras interativas.

 

7- A globalização e o multiculturalismo se refletem na arte contemporânea através do intercâmbio cultural e da influência mútua entre artistas de diferentes partes do mundo. A arte contemporânea cria um diálogo global, refletindo a diversidade cultural e promovendo a troca de ideias.

 

8- As exposições internacionais e bienais de arte são importantes para o diálogo global entre artistas porque proporcionam plataformas para a troca de ideias, colaboração e visibilidade de diferentes perspectivas culturais. Elas promovem a diversidade e o intercâmbio cultural, ampliando o alcance e o impacto da arte contemporânea.

 

9- A arte contemporânea aborda questões ambientais e de sustentabilidade ao criar obras que refletem sobre o impacto humano no meio ambiente e a necessidade de preservação. Artistas utilizam suas obras para chamar a atenção para questões ambientais e a relação do homem com a natureza.

 

10- Exemplos de artistas mencionados no texto que trabalham com temas relacionados ao meio ambiente são Olafur Eliasson e Agnes Denes. Eles utilizam suas obras para abordar questões ambientais e a relação do homem com a natureza.

 

11- Uma atividade educativa proposta é a criação de uma obra de arte inspirada nas discussões da aula, utilizando materiais disponíveis em sala. Essa atividade ajuda os alunos a compreenderem melhor a arte contemporânea ao incentivá-los a aplicar conceitos aprendidos, explorar sua criatividade e expressar suas próprias interpretações sobre temas atuais.

 

12- A atividade de análise e discussão em grupo sobre as esculturas de Claes Oldenburg e Louise Bourgeois é particularmente interessante, pois promove o desenvolvimento do pensamento crítico, a colaboração entre os alunos e a capacidade de argumentação. Ela permite que os alunos explorem diferentes pontos de vista e enriqueçam sua compreensão da arte contemporânea.

 

13- Os desafios enfrentados pela arte contemporânea incluem a necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas e sociais, a concorrência com outras formas de entretenimento e comunicação, a pressão para abordar questões complexas e urgentes, e a busca por sustentabilidade em um mundo cada vez mais consciente dos impactos ambientais. Além disso, a arte contemporânea deve encontrar formas de engajar e educar um público diversificado, promovendo a inclusão e a acessibilidade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário