6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema
Intercurricular: Consumidor consciente empreendedor
eficiente (Arte Contemporânea e o Público) |
Objeto do
conhecimento: Elementos
da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas,
Matrizes Culturais e Estéticas |
Unidade
Temática: Artes Visuais/Artes Integradas Ano: 9º
Período: 31/07 à 12/08/2023 Aulas: 04 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais,
contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Identificar e utilizar elementos visuais, sonoros e
corporais na criação de obras contemporâneas. (EF69AR04) Analisar e interpretar códigos e signos utilizados em
produções artísticas contemporâneas. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de
expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR12) Investigar e
experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte
para a construção de vocabulários e repertórios próprios. (EF15AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética.
(EF15AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações
processuais entre diversas linguagens artísticas. (EF69AR34)
Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas
diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas,
africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de
vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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1. Compreender e apreciar as
manifestações artísticas e culturais, identificando suas especificidades e
contexto históricos e sociais. 2. Analisar e interpretar obras de arte
de diferentes épocas, culturas e estilos. 3. Valorizar e respeitar a diversidade
cultural e artística. 4. Analisar a produção artística e seus
diferentes contextos históricos e sociais. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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Conhecimento:
Utilizar as linguagens das artes para expressar e interpretar temas da
contemporaneidade Pensamento científico, crítico e criativo:
Analisar e interpretar obras de arte desenvolvendo o pensamento crítico e
criativo. Repertório cultural: Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais. Comunicação: Compreender e
utilizar diferentes linguagens artísticas para comunicar-se de forma
expressiva e criativa. Conhecimento: Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia e cooperação:
Trabalhar em equipe, respeitando as opiniões dos colegas. Autoconhecimento
e Autocuidado: Reconhecer e expressar emoções e sentimentos ao
interagir com as obras de arte. Responsabilidade e cidadania:
Respeitar e valorizar a diversidade cultural presente nas obras de arte. Curiosidade para explorar novas ideias e
conceitos. Respeito às diferentes interpretações e opiniões sobre a
arte. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula
1º
Momento: Sugerir
aos estudantes a leitura das páginas 36 e 37do livro didático “Arte contemporânea
e público”, em seguida fazer o levantamento de conhecimento prévio 2º
Momento: Iniciar
uma aula explicativa com exploração da oralidade, com as seguintes
abordagens: Ø Introdução
à Arte Contemporânea. Ø Apresentação
sobre o que é arte contemporânea; Ø Reflexão
sobre a pergunta: “Essa obra pode ser considerada ‘bela’ para os padrões de
uma escultura clássica? Afinal, isso é arte?” Ø Fazer
uma análise das obras observando e destacando os materiais e técnicas
utilizados. 3º
Momento: Pedir
aos estudantes que respondam a atividade sugerida pelo livro referente ao
objeto apresentado, na página 37 do livro didático. 2º Aula: 1ºMomento:
Sugerir aos estudantes
a leitura do texto do livro “Beleza em diferentes épocas” nas páginas 38 e
39, no livro Superação, 9º ano. 2º
Momento: Iniciar uma aula explicativa com exploração da
oralidade, com as seguintes abordagens: Ø Apresentação
do tema “Beleza na antiguidade, renascimento e contemporaneidade”. Ø Pedir
aos estudantes que façam comparações com as diferentes representações de
beleza nas épocas apresentadas. Ø Quais
sensações cada pintura provoca? 3º
Momento: Pedir
aos estudantes que respondam a atividade sugerida pelo livro referente ao
objeto apresentado, na página 39 do livro didático 3ª Aula: 1º Momento: Professor, apresente o texto aos estudantes
e aplique as questões. A ARTE CONTEMPORÂNEA E SUA INFLUÊNCIA
NO CONTEXTO ATUAL A arte contemporânea é uma manifestação artística
que reflete e dialoga com o mundo em que vivemos, trazendo à tona questões
sociais, políticas, culturais e tecnológicas. Ao contrário de movimentos
artísticos do passado, a arte contemporânea não se restringe a uma única
técnica ou estilo, mas se caracteriza pela diversidade de formas, materiais e
abordagens. Essa pluralidade permite que a arte contemporânea seja um
poderoso meio de expressão e reflexão sobre a realidade atual. · Questões
Sociais e Políticas: A arte contemporânea frequentemente aborda
temas como desigualdade, identidade, direitos humanos e justiça social.
Artistas como Ai Weiwei, com suas críticas ao governo chinês, e Banksy, com
suas obras de protesto social, exemplificam como a arte pode ser uma forma de
ativismo e conscientização. ·
Tecnologia e Digitalização:
Com o advento das novas tecnologias, a arte contemporânea tem explorado
mídias digitais, realidade virtual, inteligência artificial e outras
inovações. Artistas como Rafael Lozano-Hemmer e Jenny Holzer utilizam
tecnologia para criar obras interativas que envolvem o público de maneiras
inovadoras. ·
Globalização e Multiculturalismo:
A arte contemporânea reflete a globalização e o intercâmbio cultural.
Artistas de diferentes partes do mundo influenciam-se mutuamente, criando um
diálogo global. Exposições internacionais e bienais de arte são plataformas
importantes para essa troca de ideias. ·
Meio Ambiente e Sustentabilidade:
A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade também é um tema
recorrente na arte contemporânea. Artistas como Olafur Eliasson e Agnes Denes
utilizam suas obras para chamar a atenção para questões ambientais e a
relação do homem com a natureza. 2ºMomento:
QUESTÕES SOBRE O TEXTO: 1-O que caracteriza a arte contemporânea
em comparação com movimentos artísticos do passado? 2- Cite alguns temas abordados pela
arte contemporânea mencionados no texto. 3-Como a arte contemporânea aborda questões
sociais e políticas? Dê exemplos de artistas citados no texto que trabalham
com esses temas. 4-Em sua opinião, qual o impacto do
ativismo na arte contemporânea para a sociedade atual? 5-De que maneiras a tecnologia
influencia a arte contemporânea, segundo o texto? 6-Quais são alguns exemplos de
artistas que utilizam tecnologias inovadoras em suas obras? 7-Como a globalização e o multiculturalismo se
refletem na arte contemporânea? 8-Qual é a importância das exposições
internacionais e bienais de arte para o diálogo global entre artistas? 9-Como a arte contemporânea
aborda as questões ambientais e de sustentabilidade? 10-Dê exemplos de artistas mencionados
no texto que trabalham com temas relacionados ao meio ambiente. 11-Escolha uma das atividades
educativas propostas no texto e explique como ela pode ajudar os estudantes a
compreenderem melhor a arte contemporânea. 12-Qual das atividades sugeridas no
texto você acha mais interessante? Por quê? 13-Em sua opinião, quais são os
desafios enfrentados pela arte contemporânea em um mundo em constante
mudança? 14-Pesquise sobre um artista
contemporâneo não mencionado no texto e descreva como o trabalho dele(a)
reflete temas atuais.
4º Aula: 1º
Momento: Realizar
a leitura coletiva das páginas 40 a 43 do livro didático “Da Arte Conceitual
à Arte Contemporânea” Análise
e discussão das obras na oralidade: Ø Apresentação
inicial sobre o conceito de arte contemporânea e sua evolução histórica. Ø Discussão
sobre as obras de Claes Oldenburg e Louise Bourgeois mencionadas nas imagens. Ø Reflexão
sobre o impacto da arte contemporânea na sociedade. 2º
Momento: Pedir aos estudantes que respondam as
atividades sugeridas pelo livro referente ao objeto de conhecimento
apresentado, nas páginas 41 nº 03, 42 nº 04 e 43 nº 05. Sugestões de Atividade prática: Ø Proposta
de uma atividade prática: cada estudante deve criar uma obra de arte
inspirada nas discussões da aula, utilizando materiais disponíveis em sala. Ø Organize um momento em que os
estudantes criem obras de arte utilizando materiais reciclados ou
sustentáveis. Discuta a importância da sustentabilidade e como a arte pode
contribuir para a conscientização ambiental. Ø Recriando a Monalisa: Obs: Os estudantes
poderão montar em grupo um cartaz da Monalisa gigante (arquivo em anexo) Ø GABARITO DAS QUESTÕES DO TEXTO: 1- A arte contemporânea se
caracteriza pela diversidade de formas, materiais e abordagens, ao contrário
dos movimentos artísticos do passado que frequentemente seguiam um estilo ou
técnica específica. A arte contemporânea não se restringe a uma única técnica
ou estilo, mas reflete e dialoga com o mundo atual, abordando questões
sociais, políticas, culturais e tecnológicas. 2- Alguns temas abordados pela
arte contemporânea mencionados no texto incluem desigualdade, identidade,
direitos humanos, justiça social, tecnologia, globalização, multiculturalismo,
meio ambiente e sustentabilidade. 3- A arte contemporânea aborda
questões sociais e políticas frequentemente utilizando a arte como forma de
ativismo e conscientização. Exemplos de artistas citados no texto são Ai
Weiwei, que critica o governo chinês, e Banksy, que cria obras de protesto
social. 4- O ativismo na arte
contemporânea tem um impacto significativo ao conscientizar o público sobre
questões sociais e políticas, provocando reflexão e diálogo. Ele pode
inspirar mudanças sociais, dar voz a grupos marginalizados e desafiar normas
e preconceitos estabelecidos. 5- Segundo o texto, a
tecnologia influencia a arte contemporânea ao permitir a exploração de mídias
digitais, realidade virtual, inteligência artificial e outras inovações. Artistas
utilizam tecnologia para criar obras interativas que envolvem o público de
maneiras inovadoras. 6- Exemplos de artistas que
utilizam tecnologias inovadoras em suas obras, mencionados no texto, são
Rafael Lozano-Hemmer e Jenny Holzer. Eles utilizam tecnologias como realidade
virtual e inteligência artificial para criar obras interativas. 7- A globalização e o
multiculturalismo se refletem na arte contemporânea através do intercâmbio
cultural e da influência mútua entre artistas de diferentes partes do mundo.
A arte contemporânea cria um diálogo global, refletindo a diversidade
cultural e promovendo a troca de ideias. 8- As exposições
internacionais e bienais de arte são importantes para o diálogo global entre
artistas porque proporcionam plataformas para a troca de ideias, colaboração
e visibilidade de diferentes perspectivas culturais. Elas promovem a
diversidade e o intercâmbio cultural, ampliando o alcance e o impacto da arte
contemporânea. 9- A arte contemporânea aborda
questões ambientais e de sustentabilidade ao criar obras que refletem sobre o
impacto humano no meio ambiente e a necessidade de preservação. Artistas
utilizam suas obras para chamar a atenção para questões ambientais e a
relação do homem com a natureza. 10- Exemplos de artistas
mencionados no texto que trabalham com temas relacionados ao meio ambiente
são Olafur Eliasson e Agnes Denes. Eles utilizam suas obras para abordar
questões ambientais e a relação do homem com a natureza. 11- Uma atividade educativa
proposta é a criação de uma obra de arte inspirada nas discussões da aula,
utilizando materiais disponíveis em sala. Essa atividade ajuda os alunos a
compreenderem melhor a arte contemporânea ao incentivá-los a aplicar
conceitos aprendidos, explorar sua criatividade e expressar suas próprias
interpretações sobre temas atuais. 12- A atividade de análise e
discussão em grupo sobre as esculturas de Claes Oldenburg e Louise Bourgeois
é particularmente interessante, pois promove o desenvolvimento do pensamento
crítico, a colaboração entre os alunos e a capacidade de argumentação. Ela
permite que os alunos explorem diferentes pontos de vista e enriqueçam sua
compreensão da arte contemporânea. 13- Os desafios enfrentados
pela arte contemporânea incluem a necessidade de se adaptar rapidamente às
mudanças tecnológicas e sociais, a concorrência com outras formas de
entretenimento e comunicação, a pressão para abordar questões complexas e
urgentes, e a busca por sustentabilidade em um mundo cada vez mais consciente
dos impactos ambientais. Além disso, a arte contemporânea deve encontrar
formas de engajar e educar um público diversificado, promovendo a inclusão e
a acessibilidade. |
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