5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 7ºANO 2022

 

                                              5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativa: ”Amor a vida, por todas as formas de vida e para vida! (Intervenção Urbana)

 

Temas Contemporâneos/Integradores: Saúde na Escola, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidade, Processos de Criação. 

Unidade Temática: Artes Visuais/ Arte Integrada   Ano: 7º      Período: 02/06 a 15/06/2022      Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

 (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em Artes Visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das Artes Visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,

política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas

linguagens artísticas.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Informações para os alunos

 

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

1ª AULA

1º Momento: Professor apresente o tema – Combate à Dengue

Professor imprima ou transcreva o texto abaixo para a turma e em seguida aplique as atividades

 

https://br.pinterest.com/pin/312155817932367161  acessado: 28/05/2022

2º Momento: Peça aos alunos para construir um cartaz informativo sobre a dengue.

 

2ª AULA

1º Momento

Levantando conhecimentos prévios.

Sugerir a turma que assista o vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=qDnDft-JNDk Intervenção Urbana- Arte E Meio Ambiente

https://www.youtube.com/watch?v=t_nopV2eO6g, acessado em 24/05/2022.

 

 

> Você já ouviu falar de intervenção urbana? O que acha que essa expressão significa?

> Já viu projetos que tem o objetivo de melhorar a vida nas cidades?

 

A proposta desse capitulo: Intervenções urbanas do livro didático Mosaico do 7ºano, capítulo 4 páginas 90 e 91 é conhecer intervenções urbanas com grafite e pichação no Brasil e no mundo e refletir sobre elas, para isso apresente uma série de intervenções em linguagens diferentes e com base nelas faça os seguintes levantamentos prévios

 

TEXTO sobre grafite e pichação  (PINTANDO O MURO)

 Michelângelo, Picasso, Di Cavalcanti, Zé Carratu, Rui Amaral e Oséias Duarte. O que esses nomes têm em comum? São todos artistas. No entanto, a arte dos três últimos não se manifesta em quadros. Eles trabalham com o grafite, fazendo de muros de concreto seus cavaletes e denunciando as mazelas sociais e os preconceitos sofridos pelos excluídos. A arte do grafite é hoje uma das mais fortes expressões culturais das grandes cidades. No Brasil, a cidade de São Paulo concentra um verdadeiro berçário do grande público diante do grafite, que o liga diretamente à pichação – este sim, um ato criminoso.

        Com o surgimento do Hip-Hop no final da década de 1960, o grafite apareceu como forma de expressão das classes marginalizadas. O grafite já foi classificado como pichação, já que as duas coisas tinham essencialmente a mesma ideia: enfeitar (ou “enfeitar”) muros se utilizando de tintas de spray. A diferença entre pichação e grafite está tanto nos fins quanto nos meios: os pichadores fazem agressão ao patrimônio, sem a autorização dos proprietários das áreas utilizadas e não há em seus trabalhos uma manifestação de técnicas reconhecíveis de pintura. [...]

Disponível em: http://www.revelacaoonline.uniube.br/2005/316/Arte.html.

2º Momento: Interpretação do texto:

 

1 – Segundo o texto, qual a diferença entre grafite e pichação? Você concorda?

      A diferença entre pichação e grafite está tanto nos fins quanto nos meios: os pichadores fazem agressão ao patrimônio sem autorização dos proprietários.

    Já os grafiteiros, fazem pinturas que representam as fortes expressões culturais. SIM.

 

2 – Quando o texto compara os grafiteiros a artistas consagrados como Michelângelo, Picasso e Di Cavalcanti, ele valorizou ou desvalorizou o trabalho de quem faz grafite?

      Valorizou, por comparar o grafite com grandes obras.

 

3 – Que tipo de mazelas sociais e preconceitos são normalmente, na sua opinião, denunciados pelos grafiteiros?

      Entre vários estão o racismo, a pobreza, a corrupção, a desigualdade social, etc.

 

4 – Observe a imagem de muros grafitados neste módulo. Que diferenças você observa entre eles e um muro pichado? De qual você gosta mais?

      Gosto do grafite. Porque o grafite nos muros, nos mostra uma obra de arte, enquanto que a pichação é só uma sujeira, um ato criminoso.

 

5 – Na sua comunidade, a pichação é comum? E o grafite? Por que você acha que isso acontece?

      Resposta pessoal do aluno.

 

3ª Aula

 

1ª Momento:

A proposta desse capitulo: Intervenções urbanas capitulo 4 páginas 88 e 89 é conhecer intervenções urbanas no Brasil e no mundo e refletir sobre elas, para isso apresente uma série de intervenções em linguagens diferentes e com base nelas faça os seguintes levantamentos prévios:

 

A intervenção urbana é uma forma de manifestação artística em locais públicos como praças, ruas, escadas e parques. Elas são criadas no intuito de chamar a atenção dos cidadãos da cidade para problemas urbanos ou simplesmente para tornar o espaço mais leve e colorido.

 

 

 Peça aos alunos para assistirem o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=t_nopV2eO6g, acessado em 22/05/2022

 

1-Sugestões de questionamentos:

a)      O que você achou dessa manifestação artística?

b)      Você tem habilidades para esse tipo de arte?

c)      Um muro grafitado é considerado arte? Por que?

d)      Na sua cidade existe algum tipo de intervenção urbana? Aponte quais:

e)       Se você fosse realizar uma intervenção na sua cidade, como seria, onde e por quê? Que mensagem gostaria de passar para as pessoas com essa arte?

 

 4 - Junto com seus familiares, faça uma pesquisa de imagens em jornais, revistas ou na internet sobre fotos de intervenções urbanas. Selecione uma fotografia sobre a intervenção pesquisada (imprima ou recorte) e cole em seu caderno, em seguida anote a fonte de pesquisa e a data.

 

2º momento: Conversa de artista

Oriente os alunos a fazerem a leitura das páginas 98 e 99 onde os alunos poderão pesquisar apreciar e analisar formas distintas das artes visuais contemporâneas em obras de um artista brasileiro.

Peça aos alunos que leiam o fragmento do diário de bordo de Eduardo Srur página 98 e observe as imagens abaixo e em seguida questione-os:

 

Intervenção Urbana

Intervenção urbana é uma manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Ela tem como objetivo inserir uma ação ou objeto artístico no espaço público, de forma impactante, propondo reflexões sobre diferentes questões do cotidiano e da vida em sociedade.

 PETS no Emissário Submarino

Fonte: http://www.jornaldaorla.com.br/arquivos/noticia/2015_1_28_15_39_5_7637.jpg

Em 2015, o artista Eduardo Srur (1974) ocupou o Parque Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino de Santos, com a intervenção urbana PETS. A obra era composta por esculturas gigantes na forma de garrafas de refrigerante, chamando a atenção de milhares de pessoas durante a alta temporada. O desejo do artista era alertar a todos que por ali passavam, sobre o descarte inadequado de embalagens plásticas que provocam verdadeiras ilhas flutuantes de plásticos nos rios e mares.

A intervenção urbana PETS também ocupou às margens do Rio Tietê/SP (2008), o lago de Bragança Paulista/SP (2011), a represa de Guarapiranga/SP (2012) e os rios Paraná, da Prata e Riachuelo-Matanza, na Argentina (2017).

Para Srur: “É preciso reciclar as ideias, reciclar o olhar e a forma como enxergamos a realidade e, principalmente, reciclar a função da arte na sociedade, propondo sua existência na vida das pessoas por meio de práticas e ações mais acessíveis. A arte deve ir além do horizonte, romper fronteiras. Se você tem medo, vista o colete salva-vidas e siga em frente.”

Depois de desmontada, todo o plástico utilizado na obra foi reciclado e transformado em mochilas, que foram entregues para alunos da rede pública.

 

       

Atividade de Reflexão

Responda no caderno as questões a seguir. As respostas são pessoais.

1. Quais são os problemas que mais lhe afetam na comunidade em que você vive?

2. Você acha que a arte pode chamar a atenção para esses problemas e ajudar a solucioná-los? De que forma?

3- Coloque os acentos nas palavras abaixo:

a)    Intervençao      b) Publico        c) Plastico       d) manifestaçao       e) existencia       f) açoes

 

3º Momento: Atividade Prática

 Vimos que a obra de Eduardo Srur desperta um novo olhar no espectador, promovendo a reflexão sobre questões ambientais, como a poluição. Com base nas suas respostas na Atividade de Reflexão, agora é a sua vez de pensar em um projeto de intervenção urbana.

A)       Faça um desenho do projeto e dê um nome para a intervenção da sua cidade.

 

4ª AULA

1º Momento:

A partir da leitura do texto abaixo, responda as questões.

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. A humanidade precisa buscar o desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico.

Desenvolvimento sustentável é: “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

Adotar a prática dos três “erres”: o primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R. de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.

1- O que você entende por desenvolvimento sustentável?

2-  Cite três atitudes que podem ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta.

3- Segundo o texto, quais os fatores que contribuem para a destruição do meio ambiente?

4- Crie um slogan (frase) sobre sustentabilidade. Seja criativo. Esta frase precisa chamar a atenção do público.

5-Forme frase com os desenhos abaixo:

a ___________________________

 

b- _____________________________

 

c- ______________________________

2º Momento

Mão na massa.

Agora use materiais recicláveis (papelão, tampa de garrafa, garrafa pet, papel de bala, jornal etc.) para a realização dessa atividade.

Professor – mostre aos alunos as imagens abaixo e construa um balão com os alunos

 

 

     

Em seguida distribua uma das imagens ou peça aos alunos para recortar e colar alguns dos materiais.

 

FONTES: ACESSO EM 22/05/2022

https://www.google.com/search?q=bal%C3%A3o+junino+de+papel%C3%A3o+e+tampa+de+garrafa+pet

file:///D:/Meus%20Arquivos/Downloads/artes_-_8oc-d_-_el_-_17072020.pdf

https://armazemdetexto.blogspot.com/2017/10/texto-pintando-o-muro-com.html

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-ngOa9MzjSdqNMXoI 7ºano acessado em 22/05/2022

https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf

https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado em 22/05/2022

RECURSOS:( x) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário