8ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Música e Dança pelo Mundo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas,Elementos da Linguagem.

Unidade Temática: Música e Dança

Ano: 8º                                                         Período:08/09 a 29/09/2020                      Aulas:03

HABILIDADES

 

 

(EF69AR09) – Pesquisar, apreciar e analisar formas diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas;

 

(EF69AR04) – Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea;

 

(EF69AR15) – Discutir as experiências pessoais e coletivas e dança vivenciadas na escola em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos;

 

(EF69AR16) – Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética;

 

(EF69AR18) - Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais;

 

(EF69AR19) – Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical;

 

(EF69AR20) – Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

 

1º Aula

 

1ª Etapa: Fazer um levantamento prévio dos conteúdos trabalhados anteriormente.

 Peça aos alunos que leiam o texto com bastante atenção, em seguida responder as questões a baixo:

 

História da Dança

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.

Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

 O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Os tratados sobre dança surgiram a partir do século XVI. Cada país europeu criou suas próprias danças. Primeiro eram coletivas, depois foram adaptadas aos pares. No século XIX começaram a aparecer danças mais sensuais, como o maxixe e o tango.

 Assim como vários outros aspectos culturais, a dança foi se transformando na proporção em que os povos foram se misturando. Algunstipos de dança Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre,flamenco, para citar apenas alguns.

Atividade

1-Pesquise e responda as questões abaixo.

 

a)    - Quando começou a dança?

b)    - Como foi o surgimento da dança?

c)    - Quais são os tipos de dança?

d)    - Quais são os estilos de dança mais praticados no mundo?

e)    -Quais são os 5 tipos de danças mais dançadas hoje em dia?

 

 

 

2ª Etapa: Peça aos alunos para fazer a leitura do livro didático na página 114, em seguida responder as atividades abaixo:

 

Começando por você(página - 114)

1-Escutar, fazer música e dançar são práticas comuns a todos os povos do planeta.Existem vestígios de que a música e a dança são importantes desde a origem da humanidade,tanto para rituais sagrados,celebrações e diversão.

Então responda:

 

Ø  Desde quando existem a dança e a música em nossa humanidade?

Ø  Você já foi tomado de uma vontade súbita de dançar?

 

 

2-Cada pessoa e cada povo têm um jeito específico de se expressar e de compreender a música e a dança:

 

a)    - Como você se senti quando dança e escuta uma música?

b)    - Você tem escutado música nos últimos dias?

c)    - Você conhece música dos outros países?

d)    - Você conhece danças de outros países? Quais?

 

 

3ª Etapa: Após a leitura dos textos das páginas 115 a 117, peça aos alunos para responder as questões  

 

Músicas, Danças e as Culturas no Mundo (páginas - 115 a 117)

 

1 - Onde surgiu a dança flamenco?

 

2 - Como se dança a dança do flamenco?

 

3 - Na região em que você mora, há um tipo de música que, assim como o Flamenco, se relaciona com uma dança? Qual?

 

4 - O que é Tango?

 

5 - Quando surgiu o Tango?

 

6 - Como se dança o Tango?

 

7 - Quando você assiste a um casal dançar, você se pergunta quais as dificuldades que eles enfrentam quando dançam?

 

 

 

4ª Etapa: Após a leitura da página 119 do livro didático, pedi para resolver as atividades

 

A Bossa-Nova página 118

“Oficialmente”, podemos dizer que a Bossa-Nova começou num dia de agosto de 1958, quando chegou às lojas de discos um disco duplo de 78 rotações, do selo ODEON, do cantor e violonista João Gilberto. O disco é um marco, pois trazia a música que dava título ao LP, Chega de Saudade (de Tom Jobim e Vinícius de Moraes).

João Gilberto é hoje um dos mais conhecidos artistas brasileiros, justamente porque sua trajetória se confunde com o gênero Bossa Nova. Sua inovadora “batida” de violão e seu jeito coloquial de cantar são características incorporadas ao gênero musical que se tornou um símbolo do Brasil no exterior.

 Antes de lançar seu disco, João já havia participado, com seu violão moderno, de outro importante disco do novo gênero. Trata-se de Canção do Amor Demais, da cantora Elizeth Cardoso. A canção que dava título ao disco também era de Tom e Vinícius, considerados os “papas” da Bossa Nova.

A capa do disco Chega de Saudade de João Gilberto, com a canção de Tom Jobim (ao piano) e Vinícius de Moraes, seu parceiro poeta e diplomata.

 Tom Jobim e Vinícius de Moraes deixaram uma obra vastíssima com músicas que hoje são grandes sucessos: Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Canção do amor demais, se todos fossem iguais a você, Eu sei que vou te amar, entre outras.

Tom teve outros parceiros também. Newton Mendonça é autor da letra em Samba de uma nota só e desafinado, dois grandes sucessos do gênero. É importante registrar o famoso show do Carnegie Hall em Nova Iorque, quando Tom Jobim e Vinícius de Moraes, ao lado de outros artistas, apresentaram suas canções à América.

O show rendeu diversos convites de trabalho e abriu as portas para a música brasileira. Frank Sinatra passou a gravar vários sucessos da dupla brasileira, como Garota de Ipanema, a música mais gravada em todo o mundo.

Outros artistas da Bossa-Nova

 A Bossa-Nova é um gênero musical que está comemorando seus 62 anos de atividades! Ainda está viva na produção contemporânea. Muitos artistas brasileiros mantêm seu trabalho atrelado ao gênero, como é o caso de:

Roberto Menescal – um dos mais influentes artistas ligados à Bossa-Nova. Produtor, arranjador, compositor (O Barquinho), cantor e violonista (guitarrista) é um dos mais ativos representantes do gênero no Brasil e no mundo.

Carlos Lyra – um dos grandes compositores do gênero. É autor das músicas de um importante espetáculo chamado “Pobre Menina Rica”, que realizou com Vinícius de Moraes.

Wanda Sá – cantora, compositora e violonista. Tem atuado ao lado de Menescal, no Brasil e no mundo, principalmente no Japão.

Joyce – a compositora, violonista e cantora também garantiu seu nome no seleto time da Bossa Nova. Atua no Brasil e no exterior, sempre com muito sucesso.

Tamba Trio– um dos mais importantes conjuntos de Bossa-Nova. Conjunto formado pelo já falecido Luiz Eça (piano, voz e arranjos), Bebeto Castilho (contrabaixo, flauta, sax e voz) e Hélcio Milito (bateria, percussão e voz). Primeiro grupo estável de música instrumental, que tocava bossa nova e que exerceu substancial influência nos padrões de execução musical fora do canto e do violão.

Johnny Alf (1929-2010) – o pianista, compositor e cantor é considerado um precursor da Bossa Nova, pelo estilo de tocar seu piano moderno.

Atividade

1 - Após a leitura, responda a atividade abaixo:

a)    - Por que João Gilberto é hoje um dos mais conhecidos artistas brasileiros?

b)    - Oficialmente, quando podemos dizer que começou a Bossa-Nova?

c)    - Quais artistas são considerados os “papas” da Bossa-Nova?

d)    - Dê exemplos de músicas compostas por Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

e)    - Quais artistas brasileiros mantêm seu trabalho atrelado ao gênero musical da Bossa-Nova?

2 – Leia as afirmações abaixo e escreva o nome do artista a que se refere:

a)- Primeiro grupo estável de música instrumental, que tocava bossa nova e que exerceu substancial influência nos padrões de execução musical fora do canto e do violão.

b)-Compôs a música “Pobre Menina Rica.

c)-Compositora, violonista e cantora também garantiu seu nome no seleto time da Bossa Nova. Atua no Brasil e no exterior, sempre com muito sucesso.

d) - Um dos mais influentes artistas ligados à Bossa-Nova.

e)-Pianista, compositor e cantor é considerado um precursor da Bossa Nova, pelo estilo de tocar seu piano moderno.

2ª Aula

 

 

1ª Etapa: Peça aos alunos para fazerem a leitura dos textos e em seguidaassistir ao vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=Qj5x6pbJMyU Acessado em 05/09/2020

>Após assistir o vídeo aplique as questões a que se encontra aqui e a da página 120

 

 

FelaKuti - página 119

 

Criador do afro-beat e um dos músicos africanos mais populares e prezados, tanto pela qualidade da sua música, como por não ter deixado de lutar contra a injustiça das ditaduras e as multinacionais.

Este multi-instrumentista, compositor e ativista dos direitos humanos revolucionou a música africana, introduzindo ritmos de funk e blues para abrilhantar o estilo afro-beat.

Vamos conhecer também Ravi Shankar: Depois peça a todos que consulte o livro didático nas páginas 120 a 121

                                                        Ravi Shankar-página121

 

E em seguida peça a todos que respondam as questões disponível na página 120 do livro didático

Obs: Para responder essas questõesda 5ºetapa, basta fazer a leitura da página 119 do livro didático.

a)    - O que faz com que a música africana seja conhecida no Brasil?

b)    - Fale sobre a musicalidade do povo nigeriano.

c)    - Quais as características da música da Nigéria?

2 - Fale sobre o músico africano FelaKuti:

3 - Ouça a música Zombie, deFelaKuti e responda:

a) O que você sentiu ao ouvir essa música?

b) Conhece outro artista que procura combater o preconceito racial por meio da música?

 

 

2ª Etapa: Ler o texto, após a leitura copiar e responder no caderno as atividades, Livro Mosaico páginas 122 e 123

Isabel Torres-página 122 a 123

Isabel Torres, casada, 2 filhos ,44 anos há 23 anos eu trabalho como bailarina do corpo baile neste teatro. Eu vou me aposentar aos 55 anos falta só 11 para pausar a carreira.

Ele não me tornei uma solista. Nem que eu quisesse, eu jamais poderia. Eu não tinha técnica suficiente para isso, eu não tinha talento suficiente. Eu tinha uma certa fragilidade física, emocional. Quando eu cheguei aqui na campanha, até diziam que eu tinha belos pés, que eu tinha um físico bacana,eu era uma promessa. Isso eu ouvi a minha vida toda aqui. Mas eu não sou um pé, eu sou tambémsou um físico. Um dos momentos mais belos do balé clássico acontece numa passagem do segundo ato do Lago do Cisne ponto é um momento em que às 18 moças do corpo de balé se transformam num verdadeiro cenário humano, valorizando os solistas que estão dançando. Élindíssimo. Para quem vê. O que o corpo de bailei faz é absolutamente desumano. Nós ficamos durante um bom tempo paradas imóveis em poses eu já soube que teve gente que até desmaiou fazendo isso. O melhor momento é o agradecimento ao final do espetáculo. Eu gosto de estar assim, diante do público e poder agradecermais uma vezpegar as coisa e sair de cena e sempre agradecer.

Atividade

1:Você já havia pensado que até os artistas profissionais precisa enfrentar medos e seguranças para estar no palco?

2: Você já esteve em alguma situação em que foi o centro das atenções?

3:Como você se sentiu?

 

 

3ª Etapa: Peça aos alunos que leiam o texto, após a leitura, copiar e responder as atividades no caderno. Livro Mosaico página 124.

 

Pitágoras e os intervalos-página124

 

Vamos falar sobre um dos elementos que constitui o som e a altura, a vibração do som, que faz você reconhecê-lo como um som agudo ou grave. Na linguagem musical, são atribuídos a essas alturas sinais gráficos que sonoros. chamado de nota musicais.

Só é possível reconhecer se um som é grave ou agudo se o compararmos com o outro.Para isso, pode ser medir a distância entre 2 notas por meio dos intervalos musicais. Estes vêmsendo pesquisados há muito tempo e são um tema muito relevante na música ocidental.

A forma de organizar os intervalos proposta por Pitágoras é desenvolvida por diversos compositores europeus ao longo dos séculos foi disseminada por meio dos processos de colonização e de globalização e influenciou diretamente a música ocidental.

 

Atividade

1     - Que elementos que constituem o som e a altura?

       2 -Só é possível Reconhecer se um som é grave ou agudo se o compararmos com outro?

 

 

 

 

 

3ª Aula

 

1ª Etapa: Fazer a leitura do texto, após realizar a leitura, copiar e responder as atividades no caderno. Livro Mosaico páginas 126 e 127

 

Música-A Beleza Das Misturas-página 126

 

Na arte musical, é comum oencontro entre músicos de tradição diferentes.  Em geral, o trabalho de um músico costuma influenciar ou transformar o de outro. Desses encontros, pode surgir algum tipo de novidade, como uma música, um álbum ou uma nova maneira de tocar um instrumento musical.

 

Cidades e Aldeias - página 127.

Em 1995, os integrantes da banda sepultura, criada pelos irmãos mineiros Igor e Max Cavalera, viajaram para aldeia Pimentel Barbosa, em Mato Grosso para conviver com os Xavante e produzir música. O resultado desse trabalho está no álbum hoost (raízes)Nele, a música “ltsári,  palavra que significa raízes na língua xavante, foi gravada com a participação dos indígenas.

Rootsdivulgou para o mundo um encontro musical entre uma banda de heavymental é a tradição musical de um grupo indígena brasileiro. Mas esse encontro não foi apenas musical. A ideia dos integrantes do sepultura era realizar uma troca de cultura. No período em que estiveram na aldeia, foram pintados pelo Xavante, dançaram músicas tradicionais ecomeram iguarias locais.

Atividade página127

 

1- Você conhece o trabalho dos compositores da região em que vive?

2- O que vocêentendeu da banda sepultura e dos indígenas xavante, na aldeia?

3- Levando em conta o que você aprendeu sobre música e misturas musicais, faça um levantamento das composições da região a qual vive.

 

2ª Etapa: Após a leitura do texto, copiar e responder as atividades no caderno, resposta pessoal.

Livro Mosaico, página 130

Dança e música

Profissão Artística - página 130

 

As práticas artísticas na infância e na Juventude podem ser um ponto de partida para escolhas profissionais futuras. Para alguns músicos e bailarinos, por exemplo, a experiência com a arte na Juventude foi determinante para se tornarem artistas profissionais quanto a quando adultos. A bailarina Ingrid Silva iniciou num balé ainda jovem em um projeto social no bairro da mangueira, Rio de Janeiro após enfrentar muitos desafios a bailarina partiu para os Estados Unidos, e desde 2008 íntegra a campanha do balé do teatro na cidade de Nova Iorque das coreografias que exibe mais técnicas além de Ensinar peças do repertório do balé clássico e de importantes coreógrafos do século XX e XXI, a campanha se dedica a celebrar a cultura afro Americana por meio da dança. ainda que tenha uma carreira de sucesso como artista Ingrid Silva passou por momentos difíceis ao longo do seu percurso.

Atividade

 

1     - Você já pensou na possibilidade de ser um artista profissional?(resposta pessoal)

- Então comente em que linguagem artística vocêgostaria de praticar?(resposta pessoal)

 

3ª Etapa: Através da leitura do texto, copiar e responder as atividades. Livro Mosaico, página 133.

 

Dança - balé Clássico pág133

 

As companhias de balé se estruturam, tradicionalmente, de modo hierárquico. Por exemplo, num balé do teatro municipal do Rio de Janeiro, uma das únicas campanhas estáveis de balé clássico do Brasil, o conjunto de quase 100 artistas divide-se em quadro em 4 grupos bem definidos: bailarinos, aqueles que dançam basicamente as várias ações de conjunto e compõem o chamado corpo de baile, segundo solistas e primeiros solistas que responde a várias ações mais complexas personagens secundários e finalmente bailarinos principais ou primeiros bailarinos em geral no balé clássico o corpo de baile funciona com um grande couro em que a individualidade dos bailarinos deve ser posta de lado para que se forme um conjunto homogêneo. Ainda que alguns coreógrafos a partir do século 20 venha buscando renovar as práticas do corpo de baile ao propor que cada bailarino tenha destaque  Está aqui e encontre sua dança singular, tem algumas companhias de baile, como a do ópera de Paris, por exemplo, a bailarinos que passam toda a vida profissional atuando somente como componentes de corpo de baile jamais tem um papel de solistas.

Atividade

 

1 – O que a dança balé clássico representar para você?

 

2 - No balé clássico, O corpo de baile funciona como?

 

 

Acessado em 06/09/2020 https://api.plural.net/media_viewer/documents/2596092?fbclid=lwAr1vzeditorascipione8ºano.

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

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