SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Música e Dança pelo Mundo |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas,Elementos da Linguagem. |
Unidade Temática: Música e Dança Ano: 8º Período:08/09 a 29/09/2020 Aulas:03 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR09)
– Pesquisar, apreciar e analisar formas diferentes formas de expressão,
representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de
dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas; (EF69AR04)
– Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento
dançado, abordando, criticamente o desenvolvimento das formas da dança em sua
história tradicional e contemporânea; (EF69AR15)
– Discutir as experiências pessoais e coletivas e dança vivenciadas na escola
em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos; (EF69AR16)
– Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética; (EF69AR18)
- Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e
estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros
musicais; (EF69AR19)
– Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no
tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
musical; (EF69AR20)
– Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade,
timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e
plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de
composição/criação, execução e apreciação musicais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões
deverão ser registradas no caderno pelos alunos. 1º Aula 1ª Etapa: Fazer um levantamento
prévio dos conteúdos trabalhados anteriormente. Peça aos alunos que leiam o texto com
bastante atenção, em seguida responder as questões a baixo: História da Dança A dança, arte de movimentar
o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade,
ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos
previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode
existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se
expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para
um determinado público. O surgimento das danças em
grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam
agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros
dessas danças mostram que elas surgiram no
Egito, há dois mil anos antes de Cristo. Assim como vários outros aspectos culturais,
a dança foi se transformando na proporção em que os povos foram se
misturando. Algunstipos de dança Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé,
tango, funk, dança de salão, dança do ventre,flamenco, para citar apenas
alguns. Atividade 1-Pesquise
e responda as questões abaixo. a) - Quando
começou a dança? b) - Como
foi o surgimento da dança? c) - Quais
são os tipos de dança? d) - Quais são os estilos
de dança mais praticados no mundo? e) -Quais são os 5 tipos de danças mais dançadas hoje
em dia? 2ª
Etapa: Peça aos alunos para fazer a leitura do
livro didático na página 114, em seguida responder as atividades abaixo: Começando
por você(página - 114) 1-Escutar, fazer música e dançar são práticas
comuns a todos os povos do planeta.Existem vestígios de que a música e a
dança são importantes desde a origem da humanidade,tanto para rituais
sagrados,celebrações e diversão. Então responda: Ø Desde quando existem a dança e a música em nossa humanidade? Ø Você já foi tomado de uma vontade súbita de dançar? 2-Cada pessoa e cada povo têm um jeito específico
de se expressar e de compreender a música e a dança: a) - Como você se senti quando dança e escuta uma música? b) - Você
tem escutado música nos últimos dias? c) - Você conhece música
dos outros países? d) - Você conhece danças
de outros países? Quais? 3ª
Etapa: Após a leitura dos textos das páginas 115 a 117,
peça aos alunos para responder as questões Músicas, Danças e as
Culturas no Mundo (páginas - 115 a 117) 1 - Onde surgiu a dança flamenco? 2 - Como se dança a dança do flamenco? 3 - Na
região em que você mora, há um tipo de música que, assim como o Flamenco, se
relaciona com uma dança? Qual? 4 - O
que é Tango? 5 -
Quando surgiu o Tango? 6 - Como
se dança o Tango? 7 - Quando
você assiste a um casal dançar, você se pergunta quais as dificuldades que
eles enfrentam quando dançam? 4ª Etapa: Após a leitura da página 119 do livro
didático, pedi para resolver as atividades A
Bossa-Nova página 118 “Oficialmente”, podemos
dizer que a Bossa-Nova começou num dia de agosto de 1958, quando chegou às
lojas de discos um disco duplo de 78 rotações, do selo ODEON, do cantor e
violonista João Gilberto. O disco é um marco, pois trazia a música que dava
título ao LP, Chega de Saudade (de Tom Jobim e Vinícius de Moraes). João Gilberto é hoje um dos
mais conhecidos artistas brasileiros, justamente porque sua trajetória se
confunde com o gênero Bossa Nova. Sua inovadora “batida” de violão e seu
jeito coloquial de cantar são características incorporadas ao gênero musical
que se tornou um símbolo do Brasil no exterior. Antes de lançar seu disco, João já havia
participado, com seu violão moderno, de outro importante disco do novo
gênero. Trata-se de Canção do Amor Demais, da cantora Elizeth Cardoso. A
canção que dava título ao disco também era de Tom e Vinícius, considerados os
“papas” da Bossa Nova. A capa do disco Chega de
Saudade de João Gilberto, com a canção de Tom Jobim (ao piano) e Vinícius de
Moraes, seu parceiro poeta e diplomata. Tom Jobim e Vinícius de Moraes deixaram uma
obra vastíssima com músicas que hoje são grandes sucessos: Garota de Ipanema,
Chega de Saudade, Canção do amor demais, se todos fossem iguais a você, Eu
sei que vou te amar, entre outras. Tom teve outros parceiros
também. Newton Mendonça é autor da letra em Samba de uma nota só e
desafinado, dois grandes sucessos do gênero. É importante registrar o famoso
show do Carnegie Hall em Nova Iorque, quando Tom Jobim e Vinícius de Moraes,
ao lado de outros artistas, apresentaram suas canções à América. O show rendeu diversos
convites de trabalho e abriu as portas para a música brasileira. Frank
Sinatra passou a gravar vários sucessos da dupla brasileira, como Garota de
Ipanema, a música mais gravada em todo o mundo. Outros
artistas da Bossa-Nova A Bossa-Nova é um gênero musical que está
comemorando seus 62 anos de atividades! Ainda está viva na produção
contemporânea. Muitos artistas brasileiros mantêm seu trabalho atrelado ao
gênero, como é o caso de: Roberto Menescal –
um dos mais influentes artistas ligados à Bossa-Nova. Produtor, arranjador,
compositor (O Barquinho), cantor e violonista (guitarrista) é um dos mais
ativos representantes do gênero no Brasil e no mundo. Carlos Lyra –
um dos grandes compositores do gênero. É autor das músicas de um importante
espetáculo chamado “Pobre Menina Rica”, que realizou com Vinícius de Moraes. Wanda Sá –
cantora, compositora e violonista. Tem atuado ao lado de Menescal, no Brasil
e no mundo, principalmente no Japão. Joyce – a
compositora, violonista e cantora também garantiu seu nome no seleto time da
Bossa Nova. Atua no Brasil e no exterior, sempre com muito sucesso. Tamba
Trio– um dos mais importantes conjuntos de Bossa-Nova.
Conjunto formado pelo já falecido Luiz Eça (piano, voz e arranjos), Bebeto
Castilho (contrabaixo, flauta, sax e voz) e Hélcio Milito (bateria, percussão
e voz). Primeiro grupo estável de música instrumental, que tocava bossa nova
e que exerceu substancial influência nos padrões de execução musical fora do
canto e do violão. Johnny Alf (1929-2010) – o
pianista, compositor e cantor é considerado um precursor da Bossa Nova, pelo
estilo de tocar seu piano moderno. Atividade 1 - Após a leitura, responda
a atividade abaixo: a) - Por
que João Gilberto é hoje um dos mais conhecidos artistas brasileiros? b) - Oficialmente,
quando podemos dizer que começou a Bossa-Nova? c) - Quais
artistas são considerados os “papas” da Bossa-Nova? d) - Dê
exemplos de músicas compostas por Tom Jobim e Vinícius de Moraes. e) - Quais
artistas brasileiros mantêm seu trabalho atrelado ao gênero musical da
Bossa-Nova? 2 – Leia as afirmações
abaixo e escreva o nome do artista a que se refere: a)- Primeiro grupo estável
de música instrumental, que tocava bossa nova e que exerceu substancial
influência nos padrões de execução musical fora do canto e do violão. b)-Compôs a música “Pobre
Menina Rica. c)-Compositora, violonista e
cantora também garantiu seu nome no seleto time da Bossa Nova. Atua no Brasil
e no exterior, sempre com muito sucesso. d) - Um dos mais influentes
artistas ligados à Bossa-Nova. e)-Pianista, compositor e
cantor é considerado um precursor da Bossa Nova, pelo estilo de tocar seu
piano moderno. 2ª Aula 1ª
Etapa: Peça aos alunos para fazerem a leitura dos textos e em
seguidaassistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Qj5x6pbJMyU Acessado em 05/09/2020 >Após assistir o vídeo aplique as questões a que se
encontra aqui e a da página 120 FelaKuti - página 119
Criador
do afro-beat e um dos músicos africanos mais populares e prezados, tanto pela
qualidade da sua música, como por não ter deixado de lutar contra a injustiça
das ditaduras e as multinacionais. Este multi-instrumentista,
compositor e ativista dos direitos humanos revolucionou a música africana,
introduzindo ritmos de funk e blues para abrilhantar o
estilo afro-beat. Vamos conhecer também Ravi Shankar:
Depois peça a todos que consulte o livro didático nas páginas 120 a 121 Ravi
Shankar-página121 E em seguida peça a todos que respondam as questões
disponível na página 120 do livro didático Obs: Para responder essas questõesda 5ºetapa, basta fazer
a leitura da página 119 do livro didático. a) - O
que faz com que a música africana seja conhecida no Brasil? b) - Fale
sobre a musicalidade do povo nigeriano. c) - Quais
as características da música da Nigéria? 2 - Fale sobre o músico africano FelaKuti: 3 - Ouça a música Zombie, deFelaKuti e responda: a) O que você sentiu ao ouvir essa música? b) Conhece outro artista que procura combater o
preconceito racial por meio da música? 2ª
Etapa: Ler o texto, após a leitura copiar e responder no caderno
as atividades, Livro Mosaico páginas 122 e 123 Isabel Torres-página 122 a
123 Isabel Torres, casada, 2
filhos ,44 anos há 23 anos eu trabalho como bailarina do corpo baile neste
teatro. Eu vou me aposentar aos 55 anos falta só 11 para pausar a carreira. Ele não me tornei uma
solista. Nem que eu quisesse, eu jamais poderia. Eu não tinha técnica
suficiente para isso, eu não tinha talento suficiente. Eu tinha uma certa
fragilidade física, emocional. Quando eu cheguei aqui na campanha, até diziam
que eu tinha belos pés, que eu tinha um físico bacana,eu era uma promessa.
Isso eu ouvi a minha vida toda aqui. Mas eu não sou um pé, eu sou tambémsou
um físico. Um dos momentos mais belos do balé clássico acontece numa passagem
do segundo ato do Lago do Cisne ponto é um momento em que às 18 moças do
corpo de balé se transformam num verdadeiro cenário humano, valorizando os
solistas que estão dançando. Élindíssimo. Para quem vê. O que o corpo de
bailei faz é absolutamente desumano. Nós ficamos durante um bom tempo paradas
imóveis em poses eu já soube que teve gente que até desmaiou fazendo isso. O
melhor momento é o agradecimento ao final do espetáculo. Eu gosto de estar
assim, diante do público e poder agradecermais uma vezpegar as coisa e sair
de cena e sempre agradecer. Atividade 1:Você já havia pensado que até os artistas profissionais
precisa enfrentar medos e seguranças para estar no palco? 2: Você já esteve em alguma situação em que foi o centro
das atenções? 3:Como você se sentiu? 3ª
Etapa: Peça aos alunos que leiam o texto, após a leitura, copiar
e responder as atividades no caderno. Livro Mosaico página 124. Pitágoras e os intervalos-página124 Vamos falar sobre um dos
elementos que constitui o som e a altura, a vibração do som, que faz você
reconhecê-lo como um som agudo ou grave. Na linguagem musical, são atribuídos
a essas alturas sinais gráficos que sonoros. chamado de nota musicais. Só é possível reconhecer se
um som é grave ou agudo se o compararmos com o outro.Para isso, pode ser
medir a distância entre 2 notas por meio dos intervalos musicais. Estes
vêmsendo pesquisados há muito tempo e são um tema muito relevante na música
ocidental. A forma
de organizar os intervalos proposta por Pitágoras é desenvolvida por diversos
compositores europeus ao longo dos séculos foi disseminada por meio dos
processos de colonização e de globalização e influenciou diretamente a música
ocidental. Atividade 1 - Que
elementos que constituem o som e a altura? 2 -Só é
possível Reconhecer se um som é grave ou agudo se o compararmos com outro? 3ª Aula 1ª
Etapa: Fazer a leitura do texto, após realizar a leitura, copiar
e responder as atividades no caderno. Livro Mosaico páginas 126 e 127 Música-A Beleza Das Misturas-página
126 Na arte musical, é comum
oencontro entre músicos de tradição diferentes. Em geral, o trabalho de um músico costuma
influenciar ou transformar o de outro. Desses encontros, pode surgir algum
tipo de novidade, como uma música, um álbum ou uma nova maneira de tocar um
instrumento musical. Cidades e Aldeias - página
127. Em 1995, os integrantes da
banda sepultura, criada pelos irmãos mineiros Igor e Max Cavalera, viajaram
para aldeia Pimentel Barbosa, em Mato Grosso para conviver com os Xavante e
produzir música. O resultado desse trabalho está no álbum hoost (raízes)Nele,
a música “ltsári, palavra que
significa raízes na língua xavante, foi gravada com a participação dos indígenas. Rootsdivulgou para o mundo
um encontro musical entre uma banda de heavymental é a tradição musical de um
grupo indígena brasileiro. Mas esse encontro não foi apenas musical. A ideia
dos integrantes do sepultura era realizar uma troca de cultura. No período em
que estiveram na aldeia, foram pintados pelo Xavante, dançaram músicas
tradicionais ecomeram iguarias locais. Atividade página127 1- Você conhece o trabalho dos compositores da região em
que vive? 2- O que vocêentendeu da banda sepultura e dos indígenas
xavante, na aldeia? 3- Levando em conta o que você aprendeu sobre música e
misturas musicais, faça um levantamento das composições da região a qual
vive. 2ª
Etapa: Após a leitura do texto, copiar e responder as atividades
no caderno, resposta pessoal. Livro Mosaico, página 130 Dança
e música Profissão Artística - página
130 As práticas artísticas na
infância e na Juventude podem ser um ponto de partida para escolhas
profissionais futuras. Para alguns músicos e bailarinos, por exemplo, a
experiência com a arte na Juventude foi determinante para se tornarem
artistas profissionais quanto a quando adultos. A bailarina Ingrid Silva
iniciou num balé ainda jovem em um projeto social no bairro da mangueira, Rio
de Janeiro após enfrentar muitos desafios a bailarina partiu para os Estados
Unidos, e desde 2008 íntegra a campanha do balé do teatro na cidade de Nova
Iorque das coreografias que exibe mais técnicas além de Ensinar peças do
repertório do balé clássico e de importantes coreógrafos do século XX e XXI,
a campanha se dedica a celebrar a cultura afro Americana por meio da dança. ainda
que tenha uma carreira de sucesso como artista Ingrid Silva passou por
momentos difíceis ao longo do seu percurso. Atividade 1 -
Você já pensou na possibilidade de ser um artista profissional?(resposta
pessoal) - Então comente em que linguagem artística vocêgostaria
de praticar?(resposta pessoal) 3ª
Etapa: Através da leitura do texto, copiar e responder as
atividades. Livro Mosaico, página 133. Dança - balé Clássico pág133 As companhias de balé se
estruturam, tradicionalmente, de modo hierárquico. Por exemplo, num balé do
teatro municipal do Rio de Janeiro, uma das únicas campanhas estáveis de balé
clássico do Brasil, o conjunto de quase 100 artistas divide-se em quadro em 4
grupos bem definidos: bailarinos, aqueles que dançam basicamente as várias ações
de conjunto e compõem o chamado corpo de baile, segundo solistas e primeiros
solistas que responde a várias ações mais complexas personagens secundários e
finalmente bailarinos principais ou primeiros bailarinos em geral no balé
clássico o corpo de baile funciona com um grande couro em que a
individualidade dos bailarinos deve ser posta de lado para que se forme um
conjunto homogêneo. Ainda que alguns coreógrafos a partir do século 20 venha
buscando renovar as práticas do corpo de baile ao propor que cada bailarino
tenha destaque Está aqui e encontre
sua dança singular, tem algumas companhias de baile, como a do ópera de
Paris, por exemplo, a bailarinos que passam toda a vida profissional atuando
somente como componentes de corpo de baile jamais tem um papel de solistas. Atividade 1 – O que a dança balé clássico representar para você? 2 - No balé clássico, O corpo de baile funciona como? Acessado em 06/09/2020
https://api.plural.net/media_viewer/documents/2596092?fbclid=lwAr1vzeditorascipione8ºano. |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; (
) Jogos; () Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (
) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário