3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
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Tema: Juntos Pelo Planeta:
Sustentabilidade é o Novo Normal (Intervenção Urbana) Temas Contemporâneos/Integradores: Saúde na Escola, Cidadania e
Civismo |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidade, Processos
de Criação. |
Unidade Temática: Artes Visuais/
Arte Integrada Ano: 6º e 7º Período: 01/04 a 12/04/2024 Aulas:
04 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das
artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros
e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais,
contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes
visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos
etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.),
cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística
(desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem,
instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em Artes Visuais,
com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e
colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos
convencionais, alternativos e digitais. (EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das Artes
Visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.). (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR32) Analisar e explorar, em
projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens
artísticas. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações para os alunos - Todas as questões
deverão ser registradas no caderno pelos alunos. 1ª Aula 1º Momento: Professor apresente o tema – Intervenção
Urbana, a roupa e a Arte Professor imprima ou
transcreva o texto abaixo para a turma e em seguida aplique as atividades Intervenção Urbana, a
roupa e a Arte Na cidade, tem uma coisa legal que é quando as
pessoas usam a arte pra mudar o lugar onde vivem. Isso é chamado de
intervenção urbana. É tipo pintar paredes, fazer desenhos bonitos ou até
instalações que chamam atenção. Sabe quando você escolhe a roupa que vai vestir?
Então, isso também é uma forma de se expressar, de mostrar quem você é. Na
rua, as roupas que as pessoas usam são como um jeito de falar sem palavras. É
uma maneira de mostrar sua identidade e o que você gosta. Quando a arte urbana e as roupas se encontram, é
bem legal. Os artistas usam o corpo das pessoas como uma tela, criando coisas
diferentes. Às vezes, as roupas também são usadas como forma de protesto ou
só pra serem bonitas mesmo. É como se a cidade virasse uma galeria de arte ao
ar livre, onde todo mundo pode participar. É uma mistura de cores, desenhos e
estilos que deixam o lugar mais interessante e cheio de vida. E é bom porque
nos faz pensar sobre quem somos e como podemos transformar o mundo ao nosso redor
com criatividade. ·
Agora,
responda as questões abaixo: 1. O que é
intervenção urbana e como ela pode transformar o ambiente da cidade? 2. Qual é o
papel da roupa na expressão pessoal e na identidade das pessoas? 3. Como a arte
urbana e as roupas se encontram e se complementam? 4. Por que a
cidade é comparada a uma galeria de arte ao ar livre quando há intervenção
urbana e expressão através das roupas? 5. De que
forma a intervenção urbana e a moda podem influenciar a maneira como pensamos
sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor? 6. Quais são
algumas das formas de intervenção urbana mencionadas no texto? 7. Como a arte
urbana pode ser uma forma de protesto? 8. Por que a
arte urbana e a moda são consideradas formas de expressão criativa? 9. O que o texto
quis dizer com "É uma mistura de cores, desenhos e estilos que deixam o
lugar mais interessante e cheio de vida."? 10. Você acha
que a intervenção urbana e a moda podem ter um impacto positivo na sociedade?
Por quê? https://chat.openai.com/c/6a53bdb9-98ca-4a87-99ad-45606a8b64c0
acessado: 19/03/2024 2º Momento:
Peça aos alunos para construir um desenho sobre a Arte Urbana. 2ª Aula 1º Momento Levantando conhecimentos
prévios. Sugerir
a turma que assista o vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=qDnDft-JNDk Intervenção Urbana-
Arte E Meio Ambiente https://www.youtube.com/watch?v=t_nopV2eO6g, acessado em 19/03/2024.
> Você já ouviu
falar de intervenção urbana? O que acha que essa expressão significa? >
Já viu projetos que tem o objetivo de melhorar a vida nas cidades? Grafite
e Pichação (PINTANDO O MURO) Michelângelo, Picasso, Di Cavalcanti, Zé
Carratu, Rui Amaral e Oséias Duarte. O que esses nomes têm em comum? São
todos artistas. No entanto, a arte dos três últimos não se manifesta em quadros.
Eles trabalham com o grafite, fazendo de muros de concreto seus cavaletes e
denunciando as mazelas sociais e os preconceitos sofridos pelos excluídos. A
arte do grafite é hoje uma das mais fortes expressões culturais das grandes
cidades. No Brasil, a cidade de São Paulo concentra um verdadeiro berçário do
grande público diante do grafite, que o liga diretamente à pichação – este
sim, um ato criminoso.
Com o surgimento do Hip-Hop no final da década de 1960, o grafite apareceu
como forma de expressão das classes marginalizadas. O grafite já foi
classificado como pichação, já que as duas coisas tinham essencialmente a
mesma ideia: enfeitar (ou “enfeitar”) muros se utilizando de tintas de spray.
A diferença entre pichação e grafite está tanto nos fins quanto nos meios: os
pichadores fazem agressão ao patrimônio, sem a autorização dos proprietários
das áreas utilizadas e não há em seus trabalhos uma manifestação de técnicas
reconhecíveis de pintura. [...] Disponível em: http://www.revelacaoonline.uniube.br/2005/316/Arte.html. 2º Momento: Interpretação do texto: 1
– Segundo o texto, qual a diferença entre
grafite e pichação? Você concorda? A
diferença entre pichação e grafite está tanto nos fins quanto nos meios: os
pichadores fazem agressão ao patrimônio sem autorização dos proprietários. Já os
grafiteiros, fazem pinturas que representam as fortes expressões culturais.
SIM. 2 – Quando o texto compara os grafiteiros a
artistas consagrados como Michelângelo, Picasso e Di Cavalcanti, ele
valorizou ou desvalorizou o trabalho de quem faz grafite?
Valorizou, por comparar o grafite com grandes obras. 3 – Que tipo de mazelas sociais e
preconceitos são normalmente, na sua opinião, denunciados pelos grafiteiros?
Entre vários estão o racismo, a pobreza, a
corrupção, a desigualdade social, etc. 4 – Observe a imagem de muros grafitados
neste módulo. Que diferenças você observa entre eles e um muro pichado? De
qual você gosta mais? Gosto do grafite. Porque o grafite nos muros, nos
mostra uma obra de arte, enquanto que a pichação é só uma sujeira, um ato
criminoso. 5 – Na sua comunidade, a pichação é comum? E
o grafite? Por que você acha que isso acontece? Resposta
pessoal do aluno. 3ª Aula 1ºMomento:
Professor apresente o vídeo aos alunos Vídeo: https://WWW.Youtube.com/watch?v=9DIVNz35H6c&feature=youtu.be Aprofundando no tema Ø
Já usou a
roupa de alguém? Como você se sentiu? Ø
Qual é o
seu estilo de vestir? Ø
Você tem
alguma roupa guardada de recordação da sua infância? Ø
Em sua
opinião as pessoas escolhem o que vestir ou a moda é uma imposição? Ø
As pessoas
se vestem de modo parecido ou fazem escolhas muito diferentes entre si? Por
que? Ø
Você se
veste como gosta, como pode ou como os outros querem? 2º Momento: Professor faça a
leitura do texto (Moda) Moda é a
tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém
do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido
influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se
integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e
facilmente mutável de se comportar e, sobretudo de se vestir ou pentear. Para criar
estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o cimento,
a textura e a harmonia. A moda é abordada como
um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos,
hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são
elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem
definidos. A moda é um sistema que
acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no
dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a
moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de
um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas. A cada
dia que passa o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas,
com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda
proporciona aos que seguem uma tendência sempre inovadora e ousada. “Ela é
abordada sempre, encaixa em qualquer assunto e é sempre um meio de inspiração
aos que a seguem.” 3º Momento: Após a socialização do texto responda as seguintes
questões: Ø O que você entende por moda? Ø Diferencia a moda do estilismo? Ø Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco
elementos básicos. Quais são eles? Ø A forma com que as pessoas se vestem define sua posição
econômica e o seu caráter? Justifique sua resposta. Ø Para você se vestir bem é usar roupas de grandes marcas e
grifes famosas? Expresse aqui sua opinião. Ø Em sua opinião existe a roupa certa para cada ocasião? Ø Atualmente as pessoas vivem em função de um padrão de beleza
e moda imposto pela sociedade, visto que muitas vezes esses indivíduos acabam
deixando seu estilo próprio e viram escravos da grande indústria da moda.
Você concorda com isso? Por quê? 4ª Aula 1º Momento: A partir da leitura do texto abaixo,
responda as questões. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o
meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão
causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é
necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois
dependemos dele para sobreviver neste planeta. A humanidade precisa buscar o
desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico. Desenvolvimento sustentável é: “Atender às necessidades da atual
geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas
próprias demandas.” Adotar a prática dos três “erres”: o primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar
adquirir produtos desnecessários; o segundo R. de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos
e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que
pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante. 1- O que você entende por desenvolvimento sustentável? 2- Cite três atitudes que podem ajudar no desenvolvimento
sustentável do planeta. 3- Segundo o texto, quais os fatores que contribuem para a
destruição do meio ambiente? 4- Crie um slogan (frase) sobre sustentabilidade. Seja criativo.
Esta frase precisa chamar a atenção do público. 5-Forme frase com os desenhos abaixo: 2º Momento Mão
na massa. Agora use materiais recicláveis (papelão, tampa
de garrafa, garrafa pet, papel de bala, jornal etc.) para a realização dessa
atividade. Professor – mostre aos alunos as imagens abaixo e
construa um balão com os alunos Em seguida distribua uma das imagens ou peça aos
alunos para recortar e colar alguns dos materiais. Sequência construída pelos professores: Mojana, Sirléia, Marcela,
Marisete, Beatriz, Thais FONTES: ACESSO EM 19/03/2024 https://www.google.com/search?q=bal%C3%A3o+junino+de+papel%C3%A3o+e+tampa+de+garrafa+pet file:///D:/Meus%20Arquivos/Downloads/artes_-_8oc-d_-_el_-_17072020.pdf https://armazemdetexto.blogspot.com/2017/10/texto-pintando-o-muro-com.html https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-ngOa9MzjSdqNMXoI 7ºano acessado em 22/05/2022 https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf |
RECURSOS:(
x) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (x) Apresentação oral;
(x) Observação do desempenho do grupo; ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
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