9ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: Consciência
Negra -“Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e cultural (Conhecendo artistas negros.) Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo |
Objeto do Conhecimento: Contextos
e Práticas, Elementos da Linguagem,Matrizes Estéticas e Culturais |
Unidade Temática:Artes Visuais,Arte Integrada 9ºAno Período: 06/11 a 21/11/2023 Aulas:05 |
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HABILIDADES
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(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR35)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Professor deverá explicar como acontecerá o projeto
detalhadamente e com calma, tentando gerar no aluno, vontade e desejo para a
participação, falando das etapas e oficinas que serão realizadas no decorrer
das aulas. METODOLOGIA DO PROJETO O professor dará as informações a respeito a
um dos trabalhos que serão realizados pelos alunos do 9º ano, com a
participação dos familiares, colegas de sala, professores, coordenadores e
você. I.
Todos os alunos e alunas do Ensino
Fundamental Anos Finais poderão participar; II.
Cada turma seguirá o cronograma de
acordo com o seu ano/série,
participarão de estudos e oficinas que serão realizadas no decorrer
das aulas; . III.
Os alunos do 9º serão desafiados a
selecionar uns(umas) colegas para participarem do Quadro “Beleza Negra”, os
escolhidos serão orientados pelos seus professores; IV.
O aluno escolhido deverá se produzir em
dois momentos: o primeiro com a camisa do uniforme da escola e o segundo com
uma roupa de sua escolha para as fotos MOSTRANDO A SUA BELEZA NEGRA, as fotos
serão tiradas por alguém da família que em seguida deverá envia-las aos
professores de Arte; V.
O período para a realização da
etapa será 17/11/2023. VI.
O aluno (a) poderá ser desclassificado
caso não seguir as descrições deste regulamento; VII.
Os professores de Arte deverão
encaminhar à coordenação da escola as fotos que foram enviadas e juntos
escolherão as melhores fotos; VIII.
As fotos escolhidas deverão ser
compartilhadas nas redes sociais (mas só depois da permissão dos responsáveis
dos alunos); IX.
Caberá ao professor e gestores premiarem os escolhidos com algo
simbólico.Pois esses alunos estão deixando a escola em 2024; X.
Todas as fotos serão impressas para a
montagem de um álbum de fotos dos alunos do 9º ano de 2023. XI.
A Culminância do projeto ocorrerá no dia
20/11/2023 onde os alunos escolhidos irão desfilar CONSCIÊNCIA NEGRA 1ºMomento: Dia Nacional da Consciência Negra O dia 20 de novembro faz menção à
consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há
séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do
Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser
traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo
ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos
Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não
suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores,
como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e
sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de
vinte mil habitantes. Ao longo da história, os negros não
foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo
contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens
brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de
senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais
para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as
abandonavam. As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem
utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns
objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando
doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam
sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram
medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o
período de colonização. Algumas leis foram criadas para defender
os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a
escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871,
concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de
1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais
de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa
Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram
definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa libertação foi que os
escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho, continuando nas casas de
seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão esperada liberdade não
chegou por completo. (Adaptado
de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm) 2ºMomento: 1. De
acordo com o texto, podemos afirmar que: a)
existe uma comparação entre a escravidão dos negros e a dos índios. b)
a escravidão era natural e aceita por todos, inclusive pelos negros. c)
os negros eram bem alimentados para trabalhar melhor. d)
os índios eram responsáveis por cuidar de negros que ficavam doentes. e)
Antes de 1888, nem todos os negros eram livres no Brasil. 2. Analise
as alternativas a seguir acerca de Zumbi: I
– Era conhecido como Antônio Soares. II
– Foi um dos primeiros líderes do Quilombo de Palmares. III
– Em homenagem a Zumbi, criou-se o dia 20 de novembro. A
única alternativa que traz afirmação (ou afirmações) incorreta(s) é: a)
I. b)
I e II. c)
II. d) II e III. e)
I e III. 3. A
palavra “menção” na primeira linha do texto pode ser substituída, sem
prejuízo para o sentido do texto e para a correção gramatical por: a)
referência. b)
consequência. c)
orientação. d)
miram. e)
interligação. 4. Embora
a libertação dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no diz respeito
aos direitos humanos, isso deixou aspectos nada negativos para os negros
conforme ilustra o texto? Justifique
sua resposta. 5. Nos
dia de hoje, que problemas existem ainda em relação a esse fato histórico? Gabarito:1
–A, 2 –B, 3 –A 2ª Aula 1ºMomento: BREVE HISTÓRIA DO SURGIMENTO DOS
TURBANTES Obs:
Fica a critério do professor fazer uma competição do turbante mais criativo. https://www.emporiocharme.com.br/blog/turbante-origem-costumes-e-moda/Acessado
em 30/10/2023
A origem datada
dos turbantes é desconhecida, mas acredita-se que este elemento cultural
já é usado no Oriente antes mesmo do surgimento do Islamismo, diferente do
que muitas pessoas pensam. Ou seja, o uso turbante como símbolo e expressão
de fé não está ligado apenas às religiões islâmicas, mas também
ao Sikh indiano. Ainda na Índia, os turbantes também podem representar a
casta e o status financeiro, além da religião.
Já na África os
turbantes são elementos estruturais da cultura que carregam um significado em
cada tipo de amarração diferente. Nas religiões presentes no continente, o
uso do Ojá, um tipo de turbante específico, além de representar aspectos
culturais e estéticos daquele povo, também possui função social e religiosa,
podendo apresentar as mais diversas cores e estampas, cada uma delas
representando significados diversos e profundos. Nestes casos, o uso do
turbante na cabeça não é por acaso, isso porque tem a função de proteger a cabeça
e a mente, fonte de pensamentos e cultivo da fé.
Aqui no Brasil,
o turbante representa a afirmação da identidade cultural que foi trazida
pelos negros que vieram da África quando foram escravizados. Aqui, estes
tentavam reproduzir os tecidos, estampas e colorações que tinham em seus
países de origem. As peças eram usadas como símbolo de
resistência da sua cultura e reafirmação da sua identidade africana. O
uso do turbante no Brasil hoje também tem a função de relembrar e
reforçar os aspectos da cultura negra africana, resistindo e lutando contra o
racismo e o preconceito. Os turbantes também podem ser incorporados
a religiões africanas como o Candomblé, vinda da África e implantada
no Brasil pelos negros que foram escravizados e trazidos para cá. Também
podem fazer parte do vestuário de seguidores da Umbanda, religião
criada no Brasil com inspiração em elementos do Candomblé, mas que
também abrange traços do catolicismo e do espiritismo.
Com o avanço da
história e o comércio entre Ocidente e Oriente as trocas culturais
foram ficando mais comuns, o que levou os turbantes para o mundo da moda,
especialmente na Europa, nas décadas de 20 e 30, se popularizando cada
vez mais desde então e, posteriormente, em todo o mundo.
file:///C:/Users/adm/Downloads/Pintart_especial_da_consciencia_negra_2.pdf/Acessado
em 30/10/2023 2ºMomento: MODELOS
DE TURBANTES
Turbante africano: geralmente são bem
coloridos e podem ser encontrados com as mais diferentes estampas. Quando for
comprar o seu turbante, você pode ir a uma loja de moda africana e lá
perguntar um sobre a procedência do tecido e história por trás do turbante
escolhido. Com eles você poderá fazer a amarração africana que quiser.
Turbante com box braids: esse modelo é
aplicado em cima dos cabelos com tranças box braids, ou seja, tranças soltas.
Há diversas maneiras de usar turbante com box braids, mas uma delas é fazendo
um coque alto com as tranças, passando o turbante aberto atrás da cabeça,
puxando as pontas para frente e dando um laço bem no topo. Depois é só
esconder as pontas soltas d achar melhor.
Faixa turbante: para este modelo
também não é necessário um turbante de metragem muito grande, ok!? Aí é só
dobrar o turbante em faixa e passar pela parte de trás da cabeça, traz as.
Depois essas pontas são jogadas para trás e devem enrolar a cabeça até o
comprimento acabar. Por fim, esconda as pontinhas no próprio turbante,
prendendo com firmeza para não soltar.
Turbante fechado: mais uma vez, existem
várias maneiras de usar o turbante fechado, vamos ensinar uma delas. Para
isso prenda o cabelo em um coque abacaxi ou afropuff para dar estrutura e
volume para o seu turbante. Então passe o turbante fechado por trás da cabeça
trazendo as pontas p na outra. Um dos lados deve ser maior e, com este, você
vai enrolar todo o cabelo e esconder a ponta na própria estrutura do
turbante. Ajeite-o do jeito que você se sentir mais confortável.
Turbante com legging: para este tipo
do quadril e passá-la por trás da cabeça, de modo que a parte do quadril
fique na nuca e as pernas da calça subam em direção à frente da cabeça.
Entrelace as duas pernas da calça na pa pela lateral e esconda a pontinha na
própria estrutura do turbante. Faça o mesmo do outro lado. Por fim é só
ajeitar as pontas que ficarem aparecendo.
MODELOS DE TURBANTES : geralmente são bem
coloridos e podem ser encontrados com as mais diferentes estampas. Quando for
comprar o seu turbante, você pode ir a uma loja de moda africana e lá
perguntar um sobre a procedência do tecido e história por trás do turbante
escolhido. Com eles você poderá fazer a amarração
https://www.baladain.com.br/notas/museu-da-fotografia-celebra-o-dia-da-consciencia-negra-com-programacao-especial/Acessado
em 30/10/2023 3ºMomento: APLICAR A ATIVIDADE:(
Desenhar os tipos de turbantes correspondente o que está indicando a placa) CHEGOU A HORA DE CRIATIVIDADE ASSEMBLAGEM
DE TURBANTES AFRICANOS Muito tem se falado sobre como o turbante
está “na moda”, mas, na verdade, este adorno representa muito mais do que
um acessório estético que virou tendência. Vem com a gente conhecer um
pouco da história do turbante, sobre o que ele representa, seus tipos e
claro, descobrir como aderi-lo ao seu visual. Fique por aqui! 4ºMomento:
Atividade AGORA É SUA VEZ! DECORE O TURBANTE,USANDO MATERIAIS
DIFERENTES COMO: BOTÕES, RETALHOS COLORIDOS, LÁPIS DE COR, TINTAS .... USE
SUA IMAGINAÇÃO . Ou pesquise como fazer turbantes e faça o que você mais
gostou em você ou em alguém da família..
DESENHE O QUE SE PEDE 5ºMomento: Questões 1ª
Fale um pouco sobre o que você
aprendeu sobre a origem dos turbantes? 2ª Fale sobre o significado do turbante na África e
o significado do turbante no Brasil e qual a diferença entre eles? 3ª Quais as religiões que fazem uso dos turbantes? 4ª O que aconteceu com o uso do turbante na década
de 20 e 30? 5ª Quais as características do turbante africano e
da faixa turbante?
3ª Aula 1ºMomento: Professor, apresente a turma a
matéria do link abaixo: Artistas brasileiros NEGROS. SLIDE
EM ANEXO Você
provavelmente já conhece Beyonce, Rihanna, Bruno Mars,50 Cent e muitos outros
artistas que fazem sucesso mundialmente. Mas você conhece esses artistas
negros brasileiros? https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/10 2ºMomento:
Atividade Em seguida peça aos
alunos para realizarem atividade de pesquisa abaixo. A VEZ AGORA É SUA! RESPONDA AS QUESTÕES: 1ª Qual a porcentagem
da população brasileira que se autodeclara preta ou parda? 2ª Quantos artistas
brasileiros negros você conhece ou escuta diariamente? 3ª Cite alguns dos
artistas negros da atualidade aqui no Brasil. 4ª Se você lembrou de
alguém que não está na lista dos slides comente sobre ele. 5ª Qual o título da
música que levou a cantora Iza a ser indicada ao Grammy Latino em 2018? 6ª Qual a mensagem que
as músicas de Iza transmite? 7ª Cite 3 músicas mais
conhecidas da Iza? 8ª Emicida é um dos
rappers mais conhecidos do país revelado nos anos 2000. Quais foram os
prêmios que ele venceu? 9ª Qual o nome do livro
infantil que Emicida escreveu? 10ª O rapper Criolo em
2011 e 2012 foi indicado ao prêmio Hútuz,qual o significado dessa palavra? 11ª A funkeira Ludmilla
começou sua carreira com um nome artístico.Qual era esse nome? 12ªQual desses artistas
desenvolveu oficinas e atividades sociais em favelas? 13ª Além de cantora
quais as outras profissões de Karol Conka? 14ª Ela participou da
banda Ara Ketu suas músicas falam sobre racismo,feminismo e negritude. De
quem estou falando? 15ª Quais os estilos
musicais que o cantor Flávio Renegado canta?
4º Aula 1ºMomento: Pintores
negros que você precisa conhecer. A lista inclui pintores brasileiros e
estrangeiros. PDF COM SLIDE E ATIVIDADE ENVIADO EM ANEXO. Em seguida peça aos alunos para realizarem atividade de pesquisa que
está no final do slide.
5º Aula 1ºMomento: Cota não é esmola Acesse o vídeo abaixo e em seguida faça a atividade https://www.youtube.com/watch?v=QcQIaoHajoM acessado em 30/10/2023 2ºMomento:
Questões 1- Que mensagem a canção transmite Cota não
é esmola? 2- De quem é a voz que é representada pela
letra da música Cota não é esmola? 3- Qual é a realidade abordada na música
esmola? 4- Porque se escolheu usar a palavra "
preto" e não " negro" ? 5- Porque a protagonista da história acaba
desistindo de ir a escola? 6- Você acha que a escola é um lugar que
exclui mais do que acolhe? Justifiquem sua resposta. 7- Porque a menina se atrasa? É pelo menos
motivo dos demais, em geral? 8- Você acha que existe vitimismo com relação ao negro? Porque?. Atividade 1)
Produzir
uma música com o tema racismo e preconceito. OBS: Segue um
arquivo para montagem de um mural Fonte: Apostila Pintart Apostila- Exposição Consciência Negra( Professora Rosiane Cunha) https://www.youtube.com/watch?v=QcQIaoHajoM acessado em 30/10/2023 https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/10 https://www.baladain.com.br/notas/museu-da-fotografia-celebra-o-dia-da-consciencia-negra-com-programacao-especial/Acessado
em 30/10/2023 file:///C:/Users/adm/Downloads/Pintart_especial_da_consciencia_negra_2.pdf/Acessado
em 30/10/2023 |
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ntRECURSOS:( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; ( )
Outros: |
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AVALIAÇÃO:( ) Prova;
(x) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação
da participação; Outros: |
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