SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 20/09 A 01/10/2021

 

9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Itamaraju em Foco - Setembro Amarelo/ Itamaraju ontem e hoje)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

 

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processo de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem,Cidade Cultura e Práticas Culturais

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas   Ano: 9º  Período:20/09 a 01/10/2021  Aulas: 4

HABILIDADES

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,

pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.)

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais,

instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,

política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas

linguagens artísticas.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas

diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias,

de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às

diferentes linguagens artísticas.

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar,

apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo,

ético e responsável.

EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

7. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, cientificas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.  

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

 1ª AULA

 

                              

 

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

·         1. Ao observar essa fotografia, o que vem a sua cabeça?

·         2. Você sabe de que se trata essa fotografia?

·         3. Você conhece sua cidade?

·         4. Existe em sua cidade, um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? 

 

ITAMARAJU

 Em 1860 antes antigas aldeias de índios pataxós, atraíram diversos exploradores para a atividade de extração, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu. Por volta de 1895 formou-se um povoado denominado de Arraial Dois Irmãos.

 Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido. O café tornou-se a principal fonte de produção do Arraial, o que causou o aumento da população, estabelecimento de armazéns de compra de café e outros cereais e a venda de gêneros variados como querosene, sal, tecido, ferramentas. Com a abertura de estradas no qual deram o nome de BR101.

  A cidade prosperou. Em 1961, foi elevado a Município, desmembrando-se de Prado e recebendo o nome de Itamaraju.

Seu nome se deu a língua tupi-guarani, povos descendentes de índios e negros.

 

Agora é a sua vez! Atividade!

 

1)    Responda de acordo com o texto?

a)  Qual foi o primeiro nome dado a cidade de Itamaraju?

b)  Por que Itamaraju recebeu o nome de escondido?

c)  Quando ocorreu a emancipação política de Itamaraju?

2)    O que você sabe sobre a cidade de Itamaraju?

3)    Quais os pontos de sua cidade que você destacaria?

4)     Existe em sua cidade, um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? 

5)    Podemos ter múltiplos olhares a partir da cidade? Você já parou para olhar algum tipo de arte ou manifestação artística de sua cidade? Descreva o que você viu?

6)    Você conhece algum patrimônio histórico da sua cidade? Pesquise sobre algum patrimônio histórico de nossa cidade e reproduza em forma de desenho. Caprichem.

 

AULA 02

               

UM POUCO DA NOSSA ITAMARAJU

 

 

 Itamaraju é um município do estado da Bahia, no Brasil. Com 2.580 km² de área, sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 64 486 habitantes. A cidade já teve forte influência econômica na região por causa do auge do cacau nos anos 1970, 1980 e 1990.  Tinha uma pequena rua, tortuosa (atual Rua 5 de Outubro), com menos de 150 casas, inclusive barracos.

 

Emancipou-se em 5 de outubro de 1961, desmembrado do município de Prado. Itamaraju possui um povo amigo e hospitaleiro. Promove até os anos atuais a maior festa regional de São João, mantendo a sua tradição junina de origem.

A Rua Cinco de outubro demonstrada na foto ao lado foi a primeira rua da cidade, onde era o centro de Itamaraju.

 

 

Sugestão de vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=1T9l_WyRZvU

 

Professor fale sobre a importância das festas junina para a cidade. Que influência diretamente no comércio local e a importância de manter as tradições históricas. 

 

 

A origem do nome de Itamaraju

 

  Itamaraju" é uma palavra oriunda da língua tupi. Vocábulo tupi que significa ″rio das pedras″ ou ″pedra das árvores do Jucuruçu″.. O nome de Itamaraju foi criado pelo pioneiro do cacau Moisés Santos Almeida, considerado por muitos da região como um poeta alegórico, pelo qual a cidade ganhou a significação da palavra formada pela junção das seguintes sílabas:

Ita, que na linguagem indígena significa pedra, simbolizada pela pedra cartão postal da cidade “Pedra do Monte Pescoço”;

mara, significando uma região montanhosa simbolizada pela Pedra do Monte Pescoço e de matas representadas por suas galhas de árvores que se debruçam nas margens do Rio Jucuruçu;

ju, primeira sílaba do rio que corta inteiramente o município Jucuruçu, que também é termo indígena, numa alegoria poética dos tupiniquins e pataxós

 

 

 A data de instalação do município ocorreu quase dois anos após a emancipação, em 07 de abril de 1963, tendo sido eleito o primeiro prefeito de Itamaraju, o sergipano José Bonifácio Dantas, popularmente conhecido pelo apelido de “Chapéu de Couro”, e eleito também o primeiro presidente da Câmara de Vereadores, o senhor Manoel Guedes de Souza.

 

 

EXPLORANDO UM POUQUINHO DO PASSADO COM O PRESENTE POR MEIO DE IMAGENS.

                      

 

                        

 

 

 

 

 

 

Atividade sobre o que você aprendeu

 

1-    A Rua Cinco de outubro demonstrada na foto acima foi a primeira rua da cidade, onde era o centro de Itamaraju. Você sabe por que as cidades mudam com o passar do tempo, por que hoje o centro da cidade de Itamaraju não é mais na rua Cinco de Outubro?

2-    Você tem costume de participar dos festejos de sua cidade?

3-    Alguma vez, você já esteve no São João de Itamaraju? Na sua opinião é importante manter essa tradição viva na nossa cidade?

4-    No vídeo acima podemos relembrar como fica nossa cidade nas vésperas e épocas de São João, ao assisti o vídeo que emoções você sente? Sente muita falta desse momento na cidade? Porque?

5-    Que diferenças podem ser destacadas entre as imagens do passado e do presente? Descreva essas principais mudanças:

6-    De acordo com as estimativas do IBGE de 2019, qual era a totalidade de habitantes?

 

AULA 03

 Artista da Nossa Cidade-Bruno Caliman

                                                                     https://www.instagram.com/calimanbruno/?hl=pt-br

Bruno Caliman (Itamaraju15 de outubro de 1976) é um compositor brasileiro. Canções compostas por ele já foram gravadas por grandes e novos nomes da música popular brasileira como Bruno e MarroneLuan SantanaGusttavo LimaGian & GiovaniRaça NegraMarcos e BeluttiFernando & SorocabaLucas LuccoSophia AbrahãoMunhoz e Mariano, Léo Magalhães, Jorge e MateusGabriel Gava, entre outros.

 

Biografia

Filho de pai capixaba e mãe baiana, Bruno Caliman, viveu parte dos primeiros anos nas cidades Marilândia e Vila Velha (ambas no Espírito Santo) e depois viveu também na cidade baiana Itamaraju e até que se mudou para a cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia.

Sendo compositor letrista de grandes sucessos da música brasileira em vários gêneros musicais, como Domingo de ManhãLocutorSeu polícia24 HorasJá não sei mais NadaFiorino , "Te Esperando", "Escreve aí", " Mármore", "Gaveta", Lápis de Cera", "E.T", "Sogrão Caprichou", "Parede Branca", "Enquanto há Tempo", "Campeão de Audiência", "O Destino", "Dois Passarinhos", "Poeira da Lua", "Camaro Amarelo", Romântico anônimo, Oi, beber cair e levantar. Essas são as mais famosas, mas o talentoso Bruno, tem um histórico gigante, de grandes sucessos.

Bruno começou a compor depois que entrou em uma banda que chamava-se Panela Puc em Itamaraju, banda que tocava besteirol estilo Mamonas Assassinas ao qual era compostas por (Bruno Violão, vocais e cavaquinho), (Leandro Vocal), (Alysson, bateria e percussões), (Gabriel Paixão Guitarra e violões), (Vanilson, Tecladista), (João Luiz, Baixista) e (Bilú, Bateria e percussões). A banda durou até meados de 1998, e Bruno seguiu tocando nas calçadas, barzinhos acompanhado apenas de seu fiel escudeiro, o violão, começou a gravar também, pequenos jingles publicitários, e de tanto ouvir que cada jingle criado deveria ser tipo um chicletinho, no sentido de ter que grudar, nesse caso, na mente das pessoas, não teve outro caminho, Bruno criou os sucessos que ouvimos hoje e que ficam em nossa mente.

Segundo Bruno, o início de sua carreira, coincidiu com o novo boom da música sertaneja no Brasil, mas como sempre ouvia muito Renato TeixeiraAlmir SaterPena Branca & Xavantinho, ele acabou se identificando com essa turma.

Bruno se considera um cientista maluco, onde seu dormitório é o seu laboratório, onde ele mistura as coisas para ver se explode, não é a toa que o artista tem músicas classificadas até em festivais de MPB, musicas gravadas na EspanhaArgentina e Portugal, além de trilhas sonoras de novelas. Bruno tem uma nova canção que ele criou para o filme A Onda da Vida do diretor capixaba José Augusto Muleta. Por ser um artista multimídia, Bruno assinou o roteiro do novo DVD da dupla Fernando & Sorocaba, intitulado "Anjos de Cabelos Longos" que será lançado em 2015, é um curta que complementa os clipes do DVD.

Em julho de 2020, foi co-autor da letra da música sertaneja "Investe em Mim" ao lado de Zé Vaqueiro Estilizado (Wesley dos Santos Vieira) e Dill Meireles.[4] A música gravada e lançada pelo cantor cearense Jonas Esticado, que atingiu o primeiro lugar nas mais tocadas brasileiras do Spotify.[5]


Bruno Caliman é casado com Rose Caliman, e tem 3 filhos.

 

Calimanismo

Com o passar do tempo, Caliman foi criando um estilo próprio, que muita gente apelidou de calimanismo. Segundo ele mesmo, é falar de amor sem usar o verbo amar.[6] Suas músicas têm expressões mais autênticas e coloquiais, como "velhinha gagá" na música "Te Esperando" gravada e lançada por Luan Santana em 2013. Acaba criando canções mais modernas e que abordam o cotidiano das pessoas, sobretudo do.

A música "Fiorino" de Gabriel Gava que abriu definitivamente as portas para ele como compositor. Com o sucesso da composição, alguns músicos encomendaram outra que falasse de carros. Assim surgia Camaro Amarelo, lançada por Munhoz & Mariano. A dupla Marcos e Belutti, ao receberem a letra da música "Domingo de manhã", recearam com algumas palavras diferentes como "Módulo Lunar", "Caribe" e "Dubai", mas foram convencidos a gravar e lançar a música por Fernando (da dupla Fernando e Sorocaba), a qual circulou entre as dez música mais tocadas de 2014 no Brasil.

 

Algumas composições do Artista Bruno Caliman

Com o link abaixo vamos apreciar uma das composições de Bruno Caliman  

 

https://www.youtube.com/watch?v=Z5pWz_OR5Sg acessado 14/09/2021  Luan Santana

 

 

Atividade sobre o que você aprendeu

 

 

1)    Quem é Bruno Caliman?

2)    Você já ouviu falar em Bruno Caliman, sabia que ele era um artista de nossa cidade?

3)    Você conhece mais músicas do artista?

4)    Como iniciou a história de  Bruno Caliman na música brasileira?

5)    O que o autor quer dizer nas estrofes abaixo:

a)    (...) vai sentar numa cadeira de balanço e lembrar de quando tinha 20 anos (...).

b)    (...) na fila de um banco um lance assim sem graça(...).

6)    Qual o estilo das músicas de Bruno Caliman?

7)    Observe esse relato de Bruno acessado no instagran e responda as alternativas abaixo.

a)    Em sua opinião por que o autor não sabe o que fazer com ele quando para de escrever suas canções?

b)    Você acha importante o trabalho de Bruno Caliman escrevendo músicas? Por que?

c)    Por que o artista não conhece abandonar suas artes?

 

 

Sugestão de atividade avaliativa.

Agora é sua vez:

Assim como você estudou a um pouquinho sobre a vida de Bruno Caliman a cidade possui muitas outras personalidades artísticas importantes. Pesquise, sobre alguma personalidade Artística, e conte sua História, pesquise sobre o trabalho que desenvolve esse artista que você escolheu falar, e traga para apresentação na próxima aula.

 

 

 

 

 

 

AULA 04

 

SETEMBRO AMARELO

 

Levantamento de conhecimentos prévios

 

1)    Você já ouviu falar da campanha do setembro amarelo?

2)    Você sabe do que se trata essa campanha do setembro amarelo?

3)    Você acha importante um mês para tratar de um assunto tão delicado como o suicídio?

 

 

 Setembro Amarelo é a campanha mundial de prevenção ao suicídio. No Brasil, o movimento foi criado em 2014 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV). Neste ano, as ações têm como tema “Agir salva vidas”

 Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 13 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil. Aproximadamente 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

 Para a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, o assunto é delicado e precisa ser discutido. “Entendemos que é importante colocar o tema da saúde mental na agenda da nossa instituição. Precisamos acolher as pessoas que estão passando por problemas emocionais e identificar os sinais de alerta. O sofrimento do outro não pode ser visto como drama, vitimismo, falta de fé ou preguiça. A prevenção ao suicídio deve ser uma responsabilidade de todos. Com uma escuta carinhosa e atenta, podemos salvar vidas”.

VAMOS ASSISTI O VÍDEO ABAIXO

https://www.youtube.com/watch?v=_sZsIaHvbjY

ATIVIDADE

Professor esse vídeo é exclusivo para o uso do professor Para construção de atividade:

https://www.youtube.com/watch?v=yEO3TlQIDJo

 

Sugestão desenhar a si próprio

 

Na cabeça escrever coisas que não abro mão,

Nos olhos o que mais me impressiona no mundo, coisas que foram boas de serem vistas,

Na boca coisa que se arrependem de te dito,

Coração grandes amores,

Nas mãos coisas que já fiz que me deram orgulho,

Nos pés onde eu quero chegar na vida.

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Fontes acessadas em 14/09/2021

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Caliman https://www.youtube.com/watch?v=_sZsIaHvbjY

https://www.youtube.com/watch?v=yEO3TlQIDJo

https://www.youtube.com/watch?v=Z5pWz_OR5Sg

ACERVO DA PROFESSORA: VALDECI ROSA DE ALMEIDA

RECURSOS:(X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;  ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário