9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Itamaraju em Foco - Setembro Amarelo/ Itamaraju
ontem e hoje) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e Tecnologia,
Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades,
Processo de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem,Cidade
Cultura e Práticas Culturais |
Unidade
Temática: Artes Visuais/Artes Integradas Ano: 9º Período:20/09 a 01/10/2021 Aulas: 4 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR05) Experimentar e
analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.) (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em
artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo
individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos
e recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR31) Relacionar as
práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e
ética. (EF69AR32)
Analisar
e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (EF69AR34)
Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo
suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a
construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. (EF69AR35) Identificar e
manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. EF69AR06IT) Conhecer,
valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas
culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural,
favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos
dentro e fora da escola. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
5. Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. 7. Problematizar questões políticas, sociais,
econômicas, cientificas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios,
produções, intervenções e apresentações artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
|
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos. 1ª
AULA Ø Levantando conhecimentos
prévios. ·
1. Ao observar essa
fotografia, o que vem a sua cabeça? ·
2.
Você sabe de que se trata essa fotografia? ·
3.
Você conhece sua cidade? ·
4. Existe em sua cidade,
um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? ITAMARAJU Em
1860 antes antigas aldeias de índios pataxós, atraíram diversos exploradores
para a atividade de extração, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu. Por
volta de 1895 formou-se um povoado denominado de Arraial Dois Irmãos. Durante
a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a
localidade a receber o topônimo de Escondido. O café tornou-se a principal
fonte de produção do Arraial, o que causou o aumento da população,
estabelecimento de armazéns de compra de café e outros cereais e a venda de
gêneros variados como querosene, sal, tecido, ferramentas. Com a abertura de
estradas no qual deram o nome de BR101. A cidade prosperou. Em 1961, foi
elevado a Município, desmembrando-se de Prado e recebendo o nome de
Itamaraju. Seu nome se deu a língua tupi-guarani, povos
descendentes de índios e negros. Agora é a sua vez! Atividade! 1)
Responda de acordo com o texto? a)
Qual foi o primeiro nome dado a cidade de Itamaraju? b)
Por que Itamaraju recebeu o nome de escondido? c)
Quando ocorreu a emancipação política de Itamaraju? 2)
O que você sabe sobre a cidade de Itamaraju? 3)
Quais os pontos de sua
cidade que você destacaria? 4)
Existe em sua
cidade, um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? 5)
Podemos ter múltiplos
olhares a partir da cidade? Você já parou para olhar algum tipo de arte ou
manifestação artística de sua cidade? Descreva o que você viu? 6)
Você conhece algum
patrimônio histórico da sua cidade? Pesquise sobre algum patrimônio histórico
de nossa cidade e reproduza em forma de desenho. Caprichem. AULA 02 UM POUCO DA NOSSA ITAMARAJU Itamaraju é um município do estado da Bahia,
no Brasil.
Com 2.580 km² de área, sua população, conforme estimativas do IBGE de
2019, era de 64 486 habitantes. A cidade já teve forte influência
econômica na região por causa do auge do cacau nos anos 1970, 1980 e
1990. Tinha uma pequena rua, tortuosa
(atual Rua 5 de Outubro), com menos de 150 casas, inclusive barracos. Emancipou-se em 5 de outubro
de 1961, desmembrado do município de Prado. Itamaraju possui um povo amigo e
hospitaleiro. Promove até os anos atuais a maior festa regional de São João,
mantendo a sua tradição junina de origem. A Rua Cinco de outubro demonstrada na foto ao
lado foi a primeira rua da cidade, onde era o centro de Itamaraju. Sugestão
de vídeo https://www.youtube.com/watch?v=1T9l_WyRZvU Professor
fale sobre a importância das festas junina para a cidade. Que influência
diretamente no comércio local e a importância de manter as tradições
históricas. A origem do nome de
Itamaraju Itamaraju"
é uma palavra oriunda da língua tupi.
Vocábulo tupi que significa ″rio das pedras″ ou ″pedra das árvores do
Jucuruçu″.. O nome de Itamaraju foi criado pelo pioneiro do cacau Moisés
Santos Almeida, considerado por muitos da região como um poeta alegórico,
pelo qual a cidade ganhou a significação da palavra formada pela junção das
seguintes sílabas: Ita, que
na linguagem indígena significa pedra, simbolizada pela pedra cartão postal
da cidade “Pedra do Monte Pescoço”; mara,
significando uma região montanhosa simbolizada pela Pedra do Monte Pescoço e
de matas representadas por suas galhas de árvores que se debruçam nas margens
do Rio Jucuruçu; ju, primeira sílaba do rio que corta
inteiramente o município Jucuruçu, que também é termo indígena, numa alegoria
poética dos tupiniquins e pataxós A data de instalação do município ocorreu quase
dois anos após a emancipação, em 07 de abril de 1963, tendo sido eleito o
primeiro prefeito de Itamaraju, o sergipano José Bonifácio Dantas,
popularmente conhecido pelo apelido de “Chapéu de Couro”, e eleito também o
primeiro presidente da Câmara de Vereadores, o senhor Manoel Guedes de Souza. EXPLORANDO UM POUQUINHO DO PASSADO COM O PRESENTE POR MEIO DE IMAGENS. Atividade
sobre o que você aprendeu 1-
A Rua Cinco de outubro demonstrada na
foto acima foi a primeira rua da cidade, onde era o centro de Itamaraju. Você
sabe por que as cidades mudam com o passar do tempo, por que hoje o centro da
cidade de Itamaraju não é mais na rua Cinco de Outubro? 2-
Você tem costume de participar dos
festejos de sua cidade? 3-
Alguma vez, você já esteve no São João
de Itamaraju? Na sua opinião é importante manter essa tradição viva na nossa
cidade? 4-
No vídeo acima podemos relembrar como
fica nossa cidade nas vésperas e épocas de São João, ao assisti o vídeo que
emoções você sente? Sente muita falta desse momento na cidade? Porque? 5-
Que diferenças podem ser destacadas
entre as imagens do passado e do presente? Descreva essas principais
mudanças: 6-
De acordo com as estimativas do IBGE de
2019, qual era a totalidade de habitantes? AULA 03 Artista da Nossa Cidade-Bruno Caliman
https://www.instagram.com/calimanbruno/?hl=pt-br Bruno Caliman (Itamaraju, 15 de outubro de 1976) é
um compositor brasileiro. Canções compostas por ele já foram gravadas por grandes e
novos nomes da música popular brasileira como Bruno e Marrone, Luan Santana, Gusttavo Lima, Gian & Giovani, Raça Negra, Marcos e Belutti, Fernando
& Sorocaba, Lucas Lucco, Sophia Abrahão, Munhoz e Mariano, Léo Magalhães, Jorge e Mateus, Gabriel Gava, entre outros. Biografia
Filho de pai capixaba e mãe baiana, Bruno Caliman, viveu
parte dos primeiros anos nas cidades Marilândia e Vila Velha (ambas no Espírito Santo) e depois viveu também na cidade baiana Itamaraju e até que se mudou
para a cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia. Sendo compositor letrista de grandes
sucessos da música brasileira em vários gêneros musicais, como Domingo de Manhã, Locutor, Seu polícia, 24
Horas, Já não sei mais Nada, Fiorino ,
"Te Esperando", "Escreve aí", " Mármore", "Gaveta",
Lápis de Cera", "E.T", "Sogrão Caprichou",
"Parede Branca", "Enquanto há Tempo", "Campeão de
Audiência", "O Destino", "Dois Passarinhos",
"Poeira da Lua", "Camaro Amarelo", Romântico
anônimo, Oi, beber cair e levantar. Essas são as mais famosas, mas o
talentoso Bruno, tem um histórico gigante, de grandes sucessos. Bruno começou a compor
depois que entrou em uma banda que chamava-se Panela Puc em Itamaraju, banda
que tocava besteirol estilo Mamonas Assassinas ao qual era compostas por (Bruno Violão, vocais e
cavaquinho), (Leandro Vocal), (Alysson, bateria e percussões), (Gabriel Paixão
Guitarra e violões), (Vanilson, Tecladista), (João Luiz, Baixista) e (Bilú,
Bateria e percussões). A banda durou até meados de 1998, e Bruno seguiu
tocando nas calçadas, barzinhos acompanhado apenas de seu fiel escudeiro, o
violão, começou a gravar também, pequenos jingles publicitários,
e de tanto ouvir que cada jingle criado deveria
ser tipo um chicletinho, no sentido de ter que grudar, nesse
caso, na mente das pessoas, não teve outro caminho, Bruno criou os sucessos
que ouvimos hoje e que ficam em nossa mente. Segundo Bruno, o início
de sua carreira, coincidiu com o novo boom da música sertaneja no Brasil, mas como sempre ouvia
muito Renato Teixeira, Almir Sater, Pena Branca & Xavantinho, ele acabou se identificando com essa
turma. Bruno se considera um
cientista maluco, onde seu dormitório é o seu laboratório, onde ele mistura
as coisas para ver se explode, não é a toa que o artista tem músicas
classificadas até em festivais de MPB, musicas gravadas na Espanha, Argentina e Portugal, além de trilhas
sonoras de novelas. Bruno tem uma nova canção que ele criou para o
filme A Onda da Vida do diretor capixaba José Augusto
Muleta. Por ser um artista multimídia, Bruno assinou o roteiro do novo DVD da
dupla Fernando & Sorocaba, intitulado "Anjos de Cabelos
Longos" que será lançado em 2015, é um curta que complementa os
clipes do DVD. Em julho de 2020, foi
co-autor da letra da música sertaneja "Investe em Mim" ao
lado de Zé Vaqueiro Estilizado (Wesley dos Santos Vieira) e Dill Meireles.[4] A música gravada e
lançada pelo cantor cearense Jonas Esticado, que atingiu o primeiro
lugar nas mais tocadas brasileiras do Spotify.[5]
Calimanismo
Com o passar do tempo,
Caliman foi criando um estilo próprio, que muita gente apelidou de calimanismo.
Segundo ele mesmo, é falar de amor sem usar o verbo amar.[6] Suas músicas têm
expressões mais autênticas e coloquiais, como "velhinha gagá" na música "Te Esperando" gravada e lançada por Luan Santana em 2013. Acaba criando canções mais modernas e que
abordam o cotidiano das pessoas, sobretudo do. A música
"Fiorino" de Gabriel Gava que abriu definitivamente
as portas para ele como compositor. Com o sucesso da composição, alguns
músicos encomendaram outra que falasse de carros. Assim surgia Camaro Amarelo, lançada por Munhoz & Mariano. A dupla Marcos e Belutti, ao receberem a letra da música "Domingo de manhã", recearam com algumas palavras diferentes como "Módulo
Lunar", "Caribe" e "Dubai", mas foram
convencidos a gravar e lançar a música por Fernando (da dupla Fernando e Sorocaba), a qual circulou entre as dez música mais tocadas de 2014
no Brasil. Algumas composições do
Artista Bruno Caliman Com
o link abaixo vamos apreciar uma das composições de Bruno Caliman https://www.youtube.com/watch?v=Z5pWz_OR5Sg
acessado 14/09/2021 Luan Santana Atividade sobre o que você aprendeu 1)
Quem é Bruno Caliman? 2)
Você já ouviu falar em Bruno Caliman, sabia que
ele era um artista de nossa cidade? 3)
Você conhece mais músicas do artista? 4)
Como iniciou a história de Bruno Caliman na música brasileira? 5)
O que o autor quer dizer nas estrofes abaixo: a)
(...) vai sentar numa cadeira de balanço e lembrar
de quando tinha 20 anos (...). b)
(...) na fila de um banco um lance assim sem
graça(...). 6)
Qual o estilo das músicas de Bruno Caliman? 7)
Observe esse relato de Bruno acessado no instagran
e responda as alternativas abaixo. a) Em sua opinião por que o autor não sabe o que
fazer com ele quando para de escrever suas canções? b) Você acha importante o trabalho de Bruno Caliman
escrevendo músicas? Por que? c) Por que o artista não conhece abandonar suas
artes? Sugestão
de atividade avaliativa. Agora é sua vez: Assim como você estudou a um pouquinho sobre a
vida de Bruno Caliman a cidade possui muitas outras personalidades artísticas
importantes. Pesquise, sobre alguma personalidade Artística, e conte sua
História, pesquise sobre o trabalho que desenvolve esse artista que você
escolheu falar, e traga para apresentação na próxima aula. AULA 04
Levantamento
de conhecimentos prévios 1)
Você já ouviu
falar da campanha do setembro amarelo? 2)
Você sabe do
que se trata essa campanha do setembro amarelo? 3)
Você acha importante
um mês para tratar de um assunto tão delicado como o suicídio? O Setembro Amarelo é
a campanha mundial de prevenção ao suicídio. No Brasil, o
movimento foi criado em 2014 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e
Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com apoio do Centro de
Valorização da Vida (CVV). Neste ano, as ações têm como tema “Agir salva
vidas” Dados do Ministério da Saúde revelam que
cerca de 13 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil.
Aproximadamente 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos
mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e
do abuso de substâncias. Para a secretária da Fazenda, Fernanda
Pacobahyba, o assunto é delicado e precisa ser discutido. “Entendemos que é
importante colocar o tema da saúde mental na agenda da nossa instituição.
Precisamos acolher as pessoas que estão passando por problemas emocionais e
identificar os sinais de alerta. O sofrimento do outro não pode ser visto
como drama, vitimismo, falta de fé ou preguiça. A prevenção ao suicídio deve
ser uma responsabilidade de todos. Com uma escuta carinhosa e atenta, podemos
salvar vidas”. VAMOS ASSISTI O
VÍDEO ABAIXO https://www.youtube.com/watch?v=_sZsIaHvbjY ATIVIDADE Professor esse vídeo é exclusivo para o uso do
professor Para construção de atividade: https://www.youtube.com/watch?v=yEO3TlQIDJo Sugestão desenhar a si próprio Na cabeça escrever coisas que não abro mão, Nos olhos o que mais me impressiona no mundo,
coisas que foram boas de serem vistas, Na boca coisa que se arrependem de te dito, Coração grandes amores, Nas mãos coisas que já fiz que me deram orgulho, Nos pés onde eu quero chegar na vida. Fontes acessadas em
14/09/2021 https://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Caliman https://www.youtube.com/watch?v=_sZsIaHvbjY https://www.youtube.com/watch?v=yEO3TlQIDJo https://www.youtube.com/watch?v=Z5pWz_OR5Sg ACERVO DA
PROFESSORA: VALDECI ROSA DE ALMEIDA |
|
RECURSOS:(X
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador; (
) Jogos; (X) Textos Informativos;
( X ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO:(
) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário