SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:Dança Contemporânea |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas
elementos da linguagem |
Unidade Temática: Dança 6ºAno Período:
08/09/2020 a 29/09/2020 Aulas:04 |
|
HABILIDADES
|
|
(EF69AR009) Pesquisar e analisar diferentes formas de
expressão, representação e encenação da dança, reconhecedo e apreciando
composições de dança artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas. Elementos da linguagem. (EF69AR11) Experimentar
e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como
elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
Processo de criação. (EF69AR12)
Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do
movimento como fonte para a construção de vocanulários e repertórios
próprios. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais
brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para
reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a
diferentes contextos e dialogar com as diversidades. Compreender
as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. Experienciar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro,
pesquisa e criação artística. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo,
compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de
circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas,
sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de
exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1º Aula: Aprendendo com os sentidos. Pág 125 1ª Etapa: Apresentar a experiência da pág 125: (ouça a música com atenção e descubra sensações) Assista o vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=U0b9p_xKg0o&feature=youtu.beAcessado em 09/09/2020 2ª Etapa:Depois de
ouvir a música com a turma, faça
perguntas para compará-los. Ø Que parte do corpo você mais movimentou? Ø Você percebeu diferenças no seu corpo ao
final da atividade? Quais? Ø Você gosta de dançar? Que estilo você gosta
de dançar? Ø Você já participou de alguma apresentação de
dança na sua escola? Estimule
todos a levantar e experimentar os movimentos ensinados. Esse momento é
excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu. 3ª Etapa:Significado de Dança O que é Dança:
Dança é
a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos
ritmados, em geral ao som de música. O povo primitivo iniciou a arte de dançar e
a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos
deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou
tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais
completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o
teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais
simples quanto as mais fortes emoções. O significado da dança vai além da expressão
artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como
opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante
forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu
estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de
percusssão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos. A dança teve forte influência nas sociedades
ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura,
proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos
diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas. Nas escolas, a dança faz parte da área de
Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos
universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade
amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e
mental. A dança do
ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de
África e da Ásia Ocidental e Meridional. Este tipo de dança tem como
característica principal o movimento rítmico dos quadris e dos músculos do
ventre. Originalmente, esta dança era parte integrante do ritual de
fertilidade, no entanto, hoje em dia a ligação com a fertilidade não é tão
comum, sendo vista como uma expressão artística, cultural e profissional. Existem vários tipos de dança, como dança de
rua, funk, kuduro, que são tipos de dança folclórica. As danças
folclóricas são danças específicas de um determinado
país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas que é
difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas. O programa "Dança
dos Famosos" é um programa onde os concorrentes são
celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos de dança
diferentes, sendo avaliados por um juri e pelos telespectadores. “Entrar na dança” é
uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte
de algum negócio arriscado. 2º Aula 1ª Etapa: Significado
de Dança contemporânea
O que é a Dança contemporânea:
Dança contemporânea é um tipo de dança que
não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma
variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Por esta razão, é
considerada uma dança abstrata e
em constante transformação. Esta modalidade de dança se desenvolveu em
meados do século XX (1950 / 1960), tornando-se popular na década de 1980. A
sua crescente popularidade se justifica, em parte, pelo fato deste gênero de
dança não se prender aos padrões estéticos clássicos. A dança contemporânea se caracteriza por
propor intensas inovações e experimentações
coreográficas, que muitas vezes misturam ritmos como o ballet,
o jazz e o hip hop. Como dito, não existem técnicas
pré-definidas, sendo o processo criativo do conceito ou ideia a ser
transmitida pela coreografia o ponto central da dança contemporânea. A sua não limitação possibilita ao bailarino
autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos como
a improvisação, o contato com o chão ou com outro personagem cênico e a
utilização de figurinos interativos, por exemplo. A criação dentro da dança contemporânea é um
processo que alia os métodos da composição coreográfica. Desde situações
rotineiras até temas polêmicos podem servir de base para a concepção do
conceito de uma coreografia. Ela também traz à tona a inserção de outros
elementos artísticos para a dança, como o vídeo, a fotografia, as artes
visuais, e a cultura digital como um todo. Esses aspectos permitem uma
transformação de movimentos reais em virtuais e vice-versa, modificando a
percepção do que se entende como movimento. Outra parte importante para o processo
criativo na dança contemporânea é o corpo humano. Sua fisiologia e anatomia
ganham uma importância para a coreografia, pois possibilita que o bailarino
tenha uma melhor conscientização dos seus movimentos. Acesso em 03/09/2020: https://www.significados.com.br/danca-contemporânea 2ª Etapa:Características da dança contemporânea
Peça aos alunos que façam a
leitura do livro didático na página 126, após leitura estimulem a
participarem da aula. Depois faça as devidas explicações. 3ª Etapa: Começando por você Após
a leitura da pág 126 e explicação do do conteúdo. Peça aos alunos para fazerem a atividade da mesma página( 126 ) 1)
Para você, o que faz
uma dança ser boa ou interessante? 2)
Por que consideramos
alguns movimentos e posições bonitos e outros feios? 3ºAula 1ª Etapa: Boas vindas >Faça um levantamento prévio dos
conteúdos trabalhados anteriormente >Peça aos alunos, para fazerem uma leitura compartilhada nas
páginas 127 á 130 do livro didático e em seguida socialize e aplique a
atividade: 2ºEtapa: Atividade 1)
Observe a imagem da pág
127 e fale quais os movimentos e gestos que o corpo faz diariamente? 2)
Como podemos perceber o nosso entorno sem o olhar e sem ouvir? 3)
Com base na página 129: Você gostaria de participar desse jogo
de videogame? Como se sentiria comandando os movimentos de personagens de
carne e osso? 4)
Com base na página 130: O que você acha que pode ser feito para
que o céu não caia? Como você transformaria sua resposta em dança? 4º Aula 1ª Etapa: Apresente aos alunos
o slide, estará disponibilizado junto com a sequência: 2ºEtapa: Após leitura e
socilização faça os seguintes questionamentos: Atividade para esse
momento os alunos podem pesquisar na internet 1. O que é dança
contemporânea? 2. Como surgiu a
dança contemporânea? 3. Quais as
características da dança contemporânea? 4. Qual a relação da
dança contemporânea com outras danças? Atividade De acordo com o as obras apresentadas no livro didático nas
páginas (124 a135) responda: 1) Algumas danças tem códigos bem definido, que orientam como o
dançarino deve se movimentar, a dança contemporânea não é assim desde o
século xx. O que aconteceu? Vários artistas procuraram ampliar as possibilidades do que se
entende por dança, criando novas formas de se movimentar e se expressar. 2) Todos os dias, repetimos inúmeros gestos sem perceber. Essa
repetição forma nossos hábitos e, de de certa maneira, nos ajuda a criar uma
identidade. No entanto, também, pode nos impedir de experimentar maneiras
diferentes e criativas de mover o corpo. Pensando nisso a coreógrafa Belga
Anne Teresa de Keersmaeker desenvolveu... A) Novas formas de se movimentar usando o corpo. B) Encontros de dança com o teatro. C) Uma peça de dança que expõe e transforma essas repetições
que o corpo faz diariamente. D) Possibilidades de movimento. 3) Complete: Algumas histórias não podem ser contadas nem com palavras nem
com imagens. Elas falam de coisas imperceptíveis aos olhar. Pensando, o
__________________________________________________criou em 2006 o espetáculo
______________________________________. 4) Como podemos perceber o nosso entorno sem olhar e sem ouvir? As sensações que esses sentidos nós trazem muitas vezes são difíceis
de se expressar com palavras e fogem de uma compreensão racional, mas o corpo
que dança é capaz de se conectar com elas. 5) O que o grupo Cena 11 Cia Embodied Voodoo Game explora? Explora as possibilidades de movimento proporcionadas pela interação
com o público, que participa ativamente da crianção da coreografia. 6) Para reforçar essa ideia e apresentá-la visualmente,
a peça propõe eliminar a separação entre palco e
plateia, de forma que artistas e espectadores partilhem o mesmo espaço. Qual o nome da peça? E da coreógrafa? Para que o Céu não Caia. Lia Rodrigues. 7) A pesquisa artística da companhia de dança contemporânea Giradança, sediada em Natal, no Rio Grande do Norte, está apoiada em qual ideia? Está apoiada na ideia de que cada corpo tem possibilidades e limitações, e de que todos dançam respeitando
essas diferenças. 8) Caminhar
normalmente, como quando andamos pela rua, é um movimento de
dança? Para um grupo de
artistas norte- americanos dos anos 1960 , sim. Os artistas que fizeram parte
desse grupo se dedicaram a ampliar todos os limites do que se entendia por
dança. 9) No filme Band
Movie ( Filme da Mão) o artista estava no hospital se recuperando de
uma cirurgia e compôs uma dança usando apenas
gestos da mão. Que artista é esse? Yvone Rainer 10)
__________________________________ é uma das mais
conhecidas obras da dançarina e coreógrafa Trisha
Brown, e foi criada em _________para ser exibida em um espaço não convencional de dança: ________________________ de ______________________. A) Judson Dance Theather/1934/saltos/piruetas. B) A queda do Céu/ 1956/ O céu não Caia/ Lia
Rodrigues. C) Quasar Cia/
2006/ Uma História Invencível/ Henrique
Rodovalho. D) Roof Piece(Peça
do Telhado) /1971/ Telhados/ Edifícios. O professor poderá usar a atividade proposta ou das páginas do livro didático: 126, 131, 132 ou 135. Acessado em03/09/2020 https://lm.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fapi.plural.net%2Fmediaeditorascipione6ºano |
RECURSOS:( ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; ( ) Jogos; () Textos Informativos; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Atividade escrita; () Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário