6ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:Dança Contemporânea

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas elementos da linguagem

Unidade Temática: Dança         6ºAno            Período: 08/09/2020 a 29/09/2020          Aulas:04

HABILIDADES

 

(EF69AR009) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecedo e apreciando composições de dança artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. Elementos da linguagem.

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado. Processo de criação.

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocanulários e repertórios próprios.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

1º Aula: Aprendendo com os sentidos. Pág 125

 

1ª Etapa: Apresentar a experiência da pág 125: (ouça a música com atenção  e descubra sensações)

Assista o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=U0b9p_xKg0o&feature=youtu.beAcessado em 09/09/2020

 

2ª Etapa:Depois de ouvir a música  com a turma, faça perguntas para compará-los.

 

Ø  Que parte do corpo você mais movimentou?

Ø  Você percebeu diferenças no seu corpo ao final da atividade? Quais?

Ø  Você gosta de dançar? Que estilo você gosta de dançar?

Ø  Você já participou de alguma apresentação de dança na sua escola?

 

Estimule todos a levantar e experimentar os movimentos ensinados. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu.

 

3ª Etapa:Significado de Dança

 

O que é Dança:

Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.

O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.

O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percusssão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.

A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.

Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental.

dança do ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de África e da Ásia Ocidental e Meridional. Este tipo de dança tem como característica principal o movimento rítmico dos quadris e dos músculos do ventre. Originalmente, esta dança era parte integrante do ritual de fertilidade, no entanto, hoje em dia a ligação com a fertilidade não é tão comum, sendo vista como uma expressão artística, cultural e profissional.

Existem vários tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, que são tipos de dança folclórica. As danças folclóricas são danças específicas de um determinado país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas.

O programa "Dança dos Famosos" é um programa onde os concorrentes são celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos de dança diferentes, sendo avaliados por um juri e pelos telespectadores.

Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado.

 

 

2º Aula

1ª Etapa: Significado de Dança contemporânea

O que é a Dança contemporânea:

Dança contemporânea é um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Por esta razão, é considerada uma dança abstrata e em constante transformação.

Esta modalidade de dança se desenvolveu em meados do século XX (1950 / 1960), tornando-se popular na década de 1980. A sua crescente popularidade se justifica, em parte, pelo fato deste gênero de dança não se prender aos padrões estéticos clássicos.

A dança contemporânea se caracteriza por propor intensas inovações e experimentações coreográficas, que muitas vezes misturam ritmos como o ballet, o jazz e o hip hop.

Como dito, não existem técnicas pré-definidas, sendo o processo criativo do conceito ou ideia a ser transmitida pela coreografia o ponto central da dança contemporânea.

A sua não limitação possibilita ao bailarino autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos como a improvisação, o contato com o chão ou com outro personagem cênico e a utilização de figurinos interativos, por exemplo.

A criação dentro da dança contemporânea é um processo que alia os métodos da composição coreográfica. Desde situações rotineiras até temas polêmicos podem servir de base para a concepção do conceito de uma coreografia.

Ela também traz à tona a inserção de outros elementos artísticos para a dança, como o vídeo, a fotografia, as artes visuais, e a cultura digital como um todo. Esses aspectos permitem uma transformação de movimentos reais em virtuais e vice-versa, modificando a percepção do que se entende como movimento.

Outra parte importante para o processo criativo na dança contemporânea é o corpo humano. Sua fisiologia e anatomia ganham uma importância para a coreografia, pois possibilita que o bailarino tenha uma melhor conscientização dos seus movimentos.

Acesso em 03/09/2020: https://www.significados.com.br/danca-contemporânea

2ª Etapa:Características da dança contemporânea

Peça aos alunos que façam a leitura do livro didático na página 126, após leitura estimulem a participarem da aula. Depois faça as devidas explicações.

 

3ª Etapa: Começando por você

 Após a leitura da pág 126 e explicação do do conteúdo. Peça aos alunos para fazerem a atividade da mesma página( 126 )

 

1)    Para você, o que faz uma dança ser boa ou interessante?

2)    Por que consideramos alguns movimentos e posições bonitos e outros feios?

 

3ºAula

1ª Etapa:

Boas vindas

>Faça um levantamento prévio dos conteúdos trabalhados anteriormente

>Peça aos alunos, para fazerem uma leitura compartilhada nas páginas 127 á 130 do livro didático e em seguida socialize e aplique a atividade:

 

2ºEtapa:

 

Atividade

 

1)      Observe a imagem  da pág 127 e fale quais os movimentos e gestos que o corpo faz diariamente?

2)      Como podemos perceber o nosso entorno sem o olhar e sem ouvir?

3)      Com base na página 129: Você gostaria de participar desse jogo de videogame? Como se sentiria comandando os movimentos de personagens de carne e osso?

4)      Com base na página 130: O que você acha que pode ser feito para que o céu não caia? Como você transformaria sua resposta em dança?

 

4º Aula

 

1ª Etapa: Apresente aos alunos o slide, estará disponibilizado junto com a sequência:

 

2ºEtapa: Após leitura e socilização faça os seguintes questionamentos:

Atividade para esse momento os alunos podem pesquisar na internet

1. O que é dança contemporânea?

2. Como surgiu a dança contemporânea?

3. Quais as características da dança contemporânea?

4. Qual a relação da dança contemporânea com outras danças?

 

 

 

Atividade

De acordo com o as obras apresentadas no livro didático nas páginas (124 a135) responda:

 

1) Algumas danças tem códigos bem definido, que orientam como o dançarino deve se movimentar, a dança contemporânea não é assim desde o século xx. O que aconteceu?

Vários artistas procuraram ampliar as possibilidades do que se entende por dança, criando novas formas de se movimentar e se expressar.

2) Todos os dias, repetimos inúmeros gestos sem perceber. Essa repetição forma nossos hábitos e, de de certa maneira, nos ajuda a criar uma identidade. No entanto, também, pode nos impedir de experimentar maneiras diferentes e criativas de mover o corpo. Pensando nisso a coreógrafa Belga Anne Teresa de Keersmaeker desenvolveu...

A) Novas formas de se movimentar usando o corpo.

B) Encontros de dança com o teatro.

C) Uma peça de dança que expõe e transforma essas repetições que o corpo faz diariamente.

D) Possibilidades de movimento.

3) Complete:

Algumas histórias não podem ser contadas nem com palavras nem com imagens. Elas falam de coisas imperceptíveis aos olhar. Pensando, o __________________________________________________criou em 2006 o espetáculo ______________________________________.

4) Como podemos perceber o nosso entorno sem olhar e sem ouvir?

As sensações que esses sentidos nós trazem muitas vezes são difíceis de se expressar com palavras e fogem de uma compreensão racional, mas o corpo que dança é capaz de se conectar com elas.

5) O que o grupo Cena 11 Cia Embodied Voodoo Game explora?

Explora as possibilidades de movimento proporcionadas pela interação com o público, que participa ativamente da crianção da coreografia.

6) Para reforçar essa ideia e apresentá-la visualmente, a peça propõe eliminar a separação entre palco e plateia, de forma que artistas e espectadores partilhem o mesmo espaço. Qual o nome da peça? E da coreógrafa?

Para que o Céu não Caia. Lia Rodrigues.

7) A pesquisa artística da companhia de dança contemporânea Giradança, sediada em Natal, no Rio Grande do Norte, está apoiada em qual ideia?

Está apoiada na ideia de que cada corpo tem possibilidades e limitações, e de que todos dançam respeitando essas diferenças.

8) Caminhar normalmente, como quando andamos pela rua, é um movimento de dança?

Para um grupo de artistas norte- americanos dos anos 1960 , sim. Os artistas que fizeram parte desse grupo se dedicaram a ampliar todos os limites do que se entendia por dança.

9) No filme Band Movie ( Filme da Mão) o artista estava no hospital se recuperando de uma cirurgia e compôs uma dança usando apenas gestos da mão. Que artista é esse?

Yvone Rainer

10) __________________________________ é uma das mais conhecidas obras da dançarina e coreógrafa Trisha Brown, e foi criada em _________para ser exibida em um espaço não convencional de dança: ________________________ de ______________________.

A) Judson Dance Theather/1934/saltos/piruetas.

B) A queda do Céu/ 1956/ O céu não Caia/ Lia Rodrigues.

C) Quasar Cia/ 2006/ Uma História Invencível/ Henrique Rodovalho.

D) Roof Piece(Peça do Telhado) /1971/ Telhados/ Edifícios.

 

O professor poderá usar a atividade proposta ou das páginas do livro didático: 126, 131, 132 ou 135.

 

Acessado em03/09/2020 https://lm.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fapi.plural.net%2Fmediaeditorascipione6ºano

 

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário