MEMORIAL DE ARTE 2021

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Memorial: Ensino/aprendizagem de Arte - 2021

 

 

                                                                                Memorial é um documento que retrata                                                                                                                  determinados momentos e registra aspectos

 essenciais, vividos num determinado espaço

 de tempo. Nesse sentido, o exercício dessa

prática nos permite identificar e comprovar

 as ações desenvolvidas nesse período, além

de avaliar os avanços, impactos e

dificuldades ocorridas.

 

 

 

Itamaraju 2021

 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Eu, professora Valdirene Soares de Almeida Pires, graduada em Licenciatura de Geografia pela FTC. Articuladora do componente Arte, dos anos finais, apresento o “Memorial Ensino /Aprendizagem de Arte 2021”, com o objetivo de evidenciar parte das ações planejadas, desenvolvidas e aplicadas pelos professores de Arte da rede municipal de Itamaraju.

A articulação consiste em reunir semanalmente com a coordenadora Lurdes Marina Barbosa, para traçar metas, criar estratégias pedagógicas, organizar os trabalhos e projetos educacionais, entre outros.

A articuladora tem a função de reunir com os professores e juntos discutir as habilidades e competências de cada objeto de conhecimento a ser trabalhado, socializar ideias e experiências para desenvolver as sequências pedagógicas e organizar atividades propostas para serem aplicadas nas salas de aula quinzenalmente. Também prestar informações sobre o desenvolvimento das atividades educacionais nas escolas e está presente nas mesmas, averiguando o andamento das sequências, das atividades e projetos, dando suporte a coordenação da escola.

INTRODUÇÃO

  O ano letivo de 2021, deu início em 22 de fevereiro, com a jornada pedagógica de forma virtual, com uma live apresentada pela palestrante, professora Grasiela Dourado, discorreu sobre o tema proposto: “As competências socioemocionais em tempos de pandemia”.

 

 Após a jornada pedagógica, iniciou os preparativos para as primeiras sequências didáticas, elaboradas pelos professores, sob as orientações da coordenação e articuladora para iniciar ano letivo, com aulas virtuais pelos programas do Google meet, zoom, Whatsapp ... e ensino remoto, com atividades impressas, com o intuinto de evidenciar as competências socioemocionais, dando ênfase as emoções que os alunos apresentaram em virtude da pandemia e de outras demandas. Os encontros pedagógicos (reuniões e articulações) também continuaram acontecendo de forma virtual, quinzenalmente até início do mês de setembro, depois passou a ser presencialmente.

 De acordo ao DCRMI (Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju), para o ano de 2021 foi pensado trabalhar em seguintes temáticas curriculares: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia; Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”; As diversas facetas do consumo; Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”; Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

 

Encontro com os articuladores e professores

(Conferência Municipal CONAE)

Visita na Escola Municipal José de Anchieta

                           

                          

As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia

Nas primeiras semanas foi abordado o tema intercurricular: “As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia” e como tema integrador foi distribuído da seguinte forma:

Para o 6ºano: “Quais Emoções as Cores me despertam nas Obras de Luciano Martins”; Para o 7ºano: “Cores, Emoções e Sensações nas Obras de Gustavo Rosa”;

 Para o 8º ano: “Psicologia das Cores nas Obras de Ivan Cruz”;

Para o 9ºano: “Misturando as Cores com as minhas emoções nas obras de Gildásio Jardim.

Trabalhando objetos de conhecimentos prioritários do componente, do 6º ao 9ºano, tais objetos foram pontos estratégicos para os professores observarem, de maneira a diagnosticar através de aulas, interação oral e escrita o conhecimento pregresso dos alunos.

Assim também no ensino remoto. Com atividades diversificadas, tais como desafios, pinturas, criações, vídeos, textos, os professores foram trabalhando os objetos de conhecimentos condizente a cada ano. O tema mencionado, foi trabalhado de 29 de março a 07 de maio.

Trabalhos dos alunos da sede e do campo

 

 

Retrato e auto retrato

    

 

 

                                                                                                                                                                                         

Tipos de Moradias

Textura

 

Encontro com as articuladoras Lucivalda - (interior) e Valdirene (sede) e as professoras de Arte

 

Encontro quinzenal com os professores de Arte

Alguns trabalhos executados pelos alunos da sede e interior.

Boneca Abayomi

 

Máscaras Africana

     

 

 

Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”

Diante das dificuldades geradas pela pandemia, pelo desinteresse e pouco empenho na

leitura e escrita da parte dos discentes, esse tema tem como objetivo despertar nos alunos o gosto pela leitura e o interesse em compreender o que ler.

As sequências didáticas foram elaboradas dado ênfase a leitura das imagens e os textos

apresentados nos livros do componente, evidenciando com clareza a definição de cada

tema dos objetos de conhecimentos, com o intento de fazer os alunos compreender o

enunciado das questões apresentadas e perceber como desenvolver o pensamento

interpretativo contextualizando a matemática na vida cotidiana.

No decorrer das aulas os professores foram orientados para instigar os alunos a

compreender o que lia e assim aprimorar a escrita, o vocabulário, organizar o pensamento e encadear ideias.

Nas articulações foi apresentado os descritores da Prova Brasil -SAEB do 9º ano e foi

elaborado questões a partir de cada descritor.

Para evidenciar nossa cidade, foi pesquisado textos sobre o histórico do município de Itamaraju, coletados dados do IBGE e montado atividades associando dados da cidade a figuras ilustres do município, nomes de bairros, datas importantes, outros. Tudo preparado e aplicado com o intento de valorizar a leitura, a História de Itamaraju e presença da Matemática em todo desenvolvimento da cidade. Em 27 de outubro foi realizado o simulado da Prova Brasil – SAEB. A temática Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco, foi trabalhado de 20 de setembro a 5 de novembro.

 

Trabalhos sobre Itamaraju

 

 

Fotos tirada pela professora: Lorrana Paes e a releitura da aluna Luiza Miranda (8º ano) da Escola Municipal Presidente Médici.

 

 

Comemoração:

«  Dia do professor na escola Novo Prado

 

Escola Municipal Novo Prado

 

 

 

Dia do Professor - com a presença do secretário de Educação José Ferreira e Lurdes Marina.

 

Comemorando o final do ano letivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário