PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental
Anos Finais
Memorial: Ensino/aprendizagem de
Arte - 2021
Memorial é um documento que retrata
determinados momentos e registra aspectos
essenciais, vividos
num determinado espaço
de tempo. Nesse
sentido, o exercício dessa
prática nos permite identificar e comprovar
as ações
desenvolvidas nesse período, além
de avaliar os avanços, impactos e
dificuldades ocorridas.
Itamaraju 2021
APRESENTAÇÃO
Eu, professora Valdirene Soares de Almeida Pires, graduada
em Licenciatura de Geografia pela FTC. Articuladora do componente Arte, dos
anos finais, apresento o “Memorial Ensino /Aprendizagem de Arte 2021”, com o
objetivo de evidenciar parte das ações planejadas, desenvolvidas e aplicadas
pelos professores de Arte da rede municipal de Itamaraju.
A articulação consiste em reunir semanalmente com a
coordenadora Lurdes Marina Barbosa, para traçar metas, criar estratégias
pedagógicas, organizar os trabalhos e projetos educacionais, entre outros.
A articuladora tem a função de reunir com os professores e
juntos discutir as habilidades e competências de cada objeto de conhecimento a
ser trabalhado, socializar ideias e experiências para desenvolver as sequências
pedagógicas e organizar atividades propostas para serem aplicadas nas salas de
aula quinzenalmente. Também prestar informações sobre o desenvolvimento das
atividades educacionais nas escolas e está presente nas mesmas, averiguando o
andamento das sequências, das atividades e projetos, dando suporte a
coordenação da escola.
INTRODUÇÃO
O ano letivo de
2021, deu início em 22 de fevereiro, com a jornada pedagógica de forma virtual,
com uma live apresentada pela palestrante, professora Grasiela Dourado,
discorreu sobre o tema proposto: “As competências socioemocionais em tempos de
pandemia”.
Após
a jornada pedagógica, iniciou os preparativos para as primeiras sequências
didáticas, elaboradas pelos professores, sob as orientações da coordenação e
articuladora para iniciar ano letivo, com aulas virtuais pelos programas do
Google meet, zoom, Whatsapp ... e ensino remoto, com atividades impressas, com
o intuinto de evidenciar as competências socioemocionais, dando ênfase as
emoções que os alunos apresentaram em virtude da pandemia e de outras demandas.
Os encontros pedagógicos (reuniões e articulações) também continuaram
acontecendo de forma virtual, quinzenalmente até início do mês de setembro,
depois passou a ser presencialmente.
De acordo ao DCRMI
(Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju), para o ano de
2021 foi pensado trabalhar em seguintes temáticas curriculares: As
Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia; Sustentabilidade no seu
sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a
vida!”; As diversas facetas do consumo; Leitura e escrita em movimento:
“Itamaraju em foco”; Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do
ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.
Encontro com os articuladores e professores
(Conferência Municipal CONAE)
Visita na Escola Municipal José de Anchieta
As
Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia
Nas primeiras semanas foi abordado o tema intercurricular: “As
Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia” e como tema
integrador foi distribuído da seguinte forma:
Para o 6ºano: “Quais Emoções as Cores me despertam nas Obras
de Luciano Martins”; Para o 7ºano: “Cores, Emoções e Sensações nas Obras de
Gustavo Rosa”;
Para o 8º ano:
“Psicologia das Cores nas Obras de Ivan Cruz”;
Para o 9ºano: “Misturando as Cores com as minhas emoções nas
obras de Gildásio Jardim.
Trabalhando objetos de conhecimentos prioritários do
componente, do 6º ao 9ºano, tais objetos foram pontos estratégicos para os
professores observarem, de maneira a diagnosticar através de aulas, interação
oral e escrita o conhecimento pregresso dos alunos.
Assim também no ensino remoto. Com atividades
diversificadas, tais como desafios, pinturas, criações, vídeos, textos, os
professores foram trabalhando os objetos de conhecimentos condizente a cada
ano. O tema mencionado, foi trabalhado de 29 de março a 07 de maio.
Trabalhos dos alunos da sede e do campo
Retrato e auto retrato
Tipos de Moradias
Textura
Encontro com as articuladoras Lucivalda - (interior) e
Valdirene (sede) e as professoras de Arte
Encontro quinzenal com os
professores de Arte
Alguns trabalhos executados pelos alunos da sede e interior.
Boneca Abayomi
Máscaras Africana
Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”
Diante das dificuldades geradas pela pandemia, pelo
desinteresse e pouco empenho na
leitura e escrita da parte dos discentes, esse tema tem como
objetivo despertar nos alunos o gosto pela leitura e o interesse em compreender
o que ler.
As sequências didáticas foram elaboradas dado ênfase a
leitura das imagens e os textos
apresentados nos livros do componente, evidenciando com
clareza a definição de cada
tema dos objetos de conhecimentos, com o intento de fazer os
alunos compreender o
enunciado das questões apresentadas e perceber como
desenvolver o pensamento
interpretativo contextualizando a matemática na vida
cotidiana.
No decorrer das aulas os professores foram orientados para
instigar os alunos a
compreender o que lia e assim aprimorar a escrita, o
vocabulário, organizar o pensamento e encadear ideias.
Nas articulações foi apresentado os descritores da Prova
Brasil -SAEB do 9º ano e foi
elaborado questões a partir de cada descritor.
Para evidenciar nossa cidade, foi pesquisado textos sobre o
histórico do município de Itamaraju, coletados dados do IBGE e montado
atividades associando dados da cidade a figuras ilustres do município, nomes de
bairros, datas importantes, outros. Tudo preparado e aplicado com o intento de
valorizar a leitura, a História de Itamaraju e presença da Matemática em todo
desenvolvimento da cidade. Em 27 de outubro foi realizado o simulado da Prova
Brasil – SAEB. A temática Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco,
foi trabalhado de 20 de setembro a 5 de novembro.
Trabalhos sobre Itamaraju
Fotos tirada pela professora: Lorrana Paes e a releitura da
aluna Luiza Miranda (8º ano) da Escola Municipal Presidente Médici.
Comemoração:
« Dia do professor na escola Novo
Prado
Dia do Professor - com a presença do secretário de Educação
José Ferreira e Lurdes Marina.
Comemorando o final do ano
letivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário