Sequência didática 2021

 

11ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Consciência Negra -“Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e cultural (Valorização da Beleza Negra e conhecendo artistas negros.)

Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo

Objeto do Conhecimento:  Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem,Matrizes Estéticas e Culturais

Unidade Temática:Artes Visuais,Arte Integrada   Ano       Período: 03/11/2020 a 31/11/2021      Aulas:08

HABILIDADES

 (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas presenciais e hibrida

- Uso obrigatório de mascaras 

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas.

- Socialização entre professores e alunos

 

 

1ª Etapa: O professor dará as informações a respeito a um dos trabalhos que serão realizados pelos alunos do 9º ano, com a participação dos familiares, colegas de sala, professores, coordenadores e você.

 

 

     I.        Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

    II.        Cada turma seguirá o cronograma de acordo com o seu ano/série,  participarão de estudos e oficinas que serão realizadas no decorrer das aulas; .

  III.        Os alunos do 9º serão desafiados   a selecionar uns(umas) colegas para participarem do Quadro “Beleza Negra”, os escolhidos serão orientados pelos seus professores;

  IV.        O aluno escolhido deverá se produzir em dois momentos: o primeiro com a camisa do uniforme da escola e o segundo com uma roupa de sua escolha para as fotos MOSTRANDO A SUA BELEZA NEGRA, as fotos serão tiradas por alguém da família que em seguida deverá envia-las aos professores de Arte;

   V.        O período para a realização da etapa  será 03/11/2021 a 28/11/2021

  VI.        O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

VII.        Os professores de Arte deverão encaminhar à coordenação da escola as fotos que foram enviadas e juntos escolherão as melhores fotos;

VIII.        As fotos escolhidas deverão ser compartilhadas nas redes sociais (mas só depois da permissão dos responsáveis dos alunos);

  IX.        Caberá ao professor e gestores  premiarem os escolhidos com algo simbólico.Pois esses alunos estão deixando a escola em 2021;

   X.        Todas as fotos serão impressas para a montagem de um álbum de fotos dos alunos do 9º ano de 2021.

 

3ª Etapa:

Apresente aos alunos o slide sobre: A BELEZA NEGRA/ história, encantos e glamour e em seguida aplique a atividade. Slide em anexo e matéria no link abaixo.

Atividade desta aula no Slide em anexo

Fonte: https://www.hairbrasil.com/artigo/beleza-negra-historia-encantos-e-glamour/ Acessado em 26/10/2021

 

 

 

 

2º Aula

1ª Etapa: BREVE HISTÓRIA DO SURGIMENTO DOS TURBANTES

 

 https://www.emporiocharme.com.br/blog/turbante-origem-costumes-e-moda/Acessado em 26/10/2021

A origem datada dos turbantes é desconhecida, mas acredita-se que este elemento cultural já é usado no Oriente antes mesmo do surgimento do Islamismo, diferente do que muitas pessoas pensam. Ou seja, o uso turbante como símbolo e expressão de não está ligado apenas às religiões islâmicas, mas também ao Sikh indiano. Ainda na Índia, os turbantes também podem representar a casta e o status financeiro, além da religião.

Já na África os turbantes são elementos estruturais da cultura que carregam um significado em cada tipo de amarração diferente. Nas religiões presentes no continente, o uso do Ojá, um tipo de turbante específico, além de representar aspectos culturais e estéticos daquele povo, também possui função social e religiosa, podendo apresentar as mais diversas cores e estampas, cada uma delas representando significados diversos e profundos. Nestes casos, o uso do turbante na cabeça não é por acaso, isso porque tem a função de proteger a cabeça e a mente, fonte de pensamentos e cultivo da .

 

Aqui no Brasil, o turbante representa a afirmação da identidade cultural que foi trazida pelos negros que vieram da África quando foram escravizados. Aqui, estes tentavam reproduzir os tecidos, estampas e colorações que tinham em seus países de origem. As peças eram usadas como símbolo de resistência da sua cultura e reafirmação da sua identidade africana. O uso do turbante no Brasil hoje também tem a função de relembrar e reforçar os aspectos da cultura negra africana, resistindo e lutando contra o racismo e o preconceito. Os turbantes também podem ser incorporados a religiões africanas como o Candomblé, vinda da África e implantada no Brasil pelos negros que foram escravizados e trazidos para cá. Também podem fazer parte do vestuário de seguidores da Umbanda, religião criada no Brasil com inspiração em elementos do Candomblé, mas que também abrange traços do catolicismo e do espiritismo.

Com o avanço da história e o comércio entre Ocidente e Oriente as trocas culturais foram ficando mais comuns, o que levou os turbantes para o mundo da moda, especialmente na Europa, nas décadas de 20 e 30, se popularizando cada vez mais desde então e, posteriormente, em todo o mundo.

file:///C:/Users/adm/Downloads/Pintart_especial_da_consciencia_negra_2.pdf/Acessado em 26/10/2021

APLICAR A ATIVIDADE EM ANEXO( Desenhar os tipos de turbantes correspondente o que está indicando a placa)

E em seguida responder as questões:

MODELOS DE TURBANTES

   

Turbante africano: geralmente são bem coloridos e podem ser encontrados com as mais diferentes estampas. Quando for comprar o seu turbante, você pode ir a uma loja de moda africana e lá perguntar um sobre a procedência do tecido e história por trás do turbante escolhido. Com eles você poderá fazer a amarração africana que quiser.

Turbante com box braids: esse modelo é aplicado em cima dos cabelos com tranças box braids, ou seja, tranças soltas. Há diversas maneiras de usar turbante com box braids, mas uma delas é fazendo um coque alto com as tranças, passando o turbante aberto atrás da cabeça, puxando as pontas para frente e dando um laço bem no topo. Depois é só esconder as pontas soltas d achar melhor.

Faixa turbante: para este modelo também não é necessário um turbante de metragem muito grande, ok!? Aí é só dobrar o turbante em faixa e passar pela parte de trás da cabeça, traz as. Depois essas pontas são jogadas para trás e devem enrolar a cabeça até o comprimento acabar. Por fim, esconda as pontinhas no próprio turbante, prendendo com firmeza para não soltar.

Turbante fechado: mais uma vez, existem várias maneiras de usar o turbante fechado, vamos ensinar uma delas. Para isso prenda o cabelo em um coque abacaxi ou afropuff para dar estrutura e volume para o seu turbante. Então passe o turbante fechado por trás da cabeça trazendo as pontas p na outra. Um dos lados deve ser maior e, com este, você vai enrolar todo o cabelo e esconder a ponta na própria estrutura do turbante. Ajeite-o do jeito que você se sentir mais confortável.

Turbante com legging: para este tipo do quadril e passá-la por trás da cabeça, de modo que a parte do quadril fique na nuca e as pernas da calça subam em direção à frente da cabeça. Entrelace as duas pernas da calça na pa pela lateral e esconda a pontinha na própria estrutura do turbante. Faça o mesmo do outro lado. Por fim é só ajeitar as pontas que ficarem aparecendo.

MODELOS DE TURBANTES : geralmente são bem coloridos e podem ser encontrados com as mais diferentes estampas. Quando for comprar o seu turbante, você pode ir a uma loja de moda africana e lá perguntar um sobre a procedência do tecido e história por trás do turbante escolhido. Com eles você poderá fazer a amarração

 : esse modelo é aplicado em cima dos cabelos com tranças box braids, ou seja, tranças ltas. Há diversas maneiras de usar turbante com box braids, mas uma delas é fazendo um coque alto com as tranças, passando o turbante aberto atrás da cabeça, puxando as pontas para frente e dando um laço bem no topo. Depois é só esconder as pontas soltas dentro do próprio turbante e ir ajeitando

 para este modelo também não é necessário um turbante de metragem muito grande, ok!? Aí é só dobrar o turbante em faixa e passar pela parte de trás da cabeça, trazendo as pontas para frente e cruzando as. Depois essas pontas são jogadas para trás e devem enrolar a cabeça até o comprimento acabar. Por fim, esconda as pontinhas no próprio turbante, prendendo com firmeza para não soltar. , existem várias maneiras de usar o turbante fechado, vamos ensinar uma delas. Para isso prenda o cabelo em um coque abacaxi ou afropuff para dar estrutura e volume para o seu turbante. Então passe o turbante fechado por trás da cabeça trazendo as pontas para frente, entrelaçando uma na outra. Um dos lados deve ser maior e, com este, você vai enrolar todo o cabelo e esconder a ponta na própria o do jeito que você se sentir mais confortável.

: para este tipo de turbante você vai dobrar uma calça legging na metade, bem na altura la por trás da cabeça, de modo que a parte do quadril fique na nuca e as pernas da calça subam em direção à frente da cabeça. Entrelace as duas pernas da calça na parte da frente, passe uma das pontas pela lateral e esconda a pontinha na própria estrutura do turbante. Faça o mesmo do outro lado. Por fim é só.

https://www.baladain.com.br/notas/museu-da-fotografia-celebra-o-dia-da-consciencia-negra-com-programacao-especial/Acessado em 26/10/2021

CHEGOU A HORA DE CRIATIVIDADE

 

ASSEMBLAGEM DE TURBANTES AFRICANOS

Muito tem se falado sobre como o turbante está “na moda”, mas, na verdade, este adorno representa muito mais do que um acessório estético que virou tendência. Vem com a gente conhecer um pouco da história do turbante, sobre o que ele representa, seus tipos e claro, descobrir como aderi-lo ao seu visual. Fique por aqui!

 

 

 

 

 

 


Atividade

AGORA É SUA VEZ! DECORE O TURBANTE,USANDO MATERIAIS DIFERENTES COMO: BOTÕES, RETALHOS COLORIDOS, LÁPIS DE COR, TINTAS .... USE SUA IMAGINAÇÃO . Ou pesquise como fazer turbantes e faça o que você mais gostou em você ou em alguém da família, fotografe e mande para o seu professor.

ANEXOS

 

DESENHE O QUE SE PEDE:

          

                                                     

 

           

                                                        

 

        

                                                   

 

 

 

Questões (Beleza Negra)

 

1ª Fale um pouco sobre o que você aprendeu sobre a origem dos turbantes?

 

2ª Fale sobre o significado do turbante na África e o significado do turbante no Brasil e qual a diferença entre eles?

3ª Quais as religiões que fazem uso dos turbantes?

4ª O que aconteceu com o uso do turbante na década de 20 e 30?

5ª Quais as características do turbante africano e da faixa turbante?

 

3ª AULA

                                                           POP ART

P  POP ART

Significado de Pop art

Locução substantivaHistória da Arte. Movimento ligado à arte cujo propósito artístico concentra-se na forma figurativa de retratar o consumismo através de imagens, dos símbolos populares destinados à comunicação de massa e dos bens de consumo utilizados pela mesma.Etimologia (origem de pop art). Do inglês pop art.

Definição de Pop art

Classe gramatical: locução substantiva

POP ART CONSCIÊNCIA NEGRA. OBSERVEM A IMAGEM ABAIXO:

 

 

Atividade

AGORA É SUA VEZ! CRIE MENSAGENS , FRASES RELACIONADAS AO TEMA, DEPOIS DÊ CORES AO DESENHO.

                                                                                                                         apostilapintart.com

 

 

4ª AULA

1ª Etapa: Professor, apresente a turma a matéria do link abaixo: Artistas brasileiros NEGROS.

SLIDE EM ANEXO

Você provavelmente já conhece Beyonce, Rihanna, Bruno Mars,50 Cent e muitos outros artistas que fazem sucesso mundialmente. Mas você conhece esses artistas negros brasileiros?

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05

Atividade

 

Em seguida peça aos alunos para realizarem atividade de pesquisa abaixo.

 

A VEZ AGORA É SUA!

RESPONDA AS QUESTÕES:

1ª Qual a porcentagem da população brasileira que se autodeclara preta ou parda?

2ª Quantos artistas brasileiros negros você conhece ou escuta diariamente?

3ª Cite alguns dos artistas negros da atualidade aqui no Brasil.

4ª Se você lembrou de alguém que não está na lista dos slides comente sobre ele.

5ª Qual o título da música que levou a cantora Iza a ser indicada ao Grammy Latino em 2018?

6ª Qual a mensagem que as músicas de Iza transmite?

7ª Cite 3 músicas mais conhecidas da Iza?

8ª Emicida é um dos rappers mais conhecidos do país revelado nos anos 2000. Quais foram os prêmios que ele venceu?

9ª Qual o nome do livro infantil que Emicida escreveu?

10ª O rapper Criolo em 2011 e 2012 foi indicado ao prêmio Hútuz,qual o significado dessa palavra?

11ª A funkeira Ludmilla começou sua carreira com um nome artístico.Qual era esse nome?

12ªQual desses artistas desenvolveu oficinas e atividades sociais em favelas?

13ª Além de cantora quais as outras profissões de Karol Conka?

14ª Ela participou da banda Ara Ketu suas músicas falam sobre racismo,feminismo e negritude. De quem estou falando?

15ª Quais os estilos musicais que o cantor Flávio Renegado canta?

 

5º Aula

 Pintores negros que você precisa conhecer. A lista inclui pintores brasileiros e estrangeiros.

PDF COM SLIDE E ATIVIDADE ENVIADO EM ANEXO.

 

 

 

Em seguida peça aos alunos para realizarem atividade de pesquisa que está no final do slide.

6º Aula

 

Texto

 

Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelhos em seu pescoço causa indignação nos EUA FBI investiga morte em Minneapolis; vídeo filmado por testemunha mostra George Floyd, de 40 anos, imobilizado no chão, dizendo 'não consigo respirar', enquanto policial mantém joelho sobre seu pescoço.

A morte de um homem negro em Minnesota, nos Estados Unidos, causou uma onda de indignação depois da divulgação de um vídeo que mostra um policial branco ajoelhado no pescoço dele. Nas imagens, colhidas na segunda-feira (25), o homem, identificado como George Floyd, de 40 anos, reclama e diz repetidamente: "Não consigo respirar". Pouco depois, ele parece não se mexer, antes de ser colocado em uma maca e transferido para uma ambulância. O episódio lembra o que aconteceu com Eric Garner, um negro que morreu ao ser preso em 2014 em Nova York. Garner repetiu “não consigo respirar”, 11 vezes. O que aconteceu?
A polícia local disse em comunicado que Floyd morreu "após um incidente médico durante uma interação policial".
A polícia estava respondendo a uma chamada dizendo que um homem tentava usar cartões falsos em uma loja de conveniência. Dois policiais localizaram o suspeito em um veículo. Segundo eles, ele "parecia estar intoxicado". Eles ordenaram que saísse do veículo, mas o homem resistiu, segundo a versão da polícia. "Os policiais conseguiram algemar o suspeito e notaram que ele parecia estar sofrendo de problemas médicos", acrescentou o comunicado.

No vídeo de 10 minutos filmado por uma testemunha, um policial mantém Floyd no chão, que, a certa altura, diz: "Não me mate". Testemunhas pedem ao policial que tire o joelho do pescoço do homem, observando que ele não estava se mexendo. Alguns dizem que "seu nariz está sangrando", enquanto outro pede: "Saia do pescoço dele".
A polícia disse que nenhuma arma foi usada durante o episódio e que as imagens das câmeras foram enviadas para o Departamento de Execução Penal de Minnesota, que também iniciou uma investigação.
Em declarações à imprensa norte-americana na terça-feira, a chefe da polícia de Minneapolis, Medaria Arradondo, disse que a política de uso da força “para colocar alguém sob controle” será revisada. O FBI não comentou o caso

In: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05

Atividade

1) Comente sobre a matéria lida.

2) Na sua opinião por que o FBI não comentou?

3) Você acha que se o homem fosse branco teria acontecido a mesma situação?

4) O preconceito acontece em todos os países após nosso estudo sobre a Consciência Negra, você saberia explicar o motivo desse preconceito:

5) Faça um pequeno texto de conscientização, para que as pessoas possam entender que atitudes preconceituosas não fazem o menor sentido e é considerado crime.

 

7º Aula

Cota não é esmola

Assisti o vídeo abaixo e fazer a atividade

https://www.youtube.com/watch?v=QcQIaoHajoM  acessado em 29/10/2021

 

 

1- Que mensagem a canção transmite Cota não é esmola?

 

2- De quem é a voz que é representada pela letra da música Cota não é esmola?

 

3- Qual é a realidade abordada na música esmola?

 

4- Porque se escolheu usar a palavra " preto" e não " negro" ?

 

5- Porque a protagonista da história acaba desistindo de ir a escola?

 

6- Você acha que a escola é um lugar que exclui mais do que acolhe? Justifiquem sua resposta.

 

7- Porque a menina se atrasa? É pelo menos motivo dos demais, em geral?

 

8- Você acha que existe vitimismo  com relação ao negro? Porque?.

 

 

Atividade

 

1)   Produzir uma música com o tema racismo e preconceito.

 

8º Aula

Para finalizarmos o mês da consciência negra faremos está atividade avaliativa.

 

Dia Nacional da Consciência Negra

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.

Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o período de colonização.

Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.

(Adaptado de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm)

 

1. De acordo com o texto, podemos afirmar que:

a) existe uma comparação entre a escravidão dos negros e a dos índios.

b) a escravidão era natural e aceita por todos, inclusive pelos negros.

c) os negros eram bem alimentados para trabalhar melhor.

d) os índios eram responsáveis por cuidar de negros que ficavam doentes.

e) Antes de 1888, nem todos os negros eram livres no Brasil.

 

2. Analise as alternativas a seguir acerca de Zumbi:

I – Era conhecido como Antônio Soares.

II – Foi um dos primeiros líderes do Quilombo de Palmares.

III – Em homenagem a Zumbi, criou-se o dia 20 de novembro.

A única alternativa que traz afirmação (ou afirmações) incorreta(s) é:

a) I.

b) I e II.

c) II.

d) II e III.                                                      

e) I e III.

 

3. A palavra “menção” na primeira linha do texto pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto e para a correção gramatical por:

a) referência.

b) consequência.

c) orientação.

d) miram.

e) interligação.

 

4. Embora a libertação dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no diz respeito aos direitos humanos, isso deixou aspectos nada negativos para os negros conforme ilustra o texto?  Justifique sua resposta.

5. Nos dia de hoje, que problemas existem ainda em relação a esse fato histórico?

 

Gabarito

1 -A

2 -B

3 -A

Fonte: Apostila Pintart

https://www.youtube.com/watch?v=QcQIaoHajoM  acessado em 29/10/2021

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05

https://www.baladain.com.br/notas/museu-da-fotografia-celebra-o-dia-da-consciencia-negra-com-programacao-especial/Acessado em 26/10/2021

file:///C:/Users/adm/Downloads/Pintart_especial_da_consciencia_negra_2.pdf/Acessado em 26/10/2021

ntRECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (x) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

(  ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

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