5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema:
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas
as formas de vida e para a vida!” |
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Subtema: Interferência Humana no clima e
Desequilíbrios Ambientais |
Unidade
Temática: Terra e Universo |
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Objetos de Conhecimento: Ressaca
do mar e Tsunamis ou “maré da morte”; Interferência
Humana no Clima; As mudanças Climáticas; Consequências das mudanças
Climáticas. |
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Ano: 8º Período: 23/05
a 03/06 Nº
de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI14) Relacionar
climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao
aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Compreender como o clima nos afeta. Correlacionar o clima local
com as alterações climáticas globais. Associar ações antrópicas a alterações
do tempo atmosférico e do clima. Aplicar
conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos
adquiridos em aula. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Aula 01 Tema: Tsunamis x Maremotos Etapa 01: Levantamento de conhecimentos
prévios (10min) Iniciar
a aula solicitando aos alunos que respondam a questão seguinte: “Maremoto e
tsunami são as mesmas coisas?” Fazer
o questionamento e anotar as respostas. Acolha
as respostas dos alunos, em seguida convide-os a assistir os vídeos sobre
tsunamis, disponíveis nos links abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=9xYpqe_mISo https://www.youtube.com/watch?v=FjXSkUEnMUs Etapa 02: Aula Expositiva Dialogada
(30min) Utilizar
os textos abaixo para expor o objeto de conhecimento, permita que os alunos
exponham suas dúvidas para serem esclarecidas. Maremoto Maremoto
é resultado de um abalo sísmico provocado no assoalho oceânico, o que pode
gerar ondas gigantes, que se propagam com alto poder destrutivo. Representação de tsunami – um efeito provocado
pelo maremoto Maremoto é um fenômeno que ocorre no assoalho oceânico
pela movimentação intensa nas fronteiras das placas tectônicas, por meio de
erupções vulcânicas ou por causa de deslizamentos de terras submersas no
oceano. Essa movimentação gera os abalos sísmicos (tremores de terra), os
quais, por sua vez, provocam agitação nas águas oceânicas e
originam ondas gigantes, que se propagam com bastante
intensidade e alto poder destrutivo.
Os maremotos formam-se a partir do deslocamento vertical
de grandes águas oceânicas e dão origem a ondas que se propagam no sentido do
litoral. Quando o abalo é muito forte, ondas gigantes conhecidas como tsunamis podem
formar-se e causar grandes destruições no litoral.
As ondas geradas pelos maremotos podem chegar a
mais de 30 metros de altura. Japão, Indonésia e ilhas do Pacífico sofrem mais
com a ocorrência dos tsunamis, efeito do maremoto. Embora sejam raros, os
tsunamis já provocaram muitas mortes e danos materiais aos lugares atingidos.
Para quantificar os danos causados pelos tsunamis, algumas escalas foram
apresentadas por estudiosos. Uma delas é a Escala de
Sieberg-Ambraseys, que apresenta seis graus para representar os
danos, variando de muito pequeno a desastroso.
Maremoto e tsunami são
sinônimos? É comum ver o uso de maremoto e tsunami como sinônimos,
mas fazer essa associação é um erro. Maremoto é o fenômeno
provocado por abalos sísmicos no assoalho oceânico, por
atividades vulcânicas ou deslizamentos de terras submersas e provocam grande
deslocamento das águas, gerando ondas de grande magnitude. Um dos efeitos do
maremoto é o tsunami, uma onda gigante que pode atingir mais de 30 metros de
altura e causar grandes destruições. Para ser considerada tsunami, a onda
deve ser gigante em relação ao seu comprimento. Uma onda normal possui
comprimento de onda próximo a 100 metros. Já o comprimento de onda de um
tsunami pode chegar a 100 quilômetros. Etapa
3: Atividade de Pesquisa (10min) 1-
É possível ter tsunami no Brasil? 2-
Qual foi o
tsunami mais intenso do século 21? Aula 02 Tema: Mudanças Climáticas Etapa 4: Socializando
o Conhecimento (10min) Compartilhar o resultado
da pesquisa em roda de conversa. Etapa 5: Aula expositiva dialogada (20min) Utilizar
as páginas 176 e 177 do livro didático Inspire Ciências, 7º ano, como suporte
para expor o objeto de conhecimento “Mudanças
climáticas”, permita que os alunos exponham suas dúvidas para serem
esclarecidas. Caso seja possível, ilustrar o conhecimento a parte do vídeo
disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho Etapa 6: Leitura e Reflexão (20min) Fazer a
leitura compartilhada do texto abaixo, em seguida discutir para facilitar a
compreensão, após as discussões realizar a atividade abaixo no caderno. O país que se prepara para desaparecer
com mudanças climáticas Pense por um momento na sua casa, nas
suas raízes, no lugar que você mais ama no mundo - e como seria difícil
imaginar que este lugar poderia desaparecer do planeta. Para os habitantes de
dezenas de Estados insulares, esse é um medo real. O aumento do nível do mar devido às
mudanças climáticas já está causando perda de áreas e escassez de água
potável nessas ilhas. Esta nação também está se preparando legalmente para o
pior cenário: a submersão total de seu território. Com água na altura dos joelhos em um
local que anos atrás era terreno seco, o drama que Tuvalu enfrenta hoje é
apenas um prenúncio dos severos impactos das mudanças climáticas que afetarão
cada vez mais - ainda que de maneiras diferentes - muitos outros países do
mundo. Responda as questões abaixo: 1-
Onde fica localizado Tuvalu? 2- O
ponto mais alto de Tuvalu está a quantos metros acima do mar? 3-
Provavelmente o que acontecerá com
a população de Tuvalu? Aula 03 Tema: Mudanças Climáticas Etapa7: De olho na reportagem (30 min) Divida a
reportagem sobre mudanças climáticas, disponível no link abaixo, com os
alunos de modo que um grupo fique com perguntas e outro com respostas,
promovendo um pequeno debate. -https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/10/19/15-perguntas-para-entender-as-mudancas-climaticas.ghtml 1-Defina mudanças climáticas? 2-O que é o efeito estufa?
3. Quais são as evidências do aquecimento global? 4. Como a mudança do clima vai nos afetar? 5. Que países são os maiores emissores de gases do efeito estufa? 6. O aquecimento global causa eventos climáticos extremos? Etapa 08: Mão
na Massa (20min) Após o debate peça que
anote as perguntas no caderno, monte quadrinhos e desenhe representando as
respostas trabalhadas. Aula 04 Tema: O que podemos fazer? Etapa 08: Socializando os Resultados (10min) Etapa 09: Leitura e Interpretação (20min) Lance o
seguinte questionamento para os alunos: O que podemos fazer para diminuir o aquecimento global? Acolha as
respostas. Em seguida, convide-os a fazer a leitura compartilhada das páginas
178 e 179, fazendo simultaneamente os comentários sobre o que está sendo
lido. Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (20min) Fazer a atividade
página 180 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.
Aula 05 Alterações Climáticas Etapa 10: Correção da atividade (15min)
Etapa 11: Leitura Compartilhada (20min) Impactos das mudanças
climáticas: o recado do novo relatório do IPCC para o Brasil Disponibilizar o texto abaixo para os alunos, em seguida, convide-os a fazer a leitura compartilhada, fazendo
simultaneamente os comentários sobre o que está sendo lido. Secas e enchentes devastarão as casas e os meios de subsistência no
Brasil se governos e empresas não cortarem radicalmente as emissões de gases
de efeito estufa A
seca já é uma ameaça crescente em algumas partes do Brasil. As áreas do
Nordestes sujeitas à seca, por exemplo, aumentaram em 65% no período
2010-2019 em comparação a 1950-1059. Para o futuro, espera-se que os impactos
das mudanças climática impulsionem ainda mais aumentos nas secas prevê-se que
as chuvas diminuam em 22% no Nordeste ao longo deste século se as emissões
forem elevadas. As secas se tornarão mais frequentes e afetarão também áreas
maiores no sul da Amazônia até 2100, o aquecimento pode reduzir em 27% a
vazão na bacia do Tapajós e em 53% na bacia do Araguaia-Tocantins . Como
resultado dessas mudanças, e acrescidos o desmatamento e os impactos diretos
do maior calor, metade da floresta tropical amazônica poderia se transformar
em pastagens secas se as emissões continuarem a aumentar, com consequências
devastadoras. A transformação da floresta tropical amazônica em pastagens
secas poderia causar reduções da precipitação de 40% e quebrar a circulação
de monção sul-americana. Ao
mesmo tempo em que se projeta a diminuição da pluviosidade geral em grande
parte do Brasil, deve aumentar o número de eventos de chuvas extremas, o que
implica aumento na probabilidade de enchentes e deslizamentos de terra. Acre,
Rondônia, Sul do Amazonas e Pará são os estados e regiões que mais devem
sofrer com o aumento do risco de inundações mais frequentes e extremas. Mesmo
com cortes rápidos de emissões, a população afetada pelas enchentes no Brasil
deverá dobrar ou até triplicar. O
aquecimento contínuo prejudicará ainda mais a economia do Brasil se as emissões
nacionais e globais não forem eliminadas rapidamente. O calor reduzirá a
capacidade de trabalho, particularmente na agricultura, onde esta cairá 24%
se as emissões aumentarem rapidamente, ou 9% se as emissões forem reduzidas
rapidamente, segundo um estudo citado pelo
relatório. O efeito global da continuidade das altas emissões poderia ser a
redução da renda média global em 23%, com renda média no Brasil 83% menor em
2100 do que seria sem a crise climática, de acordo com um estudo citado
pelo IPCC. Etapa
12: Interpretando o Texto (15min) Solicitar aos alunos que anote as
questões abaixo no caderno e respondam conforme o texto trabalhado na aula
anterior. 1-
Quais
as consequências das mudanças climáticas no Brasil? 2-
Quais
foram as mudanças climáticas e seus impactos no planeta Terra nos últimos
anos? 3-
Por
que o clima está mudando? 4-
Quais
as principais mudanças climáticas que poderão ocorrer no Brasil? Aula 06 Alterações Climáticas Etapa 13: Aprofundando no Tema
(20min) Realizar
a atividade das páginas 181 e 187 do livro Inspire Ciências 8º ano, sobre
furacões e mudanças climáticas, em seguida discutir e corrigir as respostas
com os alunos, antes da realização da atividade, é necessário esclarecer e
fornecer informações sobre o objeto de conhecimento, deixar um tempinho para
os alunos pesquisarem sobre a formação dos furacões. Etapa 14: Lendo e Interpretando (20min) Sugestão
de atividade complementar: Observem a charge a seguir:
Crédito da imagem Gettyimages (baseada em charge de V Cazo).
Etapa
15: Experimentando (05min) Realizar a atividade prática sobre
pressão atmosférica e temperatura das páginas 182 e 183 do livro didático
Inspire Ciências. Em seguida peça aos alunos que façam fotos da atividade e
enviem ao professor, os comentários farão durante a aula após a atividade
realizada. Etapa
16: Ilustrando
o conhecimento (05min) Solicitar
aos alunos que assistam o
filme: Ice- um dia depois do amanhã em seguida anotar 10 frases mais
significativas da história do filme. Elaboração: Adriana,
Magalli, Rosimeire e Tânia Mara. Coordenação e colaboração: Nilsilane |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros:____________________________________________________________ |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (181);
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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