5ª SD 8º Ano Cie 2022

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Interferência Humana no clima e Desequilíbrios Ambientais

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Ressaca do mar e Tsunamis ou “maré da morte”; Interferência Humana no Clima; As mudanças Climáticas; Consequências das mudanças Climáticas.

Ano: 8º                                    Período:  23/05 a 03/06                               Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
(EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas. (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
(EF08CI13BA) Demonstrar, através de modelos, porque os polos terrestres são mais frios do que as regiões equatoriais. (EF07CI08IT) Compreender sobre fatores que ocasionam as ressacas do mar e reconhecer características que evidenciem alterações causadas por esta catástrofe natural, utilizando como exemplo a cidade de Prado que faz limite com Itamaraju.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender como o clima nos afeta. Correlacionar o clima local com as alterações climáticas globais. Associar ações antrópicas a alterações do tempo atmosférico e do clima.

Aplicar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA 

Aula 01

Tema: Tsunamis x Maremotos

 

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Iniciar a aula solicitando aos alunos que respondam a questão seguinte: “Maremoto e tsunami são as mesmas coisas?”

Fazer o questionamento e anotar as respostas.

 

Acolha as respostas dos alunos, em seguida convide-os a assistir os vídeos sobre tsunamis, disponíveis nos links abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=9xYpqe_mISo

https://www.youtube.com/watch?v=FjXSkUEnMUs

 

 

Etapa 02: Aula Expositiva Dialogada (30min)

Utilizar os textos abaixo para expor o objeto de conhecimento, permita que os alunos exponham suas dúvidas para serem esclarecidas.

 

 

Maremoto

Maremoto é resultado de um abalo sísmico provocado no assoalho oceânico, o que pode gerar ondas gigantes, que se propagam com alto poder destrutivo.

 

Representação de tsunami – um efeito provocado pelo maremotoRepresentação de tsunami – um efeito provocado pelo maremoto

 

Maremoto é um fenômeno que ocorre no assoalho oceânico pela movimentação intensa nas fronteiras das placas tectônicas, por meio de erupções vulcânicas ou por causa de deslizamentos de terras submersas no oceano. Essa movimentação gera os abalos sísmicos (tremores de terra), os quais, por sua vez, provocam agitação nas águas oceânicas e originam ondas gigantes, que se propagam com bastante intensidade e alto poder destrutivo.


Formação do maremoto

Os maremotos formam-se a partir do deslocamento vertical de grandes águas oceânicas e dão origem a ondas que se propagam no sentido do litoral. Quando o abalo é muito forte, ondas gigantes conhecidas como tsunamis podem formar-se e causar grandes destruições no litoral.


Abalo sísmico provocado pela movimentação de placas tectônicas.

As ondas geradas pelos maremotos podem chegar a mais de 30 metros de altura. Japão, Indonésia e ilhas do Pacífico sofrem mais com a ocorrência dos tsunamis, efeito do maremoto. Embora sejam raros, os tsunamis já provocaram muitas mortes e danos materiais aos lugares atingidos. Para quantificar os danos causados pelos tsunamis, algumas escalas foram apresentadas por estudiosos. Uma delas é a Escala de Sieberg-Ambraseys, que apresenta seis graus para representar os danos, variando de muito pequeno a desastroso.


Destruição provocada por tsunami na Indonésia, em 2004.

 

Maremoto e tsunami são sinônimos?

É comum ver o uso de maremoto e tsunami como sinônimos, mas fazer essa associação é um erro. Maremoto é o fenômeno provocado por abalos sísmicos no assoalho oceânico, por atividades vulcânicas ou deslizamentos de terras submersas e provocam grande deslocamento das águas, gerando ondas de grande magnitude. Um dos efeitos do maremoto é o tsunami, uma onda gigante que pode atingir mais de 30 metros de altura e causar grandes destruições. Para ser considerada tsunami, a onda deve ser gigante em relação ao seu comprimento. Uma onda normal possui comprimento de onda próximo a 100 metros. Já o comprimento de onda de um tsunami pode chegar a 100 quilômetros.

 

Etapa 3: Atividade de Pesquisa (10min)

 

1-      É possível ter tsunami no Brasil?

2-      Qual foi o tsunami mais intenso do século 21?

 

Aula 02

Tema: Mudanças Climáticas

Etapa 4:  Socializando o Conhecimento (10min)

Compartilhar o resultado da pesquisa em roda de conversa.

Etapa 5: Aula expositiva dialogada (20min)

Utilizar as páginas 176 e 177 do livro didático Inspire Ciências, 7º ano, como suporte para expor o objeto de conhecimento “Mudanças climáticas”, permita que os alunos exponham suas dúvidas para serem esclarecidas.

Caso seja possível, ilustrar o conhecimento a parte do vídeo disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho

Etapa 6: Leitura e Reflexão (20min)

Fazer a leitura compartilhada do texto abaixo, em seguida discutir para facilitar a compreensão, após as discussões realizar a atividade abaixo no caderno.

O país que se prepara para desaparecer com mudanças climáticas

Pense por um momento na sua casa, nas suas raízes, no lugar que você mais ama no mundo - e como seria difícil imaginar que este lugar poderia desaparecer do planeta. Para os habitantes de dezenas de Estados insulares, esse é um medo real.

O aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas já está causando perda de áreas e escassez de água potável nessas ilhas. Esta nação também está se preparando legalmente para o pior cenário: a submersão total de seu território.

Com água na altura dos joelhos em um local que anos atrás era terreno seco, o drama que Tuvalu enfrenta hoje é apenas um prenúncio dos severos impactos das mudanças climáticas que afetarão cada vez mais - ainda que de maneiras diferentes - muitos outros países do mundo.

Responda as questões abaixo:

1-      Onde fica localizado Tuvalu?

2-      O ponto mais alto de Tuvalu está a quantos metros acima do mar?

3-      Provavelmente o que acontecerá com a população de Tuvalu?

Aula 03

Tema: Mudanças Climáticas

Etapa7: De olho na reportagem (30 min)

Divida a reportagem sobre mudanças climáticas, disponível no link abaixo, com os alunos de modo que um grupo fique com perguntas e outro com respostas, promovendo um pequeno debate. -https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/10/19/15-perguntas-para-entender-as-mudancas-climaticas.ghtml

1-Defina mudanças climáticas?

2-O que é o efeito estufa?

3. Quais são as evidências do aquecimento global?

4. Como a mudança do clima vai nos afetar?

5. Que países são os maiores emissores de gases do efeito estufa?

6. O aquecimento global causa eventos climáticos extremos?

 

Etapa 08: Mão na Massa (20min)

Após o debate peça que anote as perguntas no caderno, monte quadrinhos e desenhe representando as respostas trabalhadas.

 

Aula 04

Tema: O que podemos fazer?

Etapa 08: Socializando os Resultados (10min)   

Etapa 09: Leitura e Interpretação (20min)

Lance o seguinte questionamento para os alunos: O que podemos fazer  para diminuir o aquecimento global?

Acolha as respostas. Em seguida, convide-os a fazer a leitura compartilhada das páginas 178 e 179, fazendo simultaneamente os comentários sobre o que está sendo lido.

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (20min)

Fazer a atividade página 180 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.                                                                                                                   

 

Aula 05

 

 

Alterações Climáticas

Etapa 10: Correção da atividade (15min)                                 

Etapa 11: Leitura Compartilhada (20min)

Impactos das mudanças climáticas: o recado do novo relatório do IPCC para o Brasil

Eventos extremos e simultâneos causados pelos impactos das mudanças climáticas são mais difíceis de manejar

Disponibilizar o texto abaixo para os alunos, em seguida, convide-os a fazer a leitura compartilhada, fazendo simultaneamente os comentários sobre o que está sendo lido.

 

Secas e enchentes devastarão as casas e os meios de subsistência no Brasil se governos e empresas não cortarem radicalmente as emissões de gases de efeito estufa

A seca já é uma ameaça crescente em algumas partes do Brasil. As áreas do Nordestes sujeitas à seca, por exemplo, aumentaram em 65% no período 2010-2019 em comparação a 1950-1059. Para o futuro, espera-se que os impactos das mudanças climática impulsionem ainda mais aumentos nas secas prevê-se que as chuvas diminuam em 22% no Nordeste ao longo deste século se as emissões forem elevadas. As secas se tornarão mais frequentes e afetarão também áreas maiores no sul da Amazônia até 2100, o aquecimento pode reduzir em 27% a vazão na bacia do Tapajós e em 53% na bacia do Araguaia-Tocantins . 

Como resultado dessas mudanças, e acrescidos o desmatamento e os impactos diretos do maior calor, metade da floresta tropical amazônica poderia se transformar em pastagens secas se as emissões continuarem a aumentar, com consequências devastadoras. A transformação da floresta tropical amazônica em pastagens secas poderia causar reduções da precipitação de 40% e quebrar a circulação de monção sul-americana.

Ao mesmo tempo em que se projeta a diminuição da pluviosidade geral em grande parte do Brasil, deve aumentar o número de eventos de chuvas extremas, o que implica aumento na probabilidade de enchentes e deslizamentos de terra. Acre, Rondônia, Sul do Amazonas e Pará são os estados e regiões que mais devem sofrer com o aumento do risco de inundações mais frequentes e extremas. Mesmo com cortes rápidos de emissões, a população afetada pelas enchentes no Brasil deverá dobrar ou até triplicar.

O aquecimento contínuo prejudicará ainda mais a economia do Brasil se as emissões nacionais e globais não forem eliminadas rapidamente. O calor reduzirá a capacidade de trabalho, particularmente na agricultura, onde esta cairá 24% se as emissões aumentarem rapidamente, ou 9% se as emissões forem reduzidas rapidamente, segundo um estudo citado pelo relatório. O efeito global da continuidade das altas emissões poderia ser a redução da renda média global em 23%, com renda média no Brasil 83% menor em 2100 do que seria sem a crise climática, de acordo com um estudo citado pelo IPCC.

 

Etapa 12: Interpretando o Texto (15min)

 

Solicitar aos alunos que anote as questões abaixo no caderno e respondam conforme o texto trabalhado na aula anterior.

 

1-      Quais as consequências das mudanças climáticas no Brasil?

2-      Quais foram as mudanças climáticas e seus impactos no planeta Terra nos últimos anos?

3-      Por que o clima está mudando?

4-      Quais as principais mudanças climáticas que poderão ocorrer no Brasil?

 

Aula 06

Alterações Climáticas

Etapa 13: Aprofundando no Tema (20min)

Realizar a atividade das páginas 181 e 187 do livro Inspire Ciências 8º ano, sobre furacões e mudanças climáticas, em seguida discutir e corrigir as respostas com os alunos, antes da realização da atividade, é necessário esclarecer e fornecer informações sobre o objeto de conhecimento, deixar um tempinho para os alunos pesquisarem sobre a formação dos furacões.

Etapa 14: Lendo e Interpretando (20min)

Sugestão de atividade complementar:

Observem a charge a seguir: Crédito da imagem Gettyimages (baseada em charge de V Cazo).


Soltem a criatividade e criem uma charge sobre alterações climáticas que podem ocorrer em sua própria região.

Etapa 15: Experimentando (05min)  

Realizar a atividade prática sobre pressão atmosférica e temperatura das páginas 182 e 183 do livro didático Inspire Ciências. Em seguida peça aos alunos que façam fotos da atividade e enviem ao professor, os comentários farão durante a aula após a atividade realizada.

Etapa 16: Ilustrando o conhecimento (05min)

  Solicitar aos alunos que assistam o filme: Ice- um dia depois do amanhã em seguida anotar 10 frases mais significativas da história do filme.

Elaboração: Adriana, Magalli, Rosimeire e Tânia Mara.

Coordenação e colaboração: Nilsilane

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:____________________________________________________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (181);  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                             

 

 

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