7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor
eficiente. |
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Subtema: Consumo consciente do solo na
fonte de renda e desenvolvimento |
Unidade Temática: Terra e Universo |
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Objetos de Conhecimento: Poluição
do solo e doenças oriundas dessa poluição. A grande capacidade do homem em
modificar a natureza. O mau uso e conservação
do solo e suas consequências. Práticas
que minimizam os efeitos causados pela poluição do solo. |
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Ano: 6º Período:
29/07
a 09/08 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI14IT) Conhecer
algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo,
proliferação, medidas profiláticas e tratamento. (EF06CI05BA) Relatar
a importância de descartar os resíduos em locais adequados, bem como as
vantagens ambientais, econômicas e sociais da implantação da coleta seletiva.
(EF06CI06BA) Construir instrumentos que ajudem a fazer levantamento de
dados sobre a prática de coleta seletiva na cidade em que mora, bem como das
possíveis formas de reutilização de materiais sintéticos. (EF06CI12IT) Identificar e argumentar sobre as
vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de
lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a preservação ambiental, a politica
dos resíduos sólidos e a saúde coletiva. (EF06CI13IT) Identificar as condições que
facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as
vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Entender que os problemas causados
pelo excesso de consumo podem levar à poluição do solo; Entender como as verminoses afetam o corpo humano,
identificar os principais tipos de verminoses, suas causas, sintomas,
tratamento e prevenção. Compreender como a poluição do solo pode afetar
diretamente a saúde humana. Relacionar atitudes que colaboram com a preservação
do solo. Saber diferenciar reaproveitamento
e reciclagem. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Poluição do Solo Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios
(15 min) O
que é poluição do solo? Resposta Esperada: Poluição do solo é a contaminação do solo com
substâncias nocivas que podem afetar negativamente a saúde das plantas,
animais e humanos, além de prejudicar o meio ambiente. Quais
são as principais causas da poluição do solo? Resposta Esperada: As principais causas incluem: Descarte
inadequado de resíduos industriais. Uso excessivo de pesticidas e
fertilizantes na agricultura. Deposição de lixo doméstico e industrial não
biodegradável. Vazamentos de substâncias químicas. Erosão e desmatamento. Como
a poluição do solo pode afetar a saúde humana? Resposta Esperada: A poluição do solo pode causar vários problemas
de saúde, como doenças respiratórias, alergias, envenenamento por metais
pesados, problemas neurológicos e até câncer, devido à ingestão ou inalação
de substâncias tóxicas presentes no solo contaminado. Quais
são os principais poluentes do solo? Resposta
Esperada: Alguns dos principais
poluentes do solo incluem: Metais pesados (chumbo, mercúrio, cádmio). Pesticidas
e herbicidas. Resíduos industriais (produtos químicos, solventes). Plásticos
e outros materiais não biodegradáveis. Produtos petroquímicos (óleo,
gasolina). Quais
são os efeitos da poluição do solo no meio ambiente? Resposta
Esperada: A
poluição do solo pode levar a: Degradação da qualidade do solo, tornando-o
infértil. Contaminação de corpos d'água adjacentes. Redução da biodiversidade
(morte de plantas e animais). Alteração dos ecossistemas. Acúmulo de toxinas
na cadeia alimentar. Quais
são algumas medidas preventivas para evitar a poluição do solo? Resposta
Esperada: Medidas
incluem: Gestão adequada de resíduos industriais e domésticos. Uso de
práticas agrícolas sustentáveis (agricultura orgânica, rotação de culturas). Tratamento
de efluentes industriais antes do descarte. Educação ambiental e
conscientização pública. Implementação de políticas e regulamentos ambientais
rigorosos. Como
a poluição do solo pode afetar a cadeia alimentar? Resposta Esperada: Contaminantes no solo podem ser absorvidos por
plantas, que são consumidas por animais herbívoros e, subsequentemente, por
carnívoros, incluindo humanos. Isso pode levar ao acúmulo de toxinas em
níveis mais altos da cadeia alimentar, afetando a saúde de todos os
organismos envolvidos. Etapa 02: Aula de Campo (20 min) Fazer
uma pequena caminhada coma a turma pela área externa da escola e entorno,
para que observem atentamente o ambiente em relação ao descarte de lixo, identificar quais os tipos de Poluição Ambiental nos arredores da
escola. Observação Visual: Identificar e documentar sinais de poluição do
solo, como lixo, manchas de óleo, áreas com vegetação morta ou ausência de
vegetação. Fotografia: Tirar fotos das áreas afetadas para análise
posterior. Etapa 03: Mão na Massa II (15 min) Montar vídeos com material das
fotografias, retratar os espaços com ilustrações feitas pelos estudantes,
criar uma paródia com sugestões de como o ambiente deve ser tratado e
consequências dos maus tratos a saúde humana, elaborar um cordel com a mesma
sugestão. Divida a classe em grupo para a realização da atividade, poderá ser
os mesmos grupos. Cada grupo desenvolverá uma atividade. AULA 02 TEMA: O
mau uso e conservação do solo e suas consequências Etapa 04: Socializando as Produções (15 min) Destinar esse momento para as
apresentações das produções realizadas pelos estudantes. Etapa 05: Levantamento de Conhecimentos Prévios
(10 min) Uma cidade
industrial tem enfrentado problemas significativos de poluição do solo devido
ao descarte inadequado de resíduos industriais e ao uso excessivo de
pesticidas e fertilizantes na agricultura. Como a poluição do solo afeta a
saúde pública e o meio ambiente? Quais medidas podem ser adotadas para diminuir
esses impactos? Para o Professor! · Consequentemente os níveis de metais
pesados (como chumbo e mercúrio) no solo de áreas agrícolas e residenciais
próximas às indústrias podem aumentar. · Moradores locais podem desenvolver
problemas de saúde, como doenças respiratórias, alergias e, em casos
extremos, câncer. · A fauna e a flora locais também poderão ser
afetadas, com uma redução na biodiversidade e contaminação de corpos d'água. Etapa 06: Leitura e interpretação (20 min) Fazer a leitura compartilhada do texto “Sem
fertilizante e agrotóxicos, o mundo passaria fome?” da página 76 do livro didático “A Conquista
Ciências, 6º ano”, em seguida faça uma discussão e aproveite o momento para
acrescentar as informações do box “Orientações Didáticas”, da mesma página. Etapa 07: Atividade de Pesquisa (05 min) Orientar os
estudantes a realizarem a pesquisa para responderem as questões propostas
pelo livro. Divida em 4 grupos, cada grupo ficará responsável em responder
uma questão e trazer na próxima aula para um pequeno debate. AULA 03 Tema: Revolução Verde Etapa 08: Debate (20 min) Acolha as respostas dos
estudantes com base em suas pesquisas e faça um momento de debate, aproveite
para acrescentar informações, caso sejam necessárias. Utilize as orientações
da página 76 do livro didático “A Conquista Ciências” 6º Ano. Etapa 09: Leitura e Interpretação (20 min) Fazer a leitura compartilhada
do texto “A vida do solo” das páginas 80 e 81 do livro didático A Conquista
Ciências, 6º Ano, em seguida fazer uma interpretação oral coletiva para somente
após propor a resolução das questões da página 81. Etapa 10: Correção da Atividade (10 min) Aproveitar o momento para
sanar possíveis dúvidas levantadas no decorrer da correção. AULA 04 Tema: Doenças
oriundas da poluição do solo. Etapa
11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20min) Iniciar a aula
perguntando a turma se sabe que o solo
pode trazer doenças? Se eles conhecem a história de Jeca Tatu? Convide-os a
ouvir a história do Jeca. Conte de forma bem dinâmica. É uma história
de Monteiro Lobato, sobre Jeca Tatu, um caboclo muito pobre que trabalhava na
roça. Ele era muito
desanimado, só vivia se lamentando e não tinha ânimo para nada. Todos o
consideravam preguiçoso. Jeca não se
animava para ajeitar sua casa, não cuidava do seu cãozinho, que vivia cheio
de bichos, enfim, não queria fazer nada! Um dia, um
médico abrigou-se na casa de Jeca, por causa da chuva, e ficou impressionado
com a palidez de Jeca. Resolveu, então,
examiná-lo. Ao examiná-lo e
ouvir suas queixas (dores de cabeça, cansaço...), o médico descobriu que Jeca
tinha uma doença: o amarelão! Receitou-lhe,
então, um remédio e disse: “Nada de andar descalço! Compre uma botina para os
pés!” O doutor
explicou que “os bichinhos” que vinham do solo contaminado entravam pelo pé de
Jeca, que andava descalço. O tempo passou e
o Jeca melhorou! A preguiça passou e Jeca, que era medroso, até ficou
valente! Ninguém mais o
chamou de preguiçoso. Jeca mudou de
vida: plantou, arou a terra, criou gado. Ficou tão feliz que queria passar
isso para todo mundo! Sua fazenda ficou
conhecida no país inteiro. Até inglês ele aprendeu! Ganhou muito dinheiro e
investiu em “curar gente”. Adaptado de
www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html Agora, lance os
seguintes questionamentos: Qual era a doença de Jeca Tatu? Como Jeca Tatu se
sentia por causa da doença? O que as pessoas achavam de Jeca Tatu? Como Jeca
pegou essa doença? Como o doutor o orientou para evitar a doença? Qual foi o
grande investimento de Jeca Tatu? Jeca Tatu tinha uma verminose conhecida
como amarelão. Para evitar verminoses, precisamos tomar certos cuidados.
Quais? Vocês conhecem alguma situação parecida? Relate! Deixá-los
à vontade para refletirem e responderem oralmente. Acolha as respostas,
comente e complemente-as caso necessário. Etapa
12: Aprofundando no Tema (20min) Fazer
uma aula expositiva dialogada sobre os vermes. Apresentar alguns deles, os
mais comuns, o áscaris, o bicho geográfico e o ancilóstomo. Explique que o ciclo de vida de alguns deles
coloca o homem como hospedeiro. Você pode mostrar o ciclo de vida de alguns
parasitas para os alunos, mas não precisam focar nos detalhes das etapas. Fale
sobre onde podemos encontrar esses parasitas, é importante lembrar do solo,
água e alimentos contaminados. Converse sobre as possíveis formas de
contaminação do homem, com alimentos e água contaminada. Mostre para os
alunos o conceito de verminose: doenças causadas por vermes. Cite o agente
causador. Falar também sobre doenças como tétano, dengue e leptospirose,
causadas diretamente em consequência da poluição. Você pode utilizar como
suporte informações disponíveis nos links abaixo. https://www.todamateria.com.br/verminoses/ e https://www.tuasaude.com/doencas-transmitidas-pelo-solo/ Etapa 13: Registrando o que aprendeu (10min) Orientar os alunos a reproduzirem no
caderno a tabela abaixo, em seguida preencher com eles as informações
solicitadas sobre as doenças mais frequentes na população local em
decorrência de da poluição do solo.
AULA 05 TEMA: Doenças veiculadas pelo solo Etapa 14: Mão na Massa (20 minutos) Represente
através de desenhos os ciclos dos vermes causadores da ascaridíase, teníase, ancilostomose
e o bicho geográfico, trabalhados na aula anterior. Etapa 15: Estudos de Casos (30 min) Escreva os casos
na lousa para os estudantes transcreverem no caderno, em seguida peça que
analisem cada caso com base nos estudos em classe. Caso 01: João mora em uma área rural com
saneamento básico precário. Nos últimos meses, ele apresentou episódios
recorrentes de dor abdominal e tosse. Sua mãe relata que ele tem perdido peso
e apresenta falta de apetite. Exame Clínico: Durante o
exame, o médico observou que João estava pálido e tinha sinais de
desnutrição. Ele também apresentou desconforto abdominal à palpação. Tratamento:
João foi tratado com albendazol durante três dias. Além disso,
recebeu orientações sobre higiene pessoal e alimentação segura. Seguimento:
Após duas semanas, João voltou à clínica para uma avaliação de
acompanhamento. Ele já não apresentava sintomas de dor abdominal ou tosse, e
sua mãe relatou uma melhora no apetite e no ganho de peso. Prevenção
Futura: A família de João recebeu orientações sobre a importância de
lavar as mãos regularmente, tratar a água consumida e lavar bem os alimentos.
A comunidade local também iniciou um programa de educação em saúde para
reduzir a incidência de verminoses. Qual Verminose João adquiriu? Caso 02: Maria é uma professora que
recentemente passou as férias em uma praia do nordeste do Brasil. Durante as
férias, ela caminhava descalça na areia e frequentemente se deitava
diretamente na praia para tomar sol. Alguns dias após retornar das férias,
Maria começou a notar uma erupção cutânea pruriginosa no pé. Qual verminose Maria adquiriu? Qual
tratamento para esse tipo de doença? Caso 03: Carlos é um trabalhador
rural que vive em uma comunidade com infraestrutura de saneamento precária.
Ele trabalha descalço na lavoura e relata que nas últimas semanas começou a
sentir cansaço excessivo, dor abdominal e uma coceira intensa nos pés. Sintomas:
Fase
Inicial: Coceira e erupção cutânea: Principalmente nos pés, local
de penetração das larvas (dermatite do solo). Fase Pulmonar: Tosse
e dificuldade respiratória: Às vezes acompanhada de febre (Síndrome de
Löeffler, que ocorre durante a migração das larvas pelos pulmões). Fase
Intestinal: Dor abdominal e diarreia, anemia e fraqueza: Devido à
perda de sangue causada pela fixação dos vermes na parede intestinal. Perda
de apetite e perda de peso. Exame Clínico: O exame físico revelou
palidez, sinais de desnutrição e uma erupção cutânea nas solas dos pés.
Carlos também apresentou sensibilidade abdominal e sinais de anemia. Diagnóstico:
Exame de Fezes: Identificação de ovos de Ancylostoma nas amostras de
fezes. Exame de Sangue: Hemograma revelou anemia ferropriva
(diminuição dos níveis de hemoglobina e ferritina). Desenhe como Carlos adquiriu o verme e o
caminho da larva até a fase intestinal. AULA 06 TEMA: Práticas que minimizam os efeitos causados
pela poluição do solo Etapa 16: Correção da Atividade da etapa 15 (10
min) Momento rico e necessário para
elucidar possíveis dúvidas apresentadas. Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios
(10 min) Perguntar aos estudantes
o que sabem sobre coleta seletiva, reciclagem e compostagem. Por que são
importantes? Como contribuem para o meio ambiente? Se eles já conheciam a
coleta seletiva e se eles têm o hábito de separar o lixo ou conhecem alguém
que faz a separação. Etapa 18: Aprofundando no Tema (30 min) Oriente os estudantes a
leitura coletiva do texto “Os
catadores de materiais recicláveis” da página 203 do livro didático, em seguida faça a discussão de
tudo que foi lido afim de facilitar a compreensão, nesse momento já é
possível trabalhar conceitos como coleta seletiva, reaproveitamento e reciclagem (diferença). Após a interpretação oral,
solicite aos estudantes que realizem a interpretação escrita da página 204 do
mesmo livro. Etapa 19: Mão na massa (10 min) Tire esse tempo para
reforçar junto aos estudantes que para minimizar os efeitos da
poluição do solo envolve a adoção de várias práticas sustentáveis e
tecnológica eficazes, como gestão de resíduos: Reciclagem
e Reutilização: Reduzir a quantidade de resíduos sólidos que chegam ao
solo. Compostagem: Transformar
resíduos orgânicos em adubo, entre outras ações. Convide aos estudantes a
participarem de ações a favor do meio ambiente, e, para começar, dividir a
classe em grupos, cada grupo deverá pesquisar sobre: GRUPO 1:
Compostagem: O grupo deverá pesquisar sobre o tema, importância, receita de
como fazer e ilustrações mostrando o passo a passo.
GRUPO 2:
Coleta Seletiva: o grupo ficará responsável por pesquisar: Qual grupo
de resíduo representa a cor escolhida?
Qual o seu tempo de decomposição na natureza? Esse material é reciclável? Por quê? Ele pode ser reutilizado de alguma
forma? Qual a forma de separá-lo
corretamente antes de enviar para a coleta? Ele deve ser limpo? GRUPO 3:
Entrevista a artesões locais, com exposição de amostragem de seus trabalhos. GRUPO
4: Ideias de como ganhar
dinheiro com garrafas, celular velho e até óleo usado (expor o material
reciclado). Já deixe agendado um dia para o grande seminário, a sala
deverá ser organizada para isso, todos apresentarão para outras turmas da
escola, escolha de preferência dias que tenham aulas geminadas. Observação:
Lembre-se que ficou a atividade da etapa 18 para corrigir e as apresentações
da etapa 19 para as próximas aulas. Elaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (76, 80, 81 ,204) Seminários; (X) Apresentação
oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
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