7ª SD Cie 6º Ano 2024

 

  SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Consumo consciente do solo na fonte de  renda e desenvolvimento

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Poluição do solo e doenças oriundas dessa poluição. A grande capacidade do homem em modificar a natureza. O mau uso e conservação do solo e suas consequências. Práticas que minimizam os efeitos causados pela poluição do solo.

Ano:                                      Período: 29/07 a 09/08                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI14IT) Conhecer algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo, proliferação, medidas profiláticas e tratamento. (EF06CI05BA) Relatar a importância de descartar os resíduos em locais adequados, bem como as vantagens ambientais, econômicas e sociais da implantação da coleta seletiva. (EF06CI06BA) Construir instrumentos que ajudem a fazer levantamento de dados sobre a prática de coleta seletiva na cidade em que mora, bem como das possíveis formas de reutilização de materiais sintéticos. (EF06CI12IT) Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a preservação ambiental, a politica dos resíduos sólidos e a saúde coletiva. (EF06CI13IT) Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender que os problemas causados pelo excesso de consumo podem levar à poluição do solo; Entender como as verminoses afetam o corpo humano, identificar os principais tipos de verminoses, suas causas, sintomas, tratamento e prevenção. Compreender como a poluição do solo pode afetar diretamente a saúde humana. Relacionar atitudes que colaboram com a preservação do solo. Saber diferenciar reaproveitamento e reciclagem.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Poluição do Solo

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

O que é poluição do solo?

Resposta Esperada: Poluição do solo é a contaminação do solo com substâncias nocivas que podem afetar negativamente a saúde das plantas, animais e humanos, além de prejudicar o meio ambiente.

Quais são as principais causas da poluição do solo?

Resposta Esperada: As principais causas incluem: Descarte inadequado de resíduos industriais. Uso excessivo de pesticidas e fertilizantes na agricultura. Deposição de lixo doméstico e industrial não biodegradável. Vazamentos de substâncias químicas. Erosão e desmatamento.

Como a poluição do solo pode afetar a saúde humana?

Resposta Esperada: A poluição do solo pode causar vários problemas de saúde, como doenças respiratórias, alergias, envenenamento por metais pesados, problemas neurológicos e até câncer, devido à ingestão ou inalação de substâncias tóxicas presentes no solo contaminado.

Quais são os principais poluentes do solo?

Resposta Esperada: Alguns dos principais poluentes do solo incluem: Metais pesados (chumbo, mercúrio, cádmio). Pesticidas e herbicidas. Resíduos industriais (produtos químicos, solventes). Plásticos e outros materiais não biodegradáveis. Produtos petroquímicos (óleo, gasolina).

Quais são os efeitos da poluição do solo no meio ambiente?

Resposta Esperada: A poluição do solo pode levar a: Degradação da qualidade do solo, tornando-o infértil. Contaminação de corpos d'água adjacentes. Redução da biodiversidade (morte de plantas e animais). Alteração dos ecossistemas. Acúmulo de toxinas na cadeia alimentar.

Quais são algumas medidas preventivas para evitar a poluição do solo?

Resposta Esperada: Medidas incluem: Gestão adequada de resíduos industriais e domésticos. Uso de práticas agrícolas sustentáveis (agricultura orgânica, rotação de culturas). Tratamento de efluentes industriais antes do descarte. Educação ambiental e conscientização pública. Implementação de políticas e regulamentos ambientais rigorosos.

Como a poluição do solo pode afetar a cadeia alimentar?

Resposta Esperada: Contaminantes no solo podem ser absorvidos por plantas, que são consumidas por animais herbívoros e, subsequentemente, por carnívoros, incluindo humanos. Isso pode levar ao acúmulo de toxinas em níveis mais altos da cadeia alimentar, afetando a saúde de todos os organismos envolvidos.

 

Etapa 02: Aula de Campo (20 min)

 

Fazer uma pequena caminhada coma a turma pela área externa da escola e entorno, para que observem atentamente o ambiente em relação ao descarte de lixo, identificar quais os tipos de Poluição Ambiental nos arredores da escola. Observação Visual: Identificar e documentar sinais de poluição do solo, como lixo, manchas de óleo, áreas com vegetação morta ou ausência de vegetação. Fotografia: Tirar fotos das áreas afetadas para análise posterior.

Etapa 03: Mão na Massa II (15 min)

Montar vídeos com material das fotografias, retratar os espaços com ilustrações feitas pelos estudantes, criar uma paródia com sugestões de como o ambiente deve ser tratado e consequências dos maus tratos a saúde humana, elaborar um cordel com a mesma sugestão. Divida a classe em grupo para a realização da atividade, poderá ser os mesmos grupos. Cada grupo desenvolverá uma atividade.

AULA 02

 

TEMA: O mau uso e conservação do solo e suas consequências

 

Etapa 04: Socializando as Produções (15 min)

Destinar esse momento para as apresentações das produções realizadas pelos estudantes.

 

Etapa 05: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

 

Uma cidade industrial tem enfrentado problemas significativos de poluição do solo devido ao descarte inadequado de resíduos industriais e ao uso excessivo de pesticidas e fertilizantes na agricultura. Como a poluição do solo afeta a saúde pública e o meio ambiente? Quais medidas podem ser adotadas para diminuir esses impactos?

 

Para o Professor!

·  Consequentemente os níveis de metais pesados (como chumbo e mercúrio) no solo de áreas agrícolas e residenciais próximas às indústrias podem aumentar.

·  Moradores locais podem desenvolver problemas de saúde, como doenças respiratórias, alergias e, em casos extremos, câncer.

·  A fauna e a flora locais também poderão ser afetadas, com uma redução na biodiversidade e contaminação de corpos d'água.

 

Etapa 06: Leitura e interpretação (20 min)

 

Fazer a leitura compartilhada do texto “Sem fertilizante e agrotóxicos, o mundo passaria fome?” da página 76 do livro didático “A Conquista Ciências, 6º ano”, em seguida faça uma discussão e aproveite o momento para acrescentar as informações do box “Orientações Didáticas”, da mesma página.

 

Etapa 07: Atividade de Pesquisa (05 min)

Orientar os estudantes a realizarem a pesquisa para responderem as questões propostas pelo livro. Divida em 4 grupos, cada grupo ficará responsável em responder uma questão e trazer na próxima aula para um pequeno debate.

AULA 03

Tema: Revolução Verde

 

Etapa 08: Debate (20 min)

Acolha as respostas dos estudantes com base em suas pesquisas e faça um momento de debate, aproveite para acrescentar informações, caso sejam necessárias. Utilize as orientações da página 76 do livro didático “A Conquista Ciências” 6º Ano.

 

Etapa 09: Leitura e Interpretação (20 min)

 

Fazer a leitura compartilhada do texto “A vida do solo” das páginas 80 e 81 do livro didático A Conquista Ciências, 6º Ano, em seguida fazer uma interpretação oral coletiva para somente após propor a resolução das questões da página 81.

 

Etapa 10: Correção da Atividade (10 min)

 

Aproveitar o momento para sanar possíveis dúvidas levantadas no decorrer da correção.

AULA 04

 

Tema: Doenças oriundas da poluição do solo.

 

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20min)

 

Iniciar a aula perguntando a turma se sabe que o solo pode trazer doenças? Se eles conhecem a história de Jeca Tatu? Convide-os a ouvir a história do Jeca. Conte de forma bem dinâmica.

É uma história de Monteiro Lobato, sobre Jeca Tatu, um caboclo muito pobre que trabalhava na roça.

Ele era muito desanimado, só vivia se lamentando e não tinha ânimo para nada. Todos o consideravam preguiçoso.

Jeca não se animava para ajeitar sua casa, não cuidava do seu cãozinho, que vivia cheio de bichos, enfim, não queria fazer nada!

Um dia, um médico abrigou-se na casa de Jeca, por causa da chuva, e ficou impressionado com a palidez de Jeca.

Resolveu, então, examiná-lo.

Ao examiná-lo e ouvir suas queixas (dores de cabeça, cansaço...), o médico descobriu que Jeca tinha uma doença: o amarelão!

Receitou-lhe, então, um remédio e disse: “Nada de andar descalço! Compre uma botina para os pés!”

O doutor explicou que “os bichinhos” que vinham do solo contaminado entravam pelo pé de Jeca, que andava

descalço.

O tempo passou e o Jeca melhorou! A preguiça passou e Jeca, que era medroso, até ficou valente!

Ninguém mais o chamou de preguiçoso.

Jeca mudou de vida: plantou, arou a terra, criou gado. Ficou tão feliz que queria passar isso para todo mundo! Sua

fazenda ficou conhecida no país inteiro. Até inglês ele aprendeu! Ganhou muito dinheiro e investiu em “curar gente”.

Adaptado de www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html 

Agora, lance os seguintes questionamentos: Qual era a doença de Jeca Tatu? Como Jeca Tatu se sentia por causa da doença? O que as pessoas achavam de Jeca Tatu? Como Jeca pegou essa doença? Como o doutor o orientou para evitar a doença? Qual foi o grande investimento de Jeca Tatu? Jeca Tatu tinha uma verminose conhecida como amarelão. Para evitar verminoses, precisamos tomar certos cuidados. Quais? Vocês conhecem alguma situação parecida? Relate!

Deixá-los à vontade para refletirem e responderem oralmente. Acolha as respostas, comente e complemente-as caso necessário.

Etapa 12: Aprofundando no Tema (20min)

Fazer uma aula expositiva dialogada sobre os vermes. Apresentar alguns deles, os mais comuns, o áscaris, o bicho geográfico e o ancilóstomo.  Explique que o ciclo de vida de alguns deles coloca o homem como hospedeiro. Você pode mostrar o ciclo de vida de alguns parasitas para os alunos, mas não precisam focar nos detalhes das etapas. Fale sobre onde podemos encontrar esses parasitas, é importante lembrar do solo, água e alimentos contaminados. Converse sobre as possíveis formas de contaminação do homem, com alimentos e água contaminada. Mostre para os alunos o conceito de verminose: doenças causadas por vermes. Cite o agente causador.  Falar também sobre  doenças como tétano, dengue e leptospirose, causadas diretamente em consequência da poluição. Você pode utilizar como suporte informações disponíveis nos links abaixo.

https://www.todamateria.com.br/verminoses/  e https://www.tuasaude.com/doencas-transmitidas-pelo-solo/

 

Etapa 13: Registrando o que aprendeu (10min)

Orientar os alunos a reproduzirem no caderno a tabela abaixo, em seguida preencher com eles as informações solicitadas sobre as doenças mais frequentes na população local em decorrência de da poluição do solo. 

 

Doença

Características

Transmissão

 

Prevenção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 05

 

TEMA: Doenças veiculadas pelo solo

 

Etapa 14: Mão na Massa (20 minutos)

 

Represente através de desenhos os ciclos dos vermes causadores da ascaridíase, teníase, ancilostomose e o bicho geográfico, trabalhados na aula anterior.

 

Etapa 15: Estudos de Casos (30 min)

 

Escreva os casos na lousa para os estudantes transcreverem no caderno, em seguida peça que analisem cada caso com base nos estudos em classe.

Caso 01: João mora em uma área rural com saneamento básico precário. Nos últimos meses, ele apresentou episódios recorrentes de dor abdominal e tosse. Sua mãe relata que ele tem perdido peso e apresenta falta de apetite. Exame Clínico: Durante o exame, o médico observou que João estava pálido e tinha sinais de desnutrição. Ele também apresentou desconforto abdominal à palpação. Tratamento: João foi tratado com albendazol durante três dias. Além disso, recebeu orientações sobre higiene pessoal e alimentação segura. Seguimento: Após duas semanas, João voltou à clínica para uma avaliação de acompanhamento. Ele já não apresentava sintomas de dor abdominal ou tosse, e sua mãe relatou uma melhora no apetite e no ganho de peso. Prevenção Futura: A família de João recebeu orientações sobre a importância de lavar as mãos regularmente, tratar a água consumida e lavar bem os alimentos. A comunidade local também iniciou um programa de educação em saúde para reduzir a incidência de verminoses.

Qual Verminose João adquiriu?

Caso 02: Maria é uma professora que recentemente passou as férias em uma praia do nordeste do Brasil. Durante as férias, ela caminhava descalça na areia e frequentemente se deitava diretamente na praia para tomar sol. Alguns dias após retornar das férias, Maria começou a notar uma erupção cutânea pruriginosa no pé.

Qual verminose Maria adquiriu? Qual tratamento para esse tipo de doença?

Caso 03: Carlos é um trabalhador rural que vive em uma comunidade com infraestrutura de saneamento precária. Ele trabalha descalço na lavoura e relata que nas últimas semanas começou a sentir cansaço excessivo, dor abdominal e uma coceira intensa nos pés. Sintomas:

Fase Inicial: Coceira e erupção cutânea: Principalmente nos pés, local de penetração das larvas (dermatite do solo). Fase Pulmonar: Tosse e dificuldade respiratória: Às vezes acompanhada de febre (Síndrome de Löeffler, que ocorre durante a migração das larvas pelos pulmões). Fase Intestinal: Dor abdominal e diarreia, anemia e fraqueza: Devido à perda de sangue causada pela fixação dos vermes na parede intestinal. Perda de apetite e perda de peso. Exame Clínico: O exame físico revelou palidez, sinais de desnutrição e uma erupção cutânea nas solas dos pés. Carlos também apresentou sensibilidade abdominal e sinais de anemia. Diagnóstico: Exame de Fezes: Identificação de ovos de Ancylostoma nas amostras de fezes. Exame de Sangue: Hemograma revelou anemia ferropriva (diminuição dos níveis de hemoglobina e ferritina).

Desenhe como Carlos adquiriu o verme e o caminho da larva até a fase intestinal.

AULA 06

 

TEMA: Práticas que minimizam os efeitos causados pela poluição do solo

 

Etapa 16: Correção da Atividade da etapa 15 (10 min)

 

Momento rico e necessário para elucidar possíveis dúvidas apresentadas.

 

Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Perguntar aos estudantes o que sabem sobre coleta seletiva, reciclagem e compostagem. Por que são importantes? Como contribuem para o meio ambiente? Se eles já conheciam a coleta seletiva e se eles têm o hábito de separar o lixo ou conhecem alguém que faz a separação.

 

Etapa 18: Aprofundando no Tema (30 min)

Oriente os estudantes a leitura coletiva do texto “Os catadores de materiais recicláveis” da página 203 do livro didático, em seguida faça a discussão de tudo que foi lido afim de facilitar a compreensão, nesse momento já é possível trabalhar conceitos como coleta seletiva, reaproveitamento e reciclagem (diferença). Após a interpretação oral, solicite aos estudantes que realizem a interpretação escrita da página 204 do mesmo livro.

 

Etapa 19: Mão na massa (10 min)

Tire esse tempo para reforçar junto aos estudantes que para minimizar os efeitos da poluição do solo envolve a adoção de várias práticas sustentáveis e tecnológica eficazes, como gestão de resíduos: Reciclagem e Reutilização: Reduzir a quantidade de resíduos sólidos que chegam ao solo. Compostagem: Transformar resíduos orgânicos em adubo, entre outras ações. Convide aos estudantes a participarem de ações a favor do meio ambiente, e, para começar, dividir a classe em grupos, cada grupo deverá pesquisar sobre:

GRUPO 1: Compostagem: O grupo deverá pesquisar sobre o tema, importância, receita de como fazer e ilustrações mostrando o passo a passo.                                                                                 

GRUPO 2: Coleta Seletiva: o grupo ficará responsável por pesquisar: Qual grupo de resíduo representa a cor escolhida?  Qual o seu tempo de decomposição na natureza?  Esse material é reciclável? Por quê?  Ele pode ser reutilizado de alguma forma?  Qual a forma de separá-lo corretamente antes de enviar para a coleta? Ele deve ser limpo?                                                              GRUPO 3: Entrevista a artesões locais, com exposição de amostragem de seus trabalhos.

GRUPO 4: Ideias de como ganhar dinheiro com garrafas, celular velho e até óleo usado (expor o material reciclado). 

 

Já deixe agendado um dia para o grande seminário, a sala deverá ser organizada para isso, todos apresentarão para outras turmas da escola, escolha de preferência dias que tenham aulas geminadas.

 

 Observação: Lembre-se que ficou a atividade da etapa 18 para corrigir e as apresentações da etapa 19 para as próximas aulas.

 

Elaboração: Nilsilane.

                                                                                                               

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (76, 80, 81 ,204) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

 

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