5ª SD Cie 7º Ano 2022

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Diversidade de Ecossistemas

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Diversidade de ecossistemas; Conceito de ecossistema e ecologia; Os ecossistemas brasileiros (ou biomas) Amazônia e Cerrado; Como é medida a biodiversidade de um bioma. 

Ano: 7º                                          Período: 23/05 a 03/06                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros conforme suas características, em especial os Biomas Amazônia e Cerrado; Observar espécies típicas do Bioma Cerrado; Entender como é medida a biodiversidade de um bioma. Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza desses Biomas em estudo, bem como sua preservação.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Como é a natureza do Brasil?

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (10min)

Para sondar o conhecimento do que é um ecossistema, promova a observação de fotos e imagens de um lago contendo ninfeias, pererecas e insetos; foto de uma floresta com plantas epífitas; restinga, próxima à praia, com solo arenoso e plantas rasteiras; recifes de coral com peixes e anêmonas; manguezais, etc (fica a critério e responsabilidade de cada professor organizar, selecionar e apresentar as imagens).

Rã Lago Lírios - Foto gratuita no Pixabay 

Enquanto o Paraná destrói a Restinga, boas práticas de conservação do  ecossistema predominam em outros estados brasileiros e países do mundo •  Observatório de Justiça e Conservação 

 

Protetor Solar x Recife de Corais - Curiosidades de Ubatuba

Ao longo da exibição das imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos estudantes:

“O que essas imagens têm em comum”? Existe algum elemento que esteja presente em todas as imagens? O que as diferencia? Qual dos elementos da imagem você percebe no ambiente em que mora?

Etapa 02: Para Início de Conversa (20min)

Solicitar aos alunos que leiam e interpretem as imagens da página 46 e 47 do livro didático Inspire Ciências, 7º ano, escrevam no caderno as questões e responda com as próprias palavras para socializar junto a todos com o professor.

Etapa 03: Sistematizando o Conhecimento (20 min)

Agora que já foram apresentados ao tema, acolha as respostas dos alunos na etapa anterior e esclareça os equívocos apresentados, começando pelo conceito de bioma e sua importância:

“Bioma como um grande espaço geográfico que compartilha das mesmas características biológicas, climáticas e físicas, existindo um grande número de espécies animais e vegetais. Os biomas são importantes porque são onde vive e interage o ser humano com a naturezatirando dela seu sustento. Contudo, para que o ciclo se mantenha e as teias e cadeias alimentares não sejam drasticamente afetadas, a natureza deve estar em equilíbrio.”

Utilizar como suporte o livro didático Inspire Ciências, páginas 48 e 49, 7º ano. Se tiver condições utilize o vídeo “Biomas brasileiros”,  disponível no link a seguir, para entender melhor sobre o assunto. https://youtu.be/NCo3wohelIU

 

AULA 02

 

Tema: Biomas do Brasil

Etapa 04: Mão na Massa I (15 min)

Após exposição do objeto em estudo, solicitar aos alunos que escreva no caderno as questões abaixo e responda com suas palavras com base nas imagens disponibilizadas na etapa 01 da aula anterior. Nesse momento, ele já terá condições de responder de forma mais correta, devido as aulas anteriores.

1. Quais diferenças você consegue apontar nas imagens disponibilizadas?

2. Qual das imagens se aproxima mais das paisagens do local em que você vive?

3. Em sua opinião, qual é o motivo da existência de diferentes paisagens como das imagens disponibilizadas?

4. Percebendo que as paisagens das imagens são diferentes, os animais existentes em cada uma delas também serão diferentes? Sim ou não e porquê? E a vegetação? Conseguem identificar alguma cadeia alimentar nessas imagens?

Explorar os mapas dos biomas com os alunos, ajudando-os a identificar a região em que a escola se localiza e qual é o bioma predominante. Perguntar o que significam as áreas vermelhas do mapa B e se a devastação tem relação com as atividades humanas. Pedir que listem atividades que contribuem com a destruição dos ambientes naturais.

 

Etapa 05: Correção da Atividade (10min)

Retomar as questões da aula anterior para correção e socialização das respostas das atividades propostas, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos alunos.

Etapa 06: Para Início de Conversa (10 min)                   

Continuar explorando o conceito de biomas e sua formação. Explicando a diferença entre um bioma e o ecossistema:

Um ecossistema é um conjunto de interações entre os fatores bióticos e abióticos de determinado ambiente. Esses fatores abrangem as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. Um conjunto de ecossistemas com diversas características semelhantes, principalmente as climáticas e de vegetação, forma um bioma.

Existem diferentes biomas espalhados pelo mundo, como vimos nas páginas de abertura. Para facilitar o estudo, o Brasil pode ser dividido em seis biomas, os quais de maneira geral apresentam características próprias, envolvendo fatores como clima, relevo, tipo de solo, flora, fauna, disponibilidade de água e de luz solar.

Etapa 07: Mergulho no Tema  (15 min)

Assistir o vídeo, disponível no link a baixo, para discorrer sobre objeto de conhecimento trabalhado esta aula https://www.youtube.com/watch?v=y5VsOyxZi78

AULA 03

TEMA: Bioma Amazônia

Etapa 08: Leitura e Interpretação (15 min)

Para retomar o objeto de conhecimento da aula anterior, propor a leitura compartilhada e atividade abaixo comentando sobre a importância da preservação dos biomas. Disponibilizar as cópias para os alunos, e, após a leitura discutir para facilitar a compreensão.

COMUNIDADES TRADICIONAIS BRASILEIRAS E A PRESERVAÇÃO DOS BIOMAS

Distribuídas pelos biomas brasileiros, existem comunidades tradicionais que utilizam de forma sustentável os recursos naturais, meio pelo qual retiram seu sustento. Essas tradições são passadas de geração a geração.
Uma das formas de uso sustentável de recursos naturais é a prática de retirar da natureza o suficiente para a sobrevivência, permitindo que o ecossistema consiga repor o recurso natural extraído. Como exemplos estão à agricultura familiar, em que se utiliza uma área reduzida para o cultivo de vegetais, e a pesca artesanal, que permite a retirada em escala reduzida de animais do mar ou dos rios. As comunidades quilombolas são
compostas de descendentes de escravos, fugidos ou libertos, que se juntaram e fundaram os quilombos. A maior parte dessas comunidades está em áreas rurais, mas elas também estão presentes em áreas urbanas. A existência de quilombos em áreas da Amazônia e da Mata Atlântica, por exemplo, contribui com a conservação dessas florestas, visto que essas comunidades as exploram sem promover a derrubada intensa de árvores.
O Quilombo de Palmares foi o mais famoso dos quilombos brasileiros e situava-se na área da Mata Atlântica, no estado de Alagoas.

ATIVIDADE

1. Algumas comunidades tradicionais sobrevivem utilizando recursos naturais e procuram práticas para conservar esses recursos. Em sua opinião, qual é a importância dessa tradição para o ecossistema em que vivem e quais as vantagens dessas práticas sustentáveis para essas comunidades?

Etapa 09: Levantamento dos Conhecimentos Prévios ( 10 min)

Inicie a aula propondo uma conversa com a turma para levantar seus conhecimentos sobre o Bioma Amazônia. Nesse momento, é pertinente conduzir o tema com questões norteadoras como:

 

1. Qual a importância do bioma Amazônia?

 

2. Como é sua vegetação?

 

3. Quais são as características desse bioma?

 

4. Como é o clima, o solo?

 

 

Etapa 10: Sistematizando o Conhecimento (25 min)

 

Acolha as respostas dos alunos na etapa de levantamento de conhecimentos prévios, para introduzir o tema sugira que assistam ao vídeo disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=FQsXxBTAjqo

 

O bioma Amazônia é o maior do Brasil. Ele ocupa cerca de 49% do território brasileiro e se estende pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. A principal paisagem da Amazônia é de florestas verdes e densas em terra firme, e seu relevo possui diferentes formações, como planaltos, morros, vales e planícies. Regiões com inundações periódicas, chamadas de florestas e campos de várzea, também estão presentes. O solo é rico em matéria orgânica originada da
vegetação exuberante, mas pobre em nutrientes. Comentar que, apesar de a Amazônia ser uma
floresta tropical que ocupa uma extensa área do território brasileiro, ela está sob grande ameaça. Em 2015, foi realizada uma pesquisa sobre o estado de conservação das florestas tropicais. Compilando dados de 24 autores, determinou-se que 70% das florestas remanescentes do planeta, incluindo a Amazônia, estão em grande ameaça, por estarem posicionadas em regiões que colocam sua preservação em risco, próxima de áreas ocupadas por atividades humanas.

Esse momento é apropriado para dirimir dúvidas levantadas.

 

 

 

AULA 04

Tema: Cerrado

 

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

 

Contexto

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e pergunte se eles conhecem esta fruta. Pergunte:

·         Qual o nome desta fruta?

·         Alguém já comeu esta fruta?

·         Ela tem um sabor bom?

Explique aos alunos que, nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer outras espécies típicas do cerrado brasileiro.

Questão disparadora: O que tem o Cerrado?

Acolha as respostas, por enquanto.

 

Etapa 12: Aprofundando no Tema (20 min)

Fazer aula expositiva abrindo espaço para a participação dos alunos, utilizar o livro didático Inspire Ciências, página 52 e 53 como suporte (seguir as orientações didáticas das mesmas páginas).

Se tiver condições exponha o vídeo sobre Cerrado disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=orGhCBbK4Iw

 

Etapa 13: Desvendando o Mistério (10min)

Volte a perguntar sobre a fruta ilustrada acima, em seguida dê as informações precisas a partir do texto abaixo.

 O pequi é conhecido como ouro do cerrado e é um dos frutos mais famosos da região. O pequizeiro é uma árvore bonita e frondosa, que pode chegar até 12 metros de altura e produz seus frutos de novembro a janeiro. Grandinho como uma maçã e de casca verde, o pequi possui caroços revestidos por uma polpa macia riquíssima em vitamina C, que possui pequenos espinhos por baixo. Embaixo dos espinhos encontra-se uma amêndoa, também muito apreciada, que pode ser consumida torrada, in natura, caramelizada, em licores, e até em óleos, como cosmético. O pequi é muito utilizado na culinária regional, sendo comumente cozido no arroz e no feijão.

 

E aí, nunca ouviu falar dessa fruta?

 

Etapa 14: Atividade de Pesquisa (05min)

Em casa, pesquise uma receita com pequi, anote no caderno e traga para socializar com os colegas na próxima aula.

 

AULA 05

 

Tema: Como é medida a biodiversidade de um bioma

Etapa 17: Leitura e Reflexão (20min)

Propor a leitura coletiva, análise e reflexão do texto “O que é biodiversidade”, em seguida fazer a discussão oral para depois propor a resolução das questões 1, 2,3 e 4 disponível na página 77 do livro Inspire Ciências, 7º Ano.

Etapa 18: Correção da Atividade (10 min)

Faça a correção da atividade sobre ações individuais e coletivas, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos alunos.

Etapa 19: Verificação de Aprendizagem (20 min)

 

amazônia bioma quadrinhos

 

Compartilhe a historinha com os alunos (http://www.oiarte.com/hq127.htm), caso não seja possível, imprima e leia. Em seguida pergunte o que pensam sobre o assunto, provoque um pequeno debate e aproveite para expor sobre a importância da preservação. 

 

Após o debate, disponibilize o Mapa mental sobre o Bioma Amazônia e peça para que reproduzam no caderno.

 

AULA 06

 

Tema: Os Biomas Amazônia e Cerrado

Etapa 20: Verificação da Aprendizagem (30min)

Realizar atividades de 1 a 4 do livro Inspire Ciências, 7º ano, página 54.

Etapa 21: Correção da Atividade (20min)

Retomar as questões da etapa anterior no momento de correção e socializar as respostas da atividade proposta. Momento apropriado para sanar possíveis dúvidas levantadas.

 

 

 

 

Elaboração: Amélia, Elzinha, Isabel, Lana e Márcia.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (54 e 77)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz;

( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

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