9ª SD Cie 2022

 

9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA  - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

Subtema: Problemas Ambientais em Itamaraju gerados pela exploração dos Recursos naturais.

Unidades Temáticas: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: As grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano; A compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não subsistencial; Retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia. 0 papel dos indígenas no equilibrio de biomas e ecossistemas brasileiros

Ano: 9º                                 Período: 03 a 28/10                                             Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

 (EF09CI08IT) Identificar e analisar como as grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano, a compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não subsistencial, retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia, configuram problemas ambientais. (EF09CI04BA) Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano. (EF09CI09IT) Investigar o modo de vida, costumes e ensinamentos dos povos originários e tradicionais de Itamaraju que possibilitam a conservação da natureza, o tratamento de doenças a partir das plantas da floresta, o uso sustentável de recursos naturais, e, entender como os indígenas colaboram com o equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as características da monocultura, e identificar as consequências do solo e do meio ambiente para compreender como a degradação afeta as comunidades tradicionais. Entender as consequências da caça predatória nas cadeias e teias alimentares. Discutir e perceber quais práticas colaboram para a compactação do solo e quais prejuízos causam ao meio ambiente. Perceber a importância do desenvolvimento sustentável, bem como, adotar medidas sustentáveis para não afetar as gerações futuras. Relacionar as boas atitudes de consumo consciente para minimizar impactos como escassez de recursos naturais, de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Problemas ambientais em Itamaraju

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Comece questionando aos alunos o que são problemas ambientais? Na nossa cidade tem problemas ambientais? Quais?” Você pode ir registrando a fala dos alunos no quadro formando um mapa mental, conectando os problemas ambientais que eles forem elencando. Peça que os alunos discorram sobre esses problemas citados, como causas e consequências, assim você pode aproveitar esse momento para analisar quão integrados os alunos estão com o tema.

Etapa 02: Aula Dialogada (25 min)

Explore o conceito de problemas ambientais, explique como esses problemas atingem todas as pessoas, que o ser humano faz parte do meio ambiente e que todos têm responsabilidade com uma natureza equilibrada. A partir das informações apresentadas, elabore um mapa mental no quadro, junto com os alunos.

Etapa 03: Mão na Massa(15min)

Com o mapa mental da etapa 01, feito no quadro, peça para que eles reproduzam no caderno.

AULA 02

Tema: Eucalipto em Itamaraju

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Comece a aula questionando o que os alunos sabem sobre a planta eucalipto, por que ela é plantada e qual é a utilidade dela na indústria, se ela causa algum problema ambiental, qual? Acolha as respostas.

Etapa 05: Pesquisa Dirigida (25 min)

Se tiver a possibilidade de uso do celular pelos alunos, peçam que eles façam uma pesquisa sobre a monocultura de eucalipto respondendo às seguintes perguntas no caderno:

  1. O que é uma monocultura?
  2. Por que o eucalipto é plantado?
  3. Quais problemas ambientais uma monocultura de eucalipto pode trazer?

Se não houver a possibilidade do uso do celular em sala de aula, você pode usar o seguinte texto: EUCALIPTO, QUE PLANTA É ESSA? Disponível no link abaixo.

 https://docs.google.com/document/d/1aMnEyjij0RDJiCHHIrsX8-jFr9qkjcjBdQY5M6m7Xiw/edit?usp=sharing . Fazer uma leitura para os estudantes ou proponha uma leitura compartilhada. O interessante é que eles consigam construir uma opinião sobre o assunto abordado.

Etapa 06: Socialização da Pesquisa (15 min)

Questione os alunos se eles sabem porque que na nossa cidade o eucalipto não tem uma plantação tão expressiva. Acolha as respostas. Na próxima etapa eles terão a resposta. Em seguida, coloque o conteúdo da pesquisa em discussão.

 AULA 03

Etapa 07: De olho na Lei (15min)

Apresente a Lei de número 583/2001 do município de Itamaraju disponível no link: http://camaradeitamaraju.ba.gov.br/arquivos/publicacoes/59c06747bc8d7_leimunicipal5832001.pdf e explique porque que não temos uma área tão abrangente de plantação, questione os alunos sobre a opinião sobre essa Lei.

Etapa 08:Mão na Massa (15min)

Em seguida, solicite que construam a tabela abaixo no caderno.

Vantagens

Desvantagens

Produção em menor tempo

Empobrecimento nutricional e exaustão do solo

Custos de produção reduzidos

Condições favoráveis para existência em larga escala de pragas e doenças

Uso facilitado de herbicidas

Retirada da cobertura vegetal

Manutenção do ciclo de pragas e de doenças

Desequilíbrio ecológico e perda da biodiversidade

Produção de espécies altamente expressiva para a economia de exportação

Exploração dos recursos hídricos para irrigação

 Etapa 09: Debate (20 min)

Retome as questões do caderno e finalize a aula com a socialização das respostas dos alunos. Nesse momento é importante que os alunos consigam entender que uma monocultura não é a mesma coisa que uma floresta, que a monocultura de eucalipto pode gerar uma série de problemas ambientais, que o Extremo Sul da Bahia é muito atingido por essa produção e que nosso município tem uma lei que limita a quantidade de plantação. Links para consulta: Impactos Ambientais dos Eucaliptos, artigo de Roberto Naime, BA – Itamaraju, um município encurralado pelo plantio de eucalipto das Empresas SUZANO e STORA ENSO, Vista do TRÊS DÉCADAS DE EUCALIPTO NO EXTREMO SUL DA BAHIA. 

AULA 04

Tema: Caça predatória

Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

Professor, inicie a aula fazendo um levantamento de conhecimentos prévios dos alunos. Nesse momento o professor deve fazer acolhida das respostas dos alunos sem alarde para o que eles possam relatar. A caça predatória em nossa região existe e é frequente, e pode estar associada à sobrevivência para determinadas famílias, de maneira a suplementar dietas pobres. Para sondar o quão integrados ao assunto, faça proposições como: Você já consumiu alguma carne de caça? Você acha que é comum as pessoas consumirem caça na nossa região? Você acha que o consumo de carne de caça pode estar associado à questões culturais? Você acredita que a captura de animais pode gerar algum problema ambiental? Qual seria o interesse maior que motivaria caçadores? O professor pode fazer a leitura da reportagem que destaca a prisão de uma pessoa por caça ilegal disponível a seguir:

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2021/04/12/homem-e-preso-por-caca-predatoria-com-quatro-animais-silvestres-em-marlieria.ghtml aproveitar a reportagem para sondar a capacidade de interpretação dos alunos e verificar se eles sabiam dessa proibição de caça silvestre no Brasil, se eles consideram justa a aplicação de multas como essas e se elas seriam suficientes para desestimular os praticantes.

 Etapa 10: Aprofundando no tema (30 min)

O professor nesse momento deve explicar aos alunos o que é caça predatória (ou furtiva), e elucidar que no Brasil é permitida apenas a caça sanitária e profilática de animais considerados nocivos à fauna e flora brasileira, como método de controle e manejo (nesse exemplo citar o controle de caramujos africanos, javalis no Cerrado ou de jaqueiras em reservas de Proteção Ambientais). Apresente a Lei de Proteção à Fauna (Lei 5.197/67) https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91706/codigo-de-caca-lei-5197-67 e o contexto histórico que permitiram seu desenvolvimento na chamada “Época da Fantasia” (o professor por obter maiores informações consultando o documento: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-efeitos-danosos-da-caca-ilegal/ ). Reforce a importância do desenvolvimento da Lei dos Crimes Ambientais Contra a fauna (arts. 29 a 37) de 1998. E para fechar, apresente aos alunos O ABSURDO Projeto de Lei do Deputado Nilson F. Stainsack (PP-SC)  5544/2020 que regulamenta a prática da caça esportiva de animais no Brasil, envolvendo atos de perseguição, captura e abate. Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados. A taxa de licença será de, no mínimo, R$ 250 reais, produtores rurais poderão ser autorizados a praticar a caça esportiva (Professor, leia mais em: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2267350).

Sugestão: O professor pode também nesse momento dividir a sala em grupos e promover um debate sobre os textos disponíveis nos links.

 

AULA 05

Tema: Retirada da cobertura ciliar e extração de areia

Etapa 11: De olho nos Fatos (10 min)

Mostre aos alunos algumas fotos do rio do Ouro quando a degradação da mata ciliar de seu entorno estava deveras crítica (Consultar o seguinte link: https://articulandooconhecimento.blogspot.com/search?q=Visita+ao+Rio+do+Ouro e https://articulandooconhecimento.blogspot.com/2016/05/ ). Mostre também fotos atuais, com uma cobertura vegetal pouco melhorada.  Pergunte se eles reconhecem o rio, se perceberam alguma diferença entre as fotos. Possivelmente os alunos indicarão a mata, e nesse momento, questione-os se sabem o que é mata ciliar, se ela teria alguma importância para o curso do rio.

Na oportunidade, mostre fotos do rio Jucuruçu. Questione os alunos se eles já viram pessoas extraindo areia do rio, qual seria a destinação desse material e se isso pode acarretar algum problema.

Etapa 12: Aprofundando no tema (20 min)

Apresente aos alunos os termos “mata ciliar”, “derrocagem”, “erosão”, “assoreamento” faça associação deles com distúrbios ambientais, como a infestação de insetos e abandono de fauna colonizadora. Caso o professor ache interessante, pode solicitar que os alunos façam um mapa conceitual ilustrado.

 Informar aos alunos que a extração ilegal de areia pode configurar dois tipos diferentes de crimes: o do artigo da Lei 8.176/91 e o do artigo 55 da Lei 9.605/98. No primeiro caso (lei que define os crimes contra a ordem econômica), trata-se do crime de usurpação de bem pertencente à União e a pena prevista é de um a cinco anos de detenção. Já a lei ambiental prevê pena de seis meses a um ano para quem extrair recursos minerais sem a devida autorização ou licença. A areia é um recurso mineral pertencente à União e sua extração geralmente ocorre em locais próximos a fundo de vales e dos rios, coincidindo muitas vezes com as matas ciliares, consideradas áreas de preservação permanente (APP). Cabe à União, mediante autorizações, conceder a terceiros o direito de minerar, com a previsão expressa das medidas compensatórias dos danos causados ao meio ambiente. Talvez os alunos se perguntem porquê, apesar de ser aberta à visualização, não existe interrupção dessa atividade aqui na nossa cidade.  Como recurso, o professor pode apresentar as informações contidas na reportagem disponível em https://grupoqualityambiental.com.br/2020/07/31/extracao-ilegal-de-areia-no-rio-de-janeiro-um-crime-facil-e-super-lucrativo/

Etapa 13: Produção Textual (20 min)

Disponibilizar cópias do documento “Rios de Itamaraju” disponibilizado no WhatsApp para uso em sequência anterior para que os alunos façam a leitura. Solicite que elaborem um texto descritivo sobre o problema ambiental, bem como medidas de combate os prejuízos gerados.

Sugestão: Realizar uma visita ao Rio Jucuruçu ou ao Rio do Ouro para expandir o conhecimento.

 

AULA 06

Tema: Compactação do solo

A compactação altera uma série de fatores que afetam o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.

Etapa 14: Atividade de Pesquisa (15 min)

Peçam que eles façam uma pesquisa sobre Compactação do solo e respondendo às seguintes perguntas no caderno:

  1. Quais são os efeitos da compactação do solo?  b. Quais são alguns indicadores de compactação do solo? c. Como saber se o solo está compactado? d. Quais são os fatores que provocam a compactação do solo e quais as consequências da compactação?

Etapa 15: Aula Expositiva (10 min)

A compactação provocada pelo pisoteio dos animais é condicionada pela granulometria do solo. Como recurso, o professor pode apresentar as informações contidas na matéria disponível no link a seguir pecuária e os problemas ambientais.pdf

Etapa 16: Mão na Massa (25 min)

Todo ambiente que permita a realização de experimentos, oportunizando ao estudante a observação, o desenvolvimento de hipóteses e a geração de novas ideias e conceitos, pode ser considerado um local de aprendizado. Proponha a realização da atividade individualmente disponibilizada no link da apostila a seguir.

 http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos19.pdf

Sugestão: Produção Textual a partir de registros dos experimentos, com material, procedimento e conclusão, abaixo de cada experimento, numere-os para ficar organizado.

As camadas, compactadas, tendem a aumentar a erosão, pois dificultam a infiltração da água da chuva, resultando em aumento do escorrimento superficial, que arrasta consigo as partículas do solo, as quais podem, ainda, ter seu desprendimento/desagregação agravado pelo mau manejo. veja mais informações do tema no link do vídeo a seguir https://www.youtube.com/watch?v=HhNsnJ12xtk  - em seguida, produza um texto apresentando as informações mais relevantes mencionadas no vídeo.

 

AULA 07

 

Tema: Problemas Ambientais/ Possíveis soluções

Etapa 17: Aprofundando no tema (15 min)

Inicia-se a aula com uma conversa com os alunos sobre o tema Desenvolvimento Sustentável objetivando sondar o que eles já conhecem sobre o assunto. Após a conversa proceder a leitura do texto “O que é Desenvolvimento Sustentável?”.

A aula tem por objetivo esclarecer ao aluno o que é desenvolvimento sustentável, o que é preciso para que ele efetivamente ocorra e quem são os responsáveis por isso.

link do texto: O que é Desenvolvimento Sustentável.pdf

Etapa 18:Praticando (15 min)

A importância do desenvolvimento sustentável é bastante simples: se não adotarmos medidas sustentáveis, faltarão recursos naturais no futuro. Precisamos utilizar os recursos de maneira consciente para não afetar as gerações futuras, caso contrário esses enfrentarão escassez de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução. Solicite aos alunos que resolvam  a cruzadinha para praticar e  descobrir se compreenderam bem o que acabamos de discutir.

link da cruzadinha: CRUZADINHA SUSTENTABILIDADE.pdf

Etapa 19: Verificando a Aprendizagem (20min)

Para verificar a aprendizagem solicite aos alunos que elaborem frases com medidas e ações que eles possam desenvolver no seu cotidiano para minimizar esses problemas e impactos ambientais.

 

AULA 08

TEMA: Plantas nativa e medicinais

Etapa 20: levantamento de conhecimentos (10 min)

Apresente o título da aula conforme indicado no tema e levante os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema. Os termos “plantas nativas e medicinais” trazem à mente da turma alguma relação? Pergunte ainda se as famílias cultivam alguma espécie vegetal em casa, se sim quais?  quais plantas podem ser avistadas na região da escola, quais já viram, conhecem e quais nunca tiveram contato algum.

Obs: O professor poderá citar algumas espécies de plantas, levar a própria planta ou imagens e, se necessário, registre alguns nomes no quadro para retomada na sistematização do conteúdo.

 

Etapa 21: Aprofundando no tema (20 min)

 

Apresente o bilhete em slide ou apenas leve o modelo para sala

 

Narre aos alunos o episódio de Murilo, que estava doente e recebeu uma receita de chá de boldo para melhorar. Apresente o slide, a fim de que a turma acompanhe a leitura do bilhete, mas, caso não haja projetor, faça um bilhete como o que o personagem encontrou na geladeira, para que os alunos se envolvam no enredo e pareça uma história real. Passe o bilhete entre eles e deixe que peguem na mão e leiam também. Em seguida, promova alguns questionamentos, como: "o que será que Murilo estava sentindo? Como chegaram a essa conclusão? Alguém já tomou um chá para melhorar a saúde? De onde vem essas plantas? São remédios?" O objetivo nesse momento é instigar a curiosidade dos alunos para que queiram descobrir mais sobre o tema das plantas consideradas medicinais.

O professor poderá fazer uso do link abaixo para enriquecer o conteúdo.

https://saude.abril.com.br/bem-estar/conheca-e-saiba-usar-37-plantas-medicinais/

Etapa 22: Praticando (15 min)

Colocar o conceito no quadro para que os alunos transcrevam para o caderno

 

 

Etapa 23: Mão na massa (5 min)

Atividade de pesquisa. Pesquisar plantas nativas medicinais e fazer anotação no caderno

Nome popular da planta, para que serve, como se usa e ilustrar..

Escolher uma que usou e trazer para apresentar a turma.

AULA 09

Tema: Os rios e a mata ciliar

Etapa 24: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Levantar os conhecimentos prévios dos alunos a partir do questionamento abaixo. Não se preocupe em corrigir as contribuições dos alunos, apenas acolha-as e as utilize para direcionar sua aula

Você sabe como as nascentes são preservadas?

Etapa 25:Aula expositiva dialogada (20 min)

Pergunte aos alunos por que os nossos cílios são importantes?

Qual sua função?

Provavelmente os alunos responderão que os cílios servem para proteger os olhos. Mas proteger de que forma?

 Estimule-os a pensar sobre a proteção contra a entrada de corpos estranhos como cisco de poeira, sobre o auxílio na limpeza e na lubrificação etc.  Pergunte se há algo em comum entre o olho e o rio representado. É provável que os alunos relacionem as duas frases em destaque, então aproveite para perguntar onde estão as matas ciliares e para que servem.

Faça uma relação entre os cílios dos nossos olhos e as matas ciliares, explicando aos alunos que, assim como os nossos cílios protegem os nossos olhos, as matas presentes no entorno dos rios também servem para protegê-los. Essas matas preservam os rios de assoreamento, ajudam na filtragem de resíduos químicos evitando a poluição do curso d’água, conserva o solo, formam corredores de biodiversidade, ajudam no equilíbrio do clima e na harmonia da paisagem. No momento da expansão urbana ou agrícola, a importância da vegetação, em especial a vegetação nativa, não é valorizada. Devemos reforçar que a vegetação protege o solo do impacto das chuvas, mantêm os nutrientes do solo e recupera solo degradado diminuindo o risco de erosão.

 

Enriqueça a aula com informações sobre a existência do rio Jucuruçu. Veja se o rio é preservado ou está poluído, converse sobre a sua importância na região.

 

Etapa 26: Verificando a Aprendizagem (20 min)

 Peça aos alunos que anotem suas respostas no caderno e logo após socialize com os colegas.

AULA 10

Tema: Assoreamento

Etapa 27:  Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes entendem por assoreamento. Acolha as respostas dos alunos.

 Etapa 28: Para Início de conversa (10 min)

 Leia a reportagem abaixo com a turma. Se houver algum caso próximo ao contexto geográfico da escola apresente a turma. Link da reportagem http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/02/assoreamento-ameaca-secar-agua-em-nascente-de-rio-em-goias.html

Promova uma breve discussão sobre a reportagem com a turma. Faça questionamento dos tipos: Qual o papel dos rios? O que é uma nascente? Qual a importância da nascente para o rio? Como o assoreamento pode ameaçar secar a água da nascente? Quais outras ameaças o assoreamento pode oferecer a um rio? (caso eles já tenham identificado o que é um assoreamento).

 Etapa 29: Questão disparadora (10 min)

Leia a questão disparadora com a turma.

Quais medidas podem ser propostas para a preservação dos rios?

Peça para que os alunos pensem a respeito e anotem suas respostas. Possibilite que os alunos compartilhem as contribuições sobre o tema e procure estimulá-los a pensarem sobre o tema.

 Etapa 30: Aula expositiva (5 min)

Promova uma discussão de modo que os alunos sanem suas dúvidas. O QUE É ASSOREAMENTO?

 Acúmulo de sedimentos pelo depósito de terra, areia, argila, detritos etc., na calha de um rio, na sua foz, em uma baía, um lago etc., consequência direta de enchentes pluviais, freq. devido ao mau uso do solo e da degradação da bacia hidrográfica, causada por desmatamentos, monoculturas, garimpos predatórios, construções etc.

Etapa 31: MÃO NA MASSA (15 min)

Solicite aos alunos que respondam às questões abaixo:

1)   O que é assoreamento?

2)   De que maneira o assoreamento pode ameaçar os rios?

3)   Como o assoreamento pode ser evitado?

4)   O Rio Jucuruçu sofre algum tipo de ameaça? Quais medidas podem ser tomadas para a preservação do mesmo?

5)   A extração desordenada de área do Rio Jucuruçu pode causar assoreamento?

  AULA 11

TEMA: Lei Orgânica Municipal de Itamaraju-BA

Etapa 32: Aprofundando no tema (10 min)

Inicia-se a aula com uma conversa com os alunos sobre o tema Lei Orgânica Municipal de Itamaraju-BA. A aula tem por objetivo esclarecer ao aluno o que são as leis orgânicas de um  município, o que é preciso para que ela efetivamente ocorra.

Etapa 33: Aula expositiva e dialogada (15 min)

 

Importância da Lei Orgânica Municipal de Itamaraju-BA

Enriqueça a aula apresentando as informações sobre a existência do CAPÍTULO V da Lei Orgânica Municipal falando da sua importância e apresentando os artigos 213 a 223. São objetivos fundamentais dos cidadãos deste Município e de seus representantes integra a união indissolúvel da república federativa do brasil e tem como fundamentos: I- a autonomia;  II- a cidadania; III- a dignidade da pessoa humana;  IV- os valores sociais do trabalho e de livre iniciativa; V- o pluralismo político.

Link da lei Orgânica Municipal de Itamaraju BA. https://drive.google.com/file/d/1P1M1THwgJQ8xG69GdAAJeIXZ5bTt7VfZ/view?usp=sharing

Etapa 34: Apresentação em Slides Powerpoint para a aula (25 min)

 - Lei Orgânica Municipal de Itamaraju-BA.  https://docs.google.com/presentation/d/1OgA1qlf1zUnqvY6dLWw7ovh4ibA1zZhs/edit?usp=sharing&ouid=113010374866435938931&rtpof=true&sd=true

 

Elaboração: Cristiani, Elane, Eliete e Mary

Coordenação e colaboração: Nilsilane

 

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios ( ) (X ) Seminários; ( X ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;     ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário