9ª Sequência Cie 9º Ano 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas facetas do Consumo

Subtema: Investimentos na Astronomia

Unidades Temáticas: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Os tipos de satélites artificiais e uso nas tecnologias; Ondas e utilização, ondas mecânicas e eletromagnéticas; Som e características; Aplicações das ondas (somente telecomunicações).

Ano: 9º                                         Período: 30/08 a 10/09                   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e na recepção de imagem e de som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar características e diferenças entre ondas eletromagnéticas e ondas mecânicas. Identificar as grandezas físicas associadas à propagação das ondas, relacionando-as com os sistemas de transmissão de dados e informações. Entender que uma importante parte de nossa comunicação é feita via satélite. Compreender que ondas eletromagnéticas são transmitidas devido à presença, no espaço, de satélites artificiais que orbitam a Terra.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Entenda como a astronomia é essencial na sua vida

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Hoje em dia a Astronomia é importante por possibilitar mais estudos e desenvolvimento tecnológico, além dos estudos de adaptação da vida em outros ambientes. Primeiro explore o que essa afirmação quer dizer, para levantar conhecimentos prévios,  em seguida convide os alunos a visitar a página a seguir para obter maiores informações:

https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2020/10/201cem-astronomia-mesmo-os-investimentos-que-parecem-mais-sentido-um-dia-vao-voltar-para-a-sociedade201d-afirma-diretor-do-lna

 

Etapa 02: Socializando a Aprendizagem

Socializar com os alunos as informações encontradas nas páginas 148 e 149 do livro Inspire Ciências 9º, é importante que o professor tire qualquer dúvida que possa surgir.

 

Etapa 03: Aprofundando no Tema

São inúmeros os avanços da medicina graças à tecnologia, e este impacto pode ser sentido por meio de diversos resultados positivos conquistados a cada ano. Para finalizar, e despertar o interesse dos alunos pelo tema indique o vídeo a seguir:     NEURALINK: O Chip Cerebral da SUPERINTELIGÊNCIA?!

AULA 02

Tema: O que o som e a luz têm em comum?

Etapa 04: Aula Dialogada

As ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. Para melhor compreensão do conteúdo indique o vídeo “Ondas e Som” disponível no link abaixo, em seguida dialogue com os alunos as informações apresentadas, aproveite para esclarecer sobre as dúvidas relacionadas.  9º Ano - Física - Aula 06 - Ondas e Som        

 

Etapa 05: Levantamento de Conhecimentos Prévios

No início dessa aula, o professor fará perguntas para contextualizar o aluno sobre o tema da aula e verificar conhecimentos prévios a partir das seguintes questões: “Onde são geradas as ondas de Rádio”; “De que modo é possível a transmissão de rádio via satélite?”; “Essas ondas necessitam de meio material para se propagarem?”; “Que tipo de ondas são captadas pelo ouvinte (pessoa)?”; ”As ondas captadas pelo ouvinte (pessoa) necessitam de meio material para se propagarem?”. “Que transformações ocorrem com as informações que são captadas pelos microfones da emissora até chegar aos ouvidos dos espectadores?O que são ondas? Onde podemos identificar ondas no nosso dia a dia? Onde há ondas eletromagnéticas? Como elas são utilizadas? Questione sobre a possibilidade de usarmos ondas de raios-x para transmissão de rádio, ou infravermelho para realizar exames radiológicos ortopédicos?” Perguntas assim visam preparar a percepção dos alunos para o fato de que existem tipos de ondas com propriedades particulares inerentes, e outras que estão relacionadas à interação com a matéria e os organismos (a cor das diversas frequências “visíveis”, por exemplo, é subjetiva). Cada uma destas propriedades é mais útil e aproveitável para determinadas finalidades, que serão o nosso objeto de estudo nesta sequência. Professor, acolha as respostas nesse momento inicial, peça aos alunos para responderem no caderno as questões da página 127.

 

 

AULA 03

 

Tema: As ondas

Etapa 06: Experimentando

Nessa aula trabalharemos o conteúdo previsto no livro Inspire Ciências páginas 128 e 129. Comece a aula fazendo a seguinte demonstração para os alunos: pegue uma forma de alumínio, coloque um pouco de sal em uma extremidade e um aparelho sonoro na outra extremidade. Após esse preparo, questione os estudantes: “Quando ligarmos a fonte sonora, o que vocês acham que acontecerá com o sal que está na forma? Justifique.” Após as inferências dos estudantes, acione a fonte sonora para observação. Neste momento, espera-se que eles observem o sal se movimentar, em proporções pequenas, sobre a forma de alumínio. Após alguns instantes de observação, desligue a fonte sonora e faça uma terceira pergunta: “O que vocês observaram no sal quando ligamos a fonte sonora na forma confirmou as hipóteses anteriormente levantadas?" Essa pergunta é essencial, pois promove a sistematização de todas as hipóteses formuladas pelos estudantes até então. Com isso, espera-se que eles compreendam que o som causa perturbações em seu meio de propagação, e que esta perturbação, ao atingir os grãos de sal, faz com que eles se movimentem. Após a discussão, explique a natureza do som. Cite que o som se propaga como ondas que, no caso do experimento, foram resultantes de perturbações provocadas pela caixa de som que, posteriormente, foram transmitidas à areia. Assim, é possível dizer que, quando a música tocou, a caixa de som vibrou, assim como as partículas do ar que se encontraram próximas dela, as quais, por fim, atingiram a areia e causaram uma perturbação visível na organização dos seus grãos. Ressalte que as ondas não transportam matéria, somente energia, e alguns tipos de onda (as mecânicas) precisam de um meio material para se propagar (sólido, líquido ou gasoso). Se tocássemos, por exemplo, uma música fora da atmosfera terrestre, não ouviríamos nada, pois o som não teria um meio material para se propagar.

 

Etapa 07: Aula Expositiva

Utilize o livro Inspire Ciências nas páginas 128 e 129 para explicar o que são ondas, e as suas principais características. Nessa etapa o professor pode utilizar apresentação de slides, imagens, quadro interativo ou vídeos para enriquecer o momento da explicação.

 

Etapa 08: Aprenda fazendo

Nesta aula vamos construir uma máquina de ondas com materiais simples e visualizar o transporte de energia por uma onda. Instruções disponibilizado no link a seguir:  encurtador.com.br/dhV69 mais informações no link do vídeo a seguir:   https://www.youtube.com/watch?v=RN51u5CEa1I

 

AULA 04

Tema: Tipos de onda

 

Etapa 09: Aprofundando no Tema

Nessa aula trabalharemos o conteúdo previsto no livro Inspire Ciências página 130. Comece a aula relembrando os conceitos aprendidos sobre ondas até agora e explique que as ondas são classificadas de diferentes formas dependendo de alguns critérios, como por exemplo a direção de propagação e a direção de oscilação.

 

Etapa 10: Aula Dialogada

Utilizando o livro na página citada, aborde sobre ondas transversais e longitudinais, ondas mecânicas e eletromagnéticas. Você pode utilizar os vídeos a seguir: Tema 07 - O que são Ondas | Experimentos - Mola Slink: ondas transversais e longitudinais e O que é uma onda? Mecânica vs. Eletromagnéticas Aula 01 OND01. Após o video abra espaço para as observações dos alunos e aproveite o momento para esclarecer as dúvidas.

 

Etapa 11: Passando a limpo

Após término da explicação, pergunte oralmente sobre os conceitos aprendidos para verificar que os alunos conseguiram compreender o assunto trabalhado.

 

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem

Oriente os estudantes para que eles realizem a atividade da página 131 do livro Inspire Ciências.

 

AULA 05

Tema: Ondas sonoras

 

Etapa 13: Questão Disparadora

Nesse momento inicial o professor deve envolver a turma em uma problematização, fazendo as seguintes perguntas: Você costuma ouvir música em volume  muito alto? Tem o costume de usar fone de ouvido? Você acredita que ouvir música com fone de ouvido muito alto pode prejudicar a audição, de alguma maneira? Você conhece o caminho que o som percorre dentro do nosso ouvido? Será que existem sons que estão abaixo ou acima da nossa capacidade humana auditiva? Acolha as respostas.

 

Etapa 14: Aula Expositiva e experimental

Faça a explicação do conteúdo contido nas páginas 132 a 133. O professor pode relembrar o caminho que o som realiza no aparelho auditivo, falar sobre a capacidade auditiva ir diminuindo ao longo dos anos, e hábitos de risco comuns aos adolescentes, como ouvir música com fones de ouvido em volume muito alto, relacionando- com a membrana timpânica e sua integridade. Apresentar aos alunos o espectro sonoro. Convide os alunos a realizar um teste de percepção de faixas de frequências usando o material disponível a seguir: Teste de Audição Divertido: Você é um Super Humano? peça que eles reproduzam o teste com uma pessoa mais velha, como uma tia (ou tio) ou avó (ou avô), anotem os resultados e promova a interação dos dados num momento posterior. 

 

 

AULA 06

 

Tema: Propriedades do som

 

Etapa 15: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Pergunte aos alunos se eles conhecem o significado dos termos “timbre, agudo, grave e eco”. Promova o livre diálogo entre eles e acolha as respostas.                                                                                                

 

Etapa 16: Aula comentada

Realize a exposição do conteúdo disponível no livro didático Inspire Ciências, 9ºano, páginas 134 a 137. Como suporte, o professor pode usar o vídeo "Qualidade do som: timbre, altura, intensidade, ultrassom e infrassom” disponível a seguir: Ondas Sonoras - Qualidades do Som - Timbre, altura, Intensidade, Ultrassom e Infrassom . Apresente também o vídeo sobre a orientação dos golfinhos e morcegos relacionados ao som disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cudhu3e_z9I 

Em seguida abra espaço para as observações e comentários dos alunos a cerca dos videos assistidos.

 

Etapa 19: Verificação da Aprendizagem

Proponha a resolução de atividades 1 a 5 disponíveis no livro didático Inspire Ciências, 9ºano, página 138.

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  ) Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (127,131,138)

(X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

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