SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: As
diversas facetas do Consumo |
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Subtema: Investimentos na Astronomia |
Unidades Temáticas: Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Os tipos de satélites artificiais
e uso nas tecnologias; Ondas e utilização, ondas mecânicas e
eletromagnéticas; Som e características; Aplicações das ondas (somente
telecomunicações). |
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Ano: 9º
Período: 30/08 a 10/09 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI05)
Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e na recepção
de imagem e de som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar
características e diferenças entre ondas eletromagnéticas e ondas mecânicas.
Identificar as grandezas físicas associadas à propagação das ondas,
relacionando-as com os sistemas de transmissão de dados e informações.
Entender que uma importante parte de nossa comunicação é feita via satélite. Compreender que ondas eletromagnéticas são
transmitidas devido à presença, no espaço, de satélites artificiais que orbitam a Terra. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Entenda como a
astronomia é essencial na sua vida Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios Hoje em dia a Astronomia
é importante por possibilitar mais estudos e desenvolvimento tecnológico,
além dos estudos de adaptação da vida em outros ambientes. Primeiro explore o que essa
afirmação quer dizer, para levantar conhecimentos prévios, em seguida convide os alunos a visitar a
página a seguir para obter maiores informações: Etapa 02: Socializando a Aprendizagem Socializar com os alunos as
informações encontradas nas páginas 148 e 149 do livro Inspire Ciências 9º, é importante que o
professor tire qualquer dúvida que possa surgir. Etapa 03: Aprofundando no Tema São inúmeros os avanços da
medicina graças à tecnologia, e este impacto pode ser sentido por meio de
diversos resultados positivos conquistados a cada ano. Para finalizar, e
despertar o interesse dos alunos pelo tema indique o vídeo a seguir: NEURALINK:
O Chip Cerebral da SUPERINTELIGÊNCIA?! AULA 02 Tema: O que o som e a luz têm em comum? Etapa 04: Aula Dialogada As ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte
de matéria, apenas de energia. Para melhor compreensão do conteúdo indique o vídeo “Ondas e Som”
disponível no link abaixo, em seguida dialogue com os alunos as informações
apresentadas, aproveite para esclarecer sobre as dúvidas relacionadas. 9º
Ano - Física - Aula 06 - Ondas e Som Etapa 05: Levantamento de Conhecimentos
Prévios No início dessa aula, o professor fará perguntas para contextualizar o
aluno sobre o tema da aula e verificar conhecimentos prévios a partir das seguintes questões: “Onde são geradas as ondas de Rádio”; “De que modo é possível a
transmissão de rádio via satélite?”; “Essas ondas necessitam de meio material
para se propagarem?”; “Que tipo de ondas são captadas pelo ouvinte
(pessoa)?”; ”As ondas captadas pelo ouvinte (pessoa) necessitam de meio
material para se propagarem?”. “Que transformações ocorrem com as informações
que são captadas pelos microfones da emissora até chegar aos ouvidos dos
espectadores?O que são ondas? Onde podemos identificar ondas no nosso
dia a dia? Onde há ondas eletromagnéticas? Como elas são utilizadas?
Questione sobre a possibilidade de usarmos ondas de raios-x para transmissão
de rádio, ou infravermelho para realizar exames radiológicos ortopédicos?” Perguntas assim visam preparar a percepção dos alunos
para o fato de que existem tipos de ondas com propriedades particulares
inerentes, e outras que estão relacionadas à interação com a matéria e os
organismos (a cor das diversas frequências “visíveis”, por exemplo, é
subjetiva). Cada uma destas propriedades é mais útil e aproveitável para
determinadas finalidades, que serão o nosso objeto de estudo nesta sequência.
Professor, acolha as respostas nesse momento inicial, peça aos alunos
para responderem no caderno as questões da página 127. AULA 03 Tema: As
ondas Etapa 06: Experimentando Nessa aula trabalharemos o
conteúdo previsto no livro Inspire Ciências páginas 128 e 129. Comece a aula
fazendo a seguinte demonstração para os alunos: pegue uma forma de alumínio,
coloque um pouco de sal em uma extremidade e um aparelho sonoro na outra
extremidade. Após esse preparo, questione os estudantes: “Quando ligarmos a fonte sonora, o que
vocês acham que acontecerá com o sal que está na forma? Justifique.” Após
as inferências dos estudantes, acione a fonte sonora para observação. Neste
momento, espera-se que eles observem o sal se movimentar, em proporções
pequenas, sobre a forma de alumínio. Após alguns instantes de observação,
desligue a fonte sonora e faça uma terceira pergunta: “O que vocês observaram no sal quando ligamos a fonte sonora na forma
confirmou as hipóteses anteriormente levantadas?" Essa pergunta é
essencial, pois promove a sistematização de todas as hipóteses formuladas
pelos estudantes até então. Com isso, espera-se que eles compreendam que o
som causa perturbações em seu meio de propagação, e que esta perturbação, ao
atingir os grãos de sal, faz com que eles se movimentem. Após a discussão,
explique a natureza do som. Cite que o som se propaga como ondas que, no caso
do experimento, foram resultantes de perturbações provocadas pela caixa de
som que, posteriormente, foram transmitidas à areia. Assim, é possível dizer
que, quando a música tocou, a caixa de som vibrou, assim como as partículas
do ar que se encontraram próximas dela, as quais, por fim, atingiram a areia
e causaram uma perturbação visível na organização dos seus grãos. Ressalte
que as ondas não transportam matéria, somente energia, e alguns tipos de onda
(as mecânicas) precisam de um meio material para se propagar (sólido, líquido
ou gasoso). Se tocássemos, por exemplo, uma música fora da atmosfera
terrestre, não ouviríamos nada, pois o som não teria um meio material para se
propagar. Etapa
07: Aula Expositiva Utilize o livro Inspire Ciências
nas páginas 128 e 129 para explicar o que são ondas, e as suas principais
características. Nessa etapa o professor pode utilizar apresentação de slides,
imagens, quadro interativo ou vídeos para enriquecer o momento da explicação. Etapa 08: Aprenda
fazendo Nesta aula vamos construir uma máquina de ondas com
materiais simples e visualizar o transporte de energia por uma onda.
Instruções disponibilizado no link a seguir:
encurtador.com.br/dhV69 mais informações no link do vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=RN51u5CEa1I AULA 04 Tema:
Tipos de onda Etapa 09: Aprofundando no Tema Nessa aula trabalharemos o
conteúdo previsto no livro Inspire Ciências página 130. Comece a aula
relembrando os conceitos aprendidos sobre ondas até agora e explique que as
ondas são classificadas de diferentes formas dependendo de alguns critérios,
como por exemplo a direção de propagação e a direção de oscilação. Etapa 10: Aula Dialogada Utilizando o livro na página
citada, aborde sobre ondas transversais e longitudinais, ondas mecânicas e
eletromagnéticas. Você pode utilizar os vídeos a seguir: Tema
07 - O que são Ondas | Experimentos - Mola Slink: ondas transversais e
longitudinais e O que é uma
onda? Mecânica vs. Eletromagnéticas Aula 01 OND01. Após o video abra espaço para as
observações dos alunos e aproveite o momento para esclarecer as dúvidas. Etapa 11: Passando a limpo Após término da explicação,
pergunte oralmente sobre os conceitos aprendidos para verificar que os alunos
conseguiram compreender o assunto trabalhado. Etapa 12: Verificação da
Aprendizagem Oriente os estudantes para que
eles realizem a atividade da página 131 do livro Inspire Ciências. AULA 05 Tema:
Ondas sonoras Etapa 13: Questão Disparadora Nesse momento inicial o professor
deve envolver a turma em uma problematização, fazendo as seguintes perguntas:
Você costuma ouvir música em volume
muito alto? Tem o costume de usar fone de ouvido? Você acredita que
ouvir música com fone de ouvido muito alto pode prejudicar a audição, de
alguma maneira? Você conhece o caminho que o som percorre dentro do nosso
ouvido? Será que existem sons que estão abaixo ou acima da nossa capacidade
humana auditiva? Acolha as respostas. Etapa 14: Aula Expositiva e
experimental Faça a explicação do conteúdo
contido nas páginas 132 a 133. O professor pode relembrar o caminho que o som
realiza no aparelho auditivo, falar sobre a capacidade auditiva ir diminuindo
ao longo dos anos, e hábitos de risco comuns aos adolescentes, como ouvir
música com fones de ouvido em volume muito alto, relacionando- com a membrana
timpânica e sua integridade. Apresentar aos alunos o espectro sonoro. Convide
os alunos a realizar um teste de percepção de faixas de frequências usando o
material disponível a seguir: Teste
de Audição Divertido: Você é um Super Humano? peça que
eles reproduzam o teste com uma pessoa mais velha, como uma tia (ou tio) ou
avó (ou avô), anotem os resultados e promova a interação dos dados num
momento posterior. AULA 06 Tema: Propriedades do som Etapa 15: Levantamento de Conhecimentos Prévios Pergunte aos alunos se eles
conhecem o significado dos termos “timbre, agudo, grave e eco”. Promova o
livre diálogo entre eles e acolha as respostas.
Etapa 16: Aula comentada Realize a exposição do conteúdo
disponível no livro didático Inspire Ciências, 9ºano, páginas 134 a 137. Como
suporte, o professor pode usar o vídeo "Qualidade do som: timbre,
altura, intensidade, ultrassom e infrassom” disponível a seguir: Ondas Sonoras - Qualidades do Som - Timbre, altura,
Intensidade, Ultrassom e Infrassom . Apresente também o vídeo sobre a orientação dos
golfinhos e morcegos relacionados ao som disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cudhu3e_z9I
Em seguida abra espaço para as
observações e comentários dos alunos a cerca dos videos assistidos. Etapa 19: Verificação da
Aprendizagem Proponha a resolução de atividades
1 a 5 disponíveis no livro didático Inspire Ciências, 9ºano, página 138. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
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RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X)
Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( ) Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios (127,131,138) (X)
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
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