10ª SD 7º Ano 2025

 

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

CLUBE DE LETRAMENTO CIENTÍFICO

Tema:  Ciência e Fakenews - as vacinas

Unidade Temática: Vida e Evolução 

 Objetos de Conhecimento: Programas e indicadores de saúde pública; alguns agentes causadores        de doenças; soros e vacinas.

Ano: 7º                                          Período:   10 a 28/11                      Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

 (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar fontes confiáveis de informações em notícias e veículos de divulgação. Reconhecer conceitos básicos das ciências sobre as vacinas que possam fundamentar argumentos. Analisar e estabelecer critérios de veracidade das informações em notícias e outros veículos de divulgação de conhecimentos e informações; reconhecer e utilizar o conhecimento das ciências para embasar argumentos; Tomar decisões com base em informações confiáveis e no combate à      desinformação;

Desenvolver a capacidade crítica e de criação de conteúdos digitais com base em conhecimentos científicos confiáveis e validados para desmistificar determinadas informações. Comparar as ações de política pública com cada região brasileira para interpretar sua na eficácia na promoção de saúde à população. Investigar o processo que levou ao descobrimento da primeira vacina.  Explicar a ação da vacina no organismo tendo como base a compreensão da resposta básica do corpo às infecções virais e bacterianas. Distinguir sobre ação de vacinas e soros. Compreender sobre os seres microscópicos e transmissão de doenças.

Expectativas de aprendizagem: o que os estudantes vão aprender e saber fazer

Ao final da SD, os estudantes serão capazes de reconhecer como as fakesnews   afetam negativamente a confiança da população brasileira sobre as vacinas e, consequentemente, a saúde pública; Produzir mídias digitais e informações com base em fontes confiáveis e divulgá-las como forma de combater as fakenews     . Também, espera-se o desenvolvimento do respeito e da escuta ativa nas      interações em grupos, valorizando o trabalho colaborativo e a interação por meio de plataformas digitais, para além das      situações presenciais.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

Tema: Programa e indicadores de saúde pública.

Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios – Parte I (5 minutos)

Lance “A Questão central” do livro didático A Conquista Ciências 7º Ano, da página 12, é uma pergunta abrangente que convida os estudantes a interpretá-la e respondê-la livremente. Avalie como eles utilizam seus conhecimentos prévios nesse momento. Essa pergunta pode ser retomada ao longo da Unidade, especialmente nos momentos em que o tópico estudado se relacionar diretamente à questão. Oriente os estudantes a escreverem, individualmente, sua resposta para a Questão central, deixando claro que ela será retomada ao final do estudo.

Etapa 02: Para início de Conversa (10 min)

A imagem da abertura do livro didático (páginas 12 e 13) retrata trabalhadores da limpeza urbana. Inicie a conversa perguntando qual é a relação da coleta de lixo com a manutenção da saúde. É provável que alguns estudantes associem o lixo com a presença de animais transmissores de doenças. Conduza a conversa de modo que eles reconheçam que a coleta de lixo também é importante para a conservação de um ambiente limpo e agradável, e isso também nos faz bem. É possível que questões ambientais sejam mencionadas, já que a destinação dos resíduos é um ponto importante e está relacionado com a saúde do ambiente. Incentive a troca de ideias entre os estudantes, de modo que eles possam ir construindo o conceito mais integrado de saúde, que considera não apenas os aspectos físicos e a ausência de doenças, mas também os aspectos mental, emocional, social e ambiental. Para início de conversa, pergunte aos estudantes como o ambiente afeta a nossa saúde. Lembre-os de que o ser humano faz parte da natureza e a preservação ambiental tem reflexos diretos sobre a nossa saúde. Conduza a conversa de modo que a turma valorize o serviço de coleta de lixo e os profissionais que fazem esse trabalho, pois são fundamentais para a manutenção da saúde da população. Lance mais perguntas: 1. Como é organizada a coleta de lixo no local onde você mora? 2. Como você contribui para o processo de organização e coleta do lixo produzido em sua casa? 3. Ao cuidar do seu lixo, você acha que está ajudando a cuidar da sua saúde e da saúde da comunidade em que vive? Explique. Acolha as respostas.

Etapa 03: Aprofundando no Tema (30 min)

 

Iniciar uma aula expositiva dialogada, para trabalhar o conceito de saúde. Para iniciar, retome a pergunta central, o que significa saúde? Em seguida, indague o que vem à nossa mente quando pensamos nisso? A saúde é o oposto de doença? Uma pessoa que não tem nenhuma doença, mas não se sente bem consigo mesma e com o mundo é uma pessoa saudável? É possível ter uma vida saudável e plena mesmo possuindo uma doença mantida sob controle? O que é uma doença? As doenças afetam somente o corpo, ou existem também doenças que afetam a mente? A saúde é algo individual ou existem problemas de saúde que só podem ser resolvidos coletivamente? A saúde é um direito de todos ou somente para algumas pessoas? Se a saúde é um direito, por que algumas consultas médicas, remédios, exames e procedimentos são tão caros que somente algumas pessoas podem pagar? O que é um sistema de saúde? Quem tem direito à consultas, remédios e vacinas, por exemplo? A proporção que vai levantando os questionamentos, vá oferecendo as informações contidas nas páginas 14 a 21 do livro didático.

 

 

Etapa 04: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Propor aos estudantes a realização das atividades das página 15, 16 e 17 do livro didático, A Conquista Ciências 7º Ano.

 

 

AULA 02

 

Tema: As doenças transmissíveis

 

Etapa 05: Correção da Atividade (15 min)

 

Utilizar essa etapa para a correção da atividade, momento importante para revisar as informações e sanar eventuais dúvidas levantadas.

 

Etapa 06: Levantamento de conhecimentos prévios (20 minutos)

O corpo e as doenças transmissíveis.

 Uma forma descontraída para iniciar a conversa sobre as doenças que podem afetar o nosso corpo é a reprodução da música 'O   pulso' da banda brasileira de rock Titãs (album Õ Blésq Blom,1984), disponível no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=1eixKc_6fbo . Por meio da canção, os alunos podem começar a formar ideia de que há muitas doenças que podem nos afetar, no entanto, nós não ficamos doentes o tempo todo. O texto a seguir ajuda a compreender como o nosso corpo se protege, já que estamos em contato contínuo com agentes causadores de doenças. Faça a leitura compartilhada do texto, “O corpo e as doenças transmissíveis” disponível nas páginas 16 e 17 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida esclareça com muitos detalhes, se possível, ilustrando no quadro como ocorre as defesas inatas do organismo.

 

Etapa 07: Ilustrando o conhecimento (10 min)

Agora, peça aos estudantes para criarem quadrinhos ilustrativos explicando como acontecem as defesas do corpo.

 

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (5 min)

Solicite aos alunos que copiem e respondam os itens 1 e 2 da página 23 do livro didático A Conquista Ciências 7°ano.

 

AULA 03

 

Tema: Vacinas

Etapa 09: Correção das atividades (10 min)

 

Corrigir a atividade da etapa 08, aproveitar o momento para sanar as dúvidas apresentadas.

 

Etapa 10: Contextos (15 min)

 

Inicie a aula contextualizando o tema Vacinas com os estudantes.

Cite fatos históricos para que eles percebam que o conhecimento científico é construído ao longo do tempo. Também é importante que eles tenham uma ideia de como era a sociedade na época em que os fatos aconteceram. Fale a respeito da vacina antivariólica que foi a primeira de que se tem registros. Comentar que a varíola é uma doença altamente contagiosa causada por vírus que acometia as pessoas no passado. Atualmente, essa doença é considerada erradicada do planeta, sendo o último caso diagnosticado em 1977, na Somália (África).

Comentar sobre o surgimento da Varíola do Macaco, e sugerir que eles façam uma pesquisa sobre o assunto para a aula seguinte. Pedir que observem a fonte de pesquisa. Dividir a classe em dois grupos, o outro grupo pesquisará sobre a Revolta da Vacina, estipule um prazo para as apresentações.

 

Etapa 11: Debate (20 min)

Discutir com os estudantes sobre como a vacinação possibilitou a erradicação da Varíola no passado e como a vacina constitui uma maneira de cuidado individual que interfere na saúde coletiva, já que impede a propagação de inúmeras doenças entre as pessoas. Expor o objeto de conhecimento tomando como base as páginas 24 a 27 do livro didático Inspire Ciências 7º ano. Nessa etapa também relembra a Pandemia de covid-19 e a corrida por vacinas.

 

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (05 min)

 

Solicite aos estudantes que copiem e respondam a atividade da página 27 do livro didático A Conquista Ciências 7°ano.

 

AULA 04

Tema: Fake News das Vacinas

Etapa 13: Correção da Atividade (10 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 12, utilizar esse momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.

Etapa 14: Problematização e Contextualização (30 min)

Orientação: Organize os estudantes em uma roda de conversa, promovendo um ambiente para a troca de ideias. A partir do texto, incentive que cada discente  comente sua opinião. Tanto falar quanto ouvir os colegas são importantes para compreender diferentes perspectivas de um mesmo fenômeno, para isso explicite as regras do diálogo e a importância de estar atento aos que os outros falam sobre um tema.

 

Você já parou para pensar em como verificar se uma informação é verdadeira no seu dia a dia? Quando surge alguma dúvida sobre algo que você ouviu ou leu, o que você faz primeiro? Busca na internet, confere nas redes sociais ou pergunta a alguém de confiança? Será que você costuma comparar essa informação com diferentes fontes ou consultar sites que são confiáveis, como portais de notícias ou páginas de organizações respeitadas? E, quando vê algo nas redes sociais, como decide se é verdade ou não? Você acha fácil distinguir entre uma informação correta e uma fakenews? Essas atitudes são fundamentais para garantir que você esteja bem-informado, mas será que sempre prestamos atenção nelas?

 

Para estimular o debate, pergunte: Ao saber de uma notícia, informação ou comentário, vocês estabelecem critérios para saber o que é confiável no seu dia a dia?

 

Nesse caso, a mediação do professor deve orientar a conversa para que todos participem. Algumas sugestões de questões que podem ajudar a aprofundar o debate:

 

       Você realmente verifica a fonte da informação ou quem a compartilhou?

Você já viu algo nas redes sociais que depois descobriu que não era verdade?

       Como você descobriu?

       Quais são os sinais de que uma informação pode ser falsa para você?

 

Após a roda de conversa, o professor solicita que os estudantes listem, em conjunto, os principais critérios de verificação, da confiabilidade de uma informação, que surgiram durante a discussão.

 

Etapa 15: Aprofundamento e Desenvolvimento (10 min)

Atividade

Orientação: Escreva a lista de critérios levantadas na atividade da roda de conversa com os estudantes em um quadro ou em um documento digital, visível ou disponível para todos. Entre os critérios podem surgir, por exemplo:

       Verifico a fonte da informação.

       Comparo a informação em diferentes fontes.

       Analiso se a informação é recente ou está desatualizada.

       Pondero se o tom da informação é sensacionalista ou alarmista.

       Recorro a pessoas confiáveis, para saber mais sobre o assunto.

 

 

Peça aos estudantes que tragam na próxima aula a caderneta de vacinação.

AULA 05

Tema: Como está minha situação vacinal?

 

Etapa 16: Roda de Conversa (10 min)

 

Orientação: Organize os estudantes em uma roda de conversa, promovendo um ambiente para a troca de ideias. A partir do texto, Oswaldo Cruz e as vacinas, da página 33 do livro didático A Conquista Ciências, 7º Ano, incentive que cada discente comente sua opinião, de tudo que está sendo compartilhado, interpretando oralmente as questões reflexivas propostas.

 

Etapa 17: Questão Disparadora (10 min)

 

Para que serve a caderneta de vacinação?

 

Orientações: Apresente aos estudantes a questão disparadora. Incentive-os a pensarem em possíveis respostas para essa questão e procure anotá-las em uma folha de papel ou na lousa. Você poderá também delegar essa tarefa a algum aluno, pedindo que anote as hipóteses que os colegas estão levantando naquele momento e recolher a folha. Elas serão importantes na retomada para a sistematização da aula. Nesse momento, estamos introduzindo a relação das doenças com as vacinas e a sua função, olhando de forma abrangente para o tema. Os estudantes também podem ajudar essa discussão, sendo instigados com perguntas como “Apenas os seres humanos são vacinados?” e “As pessoas são vacinadas no mundo todo?” Apenas acolha as respostas.

 

Etapa 18: Mão na Massa II (30 min)

Orientações: Com os alunos divididos em duplas ou trios, peça que eles observem a folha de vacinação da caderneta e comecem a comparar com as dos colegas do grupo.

Entre os adolescentes a comunicação via memes é muito comum. Eles também podem ser dispositivos educacionais com muita potencialidade em promover a aprendizagem sobre temas e combater fake news, além de valorizar o lado lúdico de uma atividade. O uso de memes possibilita, assim como ocorre em diferentes esferas da vida em sociedade, a integração de linguagens para produzir sentidos e conectar discursos e atos de linguagem em práticas variadas nos diversos campos de atuação. A partir do meme sobre a situação vacinal, faça uma atividade explorando a interação dos estudantes e problematizando as informações veiculadas.

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Autor: Fiocruz, 2024. (Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/fala-ae-especialista-memes-e-vacinas/)

 

  1. Em qual posição da escala Zé Gotinha você acha que se encaixa a sua situação vacinal atualmente? Por quê?
  2. O que te chama mais atenção nesse tipo de imagem?
  3. Se você estivesse na situação 8 ("Precisando atualizar"), o que te motivaria a se vacinar?
  4. Na sua opinião, por que é importante que toda a família esteja na posição 9 ("Toda a família está protegida") quando falamos de vacinação?

 

AULA 06

 

 

Tema: SOROS

 

 

Etapa 19: Diário de Bordo (15 min)

 

Propor o preenchimento do diário de bordo abaixo.

 

Diário de Bordo - Clube de Letramento Científico

Data:

1.      O que aprendi hoje?

Neste campo, o aluno reflete e registra sobre o que entendeu e o que aprendeu de novo, identificando conceitos ou habilidades que adquiriu.

2.      Quais foram as minhas dúvidas ou dificuldades na aula?

O aluno anota dúvidas que surgiram ou tópicos com os quais teve mais dificuldade, ajudando o professor a identificar pontos de apoio para o próximo encontro.

3.      O que mais me interessou?

Um espaço para o aluno expressar o que mais chamou sua atenção ou despertou curiosidade, incentivando o engajamento pessoal com o tema.

 

 

Etapa 20: Análise de Imagem (15 min)

 

Explorar com os estudantes o esquema que mostra a produção de um soro, disponível na página 28 e 29 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano. Neste momento é possível comentar sobre um pesquisador que cooperou muito para a saúde da população brasileira: Vital Brazil. Ressaltar que ele foi quem liderou as pesquisas para a produção de soros e fabricou o primeiro soro antiofídico no país em 1898 e que foi o responsável pela criação do Instituto Butantan.

 

Etapa 21: Clareando as ideias (10 min)

Propor que assistam o vídeo UM CIENTISTA, UMA HISTÓRIA: VITAL BRAZIL, disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=fZwoVLXH-m8

 

Etapa 22: Verificação da Aprendizagem (15 min)

 

Realizar a leitura da página 28 para auxiliar na realização da atividade da página 29 do livro didático.

 

AULA 07

 

 

Tema: Soros e Vacinas

 

Etapa 23: Mão na Massa IV (50 min)

Orientar os estudantes a elaboração de um mapa mental sobre VACINAS e SOROS, em seguida após o tempo dado para a execução, expor e fazer as apresentações explicando todo o processo de produção.

 

 

AULA 08

 

Tema: ALGUNS AGENTES CAUSADORES DE DOENÇAS

 

Etapa 24: Leitura e Interpretação (15 min)

 

Fazer a leitura coletiva com os estudantes do texto “Qual a importância de sequenciar o genoma do coronavírus?” Livro didático A Conquista Ciências 7º ano, páginas 30 e 31.

 

ETAPA 25: Correção da Atividade (10 min)

 

Aproveitar esses momento de correção das questões propostas para esclarecer as dúvidas levantadas durante a realização da atividade.

 

ETAPA 26: Pesquisa (25 min)

 

Esta atividade permite o desenvolvimento da habilidade EF07CI09 e favorece o protagonismo

dos estudantes. Se realizada de maneira efetiva, ela também coopera para o desenvolvimento

da competência geral 10 e da competência específica 8 de Ciências da Natureza, pois solicita que os estudantes ajam pessoal e coletivamente com responsabilidade e determinação, tomando decisões com base em princípios democráticos e inclusivos. Retome com a turma a função dos indicadores como ferramenta para ajudar na análise do estado de saúde da população e relembre como a cobertura de saneamento básico pode fornecer informações

sobre as condições de vida da população. Incentive os estudantes refletir sobre como a falta

de acesso à água tratada e à coleta de esgoto influenciam em gastos com saúde, diminuição da

produtividade de trabalhadores e até com a queda do desempenho de estudantes na escola. Siga as orientações da página 34 do livro didático A Conquista Ciências, 7º Ano.

 

AULA 09

 

Tema: Vírus

 

Etapa 27: Levantamento de Conhecimentos Prévios – Parte III (10 min)

 

Contexto

Orientações: Leia a situação vivida pelo personagem Cauê e questione os alunos se alguém já passou por alguma situação semelhante a essa. Peça que os alunos compartilhem suas experiências. Você pode instigá-los a continuar pensando e a diagnosticar o que já sabem sobre o assunto, fazendo questões como:

·         O que os vírus de computador podem causar? Existe alguma forma de se proteger ou combater esses vírus de computador? Vocês já ouviram falar em vírus de outras formas, não somente relacionados ao computador? O que você sabe sobre os vírus?

As intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos. Fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las conforme a dinâmica da sala.

 

Etapa 28: Questão disparadora (10 min)

“Por que a causa de alguns problemas no computador pode ser chamada de vírus?”

Orientações: Leia a questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses e socializem com a turma. Havendo necessidade, retome alguns questionamentos feitos no contexto, introduzindo a relação nominal com os vírus biológicos, questionando:

  • Por que os pesquisadores utilizaram o termo “vírus” para nominar esses problemas?

Este é um momento rico para o levantamento de hipóteses a partir de conhecimentos prévios. É importante não corrigir ou cercear as respostas. Enquanto os alunos levantam hipóteses, pergunte se algum colega concorda ou discorda com o que foi dito, peça que complementem as opiniões uns dos outros.

 

Etapa 29: Comparativo (20 min)

Acolha as respostas dos alunos nas etapas anteriores, em seguida oriente-os a reescrever as tabelas abaixo que você reproduzirá na lousa, para leitura oral.

Tabela Comparativa

Sistematização

 

Etapa 30: Aprofundando no Conhecimento (10 min)

 

Propor aos estudantes que assistam o vídeo disponível no link abaixo, em seguida faça uma conversa do que assistiram para sanar as eventuais dúvidas que venham a surgir.

https://www.youtube.com/watch?v=1d7a8vflz7U

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (12, 13, 15, 17, 19, 23, 27, 29, 31, 32, 33 e 34)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário