6ª SD Cie 9º 2022

  

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Aspectos quantitativos da matéria.

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Ligações químicas; Os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo).

Ano:                         Período: 11 a 22/07/2022                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI02IT) Compreender as ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que associam átomos, íons e/ou moléculas, de forma a dar maior estabilidade às substâncias.

(EF09CI10IT) Introduzir noções de estratégias de dispensação de resíduos sólidos à comunidade local e destacar sua importância para redução de impactos ambientais e geração de renda. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar o conceito de ligações químicas e os principais tipos (iônica, covalente e metálica). Explicar porque os átomos se unem e como se formam as substâncias químicas. Definir a regra do octeto, explicar o que é a valência dos átomos e sua importância para o estudo das ligações químicas. Reconhecer, descrever e caracterizar os modelos de ligações químicas, como ocorrem e que tipos de compostos formam. Compreender quais são os principais problemas ambientais existentes no Brasil. Refletir sobre a relação existente entre o meio ambiente e a sociedade.

Reforçar a importância da preservação ambiental os cuidados com o ar, água e solo.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Ligações Químicas

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem como se formam as substâncias químicas?

Utilize exemplos práticos e cotidianos para estimular o desenvolvimento de ideias na sala de aula sobre a composição dos materiais. Você pode utilizar como exemplo o sal de cozinha e o açúcar para apresentar as diferenças entre as propriedades e estruturas dos compostos para que os alunos reflitam até chegar ao conceito de ligação química.

 

Etapa 02: Para início de conversa(10min)

Questione os alunos, o que é uma ligação química? E porque existe uma ligação química? Em seguida explique a eles que poucas substâncias na natureza são formadas por átomos isolados, como o gás hélio. A maior parte dos materiais é formada pela combinação de átomos de diferentes elementos químicos. Essa combinação se dá por meio das ligações químicas, que fazem com que os átomos obtenham maior estabilidade. Explique que a estabilidade ocorre quando os átomos adquirem configuração eletrônica semelhante à dos gases nobres.

Mencione que nesta aula serão estudados três tipos de ligação química: a ligação iônica, que ocorre entre átomos de elementos metálicos e não metálicos; a ligação covalente, que ocorre entre átomos de elementos não metálicos; e a ligação metálica, que ocorre entre átomos de elementos metálicos.

Etapa 03: Sistematizando o conhecimento (15 min)

Para explicar a ligação iônica, inicie usando o exemplo do cloreto de sódio. Mostre para os alunos quais são as propriedades das substâncias sódio e cloro. Em seguida, diga que o sódio possui 1 elétron e o cloro possui 7 elétrons em suas camadas mais externas. Para obedecer à regra do octeto, o átomo de sódio cede esse elétron para o átomo de cloro, possibilitando a atração entre o cátion e o ânion, e, consequentemente, formando o cloreto de sódio.

Comparando as propriedades do cloreto de sódio com as propriedades do sódio metálico e do cloro gasoso, fica evidente que se trata de uma substância diferente, e não de uma mistura entre elas. Para que os alunos assimilem o processo de formação da ligação iônica, mostre mais alguns casos de formação de compostos, como o cloreto de cálcio e o óxido de magnésio, por exemplo.

Para explicar a formação das ligações covalentes, com o auxílio da ilustração “Representação esquemática da ligação covalente” do LIVRO DIDÁTICO INSPIRE CIÊNCIAS PÁGINA 108, mostre como ocorre o compartilhamento dos elétrons. Lembre-se de mencionar que o hidrogênio é uma exceção à regra do octeto, pelo fato de possuir apenas a primeira camada eletrônica. Dê o exemplo das ligações covalentes na molécula da água para mostrar a estabilização do átomo de hidrogênio com dois elétrons.

Explique aos alunos que a formação das ligações metálicas não envolve a regra do octeto, mostre como os elétrons livres podem ser associados à condutibilidade elétrica dos materiais metálicos

 

Utilize os vídeos  a seguir como um material de apoio: Ligações químicas: tipos e características  Ligações Químicas - Brasil Escola

 

Etapa 04:Mão na massa I (15min)

Como atividade complementar, caso a escola disponha de computadores conectados à internet, peça aos alunos que acessem o simulador disponível em:

 https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/build-a-molecule. (Acesso em: Julho. 2022.)

Esse simulador propõe a construção de moléculas a partir de átomos isolados de elementos não metálicos. Caso a escola não disponha de computadores, você pode disponibilizar (bolas de isopor ,ou massa de modelar de diferentes tamanhos e de cores variadas) representando os elementos. Proponha a construção de diversas moléculas utilizando as bolas de isopor e palitos de dente.

Para acompanhar a aprendizagem pode ser realizado por meio das respostas elaboradas pelos alunos ao longo da aula.

 

AULA 02

 

Tema: Teoria do Octeto

 

Etapa 05: Aula expositiva e dialogada (15min)

Apresente a estrutura de Lewis aos alunos e a distribuição eletrônica para representar os átomos e facilitar a visualização da camada de valência e dos elétrons de valência. Introduza o conceito de teoria do octeto e utilize o grupo dos gases nobres como exemplo para comparar a sua estabilidade e características com elementos de outros grupos, como os metais alcalinos e os halogênios. Introduza as propriedades periódicas eletronegatividade e eletropositividade e como elas são importantes para a realização das ligações químicas. Mostre na Tabela Periódica onde estão os elementos com maior tendência de doar e receber elétrons.

 

 

 

Etapa 06: Hora de praticar I (10min)

Propor aos alunos que escolham 4 elementos da tabela periódica, sendo dois deles metal e os outros dois ametais. Em seguida, peça que demonstre sua camada de valência, e defina quem iria perder ou ganhar elétron e ao final demonstrar como ficaria a ligação.

Etapa 07: Hora de praticar II (10min)

Após abordar sobre as ligações químicas e suas características, solicite que os estudantes listem substâncias que conhecem e que tentem deduzir o tipo de ligação química em cada uma delas, com base na análise das propriedades de cada substância. recolha a lista dos alunos e verifique se eles relacionaram corretamente os tipos de ligação química às propriedades das substâncias formadas.

Etapa 08:  Verificando a Aprendizagem (15min)

Esse é um momento para fixar o aprendizado. Proponha aos alunos que resolvam a atividade em anexo a esta sequência e em seguida faça a correção.

AULA 03

Tema: Água no dia a dia e seu consumo inteligente

Etapa 09: Roda de Conversa (10 min)

Faça uma roda de conversa sobre o assunto, esclareça os questionamentos.

Primeiramente, indague os alunos onde a água potável é encontrada na natureza. Explique que a água doce está disponível na Terra de diversas maneiras, mas principalmente em rios, lagoas, lagos, no lençol freático, geleiras, nas gotículas suspensas no ar e também armazenada nos seres vivos.

Peça para que os alunos exemplifiquem como a água chega até a nossa casa, como, para quê e quantas vezes usamos a água no nosso dia a dia, e que medidas simples podemos adotar para diminuir o seu consumo excessivo.

Justamente por ser um recurso findável e essencial à manutenção da vida na Terra, precisamos aprender e ensinar a preservá-la. Demonstre que, por vivermos em um país privilegiado na disponibilidade de água, muitas vezes essa responsabilidade acaba sendo deixada de lado.

Etapa 10: Mão na Massa II (20 min)

Então, chega o momento de listar no caderno, em tópicos, atividades cotidianas nas quais fazemos o uso da água. Considere com os alunos os principais fatores que podem levar a falta desse recurso: desperdício, consumo desenfreado, poluição das fontes de água potável, etc.

Em seguida, peça para os alunos deixarem um espaço após cada tópico listado para, logo abaixo, escrever sobre o que pode ser feito para diminuir o consumo excessivo de água em cada atividade. Deixe claro que evitar ou repensar essas práticas é o primeiro passo no sentido de tratar o uso da água de maneira consciente.

Etapa 11: Hora do Filme (20min)/Para casa

 A turma pode iniciar esta aula assistindo o filme Wall-e que fala sobre a importância da água, disponível no link abaixo, como o tempo é curto, peça que terminem de assistir em casa.

       Wall-e (2018 – 1h43min) - https://www.youtube.com/watch?v=asXu54U-Wmg

 

AULA 04

 

Tema: Os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo)

 

Etapa 12:  Verificando a Aprendizagem: (10min)

Reserve os 15min iniciais da aula para debater sobre o filme e a mensagem que o mesmo trouxe sobre o tema. Aproveite para explorar também exemplos de outros recursos naturais finitos.

 

Etapa 13: Levantamento de conhecimento prévio (5min)

 

Iniciar a aula indagando os alunos sobre o que eles sabem sobre poluição do ar, água e solo?

O que causa a poluição na água, solo e ar?

Quais as consequências causadas pela poluição da água, solo e ar?

Quais problemas causados pelo lixo?

 

Etapa 14 – Pesquisa Premiada (20min)

Agora chegou o momento de esclarecer sobre as considerações dos alunos na etapa anterior. Faça uma “Pesquisa Premiada”, lance perguntas a respeito dos principais problemas ambientais e peça que eles achem as respostas no texto do livro didático Inspire Ciências 9º ano, nas páginas 174 a 178. Aquele que encontrar primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito, dessa forma você incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve e descontraída. Nesse momento o professor pode aproveitar para dialogar para melhor esclarecimento do assunto e tirar possíveis dúvidas, podendo usar o vídeo e a apostila dos links

https://www.youtube.com/watch?v=hIjg9L2NdFo

Poluição: do ar, da água, do solo, visual e sonora - Mundo Educação (uol.com.br)

 

 Etapa 15:  Verificando a Aprendizagem (10min)

 

 Realização das atividades das páginas 179 e 180 do livro didático.

 

Etapa 16: Hora da Pesquisa (5min)/Para casa

 

Para melhor desempenho do aluno, o professor poderá propor um trabalho de pesquisa em grupos sobre o assunto abordado, incentivando o aluno a usar a criatividade na apresentação do mesmo, fazendo uso de recursos diversos como experimento, vídeos, entrevistas, etc.

A turma pode ser dividida em 4 grupos com os seguintes temas que podem ser por sorteio.

 

GRUPO 1: Poluição do ar

GRUPO 2: Poluição do solo

GRUPO 3: Poluição da água

GRUPO 4: Lixo

 

A apresentação pode acontecer na aula seguinte.

 

AULA 05

Tema: Ciclos biogeoquímicos

Etapa 17: Socialização das Pesquisas (15min)

Propor uma roda de conversa para apresentação das pesquisas realizadas no dia anterior, sobre lixo, poluição do solo, ar e água.

 

Etapa 18:Questão disparadora (10min)

 

            Quais são os ciclos biogeoquímicos?

Como funcionam os ciclos biogeoquímicos?

Quais os 5 principais ciclos biogeoquímicos?

Quais são os ciclos sedimentares?

 Etapa 19: Para Início de Conversa (15min)

Os ciclos biogeoquímicos são processos que garantem que os elementos circulem pelo meio abiótico e pelo meio biótico, promovendo seu reaproveitamento.

"Os ciclos biogeoquímicos são processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de elementos químicos no meio. São esses ciclos que possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera."

 

Etapa 20: Hora da Pesquisa (10min)

Solicite que os alunos façam uma pesquisa (iniciar em sala de aula) dos ciclos biogeoquímicos mais importantes para manutenção da vida e consequentemente mais estudados, que são os ciclos: da água, do carbono, do oxigênio, do nitrogênio e do fósforo. Peça que ilustrem cada ciclo, assim tornará a compreensão mais fácil. A atividade deverá ser concluída em casa.

 

AULA 06

 

Tema: Os principais ciclos biogeoquímicos encontrados na natureza

 

Etapa 21: Aprofundando no tema (10min)

 

"Importância dos ciclos biogeoquímicos. Os ciclos biogeoquímicos, por promoverem uma ciclagem dos elementos, garantem que eles sejam utilizados e, posteriormente, estejam novamente disponíveis. Esse é um fator extremamente importante, pois, alguns elementos são essenciais para os seres vivos, e seu uso constante, sem reposição, poderia ocasionar a extinção de espécies."

Veja mais em:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm#%E2%86%92+Fatores+necess%C3%A1rios+para+que+ocorra+um+ciclo+biogeoqu%C3%ADmico

 

Etapa 22: Socializando o Conhecimento (20min)

Usar a pesquisa realizada pelos alunos na aula 5 etapa 20 sobre "Os principais ciclos biogeoquímicos encontrados na natureza, para esclarecer e aprofundar no tema. O professor deverá explicar para os alunos os principais ciclos biogeoquímicos para melhor compreensão, deixando espaço para que eles pontuem o que foi pesquisado (1. ciclo da água,  2. do carbono,  3. do oxigênio,  4. Nitrogênio).

 

Etapa23: Indo mais além (10min)

UtilIzar o material de apoio para acrescentar as informações obtidas.

 https://www.youtube.com/watch?v=q2nWZskxkvU e https://drive.google.com/file/d/1OWQYklVX3SAm-O_nShjBOKLjRIYxd9Px/view?usp=sharing

 

Etapa 24: Verificando a Aprendizagem (10min)/Para Casa

Solicite que os alunos façam o mapa mental dos ciclos biogeoquímicos.

Elaboração: Cristiane, Elane, Eliete  e Mary

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

Obs: Na próxima sequência deverá abrir espaço para a apresentação dos mapas. Segue sugestões de outras atividades referentes aos objetos de conhecimento estudados.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;

 (  ) Outros:_______________________________________________________________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (179 e 180)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;                               ( ) Outros:__________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS – ETAPA 08

 

1. Observe os íons Na+ e Cl-

a)    Qual deles é um cátion? Justifique.

b)    Qual deles é um ânion? Justifique.

2. Explique o que acontece com os átomos, para adquirir estabilidade, que têm:

a)    mais de 4 elétrons na última camada;___________________________

b)    de 1 a 3 elétrons na última camada;_____________________________

 

3. Determine os tipos de ligação química que formam as substâncias abaixo.

a) Água (H2O)

b) Fluoreto de potássio (KF)

c) Gás oxigênio (O2)

d) Cloreto de potássio (KCl)

e) Glicose (C6H12O6)

f) Fio de cobre (Cu)

 

4. Leia o texto e, em seguida, responda às questões.

O equilíbrio hídrico do organismo humano depende da concentração de alguns íons como os de sódio, ou seja, a quantidade desses íons determina o volume de solvente necessário para regular as funções do corpo. O cloreto de sódio é formado pela união de cátions sódio e ânions cloreto. No entanto, o sódio metálico, formado por átomos neutros de sódio, não deve ser ingerido, pois seu contato com a pele ou as mucosas causa graves queimaduras.

 

a) Em relação às partículas que os formam, o que há em comum e o que há de diferente entre um átomo neutro de sódio e um cátion sódio?

b) O sódio presente no cloreto de sódio pode ser considerado a mesma substância que o sódio metálico? Explique.

 

3. Associe o nome das ligações químicas aos conceitos correspondentes (I, II e III).

(   ) Covalente

(   ) Metálica

(   ) Iônica

 

 I. Cátions unidos e envoltos por um conjunto de elétrons em movimento.

II. Atração elétrica entre íons com cargas de sinais contrários.

III. Compartilhamento de pares de elétrons.

 

5. O selênio e o enxofre pertencem à família VI A da tabela periódica. Sendo assim, o seleneto e o sulfeto de hidrogênio são representados, respectivamente pelas fórmulas:

a) HSe e HS

b) H2Se e HS

c) HSe e H2S

d) H2Se e H2S

e) H3Se e H3S

6. O dióxido de carbono (CO2) é um gás essencial no globo terrestre. Sem a presença desse gás, o globo seria gelado e vazio. Porém, quando ele é inalado em concentração superior a 10%, pode levar o indivíduo à morte por asfixia. Esse gás apresenta em sua molécula um número de ligações covalentes igual a:

a) 4

b) 1

c) 2

d) 3

e) 0

7. O cloreto de sódio (NaCl), o pentano (C5H12) e álcool comum (CH3 CH2OH) têm suas estruturas constituídas , respectivamente, por ligações:

a) iônicas, covalentes e covalentes

b) covalentes, covalentes e covalentes

c) iônicas, covalentes e iônicas

d) covalentes, iônicas e iônicas

e) iônicas, iônicas e iônicas

8. Marque a alternativa em que todos os compostos possuem somente ligações iônicas:

a)    CaO, MgCl2, HCl

b)    NaCl, CaCl2, CaO

c)    PF3­, NaCl, NH3

d)    Na2O, SrCl2, H2O

e)    O2, NH3, MgCl2

9. Consulte a tabela periódica para representar por esquemas a união (ligação) entre os átomos de:

a)    Alumínio (Al) e Oxigênio (O);

b)    Sódio (Na) e Bromo (Br);

c)    Cálcio (Ca) e Cloro (Cl);

d)    Cloro (Cl) e Flúor (F);

e)    Zinco (Zn) e Fósforo (P);

10. Classifique em covalentes ou eletrovalentes as ligações químicas dos compostos abaixo (descubra antes, observando na tabela, se os elementos combinados são metais ou não metais).

a)    Br2:____________________________

b)    CoAs:__________________________

c)    Mo I:______________________________

d)    H2O: ______________________________

e)    H2Te:______________________________

f)     Mn3P2:_____________________________

 

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