6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter
curricular: Sustentabilidade no seu sentido
mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
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Subtema:
Aspectos quantitativos da matéria. |
Unidade Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Ligações
químicas; Os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e
solo). |
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Ano:
9º Período: 11 a 22/07/2022 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI02IT) Compreender as ligações químicas como resultantes das
interações eletrostáticas que associam átomos, íons e/ou moléculas, de forma
a dar maior estabilidade às substâncias. (EF09CI10IT) Introduzir noções de estratégias de
dispensação de resíduos sólidos à comunidade local e destacar sua importância
para redução de impactos ambientais e geração de renda. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar o conceito de
ligações químicas e os principais tipos (iônica, covalente e metálica). Explicar porque os átomos se unem e
como se formam as substâncias químicas. Definir a regra do octeto, explicar o
que é a valência dos átomos e sua importância para o estudo das ligações
químicas. Reconhecer, descrever e caracterizar os modelos de ligações
químicas, como ocorrem e que tipos de compostos formam. Compreender quais são
os principais problemas ambientais existentes no Brasil. Refletir sobre a
relação existente entre o meio ambiente e a sociedade. Reforçar a importância da
preservação ambiental os cuidados com o ar, água e solo. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA
01 Tema: Ligações
Químicas Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios
(10min) Iniciar a aula
questionando os alunos se eles sabem como se formam as substâncias químicas? Utilize exemplos
práticos e cotidianos para estimular o desenvolvimento de ideias na sala de
aula sobre a composição dos materiais. Você pode utilizar como exemplo o sal
de cozinha e o açúcar para apresentar as diferenças entre as propriedades e
estruturas dos compostos para que os alunos reflitam até chegar ao conceito
de ligação química. Etapa
02: Para início de conversa(10min) Questione os alunos, o
que é uma ligação química? E porque existe uma ligação química? Em seguida
explique a eles que poucas substâncias na natureza são formadas por átomos
isolados, como o gás hélio. A maior parte dos materiais é formada pela
combinação de átomos de diferentes elementos químicos. Essa combinação se dá
por meio das ligações químicas, que fazem com que os átomos obtenham maior
estabilidade. Explique que a estabilidade ocorre quando os átomos adquirem
configuração eletrônica semelhante à dos gases nobres. Mencione
que nesta aula serão estudados três tipos de ligação química: a ligação iônica, que ocorre entre
átomos de elementos metálicos e não metálicos; a ligação covalente, que ocorre entre átomos de elementos não
metálicos; e a ligação metálica,
que ocorre entre átomos de elementos metálicos. Etapa 03: Sistematizando o conhecimento (15 min) Para
explicar a ligação iônica, inicie usando o exemplo do cloreto de sódio.
Mostre para os alunos quais são as propriedades das substâncias sódio e
cloro. Em seguida, diga que o sódio possui 1 elétron e o cloro possui 7
elétrons em suas camadas mais externas. Para obedecer à regra do octeto, o
átomo de sódio cede esse elétron para o átomo de cloro, possibilitando a
atração entre o cátion e o ânion, e, consequentemente, formando o cloreto de
sódio. Comparando
as propriedades do cloreto de sódio com as propriedades do sódio metálico e
do cloro gasoso, fica evidente que se trata de uma substância diferente, e
não de uma mistura entre elas. Para que os alunos assimilem o processo de
formação da ligação iônica, mostre mais alguns casos de formação de
compostos, como o cloreto de cálcio e o óxido de magnésio, por exemplo. Para
explicar a formação das ligações covalentes, com o auxílio da ilustração
“Representação esquemática da ligação covalente” do LIVRO DIDÁTICO INSPIRE
CIÊNCIAS PÁGINA 108, mostre como ocorre o compartilhamento dos elétrons.
Lembre-se de mencionar que o hidrogênio é uma exceção à regra do octeto, pelo
fato de possuir apenas a primeira camada eletrônica. Dê o exemplo das
ligações covalentes na molécula da água para mostrar a estabilização do átomo
de hidrogênio com dois elétrons. Explique aos alunos que a formação das
ligações metálicas não envolve a regra do octeto, mostre como os elétrons
livres podem ser associados à condutibilidade elétrica dos materiais
metálicos Utilize
os vídeos a seguir como um material de
apoio: Ligações químicas: tipos e características Ligações Químicas - Brasil Escola Etapa 04:Mão na
massa I (15min) Como
atividade complementar, caso a
escola disponha de computadores conectados à internet, peça aos alunos que
acessem o simulador disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/build-a-molecule.
(Acesso em: Julho. 2022.) Esse
simulador propõe a construção de moléculas a partir de átomos isolados de
elementos não metálicos. Caso a escola não disponha de computadores, você
pode disponibilizar (bolas de isopor ,ou massa de modelar de diferentes tamanhos
e de cores variadas) representando os elementos. Proponha a construção de
diversas moléculas utilizando as bolas de isopor e palitos de dente. Para
acompanhar a aprendizagem pode ser realizado por meio das respostas
elaboradas pelos alunos ao longo da aula. AULA
02 Tema:
Teoria do Octeto Etapa
05: Aula expositiva e dialogada (15min) Apresente a
estrutura de Lewis aos alunos e a distribuição eletrônica para representar os
átomos e facilitar a visualização da camada de valência e dos elétrons de valência.
Introduza o conceito de teoria do octeto e utilize o grupo dos gases nobres
como exemplo para comparar a sua estabilidade e características com elementos
de outros grupos, como os metais alcalinos e os halogênios. Introduza as
propriedades periódicas eletronegatividade e eletropositividade e como elas
são importantes para a realização das ligações químicas. Mostre na Tabela
Periódica onde estão os elementos com maior tendência de doar e receber
elétrons. Etapa 06: Hora de praticar I
(10min) Propor
aos alunos que escolham 4 elementos da tabela periódica, sendo dois deles
metal e os outros dois ametais. Em seguida, peça que demonstre sua camada de
valência, e defina quem iria perder ou ganhar elétron e ao final demonstrar
como ficaria a ligação. Etapa 07: Hora de praticar II
(10min) Após
abordar sobre as ligações químicas e suas características, solicite que os
estudantes listem substâncias que conhecem e que tentem deduzir o tipo de
ligação química em cada uma delas, com base na análise das propriedades de
cada substância. recolha a lista dos alunos e verifique se eles relacionaram
corretamente os tipos de ligação química às propriedades das substâncias
formadas. Etapa
08: Verificando a Aprendizagem (15min) Esse é um momento para fixar o aprendizado. Proponha
aos alunos que resolvam a atividade em anexo a esta sequência e em seguida
faça a correção. AULA 03 Tema: Água no dia a dia e seu consumo inteligente
Etapa 09: Roda de Conversa (10 min) Faça
uma roda de conversa sobre o assunto, esclareça os questionamentos. Primeiramente, indague os alunos onde a água potável é
encontrada na natureza. Explique que a água doce está disponível na Terra de
diversas maneiras, mas principalmente em rios, lagoas, lagos, no lençol
freático, geleiras, nas gotículas suspensas no ar e também armazenada nos
seres vivos. Peça para que os alunos exemplifiquem como a água chega até a
nossa casa, como, para quê e quantas vezes usamos a água no nosso dia a dia,
e que medidas simples podemos adotar para diminuir o seu consumo excessivo. Justamente por ser um recurso findável e essencial à
manutenção da vida na Terra, precisamos aprender e ensinar a preservá-la.
Demonstre que, por vivermos em um país privilegiado na disponibilidade de
água, muitas vezes essa responsabilidade acaba sendo deixada de lado. Etapa 10: Mão na Massa II (20 min) Então,
chega o momento de listar no caderno, em tópicos, atividades cotidianas nas
quais fazemos o uso da água. Considere com os alunos os principais fatores
que podem levar a falta desse recurso: desperdício, consumo desenfreado,
poluição das fontes de água potável, etc. Em seguida, peça para os alunos deixarem um espaço após cada
tópico listado para, logo abaixo, escrever sobre o que pode ser feito para
diminuir o consumo excessivo de água em cada atividade. Deixe claro que
evitar ou repensar essas práticas é o primeiro passo no sentido de tratar o
uso da água de maneira consciente. Etapa 11: Hora do Filme (20min)/Para casa A turma pode
iniciar esta aula assistindo o filme Wall-e
que fala sobre a importância da água, disponível no link abaixo, como o tempo
é curto, peça que terminem de assistir em casa. ● Wall-e (2018 – 1h43min) - https://www.youtube.com/watch?v=asXu54U-Wmg AULA
04 Tema: Os
principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo) Etapa 12: Verificando a Aprendizagem: (10min) Reserve os 15min iniciais da aula para debater sobre o filme e
a mensagem que o mesmo trouxe sobre o tema. Aproveite para explorar também
exemplos de outros recursos naturais finitos. Etapa 13:
Levantamento de conhecimento prévio (5min) Iniciar a aula
indagando os alunos sobre o que eles sabem sobre poluição do ar, água e solo? O que causa a
poluição na água, solo e ar? Quais as
consequências causadas pela poluição da água, solo e ar? Quais problemas
causados pelo lixo? Etapa
14 – Pesquisa Premiada (20min) Agora chegou o momento
de esclarecer sobre as considerações dos alunos na etapa anterior. Faça uma “Pesquisa Premiada”, lance perguntas
a respeito dos principais problemas
ambientais e peça que eles achem as respostas no texto do livro didático Inspire
Ciências 9º ano, nas páginas 174 a 178. Aquele que encontrar primeiro o maior
número de informações ganhará um pirulito, dessa forma você incentiva a leitura
e compartilha conhecimento de forma leve e descontraída. Nesse momento o
professor pode aproveitar para dialogar para melhor esclarecimento do assunto
e tirar possíveis dúvidas, podendo usar o vídeo e a apostila dos links https://www.youtube.com/watch?v=hIjg9L2NdFo Poluição: do ar, da água, do solo, visual e sonora -
Mundo Educação (uol.com.br) Etapa 15:
Verificando a Aprendizagem (10min) Realização das atividades das páginas 179 e
180 do livro didático. Etapa 16: Hora
da Pesquisa (5min)/Para casa Para melhor desempenho do aluno, o
professor poderá propor um trabalho de pesquisa em grupos sobre o assunto
abordado, incentivando o aluno a usar a criatividade na apresentação do
mesmo, fazendo uso de recursos diversos como experimento, vídeos,
entrevistas, etc. A turma pode ser dividida em 4 grupos
com os seguintes temas que podem ser por sorteio. GRUPO 1:
Poluição do ar GRUPO 2:
Poluição do solo GRUPO 3:
Poluição da água GRUPO 4: Lixo A apresentação pode acontecer na aula
seguinte. AULA
05 Tema:
Ciclos biogeoquímicos Etapa
17: Socialização das Pesquisas (15min) Propor uma roda de conversa para apresentação das pesquisas
realizadas no dia anterior, sobre lixo, poluição do solo, ar e água. Etapa
18:Questão disparadora (10min) Quais
são os ciclos biogeoquímicos? Como funcionam os ciclos biogeoquímicos? Quais os 5 principais ciclos biogeoquímicos? Quais são os
ciclos sedimentares? Etapa 19: Para Início de Conversa (15min) Os ciclos biogeoquímicos são processos
que garantem que os elementos circulem pelo meio abiótico e pelo meio
biótico, promovendo seu reaproveitamento. "Os ciclos
biogeoquímicos são processos que ocorrem na natureza para garantir a
reciclagem de elementos químicos no meio. São esses ciclos que possibilitam
que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja,
garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e
biosfera." Etapa
20: Hora da Pesquisa (10min) Solicite
que os alunos façam uma pesquisa (iniciar em sala de aula) dos
ciclos biogeoquímicos mais importantes para manutenção da vida e
consequentemente mais estudados, que são
os ciclos: da água, do carbono, do oxigênio, do nitrogênio e do fósforo. Peça
que ilustrem cada ciclo, assim tornará a compreensão mais fácil. A atividade
deverá ser concluída em casa. AULA
06 Tema: Os
principais ciclos biogeoquímicos encontrados na natureza Etapa 21:
Aprofundando no tema (10min) "Importância dos ciclos
biogeoquímicos. Os ciclos biogeoquímicos, por promoverem uma ciclagem dos
elementos, garantem que eles sejam utilizados e, posteriormente, estejam
novamente disponíveis. Esse é um fator extremamente importante, pois, alguns
elementos são essenciais para os seres vivos, e seu uso constante, sem
reposição, poderia ocasionar a extinção de espécies." Veja mais em: Etapa 22:
Socializando o Conhecimento (20min) Usar a pesquisa realizada pelos alunos na
aula 5 etapa 20 sobre "Os principais ciclos biogeoquímicos encontrados na
natureza, para esclarecer e aprofundar no tema. O professor deverá explicar
para os alunos os principais ciclos biogeoquímicos para melhor compreensão,
deixando espaço para que eles pontuem o que foi pesquisado (1. ciclo da água, 2. do carbono, 3. do oxigênio, 4. Nitrogênio). Etapa23: Indo
mais além (10min) UtilIzar o material de apoio para
acrescentar as informações obtidas. https://www.youtube.com/watch?v=q2nWZskxkvU e https://drive.google.com/file/d/1OWQYklVX3SAm-O_nShjBOKLjRIYxd9Px/view?usp=sharing Etapa
24: Verificando a Aprendizagem (10min)/Para Casa Solicite que os alunos façam o mapa mental dos ciclos biogeoquímicos. Elaboração: Cristiane, Elane,
Eliete e Mary Coordenação e colaboração: Nilsilane. Obs:
Na próxima sequência deverá abrir espaço para a apresentação dos mapas. Segue
sugestões de outras atividades referentes aos objetos de conhecimento
estudados. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( )
Outros:_______________________________________________________________________
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (179 e 180)
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; (X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( )
Outros:__________________________________________________________ |
EXERCÍCIOS – ETAPA 08
1. Observe os
íons Na+ e Cl-
a)
Qual deles é um cátion? Justifique.
b) Qual
deles é um ânion? Justifique.
2. Explique o que
acontece com os átomos, para adquirir estabilidade, que têm:
a)
mais de 4 elétrons na última
camada;___________________________
b)
de 1 a 3 elétrons na última
camada;_____________________________
3. Determine os
tipos de ligação química que formam as substâncias abaixo.
a) Água (H2O)
b) Fluoreto de
potássio (KF)
c) Gás oxigênio
(O2)
d) Cloreto de
potássio (KCl)
e) Glicose
(C6H12O6)
f) Fio de cobre
(Cu)
4. Leia o texto e, em seguida, responda às questões.
O equilíbrio hídrico do organismo
humano depende da concentração de alguns íons como os de sódio, ou seja, a
quantidade desses íons determina o volume de solvente necessário para regular
as funções do corpo. O cloreto de sódio é formado pela união de cátions sódio e
ânions cloreto. No entanto, o sódio metálico, formado por átomos neutros de
sódio, não deve ser ingerido, pois seu contato com a pele ou as mucosas causa
graves queimaduras.
a) Em relação às
partículas que os formam, o que há em comum e o que há de diferente entre um
átomo neutro de sódio e um cátion sódio?
b) O sódio
presente no cloreto de sódio pode ser considerado a mesma substância que o
sódio metálico? Explique.
3. Associe o nome
das ligações químicas aos conceitos correspondentes (I, II e III).
( ) Covalente
( ) Metálica
( ) Iônica
I. Cátions unidos e envoltos por um
conjunto de elétrons em movimento.
II. Atração
elétrica entre íons com cargas de sinais contrários.
III.
Compartilhamento de pares de elétrons.
5. O selênio e o
enxofre pertencem à família VI A da tabela periódica. Sendo assim, o seleneto e
o sulfeto de hidrogênio são representados, respectivamente pelas fórmulas:
a) HSe e HS
b) H2Se e HS
c) HSe e H2S
d) H2Se e H2S
e) H3Se e H3S
6. O dióxido de carbono (CO2) é um gás
essencial no globo terrestre. Sem a presença desse gás, o globo seria gelado e
vazio. Porém, quando ele é inalado em concentração superior a 10%, pode levar o
indivíduo à morte por asfixia. Esse gás apresenta em sua molécula um número de
ligações covalentes igual a:
a) 4
b) 1
c) 2
d) 3
e) 0
7. O cloreto de sódio (NaCl), o pentano
(C5H12) e álcool comum (CH3 CH2OH) têm suas estruturas constituídas ,
respectivamente, por ligações:
a) iônicas, covalentes e covalentes
b) covalentes, covalentes e covalentes
c) iônicas, covalentes e iônicas
d) covalentes, iônicas e iônicas
e) iônicas, iônicas e iônicas
8. Marque a alternativa em que todos os
compostos possuem somente ligações iônicas:
a) CaO,
MgCl2, HCl
b) NaCl,
CaCl2, CaO
c) PF3,
NaCl, NH3
d) Na2O,
SrCl2, H2O
e)
O2, NH3, MgCl2
9. Consulte a tabela periódica para
representar por esquemas a união (ligação) entre os átomos de:
a)
Alumínio (Al) e Oxigênio (O);
b)
Sódio (Na) e Bromo (Br);
c)
Cálcio (Ca) e Cloro (Cl);
d)
Cloro (Cl) e Flúor (F);
e) Zinco
(Zn) e Fósforo (P);
10. Classifique em covalentes ou
eletrovalentes as ligações químicas dos compostos abaixo (descubra antes,
observando na tabela, se os elementos combinados são metais ou não metais).
a) Br2:____________________________
b) CoAs:__________________________
c) Mo
I:______________________________
d) H2O:
______________________________
e) H2Te:______________________________
f)
Mn3P2:_____________________________
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