III Aula de Ciências a Distância 9º Ano


9º Ano: A Localização da Terra no Universo

Essa proposta tem como objetivos de aprendizagem identificar o endereço da Terra no Universo e relacionar a Terra dentro de uma organização na qual os astros se encontram.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular a ser desenvolvida é:
(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

ATIVIDADE 1:  Sondagem Inicial
Esse bilhete foi encontrado sob a mesa de jantar.
“Rua Luís Augusto, 880-Bairro Santo Agostinho-São Paulo-SP-Brasil.”
·         O que está escrito nele? O que isso significa?
·         Existe alguma organização na forma como ele é apresentado?
·         Qual o endereço da Terra?
Anote a resposta dessa última questão para comparar no final da atividade.

ATIVIDADE 2: Hora do Jogo
A proposta é realizar o jogo das Conexões.
Siga as orientações: É um jogo de cartas onde cada jogador receberá um conjunto de cartas. Nestas cartas eles encontrarão algumas informações, podem ser o nome de um planeta, uma estrela, galáxia ou algum outro astro do Universo. Além do tema central da carta, haverá uma referência a um segundo astro que deverá ser buscado e conectado.
Por exemplo: um jogador  irá receber a carta Terra. Além da informação central (Terra), escrita no centro da carta, estará escrito “terra, planeta no qual habitamos, pertence a um grupo de planetas chamado de ...”. Este jogador deverá buscar a carta dos planetas rochosos e, por sua vez, estará buscando uma outra carta e assim sucessivamente. Cada jogador deverá baixar uma carta por vez e tentar fazer conexões com as que já foram baixadas pelos colegas. Caso todos tenham baixado uma carta e não tenha sido possível realizar alguma conexão, o primeiro jogador deve recolher a carta que havia baixado e baixar uma nova. Sempre que houver uma conexão, as cartas conectadas devem ser colocadas no centro da mesa e organizadas como se fossem um organograma.
Este jogo é colaborativo, não possui um vencedor. Todos devem jogar buscando atingir o objetivo final, que é juntar todas as cartas no centro da mesa e, assim, terão completado a sequência lógica de organização dos astros no Universo (do menor para o maior). Dessa forma, eles poderão visualizar uma espécie de organograma do Universo.
Após o jogo reescreva o organograma no caderno, ele está na última página do material, não esqueça de colocar data e titulo na atividade. Agora, veja se sua resposta da Atividade 1 está correta. Caso esteja errada, não apague, mas, escreva a correta abaixo.   

ATIVIDADE 3:  Vídeos
Assista o vídeo, numa forma animada e dinâmica, a localização da Terra no Universo, passando pelas diversas organizações, disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=j1crDQQ7b5w. Em seguida veja o vídeo sobre a escala do Universo, disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=E-w_9c6muRM.
Produza um pequeno texto sobre os dois vídeos, ressaltando as informações mais significativas, dentre elas, apresente respostas para quão grande é o raio de sol em relação ao dos planetas, quão distante está o Sol dos outros planetas, e, a distância entre os astros do sistema solar são as mesmas?

ATIVIDADE 4: Pesquisa
Pesquisa utilizando a internet sobre a classificação dos Planetas para preencher a tabela abaixo.
Classificação
Planetas
Características



Rochosos









Gasosos












Anões










Nenhum comentário:

Postar um comentário