9º Ano: A Localização da Terra no Universo
Essa proposta tem como objetivos de aprendizagem identificar o endereço
da Terra no Universo e relacionar a Terra dentro de uma organização na qual os
astros se encontram.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular a ser desenvolvida é:
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular a ser desenvolvida é:
(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol,
planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a
localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo
(apenas uma galáxia dentre bilhões).
ATIVIDADE 1: Sondagem
Inicial
Esse bilhete foi
encontrado sob a mesa de jantar.
“Rua Luís Augusto,
880-Bairro Santo Agostinho-São Paulo-SP-Brasil.”
·
O que está
escrito nele? O que isso significa?
·
Existe alguma
organização na forma como ele é apresentado?
·
Qual o
endereço da Terra?
Anote a resposta dessa
última questão para comparar no final da atividade.
ATIVIDADE 2: Hora do Jogo
A proposta é realizar o
jogo das Conexões.
Siga as orientações: É um
jogo de cartas onde cada jogador receberá um conjunto de cartas. Nestas cartas
eles encontrarão algumas informações, podem ser o nome de um planeta, uma
estrela, galáxia ou algum outro astro do Universo. Além do tema central da
carta, haverá uma referência a um segundo astro que deverá ser buscado e
conectado.
Por exemplo: um
jogador irá receber a carta Terra. Além
da informação central (Terra), escrita no centro da carta, estará escrito
“terra, planeta no qual habitamos, pertence a um grupo de planetas chamado de
...”. Este jogador deverá buscar a carta dos planetas rochosos e, por sua vez,
estará buscando uma outra carta e assim sucessivamente. Cada jogador deverá
baixar uma carta por vez e tentar fazer conexões com as que já foram baixadas
pelos colegas. Caso todos tenham baixado uma carta e não tenha sido possível
realizar alguma conexão, o primeiro jogador deve recolher a carta que havia
baixado e baixar uma nova. Sempre que houver uma conexão, as cartas conectadas
devem ser colocadas no centro da mesa e organizadas como se fossem um
organograma.
Este jogo é colaborativo,
não possui um vencedor. Todos devem jogar buscando atingir o objetivo final,
que é juntar todas as cartas no centro da mesa e, assim, terão completado a
sequência lógica de organização dos astros no Universo (do menor para o maior).
Dessa forma, eles poderão visualizar uma espécie de organograma do Universo.
Acesse
o material do jogo disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vHKcHbbTyAaHkSZwTwg5JnZaFaAkZw9rzAgPMXryJzZvBxzyyeN2tQE8NvUe/material-para-impressao-jogo-das-conexoes.
Após
o jogo reescreva o organograma no caderno, ele está na última página do
material, não esqueça de colocar data e titulo na atividade. Agora, veja se sua
resposta da Atividade 1 está correta. Caso esteja errada, não apague, mas,
escreva a correta abaixo.
ATIVIDADE 3: Vídeos
Assista
o vídeo, numa forma animada e dinâmica, a localização da Terra no Universo,
passando pelas diversas organizações, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j1crDQQ7b5w. Em seguida veja o vídeo
sobre a escala do Universo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E-w_9c6muRM.
Produza
um pequeno texto sobre os dois vídeos, ressaltando as informações mais
significativas, dentre elas, apresente respostas para quão grande é o raio de
sol em relação ao dos planetas, quão distante está o Sol dos outros planetas,
e, a distância entre os astros do sistema solar são as mesmas?
ATIVIDADE 4: Pesquisa
Pesquisa
utilizando a internet sobre a classificação dos Planetas para preencher a
tabela abaixo.
Classificação
|
Planetas
|
Características
|
Rochosos
|
|
|
Gasosos
|
|
|
Anões
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário