11ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
CIÊNCIAS |
|
Tema: Hereditariedade |
Unidade
Temática:
Matéria
e Energia. Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: Ideias evolucionistas; A luta pela
sobrevivência dos seres vivos e os recursos limitados.; As ideias de Darwin e
Lamarck ; Seleção natural e artificial.
|
|
Ano: 9º Período: 14 a 29/11 Nº de
Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin
apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e
diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade
biológica. (EF09CI11) Discutir a
evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural
sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (EF09CI01BA) Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e
civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra. (EF09CI02BA)
Produzir evidências para questionar a validade da geração espontânea por meio
da história da ciência. (EF09CI03BA) Identificar e se posicionar sobre
as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra. (EF09CI05IT)
Compreender os mecanismos e a importância de selecionar características
desejáveis em animais e plantas de interesse econômico e ambiental. (EF09CI06IT)
Reconhecer que a mutação pode
gerar o aparecimento de características que sejam favoráveis ou não a
sobrevivência de um indivíduo implicando no processo evolutivo. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Incitar o pensamento crítico sobre
a evolução em relação ao ser humano enquanto ser consciente de sua
existência. Abordar os conceitos, princípios e mecanismos básicos que
contribuíram para o conhecimento atual em relação às teorias evolutivas.
Através das metodologias, enfatizar a temática de forma abrangente e direta,
apontando conteúdos fundamentais para o conhecimento básico referente às
teorias e conceitos envolvidos no conjunto histórico-cultural das teorias
evolutivas. Esclarecer conceitos e criar vias que possibilitem o entendimento
da evolução biológica, compreendendo a situação atual do tema e a importância
de ser debatido, não apenas em âmbito escolar, mas sim dentro de um contexto
social. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA O1 Tema: Diferenças entre as espécies Etapa 01: Levantamento de
conhecimentos prévios - Parte I (15 min) Para
começar a abordar a evolução biológica, peça que os alunos desenhem
rapidamente 3 seres vivos diferentes no caderno, em seguida, questione: quais
diferenças os seres desenhados apresentam entre si? Como surgiram as
diferentes espécies que conhecemos? Explore o conhecimento prévio dos
estudantes para seguir para a próxima etapa. Nessa etapa também pode ser
utilizado o livro “A Conquista Ciências, 9º ano”, páginas 98 e 99, faça os
questionamentos sugeridos. Acolha as respostas. Etapa 02: Para início de conversa (20 min) Trabalhe
em formato de aula expositiva dialogada para abordar os conceitos de fixismo
e transformismo, utilize como suporte o livro didático “A Conquista Ciências,
9º ano”, páginas 100 e 101. Converse com os estudantes e pergunte se eles
concordam com o questionamento que os cientistas da época fizeram sobre o
fixismo. Atenção! O
estudo da evolução costuma ser polêmico. Por isso, desde o início, é
importante esclarecer que a evolução será apresentada do ponto de vista
científico, não sendo a intenção discutir filosofia, ideologia e religião. A
evolução biológica é uma teoria unificadora da Biologia, isto é, por meio
dela, é possível explicar e prever diversos fenômenos, processos e eventos
biológicos. Nesse momento, vale lembrar que uma teoria é uma explicação
abrangente de algum aspecto da natureza que é apoiado por um vasto conjunto
de evidências. Explique que o processo de evolução biológica é lento e
gradual e, por isso, não é comum observarmos o surgimento de uma nova espécie
em um curto período de tempo, como o tempo de vida de um ser humano. Etapa 03: Verificação da
Aprendizagem (15 min) Oriente
os estudantes na execução da atividade da página 101 do livro didático. Em seguida
faça a correção. AULA
02 Tema:
Lamarckismo Etapa 04:
Mão na Massa I (35 min) Mão na massa: no
link a seguir você encontra uma atividade que será utilizada para
introduzir as ideias de Lamarck. Divida os estudantes em pequenos grupos e
distribua uma ficha para cada. Eles deverão fazer a leitura da condição que
lhes foi apresentada e formular quais características as aves precisariam
adquirir para sobreviver em um ambiente que se modificou. Em seguida peça
para que os grupos apresentem suas respostas, oriente-os para que eles
questionem também seus colegas ou que sugiram modificações que não foram
citadas. Etapa
05: Sistematizando o Conhecimento (15 min) Após o debate, organize
os seguintes conhecimentos que foram apresentados durante a atividade: a) os
animais modificam-se para conseguir sobreviver no meio em que vivem; b) o
conjunto de mudanças com o passar dos anos, gera a evolução dos organismos;
c) nas ideias de Lamarck, essas mudanças são intencionais. Você deve fazer
uma sistematização de que há uma teoria evolutiva, proposta por Jean Baptiste
Lamarck que propunha que os organismos poderiam, intencionalmente, ir mudando
suas características para conseguir se adaptar e sobreviver às mudanças do
meio em que viviam. Foi isso que os grupos fizeram nessa atividade. Para
Lamarck, o conjunto dessas alterações permitia que os seres vivos fossem se
tornando diferentes uns dos outros e, assim, as espécies iam evoluindo. Você
pode retomar a questão disparadora e solicitar que os alunos comparem os
registros das explicações construídas no Mão na Massa com a visão de Lamarck
diante dessa situação (como Lamarck responderia a essa questão?). Utilize
o livro didático, páginas 102 e 103 para aprofundar sobre Lamarck e suas
leis. AULA
03 Tema:
Darwin Etapa 06:
Levantamento de Conhecimentos Prévios
Parte II (10 min) No link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1GYwnwvDfAVGGejT5y_yKYB7QGBRe_Wyt/view?usp=sharing você
encontra a proposta de uma abordagem inicial para tratar das ideias
evolucionistas de Darwin. Mostre a imagem para os estudantes e faça os
questionamentos que estão ao lado da imagem. Acolha as respostas que surgirem
e dê encaminhamento a organização do conhecimento a partir das respostas. Etapa 07:
Aula Expositiva Dialogada (25 min) Comente que os
pesquisadores Charles Darwin e Alfred Russel Wallace possuem algumas ideias
diferentes entre si, mas ambos acreditavam na importância do meio para
selecionar as características mais favoráveis dos indivíduos de uma
população. Suas ideias constituem uma teoria evolutiva, chamada de seleção
natural. Na seleção natural o meio tem uma influência muito grande para
selecionar as características mais favoráveis à sobrevivência: se o ambiente
se modificar, como no caso dos insetos, o aparecimento de musgos verdes na
árvore, pode ser que outras características (como a cor verde dos insetos)
sejam favoráveis. Utilize o livro “A Conquista Ciências, 9º ano” página 104
até 109 para aprofundar sobre as ideias evolucionistas de Darwin. Explore
bastante o infográfico das páginas 104 e 105. Etapa 08:
Verificando a aprendizagem (15min) Propor a realização da
atividade do livro “A Conquista Ciências, 9º ano”, página 110, do 1 ao 2. AULA 04 Tema:
Viemos do Macaco? Etapa 09:
Correção da atividade (10 min) Aproveitar esse momento
para dirimir possíveis dúvidas relacionadas pelos estudantes. Etapa 10:
Leitura e Interpretação (30 min) Orientar uma leitura
coletiva do texto “Viemos do Macaco?”, da página 111 do livro didático, faça
uma discussão do que foi lido, é uma ótima oportunidade de quebrar algumas
ideias equivocadas de que “o homem veio do macaco”, e, em seguida proponha a
execução da atividade. Etapa 11:
Para casa (10 min) Para auxiliar na
compreensão sobre o tema, indique aos estudantes que assistam o filme “O
desafio de Darwin”, que trata da trajetória de Darwin próximo ao ano de 1957/58. vídeo
se encontra disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Iye1hB6zdeE.
Solicitar aos estudantes que respondam os seguintes questionamentos após
assistirem ao filme:
AULA 05 Tema: Árvores Filogenéticas Etapa 12:
Compartilhando Saberes (15 min) Proponha uma roda de
conversa para discutirem sobre o filme, a partir da socialização das
respostas. Etapa
13: Aprofundando no Tema (15 min) Uma das ideias que
sustentam a evolução biológica é de um ancestral em comum que deu origem a
todas as espécies. Para entender que o processo de evolução não é rápido e
linear, mas sim gradual e contínuo, as árvores filogenéticas são uma
ferramenta que facilitam essa compreensão. Utilize o livro didático, páginas
108 e 109 para aprofundar sobre as árvores filogenéticas. Etapa 14:
Mão na Massa II (20 min) A África é um
importante local de achados fósseis sobre a história humana. O texto
“Evolução Humana” das páginas 124 e 125 do livro didático traz mais
informações a esse respeito, após essa explanação, oriente os estudantes na
construção de uma árvore filogenética para espécie humana, capriche!! Aproveite
para construir com os estudantes, fósseis. Você poderá sugerir que façam em
casa, porém, oriente-os a partir de vídeos. AULA
06 Tema: Teoria
Sintética da Evolução Etapa
15: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte III (10 min) Questione os alunos: qual conhecimento de genética que
Darwin tinha na época que escreveu suas teorias? Vamos imaginar a seguinte
situação: você tem a oportunidade de complementar os estudos de Darwin,
explicando, com ajuda dos estudos em genética, como que é possível ocorrer o
processo de evolução biológica. Como você explicaria? Acolha as respostas dos
estudantes para relacionar as respostas com o próximo objeto de conhecimento. Etapa
16: Aprofundando no Tema (20 min) Fazer uma ala
expositiva dialogada sobre Teoria Sintética da Evolução, disponível nas
páginas 112, 113 e 114 do livro didático. Essa dupla de páginas e a página
seguinte fornecem subsídios para os estudantes discutirem a evolução e a
diversidade das espécies e cooperam para o desenvolvimento da habilidade EF09CI11. Explique que as ideias de
Darwin e Wallace só foram completa mente compreendidas depois do entendimento
do processo da hereditariedade e dos avanços na área de Genética. O
darwinismo considerava variações entre os indivíduos de uma população, mas
não foi capaz de explicar o que causava essas variações. Isso só foi
explicado depois da compreensão da existência de mutações, que são alterações
que acontecem ao acaso, e da variabilidade genética decorrente da reprodução
sexuada. Esclareça que as mutações não ocorrem com o propósito de conferir
uma vantagem a um indivíduo. Etapa 17: Verificando a Aprendizagem
(10 min) Propor a realização da atividade do livro “A
Conquista Ciências, 9º ano”,
página 115. ATENÇÃO: Professor, providencie o material para
aula prática do dia seguinte! AULA 07 TEMA:
Seleção Natural Etapa 18: Correção da Atividade (15
min) Aproveitar esse momento para dirimir possíveis dúvidas
relacionadas pelos estudantes. Etapa 19: Mão na Massa III (35
min) Reúna com 3 ou mais colegas para desenvolver as atividades
práticas sobre Seleção Natural, seguir as orientações das páginas 126, 120 e 121
do livro didático. Fazer um vídeo bem legal desenvolvendo a dinâmica do bico
das aves e enviar ao professor. AULA
08 Tema: Adaptação Genética Etapa 20: Leitura e interpretação
(30 min) Convidar os estudantes a realizarem a leitura do texto “O
Salto Evolutivo do SARS-COV-2”, disponível na página 116 do livro didático, poderá
ser silenciosa ou compartilhada. Em seguida discutir sobre o texto para
facilitar a interpretação. Mas, antes, para iniciar a conversa
sobre o tema proposto nessa atividade, pergunte aos estudantes o que eles se
lembram da pandemia do SARS-CoV-2, causador da covid-19. Permita que eles se
expressem livremente por alguns minutos. Devido à alta capacidade de esse
vírus infectar humanos, foi instaurada a quarentena, na tentativa de impedir
a transmissão da doença. Esse assunto possibilita desenvolver o TCT Saúde. Após a discussão dê continuidade com a temática,
aprofundando um pouco mais sobre evidências da evolução (página 117 e 118).
Após esse momento, propor a resolução das questões das páginas 116 e 119. Etapa 21: Correção da Atividade
(20 min) Aproveitar esse momento para dirimir possíveis dúvidas
relacionadas pelos estudantes. Elaboração: Cristiani Maria Rocha,
Djullie Tomé, Márcia Carvalho. Colaboração
e revisão: Nilsilane |
|
RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( )
Outros:______________________ |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (99, 101, 103, 110, 111, 115, 116,
119, 120, 121, 124 e 125) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da
participação; (
)Outros:___________________________________ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário