11ª SD Cie 9º Ano 2024

 

11ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema: Hereditariedade

Unidade Temática: Matéria e Energia. Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Ideias evolucionistas; A luta pela sobrevivência dos seres vivos e os recursos limitados.; As ideias de Darwin e Lamarck ; Seleção natural e artificial. 

 

     Ano: 9º                                                Período: 14 a 29/11                                       Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

(EF09CI01BA) Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra. (EF09CI02BA) Produzir evidências para questionar a validade da geração espontânea por meio da história da ciência. (EF09CI03BA) Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra. (EF09CI05IT) Compreender os mecanismos e a importância de selecionar características desejáveis em animais e plantas de interesse econômico e ambiental. (EF09CI06IT) Reconhecer que a mutação pode gerar o aparecimento de características que sejam favoráveis ou não a sobrevivência de um indivíduo implicando no processo evolutivo. 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Incitar o pensamento crítico sobre a evolução em relação ao ser humano enquanto ser consciente de sua existência. Abordar os conceitos, princípios e mecanismos básicos que contribuíram para o conhecimento atual em relação às teorias evolutivas. Através das metodologias, enfatizar a temática de forma abrangente e direta, apontando conteúdos fundamentais para o conhecimento básico referente às teorias e conceitos envolvidos no conjunto histórico-cultural das teorias evolutivas. Esclarecer conceitos e criar vias que possibilitem o entendimento da evolução biológica, compreendendo a situação atual do tema e a importância de ser debatido, não apenas em âmbito escolar, mas sim dentro de um contexto social.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA O1

Tema: Diferenças entre as espécies

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios - Parte I (15 min)

Para começar a abordar a evolução biológica, peça que os alunos desenhem rapidamente 3 seres vivos diferentes no caderno, em seguida, questione: quais diferenças os seres desenhados apresentam entre si? Como surgiram as diferentes espécies que conhecemos? Explore o conhecimento prévio dos estudantes para seguir para a próxima etapa. Nessa etapa também pode ser utilizado o livro “A Conquista Ciências, 9º ano”, páginas 98 e 99, faça os questionamentos sugeridos. Acolha as respostas.

 

Etapa 02:  Para início de conversa (20 min)

Trabalhe em formato de aula expositiva dialogada para abordar os conceitos de fixismo e transformismo, utilize como suporte o livro didático “A Conquista Ciências, 9º ano”, páginas 100 e 101. Converse com os estudantes e pergunte se eles concordam com o questionamento que os cientistas da época fizeram sobre o fixismo.

Atenção! O estudo da evolução costuma ser polêmico. Por isso, desde o início, é importante esclarecer que a evolução será apresentada do ponto de vista científico, não sendo a intenção discutir filosofia, ideologia e religião. A evolução biológica é uma teoria unificadora da Biologia, isto é, por meio dela, é possível explicar e prever diversos fenômenos, processos e eventos biológicos. Nesse momento, vale lembrar que uma teoria é uma explicação abrangente de algum aspecto da natureza que é apoiado por um vasto conjunto de evidências. Explique que o processo de evolução biológica é lento e gradual e, por isso, não é comum observarmos o surgimento de uma nova espécie em um curto período de tempo, como o tempo de vida de um ser humano.

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Oriente os estudantes na execução da atividade da página 101 do livro didático. Em seguida faça a correção.

 

AULA 02

 

Tema: Lamarckismo

 

Etapa 04: Mão na Massa I (35 min)

Mão na massa: no link a seguir você encontra uma atividade que será utilizada para introduzir as ideias de Lamarck. Divida os estudantes em pequenos grupos e distribua uma ficha para cada. Eles deverão fazer a leitura da condição que lhes foi apresentada e formular quais características as aves precisariam adquirir para sobreviver em um ambiente que se modificou. Em seguida peça para que os grupos apresentem suas respostas, oriente-os para que eles questionem também seus colegas ou que sugiram modificações que não foram citadas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q66mWhFuCsPC5TACgZ8msHQ7vJuXJmvjADEHzksnjnSJTPdbqtmQuv8AyhYM/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-10ve03

 

Etapa 05: Sistematizando o Conhecimento (15 min)

Após o debate, organize os seguintes conhecimentos que foram apresentados durante a atividade: a) os animais modificam-se para conseguir sobreviver no meio em que vivem; b) o conjunto de mudanças com o passar dos anos, gera a evolução dos organismos; c) nas ideias de Lamarck, essas mudanças são intencionais. Você deve fazer uma sistematização de que há uma teoria evolutiva, proposta por Jean Baptiste Lamarck que propunha que os organismos poderiam, intencionalmente, ir mudando suas características para conseguir se adaptar e sobreviver às mudanças do meio em que viviam. Foi isso que os grupos fizeram nessa atividade. Para Lamarck, o conjunto dessas alterações permitia que os seres vivos fossem se tornando diferentes uns dos outros e, assim, as espécies iam evoluindo. Você pode retomar a questão disparadora e solicitar que os alunos comparem os registros das explicações construídas no Mão na Massa com a visão de Lamarck diante dessa situação (como Lamarck responderia a essa questão?). Utilize o livro didático, páginas 102 e 103 para aprofundar sobre Lamarck e suas leis.

 

AULA 03

 

Tema: Darwin

 

Etapa 06: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte II (10 min)

No link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1GYwnwvDfAVGGejT5y_yKYB7QGBRe_Wyt/view?usp=sharing você encontra a proposta de uma abordagem inicial para tratar das ideias evolucionistas de Darwin. Mostre a imagem para os estudantes e faça os questionamentos que estão ao lado da imagem. Acolha as respostas que surgirem e dê encaminhamento a organização do conhecimento a partir das respostas.

 

Etapa 07: Aula Expositiva Dialogada (25 min)

Comente que os pesquisadores Charles Darwin e Alfred Russel Wallace possuem algumas ideias diferentes entre si, mas ambos acreditavam na importância do meio para selecionar as características mais favoráveis dos indivíduos de uma população. Suas ideias constituem uma teoria evolutiva, chamada de seleção natural. Na seleção natural o meio tem uma influência muito grande para selecionar as características mais favoráveis à sobrevivência: se o ambiente se modificar, como no caso dos insetos, o aparecimento de musgos verdes na árvore, pode ser que outras características (como a cor verde dos insetos) sejam favoráveis. Utilize o livro “A Conquista Ciências, 9º ano” página 104 até 109 para aprofundar sobre as ideias evolucionistas de Darwin. Explore bastante o infográfico das páginas 104 e 105.

 

Etapa 08: Verificando a aprendizagem (15min)

Propor a realização da atividade do livro “A Conquista Ciências, 9º ano”, página 110, do 1 ao 2.

 

 

AULA 04

 

Tema: Viemos do Macaco?

 

Etapa 09: Correção da atividade (10 min)

Aproveitar esse momento para dirimir possíveis dúvidas relacionadas pelos estudantes.

 

Etapa 10: Leitura e Interpretação (30 min)

Orientar uma leitura coletiva do texto “Viemos do Macaco?”, da página 111 do livro didático, faça uma discussão do que foi lido, é uma ótima oportunidade de quebrar algumas ideias equivocadas de que “o homem veio do macaco”, e, em seguida proponha a execução da atividade.

 

Etapa 11: Para casa (10 min)

Para auxiliar na compreensão sobre o tema, indique aos estudantes que assistam o filme “O desafio de Darwin”, que trata da trajetória de Darwin próximo ao ano de 1957/58.  vídeo se encontra disponível no link:  https://www.youtube.com/watch?v=Iye1hB6zdeE. Solicitar aos estudantes que respondam os seguintes questionamentos após assistirem ao filme:

 

  1. Qual o nome da teoria defendida por Charles Darwin?
  2. Qual o peso sua teoria teve diante da comunidade científica e religiosa?
  3. Como ele obteve informações para formular essa teoria?
  4. Darwin esperava publicar suas ideias em um único grande livro, qual o nome dele?
  5. Na sua opinião, qual a justificativa para o filme se chamar “O desafio de Darwin”? Qual era esse desafio?
  6. Qual o motivo retratado no filme que levou a Darwin a “perder sua fé”?
  7. Qual é a relação de Darwin com Wallace retratada no filme?

 

AULA 05

 

Tema: Árvores Filogenéticas

 

Etapa 12: Compartilhando Saberes (15 min)

Proponha uma roda de conversa para discutirem sobre o filme, a partir da socialização das respostas.

 

Etapa 13: Aprofundando no Tema (15 min)

Uma das ideias que sustentam a evolução biológica é de um ancestral em comum que deu origem a todas as espécies. Para entender que o processo de evolução não é rápido e linear, mas sim gradual e contínuo, as árvores filogenéticas são uma ferramenta que facilitam essa compreensão. Utilize o livro didático, páginas 108 e 109 para aprofundar sobre as árvores filogenéticas.

 

Etapa 14: Mão na Massa II (20 min)

A África é um importante local de achados fósseis sobre a história humana. O texto “Evolução Humana” das páginas 124 e 125 do livro didático traz mais informações a esse respeito, após essa explanação, oriente os estudantes na construção de uma árvore filogenética para espécie humana, capriche!! Aproveite para construir com os estudantes, fósseis. Você poderá sugerir que façam em casa, porém, oriente-os a partir de vídeos.

 

 

AULA 06

 

Tema: Teoria Sintética da Evolução

 

Etapa 15: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte III (10 min)

Questione os alunos: qual conhecimento de genética que Darwin tinha na época que escreveu suas teorias? Vamos imaginar a seguinte situação: você tem a oportunidade de complementar os estudos de Darwin, explicando, com ajuda dos estudos em genética, como que é possível ocorrer o processo de evolução biológica. Como você explicaria? Acolha as respostas dos estudantes para relacionar as respostas com o próximo objeto de conhecimento.

 

Etapa 16: Aprofundando no Tema (20 min)

Fazer uma ala expositiva dialogada sobre Teoria Sintética da Evolução, disponível nas páginas 112, 113 e 114 do livro didático. Essa dupla de páginas e a página seguinte fornecem subsídios para os estudantes discutirem a evolução e a diversidade das espécies e cooperam para o desenvolvimento da habilidade EF09CI11. Explique que as ideias de Darwin e Wallace só foram completa mente compreendidas depois do entendimento do processo da hereditariedade e dos avanços na área de Genética. O darwinismo considerava variações entre os indivíduos de uma população, mas não foi capaz de explicar o que causava essas variações. Isso só foi explicado depois da compreensão da existência de mutações, que são alterações que acontecem ao acaso, e da variabilidade genética decorrente da reprodução sexuada. Esclareça que as mutações não ocorrem com o propósito de conferir uma vantagem a um indivíduo.

 

Etapa 17: Verificando a Aprendizagem (10 min)

Propor a realização da atividade do livro “A Conquista Ciências, 9º ano”, página 115.

 

 

ATENÇÃO: Professor, providencie o material para aula prática do dia seguinte!

 

AULA 07

 

 

TEMA: Seleção Natural

 

Etapa 18: Correção da Atividade (15 min)

Aproveitar esse momento para dirimir possíveis dúvidas relacionadas pelos estudantes.

 

Etapa 19: Mão na Massa III (35 min)

Reúna com 3 ou mais colegas para desenvolver as atividades práticas sobre Seleção Natural, seguir as orientações das páginas 126, 120 e 121 do livro didático. Fazer um vídeo bem legal desenvolvendo a dinâmica do bico das aves e enviar ao professor.

 

AULA 08

 

Tema: Adaptação Genética

 

Etapa 20: Leitura e interpretação (30 min)

Convidar os estudantes a realizarem a leitura do texto “O Salto Evolutivo do SARS-COV-2”, disponível na página 116 do livro didático, poderá ser silenciosa ou compartilhada. Em seguida discutir sobre o texto para facilitar a interpretação. Mas, antes, para iniciar a conversa sobre o tema proposto nessa atividade, pergunte aos estudantes o que eles se lembram da pandemia do SARS-CoV-2, causador da covid-19. Permita que eles se expressem livremente por alguns minutos. Devido à alta capacidade de esse vírus infectar humanos, foi instaurada a quarentena, na tentativa de impedir a transmissão da doença. Esse assunto possibilita desenvolver o TCT Saúde.

Após a discussão dê continuidade com a temática, aprofundando um pouco mais sobre evidências da evolução (página 117 e 118). Após esse momento, propor a resolução das questões das páginas 116 e 119.

 

Etapa 21: Correção da Atividade (20 min)

 

Aproveitar esse momento para dirimir possíveis dúvidas relacionadas pelos estudantes.

 

 

 

Elaboração: Cristiani Maria Rocha, Djullie Tomé, Márcia Carvalho.

 

Colaboração e revisão: Nilsilane

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (  ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:______________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (99, 101, 103, 110, 111, 115, 116, 119, 120, 121, 124 e 125)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação;  (   )Outros:___________________________________

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário