9º Ano: A Localização da Terra no Universo
Período: 29/04 a 05/05
Essa proposta tem como objetivos de aprendizagem identificar o endereço
da Terra no Universo e relacionar a Terra dentro de uma organização na qual os
astros se encontram.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular a ser desenvolvida é:
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular a ser desenvolvida é:
(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol,
planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a
localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo
(apenas uma galáxia dentre bilhões).
ATIVIDADE 1: Reflita
sobre as questões abaixo
Qual o tamanho do Universo?
Qual a composição do Universo? Onde o Sistema Solar está inserido? Como é
possível obter imagens de planetas e galáxias distantes? Que tipos de
equipamentos são usados?
ATIVIDADE 2: Aprofundando
sobre o Tema
Assista os vídeos ABC da
Astronomia e Viajando
pela VIA LÁCTEA - conhecendo a NOSSA galáxia, através dos links https://www.youtube.com/watch?v=p_H3tfjSo3k para
entender um pouco mais sobre o assunto https://www.youtube.com/watch?v=LA_UqH7IwOg.
ATIVIDADE 3: Pesquisa Orientada
Somos
feitos dos mesmos materiais que compõem as estrelas, por isso, podemos dizer que
somos pó de estrela. Além de poética, a frase está cientificamente correta e
traz consigo uma relação que temos com os astros do céu. Nosso vínculo com o
Sol e as outras estrelas, com a Lua e os cometas está presente na vida do ser humano
desde as primeiras civilizações e até hoje influencia diversas áreas de nossa
vida. Ao observar a fotografia da Via Láctea, de certa maneira, estamos olhando
para nossas origens, o lugar de onde viemos e, quem sabe um dia, para onde voltaremos.
1.
Você já ouviu falar em Astrofotografia? Pesquise e anote a respeito.
2.
O que são exoplanetas?
3.
Em sua opinião, quais são os fatores necessários para um planeta sustentar
vida?
4.
Qual é a importância de instrumentos como os telescópios para a Astronomia?
5.
Na época em que Nicolau Copérnico propôs seu modelo heliocêntrico, houve
grandes manifestações na sociedade contrárias a ele. Faça uma pesquisa sobre o
que ocorreu nesse momento da história da Ciência e da humanidade, buscando
informações sobre os motivos que levaram a essa negação do modelo heliocêntrico
na época.
6.
Aproveite a pesquisa do item 5 e anote as definições sobre Heliocentrismo e
Geocentrismo. Ilustre os modelos.
7.
Copie as frases abaixo e corrija-as, se necessário.
a)
Segundo as proposições de Aristóteles e Ptolomeu, a Terra estava em movimento ao
redor do Sol.
b)
Os estudos propostos por Galileu Galilei e Johanner Kepler confirmaram o modelo
geocêntrico proposto por Nicolau Copérnico, no qual a Terra se movia ao redor
do Sol.
8.
Leia as características a seguir e, em seu caderno, relacione-as com os
planetas aos quais
pertencem.
I. Rochoso; atmosfera com gases de efeito
estufa; presença de água em abundância no estado líquido.
II. Gasoso; localiza-se logo após o cinturão de asteroides;
rotação rápida que ocasiona liberação de calor próprio.
III. Rochoso; solo com presença de minerais de
ferro; dia terrestre com 24 horas e 37 minutos.
IV. Gasoso; quarto maior planeta do sistema
solar; 14 luas orbitam ao seu redor; temperaturas que variam de 2153 ºC a 2173
ºC.
V. Rochoso; apresenta superfície inóspita;
atmosfera com gases de efeito estufa e gases de ácido sulfúrico.
VI. Gasoso; se encontra a 20 UA de distância do
Sol; realiza uma volta completa ao redor do Sol a cada 84 anos.
VII.
Rochoso; menor planeta do sistema solar; temperaturas variáveis de 2180 ºC a 400
ºC.
VIII.
Gasoso; segundo maior planeta do sistema solar; presença de anéis
característicos orbitando em sua região equatorial.
a)
Mercúrio. b) Vênus. c) Terra. d) Marte. e) Júpiter. f) Saturno. g) Urano. h)
Netuno.
Utilize
o link https://www.bbc.com/portuguese/geral-38155250 para ajudar na pesquisa
ou outras fontes necessárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário