IV Aula a Distância de Ciências 9º Ano


9º Ano: A Localização da Terra no Universo

Período: 29/04 a 05/05

Essa proposta tem como objetivos de aprendizagem identificar o endereço da Terra no Universo e relacionar a Terra dentro de uma organização na qual os astros se encontram.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular a ser desenvolvida é:
(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

ATIVIDADE 1:  Reflita sobre as questões abaixo
Qual o tamanho do Universo? Qual a composição do Universo? Onde o Sistema Solar está inserido? Como é possível obter imagens de planetas e galáxias distantes? Que tipos de equipamentos são usados?

ATIVIDADE 2:  Aprofundando sobre o Tema
Assista os vídeos ABC da Astronomia e Viajando pela VIA LÁCTEA - conhecendo a NOSSA galáxia,  através dos links https://www.youtube.com/watch?v=p_H3tfjSo3k  para entender um pouco mais sobre o assunto   https://www.youtube.com/watch?v=LA_UqH7IwOg.

ATIVIDADE 3: Pesquisa Orientada
Somos feitos dos mesmos materiais que compõem as estrelas, por isso, podemos dizer que somos pó de estrela. Além de poética, a frase está cientificamente correta e traz consigo uma relação que temos com os astros do céu. Nosso vínculo com o Sol e as outras estrelas, com a Lua e os cometas está presente na vida do ser humano desde as primeiras civilizações e até hoje influencia diversas áreas de nossa vida. Ao observar a fotografia da Via Láctea, de certa maneira, estamos olhando para nossas origens, o lugar de onde viemos e, quem sabe um dia, para onde voltaremos.
1. Você já ouviu falar em Astrofotografia? Pesquise e anote a respeito.
2. O que são exoplanetas?
3. Em sua opinião, quais são os fatores necessários para um planeta sustentar vida?
4. Qual é a importância de instrumentos como os telescópios para a Astronomia?
5. Na época em que Nicolau Copérnico propôs seu modelo heliocêntrico, houve grandes manifestações na sociedade contrárias a ele. Faça uma pesquisa sobre o que ocorreu nesse momento da história da Ciência e da humanidade, buscando informações sobre os motivos que levaram a essa negação do modelo heliocêntrico na época.
6. Aproveite a pesquisa do item 5 e anote as definições sobre Heliocentrismo e Geocentrismo. Ilustre os modelos.
7. Copie as frases abaixo e corrija-as, se necessário.
a) Segundo as proposições de Aristóteles e Ptolomeu, a Terra estava em movimento ao redor do Sol.
b) Os estudos propostos por Galileu Galilei e Johanner Kepler confirmaram o modelo geocêntrico proposto por Nicolau Copérnico, no qual a Terra se movia ao redor do Sol.
8. Leia as características a seguir e, em seu caderno, relacione-as com os planetas aos quais
pertencem.
I.  Rochoso; atmosfera com gases de efeito estufa; presença de água em abundância no estado líquido.
II.  Gasoso; localiza-se logo após o cinturão de asteroides; rotação rápida que ocasiona liberação de calor próprio.
III.  Rochoso; solo com presença de minerais de ferro; dia terrestre com 24 horas e 37 minutos.
IV.  Gasoso; quarto maior planeta do sistema solar; 14 luas orbitam ao seu redor; temperaturas que variam de 2153 ºC a 2173 ºC.
V.  Rochoso; apresenta superfície inóspita; atmosfera com gases de efeito estufa e gases de ácido sulfúrico.
VI.  Gasoso; se encontra a 20 UA de distância do Sol; realiza uma volta completa ao redor do Sol a cada 84 anos.
VII. Rochoso; menor planeta do sistema solar; temperaturas variáveis de 2180 ºC a 400 ºC.
VIII. Gasoso; segundo maior planeta do sistema solar; presença de anéis característicos orbitando em sua região equatorial.
a) Mercúrio. b) Vênus. c) Terra. d) Marte. e) Júpiter. f) Saturno. g) Urano. h) Netuno.
Utilize o link https://www.bbc.com/portuguese/geral-38155250 para ajudar na pesquisa ou outras fontes necessárias.


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