SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento |
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Subtema:
A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Aspectos
quantitativos das transformações químicas: Fenômenos químicos e físicos, matéria e energia, estados físicos
da matéria e Propriedades da matéria”. |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: Aspectos quantitativos das transformações
químicas: Fenômenos químicos e
físicos, matéria e energia, estados físicos da matéria e Propriedades da
matéria. |
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Ano: 9º Período: 28/03 a 08/04 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES
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(EF06CI02BA) Identificar e propor experimentos que demonstrem
as transformações químicas. (EF06CI03BA) Analisar, registrar e discutir os resultados dos
experimentos realizados sobre as transformações químicas. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Investigar
transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que
tais mudanças são transformações químicas; Compreender o conceito de
fenômeno, matéria, objeto e sistema; Diferenciar fenômenos físicos de
químicos. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: A química e a Física Etapa 1: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (20min) Levante
os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões:
Vocês já ouviram falar da Alquimia. É provável que os alunos relacionem o
termo alquimia com contos que eles viram na televisão ou leram em livros.
Após isso, explique aos alunos que a Alquimia era um conjunto de técnicas que
visavam a transformação da matéria. Em seguida, divida a sala em 3 grupos (a
atividade será individual). O primeiro grupo responderá a questão 1, peça que
pesquise utilizando sites de pesquisa no celular, caso não tenha como
pesquisar, o professor deverá registrar ou ditar a resposta para os alunos. O
segundo grupo responderá a questão 2 e o terceiro grupo responderá a questão
3. Após a pesquisa, peça aos alunos que apresentem oralmente sua concepção
sobre o assunto, nesse momento o professor aproveita para fornecer mais
informações e dirimir dúvidas levantadas. Questões: 1
– O que é alquimia? 2
– Quais os objetivos fundamentais da Alquimia? 3
– É possível transformar qualquer metal em ouro? Etapa 02: Curiosidades sobre a
Alquimia (20 min) Vocês acham que alquimia e química é a mesma
coisa? Vamos conhecer algumas Curiosidades da
Origem da Química e Alquimia, disponíveis no link a seguir. https://www.youtube.com/watch?v=y7Wj4CH2ReY
e https://www.youtube.com/watch?v=E-fsgXaAdOQ Essas curiosidades, além de enriquecerem o entendimento
do conteúdo de Química, dão também mais sentido ao que está sendo aprendido e
nos mostra que a Química é uma ciência que pode ser divertida e que podemos
ter prazer no seu estudo, pois está presente em nossa vida cotidiana e pode
nos ajudar a resolver inúmeros problemas. Caso não tenha recursos para
exibir os vídeos para os alunos, apresente oralmente essas curiosidades,
acesse o link abaixo para ter acesso as informações. Você poderá fazer cópias
do material e fazer uma leitura compartilhada. https://www.soquimica.com.br/curiosidades/c25.php Etapa 03: Memorizando (10min) Peça
aos alunos que registrem ao menos três curiosidades sobre a Alquimia no
caderno. Sugira que eles também relacionem duas ou mais curiosidades sobre o
estudo da Química e da Física, após esse momento, abra espaço para as
colocações dos alunos. AULA
02 Tema: Origem da Química Etapa 04: Aprofundando no Tema
(20min) A Química está presente em atividades
humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam
vidro em 4000 a.c., os gregos já sabiam da existência de átomo em
500 a.c, os chineses desenvolveram a porcelana no século VI, entre outras
civilizações que contribuíram para Química ao longo dos séculos. Após abordar sobre a Origens da
Química, solicite que os alunos façam a leitura compartilhada do texto
“Origem da Química” das páginas 116 e 117 do livro didático Inspire Ciências
9º ano, em seguida faça a discussão a cerca do que foi lido, aproveite o
momento para trazer esclarecimentos de modo que não reste dúvidas. Etapa 05: Reflexões (30min) Oriente
os alunos a responderem as reflexões da página 117 sobre o texto lido. AULA
03 Antes de iniciar a próxima aula, fazer
a correção da atividade anterior (15min). Tema: O que estuda a Química e a
Física Etapa 06: Exposição do Conteúdo
(20min) Aula expositiva utilizando as informações contidas na
apostila, permita que os alunos participem contribuindo com informações ou
lançando dúvidas. Etapa 07: Registros (15min) Escreva
na lousa um pequeno resumo com informações sobre o tema. Registre conceitos
de Química, Física, Matéria, Objeto, Sistema e Corpo, em seguida peça que os
alunos ilustrem o resumo. AULA
04 TEMA: Fenômenos Físicos e Químicos Etapa 08: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10min) Levantar
conhecimentos prévios a partir dos questionamentos relacionados “Você sabe o
que é um fenômeno? Quais fatores colaboram para que os fenômenos aconteçam?
Os fenômenos se relacionam com a matéria e dessa relação, em alguns casos há
liberação de energia. Você sabe dizer o que é matéria? E energia? Identifique
em sua sala de aula exemplos de matéria? Localiza em sua sala formas de
energia. Etapa 09: Bate Papo Científico (20min) Orientações: Faça
a pergunta do slide aos estudantes (caso não consiga exibir o slide, leve
gravuras similares) e peça que eles digam quais tipos de transformação de
materiais eles conhecem. Faça a seguinte demonstração: pegue uma folha de
papel sulfite e mostre-a aos alunos. Em seguida, amasse a folha e pergunte a
eles: O que mudou?. Espera-se que eles respondam que o papel
mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a conversa de forma a mostrar que
o material continua sendo o papel, mas que agora o mesmo encontra-se amassado
(desamasse o papel enquanto a discussão acontece). Após isso, coloque o papel
dentro de uma forma de alumínio e, com o auxílio de um isqueiro ou um palito
de fósforo, queime o papel. Pergunte aos estudantes: Etapa 09: Questão Disparadora (05min) Como saber se um
material passou por alguma transformação? Orientações: Diga para os
alunos pensarem nas transformações que acabaram de ver no papel. Leia, então,
a Questão disparadora. Anote no quadro as respostas dos estudantes para esta
questão. Devido à demonstração da queima do papel, é esperado que eles digam
que ocorrem mudanças de cor, de cheiro. Neste momento, não se preocupe em
responder questionamentos ou em corrigir possíveis erros conceituais dos
alunos, incentive-os a pensar sobre o que está sendo questionado. Etapa 10: Mão na Massa (15min) Orientação: Faça o experimento, de forma que todos
consigam presenciar. Peça que anotem material e procedimento, irão precisar
na próxima aula. AULA 05 Tema: Fenômenos Físicos e Químicos Etapa 11: Sistematizando o
Conhecimento (25min) Orientações: Anote as perguntas abaixo com o título resultados.
Peça para que os compartilhem com todos o que
verificaram na experiência e como responderam às questões propostas. Pergunte
aos alunos: O que vocês notaram de diferente na palha de aço após a
transformação?. Eles devem apontar aspectos como mudança de cor,
formação de ferrugem. Caso alguns alunos não tenham notado a mudança de cor,
leve a eles um frasco contendo a palha de aço oxidada e mostre a diferença
entre o material que está lá dentro e uma palha de aço não oxidada. Pergunte
a eles: O que aconteceu para que se formasse essa nova cor na palha
de aço?. Conduza a discussão de maneira a levá-los a identificar que
uma nova substância deve ter se formado, mudando a composição da palha de
aço. Faça o mesmo em relação ao clipe metálico. Mostre aos estudantes o clipe
que você trouxe de casa, que já está em um estado de oxidação mais avançado,
o que permite melhor visualização da transformação química (comente sobre o
tempo necessário para a ocorrência das transformações, diga que as diferentes
transformações acontecem em tempos diferentes). Etapa 12: Aprofundando no Tema (25min) Continuar
com o tema apresentando mais informações de forma bem clara para auxiliar os
alunos na compreensão, utilize a apostila disponibilizada no grupo de
WhatsApp. Momento oportuno para sanar dúvidas levantadas pelos alunos. Peça
que mencionem possíveis fenômenos físicos e químicos que tenham presenciado
em suas casas. AULA 06 Tema: Fenômenos Físicos e Químicos Etapa 13: Verificação da
Aprendizagem(30min) Registrar
na lousa atividade sobre fenômenos Físicos e Químicos disponível por whatsApp,
pedir aos alunos para escrever no caderno e responder com base no que foi
trabalhado ao longo das aulas. Etapa 14: Correção e Revisão (20min) Observação:
Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula
mais atrativa. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( )
Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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ANEXOS
FENÔMENOS
FÍSICOS E QUÍMICOS
Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre
com a matéria, pode ser classificado em físico ou químico.
Fenômeno químico é todo
aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico,
como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes
propriedades químicas. Exemplo: após a combustão de um fósforo, a composição da
cinza e da fumaça é totalmente diferente do palito inicialmente presente. O
fenômeno químico altera a natureza da matéria.
Outros exemplos de fenômenos químicos ou reações
químicas são:
• Queima de papel;
• Alimento decompondo-se no lixo;
• Queima do carvão;
• Produção de queijo a partir do leite;
• Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
• Fotossíntese realizada pelas plantas;
• Azedamento do leite.
Esses fenômenos químicos podem ser identificados por
uma ou mais de uma das manifestações a seguir:
• Liberação de energia na forma de calor, luz etc. –
Como ocorre quando queimamos o álcool;
• Liberação de gases: Como quando colocamos um
comprimido antiácido na água e ocorre a sua efervescência;
Antiácido efervescente – fenômeno químico
• Mudança de cor: Como ocorre na queima do papel;
• Formação de um sólido: Por exemplo, quando
misturamos nitrato de chumbo e iodeto de potássio, ocorre a formação de um
precipitado amarelo, o iodeto de chumbo.
Fenômenos físicos causam transformações da matéria sem
ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que
haja a formação de novas substâncias.
Exemplo: mudanças de estado físico da matéria. A água
pode se encontrar no estado sólido, líquido ou gasoso, mas sua molécula H2O
continua a mesma, ou seja, o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.
Veja mais exemplos de fenômenos físicos:
• Amassar um papel;
• Quebrar um copo de vidro;
• Ferver a água;
• Produção de joias, em que se transforma, por
exemplo, uma barra de cobre em fios;
• Dissolução do açúcar em água;
• Congelamento da água;
• Transformação de tecido em roupas;
• Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
• Aquecer uma panela de alumínio.
Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula
experimental:
Material
1. Ferro com e sem ferrugem;
2. Feijão cru e cozido;
3. Leite e queijo;
4. Água e gelo.
Procedimento
Mostre os pares dos materiais
relacionados acima e promova um debate sobre o tipo de fenômeno que deu origem
à mudança na matéria. Após os alunos chegarem às respostas, apresente os
resultados:
1. O aparecimento da ferrugem no ferro é um fenômeno
químico.
Objeto enferrujado
A oxidação é
produto de uma reação química entre o ferro e o oxigênio presente no ar.
2. Já o processo de preparo do feijão é físico, uma
vez que o feijão continua a ser feijão após cozido.
3. E o queijo? É produto de uma reação química do
leite conhecida como coagulação (coalhada), portanto, se classifica como
fenômeno químico.
O leite se transforma em um derivado pela ação de
bactérias.
4. As mudanças de estado físico sofridas pela água são
propriedades físicas da matéria (ponto de fusão e ebulição). A fusão do gelo é
uma prova deste fenômeno físico.
Por Líria Alves
Graduada em Química
EXERCICIOS SOBRE FENÔMENOS FÍSICOS E QUIMICOS
As transformações da matéria podem ocorrer de duas
formas: físicas (sem alteração da composição da substância) ou químicas (quando
ocorre alteração da composição).
Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna
B:
Coluna A:
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos
Coluna B:
A. Amassar um papel; I
B. Fotossíntese realizada pelas plantas; II
C. Quebrar um copo de vidro; I
D. Ferver a água;
I
E. Dissolução do açúcar em água; I
F. Alimento decompondo-se no lixo; II
G. Congelamento da água; I
H. Queima do carvão; II
I. Produção de queijo a partir do leite; II
J. Transformação de tecido em roupas; I
K. Triturar o carvão para obter o carvão ativo; I
L. Aquecer uma panela de alumínio; I
M. Queima de papel;
II
N. Queima de combustíveis no motor dos automóveis; II
O. Azedamento do leite;
II
P. Corte de um bolo;
I
Q. Digestão de alimentos;
II
R. Enferrujamento de uma palha de aço; II
S. Amassar uma latinha de alumínio. I
2. Considere os fenômenos abaixo:
1. Dissolução do sal de frutas;
2. Produção de caramelo a partir do açúcar;
3. Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas
em armários;
4. Cândida em tecido colorido;
5. Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra
de cobre;
6. Queima de um pedaço de madeira.
Quais deles são fenômenos químicos?
a. 1, 2, 3, 5.
b. 1, 2, 4, 6.
(X )
c. Apenas 6.
d. Todos são fenômenos químicos.
e. Nenhuma das opções.
3. Considerando-se as transformações:
a. A água líquida é obtida a partir do gelo ao se
fornecer energia na forma de calor:
b. As chuvas ácidas transformaram a superfície do
mármore de estátuas gregas em gesso macio e sujeito à erosão:
c. Uma poção de ferro interage com o oxigênio em
presença da umidade, transformando-se em ferrugem:
É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são
identificados, respectivamente, como:
a. Físico, químico, físico.
b. Físico, químico, químico. (X)
c. Físico, físico, químico.
d. Químico, químico, físico.
e. Químico, físico, físico.
4. Entre as transformações a seguir, indique quais
podem ser consideradas transformações físicas:
a) obtenção de vinho através da fermentação da uva.
b) queima de madeira em uma lareira.
c) decantação de uma amostra de água turva. (X)
d) ebulição da água. (X)
e) fabricação de fios de cobre a partir de uma barra
de cobre. (X)
5. Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a
dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.
1 Aquecer uma panela de alumínio. 2 Acender um
fósforo. 3 Ferver água. 4 Queimar açúcar para fazer caramelo. 5 Fazer gelo.
a) 1, 3 e 4.
b) 2 e 4. c) 1, 3 e
5. d) 3 e 5. e) 2 e 3.
O
que estudam a química e a Física
QUIMICA
A Química é uma ciência
que surgiu da curiosidade humana em torno da composição de todas as coisas e do
funcionamento do mundo que nos cerca. Atualmente, a Química é definida
basicamente como a ciência que estuda a matéria, suas transformações e
as energias envolvidas nesses processos.
Matéria,
no estudo de Química, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que, portanto,
tem volume e massa. Assim sendo, a Química estuda substâncias naturais e
artificiais, visíveis e invisíveis, minerais, vegetais e animais.
Esse conceito de matéria
é apenas um dos que precisam ser compreendidos para uma introdução à Química.
Existem também outros conceitos fundamentais que devem ser entendidos para a
progressão no estudo dessa ciência. Veja alguns:
* Corpo: amostra
ou porção limitada da matéria. Por exemplo, a árvore é matéria. Então, se
cortarmos o caule da árvore, uma tora de madeira obtida será um corpo;
* Objeto: corpo
que sofreu alterações e foi produzido para a utilização do ser humano. Por
exemplo, uma tora de madeira é transformada em uma cadeira (objeto);
* Sistema: corpo
submetido a uma observação. Por exemplo, considere que um químico está
realizando um experimento em uma placa de Petri como a mostrada a seguir. Tudo
que está dentro da placa de Petri é o nosso sistema, o que estiver de fora é a
vizinhança;
Atualmente, a imagem que
nossos meios de comunicação nos passam é a de que a Química é sinônimo de
substâncias , que causam poluição etc. A ignorância contribui para desgastar a
imagem da Química. A Química, desde o
seu “nascimento”, contribui enormemente para o bem-estar e o progresso da
humanidade, pois ela está presente em tudo o que nos rodeia, como o ar, os
alimentos, os remédios, as embalagens, as construções etc. Ela não contamina, nem envenena, nem
corrompe; Aqueles que dela fazem mal uso
é que são os responsáveis por esses efeitos.
Quem
vivia na época da pré-história consumia frutos com casca e sementes, até
aprender que, se as retirassem, os alimentos ficariam mais saborosos. Para
abrigar-se do frio, cobria-se com folhas se casou matava um animal, do qual
retirava a pele que, depois de seca, era então utilizada. Caso sentisse dor de estômago,
por exemplo, poderia massageá-lo, comer um vegetal ou pedir a uma força divina que
o ajudasse a aliviar oque sentia. Mas, e se estivesse comum braço quebrado? Imagine-se
com fome, frio, braço quebrado e tendo que fugir de um tigre-dentes-de-sabre...
É provável que, muitas vezes, chorar tenha sido o único remédio...
O
princípio do domínio da química é o domínio do fogo. Há indícios de que faz
mais de 500.000 anos algumas tribos conseguiram este sucesso que ainda hoje é
uma das tecnologias mais importantes. Não só dava luz e calor na noite, como
ajudava a proteger-se contra os animais selvagens. Também permitia a preparação
de comida cozida. Esta continha menos microrganismos patogênicos e era mais
facilmente digerida. Assim, baixava-se a mortalidade e melhoravam as condições
gerais de vida.
É
comum ainda ouvirmos frases como:
“Não
coma isso, é pura química!”. Por que a palavra química é utilizada nesse
contexto?
Será
que a química realmente contribui para envenenar as pessoas em nossa sociedade
industrial?
https://www.slideshare.net/valeriavilma/introduao-ao-estudo-da-qumica-6991539
FÍSICA
Definição: Física vem do grego physiké que significa
natureza, de fato, à Física é um ramo da ciência que estuda os fenômenos da
natureza ao nosso redor em especial os fenômenos físicos, tentando através da
observação e experimentação estabelecer leis e princípios para sua explicação.
Entendendo a definição: Ciência
é a busca pelo saber. Fenômeno é toda modificação que ocorre em nosso meio. Fenômeno
físico: É todo aquele em que não ocorre modificação na estrutura da matéria,
sendo assim tais fenômenos são reversíveis.
Fenômenos químicos: É
exatamente o oposto do anterior, pois ocorre modificação na estrutura da
matéria, daí serem irreversíveis.
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