II SD Cie 9º/22

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento

 

Subtema:  A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Aspectos quantitativos das transformações químicas: Fenômenos químicos e físicos, matéria e energia, estados físicos da matéria e Propriedades da matéria”.

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento:  Aspectos quantitativos das transformações químicas: Fenômenos químicos e físicos, matéria e energia, estados físicos da matéria e Propriedades da matéria.

Ano: 9º                                         Período: 28/03 a 08/04                                Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI02BA) Identificar e propor experimentos que demonstrem as transformações químicas.

(EF06CI03BA) Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados sobre as transformações químicas.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Investigar transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que tais mudanças são transformações químicas; Compreender o conceito de fenômeno, matéria, objeto e sistema; Diferenciar fenômenos físicos de químicos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: A química e a Física

Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20min)

Levante os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: Vocês já ouviram falar da Alquimia. É provável que os alunos relacionem o termo alquimia com contos que eles viram na televisão ou leram em livros. Após isso, explique aos alunos que a Alquimia era um conjunto de técnicas que visavam a transformação da matéria. Em seguida, divida a sala em 3 grupos (a atividade será individual). O primeiro grupo responderá a questão 1, peça que pesquise utilizando sites de pesquisa no celular, caso não tenha como pesquisar, o professor deverá registrar ou ditar a resposta para os alunos. O segundo grupo responderá a questão 2 e o terceiro grupo responderá a questão 3. Após a pesquisa, peça aos alunos que apresentem oralmente sua concepção sobre o assunto, nesse momento o professor aproveita para fornecer mais informações e dirimir dúvidas levantadas.

Questões:

1 – O que é alquimia?

2 – Quais os objetivos fundamentais da Alquimia?

3 – É possível transformar qualquer metal em ouro?

 

Etapa 02: Curiosidades sobre a Alquimia (20 min)

Vocês acham que alquimia e química é a mesma coisa?  Vamos conhecer algumas Curiosidades da Origem da Química e Alquimia, disponíveis no link a seguir. https://www.youtube.com/watch?v=y7Wj4CH2ReY e https://www.youtube.com/watch?v=E-fsgXaAdOQ 

Essas curiosidades, além de enriquecerem o entendimento do conteúdo de Química, dão também mais sentido ao que está sendo aprendido e nos mostra que a Química é uma ciência que pode ser divertida e que podemos ter prazer no seu estudo, pois está presente em nossa vida cotidiana e pode nos ajudar a resolver inúmeros problemas.

Caso não tenha recursos para exibir os vídeos para os alunos, apresente oralmente essas curiosidades, acesse o link abaixo para ter acesso as informações. Você poderá fazer cópias do material e fazer uma leitura compartilhada.

https://www.soquimica.com.br/curiosidades/c25.php

Etapa 03: Memorizando (10min)

Peça aos alunos que registrem ao menos três curiosidades sobre a Alquimia no caderno. Sugira que eles também relacionem duas ou mais curiosidades sobre o estudo da Química e da Física, após esse momento, abra espaço para as colocações dos alunos.

 

AULA 02

 

Tema: Origem da Química

 

Etapa 04: Aprofundando no Tema (20min)

A Química está presente em atividades humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam vidro em 4000 a.c., os gregos já sabiam da existência de átomo em 500 a.c, os chineses desenvolveram a porcelana no século VI, entre outras civilizações que contribuíram para Química ao longo dos séculos. Após abordar sobre a Origens da Química, solicite que os alunos façam a leitura compartilhada do texto “Origem da Química” das páginas 116 e 117 do livro didático Inspire Ciências 9º ano, em seguida faça a discussão a cerca do que foi lido, aproveite o momento para trazer esclarecimentos de modo que não reste dúvidas.

Etapa 05: Reflexões (30min)

Oriente os alunos a responderem as reflexões da página 117 sobre o texto lido.

 

AULA 03

 

Antes de iniciar a próxima aula, fazer a correção da atividade anterior (15min).

 

Tema: O que estuda a Química e a Física

 

Etapa 06: Exposição do Conteúdo (20min)

Aula expositiva utilizando as informações contidas na apostila, permita que os alunos participem contribuindo com informações ou lançando dúvidas.  

 

Etapa 07: Registros (15min)

 

Escreva na lousa um pequeno resumo com informações sobre o tema. Registre conceitos de Química, Física, Matéria, Objeto, Sistema e Corpo, em seguida peça que os alunos ilustrem o resumo. 

 

AULA 04

 

TEMA: Fenômenos Físicos e Químicos

 

Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Levantar conhecimentos prévios a partir dos questionamentos relacionados “Você sabe o que é um fenômeno? Quais fatores colaboram para que os fenômenos aconteçam? Os fenômenos se relacionam com a matéria e dessa relação, em alguns casos há liberação de energia. Você sabe dizer o que é matéria? E energia? Identifique em sua sala de aula exemplos de matéria? Localiza em sua sala formas de energia.

 

Etapa 09: Bate Papo Científico (20min)

 

 

Orientações: Faça a pergunta do slide aos estudantes (caso não consiga exibir o slide, leve gravuras similares) e peça que eles digam quais tipos de transformação de materiais eles conhecem. Faça a seguinte demonstração: pegue uma folha de papel sulfite e mostre-a aos alunos. Em seguida, amasse a folha e pergunte a eles: O que mudou?. Espera-se que eles respondam que o papel mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a conversa de forma a mostrar que o material continua sendo o papel, mas que agora o mesmo encontra-se amassado (desamasse o papel enquanto a discussão acontece). Após isso, coloque o papel dentro de uma forma de alumínio e, com o auxílio de um isqueiro ou um palito de fósforo, queime o papel. Pergunte aos estudantes:
E agora? O que aconteceu com o papel?. Direcione a discussão de maneira que eles percebam que houve uma transformação em que a composição do material mudou e que agora não se tem mais o papel como ele existia antes. Caso não seja possível fazer a demonstração em sala, leve os alunos a pensar nessas situações e faça as mesmas perguntas a eles.

 

Etapa 09: Questão Disparadora (05min)

 

Como saber se um material passou por alguma transformação?

 

Orientações: Diga para os alunos pensarem nas transformações que acabaram de ver no papel. Leia, então, a Questão disparadora. Anote no quadro as respostas dos estudantes para esta questão. Devido à demonstração da queima do papel, é esperado que eles digam que ocorrem mudanças de cor, de cheiro. Neste momento, não se preocupe em responder questionamentos ou em corrigir possíveis erros conceituais dos alunos, incentive-os a pensar sobre o que está sendo questionado.

 

Etapa 10: Mão na Massa (15min)

 

Orientação: Faça o experimento, de forma que todos consigam presenciar. Peça que anotem material e procedimento, irão precisar na próxima aula.

 

 

AULA 05

 

Tema: Fenômenos Físicos e Químicos

 

Etapa 11: Sistematizando o Conhecimento (25min)

 

Orientações: Anote as perguntas abaixo com o título resultados. Peça para que os compartilhem com todos o que verificaram na experiência e como responderam às questões propostas. Pergunte aos alunos: O que vocês notaram de diferente na palha de aço após a transformação?. Eles devem apontar aspectos como mudança de cor, formação de ferrugem. Caso alguns alunos não tenham notado a mudança de cor, leve a eles um frasco contendo a palha de aço oxidada e mostre a diferença entre o material que está lá dentro e uma palha de aço não oxidada. Pergunte a eles: O que aconteceu para que se formasse essa nova cor na palha de aço?. Conduza a discussão de maneira a levá-los a identificar que uma nova substância deve ter se formado, mudando a composição da palha de aço. Faça o mesmo em relação ao clipe metálico. Mostre aos estudantes o clipe que você trouxe de casa, que já está em um estado de oxidação mais avançado, o que permite melhor visualização da transformação química (comente sobre o tempo necessário para a ocorrência das transformações, diga que as diferentes transformações acontecem em tempos diferentes).

 

Etapa 12: Aprofundando no Tema (25min)

Continuar com o tema apresentando mais informações de forma bem clara para auxiliar os alunos na compreensão, utilize a apostila disponibilizada no grupo de WhatsApp. Momento oportuno para sanar dúvidas levantadas pelos alunos. Peça que mencionem possíveis fenômenos físicos e químicos que tenham presenciado em suas casas.

 

 

AULA 06

Tema: Fenômenos Físicos e Químicos

 

Etapa 13: Verificação da Aprendizagem(30min)

 

Registrar na lousa atividade sobre fenômenos Físicos e Químicos disponível por whatsApp, pedir aos alunos para escrever no caderno e responder com base no que foi trabalhado ao longo das aulas.

 

Etapa 14: Correção e Revisão (20min)

 

 

Observação: Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa.

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (  ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 


 




































































































































































ANEXOS 

FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, pode ser classificado em físico ou químico.

Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Exemplo: após a combustão de um fósforo, a composição da cinza e da fumaça é totalmente diferente do palito inicialmente presente. O fenômeno químico altera a natureza da matéria.

Outros exemplos de fenômenos químicos ou reações químicas são:

• Queima de papel;

• Alimento decompondo-se no lixo;

• Queima do carvão;

• Produção de queijo a partir do leite;

• Queima de combustíveis no motor dos automóveis;

• Fotossíntese realizada pelas plantas;

• Azedamento do leite.

Esses fenômenos químicos podem ser identificados por uma ou mais de uma das manifestações a seguir:

• Liberação de energia na forma de calor, luz etc. – Como ocorre quando queimamos o álcool;

• Liberação de gases: Como quando colocamos um comprimido antiácido na água e ocorre a sua efervescência;

Antiácido efervescente – fenômeno químico

• Mudança de cor: Como ocorre na queima do papel;

• Formação de um sólido: Por exemplo, quando misturamos nitrato de chumbo e iodeto de potássio, ocorre a formação de um precipitado amarelo, o iodeto de chumbo.

Fenômenos físicos causam transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.

Exemplo: mudanças de estado físico da matéria. A água pode se encontrar no estado sólido, líquido ou gasoso, mas sua molécula H2O continua a mesma, ou seja, o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.

Veja mais exemplos de fenômenos físicos:

• Amassar um papel;

• Quebrar um copo de vidro;

• Ferver a água;

• Produção de joias, em que se transforma, por exemplo, uma barra de cobre em fios;

• Dissolução do açúcar em água;

• Congelamento da água;

• Transformação de tecido em roupas;

• Triturar o carvão para obter o carvão ativo;

• Aquecer uma panela de alumínio.

Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula experimental:

Material

1. Ferro com e sem ferrugem;

2. Feijão cru e cozido;

3. Leite e queijo;

4. Água e gelo.

Procedimento

Mostre os pares dos materiais relacionados acima e promova um debate sobre o tipo de fenômeno que deu origem à mudança na matéria. Após os alunos chegarem às respostas, apresente os resultados:

1. O aparecimento da ferrugem no ferro é um fenômeno químico.

Objeto enferrujado

 A oxidação é produto de uma reação química entre o ferro e o oxigênio presente no ar.

2. Já o processo de preparo do feijão é físico, uma vez que o feijão continua a ser feijão após cozido.

3. E o queijo? É produto de uma reação química do leite conhecida como coagulação (coalhada), portanto, se classifica como fenômeno químico.

O leite se transforma em um derivado pela ação de bactérias.

4. As mudanças de estado físico sofridas pela água são propriedades físicas da matéria (ponto de fusão e ebulição). A fusão do gelo é uma prova deste fenômeno físico.

 

Por Líria Alves

Graduada em Química

EXERCICIOS SOBRE FENÔMENOS FÍSICOS E QUIMICOS

As transformações da matéria podem ocorrer de duas formas: físicas (sem alteração da composição da substância) ou químicas (quando ocorre alteração da composição).

Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:

Coluna A:                            

(I) fenômenos físicos

(II) fenômenos químicos 

Coluna B:

A. Amassar um papel;                                                     I

B. Fotossíntese realizada pelas plantas;                          II      

C. Quebrar um copo de vidro;                                         I

D. Ferver a água;                                                             I

E. Dissolução do açúcar em água;                                  I             

F. Alimento decompondo-se no lixo;                             II      

G. Congelamento da água;                                              I

H. Queima do carvão;                                                     II

I. Produção de queijo a partir do leite;                          II

J. Transformação de tecido em roupas;                         I

K. Triturar o carvão para obter o carvão ativo;              I

L. Aquecer uma panela de alumínio;                             I

M. Queima de papel;                                                       II

N. Queima de combustíveis no motor dos automóveis; II

O. Azedamento do leite;                                                 II

P. Corte de um bolo;                                                      I

Q. Digestão de alimentos;                                              II

R. Enferrujamento de uma palha de aço;                       II

S. Amassar uma latinha de alumínio.                            I

 

2. Considere os fenômenos abaixo:

1. Dissolução do sal de frutas;

2. Produção de caramelo a partir do açúcar;

3. Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;

4. Cândida em tecido colorido;

5. Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;

6. Queima de um pedaço de madeira.

Quais deles são fenômenos químicos?

a. 1, 2, 3, 5.

b. 1, 2, 4, 6.   (X )

c. Apenas 6.                                                                                                                           

d. Todos são fenômenos químicos.                                                                                 

e. Nenhuma das opções.

3. Considerando-se as transformações:

a. A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma de calor:

 

b. As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuas gregas em gesso macio e sujeito à erosão:

 

c. Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença da umidade, transformando-se em ferrugem:

 

É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como:

a. Físico, químico, físico.

b. Físico, químico, químico.   (X)

c. Físico, físico, químico.

d. Químico, químico, físico.

e. Químico, físico, físico.

4. Entre as transformações a seguir, indique quais podem ser consideradas transformações físicas:

a) obtenção de vinho através da fermentação da uva.

b) queima de madeira em uma lareira.

c) decantação de uma amostra de água turva. (X)

d) ebulição da água. (X)

e) fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre. (X)

5. Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.

1 Aquecer uma panela de alumínio. 2 Acender um fósforo. 3 Ferver água. 4 Queimar açúcar para fazer caramelo. 5 Fazer gelo.

a) 1, 3 e 4.            b) 2 e 4.               c) 1, 3 e 5.                    d) 3 e 5.                  e) 2 e 3. 


O que estudam a química e a Física

QUIMICA

A Química é uma ciência que surgiu da curiosidade humana em torno da composição de todas as coisas e do funcionamento do mundo que nos cerca. Atualmente, a Química é definida basicamente como a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nesses processos.

Matéria, no estudo de Química, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que, portanto, tem volume e massa. Assim sendo, a Química estuda substâncias naturais e artificiais, visíveis e invisíveis, minerais, vegetais e animais.

Esse conceito de matéria é apenas um dos que precisam ser compreendidos para uma introdução à Química. Existem também outros conceitos fundamentais que devem ser entendidos para a progressão no estudo dessa ciência. Veja alguns:

* Corpo: amostra ou porção limitada da matéria. Por exemplo, a árvore é matéria. Então, se cortarmos o caule da árvore, uma tora de madeira obtida será um corpo;

* Objeto: corpo que sofreu alterações e foi produzido para a utilização do ser humano. Por exemplo, uma tora de madeira é transformada em uma cadeira (objeto);

* Sistema: corpo submetido a uma observação. Por exemplo, considere que um químico está realizando um experimento em uma placa de Petri como a mostrada a seguir. Tudo que está dentro da placa de Petri é o nosso sistema, o que estiver de fora é a vizinhança;

Atualmente, a imagem que nossos meios de comunicação nos passam é a de que a Química é sinônimo de substâncias , que causam poluição etc. A ignorância contribui para desgastar a imagem da Química.  A Química, desde o seu “nascimento”, contribui enormemente para o bem-estar e o progresso da humanidade, pois ela está presente em tudo o que nos rodeia, como o ar, os alimentos, os remédios, as embalagens, as construções etc.  Ela não contamina, nem envenena, nem corrompe;  Aqueles que dela fazem mal uso é que são os responsáveis por esses efeitos.

Quem vivia na época da pré-história consumia frutos com casca e sementes, até aprender que, se as retirassem, os alimentos ficariam mais saborosos. Para abrigar-se do frio, cobria-se com folhas se casou matava um animal, do qual retirava a pele que, depois de seca, era então utilizada. Caso sentisse dor de estômago, por exemplo, poderia massageá-lo, comer um vegetal ou pedir a uma força divina que o ajudasse a aliviar oque sentia. Mas, e se estivesse comum braço quebrado? Imagine-se com fome, frio, braço quebrado e tendo que fugir de um tigre-dentes-de-sabre... É provável que, muitas vezes, chorar tenha sido o único remédio...

O princípio do domínio da química é o domínio do fogo. Há indícios de que faz mais de 500.000 anos algumas tribos conseguiram este sucesso que ainda hoje é uma das tecnologias mais importantes. Não só dava luz e calor na noite, como ajudava a proteger-se contra os animais selvagens. Também permitia a preparação de comida cozida. Esta continha menos microrganismos patogênicos e era mais facilmente digerida. Assim, baixava-se a mortalidade e melhoravam as condições gerais de vida.

É comum ainda ouvirmos frases como:

“Não coma isso, é pura química!”. Por que a palavra química é utilizada nesse contexto?

Será que a química realmente contribui para envenenar as pessoas em nossa sociedade industrial?

https://www.slideshare.net/valeriavilma/introduao-ao-estudo-da-qumica-6991539

 

FÍSICA

Definição:  Física vem do grego physiké que significa natureza, de fato, à Física é um ramo da ciência que estuda os fenômenos da natureza ao nosso redor em especial os fenômenos físicos, tentando através da observação e experimentação estabelecer leis e princípios para sua explicação.

Entendendo a definição: Ciência é a busca pelo saber. Fenômeno é toda modificação que ocorre em nosso meio. Fenômeno físico: É todo aquele em que não ocorre modificação na estrutura da matéria, sendo assim tais fenômenos são reversíveis.

Fenômenos químicos: É exatamente o oposto do anterior, pois ocorre modificação na estrutura da matéria, daí serem irreversíveis.



















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