3ª SD CIE 9º ano

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento

Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Aspectos quantitativos das transformações químicas: Fenômenos químicos e físicos, matéria e energia, estados físicos da matéria e Propriedades da matéria”.

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Matéria, estados físicos da matéria e propriedades da matéria.

Ano:                         Período: 11 a 22/04/2022                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar do que é constituída toda a matéria do universo e ilustrar como os modelos e culturas mais antigas interpretavam o átomo. Distinguir matéria de energia; Identificar transformações físicas e químicas da matéria.

Distinguir transformações físicas de reações químicas; Perceber a influência do volume na variação da densidade;  

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Matéria

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a Matéria e Energia.

Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Questão Problematizadora: Do que a Matéria é feita?

Orientações: organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da questão problema, dê um tempo para surgir hipóteses a respeito, acolha as respostas, em seguida apresente a imagem abaixo, caso não consiga reproduzir o slide, apenas discuta.

 

 

Contexto 

 

 

Tempo sugerido: (05 minutos)

Orientações: pergunte se eles já tentaram explicar o que é matéria e do que ela é composta. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:

·         Matéria tem peso?

·         Matéria tem volume?

·         Ocupa lugar no espaço?

·         Ela pode ser dividida?

A ideia não é manter um diálogo prolongado. O objetivo, neste momento, é estimular e contextualizar a aula. Não se preocupe em responder todas as questões levantadas aqui.

 

Etapa 02: Levantamento de Conhecimentos Prévios II (10min)

Continuemos com indagações sobre matéria. A seguir estão relacionadas mais algumas questões sobre a temática, para orientar esse levantamento.

  1. Os objetos presentes à nossa volta são compostos de matéria?
  2.  O que é matéria?
  3. Como a matéria se comporta?
  4. Quais as mudanças que podem ocorrer com a matéria?
  5.  Cite os principais estados físicos da matéria, vocês já estudaram a respeito.
  6. Será que a matéria se comporta de forma diferente, dependendo de seu estado físico?

       Acolha as respostas que surgirem, nesse momento não vamos exigir uma resposta correta. 

abordaremos a transformação da matéria, transformações químicas. A começar pela transformação da matéria, você pode utilizar o livro Inspire Ciências 9º ano, páginas 103 a 106 como material de apoio.

Etapa 03: Sistematizando o Conhecimento (25min)

Após ouvir os alunos nas etapas de sondagem de conhecimento, chegou o momento de sistematizar o conhecimento, tirar dúvidas e esclarecer os equívocos apresentados pelos alunos. Vamos adentrar no conteúdo propriamente dito, você pode utilizar como suporte o livro Inspire Ciências na página 86. Faça ao vivo o que se propõe no inicio do texto, fica mais interessante para o aluno e atrativo.

Não é necessário se aprofundar em Átomo nesse momento, a próxima sequência será estudo somente sobre Átomo.

AULA 02

 

Tema: Transformações da Matéria

 

Etapa 04:Mão na Massa I (15min)

 

Oriente os alunos para que imaginem situações onde é possível evidenciar a transformação da matéria, peça para que eles descrevam e expliquem como eles imaginam que ocorre a transformação. Disponibilize a tabela abaixo no celular ou lousa para que os alunos possam reproduzi-la e preencher no caderno.

 

Situação inicial da matéria

Transformação/Descrição/Explicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 05: Socialização (15min)

Momento de partilhar as situações e explicações elaboradas pelos estudantes. Peça para que eles mostrem a tabela e socializem suas conclusões.

 

Etapa 06: Aprofundando no Tema (20min)

Após socialização das tabelas, vamos adentrar no conteúdo propriamente dito, você pode utilizar o livro Inspire Ciências na página 103 ou a apostila “Estados da matéria e as transições de fase” que está disponível no grupo do WhatsApp para introduzir as ideias básicas dos estados da matéria, relacionando os aspectos científicos com as situações trazidas pelos estudantes.

AULA 03

 

Tema: Estados Físicos da Matéria

 

Etapa 07: Indo mais além (25min)

 

Organização das partículas do gelo e da água: Nesta aula, os estudantes vão revisitar o conceito de estados físicos da matéria. A diferença é que neste momento será aprofundada a compreensão de cada estado físico do ponto de vista submicroscópico. O objetivo é que o estudante consiga perceber que a diferença entre cada estado físico é resultado da interação que existe entre suas partículas. Neste momento, não há necessidade de apresentar a natureza destas interações. Iniciei a aula solicitando que os estudantes peguem em casa alguns cubos de gelo em um copo e um pouco de água líquida em outro. Peça aos estudantes que observem os cubos de gelo e o copo com água e respondam em seus cadernos as questões a seguir:

1.    Por que a água líquida adquire a forma do copo e o gelo não?

2.    Se você pudesse enxergar as partículas de água líquida, como elas estariam organizadas?

3.    E como estariam organizadas as partículas no gelo?

4.    A água também pode ser encontrada na forma de vapor. E nesta forma, como estariam organizadas suas partículas?

5.    Por que será que existe esta diferença de organização entre os diferentes estados físicos da água?

 

 

Etapa 08:  Socialização (10min)

Peça aos estudantes que apresentem suas respostas. Durante a socialização, introduza também algumas explicações científicas para as respostas dos estudantes.

 

Etapa 09: Verificando a Aprendizagem (15min)

Em seguida, partilhe essa tabela com os estudantes e oralmente, peça para que eles preencham a tabela respondendo, por exemplo “qual a interação entre as partículas em estado sólido?” espera-se que eles digam “intensas” ou algum sinônimo. Faça os questionamentos necessários até o preenchimento da tabela.

Estado físico

Interação entre as partículas

Organização das partículas

Sólido

Intensas

Grande

Líquido

Médias

Média

Gasoso

Fracas

Nenhuma

 

 

AULA 04

 

Tema: Estados Físicos da Matéria

 

Etapa 10: Passando a limpo (10min)

Relembre a aula anterior sobre estados físicos da matéria, retomando a organização e movimentação das partículas em cada estado físico. Você pode utilizar o livro Inspire Ciências nas páginas 104 e 105 e também um outro material de apoio, como uma apresentação de slides com imagens que possibilitem a visualização das partículas nos 3 estados físicos.

 

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Levantar conhecimentos a partir do seguinte experimento: Pegue um copo, coloque água e cubos de gelo e aguarde até que o copo fique molhado por fora, tal qual imagem abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Solicite que eles escrevam em seus cadernos qual ou quais transformações de estado estão acontecendo com aquele copo com gelo. Alerte-os para que não se preocupem em nomear cada transformação: devem apenas indicar as fases em transformação.

 

Etapa 12:Aprofundando no Tema (20min)

No momento seguinte, peça que leiam suas respostas. É provável que os estudantes indiquem apenas a fusão do gelo na parte interna do copo (passagem do estado sólido para o líquido) e a condensação do vapor de água presente no ar (passagem do estado de vapor para o líquido) na parte externa do copo. Questione-os se é possível a água sofrer evaporação (passar do estado líquido para o vapor) nesta situação. Provavelmente eles vão responder que não é possível que a água vaporize nesta temperatura. Explique-lhes, então, que a evaporação ocorre em todas as temperaturas.

O que muda é a velocidade com que a água ou qualquer líquido irá evaporar. Aproveite para fazer a diferenciação entre evaporação e ebulição. Mencione que ambos os processos transformam o líquido em vapor, mas, na ebulição, essa passagem ocorre de maneira rápida, com formação de bolhas e a determinada temperatura, que varia de acordo com a substância e a pressão atmosférica, denominada “temperatura de ebulição”. Aproveite o exemplo da ebulição e explique aos estudantes que esse processo necessita de uma fonte de energia e que geralmente utilizamos energia térmica, como o calor do fogo. Explique também que os processos que ocorrem com absorção de calor, como a ebulição da água, são denominados processos endotérmicos. E que os processos que ocorrem com liberação de calor são denominados processos exotérmicos. Peça-lhes que façam a associação entre as outras transformações e a energia térmica recebida ou liberada. Você pode utilizar o livro Inspire Ciências na página 105.

 

Etapa 13: Mão na massa II (05min)

Atividade para casa: Solicite que os estudantes elaborem um esquema, pode ser uma tabela, um mapa conceitual, um infográfico, sobre as transformações do estado físico estudadas. Peça que usem da criatividade!

 

 

AULA 05

 

Tema: Mudanças de Estados Físicos

Etapa 14: Socializando (10min)

Peça que os alunos exponham suas atividades de Mão na massa, descrevendo o que fizeram e como fizeram, pergunte quais dificuldades encontraram.

 

Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (25min)

Solicite aos alunos que façam a atividade da página 107 do livro didático Inspire Ciências 9º ano. Explique como deverão fazer cada item proposto.

 

Etapa 16: Correção e Revisão

Fazer a correção da atividade e aproveitar o momento para sanar dúvidas levantadas.

 

 

AULA 06

 

Tema: Propriedades da Matéria

 

Etapa 17: Conhecendo as propriedades gerais e específicas da matéria (20min)

 

Sugerimos que essa aula seja em grupo de alunos (no máximo 3) possam acessar o material disponibilizado pelo professor a fim de realizarem pesquisas sobre as propriedades gerais e específicas da matéria. Dinâmica da aula

O professor deverá, de  antemão, distribuir os itens relativos ao tema para os grupos de alunos para a pesquisa. Os alunos deverão ficar à vontade para lerem todas as informações disponíveis sobre todas as propriedades da matéria, porém terão que registrar dados referentes a algumas delas e socializá-las para toda a turma ao final da aula.  Sugerimos que um grupo fique apenas com um item, no caso de "peso" e "densidade" por serem mais complexos.

O professor deverá circular pela sala esclarecendo as dúvidas dos alunos que possam surgir no decorrer da pesquisa. Ao final da aula, o professor deverá organizar os alunos para que cada grupo possa socializar a sua pesquisa, de modo que todos se vejam, ouçam e sejam ouvidos.

Propriedades gerais (comuns a todos os materiais).

       Inércia; massa; volume (extensão)

       impenetrabilidade; indestrutibilidade;

        peso

       compressibilidade; elasticidade

Propriedades específicas (são distintas para cada tipo de material e, por isso, permite diferenciá-los):

       cor; sabor; odor; brilho (organolépticas)

       dureza; maleabilidade; ductibilidade; magnetismo

       densidade

       Ponto de fusão e ponto de ebulição.

Sugestões de endereços para a pesquisa:

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/propriedade_materia/propriedade_materia.htm . Acessado em 05/04/2022.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia6.php . Acessado em 05/04/2022.

http://www.grupoescolar.com/materia/propriedades_gerais_da_materia.html . Acessado em 05/04/2022.

http://www.profpc.com.br/Mat%C3%A9ria_propriedades.htm#PROPRIEDADES_GERAIS .  Acessado em 05/04/2022.

Etapa 18: Verificando as propriedades de alguns materiais (15min)

 

Essa aula deverá acontecer no laboratório ou espaço disponível na escola.

Os alunos deverão ser organizados em grupos e cada um deverá receber o roteiro da aula previamente elaborado pelo professor, solicite que anotem os questionamentos feitos nos dois experimentos, pois deverão elaborar um relatório baseado na observação dos experimentos.

Experiência 01

Fonte da imagem e da experiência: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm    Acessado em 05/04/2022. 

Material : 01 copo de vidro; papel; recipiente com água.

Procedimento: Coloque o papel no fundo do copo pressionando-o. Em seguida, emborque verticalmente o copo no recipiente contendo água e deixe por um minuto.

Retire o copo do recipiente, verticalmente, sem incliná-lo.

Como está o papel? seco.

 Por que o papel não molhou? O ar existente no interior do copo impede a entrada da água a ponto de molhar o papel. Isso mostra que o ar é matéria e que a água e o ar não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

Que propriedades da matéria foram demonstradas nessa experiência? Impenetrabilidade e compressibilidade (o papel amassado ocupou um espaço menor)

Experiência 02 - O que é mais leve (menos denso), o ar quente ou o ar frio?

Fonte da imagem e da experiência: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm   Acessado em 05/04/2022. 

Material: dois sacos de papel; uma vareta de madeira (espetinho); barbante ou fio de nylon; uma vela; fósforos.

Procedimento:  Amarre um saco de papel em cada extremidade da vareta. Suspenda a vareta através de um fio amarrado na metade de sua extensão de modo que fique equilibrado, como uma balança.

Aqueça um dos sacos com uma vela e o outro não. Coloque a vela sobre a mesa, acenda-a e segure a vareta suspensa de modo que apenas um dos sacos seja aquecido. Mantenha o saco a uma certa distância da vela, de modo a não queimar o papel.

O que aconteceu? O saco aquecido fica mais leve do que o não aquecido. Altera-se o equilíbrio: o saco não aquecido abaixa e o aquecido sobe.

Por que o equilíbrio se alterou? Porque o ar contido no interior do saco que foi aquecido se dilata, o volume aumenta e a densidade diminui.

Que propriedade da matéria foi demonstrada nessa experiência? Densidade

O que é mais denso, o ar quente ou o ar frio? O ar frio

Obs: Todo o material dos experimentos ficam sob responsabilidade do professor, inclusive ele fará a demonstração para toda classe.

Etapa 19:Verificando a Aprendizagem (Relatório) (10min)

Após a realização das duas experiências e discussão das questões propostas, cada grupo de alunos deverão elaborar um relatório descrevendo os procedimentos ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados, e os resultados obtidos. Oriente os alunos como deverão elaborar este relatório.

 

Elaboração: Cristiani, Elane e Mary

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

 

Obs: Esse objeto de conhecimento não termina aqui, sugira uma atividade extra classe para os grupos, como demonstrações práticas que evidenciem as propriedades da matéria. Na próxima sequência deverá também abrir espaço para a leitura dos relatórios.

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;

 (  ) Outros:_______________________________________________________________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (107)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;

(   )Outros:________________________________________________________________________

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário