Tema Inter
curricular: Escola como espaço de
acolhimento, afetividade e conhecimento
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Subtema:
A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Aspectos quantitativos das
transformações químicas: Fenômenos
químicos e físicos, matéria e energia, estados físicos da matéria e
Propriedades da matéria”. |
Unidade Temática:
Matéria e Energia |
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Objetos de Conhecimento: Matéria, estados físicos da matéria e propriedades da
matéria. |
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Ano:
9º Período: 11 a 22/04/2022 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem
a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas
simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e
explicar essas transformações com base no modelo de constituição
submicroscópica. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar
do que é constituída toda a matéria do universo e ilustrar como os modelos e culturas
mais antigas interpretavam o átomo. Distinguir matéria de energia; Identificar transformações físicas e
químicas da matéria. Distinguir transformações físicas
de reações químicas; Perceber
a influência do volume na variação da densidade; |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Matéria Etapa 01:
Levantamento de conhecimentos prévios
(10min) Sobre
esta aula: nesta aula, serão
abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de
Ciências relacionados a Matéria e Energia. Esta pode ser
considerada uma aula introdutória sobre a temática e uma atividade
diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Questão Problematizadora: Do que a Matéria é feita? Orientações: organize
os alunos em semicírculo. Leia o tema da questão problema, dê um tempo para
surgir hipóteses a respeito, acolha as respostas, em seguida apresente a
imagem abaixo, caso não consiga reproduzir o slide, apenas discuta. Tempo sugerido: (05
minutos) Orientações: pergunte
se eles já tentaram explicar o que é matéria e do que ela é composta. Peça
para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como: ·
Matéria
tem peso? ·
Matéria
tem volume? ·
Ocupa
lugar no espaço? ·
Ela
pode ser dividida? A ideia não é manter um diálogo prolongado. O objetivo,
neste momento, é estimular e contextualizar a aula. Não se preocupe em
responder todas as questões levantadas aqui. Etapa
02: Levantamento de Conhecimentos Prévios II (10min) Continuemos
com indagações sobre matéria. A seguir estão relacionadas mais algumas
questões sobre a temática, para orientar esse levantamento.
● Acolha as respostas que surgirem,
nesse momento não vamos exigir uma resposta correta. abordaremos
a transformação da matéria, transformações químicas. A começar pela
transformação da matéria, você pode utilizar o livro Inspire Ciências 9º ano,
páginas 103 a 106 como material de apoio. Etapa 03: Sistematizando o
Conhecimento (25min) Após
ouvir os alunos nas etapas de sondagem de conhecimento, chegou o momento de
sistematizar o conhecimento, tirar dúvidas e esclarecer os equívocos
apresentados pelos alunos. Vamos adentrar no conteúdo propriamente dito, você
pode utilizar como suporte o livro Inspire Ciências na página 86. Faça ao
vivo o que se propõe no inicio do texto, fica mais interessante para o aluno
e atrativo. Não é necessário se aprofundar em
Átomo nesse momento, a próxima sequência será estudo somente sobre Átomo. AULA 02 Tema: Transformações da Matéria Etapa 04:Mão na Massa I (15min) Oriente
os alunos para que imaginem situações onde é possível evidenciar a
transformação da matéria, peça para que eles descrevam e expliquem como eles
imaginam que ocorre a transformação. Disponibilize a tabela abaixo no celular
ou lousa para que os alunos possam reproduzi-la e preencher no caderno.
Etapa 05: Socialização (15min) Momento
de partilhar as situações e explicações elaboradas pelos estudantes. Peça
para que eles mostrem a tabela e socializem suas conclusões. Etapa 06: Aprofundando no Tema (20min) Após
socialização das tabelas, vamos adentrar no conteúdo propriamente dito, você
pode utilizar o livro Inspire Ciências na página 103 ou a apostila “Estados
da matéria e as transições de fase” que está disponível no grupo do WhatsApp para
introduzir as ideias básicas dos estados da matéria, relacionando os aspectos
científicos com as situações trazidas pelos estudantes. AULA 03 Tema: Estados Físicos da Matéria Etapa 07: Indo mais além (25min) Organização
das partículas do gelo e da água: Nesta aula, os estudantes vão revisitar o
conceito de estados físicos da matéria. A diferença é que neste momento será
aprofundada a compreensão de cada estado físico do ponto de vista
submicroscópico. O objetivo é que o estudante consiga perceber que a
diferença entre cada estado físico é resultado da interação que existe entre
suas partículas. Neste momento, não há necessidade de apresentar a natureza
destas interações. Iniciei a aula solicitando que os estudantes peguem em
casa alguns cubos de gelo em um copo e um pouco de água líquida em outro.
Peça aos estudantes que observem os cubos de gelo e o copo com água e
respondam em seus cadernos as questões a seguir: 1.
Por que a
água líquida adquire a forma do copo e o gelo não? 2.
Se você
pudesse enxergar as partículas de água líquida, como elas estariam
organizadas? 3.
E como
estariam organizadas as partículas no gelo? 4.
A água
também pode ser encontrada na forma de vapor. E nesta forma, como estariam
organizadas suas partículas? 5.
Por que
será que existe esta diferença de organização entre os diferentes estados
físicos da água? Etapa 08:
Socialização (10min) Peça
aos estudantes que apresentem suas respostas. Durante a socialização,
introduza também algumas explicações científicas para as respostas dos
estudantes. Etapa 09: Verificando a Aprendizagem (15min) Em
seguida, partilhe essa tabela com os estudantes e oralmente, peça para que
eles preencham a tabela respondendo, por exemplo “qual a interação entre as
partículas em estado sólido?” espera-se que eles digam “intensas” ou algum
sinônimo. Faça os questionamentos necessários até o preenchimento da tabela.
AULA 04 Tema: Estados Físicos da Matéria Etapa 10: Passando a limpo (10min) Relembre
a aula anterior sobre estados físicos da matéria, retomando a organização e
movimentação das partículas em cada estado físico. Você pode utilizar o livro
Inspire Ciências nas páginas 104 e 105 e também um outro material de apoio,
como uma apresentação de slides com imagens que possibilitem a visualização
das partículas nos 3 estados físicos. Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Levantar
conhecimentos a partir do seguinte experimento: Pegue um copo, coloque água e
cubos de gelo e aguarde até que o copo fique molhado por fora, tal qual
imagem abaixo. Solicite
que eles escrevam em seus cadernos qual ou quais transformações de estado
estão acontecendo com aquele copo com gelo. Alerte-os para que não se
preocupem em nomear cada transformação: devem apenas indicar as fases em
transformação. Etapa 12:Aprofundando no Tema (20min) No
momento seguinte, peça que leiam suas respostas. É provável que os estudantes
indiquem apenas a fusão do gelo na parte interna do copo (passagem do estado
sólido para o líquido) e a condensação do vapor de água presente no ar
(passagem do estado de vapor para o líquido) na parte externa do copo.
Questione-os se é possível a água sofrer evaporação (passar do estado líquido
para o vapor) nesta situação. Provavelmente eles vão responder que não é
possível que a água vaporize nesta temperatura. Explique-lhes, então, que a
evaporação ocorre em todas as temperaturas. O
que muda é a velocidade com que a água ou qualquer líquido irá evaporar.
Aproveite para fazer a diferenciação entre evaporação e ebulição. Mencione
que ambos os processos transformam o líquido em vapor, mas, na ebulição, essa
passagem ocorre de maneira rápida, com formação de bolhas e a determinada
temperatura, que varia de acordo com a substância e a pressão atmosférica,
denominada “temperatura de ebulição”. Aproveite o exemplo da ebulição e
explique aos estudantes que esse processo necessita de uma fonte de energia e
que geralmente utilizamos energia térmica, como o calor do fogo. Explique
também que os processos que ocorrem com absorção de calor, como a ebulição da
água, são denominados processos endotérmicos. E que os processos que ocorrem
com liberação de calor são denominados processos exotérmicos. Peça-lhes que
façam a associação entre as outras transformações e a energia térmica
recebida ou liberada. Você pode utilizar o livro Inspire Ciências na página
105. Etapa 13: Mão na massa II (05min) Atividade
para casa: Solicite que os estudantes elaborem um esquema, pode ser uma
tabela, um mapa conceitual, um infográfico, sobre as transformações do estado
físico estudadas. Peça que usem da criatividade! AULA 05 Tema: Mudanças de Estados Físicos Etapa 14: Socializando (10min) Peça
que os alunos exponham suas atividades de Mão na massa, descrevendo o que
fizeram e como fizeram, pergunte quais dificuldades encontraram. Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (25min) Solicite
aos alunos que façam a atividade da página 107 do livro didático Inspire Ciências
9º ano. Explique como deverão fazer cada item proposto. Etapa 16: Correção e Revisão Fazer
a correção da atividade e aproveitar o momento para sanar dúvidas levantadas. AULA 06 Tema: Propriedades da Matéria Etapa 17: Conhecendo as
propriedades gerais e específicas da matéria (20min) Sugerimos
que essa aula seja em grupo de alunos (no máximo 3) possam acessar o material
disponibilizado pelo professor a fim de realizarem pesquisas sobre as
propriedades gerais e específicas da matéria. Dinâmica da aula O
professor deverá, de antemão,
distribuir os itens relativos ao tema para os grupos de alunos para a
pesquisa. Os alunos deverão ficar à vontade para lerem todas as informações
disponíveis sobre todas as propriedades da matéria, porém terão que registrar
dados referentes a algumas delas e socializá-las para toda a turma ao final
da aula. Sugerimos que um grupo fique
apenas com um item, no caso de "peso" e "densidade" por
serem mais complexos. O
professor deverá circular pela sala esclarecendo as dúvidas dos alunos que
possam surgir no decorrer da pesquisa. Ao final da aula, o professor deverá
organizar os alunos para que cada grupo possa socializar a sua pesquisa, de
modo que todos se vejam, ouçam e sejam ouvidos. Propriedades gerais (comuns a todos
os materiais). ● Inércia;
massa; volume (extensão) ● impenetrabilidade;
indestrutibilidade; ● peso ●
compressibilidade; elasticidade Propriedades específicas (são
distintas para cada tipo de material e, por isso, permite diferenciá-los): ● cor;
sabor; odor; brilho (organolépticas) ● dureza;
maleabilidade; ductibilidade; magnetismo ● densidade ●
Ponto de fusão e ponto de
ebulição. Sugestões de endereços para a
pesquisa: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/propriedade_materia/propriedade_materia.htm . Acessado em 05/04/2022. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia6.php . Acessado
em 05/04/2022. http://www.grupoescolar.com/materia/propriedades_gerais_da_materia.html . Acessado em 05/04/2022. http://www.profpc.com.br/Mat%C3%A9ria_propriedades.htm#PROPRIEDADES_GERAIS
.
Acessado
em 05/04/2022. Etapa 18: Verificando as propriedades de alguns materiais
(15min) Essa aula
deverá acontecer no laboratório ou espaço disponível na escola. Os alunos
deverão ser organizados em grupos e cada um deverá receber o roteiro da aula
previamente elaborado pelo professor, solicite que anotem os questionamentos
feitos nos dois experimentos, pois deverão elaborar um relatório baseado na
observação dos experimentos. Experiência 01 Fonte
da imagem e da experiência:
http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm Acessado
em 05/04/2022. Material :
01 copo de vidro; papel; recipiente com água. Procedimento:
Coloque o papel no fundo do copo pressionando-o. Em seguida, emborque
verticalmente o copo no recipiente contendo água e deixe por um minuto. Retire
o copo do recipiente, verticalmente, sem incliná-lo. Como
está o papel? seco. Por que o papel não molhou? O ar existente
no interior do copo impede a entrada da água a ponto de molhar o papel. Isso
mostra que o ar é matéria e que a água e o ar não podem ocupar o mesmo lugar
no espaço ao mesmo tempo. Que
propriedades da matéria foram demonstradas nessa experiência?
Impenetrabilidade e compressibilidade (o papel amassado ocupou um espaço
menor) Experiência 02 - O que é mais leve (menos
denso), o ar quente ou o ar frio? Fonte da imagem e da experiência: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm
Acessado
em 05/04/2022. Material: dois sacos de papel; uma vareta
de madeira (espetinho); barbante ou fio de nylon; uma vela; fósforos. Procedimento:
Amarre um saco de papel em cada extremidade da vareta. Suspenda a
vareta através de um fio amarrado na metade de sua extensão de modo que fique
equilibrado, como uma balança. Aqueça um
dos sacos com uma vela e o outro não. Coloque a vela sobre a mesa, acenda-a e
segure a vareta suspensa de modo que apenas um dos sacos seja aquecido.
Mantenha o saco a uma certa distância da vela, de modo a não queimar o papel. O que
aconteceu? O saco aquecido fica mais leve do que o
não aquecido. Altera-se o equilíbrio: o saco não aquecido abaixa e o aquecido
sobe. Por que o
equilíbrio se alterou? Porque o ar contido no
interior do saco que foi aquecido se dilata, o volume aumenta e a densidade
diminui. Que
propriedade da matéria foi demonstrada nessa experiência? Densidade O que é
mais denso, o ar quente ou o ar frio? O ar frio Obs: Todo o material dos
experimentos ficam sob responsabilidade do professor, inclusive ele fará a
demonstração para toda classe. Etapa 19:Verificando a
Aprendizagem (Relatório) (10min) Após a realização das duas
experiências e discussão das questões propostas, cada grupo de alunos deverão
elaborar um relatório descrevendo os procedimentos ressaltando os principais
materiais e equipamentos utilizados, e os resultados obtidos. Oriente os
alunos como deverão elaborar este relatório. Elaboração: Cristiani,
Elane e Mary Coordenação
e colaboração: Nilsilane. Obs: Esse objeto de conhecimento
não termina aqui, sugira uma atividade extra classe para os grupos, como
demonstrações práticas que evidenciem as propriedades da matéria. Na próxima
sequência deverá também abrir espaço para a leitura dos relatórios. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( )
Outros:_______________________________________________________________________
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (107)
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; (X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; (
)Outros:________________________________________________________________________
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