7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! |
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Subtema: Por uma Matéria
mais sustentável |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
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Objetos
de Conhecimento: Isótopos,
isótonos e isóbaros; Elementos Químicos; Classificação dos elementos
químicos; Regra de Octeto; Íon, cátion e ânion. |
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Ano: 9º Período: 29/07 a 09/08 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI03)
Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do
átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica (essa
habilidade não será trabalhada por completo). (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e
explicar essas transformações com base no modelo de constituição
submicroscópica. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Compreender
e identificar o conceito de isótopos, isótonos e isóbaros; Resolver problemas que envolvem a identificação de
isótopos, isótonos e isóbaros, incluindo a aplicação de fórmulas e cálculos; Mostrar
como estão dispostos os elétrons nos níveis dos elementos da Tabela
Periódica, explicando quantos elétrons cada um deles suporta. Identificar
íons, cátions e ânions. Reconhecer o número atômico dos elementos químicos.
Realizar a distribuição eletrônica dos elementos com a camada de valência. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA: Isótopos,
Isóbaros e Isótonos Etapa 01: Aula
Expositiva (30 min) Nesta aula, a temática
envolve a distinção entre átomo e elemento químico e a relação deles com as
transformações da matéria. O professor fará uma aula expositiva dialogada.
Para trabalhar Isótopos,
Isóbaros e Isótonos, deverá anotar na lousa os exemplos e pedir aos
estudantes para observarem o que há de semelhante e diferente em cada grupo
de elementos, assim estarão construindo conceitos, a partir daí, coloquem os
nomes dos termos (Isótopos, Isóbaros e Isótonos), também abordará o tema íons.
O professor poderá usar como suporte as páginas 22 e 23 do livro didático e material
abaixo. Cada tipo de átomo se refere a um
determinado elemento químico. O elemento químico é definido como uma
substância que não pode ser separada em componentes mais simples usando
técnicas químicas. A nível microscópico, é considerado um conjunto de átomos
com o mesmo número atômico, ou seja, mesmo número de prótons. Sendo assim,
tanto o número de massa (a soma do número de prótons e nêutrons) quanto o
número de nêutrons podem mudar, mas o número atômico, não. Assim, todos os elementos químicos são
compostos por átomos e todos os átomos de um mesmo elemento são quimicamente
iguais. ISÓTOPOS, ISÓBAROS E ISÓTONOS Os átomos se assemelham entre si no que diz
respeito ao número de prótons (nº atômico), nêutrons e massa; a esta
propriedade chamamos de Semelhança Atômica. Vejamos como se classificam os
átomos de acordo com este princípio: Isótopos: átomos pertencentes a um mesmo
elemento químico, portanto possuem números atômicos (Z) iguais. Os isótopos
se diferenciam com relação ao número de massa, acompanhe os exemplos: O
elemento químico Magnésio (Mg) possui os seguintes isótopos: 12Mg24
12Mg25 12Mg26 . Os isótopos de
hidrogênio recebem nomenclatura própria, veja: 1H1 –
Hidrogênio comum, prótio, hidrogênio leve (A=1); 1H2 –
Deutério (A=2); 1H3 – Trítio (A=3). O hidrogênio comum
é o que encontramos em maior quantidade na natureza, está presente na proporção
de 99,9% em relação a seus isótopos. Isóbaros: esses átomos possuem o mesmo
número de massa (A), mas se diferem na numeração atômica (Z). Os elementos
Cálcio (Ca) e Argônio (Ar) são isóbaros. 18Ar40 e 20Ca40
. Isótonos: átomos com número de nêutrons (n)
iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A). Magnésio (Mg) e
Silício (Si) são exemplos de Isótonos. 12Mg26 e 14Si28
. Mg: N=A-P
N=26 – 12
N= 14 Si: N=A-P
N=28 – 14
N= 14 Utilize a apostila de Bauru, a partir da
página 30. Disponível no link abaixo: Etapa 02:
Verificação da Aprendizagem (20 min) 1.
Construa conceitos a partir dos exemplos dados
abaixo, para isso vocês deverão observar semelhanças e diferenças nos átomos.
Vamos lá?
2.
Separe os Isótonos e aplique a fórmula abaixo para registrar os cálculos. N = A – P 3. Vamos de Macete? Aprenda e registre!! ISÓTOPO:
Letra P em destaque que representa número de prótons, logo, ISÓTOPOS são átomos com mesmo numero
de prótons. ISÓBARO:
Letra A em destaque, não tem P (prótons) nem N(nêutrons), logo, ISÓBAROS são átomos com o mesmo
número de massa. ISÓTONOS:
Letra N em destaque, não tem P (prótons) nem A (Massa), logo, ISÓTONOS são átomos com o mesmo
número de nêutrons. AULA 02 TEMA: Elementos
Químicos Etapa 03: Correção
da Atividade (15 min) Corrigir a atividade na lousa para
esclarecer dúvidas surgidas durante a resolução. Etapa
04: Para início de conversa (15min) Relembre aos alunos que existem diferentes materiais
no mundo e que cada um deles é composto por átomos. Lance as questões abaixo: Qual a importância dos elementos químicos para a
nossa vida? Cite exemplos das aplicações dos elementos em nosso cotidiano.
Você conhece a nomenclatura dos elementos? Como
se diferencia um átomo de alumínio de um carbono ou hidrogênio? Devido ao
trabalho do químico Dimitri Mendeleev foi possível o desenvolvimento dos
estudos das propriedades dos elementos e suas massas atômicas. Pergunte: 1. Vocês já mediram a massa de algum
objeto na balança? 2. Como eles deveriam ser classificados? A ideia não é manter um diálogo prolongado, apenas
estimular e contextualizar a aula. Não se preocupe em responder todas as
questões levantadas aqui. As tabelas periódicas são úteis em várias áreas do
conhecimento porque nelas encontramos informações sobre elementos químicos
que não se alteram. São sistemáticas, qualitativas e quantitativas e
facilitam o estudo pela própria formatação que se apresenta. Etapa
05: Sistematizando o Conhecimento (20 min) Neste momento o professor(a) iniciará uma explicação
sobre o conceito de elemento químico, comece indagando ou questionando os
alunos sobre sua definição ou onde podem ser encontrados no seu dia a dia? Se
eles conhecem algum? Um debate seria interessante para que os alunos exponham
suas ideias. Siga com os esclarecimentos com base no livro didático a
Conquista Ciências 9º Ano, páginas 22, 24 e 25. AULA 03 TEMA
Tabela Periódica Etapa
06: Levantamento de Conhecimentos prévios (10min) Continue levantando conhecimentos prévios dos alunos
a partir dos questionamentos abaixo: 1. Vocês já viram uma tabela periódica ou ao menos
ouviram falar? 3. Qual a função da tabela periódica? O que acham? Acolha as respostas apenas, na próxima etapa as
informações aparecerão. Etapa
07: Aprofundando no tema (30 min) Agora chegou a hora de
apresentar a Tabela Periódica aos estudantes utilizando a tabela periódica do
livro didático A Conquista Ciências 9º ano, página 26, utilize as páginas 27,
28 e 29 também, se tiver condições de levar uma impressa em tamanho maior, faça.
Mostre que os elementos estão dispostos em famílias ou grupos, que são as
divisões verticais que vemos na Tabela. Conhecidos os grupos, identifique os
períodos. Indague aos alunos: quais elementos estão no primeiro período?
Explique que período são as “linhas” na Tabela, que representam o número de
camadas eletrônicas ao redor do átomo. Elementos do primeiro período têm uma
camada eletrônica, do segundo, duas camadas, e assim por diante. Mostre a
ordem crescente do número atômico nesses períodos e explique o que é o número
atômico – o número de prótons, ou seja, partículas positivas, encontrados
dentro do núcleo. Como ler a Tabela Periódica Ao olhar para a tabela
periódica, você pode pensar: “pra que isso tudo vai ser útil na minha vida?”
Realmente, à primeira vista parece algo complexo e muito acadêmico. Mas a
verdade é que ela parece mais assustadora do que realmente é. E pode
acreditar: a tabela periódica tem sua importância sim. Ela existe para
organizar os elementos químicos da natureza, e está em constante atualização.
Para você ter uma noção, no ano de 1850, existiam 60 elementos na tabela e
hoje em dia ela já contém 118! Para entender melhor a tabela periódica,
seguiremos este guia que facilitará os estudos - 1 - A organização - 2 -
Os quadradinhos - 3 - As linhas e as colunas - 4 - Agrupamentos - 5 -
Famílias (ou grupos) Sobre o número de
prótons, diga para classe, que ele caracteriza um átomo, pois é único para
cada elemento. Identifique também a localização do número de massa atômica,
contando à classe que por sua vez, corresponde à média ponderal das massas de
todos os isótopos encontrados. A massa atômica é representada pela letra
minúscula u e é relativa à massa do átomo de carbono 12 (12C).
Por conta disso, a massa atômica dificilmente será um número inteiro. Já o
número de massa é representada pela soma do número de prótons e nêutrons do
átomo. Explique que essa massa atômica também está distribuída na ordem
crescente na tabela periódica, da esquerda para a direita e de cima para
baixo. Deixe claro aos alunos o quanto foi
complexa a criação de uma classificação que pudesse ser considerada
universal, e mostrar que não se trata de uma estrutura fechada, fale dos
novos elementos que eventualmente são descobertos, utilize o material
disponível no link a seguir https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_peri%C3%B3dica
. As páginas 22 a 27 do livro
didático A Conquista Ciências, leia as orientações didáticas, também podem
ser utilizadas ou os slides, disponíveis no seguinte link: https://docs.google.com/presentation/d/1asVGFJ4EsBmz5ICSURfZgVhStgxyFhGs/edit?usp=sharing&ouid=113010374866435938931&rtpof=true&sd=tru Você
poderá trabalhar com a Tabela Periódica Dinâmica, caso tenha internet e
data-show, é muito importante e excelente como recurso para compreender tudo
sobre a tabela, disponível no link a seguir: Tabela Periódica -
Ptable - Propriedades - Série
Etapa
08: Verificação da Aprendizagem (10 min) Oriente os estudantes a
resolverem os exercícios das páginas 23, 27 e 29 do livro didático “A
Conquista Ciências” 9º Ano. AULA 04 TEMA:
Tabela Periódica Etapa
09: Correção da Atividade (20 min) Essa etapa é muito importante para revisar o objeto
de conhecimento em estudo e também tirar dúvidas, aproveite bastante desse
momento. Etapa
10: Mão na Massa (30 min) Entregue cópias da Tabela Periódica que foi enviada
via WhatsApp, impressa em preto e branco,
solicite aos alunos que pintem a tabela identificando os grupos que
serão estudados, usando uma cor específica para cada grupo, utilize como
referência a tabela do livro didático A Conquista Ciências página 26, mas,
lembre-se, até aqui, trabalharemos apenas 4 grupos (hidrogênio, metais, não
metais e gases nobres). Material
de apoio ao professor Sugestão de vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=8QNLfwjbzZw
e http://www.youtube.com/watch?v=4SQfQlIrueQ Sugestão de Slids para usar nas aulas: https://docs.google.com/presentation/d/1asVGFJ4EsBmz5ICSURfZgVhStgxyFhGs/edit?usp=sharing&ouid=113010374866435938931&rtpof=true&sd=tru AULA 05 TEMA: Regra do Octeto Etapa
11: Levantamento de Conhecimentos Prévios(10min) Inicie a aula com os seguintes questionamentos: O
que são íons? Para que servem os íons? Como se formam os íons? O professor acolhe as respostas dos alunos sem se
preocupar a princípio com acertos, fazendo logo em seguida uma explanação do
assunto. Etapa
12: Aula expositiva dialogada (20 min) Inicie a aula
perguntando de a palavra octeto lembra alguma outra palavra. Em seguida
ofereça as informações a respeito. Diga que a Regra do Octeto - A Teoria do
Octeto, criada por Gilbert Newton Lewis (1875-1946), químico estadunidense, e
Walter Kossel (1888-1956), físico alemão, surgiu a partir da observação dos
gases nobres e algumas características como, por exemplo, a estabilidade dos
elementos que apresentam 8 elétrons na Camada de Valência. Poderá usar como
suporte a página 23 do livro didático Portanto, a Teoria ou
Regra do Octeto explica a ocorrência das ligações químicas da seguinte forma: “Muitos átomos
apresentam estabilidade eletrônica quando possuem 8 elétrons na camada de
valência (camada eletrônica mais externa).” Sugestão de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=jD5mZGt1158&t=3s (7’35”) Etapa
13: Hora do Jogo (20min) Fazer o Jogo da regra de octeto,
disponibilizado por WhatsApp. AULA
06 Tema:
Íons Etapa
15: Revendo íons (15min) Chegou o momento de sistematizar o conhecimento,
tirar dúvidas e esclarecer possíveis equívocos. O professor poderá utilizar a
apostila. Em seguida peça aos estudantes para anotarem o resumo no caderno. Resumo sobre os íons ●
Íons são formados quando uma espécie
eletricamente neutra perde ou ganha elétrons. ●
Se há perda de elétrons, o íon
gerado é positivo, sendo chamado de cátion. ●
Se há ganho de elétrons, o íon
gerado é negativo, sendo chamado de ânion. ●
Os íons são formados durante
processos reacionais, como na clivagem de uma ligação covalente. ●
A energia de ionização e a
afinidade eletrônica são grandezas importantes para avaliar se uma espécie é
mais propensa a ser um ânion ou um cátion. ●
Íons podem se ligar por meio de uma
junção química chamada de ligação iônica, de grande força e atração. Para melhor explanação, o professor pode fazer uso
da apostila e do vídeo. Íons: o que são,
para que servem, classificação - Mundo Educação (uol.com.br) Etapa
16: Verificando a Aprendizagem (20min) Em duplas solicitar que os alunos resolvam os
exercícios e o professor pode corrigir proporcionando nova explicação e
tirando as dúvidas. Exercícios
resolvidos sobre íons Questão
1 (Colégio Naval, 2017) O elemento químico Al
(alumínio), largamente utilizado em utensílios domésticos, tem número atômico
13, número de massa 27, e seu íon Al3+ é muito utilizado no solo. Assinale a
opção que apresenta, respectivamente, o número de prótons, elétrons e
nêutrons presentes no íon Al3+. A) 13, 10, 14. B) 10, 10, 14. C) 13, 13, 27. D) 10, 10, 27. E) 13, 16, 14. Resolução:
Alternativa A Se a espécie iônica é Al3+, entende-se que é um
cátion e foi formado a partir da perda de três elétrons. Assim, como o átomo
de alumínio possui 13 elétrons, o íon de alumínio possui apenas dez. Os
nêutrons e prótons permanecem inalterados. O número de nêutrons pode ser
calculado pelo número de massa (A): A = Z + n 27 = 13 + n n = 14 Questão
2 (PUCCamp-SP 2009) O símbolo para o íon cálcio, Ca2+,
indica que I. é um ânion. II. possui dois prótons a mais que o respectivo
átomo neutro. III. perdeu dois elétrons em relação ao átomo
neutro. Está correto o que se afirma SOMENTE em: A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III. Resolução:
Alternativa C O íon Ca2+ é positivo, o que indica que é um cátion,
formado a partir da perda de dois elétrons de seu átomo neutro. Nesse
processo, o número de prótons se mantém intacto, portanto, não se altera.
Dessa forma, apenas a terceira afirmativa está correta. Etapa
17: Correção da Atividade (15 min) Corrigir a atividade na lousa para
esclarecer dúvidas surgidas durante a resolução. Observações: Professor
utilize o link abaixo para o jogo “Monte um átomo”. https://phet.colorado.edu/sims/html/build-an-atom/1.2.5/build-an-atom_pt_BR.html É possível acrescentar pesquisas com
apresentação de seminário sobre Acidente Radiológico em Goiânia (orientações
na página 34 do livro didático). Outra sugestão é montar a tabela
periódica utilizando pequenos frascos, as informações do elemento deverão vim
em rolinhos dentro dos frasquinhos. Divida a classe em grupos. Depois poderão
montar e desmontar a tabela. Elaboração:
Nilsilane |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; ( )
Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( )
Outros:______________________ |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (23, 27, 29)
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; (X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:___________________________________ |
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