3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Caminhos
Sustentáveis: Explorando Fontes de Energia Renovável para um Futuro
Sustentável. |
Unidade Temática: Matéria e energia |
Objetos
de Conhecimento: Uso consciente de energia elétrica.
Impactos da Geração de Energia; Consumo responsável de energia; Energia
Alternativa. |
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Ano: 8º Período: 28 /04 a 09/05 Nº de Aulas: 07 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de
energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de
equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e
eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06)
Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas,
hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos
socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade,
comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de
geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.),
como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI04IT)
Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente
da energia e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar limites e
possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela
instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas
hidrelétricas. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos
tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência
programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no
meio ambiente. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Compreender
que o uso de energia elétrica resulta em impactos financeiros, ambientais e
sociais. Discutir soluções e
alternativas para o uso consciente da energia elétrica. Analisar o impacto na
conta de luz devido à troca de equipamentos por outros com maior eficiência
energética. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 TEMA: Uso consciente de energia elétrica Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Apresente o título da aula. Lance perguntas que estimulem o
interesse pelo tema proposto, tais como: Quais ações de eficiência
energética e consumo consciente de energia vocês sugerem para desenvolvermos em nossa comunidade
escolar? Qual é a importância de ações como estas para a sociedade? Etapa 02: Contexto (15min) Divida a turma em grupos e peça sugestões de ações para a
campanha de uso consciente de energia. Diga que a primeira ação dessa
campanha será o desenvolvimento de um mural com orientações de eficiência
energética e uso consciente de energia, FAZER
UM ESBOÇO NO CADERNO. Em seguida, diga que serão necessárias outras
ideias de ações que virão das sugestões deles para dar seguimento à campanha,
as quais vamos selecionar e organizar quais atividades serão necessárias para
cada ação. As respostas possíveis para as ações complementares: - Fazer uma encenação com o tema; - Realizar a apresentação de um vídeo rápido na entrada da
escola; - Trazer um especialista para fazer uma palestra no auditório
para a comunidade escolar. Etapa 03: Verificação da Aprendizagem
(25 min) O Professor deve registrar quais atividades foram
escolhidas para a campanha de uso consciente de energia e as ações
necessárias (mesmo que a campanha não seja completamente executada, é
importante estruturá-la com a turma). Contudo, nessa aula, foque na primeira
ação da campanha, que será a construção do mural com sugestões e dicas de uso
consciente de energia. COMO NO EXEMPLO
ABAIXO:
AULA 02 TEMA:
Impactos da Geração de Energia Etapa
04: Vídeo – Vida de República (Episódio 4) (25min) Que
tal intensificar os estudos assistindo um episódio da série Vida de
República? Vida de República foi produzida pela Coelba e TV Futura mostra o
cotidiano de cinco jovens universitários e do Ensino Médio que moram juntos
em uma típica república de estudantes e o tema principal da série é o uso
eficiente da energia. Fica tranquilo, tem uma linguagem bem-humorada e você
ainda vai garantir a aprendizagem de muita coisa legal. Acesse o seguinte
link: https://youtu.be/xp7pA_7lkDk Depois de assistir registre suas impressões sobre o Episódio 4 da Vida
de República. Gostou? Não? Recomendaria? Aprendeu algo novo com ele? Identificou
alguma cena que te fez lembrar de algum episódio de seu cotidiano? Etapa 05: Sistematizando o Conhecimento (15min) Fazer uma breve discussão do vídeo, em seguida aprofundar no tema
falando sobre os impactos da geração de energia, use como suporte as páginas 120 e
121 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Oportunize a participação
dos estudantes durante a exposição do tema. Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (10min) Solicitar aos estudantes que pesquisem a atividade da página 121, que
fala sobre os impactos da geração de energia, depois compartilhar a resposta
com a turma. AULA 03 TEMA: Impactos
da Geração de Energia Etapa 07: Usina de Belo Monte: energia ou impacto ambiental? (30 min.)
Leitura do texto
disponível no link : https://www.guiadacarreira.com.br/blog/usina-hidreletrica-belo-monte Realizar a leitura por
tópicos com a participação oral dos estudantes sobre suas opiniões e
sugestões em relação ao tema abordado (eles irão responder os questionamentos
em outro momento) Ressaltar que hoje, Belo
Monte é
responsável por 10,7% da matriz hidrelétrica brasileira, sendo capaz de
atender, sozinha, 25% da população do país. Em 2022, a Usina registrou um recorde de produção de energia de mais
de 37 milhões MWh, a maior entre as hidrelétricas 100% brasileiras. Etapa
08: Atividade e
Correção (20min) Após a
leitura e discussão do texto, solicitar que os estudantes respondam as
questões abaixo. Se necessário releia o texto. 1. Em
relação a construção da Usina de Belo Monte na
luta entre o progresso e a preservação ambiental, o que você acha que deve
ser feito? 2. Quais as medidas cabíveis para fazer de Belo Monte um
projeto mais sustentável? 3. Quais políticas públicas poderiam ser criadas para
evitar um desastre ambiental? 4. Esse tipo de usina pode ser considerado um tipo de
Recurso Renovável ou Não Renovável? Explique. 5. Cite um ponto contra e outro a favor na construção da
Usina. 6. Qual exemplo de energia limpa foi citado no texto? . AULA 04 TEMA: Impactos
da Geração de Energia Etapa 09: Sistematizando o Conhecimento (25min) Continuar
falando sobre os impactos da geração de energia, use como suporte as páginas 122,
124 e 125 do livro didático A conquista Ciências 8º ano (Usinas
Termelétricas, Usinas Eólicas e Solares e Usinas Nucleares). Relembre com os estudantes o que já foi estudado
sobre os gases de efeito estufa e o aquecimento global. Os
impactos ambientais mais evidentes dizem respeito à grande produção de
poluentes atmosféricos provenientes da combustão. Esse problema é
especialmente grave nas usinas que utilizam combustíveis fósseis. Ao queimar
gás natural ou carvão mineral, por exemplo, são lançados na atmosfera gás
carbônico e outros gases de efeito estufa oriundos de materiais fósseis
estocados no subsolo há milhões de anos, comente que
usinas termelétricas correspondem a uma fração considerável da matriz
energética brasileira. Quando a geração de energia nas hidrelétricas sofre
uma queda de produção, seja por estiagem ou por outros motivos, a produção de
energia por meio de termelétricas aumenta. Em relação às Usinas Eólicas as aves migratórias
usam ventos predominantes na circulação atmosférica para traçar suas rotas de
migração. Os locais ideais para instalação de usinas eólicas são justamente
aqueles onde ocorrem esses ventos. É fundamental que os estudos de impacto
ambiental associados ao licenciamento desse tipo de empreendimento detectem
esse tipo de conflito para que o empreendimento possa ser compatibilizado com
a conservação da avifauna e se for o caso, transferido de localidade para que
não venha a interferir na migração das aves. O funcionamento desses equipamentos também produz poluição
sonora, o que afeta principalmente animais e pessoas situadas na região mais
próxima ao local onde a usina está instalada. No caso das usinas solares os painéis solares fotovoltaicos
contam também com componentes feitos de cobre, zinco e outros materiais
potencialmente tóxicos ao ambiente. É importante desenvolver pesquisas para
melhorar a reciclagem dos equipamentos utilizados na geração de energia
solar. Ao comentar sobre as Usinas Nucleares, que seu funcionamento é considerado de baixa emissão, pois não
há produção direta de gases de efeito estufa, porém, O funcionamento das
usinas nucleares é considerado de baixa emissão, pois não há produção direta
de gases de efeito estufa. Etapa 10: Verificação da
Aprendizagem (25min) Solicitar aos estudantes
que realizem a atividade das páginas 123 e 125. Realizando a correção na sequência.
AULA 05 TEMA: Eficiência energética
e propostas para redução do consumo energético Etapa 11: Compreender a eficiência
energética e seu impacto no consumo de energia elétrica (20 minutos) Inicie a
aula perguntando aos estudantes o que eles compreendem por eficiência
energética. Encaminhe
a discussão para que possam associar eficiência energética ao aproveitamento
da energia elétrica e menor desperdício. Explique que o mesmo tipo de
equipamento pode apresentar eficiências diferentes. Mencione que o Programa
Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Instituto Nacional de
Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), foi criado para auxiliar os
consumidores no momento de escolha de um produto com alta eficiência
energética e para estimular a indústria a desenvolver equipamentos cada vez
mais eficientes. Utilizando um projetor multimídia ou fornecendo cópias do
material relativo às considerações do PBE, disponível em: http://www2.inmetro.gov.br/pbe/pdf/folder_pbe.pdf (acesso em: out. 2018), explique a relação
entre a eficiência dos aparelhos e a classificação por letras. Em seguida,
solicite aos estudantes que se organizem em grupo de quatro pessoas
Informe-os de que estabelecerão comparações entre o custo mensal de aparelhos
com alta eficiência e o custo mensal de aparelhos com baixa eficiência.
Escreva no quadro informações a respeito dos aparelhos com diferentes
classificações no PBE ou leve algumas cópias das tabelas de eficiência para
cada aparelho. Essas informações estão disponíveis em http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp (acesso em: out. 2018). Proponha aos grupos que escolham dois ou três
equipamentos com faixas de classificação diferentes para compor a tabela.
Solicite que eles utilizem a tarifa da conta de luz para que possam calcular
o custo mensal correspondente ao uso dos equipamentos. Etapa 12: Sistematizando o Conhecimento (10 min) a)
Qual é o custo mensal do equipamento com a faixa
de classificação A ou B? E do mesmo equipamento com faixa de classificação
mais baixa (C, D, E ou F)? b)
Qual a diferença, em um ano, do custo associado ao
equipamento mais eficiente em relação ao equipamento menos eficiente? Auxilie os estudantes com as dúvidas que possam
surgir. Proponha que anotem as observações em seus cadernos. Etapa 13: Mão na Massa (20 min) Propor medidas para reduzir o consumo de energia elétrica. Neste segundo momento, proponha que cada grupo elabore um
material gráfico com propostas para reduzir o consumo de energia elétrica em
suas residências. Para isso, distribua para os grupos cartolina ou papel
pardo, lápis de cor e canetas coloridas, revistas para recorte, tesoura de ponta
arredondada, cola, etc. Solicite-lhes que incluam os dados e cálculos
realizados nas atividades anteriores para enriquecer as justificativas das
propostas. Tal encaminhamento possibilitará o desenvolvimento da criatividade
dos estudantes, bem como a organização de ideias a partir da seleção e
construção de argumentos com base em evidências, dados e resultados de suas
investigações. Durante a produção dos informativos, circule na sala tirando
as dúvidas específicas de cada grupo. Finalize a atividade
destacando que o custo da energia elétrica pode ser calculado por meio das
informações disponíveis nos eletrodomésticos, como a potência, e que o
intervalo de tempo de uso do equipamento é um fator determinante nesse
cálculo, assim como sua eficiência. Além disso, ressalte que o desperdício de
energia elétrica não impacta somente o valor da conta de luz mensal, mas
provoca aumento na demanda pela sua produção. Se uma sociedade consome mais
energia, as usinas deverão produzir mais energia elétrica para atender a toda
a demanda. Dessa forma, novas usinas deverão ser implantadas, o que provoca
mais custos, impactos ambiental e social negativos. No Brasil, por exemplo,
quando a quantidade de energia elétrica demandada é superior à quantidade de energia
gerada pelas usinas hidrelétricas, as usinas termelétricas são acionadas. A
energia gerada por essas usinas custa mais e, em sua maioria, é oriunda de
recursos naturais não renováveis, como o petróleo (óleo diesel), o gás
natural e o carvão mineral. AULA 06 TEMA: Consumo
Responsável de Energia Etapa 14: Leitura, interpretação
e reflexão (30 min) Dedique
um tempo para a leitura da ilustração das páginas 126 e 127 do livro didático
A Conquista 8º ano, com os estudantes, solicitando que comentem suas
impressões sobre as informações apresentadas. Peça que proponham outras ações
que não estejam listadas nestas duas páginas, avaliando as ideias
apresentadas coletivamente. Dedique especial atenção para as ações realizadas
pelos próprios estudantes, como o hábito de uso de equipamentos eletrônicos. Etapa 15: Pesquisa
orientada (20 min) Oriente
os estudantes na realização da pesquisa de sondagem da página 130 do livro
didático. Esta seção tem por característica incentivar o protagonismo dos
estudantes. Na atividade proposta, eles vão exercer o protagonismo na busca
por respostas para desvendar os mitos sobre consumo de energia e também no
momento de divulgar o que aprenderam. AULA 07 TEMA: Fontes de energia alternativa Etapa
16: Sistematizando o conhecimento (15 minutos) Disponibilize
alguns minutos para que os estudantes leiam o texto da página 132 do livro A Conquista
Ciências 8º ano. Peça que anotem as palavras que desconhecem e sugira que
busquem os significados em um dicionário. Para uma boa compreensão do texto,
é preciso que os estudantes compreendam as palavras usadas. Aproveite para
recordar com a turma as causas do aquecimento global e a razão de os países
estarem buscando por fontes alternativas de energia. Para
averiguar o que a turma compreendeu do texto, escolha aleatoriamente alguns
estudantes e peça que digam o que entenderam do que foi lido. Incentive os
demais a complementarem a fala dos colegas. Certifique-se de que os
estudantes entenderam o que é hidrogênio verde e a importância da obtenção
dessa substância para a geração de energia. Etapa 17: Hora da reflexão (15 minutos) Solicite aos estudantes
que respondam no caderno a atividade da página 133 do livro A conquista
Ciências 8º ano. a)
O hidrogênio é um
elemento raro ou bastante comum no Universo? Transcreva o trecho do texto que
corrobora sua resposta. b)
Por que o hidrogênio não
é amplamente utilizado como fonte de energia, mesmo tendo três vezes mais
energia do que a gasolina? c)
Qual é a diferença
entre o hidrogênio tradicional e o hidrogênio verde? d)
Qual é o processo
usado para a produção do hidrogênio verde e em que ele se baseia? Etapa 18: Aprofundando o conhecimento (20 minutos) O professor deverá explicar a turma, que é o momento de rever
o que aprenderam ao longo da unidade e de avaliar como agiram durante o
processo de ensino e de aprendizagem: Quão bem eles consideram que aprenderam
e precisam revisá-los. Levando o estudante a refletir sobre o que aprenderam
e a identificar a própria evolução. Solicitar aos estudantes que realizem a atividade da página
136, realizando a correção na sequência |
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos;
(X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios (121, 123, 125, 127, 127 e 130) (X)
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X)
Cartaz; ( ) Debate; (X ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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