PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2024
COMPONENTE CURRICULAR:
CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 02/10/2024
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração (8:15 às
8:20)
Esperar
os professores com música, até o tempo limite de tolerância (15min), em seguida
convidar um participante para fazer a oração inicial.
2º Momento: Texto Reflexivo (8:20 as
8:30)
Parábola do
jardineiro – Rubem Alves
“Havia
um homem muito rico, possuidor de vastas propriedades, que era apaixonado por
jardins. Os jardins ocupavam o seu pensamento o tempo todo e ele repetia sem
cessar: “O mundo inteiro ainda deverá se transformar num jardim. O mundo
inteiro deverá ser belo, perfumado e pacífico. O mundo inteiro ainda se
transformará num lugar de felicidade.” Suas terras eram uma sucessão sem fim de
jardins, jardins japoneses, ingleses, italianos, jardins de ervas, franceses.
Era um trabalhão cuidar dos jardins. Mas valia a pena pela alegria. O verde das
folhas, o colorido das flores, as variadas simetrias das plantas, os pássaros,
as borboletas, os insetos, as fontes, as frutas, o perfume… Sozinho ele não
daria conta. Por isso anunciou que precisava de jardineiros. Muitos se
apresentaram e foram empregados.
Aconteceu
que ele precisou fazer uma longa viagem. Iria a uma terra longínqua comprar
mais terras para plantar mais jardins. Assim, chamou três dos jardineiros que
contratara, Paulo, Hermógenes e Boanerges e lhes disse: “Vou viajar. Ficarei
muito tempo longe. E quero vocês cuidem de três dos meus jardins. Os outros, já
providenciei quem cuide deles. A você, Paulo, eu entrego o cuidado do jardim
japonês. Cuide bem das cerejeiras, veja que as carpas estejam sempre bem
alimentadas… A você, Hermógenes, entrego o cuidado do jardim inglês, com toda a
sua exuberância de flores pelas rochas… E a você, Boanerges, entrego o cuidado
do jardim mineiro, com romãs, hortelãs e jasmins.” Ditas essas palavras ele
partiu.
O Paulo
ficou muito feliz e pôs-se a cuidar do jardim japonês. O Hermógenes ficou muito
feliz e pôs-se a cuidar do jardim inglês. Mas o Boanerges não era jardineiro.
Mentira ao se oferecer para o emprego. Quando ele viu o jardim mineiro ele
disse: “Cuidar de jardins não é comigo. É trabalho demais…” Trancou então o
jardim com um cadeado e o abandonou. Passados muitos dias voltou o Senhor dos
Jardins, ansioso por ver os seus jardins. O Paulo, feliz, mostrou-lhe o jardim
japonês, que estava muito mais bonito do que quando o recebera. O Senhor dos
Jardins ficou muito feliz e sorriu. Veio o Hermógenes e lhe mostrou o jardim inglês,
exuberante de flores e cores. O Senhor dos Jardins ficou muito feliz e sorriu.
Aí foi a vez do Boanerges. E não havia formas de enganar. “Ah! Senhor! Preciso
confessar: não sou jardineiro. Os jardins me dão medo. Tenho medo das plantas,
dos espinhos, das taturanas, das aranhas. Minhas mãos são delicadas. Não são
próprias para mexer com a terra, essa coisa suja… Mas o que me assusta mesmo é
o fato das plantas estarem sempre se transformando: crescem, florescem, perdem
as folhas. Cuidar delas é uma trabalheira sem fim. Se estivesse no meu poder,
todas as plantas e flores seriam de plástico. E a terra seria coberta com
cimento, pedras e cerâmica, para evitar a sujeira. As pedras me dão
tranquilidade. Elas não se mexem. Ficam onde são colocadas. Como é fácil
lavá-las com esguicho e vassoura! Assim, eu não cuidei do jardim. Mas o
tranquei com um cadeado, para que os traficantes e os vagabundos não o
invadissem”.
E com
estas palavras entregou ao Senhor dos Jardins a chave do cadeado. O Senhor dos
Jardins ficou muito triste e disse: “Esse jardim está perdido. Deverá ser todo
refeito. Paulo, Hermógenes: vocês vão ficar encarregados de cuidar desse
jardim. Quem já tinha jardins ficará com mais jardins. E, quanto a você,
Boanerges, respeito o seu desejo. Você não gosta de jardins. Vai ficar sem
jardins. Você gosta de pedras. Pois, de hoje em diante, você irá quebrar pedras
na minha pedreira…”
Reflexão
A lição da "Parábola do Jardineiro" de
Rubem Alves é que o ato de educar é semelhante ao ato de cultivar um jardim. O
professor, como o planejado, não tem o poder de fazer as plantas crescerem, mas
tem a responsabilidade de preparar o solo, cuidar das sementes etc.
Rubem Alves enfatiza que o verdadeiro papel do
educador não é apenas transmitir informações, mas sim nutrir, inspirar e
proporcionar um ambiente de cuidado e respeito para que cada aluno possa se
desenvolver no seu próprio ritmo. A parábola ensina que a educação é um
processo que exige paciência, amor e confiança no potencial de cada indivíduo,
reconhecendo que o aprendizado é um caminho.
3º
Momento: Leitura, discussão e interpretação
dos resultados das Avaliações Diagnósticas Externas (8:30 a 9:30h)
Nesse momento, cada professor de posse de seus resultados, apresenta
suas conclusões, concordâncias e discordâncias com a análise feita na live.
Sugerir principais intervenções.
Para Refletir:
Como foi a participação de sua turma na AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM
NOS ANOS FINAIS-CICLO I 2024?
Há diferença de participação entre os componentes curriculares
avaliados? Reflita e levante hipóteses sobre os motivos pelos quais há
diferença (se houver).
Há diferença entre a taxa de participação no componente Ciências da
Natureza e o número de estudantes matriculados em sua turma? Reflita e levante
hipóteses sobre os motivos pelos quais
há diferença (se houver).
Considerando o número de estudantes que participaram da avaliação e o
número de estudantes matriculados, é possível generalizar seus respectivos
resultados? Por quê?
Em seguida, pedir que preencham os dados sobre desempenho do Roteiro
para apropriação dos resultados.
4º Momento: Lanche (9:30
às 9:45h)
5º
Momento: Elaboração das Sequências Didáticas (9:45 às 11:30)
Momento para elaboração
das sequências didáticas com período de 07 a 18/10. Utilizar a planilha em
anexo com todas as orientações.
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