8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Leitura e escrita em movimento |
|
Subtema:
Ler e conhecer sobre o Ar. |
Unidade
Temática: Matéria e energia |
Objetos
de Conhecimento: Atmosfera e suas camadas; Camada de Ozônio |
|
Ano: 7º
Período: 09 a 17/11 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas
que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Compreender que o ar é composto por
diversos gases; Conhecer os aspectos da atmosfera, assim como suas camadas e
dinâmicas, além de estabelecer uma ligação entre os fenômenos atmosféricos e
o clima e como isso interfere na vida das pessoas em todos os pontos do
planeta. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 TEMA:
PROPRIEDADES DO AR Etapa
01:
Levantamentos de conhecimentos prévios
(15min) Inicie a aula
perguntando aos alunos se eles lembram algo sobre propriedades do ar. Digam a eles que
estudar o ajuda a compreender diversos fenômenos cotidianos e fornece conhecimentos
que podem ser bastante úteis no dia a dia. Utilize
as seguintes questões para iniciar o diálogo:
Obs: O estudo das
propriedades do ar favorece atividades práticas e lúdicas que tiram proveito
da curiosidade intrínseca dos estudantes dessa faixa etária sobre o mundo
natural. Etapa
02: Aula expositiva dialogada (30min) Uso do livro didático
Inspire Ciências 7° ano páginas 93 e 94 fazer leitura compartilhada, leve uma
seringa para fazer a prática da página 94. Após a leitura compartilhada,
permita que os alunos falem a respeito do que foi lido, em seguida você
professor, tirará as dúvidas explicando com detalhes e com bastante calma, de
modo a sanar as dúvidas dos alunos. Etapa
03: Verificação
da Aprendizagem Após a discussão, peça
aos alunos que escreva no caderno a questão 1 da página 95 do livro didático
Inspire Ciências 7º ano, antes debata as alternativas com eles, pra tornar a
resolução mais fácil. AULA 02 TEMA: ATMOSFERA Etapa 04: Correção de atividade (10min) Chegou a hora de
retomar o objeto de conhecimento da aula anterior a partir da correção do
item 1, letras a e b. Etapa 05: Verificação da Aprendizagem parte 2
(20min) Faça a atividade
no coletivo com os alunos. Peça que anotem as questões 2 e 3 no caderno, dê
um tempo para isso, em seguida começa a discutir cada questão e peça para os
alunos registrarem as conclusões. Essa atividade não precisará ser corrigida,
porque você já deu as orientações necessárias para responderem de forma
correta. Etapa 06: Levantamentos de conhecimentos prévios (10
min) Para introduzir
os objetos de conhecimento, fazer as seguintes perguntas aos alunos.
(esperem eles
responderem) Etapa 07: Aprofundando no Tema (10min) Professor se
tiver como, passar o vídeo sobre “Atmosfera terrestre e suas várias camadas”
disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=-VpwDlndCKo
Esse recurso
ilustra muito bem sobre tema em estudo. Se não tiver como apresentar o vídeo,
desenhe as camadas da atmosfera na lousa. AULA 03 TEMA: CAMADAS DA ATMOSFERA. Etapa 08: Complementação da Aprendizagem (15min) Retomar a aula
anterior, abrindo espaço para comentar sobre o vídeo, complementar com mais
informações sobre o objeto de conhecimento em estudo, utilizar como suporte o
livro Inspire Ciências 7° ano páginas 96, 97, para tornar a aula mais
interessante poderá também fazer uso dos slides disponíveis no seguinte link:
https://pt.slideshare.net/edsonluz/atmosfera-camadas. Etapa
09: Mão na Massa (15min) Solicite aos alunos que ilustrem a
história da atmosfera primitiva, para isso, precisam ler o fragmento da
página 96 do livro didático. Etapa
10:
Aprofundando no Tema (10min) Faça exposição do objeto em estudo de
forma bem dinâmica, utilize as orientações didáticas sobre as camadas da
atmosfera das páginas 98 a 101 do livro Inspire Ciências 7º Ano, convide os
estudantes a analisar as imagens e procure se certificar de que compreenderam
que a concentração de gases formam o
ar atmosférico e que vai diminuindo com a altitude. Comentar que essa
representação é simplificada. Etapa
11: Exercitando o que leu (10min). Peça
a eles que anote no caderno as questões abaixo, também com o objetivo
de melhorar a escrita, em seguida responder. Se acaso não conseguirem
responder em classe, deixe-a para casa, pois já possuem condições para tanto.
AULA 04 TEMA:
CAMADAS DA ATMOSFERA Etapa
12: Correção de Atividade (10min) Retome o conteúdo a partir da correção
da atividade da aula anterior, aproveite o momento para revisar sobre o tema. Etapa
13: Sistematizando o Conhecimento (40 min) Oriente os estudantes na elaboração de
um mapa conceitual sobre as camadas da atmosfera, peça para reproduzirem no caderno, sugira
que ilustrem o mapa, assim o tornará em mapa mental e ficará bem criativo. AULA 05 TEMA: CAMADA DE OZÔNIO Etapa
14: Lendo e Interpretando (30min) Chegou a hora de jogar,
movimentar a aula!! Vamos lá? Peça a seus alunos que
abram o livro na página 103, após essa tarefa, inicie os comandos! Importante: A cada
comando, que resolver a missão, levanta a mão para se pronunciar. ·
Localize no texto o parágrafo que
fala o que é a camada de ozônio. Agora leia o conceito. ·
Apesar de sua importância na
estratosfera, o gás ozônio torna-se prejudicial quando: Localize o parágrafo
no texto e leia a resposta. ·
A partir de que o ozônio é formado
na atmosfera? Em qual parágrafo você encontrou essa informação? ·
Como se chama a família dos gases
poluentes da atmosfera? Em que linha se encontra a informação e de qual
parágrafo? Professor,
premie seu aluno com doces ou pontos, interessante também orientá-los sobre o
que são parágrafos. Outra coisa, aproveite para após cada questionamento
oferecer mais informações sobre o conteúdo. Acrescente de forma expositiva as
informações da página 104. Observação: Professor, se tiver condições, poderá
fazer uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa. Convide os
estudantes a assistirem o vídeo “O AR
que respiramos” disponível no link a seguir: https://youtu.be/UMSV2JLNWdA.
Para conhecer
mais sobre o assunto peça para assistirem ao vídeo sobre composição do ar,
disponível no seguinte link: https://youtu.be/llfXc_wI5v4 Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (20 min) Solicite os alunos que abra o livro Inspire
Ciências, 7º ano, na página 102 copiar e responder às questões 1, 2, 3, 4 e 5,
porém, é necessário muita orientação e paciência nesse processo,
especialmente com os alunos com dificuldade na escrita e leitura. AULA 06 TEMA:
CAMADA DE OZÔNIO Etapa
16: Correção da Atividade (20min) Etapa
17: Leitura e Interpretação (30 min) Realizar leitura coletiva do texto “Como
a greve dos caminhoneiros freou a poluição em São Paulo”, da página 126 do
livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida realizar a atividade de
interpretação. Fazer as discussões a respeito do tema e a leitura dos
gráficos no coletivo. Elaboração: Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (95, 102 e 126) (
) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário