5ª SD Cie 2023 7º Ano

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Preservando nossos Biomas

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento Biomas e ecossistemas, cadeia e teia alimentar, ecossistema em equilíbrio.

Ano: 7º                                          Período: 12 a 23/06 – 10 a 14/07                 Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

 (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está inserida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Diferenciar Bioma de Ecossistema; Analisar a correlação de dependência das espécies num determinado ambiente, relacionado ao papel da cadeia alimentar em um ecossistema; Identificar as relações alimentares entre os seres vivos, através de uma cadeia alimentar de ambiente terrestre, percebendo a existência e a função dos decompositores, produtores e consumidores; Construir e analisar uma pirâmide ecológica de energia, compreendendo como ocorre o fluxo de transferência de energia nos níveis tróficos de uma cadeia alimentar.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Biomas e ecossistemas

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (15 min)

Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão analisar as definições de bioma e ecossistema e verificar a principal diferença entre os dois termos. Em seguida, mostre a eles a imagem abaixo e faça algumas perguntas no quadro para que copiem e respondam no caderno:

 

·         O que vocês conseguem observar nessa imagem?

·         Em que ambiente a situação ocorre?

·          Que seres vivos aparecem na ilustração?

·         Qual a diferença entre bioma e ecossistema?

 

Não se preocupe em responder os questionamentos agora, apenas instigue os alunos e estimule-os a refletir sobre a imagem.

 

Etapa 02: Aprofundando no Tema (15 min)

Divida a sala em 5 equipes. Depois, entregue para cada equipe seis situações que ajudam a diferenciar bioma de ecossistema e solicite que os alunos leiam. As situações encontram-se disponíveis em anexo.

 

Professor, para seu conhecimento, nos textos 1 e 2 usamos situações ilustrativas para passar uma noção de conjunto, de sistema. Nas situações 3, 4 e 5, os sistemas do corpo humano com seus órgãos interagindo uns com os outros e desempenhando suas funções; a lagoa tendo seres vivos interagindo entre eles e elementos não vivos; a parte mais baixa de uma floresta com suas plantas características interagindo com os animais e com as condições ambientais e os animais interagindo com as plantas e outros animais. Esses exemplos podem ilustrar “ecossistemas”, já que eles acabam se unindo para formar um sistema que tem suas características próprias e os seres vivos interagindo com os outros e com o espaço onde vivem. A situação 6, por sua vez, se refere a um bioma, já que trata de uma região que tem suas características próprias de vegetação, clima e espécies endêmicas de animais e plantas. Em termos gerais, as seis situações abordam espaços ou sistemas em que os seres vivos acabam sendo parte indispensável no cenário e são adaptados às condições daquele lugar. Então, isso tem a ver com a relação entre bioma e ecossistema, mas o que é ecossistema? Qual a diferença entre bioma e ecossistema?

 

Etapa 03: Mão na massa (20 minutos)

Entregue a cada equipe uma tabela e palavras ilustrativas que deverão ser recortadas e coladas para preencher a tabela. Solicite aos alunos que colem cada palavra na coluna da tabela que eles julgarem que podem ilustrar exemplos de ecossistema ou bioma. A tabela e as palavras ilustrativas, estão disponíveis em anexo.

 

AULA 02

Tema: Biomas e ecossistemas

Etapa 04: Sistematização (25 minutos)

Inicie a aula exibindo o vídeo que apresenta as características de biomas e ecossistemas, disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=qIr4V0w7ysk

A seguir, realize uma roda de conversa a respeito do conteúdo do vídeo. Use o material abaixo como suporte, se julgar necessário:

Diferença entre Ecossistema e Bioma - Significados

Construa no quadro o conceito de bioma e o de ecossistema e peça que copiem no caderno. (A construção dos conceitos pode ser feita com a ajuda dos estudantes pesquisando no dicionário ou na internet e o professor anotando no quadro).

Etapa 05: Mão na massa (retomada/25 minutos)

Entregue novamente às equipes formadas na aula anterior, uma cópia das situações para análise e peça que a leiam atentamente. Em seguida, entregue também uma cópia da tabela. Peça que façam a colagem novamente. Depois, peça que comparem a primeira tabela com a segunda.

Pergunte se houve mudanças na colagem dos termos da tabela e faça as devidas correções.

AULA 03

 

Tema:  Biomas e Ecossistemas

Etapa 06: Verificação de Aprendizagem (25 minutos)

Copie no quadro e peça para os estudantes realizarem as atividades propostas abaixo:

1)      Construa um pequeno dicionário em seu caderno contendo os seguintes verbetes:

a)      Ecossistema

b)      Bioma

c)      Biótico

d)      Abiótico

e)      Ecologia

f)       Habitat

g)      Comunidade

h)      Produtores

i)       Consumidores

j)       Decompositores

2)      Produza um parágrafo que resuma o que você aprendeu sobre as diferenças Ecossistemas e Biomas.

Etapa 07: Correção da Atividade proposta ( 15 minutos)

Após a realização das atividades, faça a correção oral com a turma.

Etapa 08: Jogo sobre ecossistemas (10 minutos)

https://wordwall.net/pt/resource/14661851/ecossistemas

https://wordwall.net/pt/resource/19516797/ecossistemas

 

AULA 04

Tema: Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar

Etapa 09:  Para Início de Conversa (10 minutos)

Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que são seres vivos e quais suas necessidades básicas para a sobrevivência. Provavelmente, palavras relacionadas à alimentação sejam mencionadas. Aproveite o momento para relacionar o alimento como fonte de energia para os seres vivos, relembrando conceitos vistos anteriormente. Questione para que servem os elos de uma corrente. Verifique se os alunos conhecem o significado da palavra cadeia enquanto ‘série de elos’, pois provavelmente eles apresentarão o significado mais conhecido que é o de casa de detenção. Apresente o termo cadeia alimentar como o conceito a ser investigado durante a aula.

Etapa 10: Levantamento de conhecimentos prévios (25 minutos)

Orientações: Leia para os alunos a história de Marina. Após isso, realize as seguintes perguntas para a turma:

·         Você já viajou para outro estado do Brasil?

·         É importante conhecer outras regiões do seu país? De que outras formas isso é possível, além de viajar?

·         Já se deparou, em algum lugar, com animais e árvores diferentes daqueles que você vê no local onde mora?

·         Por que você acredita que há essa diferença entre os diversos ambientes?

·         Com quais animais e plantas você acha que Marina e seu irmão, Pedro, vão se deparar no ambiente visitado por eles?

 

 

Orientações: Realize a leitura deste slide e faça os seguintes questionamentos:

 

·         Existem diferenças entre a cidade que Marina mora e a cidade que ela foi visitar?

·         Qual o significado das palavras flora e fauna?

·         Quais as características do sertão nordestino? O que é Caatinga?

·         Por que Pedro ficou espantado e fez a pergunta para sua irmã?

·         É possível estabelecer relações alimentares entre os seres vivos lembrados por Pedro?

·         O que Marina pode responder a seu irmão?

 

Etapa 11: Questões disparadoras (15 minutos)

·         Como os seres vivos vistos por Marina e Pedro se alimentam?

·         Um pode servir de alimento para o outro?

 

Anote no quadro as questões disparadoras e peça para que os alunos anotem no caderno e respondam. Solicite a eles que pensem no local onde esses animais vivem e questione quais são as condições que o meio ambiente dispõe para a alimentação dos seres vivos. No momento da socialização das perguntas disparadoras, provavelmente, os alunos responderão que o meio ambiente fornece água, insetos, vegetais, frutos, outros animais, entre outras hipóteses, tendo em vista a possibilidade de conceitos trabalhados anteriormente. Caso haja o levantamento da hipótese de um ser vivo alimentar-se de outro indague como acontece a relação alimentar entre dois seres vivos e se essa cadeia pode ser aumentada, ou seja, se há possibilidade de um animal alimentar-se de um dos já citados.

 

 

AULA 05

 

Tema: Cadeias Alimentares

 

Etapa 12: Mão na massa - Produção  (30 minutos)

 

Materiais necessários para a aula: Clipes de papel (50 por grupo, em média), fichas com imagens de seres vivos (podem ser encontradas no material complementar deste plano), tiras de papel sulfite, canetinhas e fita autoadesiva. Caso o clipe de papel seja inviável, é possível utilizar argolas de papel sulfite ou papel colorido.

 

Organize a turma de modo a formar 4 grupos. A seguir, distribua os materiais disponíveis no link abaixo:

 

atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie4-04ve03 (nova-escola-producao.s3.amazonaws.com)

 

Orientações:  Entregue para cada grupo as fichas com as imagens de seres vivos e os clipes de papel. Demonstre aos alunos uma simulação da “corrente” para que eles percebam a necessidade de deixar um clipe sem imagem. Oriente também a necessidade de encaixar o clipe no círculo da ficha com cuidado. Salienta-se que os clipes não podem ser muito pequenos, pois dificultará a visualização das imagens, devido a distância entre uma figura e outra. Contudo, se não for possível utilizar clipes maiores, aumente o número de clipes vazios entre uma imagem e outra. Tenha em mãos imagens a mais, pois existe a possibilidade de algumas delas serem rasgadas no momento de colocá-las no clipe. É possível também utilizar fita autoadesiva para colar as imagens rasgadas, se for necessário. No momento da montagem das “correntes” (cadeias alimentares), acompanhe as conversas nos grupos, verificando os argumentos estabelecidos para a sequência da cadeia alimentar, verificando a interação entre os alunos e, se for o caso, intervir em algum grupo que apresente conflitos de opinião.

Com as fichas disponibilizadas no material de apoio, são possíveis as seguintes cadeias alimentares:

1 - flor ? abelha ? pássaro (abelharuco) ? coruja;

2 - grama ? coelho ? lobo-guará ? sucuri;

3 - trigo verde ? gafanhoto ? pássaro ? gavião;

4 - milho ? rato ? cobra;

5 - milho ? preá ? lobo-guará;

6 - capim ? boi ? ser humano;

7 - capim ? zebra ? leão;

8 - flor ? borboleta ? sapo ? cobra ? gavião;

9 - alface ? ser humano;

10 - alface ? caramujo ? sapo ? cobra ? gavião;

11 - folha ? formiga ? tamanduá ? onça.

Salienta-se que essas são possibilidades e que, durante o desenvolvimento da atividade, outras cadeias alimentares podem surgir.

Etapa 13: Mão na massa – Socialização (20 minutos)

Orientações: Entregue para os grupos as tiras de papel sulfite, as canetinhas e a fita autoadesiva. Registre no quadro as cadeias alimentares que vão sendo apresentadas. Aproveite as apresentações para realizar o questionamento:

·         O que vocês perceberam nas relações alimentares que o grupo apresentou?

Os alunos poderão apontar questões voltadas para a ordem dos seres vivos, no quesito tamanho, ou mencionar o vegetal como início da cadeia. Contudo, se algum grupo apresentar outro ser vivo, que não o vegetal no início da cadeia alimentar, será necessário levar os alunos a refletirem sobre a alimentação do ser vivo apresentado como o primeiro elemento e a forma de alimentação dos vegetais. Verifique também as cadeias alimentares não apresentadas e após as apresentações pergunte aos alunos:

·         O que aconteceria se os seres vivos não pudessem se alimentar uns dos outros?

·         Quais são os seres vivos que conseguem produzir seu próprio alimento? Em que posição eles ficam na cadeia alimentar?

·         A maioria dos seres vivos consomem seus alimentos. Qual a posição deles na cadeia alimentar? Eles estão sempre na mesma posição?

·         E o ser humano? Em que posição ele fica?

Provavelmente, eles apontarão o homem como o elemento que consta no topo da cadeia alimentar. É importante salientar aos alunos que as cadeias alimentares apresentadas são terrestres e que a alimentação é transformada em energia. Além disso, pensar que essa energia é transferida de nível a nível. Para finalizar o Mão na Massa, relembre com os alunos o ciclo de vida dos seres vivos, tendo em vista conceitos adquiridos anteriormente.

Realize questionamentos como:

·         O que acontece quando os seres vivos morrem?

·         Para onde vai a energia acumulada por eles, após a sua morte?

·         Para onde vão os restos que sobram? No que eles se transformam?

·         Algum outro ser vivo “se alimenta” desses restos orgânicos? Qual?

Esses questionamentos e reflexões são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles, a nomenclatura dos níveis tróficos, incluindo os decompositores como um grupo essencial para que haja a “reciclagem” dos nutrientes e a continuidade da vida dentro dos ecossistemas.

 AULA 06

 

Tema: Cadeias e Teias Alimentares

 

Etapa 14: Aprofundando no Tema (10 minutos)

 

Etapa 15: Sistematizando o conhecimento (25 minutos)

 

Introduza o tema da aula a partir dos materiais disponibilizados nos links abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=qQEFngqVaaA

 

https://acervodigital.educacao.pr.gov.br/pages/download.php?direct=1&noattach=true&ref=20385&ext=pdf&k=

 

Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (25 minutos)

 

Escrever a atividade abaixo na lousa e pedir aos estudantes que escrevam no caderno em seguida responder.

 

ATIVIDADES

 

1. Os membros de uma cadeia alimentar podem desempenhar mais de um papel? Exemplifique.

2. O que acontece se um membro de uma cadeia alimentar for removido?

3. Que tipos de organismos devem estar necessariamente presente em um ecossistema para que ele se mantenha e continue a existir?

 A) Herbívoros e carnívoros. B) Herbívoros, carnívoros e decompositores. C) Produtores e decompositores. D) Produtores e herbívoros.

4.São esquematizado cadeias alimentares com os elementos a seguir:

INSETO, PLANTA, PÁSSARO, COBRA. A forma correta da representação de uma cadeia alimentar com estes elementos, é:

A) planta ----> inseto ------> pássaro ------> cobra

 B) planta -----> pássaro -------> cobra ------> inseto

 C) inseto ------> pássaro ------> planta ------> cobra

D) cobra ------> pássaro ------> inseto -------> planta

 

AULA 07

 

Tema: Pirâmide Ecológica de Energia - o fluxo de energia nas cadeias alimentares

 

Etapa 17: Correção de atividades (10 minutos)

Retorne à Etapa 16 da aula anterior e faça a correção oral das atividades.

 

Etapa 18: Levantamento de conhecimentos prévios (20 minutos)

 

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por pirâmide. Provavelmente, os alunos citarão as famosas pirâmides do Egito. O importante neste momento é que os alunos conheçam a estrutura. Questione o significado da palavra ecológica. Possivelmente, surgirão palavras relacionadas ao meio ambiente, como animais, plantas, água, floresta. Na sequência, aborde a palavra energia, estabelecendo relação com a cadeia alimentar, ou seja, para que serve a energia e como ela é fornecida entre os níveis tróficos. Finalize a discussão relendo o título da aula e indagando sobre o que os estudantes acreditam que será tratado nesta aula.

A seguir, mostre a imagem abaixo para os estudantes:

Orientações: Projete a imagem para os alunos. Caso não seja possível, viabilize a imagem para observação de forma coletiva, em grupo ou individual. Solicite aos alunos que observem atentamente as duas imagens. No momento da observação, permita que eles troquem algumas informações, pois normalmente as percepções são diferentes. Em seguida, levante questionamentos, como:

·         O que as imagens estão representando?

·         Como são os ecossistemas representados nas figuras?

·         Qual a principal fonte de energia para os dois ecossistemas retratados?

·         Quem utiliza a energia do Sol para produzir seu próprio alimento? Como são chamados?

·         Como ocorre o fluxo de energia na cadeia alimentar (nível a nível)?

·         É possível identificar alguma relação entre os seres vivos do ecossistema aquático? E do terrestre? E entre um e outro?

Essas questões devem introduzir a discussão desta aula.                                                  

Questão disparadora: O que acontece com a energia transferida entre os seres vivos presentes em uma cadeia alimentar?

Etapa 19: Mão na Massa (20 minutos)

Orientações: Solicite que os estudantes se organizem em duplas. Entregue para cada grupo os retângulos e as imagens dos seres vivos que integram a cadeia alimentar a ser representada na pirâmide ecológica (disponível em atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie4-04ve07 (nova-escola-producao.s3.amazonaws.com). A pirâmide será composta por cinco degraus, a seguir: produtores - gramíneas, consumidores primários - gafanhotos, consumidores secundários - sapos, consumidores terciários - cobras e consumidores quaternários - gaviões.

Solicite que os alunos pintem os retângulos de cores diferentes e depois montem a pirâmide colocando os seres vivos na sequência da cadeia alimentar. Nesse momento, ande pela sala e verifique quais são as ideias iniciais sobre a posição dos seres vivos. Determine cinco minutos para essa atividade. Solicite, então, que as duplas se juntem a outra dupla para conferir a ordem da pirâmide. Caso haja algum grupo que apresente divergências ou ordem invertida, é preciso acompanhar a troca de ideias e realizar questionamentos que ativem conceitos pré-elaborados.

AULA 08

 

Tema: Pirâmide Ecológica de Energia: o fluxo de energia nas cadeias alimentares

Etapa 20: Socialização  do Mão na Massa da Etapa 19 (25 minutos)

Orientações:  As perguntas podem ser passadas no quadro. Ao ler as perguntas, esclareça o que é metabolismo. Solicite aos alunos que observem a pirâmide, que pensem na cadeia alimentar e que registrem as próprias conclusões. Caminhe entre os grupos, auxiliando e ouvindo os argumentos que são utilizados pelos alunos para determinar as respostas, e, se for o caso, intervenha em alguma equipe que apresente divergências, estabelecendo ações reflexivas. Terminada esta atividade, proponha aos estudantes a organização de um semicírculo, no qual cada grupo apresentará as conclusões às quais chegaram. Determine a ordem de apresentação, que pode ser feita por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou por outro critério que atenda à sua necessidade.

Etapa 21: Aprofundando no tema (25 minutos)

 

Exiba o vídeo abaixo para os estudantes e a seguir realize a discussão do mesmo destacando os pontos mais importantes.

 

https://www.youtube.com/watch?v=8UQ4C5wNhwQ&t=217s

 

Para finalizar esta etapa proponha que realizem juntos o que está proposto na imagem abaixo:

 

 

 

AULA 09

 

 

Tema:  Pirâmide Ecológica de Energia: o fluxo de energia nas cadeias alimentares

 

Etapa 22: Sistematizando o conhecimento (15 minutos)

Peça aos estudantes que organizem a sala em semicírculo e projete a imagem abaixo para que eles a analisem.

 

Relembre aos alunos que a alimentação é transformada em energia e que essa energia é transferida de nível trófico a nível trófico no processo da cadeia alimentar. As reflexões e os questionamentos sugeridos são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles, o de que o fluxo de energia é unidirecional. Realize a produção coletiva do conceito de transferência de energia na cadeia alimentar. Saliente que os seres vivos utilizam parte da energia que recebem em atividades vitais, portanto, ao transferirem parte de sua energia para outro nível trófico, ocorre uma diminuição progressiva da quantidade transferida. Além disso, todos os seres vivos liberam energia para o meio em forma de calor. Normalmente, uma cadeia alimentar não apresenta mais que cinco níveis tróficos, pois a energia vai se tornando mínima, ou seja, quanto mais curta for a cadeia alimentar, maior será o aproveitamento da energia.

 

Etapa 23 – Verificação de aprendizagem (20 min)

Escrever a atividade abaixo na lousa e pedir aos estudantes que escrevam no caderno em seguida responder.

 

01) Sabemos que em uma cadeia alimentar todos os seres autotróficos são denominados de (1). Já os organismos heterotróficos podem ser (2) ou (3).

 De acordo com os seus conhecimentos, marque a alternativa que apresenta os termos que substituem adequadamente os números 1, 2 e 3.

a) (1) - decompositores; (2) - produtores; (3) - consumidores.

 b) (1) - consumidores; (2) - produtores; (3) - decompositores.

c) (1) - decompositores; (2) - consumidores primários; (3) - consumidores secundários.

 d) (1) - produtores; (2) - consumidores; (3) - decompositores.

 e) (1) - consumidores primários; (2) - produtores; (3) - consumidores secundários.

 

02) Sabemos que em um ecossistema os diversos organismos existentes podem ocupar diferentes níveis tróficos em diferentes cadeias alimentares. Imagine as seguintes situações e marque a alternativa que indica corretamente o nível trófico que o homem ocupa em cada cadeia.

 

 I. Capim → Vaca → Homem

 II. Algas → Caramujo → Peixe → Homem

 a) Em I, o homem é consumidor terciário e, em II, é quartenário.

 b) Em I, o homem é consumidor secundário e, em II, é consumidor terciário.

 c) Em I, o homem é consumidor primário e, em II, é consumidor secundário.

 d) Em I, o homem é produtor e, em II, consumidor primário.

e) Em I, o homem é consumidor primário e, em II, produtor.

 

03) Entre os organismos citados a seguir, todos são considerados produtores em uma cadeia alimentar, exceto:

a) Fitoplâncton.

b) Algas macroscópicas.

 c) Arbustos.

 d) Zooplâncton.

e) Plantas aquáticas.

 

04) Construa 3 cadeias alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está inserida ou nas proximidades de sua residência.

 

Etapa 23 – Correção de atividades (15 min)

Retorne à etapa 22 e faça a correção oral das atividades propostas, aproveite para sanar dúvidas levantadas no momento da correção.

 

Elaboração: Amélia, Odair, Adriana, Lana e Márcia.

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.  

 

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (X) Computador; (X) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso; (X) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X )Resolução de Exercícios Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

  

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