6ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Consumo consciente do solo na
fonte de renda e desenvolvimento |
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Subtema: Consumo consciente do solo na
fonte de renda e desenvolvimento |
Unidade Temática:
Terra e Universo |
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Objetos de Conhecimento:
As
camadas do Planeta Terra; A litosfera; Os diferentes tipos de rochas; Tipos
de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e
familiar; A grande capacidade do homem em
modificar a natureza; Uso
de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos Socioambientais. |
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Ano: 6º
Período: 07/08
a 01/09 Nº de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da
estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. (EF06CI12) Identificar diferentes
tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em
diferentes períodos geológicos. (EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre
outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI11IT)
Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e
compostagem para a preservação e nutrição do solo. (EF06CI06IT) Analisar as consequências do descarte inadequado,
dos produtos relacionados, para o ambiente, como a contaminação da água, do
solo e de outros seres vivos. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Identificar as camadas da Terra; Reconhecer que a Terra é
dinâmica; Compreender como funciona um modelo e utilizá-lo para explicar como
as camadas da Terra se relacionam; Identificar os componentes da crosta
terrestre; Caracterizar a litosfera e as formações de rochas e solos,
considerando a influência da temperatura e a matéria prima
constituinte; Explorar os vários tipos de rochas e minerais existentes na Terra;
Entender como acontece a formação das rochas; Aprender as diferenças entre rochas
sedimentares, ígneas e metamórficas; Entender que a Terra é um planeta em
constante formação e transformação; Identificar as rochas magmáticas na
natureza terrestre; Reconhecer a utilidade das rochas magmáticas no
cotidiano; Localizar as formações magmáticas na localidade e na região onde
vivem os alunos. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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TEMA: O planeta
Terra Etapa 01: Questão
disparadora (10 min) Introduza o título da aula, direcionando os alunos ao tema
que será tratado. Peça para que pensem um pouco sobre as características de
nosso planeta e sua posição dentro do Sistema Solar. Direcione para que
reflitam sobre a distância do Sol até a Terra, a temperatura e a composição
dos planetas em relação à existência e à sobrevivência da vida humana nesses astros. QUAL É A POSSIBILIDADE DE EXISTÊNCIA DE
VIDA HUMANA EM OUTROS PLANETAS? Levante a
questão disparadora, lendo-a para os alunos. É interessante escrever a
questão no quadro, ou projetá-la, para que não a esqueçam. Etapa 02: Mergulho no Tema (30 min) Projete a imagem do
Sistema Solar (ou cole a foto impressa no quadro). É importante que a imagem
demonstre a diferença do tamanho dos planetas, a ordem de alinhamento em
relação ao Sol, bem como o nome de cada um. Faça a seguinte contextualização:
“Habitamos um planeta com as condições necessárias para a existência e
manutenção da vida, como a temperatura e existência de água. Porém, existem
outros planetas com fatores e composições diferentes do nosso”. Peça aos alunos que
observem atentamente a imagem, procurando semelhanças e diferenças entre os
planetas apresentados. Aqui, os estudantes podem dizer que planetas muito
próximos ou muito distantes do Sol são muito quentes ou muito frios,
impossibilitando a sobrevivência humana. É possível que eles comentem que em
planetas gasosos seria mais difícil a sobrevivência humana, por sua
composição, além da inexistência da água na maioria deles. Para isso, pontue
os fatores que devem ser considerados (temperatura, distância do Sol, água e
composição) e os encaminhe para a atividade. Para ilustrar essa explicação, utilize as informações contidas
no livro Inspire Ciências- 6º
ano, página:82 e se preferir assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=bOlarLGSTsc
(6min). Etapa 03:
Verificação da aprendizagem (10 min) Solicite como
atividade de casa uma produção de texto sobre o objeto do conhecimento
abordado, peça que argumentem quais planetas
poderiam sustentar a vida humana e quais hipóteses levantaram para isso. Os
textos deverão ser entregues ao professor na aula seguinte. AULA 02 TEMA: As camadas
da Terra Etapa 04: Levantamentos
de conhecimentos prévios: (10 min) Esta aula tem como objetivo explorar a estrutura da Terra,
identificando as características de suas camadas internas. Para começar a
aula, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a estrutura da Terra. Faça
perguntas como: “A Terra é oca?”; “O que há dentro do planeta?”; “Há alguma
divisão das partes da Terra?”; “Que evidências indicam que o interior da
Terra seja preenchido por material?”. Essas perguntas servem para levantar os
conhecimentos prévios dos alunos. Etapa 05: Mergulho
no Tema (20 min) Aborde o objeto do conhecimento através de uma aula expositiva. Comente
que a crosta terrestre ou litosfera é a camada sólida da superfície do
planeta, formada por 12 placas (tectônicas ou litosféricas) que apresentam
diferentes espessuras, no continente e no fundo dos oceanos. Fale da divisão
do manto e das características de cada parte. Finalize explicando sobre o
núcleo e suas peculiaridades. Aponte como a crosta, o manto e o núcleo são
influenciadas pela pressão e temperatura. Para ilustrar essa explicação,
utilize a imagem livro Inspire Ciências- 6º
ano, página:83, ou o vídeo do link: AS CAMADAS INTERNAS DA
TERRA - YouTube.
(4min) Etapa 06:
Verificação da aprendizagem (20 min) Em seguida, para aumentar a compreensão a respeito do conteúdo
apresentado, proponha como atividade complementar que os alunos formem grupos
de 4 a 5 integrantes e criem modelos que permitam identificar as camadas do
planeta Terra. Sugestões: Professor,
os modelos poderão ser confeccionados com massinha de modelar, desenho e
pintura, recorte e colagem ou com bolinhas de isopor, como no modelo abaixo: Os modelos serão
feitos com esferas de isopor grandes (de 20 cm de diâmetro) e pequenas (de 3
cm) divididas ao meio. Para dividi-las use cuidadosamente um estilete*.
Ofereça as esferas já cortadas para os alunos para que não tenham que
manipular o estilete. Na sequência,
distribua meia esfera grande e meia esfera pequena para cada grupo e
oriente-os a seguir este passo a passo: 1. Pinte a meia esfera
maior de azul e a menor de amarelo. Para facilitar a pintura, elas podem ser
espetadas em um palito de churrasco. Pinte apenas as faces arredondadas. 2. Cole a meia esfera
pequena no centro da grande. Elas deverão ser unidas pelo lado em que foi
feito o corte. A parte maior representará o planeta Terra e a menor, seu
núcleo. 3. Em torno do núcleo,
pinte anéis representando as camadas do interior da Terra, usando tintas de
outras cores. * O corte da esfera
maior pode ser feito com um fio de linha grossa, em vez de estilete. Para
isso, assista ao vídeo disponível em
<https://www.youtube.com/watch?v=FIY2N7MFxrE> (Acesso em: jun. 2018.) e
ensine o procedimento aos alunos. Obs: Uma segunda etapa
dessa mesma atividade será trabalhada na próxima aula desta sequência
didática. AULA 03 TEMA: As camadas da Terra Etapa 07: Sistematização do conhecimento
(20 min) Peça aos
alunos que se reúnam nos mesmos grupos da aula anterior, verifique se todos
conseguiram finalizar os modelos de representação das camadas da Terra, caso
não tenham conseguido concluir, oriente-os a terminar. Em seguida peça para
pesquisarem e prepararem uma apresentação com duração de 5 a 8 minutos sobre
as camadas da Terra. Etapa 08:
Verificação da Aprendizagem (25 min) Apresentação
dos grupos, professor para acompanhar a aprendizagem dos alunos, verifique se
as camadas da Terra foram corretamente posicionadas no modelo. Avalie-os
também com relação à sua participação e interação com os colegas durante o
trabalho em equipe. Ao final das apresentações, faça uma explicação geral.
Aproveite as informações apresentadas pelos alunos de forma que sua
explicação funcione como uma recapitulação, e, se necessário, acrescente mais
informações. Caso não seja possível realizar as apresentações, peça para que
os alunos entreguem um texto escrito e ilustrado à mão sobre o tema. Etapa 09:
Atividade complementar (5 min) Agenda para casa: Como
atividade complementar, peça para que os alunos respondam questão 2 da
página: 85 do livro Inspire Ciências- 6º ano AULA 04 Tema: Litosfera Etapa 10: Correção de Atividade (5min) Levantamento de conhecimentos prévios (10min) Retome a discussão do fim da aula anterior e questione, O
que é litosfera? Qual é a importância da litosfera para os seres vivos?
Como é composta a superfície terrestre? Etapa 11: Aprofundando no tema (25min) Aula expositiva utilizando as imagens do livro didático Inspire
Ciências 6º ano, página 86. Cabe ao professor propor um breve debate a
partir destes questionamentos: O que faz com que os solos desses ambientes
sejam diferentes? Qual é a importância econômica dos minerais e das rochas? Na
decoração de sua casa existe algum tipo de rocha? Ouça algumas
respostas e procure relacionar os solos das imagens às diferentes rochas que
formam a litosfera. Estimule os alunos a iniciarem as associações com o
processo de formação dos solos e das rochas, trazendo informações sobre
o objeto de conhecimento em questão. Etapa 13: Verificação da aprendizagem (10min) Copiar e responder no caderno os itens 1 e 3 da atividade da
página 85 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Observação: Professor se tiver condições, poderá fazer
uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa, também poderá desenvolver
com os alunos, modelos dos movimentos e do Planeta Terra. AULA 05 Tema: Os diferentes tipos de rochas Etapa 14: Correção de
Atividade (10min) Fazer
a correção da atividade da etapa anterior, aproveitar o momento para
sanar dúvidas dos estudantes levantadas durante a realização da tarefa. Etapa 15: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Levar imagens de diversos
tipos de rochas, ou, até mesmo exemplares, em seguida lance os
questionamentos abaixo. Nesse momento apenas acolha as respostas dos
estudantes, de forma oral, sem necessidade de registro em caderno. Ø O
que são rochas?” Ø
Do que elas são feitas? Ø
Quais tipos de rocha você conhece? Ø
Que características permitem
diferenciá-las? Ø
Que objetos produzidos por seres humanos
são feitos a partir de rochas? Ø
Como surgiu a pedra brita utilizada na
construção de casas, de prédios, para pavimentar ruas, avenidas e
estradas, calçadas, pisos, etc? Ø Em
quais lugares da natureza mais encontramos a pedra brita? Etapa
16: Pesquisa sobre os tipos de rocha (30min) Esta atividade propõe uma
pesquisa a ser realizada pelos estudantes, o professor pode solicitar em aula
anterior que os estudantes tragam material complementar para consulta. Divida
a turma grupos e distribua três temas – rochas magmáticas, rochas
sedimentares e rochas metamórficas – entre eles. Disponibilize o livro
didático página 87 a 90 e oriente-os a pesquisar as seguintes características
das rochas: processo de formação, representantes mais comuns e
características (que permitem diferenciar os vários tipos de rocha). Peça
também que todos os grupos pesquisem definições para os termos “rocha” e
“minerais”. Utilize a tabela abaixo para registro.
Obs: Caso NÃO tenha tempo suficiente para realizar a pesquisa em
classe, o aluno poderá finalizar em casa. AULA 06 Tema: Tipos de Rochas e Fósseis Etapa 17: Aprofundando no tema (20min) Nessa etapa será feita a
socialização da pesquisa realizada na aula anterior. Inicialmente será
feita uma aula expositiva dialogada abordando a classificação dos diferentes
tipos de rochas, a formação e as características das mesmas, bem como os usos
e importâncias das mesmas. Vale ressaltar que os alunos deverão
construir o conhecimento com auxílio da pesquisa realizada, incentive os
estudantes a falarem o que sabem sobre o tema abordado. Use o livro didático
páginas 87 a 90. Peça para observarem as figuras. Faça um breve comentário
sobre a formação rochosa da Pedra Monte Pescoço que é símbolo da nossa
cidade. Etapa 18: Aprofundando no tema(20min) Fazer uma aula expositiva
dialogada sobre os Fósseis utilizando o livro didático página 92 e 93.
Salientar o conceito e a importância deles na formação de algumas rochas
sedimentares. Oferecer também as informações contidas nas orientações
didáticas. Etapa 19: Verificação da Aprendizagem (10min) Orientar os estudantes a
realizarem a atividade da página 93 do livro didático, caso o tempo seja
curto, permitir que concluam em casa. AULA
07 Tema: Solo e tipos de solo
existentes em Itamaraju e utilização na agricultura
comercial e familiar Etapa 20: Correção de Atividade
(10min) Fazer
a correção da atividade da etapa anterior, aproveitar o momento para
sanar dúvidas dos estudantes levantadas durante a realização da tarefa. Etapa 21: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10min) Comece
a aula fazendo a sondagem com os alunos para saber o conhecimento deles sobre
o tema da aula. Apenas acolha as respostas. 1.
O que é solo e como ele se forma? 2.
Quais são os principais componentes do solo? 3.
Por que o solo é importante para a vida das plantas? 4.
Quais são os diferentes tipos de solo e suas características? Etapa 22: Mergulhando no tema (30
min) Peça para que os alunos abram o livro Inspire Ciências na
página 94 a 96 para acompanharem as explicações do professor, permita que
participem da aula com perguntas ou contribuições a respeito do tema. Após a
exposição das informações, refaça as perguntas da etapa anterior para avaliar
o conhecimento adquirido. AULA
08 Tema: Por dentro do Solo Etapa 20: De olho no tema (25 min)
Nessa etapa o professor deverá distribuir amostras de solo
para cada grupo de alunos, pedir aos alunos que observem, toquem e descrevam
as características de cada amostra, por exemplo, como são as partículas da areia e da argila, fomentar
uma discussão em sala de aula sobre as diferenças entre os solos e as
possíveis influências na vegetação local, explorar como a composição do solo
afeta a flora e a fauna na região de Itamaraju, discutir a importância da
biodiversidade e como a conservação dos solos contribui para um ambiente
saudável. Etapa 21: Leitura e Interpretação
(25 min) Fazer
a leitura compartilhada do box “Assim se faz Ciência”, da página 97 do livro
didático, em seguida abra espaço para os comentários acerca da leitura, logo
após, peça aos estudantes que respondam as questões de interpretação. AULA 09 Tema: Solo, agricultura e
agrotóxicos Etapa 22: Correção de Atividade
(15min) Fazer
a correção da atividade da etapa anterior, aproveitar o momento para
sanar dúvidas dos estudantes levantadas durante a realização da tarefa. Etapa 23: Levantamento de
conhecimentos prévios (10 min) Comece
a aula fazendo as seguintes perguntas: O que é agricultura? Qual a
importância da agricultura? O que é agrotóxicos? Você sabe qual a função do
agrotóxico? Etapa 24: Aula expositiva
dialogada (25 min) Continue a aula discorrendo sobre o tema, expondo as
informações e permitindo a participação dos estudantes, utilize como suporte
às páginas 99 a 100 do livro didático, fique atento as orientações didáticas.
Em seguida, reproduza no quadro uma tabela com desvantagem e vantagens da
agricultura para os seres humanos e o planeta, peça para que eles copiem a
tabela no caderno e preencha de acordo com a leitura que eles fizeram. Professor,
providencie o material para o experimento de permeabilidade do solo para a
próxima aula. Veja no vídeo disponível no link a seguir: https://youtu.be/gXuchXkAsyw AULA 10 Tema: O solo e Agricultura Etapa 25: Testando a permeabilidade
do solo (15 min) Realizar
o experimento descrito no vídeo da etapa 24, em seguida orientar os
estudantes na execução da atividade da página 98 do livro didático. Etapa 26: Correção de Atividade
(15 min) Fazer
a correção da atividade da etapa anterior, aproveitar o momento para
sanar dúvidas dos estudantes levantadas durante a realização da tarefa. Etapa 27: Leitura compartilhada e
resolução de atividade (15 min) Nessa
etapa faça Leitura compartilhada da página 101 com eles e logo após copiem e
respondam no caderno a atividade da página 101 Etapa 28: Atividade para casa (05
min) Oriente os estudantes a responderem o item 2 da página 103
do livro didático, para trazer na próxima aula. AULA
11 Tema:
Desastre de Mariana Etapa 29: Mergulho no Tema (30min) Acolher as informações da pesquisa
feita pelos estudantes, fazer uma breve discussão e somente depois
convidá-los a fazer a leitura compartilhada do texto da página 119 do livro
didático. Em seguida, discutir: O que aconteceu? Como aconteceu? O que causou
de prejuízo? Poderia ter sido evitado? Etapa 30: Verificação da
aprendizagem (20min) Realizar a atividade da página e fazer a discussão das
respostas. AULA 12 Tema: Formação Romualdo Etapa 31: Vídeo em Ação (50min) Disponibilizar
o documentário Formação Romualdo, um milagre paleontológico com duração de 36
minutos, disponível no seguinte link: https://youtu.be/O2gUzPoThto ,
em seguida orientar os estudantes na execução da atividade sobre o
documentário da página 118 do livro didático. Elaboração: Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra Coordenação e colaboração:
Nilsilane. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( X ) Vídeo;
( ) Microscópio; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro didático (85, 91,
93, 97, 98, 101, 103, 118, 119, )
Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; (x
) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; ( )Outros: |
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