6ª SD Cie 6ºAno 2023

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Consumo consciente do solo na fonte de renda e desenvolvimento

Subtema: Consumo consciente do solo na fonte de renda e desenvolvimento

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: As camadas do Planeta Terra; A litosfera; Os diferentes tipos de rochas; Tipos de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e familiar; A grande capacidade do homem em modificar a natureza; Uso de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos Socioambientais.

Ano: 6º                                      Período:  07/08 a 01/09                     Nº de Aulas: 12

 

HABILIDADES

Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos. (EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI11IT) Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo. (EF06CI06IT) Analisar as consequências do descarte inadequado, dos produtos relacionados, para o ambiente, como a contaminação da água, do solo e de outros seres vivos.

 

                                                     OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as camadas da Terra; Reconhecer que a Terra é dinâmica; Compreender como funciona um modelo e utilizá-lo para explicar como as camadas da Terra se relacionam; Identificar os componentes da crosta terrestre; Caracterizar a litosfera e as formações de rochas e solos, considerando a influência da temperatura e a matéria prima constituinte; Explorar os vários tipos de rochas e minerais existentes na Terra; Entender como acontece a formação das rochas; Aprender as diferenças entre rochas sedimentares, ígneas e metamórficas; Entender que a Terra é um planeta em constante formação e transformação; Identificar as rochas magmáticas na natureza terrestre; Reconhecer a utilidade das rochas magmáticas no cotidiano; Localizar as formações magmáticas na localidade e na região onde vivem os alunos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

TEMA: O planeta Terra

Etapa 01: Questão disparadora (10 min)

Introduza o título da aula, direcionando os alunos ao tema que será tratado. Peça para que pensem um pouco sobre as características de nosso planeta e sua posição dentro do Sistema Solar. Direcione para que reflitam sobre a distância do Sol até a Terra, a temperatura e a composição dos planetas em relação à existência e à sobrevivência da vida humana nesses astros.

 

QUAL É A POSSIBILIDADE DE EXISTÊNCIA DE VIDA HUMANA EM OUTROS PLANETAS?

Levante a questão disparadora, lendo-a para os alunos. É interessante escrever a questão no quadro, ou projetá-la, para que não a esqueçam.

Etapa 02: Mergulho no Tema (30 min)

Projete a imagem do Sistema Solar (ou cole a foto impressa no quadro). É importante que a imagem demonstre a diferença do tamanho dos planetas, a ordem de alinhamento em relação ao Sol, bem como o nome de cada um. Faça a seguinte contextualização: “Habitamos um planeta com as condições necessárias para a existência e manutenção da vida, como a temperatura e existência de água. Porém, existem outros planetas com fatores e composições diferentes do nosso”.

Peça aos alunos que observem atentamente a imagem, procurando semelhanças e diferenças entre os planetas apresentados. Aqui, os estudantes podem dizer que planetas muito próximos ou muito distantes do Sol são muito quentes ou muito frios, impossibilitando a sobrevivência humana. É possível que eles comentem que em planetas gasosos seria mais difícil a sobrevivência humana, por sua composição, além da inexistência da água na maioria deles. Para isso, pontue os fatores que devem ser considerados (temperatura, distância do Sol, água e composição) e os encaminhe para a atividade.

Para ilustrar essa explicação, utilize as informações contidas no livro Inspire Ciências- 6º ano, página:82 e se preferir assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bOlarLGSTsc (6min).

Etapa 03: Verificação da aprendizagem (10 min)

Solicite como atividade de casa uma produção de texto sobre o objeto do conhecimento abordado, peça que argumentem quais planetas poderiam sustentar a vida humana e quais hipóteses levantaram para isso. Os textos deverão ser entregues ao professor na aula seguinte.

 

AULA 02

                                                                                                     

TEMA: As camadas da Terra

Etapa 04: Levantamentos de conhecimentos prévios: (10 min)

Esta aula tem como objetivo explorar a estrutura da Terra, identificando as características de suas camadas internas. Para começar a aula, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a estrutura da Terra. Faça perguntas como: “A Terra é oca?”; “O que há dentro do planeta?”; “Há alguma divisão das partes da Terra?”; “Que evidências indicam que o interior da Terra seja preenchido por material?”. Essas perguntas servem para levantar os conhecimentos prévios dos alunos.

Etapa 05: Mergulho no Tema (20 min)

Aborde o objeto do conhecimento através de uma aula expositiva. Comente que a crosta terrestre ou litosfera é a camada sólida da superfície do planeta, formada por 12 placas (tectônicas ou litosféricas) que apresentam diferentes espessuras, no continente e no fundo dos oceanos. Fale da divisão do manto e das características de cada parte. Finalize explicando sobre o núcleo e suas peculiaridades. Aponte como a crosta, o manto e o núcleo são influenciadas pela pressão e temperatura. Para ilustrar essa explicação, utilize a imagem livro Inspire Ciências- 6º ano, página:83, ou o vídeo do link: AS CAMADAS INTERNAS DA TERRA - YouTube. (4min)

Etapa 06: Verificação da aprendizagem (20 min)

 Em seguida, para aumentar a compreensão a respeito do conteúdo apresentado, proponha como atividade complementar que os alunos formem grupos de 4 a 5 integrantes e criem modelos que permitam identificar as camadas do planeta Terra.

Sugestões: Professor, os modelos poderão ser confeccionados com massinha de modelar, desenho e pintura, recorte e colagem ou com bolinhas de isopor, como no modelo abaixo:

Os modelos serão feitos com esferas de isopor grandes (de 20 cm de diâmetro) e pequenas (de 3 cm) divididas ao meio. Para dividi-las use cuidadosamente um estilete*. Ofereça as esferas já cortadas para os alunos para que não tenham que manipular o estilete.

Na sequência, distribua meia esfera grande e meia esfera pequena para cada grupo e oriente-os a seguir este passo a passo:

1. Pinte a meia esfera maior de azul e a menor de amarelo. Para facilitar a pintura, elas podem ser espetadas em um palito de churrasco. Pinte apenas as faces arredondadas.

2. Cole a meia esfera pequena no centro da grande. Elas deverão ser unidas pelo lado em que foi feito o corte. A parte maior representará o planeta Terra e a menor, seu núcleo.

3. Em torno do núcleo, pinte anéis representando as camadas do interior da Terra, usando tintas de outras cores.

* O corte da esfera maior pode ser feito com um fio de linha grossa, em vez de estilete. Para isso, assista ao vídeo disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=FIY2N7MFxrE> (Acesso em: jun. 2018.) e ensine o procedimento aos alunos.

Obs: Uma segunda etapa dessa mesma atividade será trabalhada na próxima aula desta sequência didática.

AULA 03

 

 

TEMA: As camadas da Terra

Etapa 07: Sistematização do conhecimento (20 min)

Peça aos alunos que se reúnam nos mesmos grupos da aula anterior, verifique se todos conseguiram finalizar os modelos de representação das camadas da Terra, caso não tenham conseguido concluir, oriente-os a terminar. Em seguida peça para pesquisarem e prepararem uma apresentação com duração de 5 a 8 minutos sobre as camadas da Terra.

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (25 min)

Apresentação dos grupos, professor para acompanhar a aprendizagem dos alunos, verifique se as camadas da Terra foram corretamente posicionadas no modelo. Avalie-os também com relação à sua participação e interação com os colegas durante o trabalho em equipe. Ao final das apresentações, faça uma explicação geral. Aproveite as informações apresentadas pelos alunos de forma que sua explicação funcione como uma recapitulação, e, se necessário, acrescente mais informações. Caso não seja possível realizar as apresentações, peça para que os alunos entreguem um texto escrito e ilustrado à mão sobre o tema.

Etapa 09: Atividade complementar (5 min)

Agenda para casa: Como atividade complementar, peça para que os alunos respondam questão 2 da página: 85 do livro Inspire Ciências- 6º ano

AULA 04

Tema: Litosfera

Etapa 10: Correção de Atividade (5min)

Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Retome a discussão do fim da aula anterior e questione, O que é litosfera? Qual é a importância da litosfera para os seres vivos? Como é composta a superfície terrestre?

 Etapa 11: Aprofundando no tema (25min)

Aula expositiva utilizando as imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 86. Cabe ao professor propor um breve debate a partir destes questionamentos: O que faz com que os solos desses ambientes sejam diferentes? Qual é a importância econômica dos minerais e das rochas? Na decoração de sua casa existe algum tipo de rocha?  Ouça algumas respostas e procure relacionar os solos das imagens às diferentes rochas que formam a litosfera. Estimule os alunos a iniciarem as associações com o processo de formação dos solos e das rochas, trazendo informações sobre o objeto de conhecimento em questão.

 Etapa 13: Verificação da aprendizagem (10min)

Copiar e responder no caderno os itens 1 e 3 da atividade da página 85 do livro didático Inspire Ciências 6º ano.

 Observação: Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa, também poderá desenvolver com os alunos, modelos dos movimentos e do Planeta Terra.

AULA 05

 Tema: Os diferentes tipos de rochas

Etapa 14: Correção de Atividade (10min)

Fazer a correção da atividade da etapa anterior, aproveitar o momento para sanar dúvidas dos estudantes levantadas durante a realização da tarefa.

Etapa 15: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Levar imagens de diversos tipos de rochas, ou, até mesmo exemplares, em seguida lance os questionamentos abaixo. Nesse momento apenas acolha as respostas dos estudantes, de forma oral, sem necessidade de registro em caderno. 

Ø  O que são rochas?”

Ø  Do que elas são feitas?

Ø  Quais tipos de rocha você conhece?

Ø  Que características permitem diferenciá-las?

Ø  Que objetos produzidos por seres humanos são feitos a partir de rochas?

Ø  Como surgiu a pedra brita utilizada na construção de casas, de prédios, para pavimentar ruas, avenidas e estradas, calçadas, pisos, etc?

Ø  Em quais lugares da natureza mais encontramos a pedra brita?

 Etapa 16Pesquisa sobre os tipos de rocha (30min)

Esta atividade propõe uma pesquisa a ser realizada pelos estudantes, o professor pode solicitar em aula anterior que os estudantes tragam material complementar para consulta. Divida a turma grupos e distribua três temas – rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas – entre eles. Disponibilize o livro didático página 87 a 90 e oriente-os a pesquisar as seguintes características das rochas: processo de formação, representantes mais comuns e características (que permitem diferenciar os vários tipos de rocha). Peça também que todos os grupos pesquisem definições para os termos “rocha” e “minerais”. Utilize a tabela abaixo para registro.

Estrutura

Tipos de rochas

 

Magmática

Sedimentar

Metamórfica

Processo de formação

 

 

 

Representantes mais comuns

 

 

 

Características (que permitem diferenciar os vários tipos de rocha)

 

 

 

Conceito de Rocha

 

 

 

Conceito de Minerais

 

 

 

Obs: Caso NÃO tenha tempo suficiente para realizar a pesquisa em classe, o aluno poderá finalizar em casa.

AULA 06

Tema: Tipos de Rochas e Fósseis

Etapa 17: Aprofundando no tema (20min)

Nessa etapa será feita a socialização da pesquisa realizada na aula anterior. Inicialmente será feita uma aula expositiva dialogada abordando a classificação dos diferentes tipos de rochas, a formação e as características das mesmas, bem como os usos e importâncias das mesmas.  Vale ressaltar que os alunos deverão construir o conhecimento com auxílio da pesquisa realizada, incentive os estudantes a falarem o que sabem sobre o tema abordado. Use o livro didático páginas 87 a 90. Peça para observarem as figuras. Faça um breve comentário sobre a formação rochosa da Pedra Monte Pescoço que é símbolo da nossa cidade.

Etapa 18: Aprofundando no tema(20min)

Fazer uma aula expositiva dialogada sobre os Fósseis utilizando o livro didático página 92 e 93. Salientar o conceito e a importância deles na formação de algumas rochas sedimentares. Oferecer também as informações contidas nas orientações didáticas.

 

Etapa 19: Verificação da Aprendizagem (10min)

Orientar os estudantes a realizarem a atividade da página 93 do livro didático, caso o tempo seja curto, permitir que concluam em casa.

AULA 07

 

Tema: Solo e tipos de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e familiar

 

Etapa 20: Correção de Atividade (10min)

Fazer a correção da atividade da etapa anterior, aproveitar o momento para sanar dúvidas dos estudantes levantadas durante a realização da tarefa.

 

Etapa 21: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

 

Comece a aula fazendo a sondagem com os alunos para saber o conhecimento deles sobre o tema da aula. Apenas acolha as respostas.

1. O que é solo e como ele se forma?

2. Quais são os principais componentes do solo?

3. Por que o solo é importante para a vida das plantas?

4. Quais são os diferentes tipos de solo e suas características?

 

Etapa 22: Mergulhando no tema (30 min)

Peça para que os alunos abram o livro Inspire Ciências na página 94 a 96 para acompanharem as explicações do professor, permita que participem da aula com perguntas ou contribuições a respeito do tema. Após a exposição das informações, refaça as perguntas da etapa anterior para avaliar o conhecimento adquirido.

 

AULA 08

 

Tema: Por dentro do Solo

 

Etapa 20: De olho no tema (25 min)

Nessa etapa o professor deverá distribuir amostras de solo para cada grupo de alunos, pedir aos alunos que observem, toquem e descrevam as características de cada amostra, por exemplo, como são  as partículas da areia e da argila, fomentar uma discussão em sala de aula sobre as diferenças entre os solos e as possíveis influências na vegetação local, explorar como a composição do solo afeta a flora e a fauna na região de Itamaraju, discutir a importância da biodiversidade e como a conservação dos solos contribui para um ambiente saudável.

 

Etapa 21: Leitura e Interpretação (25 min)

Fazer a leitura compartilhada do box “Assim se faz Ciência”, da página 97 do livro didático, em seguida abra espaço para os comentários acerca da leitura, logo após, peça aos estudantes que respondam as questões de interpretação.

AULA 09

 

Tema: Solo, agricultura e agrotóxicos

 

Etapa 22: Correção de Atividade (15min)

Fazer a correção da atividade da etapa anterior, aproveitar o momento para sanar dúvidas dos estudantes levantadas durante a realização da tarefa.

 

Etapa 23: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Comece a aula fazendo as seguintes perguntas: O que é agricultura? Qual a importância da agricultura? O que é agrotóxicos? Você sabe qual a função do agrotóxico?

 

Etapa 24: Aula expositiva dialogada (25 min)

Continue a aula discorrendo sobre o tema, expondo as informações e permitindo a participação dos estudantes, utilize como suporte às páginas 99 a 100 do livro didático, fique atento as orientações didáticas. Em seguida, reproduza no quadro uma tabela com desvantagem e vantagens da agricultura para os seres humanos e o planeta, peça para que eles copiem a tabela no caderno e preencha de acordo com a leitura que eles fizeram.

 

Professor, providencie o material para o experimento de permeabilidade do solo para a próxima aula. Veja no vídeo disponível no link a seguir: https://youtu.be/gXuchXkAsyw

 

AULA 10

 

Tema: O solo e Agricultura

 

Etapa 25: Testando a permeabilidade do solo (15 min)

Realizar o experimento descrito no vídeo da etapa 24, em seguida orientar os estudantes na execução da atividade da página 98 do livro didático.

 

Etapa 26: Correção de Atividade (15 min)

Fazer a correção da atividade da etapa anterior, aproveitar o momento para sanar dúvidas dos estudantes levantadas durante a realização da tarefa.

 

Etapa 27: Leitura compartilhada e resolução de atividade (15 min)

Nessa etapa faça Leitura compartilhada da página 101 com eles e logo após copiem e respondam no caderno a atividade da página 101

 

Etapa 28: Atividade para casa (05 min)

Oriente os estudantes a responderem o item 2 da página 103 do livro didático, para trazer na próxima aula.

AULA 11

 

Tema: Desastre de Mariana

 

Etapa 29:  Mergulho no Tema (30min)

Acolher as informações da pesquisa feita pelos estudantes, fazer uma breve discussão e somente depois convidá-los a fazer a leitura compartilhada do texto da página 119 do livro didático. Em seguida, discutir: O que aconteceu? Como aconteceu? O que causou de prejuízo? Poderia ter sido evitado?

 

Etapa 30: Verificação da aprendizagem (20min)

Realizar a atividade da página e fazer a discussão das respostas.

 

AULA 12

Tema: Formação Romualdo

 

Etapa 31: Vídeo em Ação (50min)

Disponibilizar o documentário Formação Romualdo, um milagre paleontológico com duração de 36 minutos, disponível no seguinte link: https://youtu.be/O2gUzPoThto , em seguida orientar os estudantes na execução da atividade sobre o documentário da página 118 do livro didático.

 

 

 

Elaboração:  Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( X ) Vídeo; (  ) Microscópio;    (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (  ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro didático (85, 91, 93, 97, 98, 101, 103, 118, 119,   )  Seminários;  (  x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; (x  ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;  (   )Outros:                                                

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário