2ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS |
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Tema Inter
curricular: Valores em pauta: aprendizagens
significativas e inovadoras em sala de aula |
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Subtema:
Significados e inovações da Matéria |
Unidade Temática:
Matéria e Energia |
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Objetos de Conhecimento: Matéria, estados físicos da matéria e propriedades da
matéria. |
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Ano:
9º Período: 20/03 a
07/04/2023 Nº de Aulas: 09 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem
a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas
simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e
explicar essas transformações com base no modelo de constituição
submicroscópica. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar do que é constituída
toda a matéria do universo e ilustrar como os modelos e culturas mais antigas
interpretavam o átomo. Distinguir matéria de energia; Identificar transformações físicas e
químicas da matéria. Distinguir transformações físicas
de reações químicas; Perceber a influência do volume na variação da
densidade; |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Matéria Etapa 01:
Levantamento de conhecimentos prévios
(10min) Questão Problematizadora: Do que a Matéria é feita? Orientações: organize os alunos em semicírculo. Comente com
os estudantes que nas aulas anteriores eles discutiram muito sobre fenômenos
físicos e químicos, são transformações que ocorrem na matéria, em seguida
convide-os a refletir sobre o conceito de matéria. Leia o tema da questão
problema, dê um tempo para surgir hipóteses a respeito, acolha as respostas,
em seguida apresente a imagem abaixo, caso não consiga reproduzir o slide,
apenas discuta. Tempo
sugerido: (5 minutos) Orientações: pergunte se eles já tentaram explicar o que
é matéria e do que ela é composta. Peça para que compartilhem suas
experiências. Você pode usar questões como: 1-
Matéria tem peso? 2-
Matéria tem volume? 3-
Ocupa lugar no espaço? 4-
Ela pode ser dividida? 5-
Os objetos presentes à nossa volta são compostos de matéria? 6-
O que é matéria? 7-
Como a matéria se comporta? 8-
Quais as mudanças que podem ocorrer com a matéria? 9-
Cite os principais estados físicos da matéria, vocês já
estudaram a respeito. 10- Será que a matéria se comporta de forma
diferente, dependendo de seu estado físico? Perscrutar os
conhecimentos prévios que os alunos detêm sobre o objeto de conhecimento
(matéria) , como
ponto de partida da aula. Abordaremos a transformação da matéria, transformações fisicas.
A começar pela transformação da matéria, você pode utilizar o livro Inspire
Ciências 9º ano, páginas 103 a 106 como material de apoio. Etapa 02: Sistematizando o
Conhecimento (25min) Após
ouvir os alunos na etapa de sondagem de conhecimento, chegou o momento de
sistematizar o conhecimento, tirar dúvidas e esclarecer os equívocos
apresentados pelos alunos. Vamos adentrar no conteúdo propriamente dito, você
pode utilizar como suporte o livro Inspire Ciências na página 86. Faça ao
vivo o que se propõe no início do texto, fica mais interessante para o aluno
e atrativo. Etapa 03: Hora de praticar (10
min) Logo
após a explicação dos conceitos, solicitar que os alunos façam uma tabela com
o nome dos objetos encontrados na sala de aula e de que materiais são feitos
esses objetos. Por exemplo:
Obs: Neste
momento vale ressaltar que alguns materiais também podem ser objetos, como o
papel e, assim, podem aparecer nas duas colunas. AULA 02 Tema: Estados Físicos da Matéria Etapa 04: Atividade de
Experimentação (20 min) Leve
para sala um copo com gelo e um copo com água, peça que observem os cubos de
gelo e o copo com água e respondam em seus cadernos as questões a seguir: 1. Por que a água líquida adquire a
forma do copo e o gelo não? 2. Se você pudesse enxergar as
partículas de água líquida, como elas estariam organizadas? 3. E como estariam organizadas as
partículas no gelo? 4. A água também pode ser encontrada
na forma de vapor. E nesta forma, como estariam organizadas suas partículas? 5. Por que será que existe esta
diferença de organização entre os diferentes estados físicos da água? Etapa 05:
Socialização (15 min) Peça
aos estudantes que apresentem suas respostas. Durante a socialização,
introduza também algumas explicações científicas para as respostas dos
estudantes. Etapa 06: Verificando a Aprendizagem (15 min) Em
seguida, partilhe essa tabela com os estudantes e oralmente, peça para que
eles preencham a tabela respondendo, por exemplo “qual a interação entre as
partículas em estado sólido?” espera-se que eles digam “intensas” ou algum sinônimo.
Faça os questionamentos necessários até o preenchimento da tabela.
AULA 03 Tema: Mudança de Estados Físicos da Matéria Etapa 07: Sistematizando o conhecimento (10 min) Dê
continuidade à aula abordando estados físicos da matéria, concluindo com os
estudantes sobre os arranjos das moléculas, forma, volume, a organização e
movimentação das partículas em cada estado físico. Você pode utilizar o livro
Inspire Ciências nas páginas 104 e também um outro material de apoio, como
uma apresentação de slides com imagens que possibilitem a visualização das
partículas nos 3 estados físicos. Etapa 08: Indo mais além (10 min) Solicite
que os alunos/ou professor, peguem um copo, coloque água e cubos de gelo e
que aguardem até que o copo fique molhado por fora, ou mostre a imagem
abaixo. Etapa 09: Concluindo (10 min) Solicite
que eles escrevam em seus cadernos qual ou quais transformações de estado
estão acontecendo com aquele copo com gelo. Alerte-os para que não se
preocupem em nomear cada transformação: devem apenas indicar as fases em
transformação. Etapa 10:Aprofundando no Tema (20 min) No
momento seguinte, peça que leiam suas respostas. É provável que os estudantes
indiquem apenas a fusão do gelo na parte interna do copo (passagem do estado
sólido para o líquido) e a condensação do vapor de água presente no ar
(passagem do estado de vapor para o líquido) na parte externa do copo.
Questione-os se é possível a água sofrer evaporação (passar do estado líquido
para o vapor) nesta situação. Provavelmente eles vão responder que não é
possível que a água vaporize nesta temperatura. Explique-lhes, então, que a
evaporação ocorre em todas as temperaturas. O que muda é a velocidade com que
a água ou qualquer líquido irá evaporar. Aproveite para fazer a diferenciação
entre evaporação e ebulição. Mencione que ambos os processos transformam o
líquido em vapor, mas, na ebulição, essa passagem ocorre de maneira rápida,
com formação de bolhas e a determinada temperatura, que varia de acordo com a
substância e a pressão atmosférica, denominada “temperatura de ebulição”.
Aproveite o exemplo da ebulição e explique aos estudantes que esse processo
necessita de uma fonte de energia e que geralmente utilizamos energia
térmica, como o calor do fogo. Explique também que os processos que ocorrem
com absorção de calor, como a ebulição da água, são denominados processos
endotérmicos. E que os processos que ocorrem com liberação de calor são
denominados processos exotérmicos. Peça-lhes que façam a associação entre as
outras transformações e a energia térmica recebida ou liberada. Você pode
utilizar o livro Inspire Ciências na página 105. AULA 04 Tema: Mudanças de Estados Físicos Etapa 11: Mão na massa I (15 min) Solicite
que os estudantes elaborem um esquema, pode ser uma tabela, um mapa
conceitual, um infográfico, sobre as transformações do estado físico
estudadas. Peça que usem da criatividade! Etapa 12: Revisando o tema (35 min) Inicie
a aula perguntando aos estudantes quais são os estados físicos da matéria. Em
seguida, peça que identifiquem exemplos de objetos ou substâncias presentes
na sala de aula que estão nos estados sólido, líquido e gasoso. Algumas
possibilidades de resposta são: caneta, livro, cadeira, carteira, giz, quadro
de giz, caderno (estado sólido); água em garrafa, suor na pele, sangue no
interior dos vasos, saliva (estado líquido); ar do ambiente, ar contido nos
pulmões (estado gasoso). Em
seguida, desenhe no quadro de giz o contorno de três recipientes iguais
tampados e abaixo de cada um deles escreva o nome dos estados físicos na
seguinte sequência: sólido, líquido e gasoso. Mantenha um espaço entre um
recipiente e outro, pois esse esquema será complementado ao final da aula com
setas e o nome das mudanças de estado físico. Peça
aos estudantes que imaginem que os três recipientes contêm a mesma quantidade
de água e o que diferencia o conteúdo dos potes é o estado físico em que a
água se encontra. Oriente-os
a concluir que o estado físico influencia a organização e a mobilidade de
átomos e moléculas. Solicite que reproduzam o esquema do quadro em seus
cadernos (lembre-se de orientá-los a manter um espaço entre os recipientes) e
desenhem como as moléculas de água (nessa atividade, representadas por
esferas) estariam organizadas em cada pote. Reserve cerca de 10 minutos para
a elaboração dos desenhos. Se julgar necessário, reforce as limitações do
modelo, ressaltando que as moléculas são submicroscópicas. Após a finalização
dos desenhos, peça a alguns estudantes que mostrem suas representações e
pergunte para a turma que critério foi utilizado para determinar a
organização das moléculas de água em cada estado físico. Talvez
os estudantes tenham partido do princípio de que os objetos sólidos são
duros, não moldáveis, ao contrário de líquidos e gases, por isso a água no
estado sólido teria moléculas agrupadas e imóveis, diferentemente da água nos
estados líquido e gasoso. Converse com a turma sobre esse tema e complete o
desenho que você fez no quadro representando a organização das moléculas de
água nos três estados físicos. Se for possível, utilize um objeto digital
para exibir aos estudantes a simulação da disposição das partículas que
compõem a água, o neônio, o argônio e o oxigênio nos estados sólido, líquido
e gasoso, disponível em:
https://phet.colorado.edu/sims/html/states-of-matter/latest/states-of-matter_pt_BR.html ou você pode montar previamente e levar para
esta aula um modelo de organização das moléculas de água (●) feito com
bolinhas de gude coladas a copos plásticos transparentes. Para representar o estado sólido, fixe com
cola quente seis bolinhas de gude formando um retângulo e depois cole-as na
base do copo. Para representar o estado líquido, cole seis bolas de gude nas
paredes da metade inferior do copo, mantendo um espaço entre uma e outra. Para
representar o estado gasoso, cole as seis bolas de gude nas paredes do corpo,
mantendo uma distância considerável entre elas. Você pode variar o número de
bolas de gude do modelo (acrescentar esferas, por exemplo), mas é importante
lembrar de manter o mesmo número de bolinhas nos três copos. Mostre
o modelo aos estudantes e solicite que identifiquem qual copo representa cada
estado físico da água, justificando as respostas. Parta
das considerações feitas por eles para explicar a organização submicroscópica
da matéria. Informe que no estado sólido as substâncias possuem forma
definida porque as moléculas estão muito próximas umas das outras; assim,
qualquer que seja o formato do frasco que ocupem, sua forma permanecerá a
mesma (como é o caso de cubos de gelo, por exemplo). Já a matéria no estado
líquido adquire o formato do recipiente em que está, pois nesse estado físico
as moléculas possuem maior mobilidade que no estado sólido; um exemplo é o
suco contido em uma jarra, que, ao ser colocado em um copo, adquire o formato
do novo recipiente. No
estado gasoso as partículas movimentam-se ainda mais livremente e estão mais
distantes entre si que nos outros dois estados físicos, por isso os gases não
têm forma definida e tendem a ocupar todo o espaço disponível. Em
seguida, incentive os estudantes a identificarem uma variável que influencia
as mudanças de estado físico. Pergunte, por exemplo, o que é necessário para
que a água no estado sólido se transforme em líquido e de líquido em vapor.
Eles provavelmente mencionarão o calor. Chame a atenção para a influência da
energia na forma de calor no movimento das partículas, explicando que,
conforme a água ou outro material é aquecido, a temperatura do sistema
aumenta, o que resulta em maior agitação de átomos ou moléculas e aumento do
espaço entre eles. Tenha em mente que a pressão também influencia as mudanças
de estado físico, porém esse aspecto não será trabalhado neste momento. Pergunte
se as mudanças do estado gasoso para o líquido e do líquido para o sólido
também são influenciadas por mudanças de temperatura. Espera-se que os
estudantes respondam que sim, mas que nesse caso as transformações ocorrem
quando há perda de energia na forma de calor (resfriamento do sistema), e não
ganho. Com a diminuição da temperatura, as moléculas de água agitam-se menos
e as partículas se aproximam. Finalize a aula adicionando ao esquema do
quadro setas associadas às respectivas denominações das mudanças de estado
físico: fusão (sólido para líquido), vaporização (líquido para gasoso),
condensação (gasoso para líquido) e solidificação (líquido para sólido).
Inclua setas indicando o sentido do aumento e da diminuição da temperatura.
Oriente os estudantes a complementarem os esquemas que fizeram em seus
cadernos com essas informações. AULA 05 Tema: Transformações da Matéria Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min) Orientações: Explique esta parte da atividade usando o slide projetado
ou imprima as imagens no arquivo disponível em: https://bit.ly/2rDtFUs . Em caso de impossibilidade de realizar a
projeção e a impressão, indica-se explicar as situações representadas em cada
uma das imagens a fim de que os alunos possam escrever o que acontece em cada
uma delas. Leia as questões para a classe. Uma das
imagens mostra uma faca nova e uma faca enferrujada, evidenciando o processo
de oxidação do metal que constitui a faca, que é acompanhado pela mudança de
coloração do mesmo. A outra imagem mostra um ovo cru e um ovo cozido,
indicando o processo de cozimento, que é uma transformação evidenciada pela
mudança de coloração e textura do ovo após o cozimento. Na outra imagem pode
ser visto o processo de amadurecimento da banana, que é acompanhado pela
mudança de coloração, cheiro e textura da mesma, além disso, queime um papel
em sala de aula. Depois de identificar o que acontece em cada uma das
três imagens, diga a eles para pensarem na questão 2. Peça para cada um dos
estudantes fazer os registros em seu caderno. Acompanhe o trabalho da turma
procurando auxiliar os grupos que apresentarem dúvidas ou dificuldades. Etapa 14: Mão
na Massa (15 min) Após a execução da etapa anterior, solicite que os
alunos reproduzam no caderno a tabela abaixo, responda conforme os resultados
obtidos em cada caso, peça também que relacione o experimento realizado na
semana anterior com o clip de metal.
Etapa 15: Socialização (20min) A
partir da etapa anterior concluir sobre as transformações químicas, trazer
mais informações sobre o tema, a fim de sanar dúvidas levantadas, aproveite o
momento para pontuar as diferenças entre os dois tipos de transformações,
físicas e químicas. Utilize como suporte a página 108 do livro didático
Inspire Ciências 9º ano ou material disponível no link https://www.todamateria.com.br/transformacoes-quimicas/
Professor, não trabalhe ainda conceitos de ligações
químicas, somente após trabalhar átomos na integra e elementos químicos com
tabela periódica, poderá acrescentar esse estudo. Tema: Transformações da Matéria Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (35min) Para verificar a compreensão dos alunos, propor
a realização da atividade da página 107 do livro Inspire Ciências em duplas
ou trio e se achar necessário a propor a atividade do link a seguir Atividade sobre os estados físicos da Matéria para o 8º
e 9º ano (tudosaladeaula.com) Questões para auxiliar na aferição
1. Associe os itens das duas
colunas: I. Estado líquido II. Estado
gasoso III. Estado sólido ( ) As partículas que formam a
matéria estão dispersas e bem distanciadas, ocupando todo o volume de um
recipiente. ( ) As partículas estão bem
próximas umas das outras, quase não se movimentam, e a matéria possui um
formato que independe do recipiente. ( ) As partículas têm certa
mobilidade, e a matéria assume a forma do recipiente que ocupa. 2. Quando penduramos roupas molhadas no
varal em um dia ensolarado, poucas horas depois a roupa está seca. Explique
por qual transformação de estado físico a água passa, qual a fonte de energia
responsável por essa transformação e como as partículas de água se comportam
nessa transformação. Gabarito das questões 1. II – III – I. 2. A água contida nas roupas vai
evaporar, passando lentamente do estado líquido para o estado gasoso. A fonte
de energia para esse processo é o Sol. Os raios solares atingem o tecido
úmido e aquecem as fibras das roupas e água que elas contêm. No estado
líquido, as partículas da água apresentam certa mobilidade. Conforme o varal
continua exposto ao calor do Sol, a temperatura da água aumenta e suas
partículas começam a se movimentar mais e a se distanciar umas das outras,
até que chega um ponto em que a movimentação das partículas é tamanha que a
água líquida começa a se transformar em vapor. Etapa 17: Correção e Revisão (15 min) Fazer
a correção da atividade e aproveitar o momento para tirar dúvidas surgidas. AULA 07 Tema: Propriedades da Matéria Etapa 18: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Neste
primeiro momento faça os seguintes questionamentos aos alunos para introduzir
os conceitos de propriedades da matéria. 1-
De
que é feita sua roupa? E sua mochila? 2-
Que
outros materiais poderiam ser usados para fazer esses objetos? Por quê? 3-
De
que é feito seu caderno? 4-
Eles
poderiam ser feitos de plástico? Por quê? 5-
Seu
tênis quando chove, deixa seus pés secos ou molhados? Por quê? 6-
Que
características deve ter um material utilizado para fabricar uma janela? E um
guarda-chuva? 7-
Podemos
usar tecido ou plástico para fabricar panelas ou pratos? Por quê? A ideia não é manter um diálogo prolongado. O objetivo, neste
momento, é estimular e contextualizar a aula. Não se preocupe em responder
todas as questões levantadas aqui. Etapa 19: Aprofundando no Tema (30 min) Após
a discussão acerca dos levantamentos prévios sobre “Propriedades da Matéria e
Propriedades Específicas da Matéria”, aprofunde nas explicações, utilizando
exemplos do cotidiano dos alunos, utilize como suporte o material disponível
no link a seguir. Link do texto: Texto Propriedades da Matéria.docx Faça
uma explanação sobre o tema bem detalhada para tirar as possíveis dúvidas
expressadas pelos alunos. Etapa 20: É hora do Vídeo Apresente
o vídeo a seguir para reforçar o conhecimento. Propriedades da matéria: https://www.youtube.com/watch?v=QqMJ0-qvSDs
(10 min) AULA 08 Tema: Propriedades da Matéria Etapa 21: Conhecendo as propriedades gerais e específicas
da matéria (20min) Sugerimos
que essa aula seja em grupo de alunos (no máximo 3) possam acessar o material
disponibilizado pelo professor a fim de realizarem pesquisas sobre as
propriedades gerais e específicas da matéria. Dinâmica da aula O
professor deverá, de antemão, distribuir os itens relativos ao tema para os
grupos de alunos para a pesquisa. Os alunos deverão ficar à vontade para
lerem todas as informações disponíveis sobre todas as propriedades da
matéria, porém terão que registrar dados referentes a algumas delas e
socializá-las para toda a turma ao final da aula. Sugerimos que um grupo fique apenas com um
item, no caso de "peso" e "densidade" por serem mais
complexos. O
professor deverá circular pela sala esclarecendo as dúvidas dos alunos que
possam surgir no decorrer da pesquisa. Ao final da aula, o professor deverá
organizar os alunos para que cada grupo possa socializar a sua pesquisa, de
modo que todos se vejam, ouçam e sejam ouvidos. Propriedades gerais (comuns a
todos os materiais). ●
Inércia; massa; volume (extensão) ●
impenetrabilidade;
indestrutibilidade; ●
peso ●
compressibilidade; elasticidade Propriedades específicas (são
distintas para cada tipo de material e, por isso, permite diferenciá-los): ●
cor; sabor; odor; brilho
(organolépticas) ●
dureza; maleabilidade;
ductibilidade; magnetismo ●
densidade ●
Ponto de fusão e ponto de
ebulição. Sugestões de endereços para a
pesquisa: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/propriedade_materia/propriedade_materia.htm . Acessado em 10/03/2023. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia6.php . Acessado
em 10/03/2023. http://www.grupoescolar.com/materia/propriedades_gerais_da_materia.html . Acessado em 10/03/2023. http://www.profpc.com.br/Mat%C3%A9ria_propriedades.htm#PROPRIEDADES_GERAIS
.
Acessado
em 10/03/2023. Etapa22: Verificando as propriedades de alguns materiais
(15min) Essa aula
deverá acontecer no laboratório ou espaço disponível na escola. Os alunos
deverão ser organizados em grupos e cada um deverá receber o roteiro da aula
previamente elaborado pelo professor, solicite que anotem os questionamentos
feitos nos dois experimentos, pois deverão elaborar um relatório baseado na
observação dos experimentos. Experiência 01 Fonte
da imagem e da experiência:
http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm Acessado
em 11/03/2023. Material :
01 copo de vidro; papel; recipiente com água. Procedimento:
Coloque o papel no fundo do copo pressionando-o. Em seguida, emborque
verticalmente o copo no recipiente contendo água e deixe por um minuto. Retire
o copo do recipiente, verticalmente, sem incliná-lo. Como
está o papel? seco. Por que o papel não molhou? O ar existente
no interior do copo impede a entrada da água a ponto de molhar o papel. Isso
mostra que o ar é matéria e que a água e o ar não podem ocupar o mesmo lugar
no espaço ao mesmo tempo. Que
propriedades da matéria foram demonstradas nessa experiência?
Impenetrabilidade e compressibilidade (o papel amassado ocupou um espaço
menor) Experiência 02 - O que é mais leve (menos
denso), o ar quente ou o ar frio? Fonte da
imagem e da experiência: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm
Acessado em 11/03/2023. Material: dois sacos de papel; uma vareta
de madeira (espetinho); barbante ou fio de nylon; uma vela; fósforos. Procedimento:
Amarre um saco de papel em cada extremidade da vareta. Suspenda a
vareta através de um fio amarrado na metade de sua extensão de modo que fique
equilibrado, como uma balança. Aqueça um
dos sacos com uma vela e o outro não. Coloque a vela sobre a mesa, acenda-a e
segure a vareta suspensa de modo que apenas um dos sacos seja aquecido.
Mantenha o saco a uma certa distância da vela, de modo a não queimar o papel. O que
aconteceu? O saco aquecido fica mais leve do que o
não aquecido. Altera-se o equilíbrio: o saco não aquecido abaixa e o aquecido
sobe. Por que o
equilíbrio se alterou? Porque o ar contido no
interior do saco que foi aquecido se dilata, o volume aumenta e a densidade
diminui. Que
propriedade da matéria foi demonstrada nessa experiência? Densidade O que é
mais denso, o ar quente ou o ar frio? O ar frio Obs: Todo o material dos
experimentos ficam sob responsabilidade do professor, inclusive ele fará a
demonstração para toda classe. Etapa 23:Verificando a
Aprendizagem - Relatório (10min) Após a realização das duas
experiências e discussão das questões propostas, cada grupo de alunos deverão
elaborar um relatório descrevendo os procedimentos ressaltando os principais
materiais e equipamentos utilizados, e os resultados obtidos. Oriente os
alunos como deverão elaborar este relatório. AULA 09 Tema: Propriedades da Matéria Etapa 24: Socializando (15 a 20 min) Separe este primeiro momento da
aula para a leitura dos relatórios solicitados
na aula anterior. Etapa 25: Verificação da
Aprendizagem (20min) Solicite
aos alunos que façam a atividade disponibilizada no link a seguir. Link da atividade: Atividade sobre
Matéria 9º ano Etapa 26: Correção e Revisão (10 min) Fazer
a correção da atividade e aproveitar o momento para sanar dúvidas levantadas. Elaboração: Cristiani,
Elane, Mary e Maxuel Coordenação e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos;
(X ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( )
Outros:_______________________________________________________________________
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (107)
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; (X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:___________________________________ |
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