11ª SD 9ºAno Ciências 2021

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

Subtema: Problemas Ambientais em Itamaraju gerados pela exploração dos Recursos naturais.

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: As grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano; A compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não subsistencial; Retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia.

Ano: 9º                                            Período: 04 a 15/10                                           Nº de Aulas:06

HABILIDADES

(EF09CI08IT) Identificar e analisar como as grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano, a compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não subsistencial, retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia, configuram problemas ambientais. (EF09CI04BA) Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as características da monocultura, e identificar as consequências do solo e o meio ambiente para compreender como a degradação afeta as  comunidades tradicionais. Entender as consequências da caça predatória nas cadeias e teias alimentares. Discutir e perceber quais práticas colaboram para a compactação do solo e quais prejuízos causam ao meio ambiente. Perceber a importância do desenvolvimento sustentável, bem como, adotar medidas sustentáveis para não afetar as gerações futuro. Relacionar as boas atitudes de consumo consciente para minimizar impactos como escassez de recursos naturais, de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 1

Tema: Problemas ambientais em Itamaraju

 

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios

Comece questionando aos alunos “o que são problemas ambientais? Na nossa cidade tem problemas ambientais? Quais?” Você pode ir registrando a fala dos alunos no quadro formando um mapa mental, conectando os problemas ambientais que eles forem elencando. Peça para que os alunos discorram sobre esses problemas citados, como causas e consequências, assim você pode aproveitar esse momento para analisar quão integrados os alunos estão com o tema. 

 

Etapa 02: Aula Dialogada

Explore o conceito de problemas ambientais, explique como esses problemas atingem todas as pessoas, que o ser humano faz parte do meio ambiente e que todos têm responsabilidade com uma natureza equilibrada. 

 

Etapa 03: Mão na Massa

Com o mapa mental da etapa 01, feito no quadro, peça para que eles reproduzam no caderno.

 

AULA 02

Tema: Eucalipto em Itamaraju

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Comece a aula questionando o que os alunos sabem sobre a planta eucalipto, por que ela é plantada e qual é a utilidade dela na indústria, se ela causa algum problema ambiental, qual? Acolha as respostas.

Etapa 05: Pesquisa Dirigida

Se tiver a possibilidade de uso do celular pelos alunos, peçam que eles façam uma pesquisa sobre a monocultura de eucalipto respondendo às seguintes perguntas no caderno:

  1. O que é uma monocultura?
  2. Por que o eucalipto é plantado?
  3. Quais problemas ambientais uma monocultura de eucalipto pode trazer?

Se não houver a possibilidade do uso do celular em sala de aula, você pode usar o seguinte texto: EUCALIPTO, QUE PLANTA É ESSA? Disponível no link abaixo.

 https://docs.google.com/document/d/1aMnEyjij0RDJiCHHIrsX8-jFr9qkjcjBdQY5M6m7Xiw/edit?usp=sharing . Fazer uma leitura para os estudantes ou proponha uma leitura compartilhada. O interessante é que eles consigam construir uma opinião sobre o assunto abordado.

Etapa 06: Socialização da Pesquisa

Questione os alunos se eles sabem porque que na nossa cidade o eucalipto não tem uma plantação tão expressiva. Acolha as respostas.

Etapa 07: De olho na Lei

Apresente a Lei de número 583/2001 do município de Itamaraju disponível no link: http://camaradeitamaraju.ba.gov.br/arquivos/publicacoes/59c06747bc8d7_leimunicipal5832001.pdf e explique porque que não temos uma área tão abrangente de plantação, questione os alunos sobre a opinião sobre essa Lei. Em seguida, solicite que construam a tabela abaixo no caderno.

 

Vantagens

Desvantagens

Produção em menor tempo

Empobrecimento nutricional e exaustão do solo

Custos de produção reduzidos

Condições favoráveis para existência em larga escala de pragas e doenças

Uso facilitado de herbicidas

Retirada da cobertura vegetal

Manutenção do ciclo de pragas e de doenças

Desequilíbrio ecológico e perda da biodiversidade

Produção de espécies altamente expressiva para a economia de exportação

Exploração dos recursos hídricos para irrigação

 

Etapa 08: Debate

Retome as questões do caderno e finalize a aula com a socialização das respostas dos alunos. Nesse momento é importante que os alunos consigam entender que uma monocultura não é a mesma coisa que uma floresta, que a monocultura de eucalipto pode gerar uma série de problemas ambientais, que o Extremo Sul da Bahia é muito atingido por essa produção e que nosso município tem uma lei que limita a quantidade de plantação. Links para consulta: Impactos Ambientais dos Eucaliptos, artigo de Roberto Naime, BA – Itamaraju, um município encurralado pelo plantio de eucalipto das Empresas SUZANO e STORA ENSO, Vista do TRÊS DÉCADAS DE EUCALIPTO NO EXTREMO SUL DA BAHIA.   

 

AULA 03

Tema: Caça predatória

Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Professor, inicie essa aula fazendo um levantamento de conhecimentos prévios dos alunos. Nesse momento o professor deve fazer acolhida das respostas dos alunos sem alarde para o que eles possam relatar. A caça predatória em nossa região existe e é frequente, e pode estar associada à sobrevivência para determinadas famílias, de maneira a suplementar dietas pobres. Para sondar o quão integrados ao assunto, faça proposições como: Você já consumiu alguma carne de caça? Você acha que é comum as pessoas consumirem caça na nossa região? Você acha que o consumo de carne de caça pode estar associado à questões culturais? Você acredita que a captura de animais pode gerar algum problema ambiental? Qual seria o interesse maior que motivaria caçadores? O professor pode fazer a leitura da reportagem que destaca a prisão de uma pessoa por caça ilegal disponível a seguir: https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2021/04/12/homem-e-preso-por-caca-predatoria-com-quatro-animais-silvestres-em-marlieria.ghtml aproveitar a reportagem para sondar a capacidade de interpretação dos alunos e verificar se eles sabiam dessa proibição de caça silvestre no Brasil, se eles consideram justa a aplicação de multas como essas e se elas seriam suficientes para desestimular os praticantes.

 

Etapa 10: Aprofundando no tema

O professor nesse momento deve explicar aos alunos o que é caça predatória (ou furtiva), e elucidar que no Brasil é permitida apenas a caça sanitária e profilática de animais considerados nocivos à fauna e flora brasileira, como método de controle e manejo (nesse exemplo citar o controle de caramujos africanos, javalis no Cerrado ou de jaqueiras em reservas de Proteção Ambientais). Apresente a Lei de Proteção à Fauna (Lei 5.197/67) https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91706/codigo-de-caca-lei-5197-67 e o contexto histórico que permitiram seu desenvolvimento na chamada “Época da Fantasia” (o professor por obter maiores informações consultando o documento: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-efeitos-danosos-da-caca-ilegal/ ). Reforce a importância do desenvolvimento da Lei dos Crimes Ambientais Contra a fauna (arts. 29 a 37) de 1998. E para fechar, apresente aos alunos O ABSURDO Projeto de Lei do Deputado Nilson F. Stainsack (PP-SC)  5544/2020 que regulamenta a prática da caça esportiva de animais no Brasil, envolvendo atos de perseguição, captura e abate. Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados. A taxa de licença será de, no mínimo, R$ 250 reais, produtores rurais poderão ser autorizados a praticar a caça esportiva (Professor, leia mais em: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2267350). 

 

AULA 04

 

Tema: Retirada da cobertura ciliar e extração de areia

Etapa 10: De olho nos Fatos

Mostre aos alunos algumas fotos do rio do Ouro quando a degradação da mata ciliar de seu entorno estava deveras crítica (Consultar acervo pessoal do Professor Joilson). Mostre também fotos atuais, com uma cobertura vegetal pouco melhorada. Pergunte se eles reconhecem o rio, se perceberam alguma diferença entre as fotos. Possivelmente os alunos indicarão a mata, e nesse momento, questione-os se sabem o que é mata ciliar, se ela teria alguma importância para o curso do rio.

Na oportunidade, mostre fotos do rio Jucuruçu. Na oportunidade questione aos alunos se eles já viram pessoas extraindo areia do rio, qual seria a destinação desse material e se isso pode acarretar algum problema. 

 

Etapa 11: Aprofundando no tema

Apresente aos alunos os termos “mata ciliar”, “derrocagem”, “erosão”, “assoreamento” faça associação deles com distúrbios ambientais, como a infestação de insetos e abandono de fauna colonizadora. Caso o professor ache interessante, pode solicitar que os alunos façam um mapa conceitual ilustrado.

 

 

 

 

https://lh6.googleusercontent.com/NuklPekIYDouKW3LtWRperpL5p_4EctbB1046f7MkT5OLYODHdQjyQX_OroEpMD15Ou8N0D0qexzCynGHGLldrG98t1ho_oysRszuziB3DZlovKr18BXw8KjLIgDCw=s0

Informar aos alunos que a extração ilegal de areia pode configurar dois tipos diferentes de crimes: o do artigo da Lei 8.176/91 e o do artigo 55 da Lei 9.605/98. No primeiro caso (lei que define os crimes contra a ordem econômica), trata-se do crime de usurpação de bem pertencente à União e a pena prevista é de um a cinco anos de detenção. Já a lei ambiental prevê pena de seis meses a um ano para quem extrair recursos minerais sem a devida autorização ou licença. A areia é um recurso mineral pertencente à União e sua extração geralmente ocorre em locais próximos a fundo de vales e dos rios, coincidindo muitas vezes com as matas ciliares, consideradas áreas de preservação permanente (APP). Cabe à União, mediante autorizações, conceder a terceiros o direito de minerar, com a previsão expressa das medidas compensatórias dos danos causados ao meio ambiente. Talvez os alunos se perguntem porquê, apesar de ser aberta à visualização, não existe interrupção dessa atividade aqui na nossa cidade.  Como recurso, o professor pode apresentar as informações contidas na reportagem disponível em https://grupoqualityambiental.com.br/2020/07/31/extracao-ilegal-de-areia-no-rio-de-janeiro-um-crime-facil-e-super-lucrativo/ 

 

Etapa 12: Produção Textual

Disponibilizar cópias do documento “Rios de Itamaraju” disponibilizado no WhatsApp para uso em sequência anterior para que os alunos façam a leitura. Solicite que elaborem um texto descritivo sobre o problema ambiental, bem como medidas de combate os prejuízos gerados.

 

AULA 05

 

Tema: Compactação do solo

A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.

Etapa 13: Atividade de Pesquisa

Peçam que eles façam uma pesquisa sobre Compactação do solo e respondendo às seguintes perguntas no caderno: 

a.            Quais são os efeitos da compactação do solo?  b. Quais são alguns indicadores de compactação do solo? c. Como saber se o solo está compactado? d. Quais são os fatores que provocam a compactação do solo e quais as consequências da compactação?

Etapa 14: Aula Expositiva

A compactação provocada pelo pisoteio dos animais é condicionada pela granulometria do solo. Como recurso, o professor pode apresentar as informações contidas na matéria disponível no link a seguir pecuária e os problemas ambientais.pdf

 

Etapa 15: Produção Textual

As camadas, compactadas, tendem a aumentar a erosão, pois dificultam a infiltração da água da chuva, resultando em aumento do escorrimento superficial, que arrasta consigo as partículas do solo, as quais podem, ainda, ter seu desprendimento/desagregação agravado pelo mau manejo. veja mais informações do tema no link do vídeo a seguir https://www.youtube.com/watch?v=HhNsnJ12xtk  - em seguida, produza um texto apresentando as informações mais relevantes mencionadas no vídeo.

 

Etapa 16: Mão na Massa

Todo ambiente que permita a realização de experimentos, oportunizando ao estudante a observação, o desenvolvimento de hipóteses e a geração de novas ideias e conceitos, pode ser considerado um local de aprendizado. Proponha a realização da atividade individualmente disponibilizada no link da apostila a seguir.

 http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos19.pdf

 

 

 

AULA 06

 

Tema: Problemas Ambientais/ Possíveis soluções

 

Etapa17: Aprofundando no tema

Inicia-se a aula com uma conversa com os alunos sobre o tema Desenvolvimento Sustentável objetivando sondar o que eles já conhecem sobre o assunto. Após a conversa proceder a leitura do texto “O que é Desenvolvimento Sustentável?”

A aula tem por objetivo esclarecer ao aluno o que é desenvolvimento sustentável, o que é preciso para que ele efetivamente ocorra e quem são os responsáveis por isso.

link do texto: O que é Desenvolvimento Sustentável.pdf

 

Etapa 18:Praticando

A importância do desenvolvimento sustentável é bastante simples: se não adotarmos medidas sustentáveis, faltarão recursos naturais no futuro. Precisamos utilizar os recursos de maneira consciente para não afetar as gerações futuras, caso contrário esses enfrentarão escassez de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução. Solicite aos alunos que resolvam  a cruzadinha para praticar e  descobrir se compreenderam bem o que acabamos de discutir.

link da cruzadinha: CRUZADINHA SUSTENTABILIDADE.pdf

 

Etapa 19: Verificando a Aprendizagem

Para verificar a aprendizagem solicite aos alunos que elaborem um pequeno texto com medidas e ações que eles possam desenvolver no seu cotidiano para minimizar esses problemas e impactos ambientais.

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

Elaboração:

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;   (X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios Livro páginas: (  );( ) Seminários; (X  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate; ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário