SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Leitura, escrita
em movimento: Itamaraju em foco |
|
Subtema: Problemas Ambientais em
Itamaraju gerados pela exploração dos Recursos naturais. |
Unidade Temática: Terra e Universo |
Objetos
de Conhecimento: As grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano; A compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória
não subsistencial; Retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e
extrativismo de areia. |
|
Ano:
9º Período: 04 a 15/10 Nº
de Aulas:06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09CI08IT)
Identificar e analisar como as grandes plantações de eucalipto no extremo sul
baiano, a compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória
não subsistencial, retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e
extrativismo de areia, configuram problemas ambientais. (EF09CI04BA) Coletar e interpretar informações sobre as
implicações da exploração do espaço pelo ser humano. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Conhecer as características da monocultura, e
identificar as consequências do solo e o meio ambiente para compreender como
a degradação afeta as comunidades
tradicionais. Entender as consequências da caça predatória nas cadeias e
teias alimentares. Discutir e perceber quais práticas colaboram para a
compactação do solo e quais prejuízos causam ao meio ambiente. Perceber a importância do desenvolvimento sustentável,
bem como, adotar medidas sustentáveis para não afetar as gerações futuro.
Relacionar as boas atitudes de consumo consciente para minimizar impactos
como escassez de recursos naturais, de alguns produtos, bem como um aumento
de preço em decorrência dessa redução. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||||
AULA 1 Tema: Problemas ambientais em
Itamaraju Etapa 01: Levantamento
de conhecimentos prévios
Comece questionando aos alunos “o que são
problemas ambientais? Na nossa cidade tem problemas ambientais? Quais?” Você
pode ir registrando a fala dos alunos no quadro formando um mapa mental,
conectando os problemas ambientais que eles forem elencando. Peça para que os
alunos discorram sobre esses problemas citados, como causas e consequências,
assim você pode aproveitar esse momento para analisar quão integrados os
alunos estão com o tema. Etapa 02: Aula Dialogada Explore o conceito de problemas ambientais,
explique como esses problemas atingem todas as pessoas, que o ser humano faz
parte do meio ambiente e que todos têm responsabilidade com uma natureza
equilibrada. Etapa 03: Mão na Massa Com o mapa mental da etapa 01, feito no
quadro, peça para que eles reproduzam no caderno. AULA 02 Tema: Eucalipto em Itamaraju Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos
Prévios Comece a aula questionando o que os alunos
sabem sobre a planta eucalipto, por que ela é plantada e qual é a utilidade
dela na indústria, se ela causa algum problema ambiental, qual? Acolha as
respostas. Etapa 05: Pesquisa Dirigida Se tiver a possibilidade de uso do celular
pelos alunos, peçam que eles façam uma pesquisa sobre a monocultura de
eucalipto respondendo às seguintes perguntas no caderno:
Se não houver a possibilidade do uso do
celular em sala de aula, você pode usar o seguinte texto: EUCALIPTO, QUE
PLANTA É ESSA? Disponível no link abaixo. https://docs.google.com/document/d/1aMnEyjij0RDJiCHHIrsX8-jFr9qkjcjBdQY5M6m7Xiw/edit?usp=sharing . Fazer uma leitura para os estudantes ou proponha uma
leitura compartilhada. O interessante é que eles consigam construir uma
opinião sobre o assunto abordado. Etapa 06: Socialização da Pesquisa Questione os alunos se eles sabem porque que
na nossa cidade o eucalipto não tem uma plantação tão expressiva. Acolha as
respostas. Etapa 07: De olho na Lei Apresente a Lei de número 583/2001 do
município de Itamaraju disponível no link: http://camaradeitamaraju.ba.gov.br/arquivos/publicacoes/59c06747bc8d7_leimunicipal5832001.pdf e explique porque que não temos uma área tão
abrangente de plantação, questione os alunos sobre a opinião sobre essa Lei.
Em seguida, solicite que construam a tabela abaixo no caderno.
Etapa 08: Debate Retome as questões do caderno e finalize a
aula com a socialização das respostas dos alunos. Nesse momento é importante
que os alunos consigam entender que uma monocultura não é a mesma coisa que
uma floresta, que a monocultura de eucalipto pode gerar uma série de
problemas ambientais, que o Extremo Sul da Bahia é muito atingido por essa
produção e que nosso município tem uma lei que limita a quantidade de
plantação. Links para consulta: Impactos Ambientais dos Eucaliptos, artigo de Roberto
Naime, BA – Itamaraju, um município encurralado pelo plantio
de eucalipto das Empresas SUZANO e STORA ENSO, Vista do TRÊS DÉCADAS DE EUCALIPTO NO EXTREMO SUL DA
BAHIA. AULA 03 Tema: Caça
predatória Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos
Prévios Professor, inicie essa aula fazendo um
levantamento de conhecimentos prévios dos alunos. Nesse momento o professor
deve fazer acolhida das respostas dos alunos sem alarde para o que eles
possam relatar. A caça predatória em nossa região existe e é frequente, e
pode estar associada à sobrevivência para determinadas famílias, de maneira a
suplementar dietas pobres. Para sondar o quão integrados ao assunto, faça
proposições como: Você já consumiu alguma carne de caça? Você acha que é
comum as pessoas consumirem caça na nossa região? Você acha que o consumo de
carne de caça pode estar associado à questões culturais? Você acredita que a
captura de animais pode gerar algum problema ambiental? Qual seria o
interesse maior que motivaria caçadores? O professor pode fazer a leitura da
reportagem que destaca a prisão de uma pessoa por caça ilegal disponível a
seguir: https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2021/04/12/homem-e-preso-por-caca-predatoria-com-quatro-animais-silvestres-em-marlieria.ghtml aproveitar a reportagem para sondar a
capacidade de interpretação dos alunos e verificar se eles sabiam dessa
proibição de caça silvestre no Brasil, se eles consideram justa a aplicação
de multas como essas e se elas seriam suficientes para desestimular os
praticantes. Etapa 10: Aprofundando no tema O professor nesse momento deve explicar aos
alunos o que é caça predatória (ou furtiva), e elucidar que no
Brasil é
permitida apenas a caça sanitária e profilática de animais considerados
nocivos à fauna e flora brasileira, como método de controle e manejo (nesse
exemplo citar o controle de caramujos africanos, javalis no Cerrado ou de
jaqueiras em reservas de Proteção Ambientais). Apresente a Lei de Proteção à Fauna (Lei 5.197/67) https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91706/codigo-de-caca-lei-5197-67 e o contexto histórico que permitiram seu
desenvolvimento na chamada “Época da Fantasia” (o professor por obter maiores
informações consultando o documento: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-efeitos-danosos-da-caca-ilegal/ ). Reforce a importância do desenvolvimento
da Lei dos Crimes Ambientais Contra a fauna
(arts. 29 a 37) de 1998. E para fechar, apresente aos alunos AULA 04 Tema: Retirada da
cobertura ciliar e extração de areia Etapa 10: De olho nos Fatos Mostre aos alunos algumas fotos do rio do Ouro
quando a degradação da mata ciliar de seu entorno estava deveras crítica
(Consultar acervo pessoal do Professor Joilson). Mostre também fotos atuais,
com uma cobertura vegetal pouco melhorada. Pergunte se eles reconhecem o rio,
se perceberam alguma diferença entre as fotos. Possivelmente os alunos
indicarão a mata, e nesse momento, questione-os se sabem o que é mata ciliar,
se ela teria alguma importância para o curso do rio. Na oportunidade, mostre fotos do rio Jucuruçu.
Na oportunidade questione aos alunos se eles já viram pessoas extraindo areia
do rio, qual seria a destinação desse material e se isso pode acarretar algum
problema. Etapa 11: Aprofundando no tema Apresente aos alunos os termos “mata ciliar”,
“derrocagem”, “erosão”, “assoreamento” faça associação deles com distúrbios
ambientais, como a infestação de insetos e abandono de fauna colonizadora.
Caso o professor ache interessante, pode solicitar que os alunos façam um
mapa conceitual ilustrado. Informar aos alunos que a extração ilegal de areia pode configurar dois tipos
diferentes de crimes: o do artigo 2º da Lei 8.176/91 e o do artigo 55 da Lei 9.605/98. No primeiro caso (lei que define os crimes
contra a ordem econômica), trata-se do crime de usurpação de bem pertencente
à União e a pena prevista é de um a cinco anos de detenção. Já a lei
ambiental prevê pena de seis meses a um ano para quem extrair recursos minerais
sem a devida autorização ou licença. A areia é um recurso mineral pertencente
à União e sua extração geralmente ocorre em locais próximos a fundo de vales
e dos rios, coincidindo muitas vezes com as matas ciliares, consideradas
áreas de preservação permanente (APP). Cabe à União, mediante autorizações,
conceder a terceiros o direito de minerar, com a previsão expressa das
medidas compensatórias dos danos causados ao meio ambiente. Talvez os alunos
se perguntem porquê, apesar de ser aberta à visualização, não existe
interrupção dessa atividade aqui na nossa cidade. Como recurso, o
professor pode apresentar as informações contidas na reportagem disponível em
https://grupoqualityambiental.com.br/2020/07/31/extracao-ilegal-de-areia-no-rio-de-janeiro-um-crime-facil-e-super-lucrativo/ Etapa 12: Produção Textual Disponibilizar cópias do documento “Rios de
Itamaraju” disponibilizado no WhatsApp para uso em sequência anterior para
que os alunos façam a leitura. Solicite que elaborem um texto descritivo
sobre o problema ambiental, bem como medidas de combate os prejuízos gerados. AULA 05 Tema: Compactação do solo A compactação
altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração,
retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive,
aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir. Etapa 13: Atividade de
Pesquisa Peçam que eles façam uma
pesquisa sobre Compactação do
solo e respondendo às seguintes perguntas no caderno: a.
Quais são os efeitos da compactação do
solo? b. Quais são alguns indicadores de compactação do solo? c.
Como saber se o solo está compactado? d. Quais são os fatores que
provocam a compactação do solo e quais as consequências da compactação? Etapa 14: Aula Expositiva A compactação
provocada pelo pisoteio dos animais é condicionada pela granulometria do
solo. Como recurso, o
professor pode apresentar as informações contidas na matéria disponível no
link a seguir pecuária e os
problemas ambientais.pdf Etapa 15: Produção Textual As
camadas, compactadas, tendem a aumentar a erosão, pois dificultam a
infiltração da água da chuva, resultando em aumento do escorrimento
superficial, que arrasta consigo as partículas do solo, as quais
podem, ainda, ter seu desprendimento/desagregação agravado pelo mau manejo.
veja mais informações do tema no link do vídeo a seguir https://www.youtube.com/watch?v=HhNsnJ12xtk
- em seguida, produza um texto apresentando as informações mais relevantes
mencionadas no vídeo. Etapa 16: Mão na Massa Todo ambiente que
permita a realização de experimentos, oportunizando ao estudante a
observação, o desenvolvimento de hipóteses e a geração de novas ideias e
conceitos, pode ser considerado um local de aprendizado. Proponha a realização da atividade individualmente
disponibilizada no link da apostila a seguir. http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos19.pdf AULA 06 Tema: Problemas Ambientais/ Possíveis soluções Etapa17: Aprofundando no tema Inicia-se a aula com
uma conversa com os alunos sobre o tema Desenvolvimento Sustentável
objetivando sondar o que eles já conhecem sobre o assunto. Após a conversa
proceder a leitura do texto “O que é Desenvolvimento Sustentável?”. A aula tem por
objetivo esclarecer ao aluno o que é desenvolvimento sustentável, o que é
preciso para que ele efetivamente ocorra e quem são os responsáveis por isso. link do texto: O que é Desenvolvimento Sustentável.pdf Etapa 18:Praticando A importância do desenvolvimento sustentável é
bastante simples: se não adotarmos medidas sustentáveis, faltarão recursos
naturais no futuro. Precisamos utilizar os recursos de maneira consciente
para não afetar as gerações futuras, caso contrário esses enfrentarão
escassez de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência
dessa redução. Solicite aos alunos que resolvam a cruzadinha para
praticar e descobrir se compreenderam bem o que acabamos de discutir. link da cruzadinha: CRUZADINHA SUSTENTABILIDADE.pdf Etapa 19: Verificando a Aprendizagem Para verificar a aprendizagem solicite aos
alunos que elaborem um pequeno texto com medidas e ações que eles possam
desenvolver no seu cotidiano para minimizar esses problemas e impactos
ambientais. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
Elaboração: Direcionamento, colaboração e
revisão: Nilsilane. |
||||||||||||
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( X ) Outros: |
||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios Livro páginas: ( );( )
Seminários; (X ) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate; ( X)
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário