3ª SD CIE 7º ano

 

 

3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Composição do ar, efeito estufa e camada de ozônio”.

Unidade Temática: Matéria e energia

Objetos de Conhecimento: Propriedades do Ar, Atmosfera e Camada de Ozônio

Ano: 7º                                          Período:       11 a 24/04          Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender que o ar é composto por diversos gases; Conhecer os aspectos da atmosfera, assim como suas camadas e dinâmicas, além de estabelecer uma ligação entre os fenômenos atmosféricos e o clima e como isso interfere na vida das pessoas em todos os pontos do planeta.

Fazer uso de uma metodologia que prima pelo desenvolvimento de habilidades na leitura e na escrita  ampliando possibilidades de compreensão e desenvolvimento de habilidades no ensino da Ciência, envolvendo a construção de conhecimentos por meio da inserção na cultura letrada.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

TEMA: PROPRIEDADES DO AR

 

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (15min)

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles lembram desse assunto  sobre propriedades do ar.

Digam a eles que estudar o ajuda a compreender diversos fenômenos cotidianos e fornece conhecimentos que podem ser bastante úteis no dia a dia.

Utilize as seguintes questões para iniciar o diálogo:

  1. QUEM TEM MAIS MASSA O AR OU O AVIÃO?(espere eles responderem).
  2. Qual é a PROPRIEDADE DO AR DENTRO DA BOLA?
  3. O QUE FAZ O BALÃO SUBIR?
  4. COMO O AVIÃO É SUSTENTADO NO AR?
  5. QUAIS AS ÁREAS DO TRABALHO PODEMOS USAR O COMPRESSOR?

 

Obs: O estudo das propriedades do ar favorece atividades práticas e lúdicas que tiram proveito da curiosidade intrínseca dos estudantes dessa faixa etária sobre o mundo natural.

 

Etapa 02: Aula expositiva dialogada (30min)

Uso do livro didático Inspire Ciências 7° ano páginas 93 e 94 fazer leitura compartilhada, leve uma seringa para fazer a prática da página 94. Após a leitura compartilhada, permita que os alunos falem a respeito do que foi lido, em seguida você professor, tirará as duvidas explicando com detalhes e com bastante calma, de modo a sanar as dúvidas dos alunos.

 

Etapa 04: Verificação da Aprendizagem

Após a discussão, peça aos alunos que escreva no caderno a questão 1 da página 95 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, antes debata as alternativas com eles, pra tornar a resolução mais fácil.

 

 

AULA 02

TEMA: ATMOSFERA

Etapa 05:Correção de atividade (10min)

Chegou a hora de retomar o objeto de conhecimento da aula anterior a partir da correção do item 1, letras a e b.

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem parte 2 (20min)

Faça a atividade no coletivo com os alunos. Peça que anotem as questões 2 e 3 no caderno, dê um tempo para isso, em seguida começa a discutir cada questão e peça para os alunos registrarem as conclusões. Essa atividade não precisará ser corrigida, porque você já deu as orientações necessárias para responderem de forma correta.

Etapa 07: Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min)

Para introduzir os objetos de conhecimento, fazer as seguintes perguntas aos alunos.

  1. Quem sabe o significado da palavra “Atmosfera”?
  2. Como ela está dividida?

(esperem eles responderem)

Etapa 08: Aprofundando no Tema (10min)

Professor se tiver como, passar o vídeo sobre “Atmosfera terrestre e suas várias camadas” disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=-VpwDlndCKo

Esse recurso ilustrar muito bem sobre tema em estudo. Se não tiver como apresentar o vídeo, desenhe as camadas da atmosfera na lousa.

AULA 03

TEMA: CAMADAS DA ATMOSFERA. 

Etapa 09: Complementação da Aprendizagem (15min)

Retomar a aula anterior, abrindo espaço para comentar sobre o vídeo, complementar com mais informações sobre o objeto de conhecimento em estudo, utilizar como suporte o livro Inspire Ciências 7° ano páginas 96, 97, para tornar a aula mais interessante poderá também fazer uso dos slides disponíveis no seguinte link: https://pt.slideshare.net/edsonluz/atmosfera-camadas.

 

 

Etapa 10: Mão na Massa (15min)

Solicite aos alunos que ilustrem a história da atmosfera primitiva, para isso, precisam ler o fragmento da página 96 do livro didático.

 

Etapa 11: Exercitando a leitura (10min)

Faça a leitura compartilhada sobre as camadas da atmosfera páginas 98 e  99 analisar as imagens com os alunos e procurar se certificar de que compreenderam que a concentração de  gases formam o ar atmosférico e que vai diminuindo com a altitude. Comentar que essa representação é simplificada.

 

Etapa 12: Exercitando o que leu (10min).

Peça  a eles que anote no caderno as questões abaixo, também com o objetivo de melhorar a escrita, em seguida responder. Se acaso não conseguirem responder em classe, deixe-a para casa, pois já possuem condições para tanto.

  1. O QUE É TROPOSFERA?
  2. ONDE FICA A ESTRATOSFERA?
  3. ONDE ESTÁ LOCALIZADA A CAMADA DE OZÔNIO?

 

AULA 04

 

TEMA: CAMADAS DA ATMOSFERA

 

Etapa 13: Correção de Atividade (10min)

Retome o conteúdo a partir da correção da atividade da aula anterior, aproveite o momento para revisar sobre o tema.

Etapa 14: Revisando o Tema (10min)

Para iniciar a aula convide os alunos a assistirem o vídeo explicativo sobre as camadas da atmosfera, disponível no link a seguir: https://youtu.be/Qn1g8Hfkerk

Etapa 15: Sistematizando o Conhecimento

Após assistir o vídeo comentar sobre o que foi visto, caso não tenha recursos para exibir o vídeo para os alunos é possível trabalhar o tema com imagens colocadas no quadro, em seguida elabore um mapa conceitual e peça para reproduzirem no caderno, sugira que ilustrem o mapa, assim o tornará em mapa mental e ficará bem criativo.

 

AULA 05

Tema: O ar que respiramos

 

Etapa 16: Revisando o que aprendeu (20min)

A concentração do ar atmosférico vai diminuindo conforme a altitude aumenta. No topo de grandes montanhas, por exemplo, o ar é menos concentrado do que ao nível do mar. Esse ar rarefeito tem baixa concentração de gás oxigênio, bem como dos outros gases que constituem a atmosfera. Isso dificulta a respiração de montanhistas que se aventuram a conquistar o cume das montanhas e torna o ambiente inóspito para boa parte dos seres vivos.

Faça um bate papo com os alunos a respeito do tema, utilize como suporte o livro Inspire Ciências 7º ano página 98 a 101.

 

Etapa 17: Verificação de aprendizagem (30min)

 

Solicite os alunos que abra o livro Inspire Ciências, 7º ano, na página 102 copiar e responder às questões 1, 2, 3, 4 e 5, porém, é necessário muita orientação e paciência nesse processo, especialmente com os alunos com dificuldade na escrita e leitura.

 

AULA 06

 

TEMA: CAMADA DE OZÔNIO

 

Etapa 18: Correção da Atividade (20min)

Etapa 19: Lendo e Interpretando (30min)

Chegou a hora de jogar, movimentar a aula!! Vamos lá?

Peça a seus alunos que abram o livro na página 103, após essa tarefa, inicie os comandos!

Importante: A cada comando, que resolver a missão, levanta a mão para se pronunciar.

·         Localize no texto o parágrafo que fala o que é a camada de ozônio. Agora leia o conceito.

·         Apesar de sua importância na estratosfera, o gás ozônio torna-se prejudicial quando: Localize o parágrafo no texto e leia a resposta.

·         A partir de que o ozônio é formado na atmosfera? Em qual parágrafo você encontrou essa informação?

·         Como se chama a família dos gases poluentes da atmosfera? Em que linha se encontra a informação e de qual parágrafo?

Professor, premie seu aluno com doces ou pontos, interessante também orientá-los sobre o que são parágrafos. Outra coisa, aproveite para após cada questionamento oferecer mais informações sobre o conteúdo.

 

Observação: Professor, se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa.

 

Convide os estudantes a assistirem o vídeo “O AR que respiramos” disponível no link a seguir: https://youtu.be/UMSV2JLNWdA.                                                                                                            

Para conhecer mais sobre o assunto peça para assistirem ao vídeo sobre composição do ar, disponível no seguinte link: https://youtu.be/llfXc_wI5v4

Elaboração: Izabel, Kendra e Lucilane. 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (95 e 102) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

                                                                                                                                      

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário