3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento. |
|
Subtema:
A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Composição do ar, efeito estufa e
camada de ozônio”. |
Unidade Temática:
Matéria e energia |
Objetos de
Conhecimento: Propriedades do Ar, Atmosfera e
Camada de Ozônio |
|
Ano: 7º
Período: 11 a 24/04 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas
que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Compreender que o ar é composto por
diversos gases; Conhecer os aspectos da atmosfera, assim como suas camadas e
dinâmicas, além de estabelecer uma ligação entre os fenômenos atmosféricos e
o clima e como isso interfere na vida das pessoas em todos os pontos do
planeta. Fazer uso
de uma metodologia que
prima pelo desenvolvimento de habilidades na leitura e na escrita ampliando possibilidades de compreensão e desenvolvimento de
habilidades no ensino da Ciência, envolvendo a construção de conhecimentos
por meio da inserção na cultura letrada. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 TEMA:
PROPRIEDADES DO AR Etapa
01:
Levantamentos de conhecimentos prévios
(15min) Inicie a aula
perguntando aos alunos se eles lembram desse assunto sobre propriedades do ar. Digam a eles que
estudar o ajuda a compreender diversos fenômenos cotidianos e fornece
conhecimentos que podem ser bastante úteis no dia a dia. Utilize
as seguintes questões para iniciar o diálogo:
Obs: O estudo das
propriedades do ar favorece atividades práticas e lúdicas que tiram proveito
da curiosidade intrínseca dos estudantes dessa faixa etária sobre o mundo
natural. Etapa
02: Aula expositiva dialogada (30min) Uso do livro didático
Inspire Ciências 7° ano páginas 93 e 94 fazer leitura compartilhada, leve uma
seringa para fazer a prática da página 94. Após a leitura compartilhada,
permita que os alunos falem a respeito do que foi lido, em seguida você
professor, tirará as duvidas explicando com detalhes e com bastante calma, de
modo a sanar as dúvidas dos alunos. Etapa
04: Verificação
da Aprendizagem Após a discussão, peça
aos alunos que escreva no caderno a questão 1 da página 95 do livro didático
Inspire Ciências 7º ano, antes debata as alternativas com eles, pra tornar a
resolução mais fácil. AULA 02 TEMA: ATMOSFERA Etapa 05:Correção de atividade (10min) Chegou a hora de
retomar o objeto de conhecimento da aula anterior a partir da correção do
item 1, letras a e b. Etapa 06: Verificação da Aprendizagem parte 2
(20min) Faça a atividade
no coletivo com os alunos. Peça que anotem as questões 2 e 3 no caderno, dê
um tempo para isso, em seguida começa a discutir cada questão e peça para os
alunos registrarem as conclusões. Essa atividade não precisará ser corrigida,
porque você já deu as orientações necessárias para responderem de forma
correta. Etapa 07: Levantamentos de conhecimentos prévios (10
min) Para introduzir
os objetos de conhecimento, fazer as seguintes perguntas aos alunos.
(esperem eles
responderem) Etapa 08: Aprofundando no Tema (10min) Professor se
tiver como, passar o vídeo sobre “Atmosfera terrestre e suas várias camadas”
disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=-VpwDlndCKo
Esse recurso
ilustrar muito bem sobre tema em estudo. Se não tiver como apresentar o vídeo,
desenhe as camadas da atmosfera na lousa. AULA 03 TEMA: CAMADAS DA ATMOSFERA. Etapa 09: Complementação da Aprendizagem (15min) Retomar a aula
anterior, abrindo espaço para comentar sobre o vídeo, complementar com mais
informações sobre o objeto de conhecimento em estudo, utilizar como suporte o
livro Inspire Ciências 7° ano páginas 96, 97, para tornar a aula mais
interessante poderá também fazer uso dos slides disponíveis no seguinte link:
https://pt.slideshare.net/edsonluz/atmosfera-camadas. Etapa
10: Mão na Massa (15min) Solicite aos alunos que ilustrem a
história da atmosfera primitiva, para isso, precisam ler o fragmento da
página 96 do livro didático. Etapa
11:
Exercitando a leitura (10min) Faça a leitura compartilhada sobre as
camadas da atmosfera páginas 98 e 99
analisar as imagens com os alunos e procurar se certificar de que compreenderam
que a concentração de gases formam o
ar atmosférico e que vai diminuindo com a altitude. Comentar que essa
representação é simplificada. Etapa
12: Exercitando o que leu (10min). Peça
a eles que anote no caderno as questões abaixo, também com o objetivo
de melhorar a escrita, em seguida responder. Se acaso não conseguirem
responder em classe, deixe-a para casa, pois já possuem condições para tanto.
AULA 04 TEMA:
CAMADAS DA ATMOSFERA Etapa
13: Correção de Atividade (10min) Retome o conteúdo a partir da correção
da atividade da aula anterior, aproveite o momento para revisar sobre o tema. Etapa
14: Revisando o Tema (10min) Para iniciar a aula convide os alunos a
assistirem o vídeo explicativo sobre as camadas da atmosfera, disponível no
link a seguir: https://youtu.be/Qn1g8Hfkerk Etapa
15: Sistematizando o Conhecimento Após assistir o vídeo comentar sobre o
que foi visto, caso não tenha recursos para exibir o vídeo para os alunos é
possível trabalhar o tema com imagens colocadas no quadro, em seguida elabore
um mapa conceitual e peça para reproduzirem no caderno, sugira que ilustrem o
mapa, assim o tornará em mapa mental e ficará bem criativo. AULA 05 Tema:
O ar que respiramos
Etapa
16: Revisando o que aprendeu (20min) A concentração
do ar atmosférico vai diminuindo conforme a altitude aumenta. No topo de
grandes montanhas, por exemplo, o ar é menos concentrado do que ao nível do
mar. Esse ar rarefeito tem baixa concentração de gás oxigênio, bem como dos
outros gases que constituem a atmosfera. Isso dificulta a respiração de
montanhistas que se aventuram a conquistar o cume das montanhas e torna o
ambiente inóspito para boa parte dos seres vivos. Faça um bate papo com os alunos a
respeito do tema, utilize como suporte o livro Inspire Ciências 7º ano página
98 a 101. Etapa
17: Verificação de aprendizagem (30min) Solicite os alunos que abra o livro Inspire
Ciências, 7º ano, na página 102 copiar e responder às questões 1, 2, 3, 4 e 5,
porém, é necessário muita orientação e paciência nesse processo,
especialmente com os alunos com dificuldade na escrita e leitura. AULA 06 TEMA: CAMADA DE OZÔNIO Etapa
18: Correção da Atividade (20min) Etapa
19: Lendo e Interpretando (30min) Chegou a hora de jogar,
movimentar a aula!! Vamos lá? Peça a seus alunos que
abram o livro na página 103, após essa tarefa, inicie os comandos! Importante: A cada
comando, que resolver a missão, levanta a mão para se pronunciar. ·
Localize no texto o parágrafo que
fala o que é a camada de ozônio. Agora leia o conceito. ·
Apesar de sua importância na
estratosfera, o gás ozônio torna-se prejudicial quando: Localize o parágrafo
no texto e leia a resposta. ·
A partir de que o ozônio é formado
na atmosfera? Em qual parágrafo você encontrou essa informação? ·
Como se chama a família dos gases
poluentes da atmosfera? Em que linha se encontra a informação e de qual
parágrafo? Professor,
premie seu aluno com doces ou pontos, interessante também orientá-los sobre o
que são parágrafos. Outra coisa, aproveite para após cada questionamento
oferecer mais informações sobre o conteúdo. Observação: Professor, se tiver condições, poderá
fazer uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa. Convide os
estudantes a assistirem o vídeo “O AR
que respiramos” disponível no link a seguir: https://youtu.be/UMSV2JLNWdA.
Para conhecer
mais sobre o assunto peça para assistirem ao vídeo sobre composição do ar,
disponível no seguinte link: https://youtu.be/llfXc_wI5v4 Elaboração: Izabel, Kendra e Lucilane. Coordenação e colaboração:
Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (95 e 102) (
) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário