7ª Sequência Ciências 8º ano 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas facetas do Consumo

Subtema: O consumo dos Alimentos

Unidades Temáticas: Matéria e energia

Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Manutenção do organismo; Os nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Dieta balanceada = alimentação variada.

Ano: 8º                                       Período: 19 a 31/07                                   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

  (EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. (EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer e discutir sobre os nutrientes e suas funções. Reconhecer a importância de uma alimentação saudável. Valorizar a saúde individual e coletiva. Compreender como desenvolve os principais distúrbios alimentares e quais tratamentos.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Os nutrientes e suas funções no organismo.

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios

Projete a imagem abaixo e fale para a turma que iremos discutir a importância de pensar sobre o que comemos. Os questionamentos a seguir devem ajudar o professor a mediar uma breve discussão sobre a temática da aula, instigando a curiosidade da turma: Sobre o que você acha que vai tratar esta aula?                                                                              Vocês já ouviram falar sobre os nutrientes? O que sabem sobre eles? Por que eles são importantes?

Rede Globo > rbstvsc - Bom Dia Santa Catarina desvenda o poder dos alimentos  em série especial

Direcione a discussão e acolha as respostas, nesse momento não se preocupe a corrigir as colocações dos alunos.

Compartilhe a imagem abaixo com os alunos, em seguida converse com a turma sobre o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que foi instituído pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo despertar a sociedade para a discussão e consciência sobre saúde e as boas práticas alimentares.

Unafisco Saúde | 31/03 – Dia da Saúde e Nutrição

Promova uma discussão acerca do cartaz e pergunte para a turma:

Vocês acham que há a necessidade de se criar um dia para suscitar uma discussão sobre uma boa alimentação? O que vocês entendem por nutrição? Será que a nutrição influencia na saúde?

Lembre-se que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos. No decorrer da aula, tais conceitos serão explorados e sistematizados. Por isso, valorize e incentive a fala de cada aluno, medie e potencialize as discussões, acrescentando outras perguntas, se necessário.

 

AULA 02

Tema: Os nutrientes e suas funções no organismo

Etapa 02: Para inicio de conversa

Oriente e direcione as discussões sobre “Por que Devemos comer de forma saudável?” a partir das questões das páginas 42 e 43 do livro Inspire Ciências 8º ano. As imagens da abertura da Unidade fazem parte do projeto chamado Daily Bread (Pão Diário) do fotógrafo estadunidense Gregg Segal. Durante esse projeto, Gregg percorreu vários países e notou semelhanças entre os hábitos alimentares de crianças de diferentes lugares do planeta.

Solicite aos alunos que comparem as duas fotografias e observem a origem das crianças e como isso pode estar relacionado com os hábitos alimentares que elas apresentam. Um dos garotos (Henrico) é morador de um centro urbano, enquanto o outro (Ademilson) mora em uma comunidade quilombola, ambos da região Centro-Oeste do Brasil.

Etapa 03: Aprofundando no tema

Como sugestão para aprofundar conhecimentos e entender de forma bastante clara o objeto em estudo, assista ao vídeo disponível no link abaixo, sobre nossa alimentação, em seguida direcione uma discussão sobre o vídeo, anotando as dúvidas. https://youtu.be/esvKd5UZDUM

Continue discutindo sobre o tema, utilize as páginas 44 a 49 para contribuir nas informações.

Pergunte aos alunos, ao final da aula, como está alimentação deles, se acham que estão consumindo alimentos de forma saudável?

AULA 03

 

Tema: Os nutrientes e suas funções

Etapa 04: Verificando a aprendizagem

Retomar a discussão da aula anterior e orientar aos alunos na realização da atividade da página 47 do livro Inspire Ciências 8º ano.

Etapa 05: Correção da Atividade

Momento para corrigir a atividade e tirar dúvidas.

AULA 04

Tema: Necessidades diárias de alimentos (alimentação balanceada)

Etapa 06: Aprofundando no tema

Como sugestão para aprofundar conhecimentos e entender de forma bastante clara o objeto em estudo, assista ao vídeo disponível no link abaixo, sobre alimentos industrializados disponível nos links a seguir https://www.youtube.com/watch?v=ruW0hnL0qs0

https://treinomestre.com.br/piramide-alimentar-saiba-tudo-sobre-o-modelo-de-piramide-brasileira/ 

Após discussão sobre o vídeo e material complementar sobre a Pirâmide Alimentar, explore mais sobre  alimentação balanceada, realizando a sessão “Vamos Verificar”  do livro didático Inspire Ciências páginas 51 a 54.

Etapa 07: Mão na Massa

Retomar as questões da página 54 e explicar sobre Alimentação e Sustentabilidade, aproveitando como suporte a página 55 do livro, após a explanação do tema, oriente e direcione os estudantes a realizarem as seguintes atividades:

Atividade 01: Aproveitar a imagem do pódio com os alimentos in natura e minimamente processados, processados e ultra processados e sugerir que os alunos elaborem outros exemplos, seguindo o mesmo raciocínio, usando alimentos que costumam comer no seu dia a dia. Oriente-os a fazer em forma de mine cartaz, colocar o seu nome depois tirar fotos e enviar. Poderá desenhar os alimentos ou utilizar recortes.

 

Atividade 02: A proposta é que os alunos formulem um cardápio e pensem em alimentos saudáveis e sustentáveis. Para tanto, eles devem refletir sobre vários aspectos: Será melhor usar pratos, copos e outros utensílios descartáveis ou que possam ser reutilizados? Como bebidas, incluir refrigerantes e sucos em caixinhas ou sucos naturais? O que fazer com as sobras de alimento? E com suas embalagens?

Eles podem criar uma cena ilustrativa de um cardápio em cartaz, ou montar fotos de refeições da família, poderá fazer vídeos se preferir. Essa é uma boa maneira para estimular hábitos alimentares saudáveis e ambientalmente sustentáveis. 

 

AULA 05

Tema: Necessidades diárias de alimentos (alimentação balanceada)

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem

Para verificação da aprendizagem, responder as páginas 50 e 56 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Oriente sobre a realização das atividades em classe, mas, se caso o tempo não for suficiente passe para casa.

 

AULA 06

Tema: Alimentação Balanceada

Etapa 09: Correção da atividade da etapa anterior

Momento para corrigir a atividade e tirar dúvidas.

Etapa 10: Hora do Jogo

Sugira o joguinho sobre alimentos e nutrientes, disponível no link abaixo: https://rachacuca.com.br/quiz/17119/alimentos-e-nutrientes/

 

 

 

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (43,47,50,51,54,56)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

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