4ª SD de Cie 6º Ano 2022

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

 Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento

sobre “Forma, estrutura e movimentos da Terra”.

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Os diferentes tipos de rochas, fósseis, solo, tipos de solo, o ser humano e a litosfera.

Ano: 6º                                          Período: 02 a 13/05                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

Habilidades: (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Caracterizar a litosfera e as formações de rochas e solos, considerando a influência da temperatura e a matéria prima constituinte; Explorar os vários tipos de rochas e minerais existentes na Terra; Entender como acontece formação das rochas; Aprender as diferenças entre rochas sedimentares, ígneas e metamórficas; Entender que a Terra é um planeta em constante formação e transformação; Identificar as rochas magmáticas na natureza terrestre; Reconhecer a utilidade das rochas magmáticas no cotidiano; Localizar as formações magmáticas na localidade e na região onde vivem os alunos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Os diferentes tipos de rochas

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Inicie a aula distribuindo folhas de papel sulfite aos estudantes, ou solicite que usem o caderno. Instrua-os a utilizá-las para responder às perguntas que você, professor, fará. Elabore perguntas problematizadoras para avaliar o conhecimento prévio deles e instigar a curiosidade a respeito do assunto. O professor deverá lançar questionamentos construídos a partir de experiências vivenciadas pelos alunos cotidianamente, como no exemplo a seguir:

Sugestões: “O que são rochas?”; “Do que elas são feitas?”; “Quais tipos de rocha você conhece?”; “Que características permitem diferenciá-las?”; “Que objetos produzidos por seres humanos são feitos a partir de rochas?”. Como surgiu a pedra brita utilizada na construção de casas, de prédios, para pavimentar ruas, avenidas e estradas, calçadas, pisos, etc? Em quais lugares da natureza mais encontramos a pedra brita?

 

Etapa 02: Continuação da Sondagem Inicial (10min)

Solicite a entrega das folhas de sulfite com as respostas para que você possa avaliar os conhecimentos prévios da turma. Neste momento, não realize correções. Apenas analise as respostas dadas para depois retomá-las e comparar esses conhecimentos com aqueles obtidos como resultado das atividades proposta nesta sequência didática.

 

Etapa 03: Pesquisa sobre os tipos de rocha (30min)

Esta atividade propõe uma pesquisa a ser realizada pelos estudantes, o professor pode solicitar em aula anterior que os estudantes tragam material para consulta. Divida a turma grupos e distribua três temas – rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas – entre eles. Disponibilize o livro didático página 87 a 90 e oriente-os a pesquisar as seguintes características das rochas: processo de formação, representantes mais comuns e características (que permitem diferenciar os vários tipos de rocha). Peça também que todos os grupos pesquisem definições para os termos “rocha” e “minerais”.

Obs: Caso NÃO tenha tempo suficiente para realizar a pesquisa em classe, o aluno poderá finalizar em casa.

AULA 02

 

 

TEMA: Tipos de Rochas

 

Etapa 04: Aprofundando no tema (30min)

Nessa etapa será feita a socialização da pesquisa realizada na aula anterior. Inicialmente será feita uma aula expositiva dialogada abordando a classificação dos diferentes tipos de rochas, a formação e as características das mesmas, bem como os usos e importâncias das mesmas.  Vale ressaltar que os alunos deverão construir o conhecimento com auxílio da pesquisa realizada, incentive os estudantes a falarem o que sabem sobre o tema abordado. Use o livro didático páginas 87 a 90. Peça para observarem as figuras. Faça um breve comentário sobre a formação rochosa da Pedra Monte Pescoço que é símbolo da nossa cidade.

Etapa 05: Registro dos resultados alcançados (20min)

 

Construa uma tabela no quadro, como a mostrado abaixo:

 

Estrutura

Tipos de rochas

 

Magmática

Sedimentar

Metamórfica

Processo de formação

 

 

 

Representantes mais comuns

 

 

 

Características (que permitem diferenciar os vários tipos de rocha)

 

 

 

 

Solicite que os alunos utilizem as informações que pesquisaram para completá-la. Discuta com a turma os conceitos trabalhados na atividade e mostre amostras ou imagens de uma rocha de cada tipo pesquisado por eles para ilustrar esses conceitos. Aproveite para fazer esclarecimentos e complementar o conteúdo sempre que julgar necessário.

 

AULA 03

 

TEMA: Fósseis

 

Etapa 06: Verificação da aprendizagem (15min)

 

Em seguida, distribua as folhas de sulfite com as respostas dos estudantes para as perguntas de levantamento dos conhecimentos prévios (aula anterior). Solicite que comparem os conhecimentos que tinham no início e ao final das atividades e complementem ou corrijam suas respostas.

 

Etapa 07: Mão na massa (10min)

Atividade 1: Procura e registro de objetos produzidos com rochas

Nesta atividade, peça aos estudantes para procurar objetos que sejam produzidos com rochas. Ao final, cada aluno deve escrever uma lista com pelo menos três objetos. Caso a escola propicie o uso de recurso audiovisuais, as duplas podem fazer o registro por meio de fotos ou vídeos e apresentar na aula seguinte. Durante esta atividade, fique próximo dos estudantes para esclarecer dúvidas que surgirem a respeito da origem dos materiais.

Etapa 08: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Inicie essa aula fazendo alguns questionamentos como: Já ouviram falar em fósseis? Como eles se formam? Qual a importância deles?

 

Etapa 09: Leitura Compartilhada (15min)

Após ouvir os conhecimentos prévios, peça para olharem as figuras e instrua-os a fazerem a leitura compartilhada das páginas 92 e 93 do livro didático. Faça a intervenção explicando sobre as perguntas e sanando possíveis dúvidas.

 

AULA 04

 

TEMA:  Solos e Tipos de Solo

 

Etapa 10: Verificação da aprendizagem (20min)

Divida a turma em duplas e direcione a atividade da página 93 do livro didático. Peça também que façam a esquematização da formação de um fóssil conforme página 92 do livro.

 

Etapa 11: Correção da Atividade (10min)

 

Etapa 12: Questão Disparadora (20min)

Para iniciar a aula, projete este slide. Se não for possível projete ou imprima as imagens (disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAMjxMrZBs2w2d7R77YsQCv49DdsGBQjUGDYxV4JtsHdXGtkBqFVhAFDQ7n5/atividade-para-impressao-imagens-cie6-10tu01.pdf) ou recorte figuras semelhantes de revistas ou jornais.

Escreva no quadro ou pergunte oralmente: Por que existem solos diferentes nas diversas partes do planeta Terra? Ouça as respostas e instigue-os a pensar em respostas a partir dos seus conhecimentos prévios. Questione-os, proporcionando um período de trocas de ideias, com outras questões, como: Como se formaram as rochas que compõem a litosfera? As rochas e os solos têm alguma relação? De que maneiras os solos são originados?

Escreva no quadro as hipóteses mais significativas que forem surgindo, para que a turma relacione os diferentes tipos de solo à constituição rochosa da litosfera e aos processos de intemperismo.

 

AULA 05

 

TEMA: Solos e tipos de solos.

Etapa 13: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Nesse momento, levar os alunos para observarem tipos de solo existentes próximo à escola. Se isso não for possível, leve amostras para exemplificar os principais tipos que existem na nossa região.

 

Etapa 14: Aprofundando no tema (20min)

Agora, se faz necessário uma melhor explanação sobre o objeto de conhecimento estudado na aula anterior. Faça uma abordagem do livro, pedindo para observarem as figuras das páginas 94 a 96, explicando como acontece a formação desse solo que observamos, bem como as características de cada um deles.

 

Etapa 15: Mão na Massa (20min)

Para demonstrar a permeabilidade do solo, faça a experiência com os solos arenoso, argiloso e humoso utilizando garrafas pet e água. Faça questionamentos orais do resultado obtido. Anote os materiais no quadro e procedimento, oriente os alunos a escreverem no caderno e ilustrar como tudo foi desenvolvido.

 

AULA 06

 

TEMA: O ser Humano e a Litosfera

 

Etapa 16: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

 

     O ser humano depende do solo para sua sobrevivência!

 

Copie essa frase no quadro e comece a questionar sobre essa afirmação: É verdade essa frase? Porque? O que tiramos do solo para nosso corpo sobreviver? O que tiramos do solo para nosso uso no dia a dia?

 

Etapa 17: Aprofundando no tema (15min)

A partir das respostas dos alunos, faça uma breve exposição sobre a importância do solo na nossa vida, fale também sobre a agricultura e pecuária (saliente a monocultura e a agricultura orgânica) e sobre o extrativismo mineral. Use o livro didático nas páginas 99 a 102. Peça que observem as figuras e tente fazer a interação entre alunos e professor nos questionamentos que forem surgindo.            

 

Etapa 18: Verificação da aprendizagem (15min)

Copiar e responder no caderno as atividades das páginas 98 e 103 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Peça para formarem duplas para melhor resolução das questões propostas.

 

 

Etapa 19: Correção da Atividade (10min)

Fazer a correção da atividade, revisando os pontos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana, Vânia e Kendra

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (93,98 e 103) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                    

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário