4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|||||||||||||||||||||
Tema
Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade
e conhecimento. |
|||||||||||||||||||||
Subtema: A
Escola me conduz ao conhecimento sobre “Forma,
estrutura e movimentos da Terra”. |
Unidade Temática: Terra e Universo |
||||||||||||||||||||
Objetos de Conhecimento:
Os diferentes tipos de rochas, fósseis, solo, tipos de
solo, o ser humano e a litosfera. |
|||||||||||||||||||||
Ano: 6º Período: 02 a 13/05 Nº
de Aulas: 06 |
|||||||||||||||||||||
HABILIDADES |
|||||||||||||||||||||
Habilidades:
(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de
rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes
períodos geológicos. |
|||||||||||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|||||||||||||||||||||
Caracterizar a litosfera e as
formações de rochas e solos, considerando a influência da temperatura e a
matéria prima constituinte; Explorar os vários tipos de rochas e minerais existentes na Terra;
Entender como acontece a formação
das rochas; Aprender
as diferenças entre rochas sedimentares, ígneas e metamórficas; Entender que a Terra é um planeta em constante formação
e transformação; Identificar as
rochas magmáticas na natureza terrestre; Reconhecer a utilidade das rochas
magmáticas no cotidiano; Localizar as formações magmáticas na localidade e na
região onde vivem os alunos. |
|||||||||||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||||||||||||
AULA 01 Tema: Os diferentes tipos de rochas Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Inicie a aula distribuindo folhas de papel
sulfite aos estudantes, ou solicite que usem o caderno. Instrua-os a
utilizá-las para responder às perguntas que você, professor, fará. Elabore
perguntas problematizadoras para avaliar o conhecimento prévio deles e
instigar a curiosidade a respeito do assunto. O professor deverá lançar
questionamentos construídos a partir de experiências vivenciadas pelos alunos
cotidianamente, como no exemplo a seguir: Sugestões: “O que são rochas?”; “Do que
elas são feitas?”; “Quais tipos de rocha você conhece?”; “Que características
permitem diferenciá-las?”; “Que objetos produzidos por seres humanos são
feitos a partir de rochas?”. Como surgiu a pedra brita utilizada na construção
de casas, de prédios, para pavimentar ruas, avenidas e estradas,
calçadas, pisos, etc? Em quais lugares da natureza mais encontramos a pedra
brita? Etapa 02: Continuação da
Sondagem Inicial (10min) Solicite a entrega das
folhas de sulfite com as respostas para que você possa avaliar os
conhecimentos prévios da turma. Neste momento, não realize correções. Apenas
analise as respostas dadas para depois retomá-las e comparar esses
conhecimentos com aqueles obtidos como resultado das atividades proposta
nesta sequência didática. Etapa 03: Pesquisa sobre os tipos de rocha (30min)
Esta atividade propõe uma pesquisa a ser realizada pelos estudantes, o
professor pode solicitar em aula anterior que os estudantes tragam material
para consulta. Divida a turma grupos e distribua três temas – rochas
magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas – entre eles. Disponibilize
o livro didático página 87 a 90 e oriente-os a pesquisar as seguintes
características das rochas: processo de formação, representantes mais comuns
e características (que permitem diferenciar os vários tipos de rocha). Peça
também que todos os grupos pesquisem definições para os termos “rocha” e
“minerais”.
Obs: Caso NÃO tenha tempo suficiente para realizar a pesquisa em
classe, o aluno poderá finalizar em casa.
AULA 02 TEMA: Tipos de Rochas Etapa 04: Aprofundando no tema (30min) Nessa etapa será feita a
socialização da pesquisa realizada na aula anterior. Inicialmente será feita uma aula expositiva dialogada
abordando a classificação dos diferentes tipos de rochas, a formação e as
características das mesmas, bem como os usos e importâncias das mesmas. Vale ressaltar que os alunos deverão
construir o conhecimento com auxílio da pesquisa realizada, incentive os
estudantes a falarem o que sabem sobre o tema abordado. Use o livro didático
páginas 87 a 90. Peça para observarem as figuras. Faça um breve comentário
sobre a formação rochosa da Pedra Monte Pescoço que é símbolo da nossa
cidade.
Etapa 05: Registro dos resultados alcançados (20min) Construa uma
tabela no quadro, como a mostrado abaixo:
Solicite que os
alunos utilizem as informações que pesquisaram para completá-la. Discuta com
a turma os conceitos trabalhados na atividade e mostre amostras ou imagens de
uma rocha de cada tipo pesquisado por eles para ilustrar esses conceitos.
Aproveite para fazer esclarecimentos e complementar o conteúdo sempre que
julgar necessário. AULA 03 TEMA: Fósseis Etapa 06: Verificação da aprendizagem (15min) Em seguida,
distribua as folhas de sulfite com as respostas dos estudantes para as
perguntas de levantamento dos conhecimentos prévios (aula anterior). Solicite
que comparem os conhecimentos que tinham no início e ao final das atividades
e complementem ou corrijam suas respostas. Etapa 07: Mão na massa (10min) Atividade 1: Procura e registro de objetos
produzidos com rochas Nesta atividade, peça aos estudantes para procurar objetos que sejam
produzidos com rochas. Ao final, cada aluno deve escrever uma lista com pelo
menos três objetos. Caso a escola propicie o uso de recurso audiovisuais, as duplas podem fazer o
registro por meio de fotos ou vídeos e apresentar na aula seguinte. Durante
esta atividade, fique próximo dos estudantes para esclarecer dúvidas que
surgirem a respeito da origem dos materiais. Etapa 08: Levantamento
de conhecimentos prévios (10 min) Inicie essa aula fazendo alguns questionamentos como: Já ouviram
falar em fósseis? Como eles se formam? Qual a importância deles? Etapa
09: Leitura Compartilhada (15min) Após
ouvir os conhecimentos prévios, peça para olharem as figuras e instrua-os a fazerem
a leitura compartilhada das páginas 92 e 93 do livro didático. Faça a
intervenção explicando sobre as perguntas e sanando possíveis dúvidas.
AULA 04 TEMA: Solos e Tipos de Solo Etapa 10: Verificação da aprendizagem (20min) Divida a turma em duplas e
direcione a atividade da página 93 do livro didático. Peça também que façam a
esquematização da formação de um fóssil conforme página 92 do livro. Etapa 11: Correção
da Atividade (10min) Etapa 12: Questão Disparadora (20min) Para iniciar a aula, projete este slide. Se não
for possível projete ou imprima as imagens (disponíveis aqui:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAMjxMrZBs2w2d7R77YsQCv49DdsGBQjUGDYxV4JtsHdXGtkBqFVhAFDQ7n5/atividade-para-impressao-imagens-cie6-10tu01.pdf)
ou recorte figuras semelhantes de revistas ou jornais. Escreva
no quadro ou pergunte oralmente: Por que existem solos diferentes nas
diversas partes do planeta Terra? Ouça as respostas e instigue-os a
pensar em respostas a partir dos seus conhecimentos prévios. Questione-os,
proporcionando um período de trocas de ideias, com outras questões, como:
Como se formaram as rochas que compõem a litosfera? As rochas e os solos têm
alguma relação? De que maneiras os solos são originados? Escreva
no quadro as hipóteses mais significativas que forem surgindo, para que a
turma relacione os diferentes tipos de solo à constituição rochosa da
litosfera e aos processos de intemperismo. AULA 05 TEMA: Solos e
tipos de solos.
Etapa 13: Levantamento
de conhecimentos prévios (10min) Nesse momento, levar os alunos para observarem tipos de solo existentes
próximo à escola. Se isso não for possível, leve amostras para exemplificar
os principais tipos que existem na nossa região. Etapa 14:
Aprofundando no tema (20min) Agora, se faz necessário uma melhor explanação sobre o objeto de
conhecimento estudado na aula anterior. Faça uma abordagem do livro, pedindo
para observarem as figuras das páginas 94 a 96, explicando como acontece a
formação desse solo que observamos, bem como as características de cada um
deles. Etapa 15: Mão na Massa (20min) Para demonstrar a
permeabilidade do solo, faça a experiência com os solos arenoso, argiloso e humoso
utilizando garrafas pet e água. Faça questionamentos orais do resultado
obtido. Anote os materiais no quadro e procedimento, oriente os alunos a
escreverem no caderno e ilustrar como tudo foi desenvolvido. AULA 06 TEMA: O ser Humano e a Litosfera Etapa 16: Levantamento de conhecimentos prévios (10min) O ser humano depende do
solo para sua sobrevivência! Copie essa frase no quadro e
comece a questionar sobre essa afirmação: É verdade essa frase? Porque? O que
tiramos do solo para nosso corpo sobreviver? O que tiramos do solo para nosso
uso no dia a dia? Etapa 17: Aprofundando no tema (15min) A partir das respostas dos
alunos, faça uma breve exposição sobre a importância do solo na nossa vida,
fale também sobre a agricultura e pecuária (saliente a monocultura e a agricultura orgânica) e
sobre o extrativismo mineral. Use o livro didático nas páginas 99 a 102. Peça
que observem as figuras e tente fazer a interação entre alunos e professor
nos questionamentos que forem surgindo. Etapa 18: Verificação da aprendizagem (15min) Copiar e responder no caderno
as atividades das páginas 98 e 103 do livro didático Inspire Ciências 6º ano.
Peça para formarem duplas para melhor resolução das questões propostas. Etapa 19: Correção da Atividade (10min) Fazer a correção da atividade,
revisando os pontos. Elaboração: Ellen,
Mariete, Rosana, Vânia e Kendra Coordenação e colaboração:
Nilsilane. |
|||||||||||||||||||||
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (93,98 e 103) (
) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do
grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário