2ª SD Cie 7º Ano 2024

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti)

Subtema: O Aedes aegypti

Objetos de Conhecimento: Definição de Saúde, microrganismos e doenças. Classificação do mosquito Aedes aegypti. Tratamento da doença, sintomas e vacina.

Anos:                         Período: 11 a  27/03/2024                        Nº de Aulas: 08

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Objetivos Específicos: Descrever os sintomas mais comuns da dengue, como febre, dor de cabeça, dores musculares e manchas na pele. Aprender sobre a Classificação do mosquito e hábitos. Compreender as possíveis complicações da doença e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Comparar as ações de política pública para interpretar sua eficácia na promoção de saúde à população. Investigar o processo que levou ao descobrimento da primeira vacina.  Explicar a ação da vacina no organismo tendo como base a compreensão da resposta básica do corpo às infecções virais e bacterianas. Distinguir sobre ação de vacinas e soros. Compreender sobre os sintomas e tratamento da doença. Sensibilizar os estudantes sobre os cuidados para garantir a água para as futuras gerações; Capacitar os estudantes para evitar o desperdício de água e saber economizar no seu uso doméstico

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema:  O que é saúde?

 

Etapa 01:  Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 

Inicie a aula com algumas perguntas como “ O que é saúde?  O que são doenças? Vocês acham que os nossos hábitos têm alguma influência no nosso bem estar?

 

Acolha as respostas dos estudantes fazendo uma pequena discussão.

 


Etapa 02: Aprofundando no tema  (25 min)

 

 

 

Agora que os estudantes já foram apresentados ao tema, aprofunde o conceito de saúde baseado na definição da Organização Mundial de Saúde (OMS)  como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

 

Em seguida, use a imagem das páginas 12 e 13 do livro A Conquista Ciências 7°, e enfatize que um ambiente limpo e bem cuidado é um fator  importante para a prevenção de doenças ( nesse momento você pode citar que alguns transmissores de doenças usam os ambientes sujos para reprodução e criadouro.). Lembre os estudantes que os primeiros passos para que os resíduos tenham uma boa destinação começa em casa e que eles são agentes importantes desta missão.

 

Fale sobre  como um ambiente limpo e bem organizado também colabora  para o nosso bem estar emocional, e que a saúde mental não pode ser esquecida ( nesse momento pode exemplificar como alguns transtornos mentais como depressão e ansiedade interferem no auto cuidado e a realização de atividades no cotidiano). É importante que os estudantes entendam que ter saúde é muito mais do que ausência de enfermidades, e que os hábitos saudáveis vão além de evitar infecções, mas do cuidado geral do corpo e mente

 

Além disso, é de suma importância falar sobre o respeito e valorização dos profissionais que atuam na coleta dos resíduos, e do impacto que a ausência desse serviço causa para a sociedade.

 

Etapa 03: verificação de aprendizagem (15 min)

 

Realizar as atividades do 1 ao 3 da página 15 do livro A Conquista Ciências 7° ano.

 

AULA 02

 

TEMA: Saúde pública

 

Etapa 04: Correção da atividade (10 min)

 

Retomar as questões da etapa anterior no momento de correção e socializar as respostas da atividade proposta. Momento apropriado para sanar possíveis dúvidas levantadas.

 

Etapa 5: Roda de conversa (20 min)

 

Explique que na aula anterior foi trabalhado principalmente as ações individuais e coletivas, e que existem ações que devem ser tomadas pelo Estado, o que é chamado de Saúde Pública.

 

O Estado tem o compromisso de garantir o bem-estar físico, mental e social da população por meio de um conjunto de iniciativas denominadas de saúde pública. Estas ações, determinadas pelo governo, visam aprimorar as condições de saúde da população, mas para alcançar esse propósito, é necessário identificar e compreender as necessidades específicas da comunidade. Essas necessidades são mapeadas através dos indicadores de saúde, por exemplo:

 

        Taxa de mortalidade infantil:  estima-se o risco de um nascido vivo morrer antes de chegar a um ano de vida. ( relacione essa taxa a vulnerabilidade em que muitas pessoas ainda se encontram, desnutrição e etc.

 

       Cobertura de saneamento básico: o percentual da população que tem acesso ao desenvolvimento como: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais

(neste momento vale destacar que existem muitas doenças estão relacionados à falta de saneamento básico e/ou proximidade aos “lixões”).

 

Se possível, exibir o vídeo “ Saneamento básico” de 9’49’’, disponível no link abaixo. <https://www.youtube.com/watch?v=4iY9a3v4R0A >.

 

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem  (20 min)

Realizar as atividades do 1 e 2 da página 19 do livro A Conquista Ciências 7° ano, e socializar as respostas.

Atenção! Solicitar o material da mosquitoeira para próxima aula.

 

AULA 03

TEMA: O Aedes Aegypti

 

Etapa 07: Para início de conversa (10 min)

Inicie a aula indagando aos estudantes “Você conhece este inseto? (Mostrar um cartaz com a imagem do mosquito Aedes Egypti.)  - Você sabe por que existe tantas campanhas contra ele? Você sabe quais doenças ele transmite?” Cada aluno irá expor a sua ideia oralmente.

 

Nesse momento é  provável que os estudantes relacionem o Aedes Aegypti somente à dengue. É importante esclarecer que esse mosquito é um  transmissor de outras doenças virais como a chikungunya, zika e febre amarela.

 

Use o video ¨ Ciclo de vida do Aedes aegypti “, 4’34’’ para elucidar de que forma acontece a transmissão dessas doenças, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=kfAafEi6SJo>.

 

Aproveite para relembrar que nas aulas anteriores foi falado sobre a importância de manter os ambientes limpos.

 

Etapa 08: Mão na Massa – Parte I (40 min)

Agora que os estudantes conheceram um pouco mais sobre o Aedes aegypti e as doenças causadaspor ele, chegou o momento de convidá-los a construir a mosquitoeira. Siga as instruções do vídeo disponível no link abaixo. A atividade poderá ser realizada em grupo. https://www.youtube.com/watch?v=B_Bwo8vYnVY

AULA 04

 

Tema: As doenças e o Aedes aegypti

 

Etapa 09: Sistematizando o conhecimento (15 min)

 

Explicar que o Aedes aegypti é uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente da África, atualmente distribuído por quase todo o mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer. È o responsável pela transmissão das doenças:

 

       Dengue: A dengue pode ser classificada em duas formas clínicas principais:

 

    Dengue clássica: caracteriza-se pela presença de sintomas clássicos da doença, como febre alta, dor no corpo, mal estar, dor de cabeça, manchas na pele e coceira. Geralmente, a doença tem duração de uma semana.

 

    Febre hemorrágica da dengue: nessa forma clínica, observa-se os sintomas semelhantes àqueles apresentados na dengue clássica, entretanto, há uma evolução rápida para quadros mais graves. Na febre hemorrágica da dengue, verifica-se a presença de fenômenos hemorrágicos e aumento do tamanho do fígado. Essa forma da doença é grave."

 

       Chikungunya: Dentre os principais sintomas da chikungunya, podemos destacar: febre alta, dor de cabeça, dores musculares e na articulação, conjuntivite, erupção cutânea,náusea e vômito.

 

       Febre Amarela: Os sintomas comuns são náuseas, dor de cabeça e nos músculos aparecem associados ao amarelamento da pele e dos olhos do paciente. Hemorragias, tanto internas quanto externas, podem também se manifestar.

 

       Zica: Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.

 

Etapa 10: Mão na Massa – Parte II (25 min)

Oriente os estudantes a criarem um panfleto no próprio caderno, como se o Aedes aegypti fosse um bandido altamente procurado, como o cartaz da aula 03, porém, nesse cartaz deverá conter a classificação do mosquito e um pequeno texto como curiosidade, depois que exporem seus cartazes, escolham um para ser refeito em papel oficio e a partir dele fazer um pequeno vídeo.

Sugestão de Texto: “Procurado pela justiça sanitária, o infame Aedes aegypti, também conhecido como o "Mosquito da Dengue", é um criminoso impiedoso que continua a espalhar caos e doença por onde passa. Dotado de habilidades de voo ágeis e uma capacidade de se esconder em locais improváveis, este vilão alado tem desafiado as autoridades de saúde em sua missão implacável de infectar comunidades inteiras com os vírus mortais que carrega. Com um disfarce enganosamente pequeno e inofensivo, este bandido alado é responsável por inúmeras vítimas, deixando um rastro de sofrimento e desespero por onde passa. As autoridades continuam a alertar o público sobre sua presença e instam a população a permanecer vigilante, enquanto a caçada implacável por este transgressor da saúde pública continua sem trégua”.

Poderão também criar campanhas de combate a dengue, de forma bem criativa e atrativa.

Os estudantes terão que escrever o texto, porém, não fará parte do cartaz, servirá para narração no momento do vídeo.

 

Etapa 11 -Vamos investigar? (10 min)

 

Agora que os estudantes e já conhecem as principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, convide-os para uma investigação.

Explique que em casa eles deverão pesquisar quais são os criadouros mais comuns ( por exemplo água parada em pneus, vasos e etc), em seguida deverão observar e anotar se tem incidência no bairro, no trajeto para a escola. para finalizar, oriente que eles escrevam também como poderiam resolver esses problemas.

 

 

Aula 05

 

TEMA: Todos Juntos Contra a Dengue

 

Etapa 12: Resultados (15 min)

 

Neste primeiro momento, os estudantes irão compartilhar os resultados da atividade anterior, a turma escolherá alguns trabalhos para realizar vídeos e postar nas redes sociais, fazendo uma enorme campanha a favor da vida.

 

Etapa 13: Agora é a sua vez (35 min)

 

Considerando todas as informações que os estudantes trouxeram, chegou a hora da ação.


Professor se possível, caminhe com a turma no entorno da escola para identificar possíveis criadouros do mosquito. Será interessante, junto com os estudantes, recolher esses materiais, no entanto, é necessário se organizar com equipamentos de segurança. Antes da saída, compartilhe a tirinha abaixo com eles.

AULA 06

 

TEMA: A Água nossa de cada dia!

 

Etapa 14: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 

Lance as seguintes questões disparadoras: O que o desperdício de comida tem a ver com o uso da água? Será que a água pode acabar um dia? Já faltou água para você? O que sentiu?

Acolha as respostas dos estudantes para iniciar a temática.

 

Etapa 15: Aprofundando no Tema (15 min)

O Dia da Água é uma data para relembrar a importância dela no mundo e sua escassez. Utilize o texto “Água no Cotidiano” disponível no link a seguir:  dasanaescola.df.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/adasa_educacaoambiental_moduloprofessor_1.pdf . Em seguida escreva a tabela  na lousa sobre as necessidades diferentes de ingestão de água  e peça que os estudantes anotem no caderno.

 

Etapa 16: Hora da Verdade (10 min)

Estimule os alunos a pensar um pouquinho mais nas questões:

• Quanto tempo você demora no banho?

• Você escova os dentes com a torneira aberta?

• Como cuidar da água? O que podemos fazer?

 

Etapa 17: Nuvem de ideias (15 min)

Agora que aprenderam um pouco mais sobre a água, oriente os estudantes a criarem ilustrações que se referem a água, para montar um belíssimo Painel Interativo, dentro da imagem ele deverá escrever algo sobre a preservação e o cuidado com a água do planeta.

 

AULA 07

 

 

TEMA: Vacinas

 

 

Etapa 18:  Aula expositiva dialogada (20 min)

 

Inicie a discussão indagando aos estudantes “ O que é uma vacina? Pra que serve? Como são feitas?

 

Após acolher e comentar as respostas, comece a explicar que a  vacinação é umas das principais formas de proteção contra doenças causadas por vírus e bactérias, as quais podem ser graves e até levar a óbito. Dessa forma, as vacinas estimulam o nosso sistema imunológico a preparar a defesa contra um agente infeccioso causador de determinada doença.

 

Exibir o vídeo “Afinal, o que é uma vacina?” disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6y-aPMwljag > para ajudar a ilustrar.

 

Explique que existem alguns tipos de vacinas:

 

        Vacinas de Vírus Atenuados: Utilizam versões enfraquecidas do vírus que podem se multiplicar no organismo, mas não causam doença. Exemplo: vacina contra a varicela.

 

       Vacinas de Vírus Inativados: Contém vírus mortos que ainda mantêm a estrutura dos antígenos. Exemplo: vacina contra a poliomielite.

 

       Vacinas de Subunidades: Apresentam apenas partes específicas do vírus ou bactéria reconhecidas pelo sistema imunológico. Exemplo: vacina contra a coqueluche.

 

       Vacinas de Toxoides: Protegem contra toxinas produzidas por certas bactérias, sendo inativadas para não causar danos. Exemplo: vacina contra o tétano.

 

       Vacinas de RNA ou DNA: Representam uma abordagem moderna que utiliza sequências genéticas do microrganismo para estimular a resposta imunológica. Exemplo: vacinas contra a COVID-19

 

 

 

Destaque a importância da vacinação infantil, devido à maior vulnerabilidade de crianças e bebês a doenças, ressaltando que essa vulnerabilidade é ainda maior no primeiro ano de vida. Vale ressalta também que muitas vezes a falta de conhecimento sobre o assunto interfere na vacinação.

 

Etapa 19: Mergulho no tema (20 min)

 

Fazer a leitura compartilhada do texto Oswaldo Cruz e a Vacina, da página 33, do livro A Conquista Ciências 7° ano, discutindo e esclarecendo o que está sendo lido, pontuando fatos relevantes apresentados no texto. Momento bastante oportuno também, para verificar habilidades de letramento e desenvolver a prática de leitura.

 

Etapa 20: Correção da Atividade (10 min)

 

Correção da atividade. Aproveite esse momento para dirimir quaisquer dúvidas que venham a surgir e equívocos encontrados durante a correção.

 

AULA 08

 

TEMA: Vacinas Parte II

 

Etapa 21: aula expositiva e dialogada (15 min)

 

Inicie a aula relembrando sobre o Aedes aegypti, que é transmissor de algumas doenças, para destacar a Febre Amarela.

 

Explique que a doença tinha a taxa de 50% de mortalidade, chegando a matar somente no Rio de Janeiro pelo menos mil pessoas por ano no século 20. Porém com a criação da vacina os casos foram diminuindo até chegar ao ponto de não ter mais casos registrados. Esse é um exemplo de como a vacinação pode controlar uma doença.

 

Use as páginas 26 e 27 do livro A conquista Ciências 7° ano, e comente sobre como a vacinação foi utilizada para tentar controlar a pandemia do covid-19. Aproveite a oportunidade para informa-los que também já existe a vacina contra o vírus da dengue.

 

Etapa 22: Verificação da Aprendizagem (25 min)

 

Agora com o conhecimento ampliado a respeito da temática, oriente os estudantes na realização da atividade proposta na página 27 do livro A conquista Ciências 7° ano.

 

Etapa 23: Correção da Atividade (10 min)

 

Correção da atividade anterior. Aproveite esse momento para dirimir quaisquer dúvidas que venham a surgir e equívocos encontrados durante a correção.

 

Elaboração: Amélia, Adriana, Lucilane e Miriã.

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (27 e 33)      (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;

Outros:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário