Tema Inter curricular: Saúde
Ambiental (Combate ao Aedes aegypti) |
Subtema: O Aedes aegypti |
Objetos de Conhecimento: Definição de Saúde, microrganismos
e doenças. Classificação do mosquito Aedes aegypti. Tratamento da doença,
sintomas e vacina. |
Anos: 7º Período: 11 a 27/03/2024 Nº de Aulas: 08 |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Objetivos Específicos: Descrever
os sintomas mais comuns da dengue, como febre, dor de cabeça, dores
musculares e manchas na pele. Aprender sobre a Classificação do mosquito e
hábitos. Compreender as possíveis complicações da doença e a importância do
diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Comparar as ações de política
pública para interpretar sua eficácia na promoção de saúde à população.
Investigar o processo que levou ao descobrimento da primeira vacina. Explicar a ação da vacina no organismo
tendo como base a compreensão da resposta básica do corpo às infecções virais
e bacterianas. Distinguir sobre ação de vacinas e soros. Compreender sobre os
sintomas e tratamento da doença. Sensibilizar os estudantes sobre os cuidados
para garantir a água para as futuras gerações; Capacitar os estudantes para
evitar o desperdício de água e saber economizar no seu uso doméstico |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: O que é
saúde? Etapa
01: Levantamento de conhecimentos
prévios (10 min) Inicie a aula com algumas
perguntas como “ O que é saúde? O que
são doenças? Vocês acham que os nossos hábitos têm alguma influência no nosso
bem estar? Acolha as respostas dos estudantes
fazendo uma pequena discussão.
|
Agora que os estudantes já foram
apresentados ao tema, aprofunde o conceito de saúde baseado na definição da
Organização Mundial de Saúde (OMS)
como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não
somente ausência de afecções e enfermidades”. Em seguida, use a imagem das
páginas 12 e 13 do livro A Conquista Ciências 7°, e enfatize que um ambiente
limpo e bem cuidado é um fator
importante para a prevenção de doenças ( nesse momento você pode citar
que alguns transmissores de doenças usam os ambientes sujos para reprodução e
criadouro.). Lembre os estudantes que os primeiros passos para que os
resíduos tenham uma boa destinação começa em casa e que eles são agentes
importantes desta missão. Fale sobre como um ambiente limpo e bem organizado também
colabora para o nosso bem estar
emocional, e que a saúde mental não pode ser esquecida ( nesse momento pode
exemplificar como alguns transtornos mentais como depressão e ansiedade
interferem no auto cuidado e a realização de atividades no cotidiano). É
importante que os estudantes entendam que ter saúde é muito mais do que
ausência de enfermidades, e que os hábitos saudáveis vão além de evitar
infecções, mas do cuidado geral do corpo e mente Além disso, é de suma importância
falar sobre o respeito e valorização dos profissionais que atuam na coleta
dos resíduos, e do impacto que a ausência desse serviço causa para a
sociedade. Etapa
03: verificação de aprendizagem (15 min) Realizar as atividades do 1 ao 3
da página 15 do livro A Conquista Ciências 7° ano. AULA 02 TEMA:
Saúde pública Etapa
04: Correção da atividade (10 min) Retomar as questões
da etapa anterior no momento de correção e socializar as respostas da
atividade proposta. Momento apropriado para sanar possíveis dúvidas
levantadas. Etapa 5: Roda de conversa (20 min) Explique que na aula
anterior foi trabalhado principalmente as ações individuais e coletivas, e
que existem ações que devem ser tomadas pelo Estado, o que é chamado de Saúde
Pública. O Estado tem o compromisso de garantir o bem-estar
físico, mental e social da população por meio de um conjunto de iniciativas
denominadas de saúde pública. Estas ações, determinadas pelo governo, visam
aprimorar as condições de saúde da população, mas para alcançar esse
propósito, é necessário identificar e compreender as necessidades específicas
da comunidade. Essas necessidades são mapeadas através dos indicadores de
saúde, por exemplo: ●
Taxa de mortalidade infantil: estima-se o risco de
um nascido vivo morrer antes de chegar a um ano de vida. ( relacione essa
taxa a vulnerabilidade em que muitas pessoas ainda se encontram, desnutrição
e etc. ●
Cobertura
de saneamento básico: o
percentual da população que tem acesso ao desenvolvimento como: abastecimento
de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de
resíduos sólidos e de águas pluviais (neste momento vale destacar que existem muitas doenças
estão relacionados à falta de saneamento básico e/ou proximidade aos
“lixões”). Se possível, exibir o vídeo “
Saneamento básico” de 9’49’’, disponível no link abaixo. <https://www.youtube.com/watch?v=4iY9a3v4R0A
>. Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (20 min) Realizar as atividades do 1 e 2 da
página 19 do livro A Conquista Ciências 7° ano, e socializar as respostas. Atenção! Solicitar o material da
mosquitoeira para próxima aula. AULA 03 TEMA:
O Aedes Aegypti Etapa
07: Para início de conversa (10 min) Inicie a aula indagando aos estudantes “Você conhece este inseto?
(Mostrar um cartaz com a imagem do mosquito Aedes Egypti.) - Você sabe por que existe tantas campanhas
contra ele? Você sabe quais doenças ele transmite?” Cada aluno irá expor a
sua ideia oralmente. Nesse
momento é provável que os estudantes
relacionem o Aedes Aegypti somente à dengue. É importante esclarecer que esse
mosquito é um transmissor de outras
doenças virais como a chikungunya, zika e febre amarela. Use
o video ¨ Ciclo de vida do Aedes aegypti “, 4’34’’ para elucidar de que forma
acontece a transmissão dessas doenças, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=kfAafEi6SJo>. Aproveite para relembrar que nas
aulas anteriores foi falado sobre a importância de manter os ambientes
limpos. Etapa 08: Mão na Massa – Parte I (40 min) Agora que os estudantes conheceram um pouco
mais sobre o Aedes aegypti e as doenças causadaspor ele, chegou o momento de
convidá-los a construir a mosquitoeira. Siga as instruções do vídeo
disponível no link abaixo. A atividade poderá ser realizada em grupo. https://www.youtube.com/watch?v=B_Bwo8vYnVY
AULA 04 Tema: As doenças e o Aedes aegypti Etapa 09: Sistematizando o conhecimento (15 min) Explicar que o Aedes
aegypti é uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente da África, atualmente distribuído por quase
todo o mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente
da concentração humana no local para se estabelecer. È o responsável pela
transmissão das doenças: ●
Dengue:
A dengue pode ser classificada em duas formas clínicas principais: ➔
Dengue
clássica: caracteriza-se pela presença de sintomas clássicos da doença, como
febre alta, dor no corpo, mal estar, dor de cabeça, manchas na pele e
coceira. Geralmente, a doença tem duração de uma semana. ➔
Febre
hemorrágica da dengue: nessa forma clínica, observa-se os sintomas
semelhantes àqueles apresentados na dengue clássica, entretanto, há uma
evolução rápida para quadros mais graves. Na febre hemorrágica da dengue,
verifica-se a presença de fenômenos hemorrágicos e aumento do tamanho do
fígado. Essa forma da doença é grave." ●
Chikungunya:
Dentre os principais sintomas da chikungunya, podemos destacar: febre alta,
dor de cabeça, dores musculares e na articulação, conjuntivite, erupção
cutânea,náusea e vômito. ●
Febre
Amarela: Os sintomas comuns são náuseas, dor de cabeça e nos músculos
aparecem associados ao amarelamento da pele e dos olhos do paciente.
Hemorragias, tanto internas quanto externas, podem também se manifestar. ● Zica: Os principais sintomas são dor de
cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele,
coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço
no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é
benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No
entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês.
Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem,
excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de
2015, pela primeira vez na história. Etapa 10: Mão na Massa – Parte II (25 min) Oriente os
estudantes a criarem um panfleto no próprio caderno, como se o Aedes aegypti
fosse um bandido altamente procurado, como o cartaz da aula 03, porém, nesse
cartaz deverá conter a classificação do mosquito e um pequeno texto como
curiosidade, depois que exporem seus cartazes, escolham um para ser refeito
em papel oficio e a partir dele fazer um pequeno vídeo. Sugestão de Texto: “Procurado pela justiça sanitária, o infame
Aedes aegypti, também conhecido como o "Mosquito da Dengue", é um
criminoso impiedoso que continua a espalhar caos e doença por onde passa.
Dotado de habilidades de voo ágeis e uma capacidade de se esconder em locais
improváveis, este vilão alado tem desafiado as autoridades de saúde em sua
missão implacável de infectar comunidades inteiras com os vírus mortais que
carrega. Com um disfarce enganosamente pequeno e inofensivo, este bandido
alado é responsável por inúmeras vítimas, deixando um rastro de sofrimento e
desespero por onde passa. As autoridades continuam a alertar o público sobre
sua presença e instam a população a permanecer vigilante, enquanto a caçada
implacável por este transgressor da saúde pública continua sem trégua”. Poderão também criar
campanhas de combate a dengue, de forma bem criativa e atrativa. Os estudantes terão
que escrever o texto, porém, não fará parte do cartaz, servirá para narração
no momento do vídeo. Etapa 11 -Vamos
investigar? (10 min) Agora
que os estudantes e já conhecem as principais doenças transmitidas pelo Aedes
aegypti, convide-os para uma investigação. Explique
que em casa eles deverão pesquisar quais são os criadouros mais comuns ( por
exemplo água parada em pneus, vasos e etc), em seguida deverão observar e
anotar se tem incidência no bairro, no trajeto para a escola. para finalizar,
oriente que eles escrevam também como poderiam resolver esses problemas. Aula 05 TEMA: Todos Juntos Contra a Dengue Etapa 12: Resultados (15 min) Neste primeiro
momento, os estudantes irão compartilhar os resultados da atividade anterior,
a turma escolherá alguns trabalhos para realizar vídeos e postar nas redes
sociais, fazendo uma enorme campanha a favor da vida. Etapa 13: Agora é a sua vez (35 min) Considerando todas
as informações que os estudantes trouxeram, chegou a hora da ação.
AULA 06 TEMA: A Água nossa de cada dia! Etapa 14: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Lance as seguintes questões
disparadoras: O que o desperdício de comida tem a ver com o uso da água? Será
que a água pode acabar um dia? Já faltou água para você? O que sentiu? Acolha as respostas
dos estudantes para iniciar a temática. Etapa 15: Aprofundando no Tema (15 min) O Dia da Água é uma
data para relembrar a importância dela no mundo e sua escassez. Utilize o
texto “Água no Cotidiano” disponível no link a seguir: dasanaescola.df.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/adasa_educacaoambiental_moduloprofessor_1.pdf
. Em seguida escreva a tabela na lousa
sobre as necessidades diferentes de ingestão de água e peça que os estudantes anotem no caderno. Etapa 16: Hora da Verdade (10 min) Estimule os alunos a pensar um pouquinho mais nas questões: • Quanto tempo você demora no banho? • Você escova os dentes com a torneira aberta? • Como cuidar da água? O que podemos fazer? Etapa 17: Nuvem de ideias (15 min) Agora que aprenderam
um pouco mais sobre a água, oriente os estudantes a criarem ilustrações que
se referem a água, para montar um belíssimo Painel Interativo, dentro da
imagem ele deverá escrever algo sobre a preservação e o cuidado com a água do
planeta. AULA 07 TEMA:
Vacinas Etapa 18: Aula expositiva dialogada (20 min) Inicie
a discussão indagando aos estudantes “ O que é uma vacina? Pra que serve?
Como são feitas? Após
acolher e comentar as respostas, comece a explicar que a vacinação
é umas das principais formas de proteção contra doenças causadas por vírus e
bactérias, as quais podem ser graves e até levar a óbito. Dessa forma, as
vacinas estimulam o nosso sistema
imunológico a preparar a defesa contra um agente infeccioso
causador de determinada doença. Exibir
o vídeo “Afinal, o que é uma vacina?” disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6y-aPMwljag
> para ajudar a ilustrar. Explique que existem alguns tipos
de vacinas: ●
Vacinas de Vírus Atenuados: Utilizam versões
enfraquecidas do vírus que podem se multiplicar no organismo, mas não causam
doença. Exemplo: vacina contra a varicela. ●
Vacinas de
Vírus Inativados: Contém vírus mortos que ainda mantêm a estrutura dos
antígenos. Exemplo: vacina contra a poliomielite. ●
Vacinas de
Subunidades: Apresentam apenas partes específicas do vírus ou bactéria
reconhecidas pelo sistema imunológico. Exemplo: vacina contra a coqueluche. ●
Vacinas de
Toxoides: Protegem contra toxinas produzidas por certas bactérias, sendo
inativadas para não causar danos. Exemplo: vacina contra o tétano. ●
Vacinas de
RNA ou DNA: Representam uma abordagem moderna que utiliza sequências
genéticas do microrganismo para estimular a resposta imunológica. Exemplo:
vacinas contra a COVID-19 Destaque a importância da
vacinação infantil, devido à maior vulnerabilidade de crianças e bebês a
doenças, ressaltando que essa vulnerabilidade é ainda maior no primeiro ano
de vida. Vale ressalta também que muitas vezes a falta de conhecimento sobre
o assunto interfere na vacinação. Etapa 19: Mergulho no tema (20 min) Fazer a leitura compartilhada do
texto Oswaldo Cruz e a Vacina, da página 33, do livro A Conquista Ciências 7°
ano, discutindo e esclarecendo o que está sendo lido, pontuando fatos
relevantes apresentados no texto. Momento bastante oportuno também, para
verificar habilidades de letramento e desenvolver a prática de leitura. Etapa 20: Correção da Atividade (10 min) Correção da atividade. Aproveite
esse momento para dirimir quaisquer dúvidas que venham a surgir e equívocos
encontrados durante a correção. AULA 08 TEMA:
Vacinas Parte II Etapa
21: aula expositiva e dialogada (15 min) Inicie a aula relembrando sobre o
Aedes aegypti, que é transmissor de algumas doenças, para destacar a Febre
Amarela. Explique que a doença tinha a taxa
de 50% de mortalidade, chegando a matar somente no Rio de Janeiro pelo menos
mil pessoas por ano no século 20. Porém com a criação da vacina os casos
foram diminuindo até chegar ao ponto de não ter mais casos registrados. Esse
é um exemplo de como a vacinação pode controlar uma doença. Use as páginas 26 e 27 do livro A
conquista Ciências 7° ano, e comente sobre como a vacinação foi utilizada
para tentar controlar a pandemia do covid-19. Aproveite a oportunidade para
informa-los que também já existe a vacina contra o vírus da dengue. Etapa
22: Verificação da Aprendizagem (25 min) Agora com o conhecimento ampliado
a respeito da temática, oriente os estudantes na realização da atividade
proposta na página 27 do livro A
conquista Ciências 7° ano. Etapa
23: Correção da Atividade (10 min) Correção da atividade anterior. Aproveite
esse momento para dirimir quaisquer dúvidas que venham a surgir e equívocos
encontrados durante a correção. Elaboração: Amélia, Adriana,
Lucilane e Miriã. Coordenação e colaboração:
Nilsilane |
RECURSOS:
(X) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (27 e 33) (
) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do
grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário