SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Sustentabilidade no seu
sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para
a vida!” |
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Subtema: Preservação da biodiversidade |
Unidades Temáticas: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: Corredores
ecológicos: metas de conservação e importância. Os principais problemas
ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos
naturais, extinção de espécies). Soluções pra viver em equilíbrio com o
Planeta. Importância das unidades de preservação para a biodiversidade e
patrimônio nacional. |
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Ano: 9º
Período: 01 a 12/08 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI10IT) Introduzir noções de estratégias de
dispensação de resíduos sólidos à comunidade local e destacar sua importância
para redução de impactos ambientais e geração de renda. (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação
para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando
os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as
populações humanas e as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a
solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na
análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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●
Reconhecer
e valorizar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como
soluções para muitos dos problemas ambientais; ●
Evidenciar
as ações de educação ambiental que colocam o aprendiz numa condição de
protagonista no enfrentamento das problemáticas ambientais; ●
Diferenciar
as UC de Proteção Integral e as de Uso Sustentável. ●
Diferenciar os termos conservação e
preservação; ●
Estimular
o consumo consciente, economia solidária; ●
Despertar
os alunos para que atentem para o local onde vivem e incentivar a
participação da comunidade não escolar;
●
Elencar problemas ambientais
ocasionados pelo consumo excessivo de objetos descartáveis feitos de
plástico, com base na análise de ações de consumo consciente e de
sustentabilidade. |
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ETAPAS DA
AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Etapa 01: Verificando aprendizagem (10min) Reserve os 10 min iniciais da aula
para debater sobre o mapa mental da sequência 6, última aula. Tema: BIODIVERSIDADE Etapa 02:
Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Leia a questão disparadora: O que é Biodiversidade? e ouça o
que os estudantes têm a dizer. Orientações:
Leia o título da aula. Faça perguntas a fim de saber os conhecimentos que os
estudantes já trazem sobre o tema. Pergunte, por exemplo, se eles conhecem
esta palavra e o que eles pensam quando a escutam. Se o professor tiver
disponível, apresente a reportagem em power point, peça para os estudantes
lerem este slide. Se não tiver data show, leia para eles a lista de espécies
que vivem em árvores citadas na reportagem ou disponibilize para os alunos.
Depois comente o quão interessante é o fato de tantas espécies habitarem uma
única árvore. Peça para imaginarem o quanto de árvores existem e o quanto de
espécies podem estar associadas a cada uma destas árvores. É um número
fantástico de organismos interagindo. O professor pode acessar o link
para mais informações
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/biodiversidade.htm Etapa 03: Mão na Massa (15) Orientar os alunos a ilustrar a
reportagem: A casa na árvore e listar
as maiores dificuldades dessa diversidade. Etapa 04: Aprofundando o tema (15) Os alunos apresentarão a lista das
ameaças à biodiversidade e o professor aproveitará o momento para discutir e
tirar dúvidas caso haja. O professor pode usar o vídeo para
melhor esclarecimento da turma https://www.youtube.com/watch?v=20AZzTm-FpY AULA 02 Tema: Preservação da Biodiversidade Etapa 05:
Aula expositiva e dialogada (10min) Por
que a preservação da Biodiversidade é importante? Quais
consequências se não preservarmos a Biodiversidade? O
que podemos fazer para amenizar esses impactos? O professor através de vídeos ou do texto apresentado no
link apresentará aos alunos os países que recompensam a população como
incentivo a reciclagem. https://meuresiduo.com/geral/7-paises-que-recompensam-seus-habitantes-por-reciclar-corretamente/ Etapa 06:
Verificação da Aprendizagem (25min) Nesse
momento os alunos registrarão em forma de relatório a importância da
reciclagem e desse reconhecimento das autoridades como incentivo, qual
impacto desse incentivo para preservação da biodiversidade, abordando o que
acontecerá se nada for feito. O
professor pode aproveitar o clima para trabalhar o texto: O problema
ocasionado pelo plástico nas páginas 198 e 199 do livro Inspire Ciências Etapa 07: Mão na Massa Agir, Refletir, Agir (10 min) Esse
mão na massa é um pouco diferente, pois será feito fora do horário de aula e
em casa. A
turma será dividida em grupos 1
Grupo: Recolherá os lixos das salas de aula por uma semana e na sexta feira
vão pesar todo o lixo recolhido. O grupo providenciará a pesagem e calculará
quantos quilos na semana e uma média no mês e ano. 2.
Grupo: Campanha publicitária Usar
o que aprendeu com as reflexões proporcionadas pelas atividades para criar um
panfleto, cujo objetivo é informar a comunidade escolar sobre os benefícios
da preservação da biodiversidade através da reciclagem. (ser
claro e objetivo; usar a criatividade para criar desenhos, falas, esquemas,
lembrar de utilizar material reciclado para produção, etc). 3.Grupo:
Vídeo em um minuto Esse
grupo vai gravar vídeos de todos os alunos da turma, falando dos incentivos
dos países que pagam os habitantes que levam material para reciclar, da
máquina criada para isso e do impacto benéfico para o ambiente e no final
fará um apelo para uma possível implantação no município. 4. Grupo: Mão na Massa Esse grupo, juntamente com todos
os professores, coordenação, demais funcionários da escola e secretaria do
meio ambiente (material para campanha) promoverá aos arredores da escola uma
coleta de lixo e informação através de panfletos, relatando as doenças que
esse lixo pode nos causar e o impacto no meio ambiente, orientando como
fazer. AULA 03 Tema: Alterações bióticas Etapa 08: Levantamento de conhecimentos
prévios (10min) Levante
o seguinte questionamento para os alunos: Você já ouviu falar em espécies
exóticas ou invasoras? Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam
conforme seus conhecimentos. Etapa 09:
Aprofundando no tema (20 min) Faça
uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, utilize as páginas 181 e 182 do
livro didático Inspire Ciências 9º ano. Para entender melhor sobre o assunto
temos como sugestão também o material disponível abaixo: Espécies exóticas e invasoras Espécies exóticas e invasoras são
dois tipos de espécies não nativas. As espécies não-nativas podem ser encontradas
em um segundo ecossistema além do ecossistema do qual elas evoluíram. A
maioria das espécies não-nativas ou indígenas são inofensivas. Elas são
chamadas de espécies exóticas. Quando uma espécie exótica se torna
prejudicial ao ecossistema, ela é chamada de espécie invasora. A principal
diferença entre espécies exóticas e invasoras é que espécies exóticas são
inofensivas ao ecossistema, enquanto espécies invasivas são prejudiciais ao
ecossistema. Diferença entre espécies invasivas e introduzidas Para ser invasiva, uma espécie
deve se adaptar facilmente à nova área, e reproduzir rapidamente. Prejudicar a propriedade, a
economia ou as plantas e animais nativos da região. Muitas espécies invasoras
são introduzidas em uma nova região acidentalmente. Os mexilhões-zebra são
nativos do Mar Negro e do Mar Cáspio na Ásia Central. Chegaram aos Grandes
Lagos da América do Norte acidentalmente, presos a grandes navios que
viajavam entre as duas regiões. Há agora tantos mexilhões zebra nos Grandes
Lagos que eles ameaçaram espécies nativas. Como chegam as espécies invasivas Muitas espécies invasoras são
introduzidas em uma nova região acidentalmente. Mas algumas espécies são
trazidas para uma nova área de propósito. Muitas vezes, essas espécies são
introduzidas como uma forma de controle de pragas. Outras vezes, espécies
introduzidas são trazidas como animais de estimação ou exibições decorativas,
caso do peixe-leão. Pessoas e empresas que importam essas espécies não
antecipam as conseqüências. Nem mesmo os cientistas têm certeza de como uma
espécie se adaptará a um novo ambiente. As espécies introduzidas
multiplicam-se rapidamente e tornam-se invasivas. Espécies Invasivas
e o Meio Ambiente Local Muitas espécies invasoras
prosperam porque compõem espécies nativas como alimento. As
carpa-decabeça-dourada e de prata são duas espécies grandes de peixes que
escaparam das fazendas de peixes nos anos 90 e agora são comuns no rio
Missouri, na América do Norte. Esses peixes se alimentam de plâncton,
pequenos organismos que flutuam na água. Muitas espécies de peixes nativos,
como o paddlefish, também se alimentam de plâncton. O ciclo de alimentação do
paddlefish é mais lento do que o da carpa. Agora há tantas carpas no baixo
rio Missouri que os peixes-remos não têm comida suficiente. Mais ou menos a mesma coisa
aconteceu com o coral-sol, que infesta ilhas brasileiras. Etapa 10:
Verificação da Aprendizagem (15 min) Copie a
atividade abaixo no quadro para que respondam. Em seguida faça a correção. Atividades 1- “As
espécies exóticas invasoras são consideradas a segunda maior causa de
extinção de espécies no planeta, afetando diretamente a biodiversidade, a
economia e a saúde humana” Neste
contexto, o homem pode introduzir espécies novas de maneira acidental?
Justifique sua resposta; 2- Caso
uma espécie de peixe X for introduzida em um lago onde normalmente ela não
ocorre, o equilíbrio das populações de peixes ali existentes poderá ser
alterado? Justifique sua resposta; 3-
Espécies invasoras são uma grande preocupação nos dias de hoje: proliferam
rapidamente quando introduzidas em novos ambientes, através de meios de
transporte cada vez mais eficientes. Apresente
uma importante consequência ambiental negativa da introdução de espécies
invasoras, para as populações locais. Em seguida, cite dois fatores bióticos
que podem explicar a facilidade com que esses animais se multiplicam em um
novo habitat. Etapa 11: Pesquisa para casa (5 min) Solicitar
aos alunos que copiem e respondam a questão 1 da página 183 do livro didático
Inspire Ciências 9º ano. AULA 04 Tema: Problemas
Socioambientais Etapa 12:
Levantamento de Conhecimentos Prévios Questione
aos alunos: como a sociedade tem lidado com a natureza? Como tem sido essa
relação? Aguarde que eles tragam o desmatamento como um grande problema para
que você passe a seguinte informação: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/06/04/com-1180-km-alerta-de-desmatamento-na-amazonia-legal-bate-recorde-em-maio
. Faça a leitura dessa reportagem com os estudantes e questione: quais as
consequências do desmatamento? Afeta apenas a biodiversidade? Como afeta os
humanos? Acolha as respostas e passe para a próxima etapa. Etapa 13: Aprofundando no Tema E
se eu te disser que o desmatamento provoca pandemia como essa que estamos
vivendo agora? Reproduza o vídeo para entender melhor essa questão: https://youtu.be/nodoQt9DsHI. Nesse momento é importante que os
alunos entendam que o surgimento de pandemias também é uma evidência do
desequilíbrio ambiental. Etapa 14:Mão na Massa Neste momento inicial será
entregue 08 fatos ambientais(fatos escolhidos pelo professor), retratados por
ilustrações sem o título, que ocorreram na região Amazônica. Para nortear
inicialmente a abordagem, será realizada a sondagem do conhecimento a priori
dos alunos relacionados ao tema em estudo: Impactos e impactados Observe as
figuras que lhe foram dadas: 1) Descreva os aspectos mais
marcantes da imagem (cor, paisagem, seres vivos etc. 2) O que as imagens fazem você
sentir? 3) Você consegue identificar onde
são esses pontos na cidade de Manaus? Indique quais são e a localidade
destes. No final desta investigação,
apresenta-se então um vídeo relacionado à temática “O que são os impactos
ambientais” (o qual deve ser produzido pelo próprio docente ou obtido na
internet, sendo este último de livre escolha). Após isso, os discentes irão fazer
uma pesquisa onde irão socializar suas descobertas sobre determinado impacto
ambiental: Pesquisando e organizando os argumentos Elabore um mapa conceitual, abordando os
seguintes tópicos nos três eixos temáticos: Ar, Solo e água. I) Qual
impacto escolhido II)Consequências do impacto no Ar,
solo e água III)
Como este problema ocorre na minha
cidade. IV)
Estratégias de ação para evitar
este impacto ou promover a sua diminuição. Organização do conhecimento Com as pesquisas realizadas, os
discentes serão orientados a construir painéis com mapas conceituais,
organizados em 3 grupos: Ar, Solo e Água. AULA 05 Tema: Principais
Problemas Ambientais Etapa 15:Leitura,
debate e reflexão Nessa
aula, vamos iniciar a abordagem sobre os principais problemas ambientais.
Abaixo, segue um pequeno trecho que propõe a reflexão dos estudantes sobre o
tema: “A pandemia não é o único problema ambiental
causado pela destruição do meio ambiente. Tudo na natureza está conectado.
Quando falamos sobre poluição da natureza, destruição das matas, dos rios,
dos mares, estamos falando também sobre problemas sociais que atingem as
pessoas/comunidades que vivem nesses locais ou que sobrevivem a partir do uso
direto da natureza. Seres humanos não estão à parte da natureza, somos a
própria natureza também. Essa visão que nos separa da natureza, favorece esse
distanciamento do cuidado com a Terra, nos impossibilita de pensar em novas
alternativas para solucionar esses problemas socioambientais tão graves. Entender
que somos parte desse ambiente nos responsabiliza para tomar atitudes no
combate à destruição ambiental. No entanto, existe uma grande diferença sobre
o nível de responsabilidade de uma pessoa em relação à destruição ambiental.
Reflita o seguinte: você causa o mesmo impacto negativo no meio ambiente que
o dono de uma indústria poluente que joga seus resíduos sem tratamento na
natureza? Você gasta mais água que os produtores do agronegócio? Percebe que
existe uma grande diferença? E é sobre isso que vamos estudar hoje, sobre a
devastação ambiental, seus motivos e consequências, quem sofre com a
degradação ambiental e quais as medidas que nós podemos tomar para contribuir
com uma natureza mais saudável.” Etapa 16:
Produção Textual A
proposta é que após a reflexão, os alunos sigam um roteiro para a elaboração
de um pequeno texto que pode começar em sala aula, mas poderá finalizar em
casa e entregue e debatido na próxima aula. Leia as questões abaixo, reflita
sobre, busque informações confiáveis na internet para que você se informe
mais e utilize as respostas das
questões para elaborar um pequeno texto. Questões para guiar a construção do seu
texto: ● A
natureza é um recurso? ● Qual
o problema de entender e afirmar a natureza como um recurso? Por
que a natureza sofre tanta devastação? Para onde vai toda a natureza quando
ela é extraída? ● Quem
lucra com a destruição da natureza? ● Quem
sofre com os problemas ambientais? Como sofrem? ● Quais
as consequências do desmatamento? ●
Quais
medidas devem ser tomadas para que de fato ocorra uma diminuição da
devastação ambiental? AULA 06 Tema: Unidades de Conservação- UC Etapa 17:Levantamento de conhecimentos prévios (05 min) Para
contextualizar o tema a ser desenvolvido na aula, retome com os estudantes
alguns pontos sobre a importância da preservação da biodiversidade no Brasil,
abordando questões relacionadas a impactos ambientais e suas consequências,
como perda da biodiversidade e extinção de espécies. Faça perguntas
norteadoras, tais como: “Por que a biodiversidade é importante?”. Caso
seja necessário, explique aos estudantes que a biodiversidade é fundamental
para a manutenção do equilíbrio ambiental; que é interessante para os seres
humanos conhecer mais sobre a natureza; que podemos encontrar na
biodiversidade substâncias potencialmente úteis para a humanidade (como
substâncias que podem ser usadas em medicamentos, por exemplo); que a
manutenção da biodiversidade colabora para a preservação de populações
tradicionais, que dependem diretamente de recursos naturais para sobreviver.
Reforce que a preservação da biodiversidade é uma ação ética, que colabora
com a vida em nosso planeta agora e também no futuro. Pergunte
então aos estudantes o que são unidades de conservação. Anote as principais
respostas no quadro e depois apresente o conceito tipificado pela Lei nº
9.985/2000, artigo 2o: I. unidade de conservação: espaço territorial e seus
recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características
naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos
de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao
qual se aplicam garantias adequadas de proteção [...] Disponível em:
<www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9985.htm>. Acesso em: 25 out.
2018. Etapa 18: Aprofundando no
tema(15min) Explique
aos estudantes que uma maneira de preservar a biodiversidade é a
implementação de unidades de conservação. Ressalte que o objetivo da criação
de áreas de conservação é proteger e valorizar os recursos naturais,
preservando a biodiversidade dos ecossistemas brasileiros. Na sequência,
pergunte aos estudantes o que eles sabem a respeito de iniciativas públicas
de conservação da natureza. É esperado que eles consigam relacionar os
objetos de ensino-aprendizagem nessas respostas, identificando a proteção
legal, a definição de unidades de conservação e a tipificação dos crimes
ambientais. Em seguida, apresente os tipos de unidade de conservação, falando
brevemente sobre as suas características e dando alguns exemplos sobre
atitudes proibidas por lei em cada um desses tipos de unidade. Diferencie
as unidades de conservação em: unidades de conservação de proteção integral e
unidades de conservação de uso sustentável. Esclareça que as unidades de conservação
de proteção integral não podem sofrer nenhum tipo de exploração econômica.
Elas incluem as Estações Ecológicas, as Reservas Biológicas, os Parques
Nacionais, os Monumentos Naturais e os Refúgios de Vida Silvestre. Já nas
unidades de conservação de uso sustentável é permitida a exploração econômica
de recursos naturais, desde que realizada de modo sustentável, ou seja, de
maneira economicamente viável e socialmente justa e que a diversidade do
local e seus recursos renováveis sejam mantidos. São exemplos desse tipo de
unidade de conservação as Áreas de Proteção Ambiental, as Florestas
Nacionais, as Reservas Extrativistas, as Reservas de Fauna, as Reservas de
Desenvolvimento Sustentável, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural e
as Áreas de Relevante Interesse Ecológico. Etapa 19: Atividade de Pesquisa (20min) Nesta
etapa deve ser elaborado um estudo de caso sobre a unidade de conservação que
se localize mais próxima à sua cidade ou região. Indique o nome dessa unidade
de conservação e peça aos estudantes que realizem uma pesquisa sobre ela, com
base no roteiro a seguir. (Essa atividade também pode ser feita em forma de
seminário) Roteiro
de pesquisa 1.
Nome da unidade de conservação. 2.
Tipo de unidade de conservação: de proteção integral ou de uso sustentável. 3.
Atividades que são permitidas e as que são proibidas por lei na unidade de
conservação. 4.
Qual é seu principal objetivo? 5.
Como foi o histórico de sua implementação? Houveram conflitos? 6.
Quais espécies de animais e plantas nela ocorrem? 7.
Há incentivo ao turismo, recreação ou educação? 8.
Há fatores que colocam em risco a preservação da unidade de conservação
estudada (exemplos: fragmentação da mata, poluição, mau uso da água e
ausência de tratamento de esgoto, desmatamento, construções irregulares e
exploração irregular de recursos naturais). Etapa 20: Verificação da Aprendizagem (para casa) Solicite
aos alunos que realizem a atividade disponível nas páginas 189 e 190 do livro
Inspire Ciências (fazer a correção na aula seguinte). Elaboração: Cristiani, Elane, Eliete e Mary. Coordenação
e colaboração: Nilsilane |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( )
Outros:_______________________________________________________________________ |
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ALIAÇÃO:
( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (189-190); ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( x ) Relatórios;
(x ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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