4ª Sequências Ciências 6º ano

                    

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Drogas mais recorrentes em Itamaraju, preservação do organismo e relação com número de homicídios; O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei; Interação entre os sistemas locomotor e nervoso; Comando do Sistema nervoso e Resposta: Ossos e músculos (o esqueleto, a musculatura, o movimento).

Ano: 6º                                                     Período: 24/05 a  05/06                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

Habilidades: (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. (EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições da ciência e tecnologia interferem a vida daqueles que possuem deficiência motora. (EF06CI10BA) Discutir a ação das bebidas alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que forma isso afeta o sistema locomotor, podendo causar acidentes no trânsito, no trabalho, etc. (EF06CI08IT) Identificar e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os seus efeitos no organismo humano e classificá-las como depressoras, estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos relacionados ao seu uso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Compreender sobre os agravos a saúde física e mental ocasionados pelo uso do fumo, álcool e outras drogas;

·         Valorizar o cuidado com a própria saúde;  

·         Compreender a relação entre os sistemas endócrinos e nervoso, e, a importância da homeostase na regulação das atividades vitais de nosso organismo.  

·         Entender como o sistema nervoso, as glândulas endócrinas e os hormônios por elas produzidos atuam na coordenação do corpo.   

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema:  O Sistema Nervoso e as Drogas.

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos

Instigar os alunos a manifestar suas opiniões sobre o assunto a partir dos questionamentos abaixou:

1. O que vocês entendem da frase: “Droga é uma droga!” 2. Todos já ouviram falar que as drogas são perigosas. Mas, o que as torna perigosas? 3. Por que oferecem tantos riscos a saúde? 4. Por que o tráfico de drogas é um dos principais problemas criminais de nossa sociedade? 5. Você sabia que o álcool e o fumo são drogas? 6. Todas as drogas são consideradas prejudiciais a saúde? Justifique. (Essa atividade será em conversa com os alunos)

Etapa 02: Sistematização do conteúdo

Aula expositiva utilizando o livro didático Inspire Ciências, 6ºano, páginas 62 e 63. É importante que os alunos reconheçam que droga não é só aquela substância que faz mal à saúde e causa dependência como muitas pessoas costumam pensar. Droga é qualquer substância que altera o funcionamento do organismo, sem ter sido produzida por ele.

Etapa 03: Verificando a aprendizagem: Responder no caderno, as questões 1, 2 e 3 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, pagina 63.

AULA 02

Tema:  O Sistema Nervoso e as Drogas.

Etapa 04: Correção da atividade da etapa 03.

Etapa 05: Estabelecendo Conexões

Assistir o vídeo  disponível no link https://youtu.be/k8TWJTlEG_s sobre as Drogas. Em seguida, incentivar os alunos a falarem sobre o que observaram no vídeo e focando na questão de que o uso de drogas inicialmente pode trazer a sensação de prazer e satisfação mas que com tempo causa dependência e consequências gravíssimas.

Etapa 06: Mão na Massa

Comentar sobre a lei seca, explicando que respeitá-la é uma questão de cidadania. Nesse momento, orientar os alunos a desenvolverem a atividade de campanha “Por mais prudência no trânsito” da página 75 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, peça que ilustrem cartazes bem criativos depois postem em suas redes sociais, se preferirem, poderão gravar vídeos.

 

AULA 03

 

Tema: Drogas mais recorrentes em Itamaraju

Etapa 07: Leitura e Interpretação

Compartilhar o texto “Drogas mais recorrentes em Itamaraju” com os alunos, fazer uma leitura compartilhada, em seguida, fazer uma espécie de mesa redonda, onde as discussões serão postas a cerca das informações do texto. Seguir o roteiro de questões disponíveis abaixo do texto. Pedir que comparem as respostas dadas por eles no momento de levantamento de conhecimentos prévios, em seguida, propor um momento que relatam a importância de discutir sobre esse assunto para sua vida.

 

AULA 04

 

Tema: Executando a resposta-Ossos e Músculos.

 

Etapa 08: Questão Disparadora

Perguntar aos alunos se algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que eles troquem experiências e compartilhem vivências.

Etapa 09: Aprofundando no Tema   

Orientar que os alunos  assistam o vídeo sobre Sistema Locomotor disponível no link: https://youtu.be/ac40-iYsurY em seguida, fazer uma discussão do vídeo aproveitando o momento para sanar dúvidas sobre o objeto de conhecimento ( professor, utilizar as páginas 64 e 65, do livro didático Inspire Ciências 6º  ano como suporte para sua aula).  É importante que os alunos compreendam que ossos e músculos são órgãos que executam a resposta elaborada pelo sistema nervoso

Etapa 10: Mergulho no Tema

Esse assunto permite uma conversa com os alunos sobre pessoas com deficiências físicas e os desafios que elas enfrentam no dia a dia.  Peça  que os alunos assistam o curta metragem  “ O Presente” com duração de 4 min e 18s disponível no link: https://youtu.be/07_9EJCtD4A . Em seguida respondam as questões 1, 2, 3, e 4 da página 76 do livro didático Inspire Ciências 6º ano.

Etapa 11: Algo mais

Trabalhar de forma  expositiva   , os objetos de conhecimento “A musculatura e movimento” utilizando as imagens do livro didático  Inspire Ciências 6º ano, página 66. Professor se preferir, utilize slides para deixar sua aula ilustrativa e interessante.

Orientações: Explicar que os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações estão envolvidos no movimento do corpo. Pedir a eles que reproduzam o movimento de dobrar o antebraço sugerido na figura da página 66 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e percebam a ação contrária do bíceps e do tríceps.

 

AULA 05

Tema: A Coordenação Conjunta

Etapa 12: Questão Disparadora

·         Como ocorrem a regulação e o controle das funções do corpo?

 

Orientações: Professor, a aula iniciará apresentando o tema e em seguida fazendo a leitura do texto abaixo:

Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2093/sistema-endocrino

 

Etapa 13: Levantamento de conhecimentos prévios

Após a leitura do texto, o professor deverá promover uma pequena discussão sobre o texto lido. Vale ressaltar que será um momento curto de discussão, segue algumas perguntas como sugestão para este momento: Alguém já teve sensações parecidas como as vivenciadas por Julia e João? Em quais situações? (Espera-se que eles comentem situações vivenciadas). Por que ocorrem essas sensações em nosso organismo? João achou interessante o fato de após algum tempo seu organismo voltar ao que ele considerava “normal”. É importante que o organismo retome a normalidade após eventos como o da história? Por quê? E como isso acontece?

Etapa 14: Aprofundando no tema

O professor deverá abordar o conteúdo, através da aula expositiva, apoiando-se nas informações das páginas 66 e 67 do livro Inspire Ciências, 6º ano. Poderá disponibilizar o link abaixo como suporte de pesquisa. https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistema-endocrino-regulacao-e-controle-das-funcoes-do-corpo.htm?cmpid=copiaecola

Etapa 15: Verificação de aprendizagem

Solicitar aos alunos que respondam no caderno a atividade de reflexão questões 1 e 2 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 67. Fazer a correção da atividade antes do término da aula.

 

AULA 06

 

 

Tema: Interação entre seres humanos e máquinas.

 

Etapa 16: Fazer a correção da atividade da aula anterior.

Etapa 17: Questões Disparadoras

O professor deverá promover uma discussão sobre o tema proposto fazendo o seguinte questionamento: Como a tecnologia pode auxiliar as pessoas com necessidades especiais? Quais são as tecnologias para ajudar pessoas com deficiência?

De acordo com dados do IBGE, mais de 6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. No mundo, são cerca de 1 bilhão de pessoas, segundo a ONU. Este grupo, de pessoas com ausência ou dificuldades na visão, audição e locomoção, fala ou intelectual são, ainda hoje, um dos grupos populacionais mais marginalizados do planeta.

Mas a tecnologia tem o poder de, na maioria dos casos, devolver parte da qualidade de vida destas pessoas, que necessitam ser reintegradas na sociedade. As tecnologias para ajudar pessoas com deficiência são várias. Os produtos vão desde softwares até artigos de robótica. O desenvolvimento tecnológico não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos mas também vários equipamentos utilizados por pessoas com deficiência física e motora. Dentre as tecnologias podemos destacar: Pernas e mãos robóticas, mouse ocular, teclado virtual, stand tablet.

Etapa 18: Aprofundando no Tema

Leitura e interpretação do texto “ Mão biônica pode sentir objetos e ‘conversar’ com o cérebro em tempo real” disponível nas páginas 68 e 69 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, em seguida, assistir os vídeo “O melhor braço biônico do mundo” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=oydvSgt51PU e “Criança ajuda jovem amputada a realizar o sonho de ter uma prótese” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6N5Tu3U0xOo

A mão humana é um órgão essencial para as tarefas cotidianas e para a autonomia de um indivíduo. Sua versatilidade e destreza permitem desde a manipulação de simples objetos até a realização de tarefas de alta precisão. Deficientes físicos que não possuem uma ou ambas as mãos podem enfrentar grandes dificuldades para realizar mesmo as tarefas mais simples. Sendo assim, existe uma necessidade de auxiliar essas pessoas através de tecnologias robóticas aplicadas a próteses.

 

Etapa 19: Verificando a aprendizagem

Responder as questões da página: 69 do livro didático Inspire Ciências 6º ano.

 

Etapa 20: Mão na Massa

Esse mão na massa será diferente, oriente aos alunos a junto com os pais criarem uma marionete, em seguida fazer um vídeo dizendo sobre qual o principio da movimentação do boneco. O adulto cria e a criança explica o funcionamento.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  x) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (63, 67, 69, 75 e 76)(  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;   ( x) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário