SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” |
|
Subtema: Interação entre os
sistemas locomotor e nervoso |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: Drogas mais recorrentes em Itamaraju,
preservação do organismo e relação com número de homicídios; O perigo do fumo
e do álcool, drogas permitidas por lei; Interação entre os sistemas locomotor
e nervoso; Comando do Sistema nervoso e Resposta: Ossos e músculos (o
esqueleto, a musculatura, o movimento). |
|
Ano:
6º Período: 24/05
a 05/06 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
Habilidades: (EF06CI07) Justificar o
papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do
corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir
que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da
interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI10) Explicar
como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias
psicoativas. (EF06CI07BA) Argumentar
como as contribuições da ciência e tecnologia interferem a vida daqueles que
possuem deficiência motora. (EF06CI10BA)
Discutir a ação das bebidas alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que
forma isso afeta o sistema locomotor, podendo causar acidentes no trânsito,
no trabalho, etc. (EF06CI08IT) Identificar e classificar as
substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os seus efeitos no
organismo humano e classificá-las como depressoras, estimulantes e
alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos relacionados ao seu uso. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
·
Compreender sobre os agravos a saúde física e mental ocasionados pelo
uso do fumo, álcool e outras drogas; ·
Valorizar o cuidado com a própria saúde; ·
Compreender a relação entre os sistemas endócrinos e nervoso, e, a
importância da homeostase
na regulação das atividades vitais de nosso organismo. ·
Entender como o
sistema nervoso, as glândulas endócrinas e os hormônios por elas produzidos
atuam na coordenação do corpo. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA
01 Tema: O Sistema Nervoso e as Drogas. Etapa 01: Levantamento de conhecimentos Instigar os alunos
a manifestar suas opiniões sobre o assunto a partir dos questionamentos abaixou: 1. O que vocês
entendem da frase: “Droga é uma droga!” 2. Todos já ouviram falar que as
drogas são perigosas. Mas, o que as torna perigosas? 3. Por que oferecem
tantos riscos a saúde? 4. Por que o tráfico de drogas é um dos principais
problemas criminais de nossa sociedade? 5. Você sabia que o álcool e o fumo
são drogas? 6. Todas as drogas são consideradas prejudiciais a saúde?
Justifique. (Essa atividade será em conversa com os alunos) Etapa
02: Sistematização do conteúdo Aula expositiva utilizando o livro didático Inspire Ciências, 6ºano, páginas
62 e 63. É importante que os alunos reconheçam que droga não é só aquela
substância que faz mal à saúde e causa dependência como muitas pessoas
costumam pensar. Droga é qualquer substância que altera o funcionamento do
organismo, sem ter sido produzida por ele. Etapa 03: Verificando a aprendizagem:
Responder no caderno, as questões 1, 2 e 3 do livro didático Inspire Ciências
6º ano, pagina 63. AULA 02 Tema: O Sistema Nervoso e as Drogas. Etapa 04: Correção da atividade da etapa 03. Etapa 05: Estabelecendo
Conexões Assistir o vídeo disponível no
link https://youtu.be/k8TWJTlEG_s sobre as Drogas. Em seguida,
incentivar os alunos a falarem sobre o que observaram no vídeo e focando na
questão de que o uso de drogas inicialmente pode trazer a sensação de prazer
e satisfação mas que com tempo causa dependência e consequências gravíssimas. Etapa
06: Mão na Massa Comentar sobre a lei seca,
explicando que respeitá-la é uma questão de cidadania. Nesse momento,
orientar os alunos a desenvolverem a atividade de campanha “Por mais
prudência no trânsito” da página 75 do livro didático Inspire Ciências 6º ano,
peça que ilustrem cartazes bem criativos depois postem em suas redes sociais,
se preferirem, poderão gravar vídeos.
AULA 03
Tema: Drogas mais recorrentes em
Itamaraju Etapa 07: Leitura e Interpretação Compartilhar
o texto “Drogas mais recorrentes em Itamaraju” com os alunos, fazer uma
leitura compartilhada, em seguida, fazer uma espécie de mesa redonda, onde as
discussões serão postas a cerca das informações do texto. Seguir o roteiro de
questões disponíveis abaixo do texto. Pedir que comparem as respostas dadas
por eles no momento de levantamento de conhecimentos prévios, em seguida,
propor um momento que relatam a importância de discutir sobre esse assunto
para sua vida.
AULA 04
Tema: Executando a resposta-Ossos
e Músculos.
Etapa 08: Questão Disparadora Perguntar
aos alunos se algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que eles
troquem experiências e compartilhem vivências. Etapa 09: Aprofundando no
Tema Orientar
que os alunos assistam o vídeo sobre
Sistema Locomotor disponível no link: https://youtu.be/ac40-iYsurY em
seguida, fazer uma discussão do vídeo aproveitando o momento para sanar
dúvidas sobre o objeto de conhecimento ( professor, utilizar as páginas 64 e
65, do livro didático Inspire Ciências 6º ano como suporte para sua aula). É importante que os alunos compreendam que
ossos e músculos são órgãos que executam a resposta elaborada pelo sistema
nervoso Etapa 10: Mergulho no Tema Esse
assunto permite uma conversa com os alunos sobre pessoas com deficiências
físicas e os desafios que elas enfrentam no dia a dia. Peça
que os alunos assistam o curta metragem “ O Presente” com duração de 4 min e 18s
disponível no link: https://youtu.be/07_9EJCtD4A .
Em seguida respondam as questões 1, 2, 3, e 4 da página 76 do livro didático
Inspire Ciências 6º ano. Etapa 11: Algo mais Trabalhar
de forma expositiva , os objetos de conhecimento “A musculatura
e movimento” utilizando as imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 66.
Professor se preferir, utilize slides para deixar sua aula ilustrativa e
interessante. Orientações:
Explicar que os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações estão
envolvidos no movimento do corpo. Pedir a eles que reproduzam o movimento de
dobrar o antebraço sugerido na figura da página 66 do livro didático Inspire
Ciências 6º ano, e percebam a ação contrária do bíceps e do tríceps.
AULA
05 Tema:
A Coordenação Conjunta Etapa
12: Questão
Disparadora ·
Como ocorrem a regulação e o controle das
funções do corpo?
Orientações:
Professor, a
aula iniciará apresentando o tema e em seguida fazendo a leitura do texto
abaixo: Fonte:
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2093/sistema-endocrino
Etapa
13: Levantamento de
conhecimentos prévios Após a leitura do texto, o professor deverá promover uma pequena
discussão sobre o texto lido. Vale ressaltar que será um momento curto de
discussão, segue algumas perguntas como sugestão para este momento: Alguém já teve
sensações parecidas como as vivenciadas por Julia e João? Em quais
situações? (Espera-se
que eles comentem situações vivenciadas). Por
que ocorrem essas sensações em nosso organismo? João achou interessante
o fato de após algum tempo seu organismo voltar ao que ele considerava
“normal”. É importante que o organismo retome a normalidade após eventos como
o da história? Por quê? E como isso acontece? Etapa 14: Aprofundando no tema O professor deverá abordar o conteúdo, através da aula expositiva, apoiando-se
nas informações das páginas 66 e 67 do livro Inspire Ciências, 6º ano. Poderá
disponibilizar o link abaixo como suporte de pesquisa. https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistema-endocrino-regulacao-e-controle-das-funcoes-do-corpo.htm?cmpid=copiaecola Etapa 15: Verificação de
aprendizagem Solicitar
aos alunos que respondam no caderno a atividade de reflexão questões 1 e 2 do
livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 67. Fazer a correção da
atividade antes do término da aula.
AULA
06
Tema: Interação entre seres
humanos e máquinas.
Etapa 16: Fazer a correção da atividade da
aula anterior. Etapa 17: Questões Disparadoras O professor deverá promover uma discussão sobre o tema proposto fazendo o
seguinte questionamento: Como a tecnologia
pode auxiliar as pessoas com necessidades especiais? Quais são as tecnologias
para ajudar pessoas com deficiência? De
acordo com dados do IBGE, mais de 6% da população brasileira possui algum
tipo de deficiência. No mundo, são cerca de 1 bilhão de pessoas, segundo a
ONU. Este grupo, de pessoas com ausência ou dificuldades na visão, audição e
locomoção, fala ou intelectual são, ainda hoje, um dos grupos populacionais
mais marginalizados do planeta. Mas a
tecnologia tem o poder de, na maioria dos casos, devolver parte da qualidade
de vida destas pessoas, que necessitam ser reintegradas na sociedade. As tecnologias para ajudar pessoas com
deficiência são várias. Os produtos vão desde softwares até artigos de
robótica. O desenvolvimento tecnológico não revolucionou apenas o mercado de
eletrônicos mas também vários equipamentos utilizados por pessoas com deficiência física e
motora. Dentre as tecnologias podemos destacar: Pernas e mãos
robóticas, mouse ocular, teclado virtual, stand tablet. Etapa
18: Aprofundando no Tema Leitura
e interpretação do texto “ Mão biônica pode sentir objetos e ‘conversar’ com
o cérebro em tempo real” disponível nas páginas 68 e 69 do livro didático
Inspire Ciências 6º ano, em seguida, assistir os vídeo “O melhor braço
biônico do mundo” disponível no link:
https://www.youtube.com/watch?v=oydvSgt51PU
e “Criança ajuda jovem amputada a
realizar o sonho de ter uma prótese” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6N5Tu3U0xOo A
mão humana é um órgão essencial para as tarefas cotidianas e para a autonomia
de um indivíduo. Sua versatilidade e destreza permitem desde a manipulação de
simples objetos até a realização de tarefas de alta precisão. Deficientes
físicos que não possuem uma ou ambas as mãos podem enfrentar grandes
dificuldades para realizar mesmo as tarefas mais simples. Sendo assim, existe
uma necessidade de auxiliar essas pessoas através de tecnologias robóticas
aplicadas a próteses.
Etapa
19: Verificando a aprendizagem Responder as questões da página:
69 do livro didático Inspire Ciências 6º ano.
Etapa
20: Mão na Massa Esse mão na massa será diferente,
oriente aos alunos a junto com os pais criarem uma marionete, em seguida
fazer um vídeo dizendo sobre qual o principio da movimentação do boneco. O
adulto cria e a criança explica o funcionamento.
|
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( x) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos;
( )Torso; ( )
Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (63, 67, 69, 75 e 76)( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate; ( x) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário