7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido
mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
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Sub Tema: A água e as Misturas |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: Uso de agrotóxicos no solo e na água,
avaliando os impactos Socioambientais. Misturas homogêneas e
heterogêneas. Separação de misturas. Materiais Sintéticos (Indústria Farmacêutica e
Biopirataria). Transformações Químicas. |
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Ano:
6º Período:
01 a 12/08 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI22) Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas
agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo. (EF06CI01) Classificar
como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e
sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI12IT) Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens
dos principais métodos de coleta e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo
como parâmetro a preservação ambiental, a política dos resíduos sólidos e a
saúde coletiva. (EF06CI13IT) Identificar
as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo,
bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele
presentes. (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a
separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de
processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a
destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI04BA) Investigar processos que permitam a
purificação de um material homogêneo e a separação dos componentes de um
material heterogêneo. (EF06CI05BA) Relatar a importância de descartar
os resíduos em locais adequados, bem como as vantagens ambientais, econômicas
e sociais da implantação da coleta seletiva. (EF06CI06BA) Construir
instrumentos que ajudem a fazer levantamento de dados sobre a prática de
coleta seletiva na cidade em que mora, bem como das possíveis formas de
reutilização de materiais sintéticos. (EF06CI02) Identificar evidências de
transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que
originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de
ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio
etc.). (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros
materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico,
reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Promover o acesso a informações
atualizadas a respeito das substâncias tóxicas presentes nos agrotóxicos. ·
Garantir um ambiente que propicie
uma abordagem crítica a respeito de questões polêmicas que envolvem os agrotóxicos e seus efeitos no ambiente e na saúde humana. ·
Diferenciar mistura de substância pura; ·
Identificar e diferenciar mistura homogênea de mistura heterogênea; ·
Conhecer os diferentes métodos de separação de misturas; ·
Associar processos de separação ao nosso cotidiano; ·
Conhecer o método de coleta de lixo em Itamaraju
e conscientizar quanto à necessidade e importância da coleta seletiva e
aterros sanitários; |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema:
Uso de agrotóxico no solo e na água Etapa
01: Para Início de Conversa (10 min) Projete
o tema para os alunos ou escreva no quadro. Questione-os se sabem o que são
agrotóxicos. Vocês
já ouviram falar de agrotóxicos? Sabem o que são? Para quê e por que são
usados? Quais são os impactos do uso de grande quantidade de agrotóxico na
água e no solo? Etapa
02: Aprofundando no tema (20 min) Exiba o
vídeo, disponível aqui https://www.youtube.com/watch?v=N4pqg--jHXM
. Depois, converse com as crianças sobre ele, se necessário ajudando-as a
entender determinados conceitos que sejam mais complexos. Converse também a
respeito das consequências do uso dos agrotóxicos para a água e para o solo.
Lembre-as de trechos do vídeo em que o veneno aparece entrando no solo e na
água. Pergunte-as o que poderá acontecer à vida nesses ambientes. Em seguida,
pedir aos alunos que anotem no caderno, quais as consequências do uso
indiscriminado dos agrotóxicos, para a água e o solo. Caso seja difícil a utilização
de vídeo, outra opção de atividade é a leitura compartilhada da página 101 do
Livro Inspire Ciências 6º ano com resolução da atividade proposta. Etapa
03: Mão na massa (20 min) De
acordo com as discussões realizadas ao longo da aula, no seu caderno, ilustre
de forma bem criativa, uma horta saudável. Solicite às crianças que podem
utilizar também figuras, caso não consigam desenhar. Oriente-as para que
reflitam sobre as necessidades dos alimentos e o que é importante para deixar
essa horta saudável preservando a água e o solo. AULA 02 TEMA:
Como as Misturas fazem parte do nosso cotidiano? Etapa
04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Inicie a aula propondo aos
estudantes que participem de uma roda de conversa acerca do assunto
“misturas”. Escreva no quadro de giz as seguintes frases, destacando as
palavras sublinhadas: • Muitas pessoas acreditam que a água e o ar
de lugares distantes de centros urbanos são puros. •
A mistura de arroz com feijão é um prato típico do povo brasileiro. •
Muitos gostam de misturar café com leite, outros preferem o café puro.
•
A água destilada utilizada na bateria de um automóvel pode ser considerada o
estado puro da água, ou seja, sem misturas com outras substâncias e
microrganismos. Procure
levantar os conhecimentos prévios dos estudantes questionando-os sobre os
termos sublinhados. É pertinente, neste momento, propor questões como: 1.
Qual o significado do termo “puro”? 2.
O que vocês entendem por “mistura”? 3.
Quais são as misturas que encontramos na natureza? 4.
Existem substâncias puras encontradas na natureza? Se sim, quais? Incentive-os
a discutir sobre as questões e fomente um debate pautado pelas quatro frases
iniciais reproduzidas no quadro. Na primeira frase, é importante que os
estudantes percebam que, na linguagem popular, o significado do termo “puro”
é relativo. Nesse contexto, pode-se exemplificar que a água de uma cachoeira
pode ser pura o suficiente para lavar louça e roupa, mas, talvez, não seja
boa para beber, porque pode estar misturada a microrganismos, areia ou outros
sedimentos. A água mineral, que é boa para nosso consumo, não serve, por
exemplo, para ser colocada em uma bateria de automóvel, por conter
substâncias que diminuem a vida útil da bateria. Entre os exemplos citados, o
único que realmente representa uma substância pura é a água destilada, pois
foram retiradas substâncias como sais minerais e gases que se encontravam
misturadas à água comum. Etapa 05:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (5 min) Exibir
a imagem da obra de arte feita pelo artista brasileiro Vik Muniz, do livro
didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 188 e 189, e explorar a imaginação
dos alunos a partir da discussão oral das questões da página 188 do mesmo
livro. Etapa 06: Aula expositiva (15 min) Utilizar
as páginas 190 e 191 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, como material
de apoio ao professor - Explicar para os alunos, os conceitos de Matéria,
Substâncias e Misturas, e ressaltar que o lixo também é uma mistura formada
por diferentes materiais descartados também chamados de resíduos sólidos.
Falar sobre o descarte de lixo em Itamaraju que é feito a céu aberto e não
existe coleta seletiva e os impactos que isso causa ao meio ambiente. Falar
sobre a Lei nº 12.305 ( Política
Nacional de Resíduos Sólidos) no país, que desde 2 de agosto de 2010, determina a desativação dos lixões a céu
aberto mas ainda não está sendo cumprida pelos municípios brasileiros. Etapa 07: Mergulhando no tema (20 min) Fazer
leitura compartilhada do texto “Lixo Extraordinário”, livro didático Inspire
Ciências 6º ano páginas 210, solicitar que os alunos copiem e respondam no
caderno as questões de reflexão sobre o texto. Outra opção de atividade é pedir para que eles façam uma ilustração
mostrando o caminho que é transportado o lixo desde a nossa casa até o
“lixão”. AULA 03 Tema: Tipos de Misturas Etapa 08: Questão Disparadora (10
min) Perguntar aos alunos: Se vocês
pudessem classificar diferentes misturas, como fariam? Após as respostas,
mencione que as misturas podem ser classificadas de acordo com alguns
critérios sem interferir nas ideias expostas por eles. Etapa 09: Aprofundando no tema
(20 min) Assista o vídeo disponível no
link https://www.youtube.com/watch?v=L7cfPRNIfxQ&ab_channel=CanalFutura e simultaneamente com os alunos esclareça sobre
matéria, substâncias e misturas, utilize também o livro didático Inspire
Ciências, páginas 192 e 193 como apoio ao professor e exploração das imagens
durante a aula expositiva. Etapa 10: Mão na Massa (20 min) Solicitar aos alunos que
realizem algumas misturas heterogêneas de sua preferência e qualquer
mistura homogênea, em seguida oriente-os a preencher a tabela disponível no
link abaixo para registrar as observações de acordo com o que se pede sobre
os dados das misturas realizadas. Outra sugestão é a realização da
atividade prática em Mergulho no Tema sobre “A cola feita com Leite”, livro didático Inspire Ciências,
páginas 206 e 207. Mais
uma sugestão de experimento: Informe aos estudantes que eles vão realizar
um procedimento experimental utilizando materiais do cotidiano: sal, areia,
água e óleo. Em seguida, organize os alunos em grupos com quatro integrantes
e forneça uma folha, previamente preparada, com o texto “Dissolve ou não
dissolve”, descrito a seguir, para cada aluno. Oriente cada grupo a pegar o
material necessário para a realização do experimento e leia o procedimento na
folha. Verifique se os grupos apresentam alguma dúvida em relação ao
procedimento e, então, permita que eles realizem o experimento. Circule pelos
grupos e oriente-os a anotar na folha as observações que fizerem. “Dissolve
ou não dissolve?” Material: 1 frasco conta-gotas com óleo; 2
colheres de chá; 4 copos transparentes; água; areia; caneta marcadora; folhas de papel toalha; sal. Procedimento A) Utilizem a caneta marcadora para numerar
os copos plásticos de 1 a 4. B) Coloquem água nos copos de 1 a 4 até a
metade do volume de cada um. C) Reservem o copo 1, que ficará apenas com
água. Nos copos de 2 a 4, adicionem: a. Copo 2: 20 gotas de óleo. b. Copo 3: 1 colher de sal. c. Copo 4: 1 colher de areia. D) Anotem ou desenhem no caderno o aspecto
de cada copo, após a adição de cada material. E) Em seguida, mexam com uma colher as
misturas dos copos 2 a 4. F) Descrevam ou desenhem no caderno o
aspecto de cada copo. G) Aguardem uns 10 minutos e observem
novamente os copos 2 a 4. Após a realização da atividade experimental,
peça aos estudantes que respondam às questões: 1. Por que foi necessário reservar o copo 1?
2. Com base nos resultados obtidos, analise
se o parágrafo abaixo é correto e justifique a sua resposta. O sal é solúvel na água, mas o óleo e a
areia não. O sal e a água formam uma mistura homogênea. O óleo e a água
formam uma mistura heterogênea em que é possível observar separadamente cada
um dos dois componentes na mistura. A mistura de areia e água também é
heterogênea, pois seus componentes formam camadas distintas após certo tempo.
3. Houve alguma alteração no aspecto das
misturas, comparando o estado inicial, logo depois de mexê-las, e a aparência
depois de 10 minutos? Qual? 4. Considere a seguinte situação: no copo 1
com água foram adicionadas 1 colher de areia, 1 colher de sal e 20 gotas
óleo. Os componentes foram agitados e, em seguida, deixados descansando por
10 minutos. Ao final, qual seria o aspecto visual da mistura? Respostas: 1. É esperado que os estudantes respondam
que o copo 1 com água serve apenas como um controle comparativo. 2. Os estudantes devem ter observado que o
óleo e a água não se misturam, formando um sistema de duas fases. O sal,
quando misturado com água, “desaparece”, ou seja, se dissolve, formando uma
mistura homogênea. A areia e a água não se misturam, mas as duas fases ficam
mais evidentes após os 10 minutos. 3. Espera-se que o copo 4 mude de aspecto
depois dos 10 minutos, quando a areia deve se depositar no fundo,
evidenciando as duas fases. 4. Com base nos resultados obtidos no
experimento, espera-se que os estudantes criem uma hipótese na qual o sal se
dissolverá na água, a areia se depositará no fundo do copo e o óleo formará
uma outra fase acima da água. Após a criação da hipótese, peça aos estudantes
que façam a mistura, desenhando o resultado. Para finalizar a aula, proponha
aos estudantes que respondam em uma folha individual à questão: • Quais são
os tipos de misturas obtidos? Explique citando exemplos. Recolha as respostas
dos estudantes para avaliação da aprendizagem. Oriente os estudantes para que realizem o
descarte correto dos materiais utilizados e procedam na limpeza e organização
do espaço em que realizaram o experimento. AULA 04 TEMA:
Separação de misturas/Catação, Decantação e Centrifugação Etapa 11:
Questões Disparadoras (10 min) Perguntar aos
alunos, o que eles entendem por separação de misturas? E por qual motivo
separarmos as misturas? Deixar a turma a vontade para se expressar sobre o
tema em estudo. Após ouvi-los, direcionar ao entendimento de que o motivo da
separação de misturas é obter um material específico, para tanto, é
necessário a escolha do método de acordo com o material que se deseja obter. Etapa 12:
Aprofundando no tema (20 min) Aula
expositiva, utilizar o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 194 e
195, fazendo a interpretação das imagens. Outra opção, é assistir o vídeo
sobre métodos de separação disponível no link: https://youtu.be/nbDYlHfW5ak Etapa 13:
Sistematização (20 min) Propor que os
alunos pesquisem outros métodos de separação de misturas como: · Peneiração; · Ventilação; · Separação
Magnética. AULA 05 TEMA: Separação de misturas/
Filtração, Evaporação e Destilação Etapa 14: Para início de conversa (10 min) Comentar que o
entendimento dos processos de separação de misturas possibilitou o
desenvolvimento de diversos equipamentos que nos ajudam nas tarefas diárias.
Perguntar aos alunos quais desses equipamentos eles conhecem ou até utilizam
no dia-a-dia. Etapa 15:
Aprofundando no tema (20 min) Aula dialogada
utilizando as imagens do livro didático inspire ciências 6º ano, páginas 196
e 197 ou outras imagens pesquisadas na internet. Etapa 16:
Mão na Massa (20min) Construindo um
filtro. Orientar os alunos a realizarem a atividade prática do livro didático
Inspire Ciências 6º ano, página 209. É importante informar aos alunos que não
devem beber a água filtrada pelos equipamentos produzidos por eles.
Explicar que há uma forma oficial de saber se o filtro é eficiente ou não na
filtragem e limpeza da água. AULA 06 TEMA: Separação de
misturas/Destilação Fracionada e dissolução Etapa 17:
Para início de conversa (10 min) Iniciar a aula
recordando as mudanças de estado físico da água, verificar se eles sabem o
que é ebulição e condensação. Etapa 18:
Aprofundando no tema (20 min) Aula dialogada
utilizando o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 198 e 199 para
interpretação das imagens. Instigar os alunos a analisar as diferenças
entre destilação simples e destilação fracionada. Etapa 19:
Verificação da aprendizagem (20 min) Orientar os
alunos a copiar e responder a atividade do livro didático Inspire Ciências 6º
ano, páginas 199 e 200. Fazer a correção da atividade na aula seguinte. AULA EXTRA Etapa 20: Aprofundando os conhecimentos: Nessa aula,
baseada na leitura do texto Indústria farmacêutica e biopirataria na página
211 do livro, será feita a leitura compartilhada, discussão e logo em seguida
a realização da atividade proposta. Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana, Vânia e Kendra Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: ( ) Livro didático; ( x) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( x) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
(x ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( 101, 188, 200, 204, 210 e 211) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
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