SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
|
|||||||||||||
Tema: Programas e
indicadores de saúde pública
|
Unidade
Temática: Vida e Evolução
|
||||||||||||
Objetos de
Conhecimento: Vermes, ciclos, transmissão, medidas de higiene e saúde.
|
|||||||||||||
Ano: 7º Período: 24/08 a 04/09 Nº de Aulas: 6
|
|||||||||||||
HABILIDADES
|
|||||||||||||
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da
comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores
de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e
incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos
resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
|
|||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|||||||||||||
Comparar as ações de política pública com cada região
brasileira para interpretar sua na eficácia na promoção de saúde à população.
Investigar o processo que levou ao descobrimento da primeira vacina.
Explicar a ação da vacina no organismo tendo como base a compreensão da
resposta básica do corpo às infecções virais e bacterianas. Distinguir sobre
ação de vacinas e soros. Compreender sobre os seres microscópicos e
transmissão de doenças.
|
|||||||||||||
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
|||||||||||||
AULA 01
Etapa 1:
Levantando Conhecimentos Prévios
Quando
acessamos algum noticiário, muitas vezes encontramos notícias acerca das
condições de saúde da população e das políticas públicas pensadas e
executadas para promover a saúde individual e coletiva com objetivo de tratar
e prevenir doenças. Nas próximas atividades você vai conhecer melhor algumas
destas ações e aprender a interpretar as condições de saúde da sua
comunidade, com base em diferentes indicadores.
Leia e
interprete as imagens da página 33, 34 e 35, em seguida escreva no caderno as
questões e responda com suas palavras para socializar junto a todos com o
professor.
AULA 02
Etapa 2:
Aprofundando no tema
Para entender melhor sobre o assunto assistir o vídeo
“Indicadores de saúde pública”,
Conhecimento
sobre análise de dados em saúde a partir dos textos disponíveis nas páginas
36 e 37 do livro Inspire Ciências 7º ano. Em seguida escreva no caderno as
questões e responda com suas palavras para socializar junto a todos com o
professor.
Atividade
1 – Como está a sua saúde?
Leia
atentamente as perguntas a seguir, reflita e pesquise:
De modo
geral, quais fatores podem interferir na saúde das pessoas?
Quais locais de atendimento à saúde existem
no seu bairro (ou município)?
Você sabe quais são as condições gerais de
saúde das pessoas do seu bairro ou município?
Você é
responsável por manter uma boa condição de saúde para você?
E para as outras pessoas?
AULA 03
Etapa 4: Para
Início de Conversa
Retomar
as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das
respostas das atividades propostas, em seguida propor discussão sobe a
questão disparadora:
1.Com
suas palavras, explique o que você entende por saneamento básico?
2.Como
é o saneamento no bairro em que você mora?
3.Como
as medidas de higiene interferem na saúde da população?
4.Suas
emoções estão relacionadas com a saúde do seu corpo? Explique.
Etapa 05:
Aprofundando no Tema
Para
entender melhor sobre o assunto assistir o vídeo “Saneamento Básico -
Definição e Importância”,
disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=e5bm2t3Li44
ou utilizar os slides elaborados
pela professora Thainã, também sobre o assunto, disponíveis no e-mail ou
WhatsApp.
Agora
ilustrar no caderno 3 medidas de saneamento básico. Não esqueça do cabeçalho!
Etapa 06:
Sistematização do Conhecimento
Utilizar
o livro didático para relacionar os pontos mais relevantes sobre o assunto,
momento para tirar dúvidas. Utilizar as páginas 39 a 41.
AULA 04
Etapa 07: Para
esta aula, você vai precisar do texto “Jeca Tatu – a história”, de Monteiro
Lobato, disponível em <http://www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html> Selecione previamente o trecho do texto que vai do
início até a sentença “Sinto uma canseira sem fim, e dor de cabeça, e uma
pontada aqui no peito que responde na cacunda” (antes de o médico revelar ao
personagem Jeca qual doença ele tem)
Inicie a aula solicitando
aos alunos que façam a leitura do trecho selecionado. Após a leitura dos
alunos, comente com a turma que o personagem Jeca Tatu apareceu pela primeira
vez no livro Urupês, publicado em 1910 por Monteiro Lobato. Ele foi
representado como uma caricatura do caipira e considerado um “parasita da
terra, inadaptável à civilização”, nas palavras do autor. Por causa disso,
naquela época, Monteiro Lobato foi alvo de muitas críticas. Mais tarde o
autor reconheceu o tom preconceituoso e criou uma nova versão da história,
explicando que o comportamento do personagem decorria de sua doença e não de
falta de caráter. Indicando que Jeca era uma vítima da miséria que atingia o
Brasil rural na época, o autor afirmou: “Jeca Tatu não é assim, ele está
assim”. Para saber mais sobre o assunto e enriquecer o debate, você pode
consultar o texto “Monteiro Lobato e a origem de Jeca Tatu”, disponível em <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1035&sid=7>
Durante a conversa com os
alunos, pergunte: “Como era o estilo de vida de Jeca?”; “O que vocês pensam a
respeito do julgamento que as outras pessoas faziam dele?”; “Jeca era tratado
com respeito pela comunidade?”. Procure mostrar aos alunos que devemos
respeitar uma pessoa mesmo quando não concordamos com seu estilo de vida, e
que as pessoas da comunidade de Jeca, ao julgarem seu comportamento, estavam
sendo desrespeitosas com ele. Sugira que, ao ver as condições ruins de vida
daquele homem, elas poderiam oferecer ajuda em vez de julgá-lo como preguiçoso.
Após a conversa, solicite
aos alunos que identifiquem os sintomas da doença do personagem. Pergunte se
eles têm alguma ideia de qual seria a doença de Jeca. Mencione que ele estava
com uma verminose e que, após estudar os tipos de vermes parasitas que causam
doenças em seres humanos, os próprios alunos vão poder analisar e concluir
qual era o problema de saúde que o personagem de Monteiro Lobato havia
desenvolvido. Pergunte, então, se os alunos sabem o que são os vermes e que
doenças são causadas por esses seres vivos. Observe as respostas para ter uma
ideia do conhecimento prévio da turma a respeito desse assunto. Solicite que
o aluno assista ao vídeo “Estou com verme?” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nR9f9C7vIoU para compreender mais sobre o
tema verminoses.
Etapa 08:
Correção da atividade das etapas 4 e 7
AULA 05
Etapa 09: Peça
aos alunos que, preencham a tabela comparativa entre platelmintos e
nematódeos, a partir das características observadas nas imagens do vídeo e,
também, nos textos e imagens das páginas 28 a 30 do livro inspire ciências do
7º ano
Em seguida trabalhe as
questões:
De exemplos de nomes de
vermes que conheceu durante o estudo
Cite algumas doenças
causadas por vermes
Como os vermes entram em
contato com o corpo humano?
De quais formas podemos
evitar o contato que esses parasitas?
AULA 06
Etapa 10:
Retomar as questões da aula anterior para trabalhar “Alguns agentes
causadores de doenças”,
Etapa 11: Mão
na Massa
Realize
a atividade da página 31 e em seguida analise o mapa conceitual e responda as
questões na página 45 do livro didático Inspire Ciências 7º ano
|
|||||||||||||
RECURSOS: (X) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
|
|||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (21) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
|
|||||||||||||
|
- Página inicial
- Articulação de Língua Portuguesa
- Articulação de Ciências
- Articulação de Educação Física
- Articulação de Língua Inglesa
- Articulação de Arte
- Articulação de Matemática
- Articulação de História
- Galeria
- Articulação de Geografia
- Articulação de Projeto de Vida
- Articulação de Leitura, Interpretação e Produção Textual
4ª Sequência 7º Ano
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário