4ª Sequência 7º Ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Programas e indicadores de saúde pública
Unidade Temática: Vida e Evolução 
Objetos de Conhecimento: Vermes, ciclos, transmissão, medidas de higiene e saúde.
Ano: 7º                          Período: 24/08 a 04/09                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Comparar as ações de política pública com cada região brasileira para interpretar sua na eficácia na promoção de saúde à população. Investigar o processo que levou ao descobrimento da primeira vacina.  Explicar a ação da vacina no organismo tendo como base a compreensão da resposta básica do corpo às infecções virais e bacterianas. Distinguir sobre ação de vacinas e soros. Compreender sobre os seres microscópicos e transmissão de doenças.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA 01

Etapa 1: Levantando Conhecimentos Prévios
Quando acessamos algum noticiário, muitas vezes encontramos notícias acerca das condições de saúde da população e das políticas públicas pensadas e executadas para promover a saúde individual e coletiva com objetivo de tratar e prevenir doenças. Nas próximas atividades você vai conhecer melhor algumas destas ações e aprender a interpretar as condições de saúde da sua comunidade, com base em diferentes indicadores.
Leia e interprete as imagens da página 33, 34 e 35, em seguida escreva no caderno as questões e responda com suas palavras para socializar junto a todos com o professor.

AULA 02
Etapa 2: Aprofundando no tema

Para entender melhor sobre o assunto assistir o vídeo “Indicadores de saúde pública”,

Conhecimento sobre análise de dados em saúde a partir dos textos disponíveis nas páginas 36 e 37 do livro Inspire Ciências 7º ano. Em seguida escreva no caderno as questões e responda com suas palavras para socializar junto a todos com o professor.

Etapa 03: Mão na massa
Atividade 1 – Como está a sua saúde?
Leia atentamente as perguntas a seguir, reflita e pesquise:
De modo geral, quais fatores podem interferir na saúde das pessoas?
 Quais locais de atendimento à saúde existem no seu bairro (ou município)?
 Você sabe quais são as condições gerais de saúde das pessoas do seu bairro ou município?
Você é responsável por manter uma boa condição de saúde para você?
 E para as outras pessoas?

AULA 03

Etapa 4: Para Início de Conversa
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas, em seguida propor discussão sobe a questão disparadora:
1.Com suas palavras, explique o que você entende por saneamento básico?
2.Como é o saneamento no bairro em que você mora?
3.Como as medidas de higiene interferem na saúde da população?
4.Suas emoções estão relacionadas com a saúde do seu corpo? Explique.

Etapa 05: Aprofundando no Tema
Para entender melhor sobre o assunto assistir o vídeo “Saneamento Básico - Definição e Importância”,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e5bm2t3Li44  ou utilizar os slides elaborados pela professora Thainã, também sobre o assunto, disponíveis no e-mail ou WhatsApp.
Agora ilustrar no caderno 3 medidas de saneamento básico. Não esqueça do cabeçalho!

Etapa 06: Sistematização do Conhecimento
Utilizar o livro didático para relacionar os pontos mais relevantes sobre o assunto, momento para tirar dúvidas. Utilizar as páginas 39 a 41.
Música: FELICIDADE – Seu Jorge https://www.youtube.com/watch?v=Zm5V_b47IM8

AULA 04

Etapa 07: Para esta aula, você vai precisar do texto “Jeca Tatu – a história”, de Monteiro Lobato, disponível em <http://www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html> Selecione previamente o trecho do texto que vai do início até a sentença “Sinto uma canseira sem fim, e dor de cabeça, e uma pontada aqui no peito que responde na cacunda” (antes de o médico revelar ao personagem Jeca qual doença ele tem)
Inicie a aula solicitando aos alunos que façam a leitura do trecho selecionado. Após a leitura dos alunos, comente com a turma que o personagem Jeca Tatu apareceu pela primeira vez no livro Urupês, publicado em 1910 por Monteiro Lobato. Ele foi representado como uma caricatura do caipira e considerado um “parasita da terra, inadaptável à civilização”, nas palavras do autor. Por causa disso, naquela época, Monteiro Lobato foi alvo de muitas críticas. Mais tarde o autor reconheceu o tom preconceituoso e criou uma nova versão da história, explicando que o comportamento do personagem decorria de sua doença e não de falta de caráter. Indicando que Jeca era uma vítima da miséria que atingia o Brasil rural na época, o autor afirmou: “Jeca Tatu não é assim, ele está assim”. Para saber mais sobre o assunto e enriquecer o debate, você pode consultar o texto “Monteiro Lobato e a origem de Jeca Tatu”, disponível em <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1035&sid=7>
Durante a conversa com os alunos, pergunte: “Como era o estilo de vida de Jeca?”; “O que vocês pensam a respeito do julgamento que as outras pessoas faziam dele?”; “Jeca era tratado com respeito pela comunidade?”. Procure mostrar aos alunos que devemos respeitar uma pessoa mesmo quando não concordamos com seu estilo de vida, e que as pessoas da comunidade de Jeca, ao julgarem seu comportamento, estavam sendo desrespeitosas com ele. Sugira que, ao ver as condições ruins de vida daquele homem, elas poderiam oferecer ajuda em vez de julgá-lo como preguiçoso.
Após a conversa, solicite aos alunos que identifiquem os sintomas da doença do personagem. Pergunte se eles têm alguma ideia de qual seria a doença de Jeca. Mencione que ele estava com uma verminose e que, após estudar os tipos de vermes parasitas que causam doenças em seres humanos, os próprios alunos vão poder analisar e concluir qual era o problema de saúde que o personagem de Monteiro Lobato havia desenvolvido. Pergunte, então, se os alunos sabem o que são os vermes e que doenças são causadas por esses seres vivos. Observe as respostas para ter uma ideia do conhecimento prévio da turma a respeito desse assunto. Solicite que o aluno assista ao vídeo “Estou com verme?” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nR9f9C7vIoU para compreender mais sobre o tema verminoses.

Etapa 08: Correção da atividade das etapas 4 e 7

AULA 05

Etapa 09: Peça aos alunos que, preencham a tabela comparativa entre platelmintos e nematódeos, a partir das características observadas nas imagens do vídeo e, também, nos textos e imagens das páginas 28 a 30 do livro inspire ciências do 7º ano

MORFOLOGIA (características físicas formato)
HABITAT (onde vivem no meio ambiente)
EXEMPLO DE DOENÇA
PLATELMINTOS



NEMATÓDEOS



Em seguida trabalhe as questões:
De exemplos de nomes de vermes que conheceu durante o estudo
Cite algumas doenças causadas por vermes
Como os vermes entram em contato com o corpo humano?
De quais formas podemos evitar o contato que esses parasitas?

AULA 06

Etapa 10: Retomar as questões da aula anterior para trabalhar “Alguns agentes causadores de doenças”,

Etapa 11: Mão na Massa
Realize a atividade da página 31 e em seguida analise o mapa conceitual e responda as questões na página 45 do livro didático Inspire Ciências 7º ano



 
RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (21) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        




Nenhum comentário:

Postar um comentário