PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2021 |
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ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO: 7º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre
o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora,
como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação
e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas
relacionadas abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento
científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação
científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas,
tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos
ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as
relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer
perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com
base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência
e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação
para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e
resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da
Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e
socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
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I UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Competências Socioemocionais em tempos
de Pandemia (29/03 a 07/05). |
Eu, comandante de minhas emoções! Programas
e indicadores de saúde pública: Definição
de Saúde, microrganismos
e doenças, Índice de
doenças microbiológicas
que acometem a cidade de Itamaraju, vacinas e soros. |
Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Ciência e Tecnologia Projeto de Vida |
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”
(10/05 a 31/05). |
Saneamento básico. Os
vermes, ciclos, transmissão,
medidas de higiene e saúde. Classificação dos seres vivos (Sistema
de Lineu, reinos). Equilíbrio e desequilíbrio ecológico. Superpopulação de mariposas em Itamaraju
e região. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Economia Projeto de Vida |
HABILIDADES (EF07CI10)
Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em
informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel
histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e
para a erradicação de doenças. (EF07CI11)
Analisar historicamente o uso da tecnologia na saúde, incluindo a digital,
nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais
e de qualidade de vida. (EF07CI07BA)
Descrever as principais doenças infectocontagiosas comuns na região em
que vive e estimular ações educativas de tratamento e erradicação. (EF07CI08BA)
Identificar os principais animais peçonhentos em sua região e discutir a
importância da prevenção de acidentes com esses animais. (EF07CI06IT)
Discutir e avaliar o uso da tecnologia, destacando seus pontos positivos e
pontos de atenção, para que haja um uso consciente e a identificação dos
benefícios ou malefícios ocasionados por ela ao longo da história humana. (EF07CI09) Interpretar
as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e
comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à
saúde. (EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e
associá-las aos respectivos reinos. (EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os
grupos dos seres vivos, percebendo o elo entre eles. (EF07CI02IT) Compreender o conceito de superpopulação de
uma espécie, em especial a infestação de mariposas em Itamaraju, relacionando
ações antrópicas realizadas pelo homem no planeta Terra causando danos à
fauna e flora em geral, elevando à população de espécies prejudiciais a saúde
humana e também levar à extinção de plantas e animais. |
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METODOLOGIA Ministrar aulas à distância, de forma remota
adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com
utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos
tecnológicos possíveis, já nas
aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras
ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do
livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou
outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades
e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou
reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar
dados a respeito da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem
dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas,
leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações
problema; Dinâmicas “Minha bagagem de Ciências”
para a primeira indagação sobre o ano anterior e “Emocionômetro” para as
demais, com objetivo de colher informações em relação aos sentimentos que o
componente curricular desperta no educando; Utilizar
o videoclipe da música “Avião” disponível no seguinte link https://youtu.be/b2DzVyfE3-Y,
para fazer uma reflexão a cerca do que estamos vivendo e aproveitar o momento
para sensibilizá-los como é importante o autocuidado. Dinâmica “Semáforo das Emoções”; Jogo das Emoções “A alegria, os
Monstrinhos e o que faz o outro feliz”; Teste Psicológico das Cores; Apreciação do curta metragem “A ponte”
para reflexão e debate sobre a questão “Como eu convivo em grupo?”; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Elaboração de cartazes; Representação de esquemas, gráficos,
charges sobre vacinas e histórias em quadrinhos sobre a produção dos soros; Campanha de sensibilização em prol da
vacinação pública; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de
seminários; Leitura, análise e interpretação de
poemas, poesias e paródias; Pesquisa dirigida sobre microrganismos
causadores de doenças, modo de transmissão, medidas profiláticas e
tratamento; Preenchimento
de tabelas com informações a respeito das vacinas, incluindo analise do
cartão de vacina; Leitura
e interpretação do texto “Jeca Tatu”; Modelos
representando os tipos de vermes causadores de doenças, utilizando material comestível ou objetos na água que serão
desconstruídos, a partir daí registrar as observações utilizando fotos e
vídeos; Atividade
prática sobre classificação dos seres vivos, utilizando caixas com titulo
seres vivos e não vivos para os alunos separarem as figuras e relatarem os
critérios escolhidos para essa classificação; Utilizar
o Infográfico Mundo Árvore para trabalhar conceitos e organização dos Níveis
Taxonômicos; Elaboração
de história em quadrinhos sobre Desequilíbrio Ecológico, destacando a
infestação de mariposas em Itamaraju; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Textos
informativos e reflexivos sobre desequilíbrio ambiental. |
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser
trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao
cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens
como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online
começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam
suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback
tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente
Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: construção de portfólios, bloggers e produção de
vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação
de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de
cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e
poesias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de
relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online),
auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online,
abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de
satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela
de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe
e casa. |
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II UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Terra e Universo. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (01
a 19/06). |
Conceito
de ecossistema e ecologia. Os
ecossistemas brasileiros (ou biomas); Como é medida a biodiversidade de um
bioma. Adaptações
dos seres vivos |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) |
As diversas facetas do Consumo (28/06 a
05/08) |
O consumo consciente para evitar a
poluição do ar Composição do ar Atmosfera: Camadas, principais gases, camada de ozônio e
regulação da temperatura do planeta, efeito estufa. Propriedades do ar. Poluição do ar e doenças veiculadas. Cálculo referente ao Dióxido de Carbono
liberado pelos automóveis, poluindo o ar. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Projeto de Vida |
HABILIDADES (EF07CI12) Demonstrar
que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir
fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. (EF07CI13) Descrever
o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o
desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo
seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento,
queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle
desse quadro. (EF07CI14) Justificar
a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os
fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir
propostas individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI09BA)
Construir argumentos sobre o efeito estufa associando estes fenômenos a
origem da vida e manutenção da vida no Planeta. (EF07CI07IT) Descrever e explicar modelos que representem a relação
entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na
Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente
o efeito estufa, provocando mudanças no clima. |
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METODOLOGIA Ministrar aulas à distância, de forma remota
adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com
utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos
tecnológicos possíveis, já nas
aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras
ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do
livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou
outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades
e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou
reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos
prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou,
atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal,
exposição de situações problema; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Elaboração de cartazes on-line
utilizando PowerPoint ou outros recursos para montagem, representando os
diferentes biomas; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de
seminários; Análise, leitura e interpretação de
poemas, poesias e paródias sobre preservação dos Biomas estudados; Campanha
de sensibilização sobre evitar a poluição da camada de ozônio; Contação
de Histórias; Modelos
representando a estrutura da atmosfera terrestre e suas respectivas camadas; Experimentos
que comprovam a existência do ar e propriedades; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais causados pela poluição
do ar; Elaboração
de gráficos relacionados a composição do ar, poluição e doenças; Pesquisa dirigida para confecção de
tabelas com informações a respeito de doenças relacionadas a poluição do ar. |
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser
trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao
cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens
como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem
a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no
primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas
apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do
tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular.
Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da
participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de
portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos
estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de
tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e
conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos
propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial,
entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre
outros. Assim sendo os estudantes
serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe
e casa. |
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III UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Matéria e Energia. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
As diversas facetas do Consumo (06 a 21/08) |
Fenômenos naturais Estrutura física da Terra: Placas
tectônicas e deriva continental Vulcões, terremotos e tsunamis |
Economia (Trabalho) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju
em foco (23/08 a 04/10) |
Equilíbrio
termodinâmico e vida na Terra Temperatura, calor, calor específico e sensação
térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico, mudanças de
estados físicos da matéria; As
máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju e, a
implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias. |
Economia (Trabalho) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) |
HABILIDADES (EF07CI02) Diferenciar
temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico
cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas
de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais
(condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de
funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.)
e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. (EF07CI04) Avaliar
o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para
o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por
catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou
sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar
a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. (EF07CI01IT) Conhecer sobre as
máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju, a
implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias e as
consequências para as famílias dos trabalhadores locais. |
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METODOLOGIA Ministrar aulas à distância, de forma remota
adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com
utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos
possíveis, já nas aulas
assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas,
ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro
didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros
recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os
objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou
reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos
prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou,
atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal,
exposição de situações problema; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Elaboração de cartazes; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de
seminários; Leitura, análise e interpretação de
poemas, poesias e paródias sobre espécies
locais e regionais com risco de extinção; Pesquisa
dirigida sobre consequências do eucalipto e outras monoculturas para região
para as comunidades ribeirinhas,
povos do campo e comunidades indígenas; Campanha de sensibilização sobre o
consumo consciente dos recursos naturais para evitar a degradação ambiental
em Itamaraju; Contação
de Histórias antigas pelos moradores antigos, relacionadas aos objetos de
conhecimento em estudo; Modelos
representando máquinas
primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju; Modelos e demonstração de como ocorre os
fenômenos da deriva continental, vulcões, terremotos e tsunamis; Reprodução
de mapas conceituais e mentais. |
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser
trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao
cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens
como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online
começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam
suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback
tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente
Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre
os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários,
realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online,
mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações
objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração,
realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório
e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas
Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe
e casa. |
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IV UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Matéria e Energia. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju
em foco (05 a 09/10) |
A degradação ambiental em Itamaraju Consequências do eucalipto e outras
monoculturas para região para as comunidades
ribeirinhas, povos do campo e comunidades indígenas. Espécies locais e regionais com risco de extinção. |
Ciência e Tecnologia |
Pluralismo Cultural e Multiculturalismo
na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (11/10 a
20/11) |
Linhas de montagem automatizadas; Máquinas simples; O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca,
roda e roldana, plano inclinado). |
Multiculturalismo Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Economia (Trabalho) Projeto de Vida |
(22/11
a 10/12) |
História dos Combustíveis e das máquinas térmicas (trabalhado na sequência 13). |
Multiculturalismo Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia |
HABILIDADES (EF07CI03IT) Identificar as principais características
das monoculturas e relacionar as consequências para o solo e meio ambiente. (EF07CI04IT) Compreender como a degradação ambiental para
fins econômicos afetam diretamente e principalmente grupos que constituem
comunidades tradicionais e originárias, como comunidades ribeirinhas, povos
do campo, comunidades indígenas e quilombolas. (EF07CI05IT) Identificar, listar, agrupar e estudar as
principais características de cada grupo de espécies locais e regionais com
risco de extinção e as causas dessa condição relacionadas a ação humana, bem
como, as consequências desse ato ao meio ambiente. (EF07CI01)
Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor
soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA)
Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade
relacionada ao trabalho. (EF07CI05) Discutir
o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do
tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). |
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METODOLOGIA Ministrar aulas à distância, de forma remota
adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com
utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos
tecnológicos possíveis, já nas
aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras
ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do
livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou
outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades
e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou
reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos
prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou,
atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal,
exposição de situações problema; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Elaboração de cartazes; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de
seminários; Leitura, análise e interpretação de
poemas, poesias e paródias; Pesquisa dirigida sobre máquinas simples para
elaboração de linha do tempo das principais invenções; Experimentos que comprovam temperatura, calor, calor específico e sensação
térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico, mudanças de
estados físicos da matéria, formas de propagação do calor (condução,
convecção e irradiação), condução de calor, materiais condutores e isolantes,
acompanhados de ficha relatórios para preenchimento; Representação
de réplicas de máquinas simples; Reprodução
de mapas conceituais e mentais. |
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser
trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao
cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens
como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online
começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam
suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback
tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente
Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: construção de portfólios, bloggers e produção de
vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação
de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de
cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e
poesias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de
relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online),
auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online,
abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de
satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela
de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe
e casa. |
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OBSERVAÇÕES:
as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de
conhecimento trabalhados. |
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