Planejamento Anual 7º Ano Ciências

 

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2021

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

ANO: 7º

OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,

sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo:

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

I UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e Evolução

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Competências Socioemocionais em tempos de Pandemia (29/03 a 07/05).

Eu, comandante de minhas emoções!

Programas e indicadores de saúde pública:

Definição de Saúde,

microrganismos e doenças,

Índice de doenças

microbiológicas que acometem a cidade de Itamaraju, vacinas e soros.

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Ciência e Tecnologia

Projeto de Vida

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/05 a 31/05).

 Saneamento básico.

Os vermes, ciclos, transmissão, medidas de higiene e saúde.

Classificação dos seres vivos (Sistema de Lineu, reinos). 

Equilíbrio e desequilíbrio ecológico.

Superpopulação de mariposas em Itamaraju e região. 

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Economia

Projeto de Vida

HABILIDADES

(EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia na saúde, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.

(EF07CI07BA) Descrever as principais doenças

infectocontagiosas comuns na região em que vive e estimular ações educativas de tratamento e erradicação.

(EF07CI08BA) Identificar os principais animais peçonhentos em sua região e discutir a importância da prevenção de acidentes com esses animais.

(EF07CI06IT) Discutir e avaliar o uso da tecnologia, destacando seus pontos positivos e pontos de atenção, para que haja um uso consciente e a identificação dos benefícios ou malefícios ocasionados por ela ao longo da história humana.

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

(EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e associá-las aos respectivos reinos.

(EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos, percebendo o elo entre eles.

(EF07CI02IT) Compreender o conceito de superpopulação de uma espécie, em especial a infestação de mariposas em Itamaraju, relacionando ações antrópicas realizadas pelo homem no planeta Terra causando danos à fauna e flora em geral, elevando à população de espécies prejudiciais a saúde humana e também levar à extinção de plantas e animais.

 

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Dinâmicas “Minha bagagem de Ciências” para a primeira indagação sobre o ano anterior e “Emocionômetro” para as demais, com objetivo de colher informações em relação aos sentimentos que o componente curricular desperta no educando;

Utilizar o videoclipe da música “Avião” disponível no seguinte link https://youtu.be/b2DzVyfE3-Y, para fazer uma reflexão a cerca do que estamos vivendo e aproveitar o momento para sensibilizá-los como é importante o autocuidado.

Dinâmica “Semáforo das Emoções”;

Jogo das Emoções “A alegria, os Monstrinhos e o que faz o outro feliz”;

Teste Psicológico das Cores;

Apreciação do curta metragem “A ponte” para reflexão e debate sobre a questão “Como eu convivo em grupo?”;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges sobre vacinas e histórias em quadrinhos sobre a produção dos soros;

Campanha de sensibilização em prol da vacinação pública;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre microrganismos causadores de doenças, modo de transmissão, medidas profiláticas e tratamento;

Preenchimento de tabelas com informações a respeito das vacinas, incluindo analise do cartão de vacina;

Leitura e interpretação do texto “Jeca Tatu”;

Modelos representando os tipos de vermes causadores de doenças, utilizando material comestível ou objetos na água que serão desconstruídos, a partir daí registrar as observações utilizando fotos e vídeos;

Atividade prática sobre classificação dos seres vivos, utilizando caixas com titulo seres vivos e não vivos para os alunos separarem as figuras e relatarem os critérios escolhidos para essa classificação;

Utilizar o Infográfico Mundo Árvore para trabalhar conceitos e organização dos Níveis Taxonômicos;

Elaboração de história em quadrinhos sobre Desequilíbrio Ecológico, destacando a infestação de mariposas em Itamaraju;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre desequilíbrio ambiental.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

II UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Terra e Universo.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (01 a 19/06).

 

 

 Diversidade de ecossistemas

Conceito de ecossistema e ecologia.

Os ecossistemas brasileiros (ou biomas); Como é medida a biodiversidade de um bioma.

Adaptações dos seres vivos 

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

As diversas facetas do Consumo (28/06 a 05/08)

O consumo consciente para evitar a poluição do ar

Composição do ar

Atmosfera: Camadas,

principais gases, camada de ozônio e regulação da temperatura do planeta, efeito estufa.

Propriedades do ar.

Poluição do ar e doenças veiculadas.

Cálculo referente ao Dióxido de Carbono liberado pelos

automóveis, poluindo o ar.

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Projeto de Vida

 

HABILIDADES

(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

(EF07CI09BA) Construir argumentos sobre o efeito estufa associando estes fenômenos a origem da vida e manutenção da vida no Planeta.

(EF07CI07IT) Descrever e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando mudanças no clima.

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes on-line utilizando PowerPoint ou outros recursos para montagem, representando os diferentes biomas;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Análise, leitura e interpretação de poemas, poesias e paródias sobre preservação dos Biomas estudados;

Campanha de sensibilização sobre evitar a poluição da camada de ozônio;

Contação de Histórias;

Modelos representando a estrutura da atmosfera terrestre e suas respectivas camadas;

Experimentos que comprovam a existência do ar e propriedades;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre problemas ambientais causados pela poluição do ar;

Elaboração de gráficos relacionados a composição do ar, poluição e doenças;

Pesquisa dirigida para confecção de tabelas com informações a respeito de doenças relacionadas a poluição do ar.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

 

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

III UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Matéria e Energia.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

As diversas facetas do Consumo

(06 a 21/08)

Fenômenos naturais

Estrutura física da Terra: Placas tectônicas e deriva continental

Vulcões, terremotos e tsunamis

Economia (Trabalho)

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (23/08 a 04/10)

Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

Temperatura, calor, calor específico e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico, mudanças de estados físicos da matéria;

Formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação); Condução de calor, materiais condutores e isolantes.

As máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju e, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias.

Economia (Trabalho)

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

HABILIDADES

 

 

(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

(EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

(EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores locais.

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias sobre espécies locais e regionais com risco de extinção;

Pesquisa dirigida sobre consequências do eucalipto e outras monoculturas para região para as comunidades ribeirinhas, povos do campo e comunidades indígenas;

Campanha de sensibilização sobre o consumo consciente dos recursos naturais para evitar a degradação ambiental em Itamaraju;

Contação de Histórias antigas pelos moradores antigos, relacionadas aos objetos de conhecimento em estudo;

Modelos representando máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju;

Modelos e demonstração de como ocorre os fenômenos da deriva continental, vulcões, terremotos e tsunamis;

Reprodução de mapas conceituais e mentais.  

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias,  construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

IV UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e Energia.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (05 a 09/10)

A degradação ambiental em Itamaraju

Consequências do eucalipto e outras monoculturas para região para as comunidades ribeirinhas, povos do campo e comunidades indígenas.

Espécies locais e regionais com risco de extinção.

 

Ciência e Tecnologia

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (11/10 a 20/11)

Linhas de montagem

automatizadas; Máquinas

simples; O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado).

Multiculturalismo

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Economia (Trabalho)

Projeto de Vida

(22/11 a 10/12)

 História dos Combustíveis e das máquinas térmicas (trabalhado na sequência 13). 

Multiculturalismo

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

HABILIDADES

(EF07CI03IT) Identificar as principais características das monoculturas e relacionar as consequências para o solo e meio ambiente.

(EF07CI04IT) Compreender como a degradação ambiental para fins econômicos afetam diretamente e principalmente grupos que constituem comunidades tradicionais e originárias, como comunidades ribeirinhas, povos do campo, comunidades indígenas e quilombolas.

(EF07CI05IT) Identificar, listar, agrupar e estudar as principais características de cada grupo de espécies locais e regionais com risco de extinção e as causas dessa condição relacionadas a ação humana, bem como, as consequências desse ato ao meio ambiente.

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

(EF07CI01BA) Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho.

(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre máquinas simples para elaboração de linha do tempo das principais invenções;

Experimentos que comprovam temperatura, calor, calor específico e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico, mudanças de estados físicos da matéria, formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação), condução de calor, materiais condutores e isolantes, acompanhados de ficha relatórios para preenchimento;

Representação de réplicas de máquinas simples;

Reprodução de mapas conceituais e mentais.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.

 

 

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