V Encontro de Articulação Ciências 2023

 


PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2023

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 21/06/2023

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                    

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Leitura e reflexão do texto “Desafios na Vida”

A vida é possível apenas por meio de desafios.

A vida é possível apenas quando você tem ambos, bom tempo e mau tempo, quando você tem ambos, prazer e dor, quando você tem ambos, inverno e verão, dia e noite.
Quando você tem ambos, tristeza e alegria, desconforto e conforto. A vida se move entre essas duas polaridades.

Movendo-se entre essas duas polaridades, você aprende como ter equilíbrio. Entre essas duas coisas, você pode aprender como voar até a estrela mais distante.
As dificuldades sempre existem, são parte da vida. E é bom que existam, ou não haveria crescimento. Dificuldades são desafios. Elas o incitam a trabalhar, a pensar, a descobrir meios de sobrepujá-las.

O próprio esforço é essencial. Assim, sempre tome as dificuldades como bênçãos. Sem dificuldades, estaríamos perdidos. Dificuldades maiores virão, e isso significa que a existência está cuidando de você, está lhe dando mais desafios. E, quanto mais você os soluciona, maiores desafios estarão esperando por você.
As dificuldades desaparecem somente no último momento, mas esse último momento chega somente devido às dificuldades. Assim, nunca tome negativamente qualquer dificuldade.
Descubra o algo positivo nela para o seu aprendizado. A mesma rocha que bloqueia o caminho poderá funcionar como um degrau. E se não houvesse essa rocha no caminho, como você se elevaria? E o próprio processo de ir acima dela, tornando-a um degrau, dá-lhe uma nova atitude de ser.

Quando você pensa criativamente sobre a vida, tudo é útil e tudo tem algo a lhe dar. Nada é sem sentido.

(Osho)

3º Momento: Metáfora das Colheres com Cabos Compridos

Passar a metáfora em vídeo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wqVxn8jfvJw  , em seguida falar a moral da história, abrindo espaço para a participação dos professores. Dizer que ali naquele vídeo observamos sentimentos como egoísmo, altruísmo e criatividade, perguntar em quais ações percebemos isso. Acolha as contribuições e complemente com as considerações abaixo, caso necessário.

Moral da história:

O Egoísmo: As pessoas no inferno eram egoístas e cada um estava preocupado com a própria fome, em resolver o seu problema o que impossibilitava de ver a solução óbvia.

Altruísmo e trabalho em equipe: As pessoas no céu olharam para aqueles que estavam ao seu redor e conseguiram ver uma solução simples e lógica pois entenderam que o problema era o mesmo para todos e que trabalhando juntos poderiam se ajudar.

A Criatividade: A criatividade é um processo que pode ser individual ou coletivo, para atingi-la é necessário analisar as várias possibilidades que existem ao seu redor e tomar uma iniciativa comum que resolva o problema e beneficie a todos.

os mais diversos fins, além disso você também pode fazer download da dinâmica do pirulito em PDF para imprimir e utilizar a vontade.

4º Momento: Dinâmica Espalhando ar com sentimentos bons

E agora vamos contagiar esse ambiente com sentimentos bons? De que forma? Qual a mágica? Vamos descobrir?

Os professores recebem bolas de assoprar. O Articulador avisa para encherem suas bolas de ar com um sentimento bom, como paz, alegria, felicidade. Depois, distribui canetas e solicita que escrevam uma frase na bola dizendo qual sentimento bom foi escolhido. Devem escrever: “ar de paz”, “ar de amor”, entre tantas opções. Após as bolas ficarem prontas, o educador coloca uma música e pede para os professores jogarem com cuidado as bolas no ar e continuarem a brincar. Quando a música parar, eles devem segurar uma bola qualquer e ler o que tem escrito. Segue o exercício, parando a música algumas vezes. Em seguida, os professores ficam segurando a última bola que ficou nas mãos. O Articulador pergunta por que se deve agradecer ao ar que se respira. Cada um fala um pouco. Ele solicita que todos joguem esse ar com sentimentos bons para o mundo. Pede que fiquem todos juntos no centro e coloquem as bolas para cima. O articulador os estimula para pensarem o quanto é necessário jogar sentimentos bons no mundo e agradecer o ar que se tem no planeta. Explica que, na contagem de um a três, eles estourarão as bolas juntos. Com os estouros das bolas, o Articulador pede que aplaudam a si mesmos pelo ato de espalhar sentimentos bons.

5º Momento: Lanche

E nesse clima de solidariedade, empatia, amor ao próximo, vamos continuar a confraternizar, mas, antes cantaremos parabéns aos aniversariantes do primeiro semestre em seguida partimos para os comes e bebes!!

 

6º Momento: Avaliação do Projeto

Após a 5ª etapa, convide os professores a apreciarem outro vídeo, esse com mais realeza e verdade, onde ali fica evidente muitos pontos positivos e bons sentimentos, que sobressaem durante todo o tempo. Reproduza os melhores momentos da culminância do projeto em vídeo, em seguida, peça para que cada um relacione os pontos positivos, negativos e os sentimentos que foram despertados neles durante essa ação.

 

7º Momento: Etapa final

Muitos obstáculos foram enfrentados e são, durante todo nosso dia, em nossas atividades, nossa família, nosso trabalho, enfim, obstáculos existem para desenvolver nossa força, para nos desafiar a vencer, por isso vamos fazer um agradecimento diferente, vamos agradecer a nós mesmos. Vamos lá?

Fazer a dinâmica “Agradecendo a si mesmo”.

O grupo fica em círculo. O articulador pergunta à turma o que é força interior. Conversam alguns minutos, e, depois, o educador explica que cada um irá agradecer à sua força interior. Para que isso seja realizado, o educador esclarece que eles deverão falar olhando para um espelho que simboliza a força que existe dentro de cada um. O educador já terá preparado um espelho pequeno com a frase “Minha força interior” escrito embaixo. O importante é falar o que essa força traz de positivo, de bom para sua vida. O educador orienta os educandos a ficarem com o foco no espelho na hora de falar. Para estimular, diz que podem começar a falar usando a frase: “Eu agradeço à minha força interior…”. Vai passando de um a um até finalizar todo o grupo. Em seguida, avaliam juntos o que a atividade trouxe de aprendizagem.

Observação: Entregar crachás em branco para que eles escrevam, porém deixem virados para ninguém ver, ao sinal do mediador, todos mostram sua força interior e explica porque se sentem fortalecidos. Finaliza com entrega das lembrancinhas. Deixar um fundo musical.

Músicas: Tempos modernos de Lulu Santos. É preciso saber viver. Enquanto houver sol - Titãs 

REGISTROS DO ENCONTRO 




 




























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