6ª SD Cie 8º Ano 2024

 

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: O consumo dos Alimentos

Unidades Temáticas: Matéria e energia

Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Manutenção do organismo; Os nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Dieta balanceada = alimentação variada. o organismo como todo; transferência de nutrientes e produção de energia para o corpo funcionar (desde a obtenção até a transferência para as partes do corpo).

Ano: 8º                                       Período: 08 a 19/07                                   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

  (EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. (EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional. (EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer e discutir sobre os nutrientes e suas funções. Reconhecer a importância de uma alimentação saudável. Valorizar a saúde individual e coletiva. Compreender como desenvolve os principais distúrbios alimentares e quais tratamentos. Reconhecer os elementos necessários às funções vitais do corpo humano. Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Os nutrientes e suas funções no organismo.

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Projete a imagem abaixo e fale para a turma que iremos discutir a importância de pensar sobre o que comemos. Os questionamentos a seguir devem ajudar o professor a mediar uma breve discussão sobre a temática da aula, instigando a curiosidade da turma: Sobre o que você acha que vai tratar esta aula? Vocês já ouviram falar sobre os nutrientes? O que sabem sobre eles? Por que eles são importantes?

Rede Globo > rbstvsc - Bom Dia Santa Catarina desvenda o poder dos alimentos  em série especial

Direcione a discussão e acolha as respostas, nesse momento não se preocupe a corrigir as colocações dos alunos.

Compartilhe a imagem abaixo com os alunos, em seguida converse com a turma sobre o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que foi instituído pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo despertar a sociedade para a discussão e consciência sobre saúde e as boas práticas alimentares.

Unafisco Saúde | 31/03 – Dia da Saúde e Nutrição

Promova uma discussão acerca do cartaz e pergunte para a turma:

Vocês acham que há a necessidade de se criar um dia para suscitar uma discussão sobre uma boa alimentação? O que vocês entendem por nutrição? Será que a nutrição influencia na saúde?

Lembre-se que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos. No decorrer da aula, tais conceitos serão explorados e sistematizados. Por isso, valorize e incentive a fala de cada aluno, medie e potencialize as discussões, acrescentando outras perguntas, se necessário.

Etapa 02: Mão na Massa I (20 min)

Agora oriente os estudantes a reproduzirem no caderno o cardápio diário que costumam usar em suas principais refeições. Não socialize os resultados por enquanto, só assegure que realizaram a tarefa.

Etapa 03: Aprofundando no Tema (20 min)

Trabalhe informações sobre a relação dos alimentos com a saúde de forma expositiva. Permita que os alunos participem da aula, com perguntas e acréscimos do que está sendo trabalhado.

Alimentos para crescer e reparar danos

O leite materno é o primeiro alimento dos bebês. Ele fornece todos os nutrientes e outros elementos, como água e elementos protetores contra certas doenças, de que os bebês precisam para crescer. Nos primeiros meses de vida, o bebê cresce e engorda, e a matéria-prima para isso vem dos nutrientes do alimento, o leite. Você pode se perguntar: e os adultos, que já pararam de crescer, por que devem continuar se alimentando? Todos os dias acontecem mudanças no corpo das pessoas: os cabelos crescem, a pele se renova, as células do sangue morrem e outras são produzidas, as unhas crescem, entre outras. Os cabelos, as unhas, a pele e as células são formadas pelos nutrientes presentes nos alimentos que ingerimos. Logo, os alimentos são essenciais para o crescimento do corpo e para a reparação de danos.

Alimentos para fornecer energia

Além de auxiliar o crescimento e reparar partes danificadas, os alimentos fornecem energia. Precisamos dessa energia para movimentar o nosso corpo, manter a temperatura corporal constante, pensar, entre muitas outras coisas. Ao comer, o alimento entra pela boca e passa pelo tubo digestório, onde vai ser digerido, isto é, transformado em substâncias mais simples que podem entrar na corrente sanguínea e ser distribuídas para todas as células do nosso corpo. É nas células que acontecem as reações que liberam a energia dos alimentos.

Calorias

Você já olhou o rótulo de algum alimento para saber quantas calorias ele tinha? Sabe o que são calorias? Caloria é a unidade de medida usada para indicar a quantidade de energia fornecida pelos alimentos. Em geral, a informação vem na forma de quilocalorias (kcal), que equivalem a 1 000 calorias. Cada tipo de alimento fornece uma quantidade diferente de quilocalorias: poucas calorias, como as verduras; ou muitas quilocalorias, como os alimentos ricos em açúcares e gorduras. A quantidade de quilocalorias de que uma pessoa precisa ao longo do dia varia muito, dependendo da idade, das condições físicas e das atividades físicas que pratica. Um atleta precisa de mais quilocalorias do que uma pessoa que trabalha a maior parte do tempo sentada, por exemplo.

AULA 02

Tema: Os nutrientes e suas funções no organismo

Etapa 04: Para inicio de conversa (10 min)

Oriente e direcione as discussões sobre “Por que Devemos comer de forma saudável?”

Etapa 05: Aprofundando no tema (20 min)

Como sugestão para aprofundar conhecimentos e entender de forma bastante clara o objeto em estudo, assista ao vídeo disponível no link abaixo, sobre nossa alimentação, em seguida direcione uma discussão sobre o vídeo, anotando as dúvidas. https://youtu.be/esvKd5UZDUM

Continue discutindo sobre o tema, utilize o material disponível no link a seguir: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/nutrientes.htm   para contribuir nas informações.

Pergunte aos alunos, ao final da aula, como está alimentação deles, se acham que estão consumindo alimentos de forma saudável?

Etapa 06: Mão na Massa II (20 min)

Agora que os estudantes aprenderam sobre os nutrientes, solicite que em grupos, elaborem um cardápio saudável e bem variado, para uma semana, em seguida apresente para toda a turma. Se possível, pesquisar as vitaminas encontradas em alguns nutrientes sugeridos.

AULA 03

 

Tema: Tema: Organismo como o todo; transferência de nutrientes e produção de energia para o corpo funcionar.

 

Etapa 07: levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Apresente aos alunos a questão abaixo e solicite que reflitam sobre o tema.

 

Etapa 08: Aprofundando no tema (15 min)

Após acolher as respostas dos alunos na etapa anterior, chega a hora de discutir as informações trazidas por eles. Apresente o slide para os alunos, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula. Ao pedir que reflitam sobre o modo de obtenção de energia de cada um desses aparelhos, os estudantes perceberão que existem várias fontes de energia, sem as quais não poderiam funcionar. Pergunte: Cada um desses objetos precisa de que para funcionar? De onde eles obtêm energia para funcionar? PEÇAM PARA ANOTAR NO CADERNO, DEPOIS COMPARTILHAR COM COLEGAS E PROFESSOR.

 

Etapa 09: Questões Problematizadoras (5 min)

·         E O NOSSO CORPO, DE ONDE TIRA ENERGIA PARA FUNCIONAR? Espera-se que digam que nosso corpo se locomove, movimenta-se, bombeia sangue, processa alimentos, emite sons, armazena informações etc. Muito provavelmente os alunos não terão condições de dizer de onde surge a energia utilizada em nossas funções. Utilize essa dúvida para motivar a curiosidade dos alunos.

Etapa 10: Mão na massa III (20 minutos)

 

·         Organize os alunos em 6 equipes. Entregue o texto “Energia nossa de cada dia” (disponível nos materiais complementares

 https://cienciahoje.org.br/coluna/a-energia-em-nossas-vidas/

peça para que leiam e discutam as informações ali apresentadas. Depois oriente a cada aluno que no seu caderno, desenhe as baterias acima e escreva em cada bateria o que fazem para carregar sua energia corporal. E na bateria gasta, relacionar atividades que fizeram com que gastassem energia.

 

OBSERVAÇÃO: Solicitar na próxima aula rótulos de alimentos que costumam utilizar em sua alimentação.

AULA 04

 

Tema: Alimentos construtores, reguladores e energéticos.

 

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Questão Problema: Ganho de Massa Muscular

Contexto: João, um adolescente de 14 anos, está interessado em ganhar massa muscular de forma saudável. Ele pratica exercícios físicos regularmente, incluindo musculação e esportes, e quer ajustar sua alimentação para apoiar seus objetivos de ganho muscular.

Problema: João pesquisou e descobriu que, para ganhar massa muscular, ele precisa consumir uma quantidade adequada de proteínas diariamente. A recomendação é que ele consuma 1,2 gramas de proteína por quilograma de peso corporal por dia. João pesa 50 kg. Ele também precisa equilibrar essa ingestão de proteínas com carboidratos e gorduras saudáveis para ter energia suficiente e manter uma dieta balanceada.

Pergunta: Qual a quantidade de proteína que João deve consumir diariamente para apoiar seu ganho de massa muscular? O que vocês entendem por alimentos construtores, energéticos e reguladores? Esses alimentos têm relação com o ganho de massa muscular? Quais exemplos de alimentos vocês conhecem para cada categoria?  Por que acham que esses alimentos são classificados dessa maneira?

 

Etapa 12: Aprofundando no tema (20 min)

Como sugestão para aprofundar conhecimentos e entender de forma bastante clara o objeto em estudo, assista ao vídeo disponível no link abaixo, sobre alimentos industrializados disponível nos links a seguir https://www.youtube.com/watch?v=ruW0hnL0qs0

https://treinomestre.com.br/piramide-alimentar-saiba-tudo-sobre-o-modelo-de-piramide-brasileira/ 

Após a apreciação do vídeo e explicação do material complementar sobre a Pirâmide Alimentar, explore mais sobre o conteúdo com a participação dos estudantes no preenchimento do quadro abaixo.

 

Quadro Resumo

Alimentos Construtores

Alimentos Energéticos

Alimentos Reguladores

Conceito

 

 

 

 

 

 

 

Exemplos

 

 

 

 

 

 

 

Consumir quantas vezes ao dia?

 

 

 

 

Etapa 13: Mão na Massa IV (15 min)

 

Agora que os estudantes já aprenderam sobre a classificação dos alimentos e sobre a pirâmide alimentar, peça que construa sua própria pirâmide, distribuindo os alimentos relacionados por eles em seu cardápio, em seguida abra espaço para relatos reflexivos sobre essas pirâmides, com pontos importantes referentes a alimentação saudável.

 

AULA 05

 

Tema: Os nutrientes e suas funções

Etapa 14: Estudos de Casos (30 min)

Dividir a classe em 3 grupos, se a turma for numerosa, poderá dividir em 6, repetindo os casos. Entregar os casos aos estudantes, em seguida estipule um prazo para executar a atividade. Inicialmente, farão análise do caso em escolhido, depois seguir as orientações abaixo.

Estudo de Caso 1: "A Jornada de Lucas para uma Alimentação Saudável"

Contexto: Lucas, um aluno do 8º ano, costumava comer muitos alimentos processados e doces. Ele frequentemente se sentia cansado e tinha dificuldades de concentração nas aulas.

Desenvolvimento: Depois de uma aula sobre alimentação saudável, Lucas decidiu mudar seus hábitos alimentares. Ele começou a incluir mais frutas, verduras e proteínas em suas refeições e reduziu o consumo de açúcar e alimentos processados.

Resultados: Em poucas semanas, Lucas notou uma melhora significativa na sua energia e concentração. Ele também começou a se sentir mais disposto para atividades físicas e viu uma melhora em seu desempenho escolar.

Reflexão: O que podemos aprender com a mudança de hábitos de Lucas? Como uma alimentação saudável pode influenciar nossa energia e desempenho acadêmico?

Estudo de Caso 2: "Ana e a Importância do Café da Manhã"

Contexto: Ana costumava pular o café da manhã porque achava que isso ajudaria a perder peso. No entanto, ela frequentemente se sentia fraca e com fome ao longo da manhã, o que prejudicava seu rendimento escolar.

Desenvolvimento: Depois de aprender sobre a importância do café da manhã em uma aula de ciências, Ana decidiu experimentar tomar um café da manhã balanceado todos os dias. Ela começou a comer iogurte com frutas e cereais integrais.

Resultados: Ana percebeu que se sentia mais saciada e tinha mais energia ao longo da manhã. Seu desempenho nas aulas da manhã melhorou e ela deixou de sentir fome excessiva antes do almoço.

Reflexão: Por que o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia? Como ele pode afetar nosso corpo e mente?

Estudo de Caso 3: "O Impacto da Alimentação na Saúde Mental de João"

Contexto: João, um aluno do 8º ano, estava passando por um período de muito estresse e ansiedade. Ele percebia que sua alimentação era desbalanceada, com muitos fast foods e refrigerantes.

Desenvolvimento: João decidiu buscar orientação nutricional e começou a fazer mudanças em sua dieta, incluindo mais alimentos ricos em nutrientes como peixes, nozes, legumes e grãos integrais.

Resultados: Após algumas semanas, João notou que se sentia menos ansioso e estressado. Ele também começou a dormir melhor e a ter mais clareza mental durante as aulas.

Reflexão: Como a alimentação pode influenciar nossa saúde mental? Quais alimentos são particularmente benéficos para o cérebro?

COMANDOS!!

  1. Analisar rótulos de alimentos: Analisar alguns rótulos de alimentos que costumam usar na alimentação, anotar esses dados, em seguida anotar os malefícios que algumas substâncias podem causar ao organismo.
  2. Alimentos nocivos e benéficos: Os grupos irão construir uma tabela relacionando os dois tipos de alimentos citados no seu caso de análise, em seguida fará a justificativa para usar ou não esses alimentos.
  3. Nutrientes: Cada grupo escolherá os alimentos sugeridos nos casos e anotará seus nutrientes e classificarão cada um como construtor, energético e regulador. 

Etapa 15: Compartilhando e Debatendo (20 min)

Chegou a hora do Debate: Os grupos apresentarão os casos e a resolução das atividades propostas, faça uma roda de conversa, destacando os pontos principais e refletindo sobre como podem aplicar esses aprendizados em suas próprias vidas.

AULA 06

Tema: Necessidades diárias de alimentos (alimentação balanceada)

 

Etapa 16: Mapa Mental Coletivo (15 min)

Atividade:

  • No quadro, desenhe três círculos, cada um representando uma categoria de alimentos (energéticos, construtores, reguladores).
  • Peça aos alunos para contribuírem com exemplos de alimentos e escreva-os nos círculos apropriados.

Execução:

  • Trabalhe com a turma inteira ou em grupos pequenos.
  • Utilize o mapa mental como base para discutir as funções de cada tipo de alimento no corpo humano.

Etapa 17: Verificação da Aprendizagem (35 min)

1. Cite dois exemplos de alimentos ricos nos nutrientes listados a seguir: a) carboidratos, b) lipídios, c) proteínas, d) vitaminas e sais minerais.

2. Costuma-se dividir os nutrientes em energéticos, plásticos (ou construtores) e reguladores. Reveja os nutrientes da questão anterior e classifique-os nessas categorias.

3. Quantas calorias, aproximadamente, são fornecidas por: a) 100 g de carboidratos? b) 100 g de lipídios? c) 100 g de proteínas?

4. As vitaminas e os sais minerais não fornecem calorias, mas são nutrientes muito importantes para a saúde. Explique essa afirmação.

5. Leia os textos abaixo em seguida responda as questões propostas.

Não existe pílula mágica

Má orientação e acesso fácil incentivam o alto consumo de vitaminas e suplementos alimentares no Brasil. [...]

 “Pelo fato de o Brasil ser um país rico em variedade de alimentos, obtemos a cota necessária de todas as vitaminas apenas com uma alimentação equilibrada”, diz Danilo Hessel Sanches do Prado, nutricionista clínico do Hospital Sírio-Libanês. É da mesma opinião o gastroenterologista Mario Kondo, do Núcleo do Fígado do hospital, para quem o consumo de alimentos variados e na quantidade ideal garante uma nutrição rica em vitaminas e sais minerais em qualquer faixa etária. Ingerir complexos vitamínicos só seria benéfico em casos de doenças ou carências pontuais motivadas por causas externas, como a cirurgia de redução de estômago. [...]

Malhação turbinada

Como os suplementos são vendidos livremente, as pessoas os consomem sem saber se realmente precisam e em quantidades que podem colocar a saúde em risco. “Os suplementos não têm eficácia comprovada em indivíduos que não são atletas. Falta informação e sobra publicidade”, afirma o professor e doutor em educação física Aylton Figueira Jr. [...]

BASSUALDO, C. R. C.; PRADO, D. H. S.; KONDO, M. Não existe pílula mágica. BASSUALDO, C. R. C.; PRADO, D. H. S.; KONDO, M. Não existe pílula mágica. Viver. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2018. . Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2018.

a.     Na opinião dos profissionais da saúde entrevistados, em que situações os suplementos nutricionais são recomendados?

b.    Muitas pessoas começaram a tomar suplementos nutricionais (vitaminas, shakes proteicos e outros) porque leram, em redes sociais ou blogs, indicação de influenciadores digitais, que geralmente são pessoas sem formação na área da saúde. Reflita e escreva suas ideias sobre as seguintes questões:

·         Há riscos nessa atitude? Quais?

·         De que maneira a internet contribui para espalhar informação inadequada?

·         Como fazer para não ser enganado por essas propagandas?

Correção da atividade

Momento para corrigir a atividade e tirar dúvidas.

1. a) Farinha e cereais; b) Óleo de soja e manteiga; c) Carne e ovos; d) Frutas, ver duras e leite. Aproveitar para esclarecer que um mesmo alimento pode conter vários tipos de nutrientes; por isso, a questão fala em “alimentos ricos em”, considerando o nutriente presente em maior quantidade.

2. Carboidratos e lipídios: energéticos; proteínas: plásticos (construtores); vitaminas e sais minerais: reguladores. Aproveitar para avaliar se os alunos compreenderam o que são nutrientes energéticos, plásticos e reguladores.

3. a) 400 kcal. b) 900 kcal. c) 400 kcal.

4. As vitaminas e os sais minerais são nutrientes reguladores e controladores, que protegem o corpo de diversas doenças e regulam diferentes funções do organismo.

5. Apenas em situações de doenças ou carências nutricionais pontuais, e apenas com indicação de profissionais da saúde. 2. Respostas pessoais. A disseminação de informações errôneas via internet é um problema bastante recorrente atualmente, já que a maioria dos jovens está sempre conectada e sua primeira fonte de busca é a rede. Por ser um território em que qualquer pessoa pode atuar e produzir conteúdo, é preciso estar atento ao tipo de informação que é veiculada.

Etapa 10: Hora do Jogo (extra)

Sugira o joguinho sobre alimentos e nutrientes, disponível no link abaixo: https://rachacuca.com.br/quiz/17119/alimentos-e-nutrientes/

 

 

Elaboração: Nilsilane

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (  )

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;     ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

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